Sei sulla pagina 1di 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS CINCIAS BIOLGICAS LICENCIATURA

RELATRIO DE AULA PRTICA CLASSE MAMMALIA

Analu Zanotti Brbara Fonseca Dias Bruna Louzada Rabello Jeiziane Garcia Apostlico Ruan Maloni Teixeira Talita Molina Lopes

Alegre Abril de 2013

1-INTRODUO

Os mamferos surgiram na era mesozoica, tendo sua origem a partir dos rpteis, e se estenderam para quase todos os nichos e habitats do planeta. So encontrados nos oceanos, lagos, rios e sobre a terra e rvores. O presente nmero recente de espcies de mais de 4.000. Os mamferos apresentam estruturas caractersticas que os assinalam facilmente de outros vertebrados viventes. O caractere mais diagnstico dos mamferos a presena de glndulas mamrias, que provm alimento aos filhotes. Outras glndulas como as sudorparas e sebceas, so habitualmente encontradas em algumas regies do corpo. Na maior parte dos grupos que compem os mamferos, os plos duram durante algum perodo de vida, embora possam vir a ser reduzidos ou estar ausentes no estgio adulto de alguns membros, como as baleias. Os mamferos, assim como as aves, so endotrmicos, visto que possuem mecanismos termorreguladores internos, que controlam a temperatura do corpo. Possuem um sistema nervoso altamente desenvolvido e comportamento individual e social bastante complexo, distinguem os mamferos de todos os demais amniotas. Sua plasticidade gentica e as numerosas adaptaes fenotpicas que permitiram que os mamferos invadissem praticamente todos os ambientes da Terra que podem sustentar a vida (ORR, 2002). Existe grande diversidade em relao ao tamanho corporal dos mamferos, h ocorrncia de mamferos de grande porte como, por exemplo, a baleia-azul, que pode medir mais de 30 metros de comprimento e pesar at 150 toneladas. Entre os pequenos mamferos esto os roedores, que apresentam tamanho corpreo de pequeno porte na maioria dos grupos. Em meio aos mamferos, a Ordem Rodentia a que apresenta maior nmero de espcies e uma vasta heterogeneidade de adaptaes morfolgicas coligadas a seus hbitos de vida (SILVEIRA, 2012).

2- OBJETIVOS

Realizar um estudo da morfologia externa e interna de exemplares da ordem Rodentia, pertencentes a classe Mammalia, observando e evidenciando as principais caractersticas e estruturas internas e externas. Com a consulta a Chave para ordens de mamferos recentes neotropicais (incluindo os marinhos e introduzidos), ser realizado o encontro das famlias de sete crnios de representares da classe, com o auxlio da frmula dentria. Ao final, haver um questionrio sobre as estruturas observadas, assim como os esquemas das mesmas, realizadas em aula prtica no Laboratrio de Zoologia da Universidade Federal do Esprito Santo, campus de Alegre.

3 MATERIAIS E MTODOS Materiais: Bandeja de dissecao Exemplares do representante Rattus norvegicus, da ordem Rodentia Esqueletos craniais de representantes da classe Mammalia Chave para identificao de ordens de mamferos recentes neotropicais Jaleco Pina cirrgica Luva cirrgica

Mtodos:

Com os exemplares em posio de estudo, identificaram-se as estruturas observveis da morfologia externa e interna. Tambm foram observados os esqueletos craniais de sete representantes da Classe Mammalia e, com o auxlio da Chave de ordens de mamferos recentes neotropicais, foram identificad as suas respectivas famlias. Todas as estruturas foram devidamente esquematizadas e identificadas, acompanhadas de um questionrio referente aula prtica realizada no laboratrio de Zoologia da Universidade Federal do Esprito Santo, campus de Alegre.

4 RESULTADOS

5 DISCUSSO

Animal de estudo: Rattus norvegicus

Morfologia externa

Observe a morfologia externa evidenciando suas estruturas, como plos, escamas, pavilho auditivo externo, narinas, unhas e garras, vibrissas, bochechas, lbios e dentes. Desenhe o animal identificando suas estruturas. 1- Qual a natureza do plo? Quais so as partes de um plo? O pelo originado da camada malpighiana da epiderme. Ele composto de trs camadas principais: o ncleo interior, chamado medula, consiste de clulas cuboidais, dispostas frouxamente e podem conter grnulos

pigmentares, ou no. Por fora da medula est a camada cortical. As clulas do crtex so fusiformes, unidas umas s outras firmemente e podem conter pigmentos, ou no. A extenso relativa desta camada externa varia de espcie para espcie. A camada externa composta de uma cutcula. A cutcula consiste de clulas achatadas em forma de escama, geralmente no pigmentada.

2- Quais so as suas funes? Os plos tm muitas funes para os mamferos, mas seu propsito principal o da conservao do calor do corpo. Como isolante do corpo, os pelos evitam a perda indevida de energia neste grupo de vertebrados, desempenhando a mesma funo que as penas para as aves (exceto vo). Alm de preservar o calor do corpo, servindo, assim, em parte como um termorregulador, os pelos desempenham muitas outras funes; uma das principais a proteo. Tambm pode haver pelos especializados em vrias partes do corpo, que estejam estreitamente associados aos nervos sensoriais e sirvam como rgos tcteis para informar o animal sobre a presena de objetos em seu ambiente. Os pelos tteis esto, frequentemente, presentes em algumas partes da cabea e nas pernas de certos mamferos.

3- Como so chamadas as estruturas como unhas, garras, chifres e cornos? As estruturas como unhas, garras, chifres e cornos so chamadas de fneros e so estruturas queratinizadas, de origem epidrmica e de crescimento contnuo.

Morfologia interna

4- Quais so os componentes da cavidade abdominal e torcica separados pelo diafragma? No animal em estudo, puderam ser vistas na cavidade torcica, as seguintes estruturas: faringe, traqueia, esfago, corao e pulmo. Na cavidade abdominal foram vistas as seguintes estruturas: estmago, rins, pncreas, fgado, ureter, gnadas masculina, intestino grosso e delgado, nus e bexiga urinria que, no animal em estudo, estava danificado, porm pde ser observado alguns resqucios.

5- O diafragma exclusivo dos mamferos? Sim, o diafragma exclusivo dos mamferos, dividindo a cavidade torcica da cavidade abdominal, alm de auxiliar as costelas na inspirao.

6- Onde se localiza o pncreas e qual a sua cor? O pncreas, no animal em estudo, est localizado na parte superior do intestino, na cavidade abdominal. Ele possui uma cor amarelada.

7- Quais so as glndulas salivares de um mamfero? Qual a maior? Nos mamferos, vrias glndulas, cujos ductos conduzem cavidade oral, principalmente a partida, a mandibular (submandibular) e as glndulas sublinguais, so especializadas em glndulas salivares. Em muitas espcies, elas podem produzir uma enzima chamada amilase salivar. Este produto, quando presente na saliva, ativado pelos ons cloreto e serve para iniciar a decomposio de amido em acar, enquanto misturado com o alimento, na boca.

8- Quantos lobos existem no pulmo? Existem trs lobos no pulmo direito e dois lobos no pulmo esquerdo.

9- Quantas cmaras possuem o corao e quais so elas? O corao de mamferos possui quatro cmaras, sendo elas: trios esquerdo e direito e ventrculos esquerdo e direito.

10- Qual o tipo de rim dos mamferos? O tipo de rim dos mamferos o metanefro. 11- Compare o encfalo de um mamfero com os dos rpteis e aves. O crebro dos mamferos possui muitas circunvolues ou dobras, que aumentam a rea de massa enceflica e o nmero de clulas nervosas. O crebro dos mamferos e das aves maior em proporo ao tamanho de seus corpos do que o crebro de rpteis. Tanto as aves como os mamferos so inteligentes comparativamente aos rpteis, mas seus encfalos no so estritamente homlogos. Tambm existem diferenas na maneira que a informao visual processada.

12- Quantos pares de nervos cranianos possuem os mamferos? Os mamferos possuem doze pares de nervos cranianos.

Osteologia

13- Quantos cndilos occipitais so observados no crnio dos mamferos? O crnio dos mamferos possuem dois cndilos occipitais.

Identificao da Ordem (e algumas famlias) de 7 (sete) exemplares de estudo (crnios) atravs da CHAVE DE IDENTIFICAO PARA AS ORDENS DE MAMFEROS RECENTES NEOTROPICAIS (INCLUINDO OS MARINHOS E INTRODUZIDOS)

1. ORDEM 1. Dentes presentes - 3(1). Incisivos frequentemente mais que 3/3; processo angular do dentrio projetando-se medialmente, perpendicular mandbula; jugal participando da articulao mandibular MARSUPICARNIVORA (Nome popular do exemplar de estudo: Gamb)

2. ORDEM 1. Dentes presentes - 3. Nmero de incisivos nunca superior a 3/3; demais caracteres diferentes dos descritos no item 3* - 4(3). Incisivos 1/1, longos e fortemente curvados RODENTIA (Nome popular do exemplar de estudo: Capivara)

3. ORDEM 1. Dentes presentes 3. Nmero de incisivos nunca superior a 3/3; demais caractersticas diferentes do descrito no item 3(1)* - 4. Incisivos variveis; se 1/1, no fortemente curvados 5(4). Incisivos 2/1; primeiro par grande e fortemente curvado, segundo bastante reduzido e situado imediatamente atrs do primeiro; parte rostral do maxilar com perfuraes LAGOMORPHA. (Nome popular do exemplar de estudo: Coelho)

4. ORDEM 1. Dentes presentes - 3. Nmero de incisivos nunca superior a 3/3; demais caracteres diferentes dos descritos no item 3* - 4. Incisivos variveis; se 1/1, no fortemente curvados - 5. Incisivos variveis, diferentes do exposto no item 5(4)**. 6. Margem rostral das aberturas nasais externas situada frente da margem rostral da rbita; ossos nasais geralmente bem desenvolvidos, membros posteriores visveis externamente - 8(6). rbita e abertura temporal separadas por uma barra ou placa ps-orbital - 9(8). Incisivos superiores ausentes ARTIODACTYLA (parte)

FAMLIA 1. Barra ps orbital completa, incisivos superiores ausentes ou um nico par presente 3. incisivos superiores ausentes, cascos bem desenvolvidos, sem almofadas sob os dedos, apenas os cascos tocam o solo 4(3). Com indicao da presena de chifres ou cornos 5(4). Chifres ou indicao de sua presena (pedicelos), com vacuidades rostrais CERVIDAE. (Nome popular do exemplar de estudo: Cervo)

5. ORDEM 1. Dentes presentes - 3. Nmero de incisivos nunca superior a 3/3; demais caracteres diferentes dos descritos no item 3* - 4. Incisivos variveis; se 1/1, no fortemente curvados - 5. Incisivos variveis, diferentes do exposto no item 5(4)**. 6. Margem rostral das aberturas nasais externas situada frente da margem rostral da rbita; ossos nasais geralmente bem desenvolvidos, membros posteriores visveis externamente 8. Barra ou placa ps-orbital ausente 13(8). Dentes ps-caninos homodontes, nunca com dobras e cristas complexas 14(13). Caninos ou dentes caniniformes conspicuamente maiores que os demais, um a trs incisivos em cada prmaxilar CARNVORA (parte) FAMLIA 1. Canal alisfenide ausente 2(1). Frmula dentria 3/3 1/1 2-3/2 1/1 = 2830; ultimo molar superior reduzido, no constricto medianamente FELIDAE. (Nome popular do exemplar de estudo: Gato).

6. ORDEM 1. Dentes presentes - 3. Nmero de incisivos nunca superior a 3/3; demais caracteres diferentes dos descritos no item 3* - 4. Incisivos variveis; se 1/1, no fortemente curvados - 5. Incisivos variveis, diferentes do exposto no item 5(4)**. 6. Margem rostral das aberturas nasais externas situada frente da margem rostral da rbita; ossos nasais geralmente bem desenvolvidos, membros posteriores visveis externamente 8. Barra ou placa ps-orbital ausente 13. Dentes ps-caninos heterodontes; se homodontes, com dobras e cristas complexas 15(13). Tamanho grande. Maior comprimento do crnio superior a 200mm 16. Dentes no secodontes, dgitos com cascos 17(16). Caninos triangulares em seco

transversal, geralmente com margens agudas; caninos superiores grandes e curvos; membros com dois, trs ou quatro dgitos; se trs, dois com tamanho aproximadamente igual, o terceiro bem menor ARTIODACTYLA (parte). FAMLIA 1. Barra ps-orbital ausente ou incompleta, incisivos superiores presentes, usualmente dois ou trs pares 2(1). Frmula dentria 2/3 1/1 3/3 3/3 = 38; caninos superiores retos; trs dgitos nos membros posteriores

TAYASSUIDAE. (Nome popular do exemplar de estudo: Cateto).

7. ORDEM 1. Dentes presentes - 3. Nmero de incisivos nunca superior a 3/3; demais caracteres diferentes dos descritos no item 3* - 4. Incisivos variveis; se 1/1, no fortemente curvados - 5. Incisivos variveis, diferentes do exposto no item 5(4)**. 6. Margem rostral das aberturas nasais externas situ ada frente da margem rostral da rbita; ossos nasais geralmente bem desenvolvidos, membros posteriores visveis externamente 8. Barra ou placa ps-orbital ausente 13(8). Dentes ps-caninos homodontes, nunca com dobras e cristas complexas 14(13). Caninos ou dentes caniniformes conspicuamente maiores que os demais, um a trs incisivos em cada prmaxilar CARNVORA (parte) FAMLIA 1. Canal alisfenide presente, frmula dentria usualmente 3/3 1/1 4/4 2/3; em dois gneros os molares podem ser 1-2/2, e, em outro, 3-4/4-5 CANIDAE. (Nome popular do exemplar de estudo: Cachorro; Co).

*Item 3(1): Incisivos frequentemente mais que 3/3; processo angular do dentrio projetando-se medialmente, perpendicular mandbula; jugal participando da articulao mandibular **Item 5(4): Incisivos 2/1, primeiro par grande e fortemente curvado, segundo bastante reduzido e situado imediatamente atrs do primeiro; parte rostral do maxilar com perfuraes.

6- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ORR, R. T.; Biologia dos vertebrados. 5 ed. So Paulo: Editora Roca, p.183, 2002. SILVEIRA, F.; Estrutura Populacional de Pequenos Mamferos na Reserva do Cachoeiro, Apa de Guaraqueaba, Paran. Dissertao (Mestrado em Zoologia) Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2012.

Potrebbero piacerti anche