Sei sulla pagina 1di 6

2 INTRODUO

Desde a inveno do primeiro tiristor de juno PNPN, houve grande avano nos dispositivos semicondutores de potncia. Para serem aplicados em sistemas de elevada potncia e substiturem as rudimentares vlvulas. So os componentes bsicos da Eletrnica Industrial, chaveando grandes cargas, como motores, eletroms, aquecedores, convertendo CA em CC, CC em CA e gerando pulsos de controle para outros tiristores. A palavra tiristor vem do grego e significa porta, ou seja, uma espcie de chave que permite a passagem ou no de corrente. O nome Tiristor engloba uma famlia de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo em comum uma estrutura de no mnimo quatro camadas semicondutoras numa sequncia PNPN (trs junes semicondutoras), conforme mostrado na Figura 1, apresentando um comportamento funcional biestvel. Os tiristores permitem por meio da adequada ativao do terminal de controle, o chaveamento do estado de bloqueio para estado de conduo, sendo que alguns tiristores (mas no todos) permitem tambm o chaveamento do estado de conduo para estado de bloqueio, tambm pelo terminal de controle. Como exemplo de tiristores, podemos citar o SCR e o TRIAC.

Figura 1. Juno PNPN (caracterstica interna do tiristor).

A inveno do tiristor no final dos anos 50 do sculo passado foi responsvel por um grande surto de evoluo tecnolgica, da eletrnica de potncia, que se estabeleceu pelos anos 60 e propiciou nos anos 70 a implantao da eletrnica de potncia em escala industrial. A principal vantagem dos tiristores o controle de grandes quantidade de energia. Essa caracterstica faz com que esses dispositivos sejam utilizados tanto no controle eletrnico de potncia quanto na converso de energia.

3 FUNDAMENTAO TERICA

Todos os tiristores podem ser explicados em termos do circuito mostrado na Figura 1(a). Observe que o transistor superior Q1 um dispositivo PNP e o transistor inferior Q2 um dispositivo NPN. O coletor de Q1 aciona a base de Q2, e o coletor de Q2 aciona a base de Q1.

Figura 2. (a) Modelo representativo de um tiristor atravs do uso de dois transistores; (b) Tiristor polarizado diretamente; (c) Tiristor polarizado reversamente.

3.1 SCR

3.1.1 SCR IDEAL


Um SCR ideal se comportaria como uma chave ideal, ou seja, enquanto no recebesse um sinal de corrente no gatilho, seria capaz de bloquear tenses de valor infinito, tanto com polarizao direta como reversa. Bloqueado, o SCR ideal no conduziria qualquer valor de corrente. Tal caracterstica representada pelas retas 1 e 2 na Figura 3.

Figura 3. (a) Polarizao direta; (b) Caractersticas estticas de um SCR ideal.

Quando disparado, ou seja, quando comandado por uma corrente no gate, o SCR ideal se comportaria como um diodo ideal, como podemos observar nas retas 1 e 3 ainda da Figura 3. Nesta condio o SCR ideal seria capaz de bloquear tenses reversas infinitas e conduzir, quando diretamente polarizado, corrente infinitas sem queda de tenso e perdas de energia por efeito Joule.

Assim como para os diodos, tais caractersticas seriam ideais e no se obtm na pratica. Os SCR reais tm, portanto, limitaes de bloqueio de tenso direta e reversa e apresentam fuga de corrente quando bloqueados. Quando habilidades tem limitaes de conduo de corrente, pois apresentam uma pequena resistncia a circulao de corrente e queda de tenso na barreira de potencial das junes que provocam perdas de energia por Efeito Joule e consequente aquecimento do componente, a curva com as caractersticas reais de um SCR pode ser vista na Figura 6. A sigla SCR vem do ingls Silicon Controlled Rectifier ou retificador controlado de silcio, tambm conhecido como tiristor, um dispositivo semicondutor NPNP de 4 camadas. Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tenso) entre os seus dois terminais (anodo e catodo). Porm quando o eletrodo do GATE submetido a uma voltagem apropriada, a corrente passar livremente e levando a carga ao estado ligado. Se a voltagem nos dois terminais do dispositivo for invertida o mesmo ir assumir um estado de alta impedncia novamente, no podendo mais ser ativado por uma tenso no gate. Ou seja, o SCR equivale a um retificador convencional, exceto que o gate controla o incio do seu funcionamento, a partir de quando o dispositivo se torna independente da tenso do gate. Ainda vale ressaltar que um outro dispositivo, o Gate Controlled Switch (CGS) exerce as mesmas funes do SCR, mas retm o controle mesmo quando o dispositivo est no estado ligado. O gatilho ou gate (porta, em ingls) o terceiro terminal do SCR, conforme mostrado na figura 5. Trata-se de um eletrodo conectado a uma das regies semicondutoras para controle de corrente. Com baixos nveis de corrente no gate, possvel controlar altos nveis de corrente entre anodo e catodo. O SCR funciona de modo idntico ao de um diodo de quatro camadas (DIAC). Porm enquanto o DIAC dispara quando a tenso entre seus terminais atinge o nvel de disparo, e este ponto no controlado, o SCR permite o disparo do instante em que isso necessrio. Isso acontece por meio de um pulso de corrente aplicado ao gate. Um pulso de corrente aplicado ao gate permite a circulao de corrente anodocatodo, esta s cessar a partir do ponto em que a corrente entre os terminais estiver abaixo da corrente mnima de funcionamento (corrente de manuteno), o a tenso anodo-catodo estiver prxima de zero. A maneira mais simples de compreender o funcionamento do SCR fazendo anlise do circuito com dois transistores da Figura 4.

Figura 4. Representao simblica do SCR.

Figura 5. Representao simblica do SCR.

Quando uma tenso positiva aplicada ao gate, a juno base-emissor do transistor NPN polarizada diretamente saturando-o. Isto permite a passagem da corrente atravs do coletor NPN (base do PNP). Caso o anodo do SCR esteja polarizado positivamente (emissor PNP), a juno emissor-base PNP ser diretamente polarizada e saturar o transistor PNP. Uma vez que esteja ligado, o transistor PNP supre o NPN com corrente de base. Removidas a tenso e a corrente de gate, o SCR estar ainda em conduo devido ao ciclo: NPN supre o PNP com corrente de base e vice e versa. Assim o SCR continuar operando at que a corrente anodo-catodo seja interrompida, atravs da retirada total de tenso nos terminais anodo-catodo ou fazendo-se com que a corrente nos referidos terminais caia a valores inferiores ao da corrente de manuteno do gate. Quanto ao regime de trabalho, o SCR funciona de modo que quando o circuito anodo-catodo inversamente polarizado, ocorre uma pequena fuga de corrente, a chamada corrente inversa de bloqueio. Essa corrente permanece baixa enquanto o nvel de tenso aplicada no ultrapasse o nvel de tenso inversa de pico, pois caso isso ocorra a corrente ir aumentar rapidamente, danificando o SCR.

Quando polarizado diretamente, uma pequena corrente direta de fuga ou de bloqueio, permanece com baixo valor at que a tenso de ruptura direta seja alcanada, ento inicia-se um processo em que a corrente atinge o nvel de alta conduo. A resistncia anodo-catodo torna-se pequena e o SCR atua como uma chave interruptora fechada, importante ressaltar que isso acontece mesmo sem a presena de uma corrente no gate. O SCR pode ser disparado mesmo com uma tenso anodo-catodo abaixo da tenso de ruptura. Para isso, suficiente aplicar um pulso de tenso no gate, levando o SCR a conduo. Uma vez estando em seu estado de conduo, a corrente do gate deixa de ter efeito sobre a corrente de anodo. Se o SCR opera com corrente alternada, ele ser levado ao corte durante a alternncia negativa de cada ciclo, quando o circuito anodocatodo estiver inversamente polarizado.

Figura 6. Caractersticas reais estticas do SCR.

3.2 TRIAC
O TRIAC (Triode AC), em contraste com o SCR, um tiristor bidirecional, ou seja, capaz de bloquear ou conduzir uma corrente nos dois sentidos. O funcionamento do TRIAC, contudo depende tambm do princpio do emissor curto-circuitado.

Figura 7. Smbolo, convenes e caractersticas do TRIAC.

Seus terminais so denominados: MT1 - Terminal principal no l; MT2- Terminal principal no 2 e G - porta. Sendo que o terminal MT1 tomado como referncia.

A Figura 7 mostra a curva caracterstica de tenso-corrente do TRIAC. Ela idntica do SCR para as duas polaridades de tenso aplicadas aos terminais MT1 e MT2. A tenso de disparo do triac pode tambm ser controlada pela aplicao de sinais positivos ou negativos no gate. Com o aumento da amplitude do sinal, o ponto de disparo do dispositivo diminuir. Uma vez que o TRIAC esteja conduzindo o sinal do gate pode ser removido, do mesmo modo que acontece com o SCR, o triac permanece num loop conduzindo at que sua corrente chegue abaixo da corrente de manuteno. Seu princpio de funcionamento se resume a dois SCRs trabalhando em paralelo conforme mostrado na Figura 8. Ao receber uma tenso no GATE, o TRIAC permite conduo entre o SCR1 e SCR2 de Corrente Alternada. O TRIAC apresenta caractersticas idnticas aos do SCR para polarizaes nos dois sentidos. Com polarizao direta ou polarizao inversa, o TRIAC apresenta inicialmente um estado bloqueado passando conduo quando se atinge a tenso de ruptura. Tal como acontece no SCR, a tenso de ruptura pode ser controlada pele aplicao de um impulso positivo ou negativo ao gate. Conforme a amplitude do impulso aumenta, diminui o valor da tenso de ruptura.

Figura 8. Par de SCRs que representam um TRIAC.

Uma vantagem que o TRIAC possui o fato de ser mais econmico e de fcil controle, uma vez que seria preciso dois SCRs para realizar a funo que apenas um TRIAC faria. Entretanto ele possui limitaes, como por exemplo, a baixa velocidade, que limita a sua frequncia de trabalho.

[1] http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tiristor/163586.html [2] http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAHA0AK/tiristor [3] http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/131/37/ [4] http://www.ele.ita.br/~atinoco/graduacao/ele_59/Lab8_triac_v1p1.pdf [5] http://www.corradi.junior.nom.br/Apostila_Tiristor_SCR.pdf [6] http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/131/37/ O LIVRO DO ASHFAQ AHMED TBM REFERNCIA :D

Potrebbero piacerti anche