Sei sulla pagina 1di 8

Faculdade de Engenharia de Sorocaba

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL (Tur a IV ! No"urno#

RELATRIO DE EXPERIMENTO

Di$ci%lina ! &ec'nica do$ Solo$ ! Labora"(rio

T)TULO * DETER&INA+,O DOS LI&ITES DE CONSIST-NCIA DOS SOLOS

Orien"adora * .ro/0 0 &irian 1a""a

Aluno* 2enedi"o An"onio .acheco ! RA 345536 In"rodu78o O Os limites de consistncia so teores de umidade que separam dois estados de consistncia de um solo: temse o limite de liquidez (separa o estado lquido do plstico), limite de plasticidade (estado plstico de semi slido) e limite de contratao (estado semi slido do slido). , esse estado Fa$e S(lida $ %ase slida %ormada pelas partculas minerais do solo, a %ase lquida por &ua e a %ase &asosa compreendem todo o ar e'istente nos espaos entre as partculas, com ou sem presena de mat ria or&(nica. Fa$e L9:uida $ &ua, sempre presente nos solos, respons!el por &rande parte de suas propriedades e do seu comportamento. )a &nese de um solo, a &ua atua %sica e quimicamente, pro!ocando ruptura de roc*as ao con&elar-se, erodindo e transportando partculas, por dissoluo e li'i!iao, pela ao de cidos nela presentes, por e'emplo. +ode participar da composio qumica de minerais ar&licos, %az parte da composio das press,es a que um solo %ica su-metido, altera sua consistncia (e sua resistncia ao cisal*amento) e peso espec%ico (aparente) de uma massa de solo. Fa$e Ga$o$a . constituda por ar, !apor d/&ua e car-ono com-inados. 0em interesse em casos especiais de consolidao de aterros, no calculo de 1press,es neutras2 desen!ol!idas em decorrncia da reduo de !olume da %ase &asosa. caracterizado atra! s dos "ndices #sicos do solo.

.ode o$ carac"eri;ar u

ele en"o de $olo a"ra<=$ da /igura bai>o*

AR

Vv Va GUA Pa

SLIDOS Vs Onde: +t 3 peso do solo4 +s 3 peso do solo seco4 +su- 3 peso do solo su-merso4 +a 3 peso do !olume de &ua contida no solo4 5 3 !olume do solo4 5! 3 !olume de !azios do solo4 5s 3 !olume de slidos4 5a 3 !olume de &ua contida no solo4 Ps

3 ! O2?ETIVOS DO ENSAIO E$%ec9/ico 6eterminar-se os percentuais constituintes de slidos e lquidos presentes numa amostra&em de solo, caracterizando-o, determinando-se os par(metros do estado em que se encontra, que so umidade natural e peso espec%ico. Geral "ndices %sicos, &ranulometria e consistncia de%inem as principais propriedades de um solo, denominadas propriedades ndices.

$s propriedades permitiro indicar o tipo de solo

que de!er ser

utilizado para um determinado o-7eti!o, classi%ic-lo, pre!er seu comportamento em determinadas condi,es, apro!ar ou descartar 7azidas (empr stimos), o-ter par(metros para clculos de press,es, permea-ilidade, resistncia a es%oros, etc. 8o usados no clculo em todas as reas da 9eotecnia: %unda,es, dispositi!os de drena&em, esta-ilidade de taludes, -arra&ens de terra, muros de arrimo, -ases de rodo!ias e %erro!ias, estudo e pre!eno de acidentes, composi,es (misturas) de materiais e outros.. 4 ! &ATERIAIS UTILI1ADOS +ara este ensaio %oram utilizados os se&uintes materiais: - :stu%a de la-oratrio para seca&em de amostra4 - ;(mina metlica para molda&em da amostra cilndrica, e amostra&ens parciais para ensaios da determinao do teor de umidade e peso natural. - 0orno manual4 - <nstrumento de medio (paqumetro)4 - =alana de preciso4 - =alana *idrosttica4 - >psula metlica4 - $quecedor a &s (%o&areiro), - >ai'a de areia, - +ara%ina, -ar-ante, panela para derretimento da para%ina

@ ! DESCRI+,O DOS ENSAIOS 3 ! De"er ina78o do Teor de U idade do $olo +ode ser e%etuado por ? m todo distintos:

a) #o&areiro: @ todo mais rpido, atra! s de uma -ande7a de areia aquecida no %o&areiro onde se aquece as cpsulas de alumnio, contendo o solo em estado natural. b) :stu%a: @ todo mais preciso, atra! s de uma estu%a aquecida na temperatura de ABC a AAB >. O-s. +ara solos ar&ilosos dei'ar no mnimo A? *oras as cpsulas na estu%a4 +ara solos arenosos dei'ar no mnimo D *oras as cpsulas na estu%a. Etilizando se do torno manual e de l(mina metlica, moldar amostra principal raspando-se sua laterais %ormando se um cilindro com di(metro de CBmm (Ccm), utilizando-se o resduo da molda&em para o ensaio con%orme se&ue: - +esar cpsula indi!idualmente4 - +esar cpsula com amostra de solo natural4 - 8u-meter o con7unto cpsula metlicaFamostra a uma estu%a por tempo su%iciente a seca&em de todo o liquido presente na amostra. - +esar a amostra depois do processo de seca&em4 - +or di%erena de peso da amostra inicial e %inal, o-ter o peso ori&inal da &ua na amostra (+a3+t-+s). - >alcular o teor de umidade *3ABB+aG+s (:'presso em porcenta&em).

4 ! De"er ina78o do .e$o Na"ural do Solo (.e$o e$%ec9/ico#0 Etilizando -se da amostra com %ormato de cilindro, calcular seu !olume atra! s de suas dimens,es e'ternas (di(metro e altura). +esar a amostra e o-ter-se o peso espec%ico, atra! s da di!iso do peso do corpo de pro!a (+cp) pelo !olume (5cp) lo&o +esp3+cpG5cp). +rocesso semel*ante utilizado para determinao de uma amostra moldada es%ericamente e en!olta por para%ina. +esar a amostra numa -alana *idrosttica o-tendo-se o peso da &ua deslocada (empu'o) e a sendo que o peso medido na -alana *idrosttica , se7a a di%erena do peso total da amostra F para%ina F -ar-ante utilizada para manuseio e do empu'o pro!ocado pela amostra dentro da &ua.

RESU&O DO &ATODO a) @ todo da -alana *idrosttica Em -loco de solo inde%ormado retirado em campo, utilizado para tal*ar um corpo de pro!a es% rico sem ca!idades, que ser para%inado para o-teno do seu peso su-merso e tornar poss!el de se calcular o !olume da amostra. -) @ todo do corpo de pro!a cilndrico Em -loco de solo inde%ormado retirado em campo, utilizado para tal*ar um corpo de pro!a cilndrico, moldado com o au'lio do torno manual. >om a %orma &eom trica con*ecida poss!el calcular o !olume da amostra.

2.1 CLCULOS a) 0eor de umidade


W = Pa x100% Ps P1 P 2 x100% P 2 Pc

W =

Onde:

+c 3 tara da cpsula4 +A 3 peso do solo natural F tara4 +? 3 peso do solo seco F tara.

b) +eso :spec%ico )atural (nat ou ):

P1 ( gf / cm 3 ) P 2 P3 P 2 P1 a p

Onde: +A 3 peso do >+ es% rico4 +? 3 peso do >+ es% rico com para%ina4 +H 3 peso do >+ es% rico com para%ina su-merso4 a 3 peso espec%ico da &ua4 p 3 peso espec%ico da para%ina.

Ou

Ptotal ( gf / cm 3 ) Vtotal

B ! ANCLISE DOS RESULTADOS $ a!aliao dos dados, apresentou al&uns des!ios ocasionados por erros no processamento das amostras e por impreciso de instrumentos utilizados na medio como por e'emplo a -alana *idrosttica que tem uma escala com !ariao permite uma impreciso de ABI.

D ! RESULTADOS DOS ENSAIOS

E$"u/a

A o$"ra$ )J BAH )J BHC )J BDA

U idade EF(.aG.$#355(H# ?H,KA AH,BB - 6escartado ?D,DL 25,29

Umidade W = mdia (%) Fogareiro A o$"ra$ )J B?B )J BDM )J BLB Umidade W = mdia (%)

U idade EF(.aG.$#355(H# ?C,A? - 6escartado ?M,AH ??,DC 23,39

I! CONCLUS,O +ode se concluir que este m todo de o-teno de ndices %sicos utilizado tem plena !alidade !isto que %az uso de instrumentos equipamentos espec%icos para este ensaio e %ormulao matemticas &arantindo resultados e !eri%icao de e!entuais des!ios pela o-ser!ao dos resultados %inais repetiti!os nas amostra em estudo, &arantindo sua !alidade.

6! 2I2LIOGRAFIA - $postila - @ec(nica dos 8olos - =r-ara )ardi @elo - %e!ereiro ?BA? - $nota,es de $ula - +ro%. @irian Natta - <ndices #sicos dos 8olos - ?J semestre ?BA? - $postila - >aracterizao #sica e >lassi%icao dos 8olos - 9il >ar!al*o +aulo de $lmeida - E)<5:O8<6$6: #:6:O$; 6: PE<N 6: #OO$ #$>E;6$6: 6: :)9:)Q$O<$, 6:+$O0$@:)0O 6: 0O$)8+OO0:8

Potrebbero piacerti anche