Sei sulla pagina 1di 70

Apresentao

gilidade e eficcia nos negcios. com esse objetivo que estamos lanando o PAC Programa de Automao Comercial que visa a informatizao e a automatizao das empresas cearenses. Dados do IPDC Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comrcio demonstram que 33 por cento das empresas do comrcio varejista de Fortaleza ainda no se informatizaram. E destes, 30 por cento teriam interesse em investir em tecnologia, mas no possuem recursos para isso. O PAC chega para ajudar ao comerciante de bens e servios do estado do Cear a adentrar no mundo da automao e a preparar-se para atender com mais qualidade o exigente consumidor do novo sculo. De forma indita o Programa integrado pela Fecomrcio Federao do Comrcio do Estado do Cear, Seitac Sindicato das Empresas de Informtica, Telecomunicaes e Automao do Cear, HP (Hewlett Packard) e Banco do Brasil e oferece condies especiais de financiamento para aquisio de equipamentos e produtos exclusivamente de informtica. Dentre as vantagens para os empresrios cearenses que desejarem informatizar suas empresas, est a compra de hardwares e softwares e recebimento de orientao tcnica a baixo custo e de forma menos burocrtica. Esta cartilha traz, de forma simples e com linguagem fcil, todos os caminhos que precisam ser trilhados para que voc tome a deciso por um investimento que com certeza transformar a gesto do seu negcio mais gil e eficaz. Luiz Gasto Bittencourt da Silva Presidente da Fecomrcio - Cear

Automatizao

04

Automatizao

05

Automatizao

06

Automatizao

07

Automatizao

08

Automatizao

09

Automatizao

10

Automatizao

11

Automatizao

12

Automatizao

13

Passo-a-Passo para a

Automatizao Comercial

ara automatizar o seu negcio, algumas tarefas precisam ser executadas antes de instalar o sistema. A codificao dos produtos comercializados uma delas. Todos os itens, sem exceo, precisam receber um cdigo numrico ou um cdigo de barras. Esse procedimento ir ajudar na consulta de preo e estoque, alm do que agilizar as vendas. S depois disso, aconselhvel comear a implantao propriamente dita do sistema de automao comercial. A automao pode ser comparada construo de uma casa, veja a seguir suas etapas:

1 Etapa: Planejamento

1. Prepare o alicerce Se voc imagina que a primeira coisa a fazer escolher programas e equipamentos, saiba que h muito a ser feito antes disso. Primeiramente preciso saber exatamente quais as metas que voc pretende alcanar ao investir em automao e de que valor que voc poder disponibilizar para esse fim. O primeiro passo elaborar um planejamento. Nele devem estar inclusos as metas de trabalho e os objetivos pretendidos com a implantao da automao comercial. Nessa fase fundamental eleger um profissional que ficar responsvel pelo acompanhamento de todo o projeto. Pode ser o proprietrio do estabelecimento ou o gerente, o importante que o escolhido conhea profundamente o negcio e esteja predisposto a entender um pouco de informtica.

14

Passo-a-Passo

2. Garanta um alicerce seguro Assim como acontece na construo de uma casa, em que a primeira coisa a ser feita garantir um alicerce adequado e seguro, sobre o qual a construo possa ser assentada, os passos preliminares para a implantao de um sistema de automao comercial so tambm essenciais para o seu sucesso. Faa um relatrio detalhado de todas as fases de trabalho de sua loja, desde as atividades realizadas no balco de vendas, passando pela rea de depsito, onde ficam armazenados os produtos, o estoque, at o setor administrativo e financeiro.

Essa a ocasio ideal para voc tentar identificar os pontos mais crticos na rotina de trabalho do estabelecimento, tais como: dificuldade para controlar, o volume em estoque e o volume vendido, dificuldade para entregar uma cotao aos clientes, demora no atendimento ao cliente e necessidade de cumprimento da legislao, com a implantao do equipamento ECF. Com o relatrio em mos, ser possvel identificar as necessidades do estabelecimento. Defina, ento, quais reas sero atendidas primeiramente. 3. Prepare a massa Para que o processo de implantao da automao comercial tenha sucesso, os profissionais da empresa precisam estar envolvidos. Tenha pacincia pois voc, o seu gerente, os balconistas e os operadores de caixa no esto familiarizados com a rea de tecnologia. Por isso, devero receber orientao e treinamento. O SEITAC poder cuidar desta parte para voc e sua empresa.

15

Passo-a-Passo

4. Levante a primeira parede Como empresrio, sua obrigao entender do seu negcio, e no de informtica ou de automao comercial. No hesite em procurar a ajuda do SEITAC. Alm disso, voc tambm pode e deve visitar outros estabelecimentos que j estejam automatizados. A prxima etapa ser a escolha dos fornecedores da soluo. 5. Acerte na escolha A FECOMRCIO fechou uma parceria com a HP do Brasil, empresa que ser responsvel pelo fornecimento do Hardware (equipamentos de informtica: computadores, monitores, impressoras), com o Banco do Brasil, parceiro financeiro nessa empreitada, para possibilitar aos associados da Federao recursos financeiros para aquisio da soluo, e o SEITAC, parceiro que congrega uma grande parte de empresas desenvolvedoras de Softwares (programas que permitem com que o computador funcione dentro das necessidades do cliente). O SEITAC ser o brao que alcanar o associado da FECOMRCIO, viabilizando o produto certo para o cliente certo. A FECOMRCIO, preocupada com o bom atendimento aos seus associados, orienta que, no momento da aquisio da soluo, deve-se procurar saber se no pacote oferecido incluem-se a garantia do produto, atualizaes, treinamento de pessoal, assistncia tcnica e suporte, j que estes so itens fundamentais para garantir o bom desempenho das atividades no dia-a-dia da empresa. 6. Bloco por bloco importante adotar uma soluo que possa ser implementada gradativamente, de acordo com as suas condies financeiras.

16

Passo-a-Passo

7. Primeiro escolha o software o software que vai determinar o tipo de equipamento adequado e compatvel com a soluo. Portanto, em primeiro lugar, defina o aplicativo a ser adotado. Nesse caso, importante contar com um produto desenvolvido especialmente para o setor de atuao da sua empresa. O sistema deve fornecer condies de controlar tanto a quantidade vendida como o estoque e, alm disso, poder reduzir as sobras e perdas ao mnimo possvel. Tambm essencial que o programa oferea, por exemplo, um controle por grade. Com isso, possvel fazer o levantamento do estoque, pois voc ter o controle exato dos produtos, item por item. Tendo esses dados precisos em mos, voc poder efetuar uma gesto muito mais eficiente do estoque, que possibilitar um melhor atendimento ao cliente, pois o vendedor saber inform-lo, na mesma hora em que a solicitao for efetuada, se o produto est ou no disponvel no estoque. Sabendo, tambm, quais os itens mais vendidos, o setor de compras da loja passar a ter uma ferramenta eficiente para negociar com os fornecedores, entre outros benefcios. Se o comerciante for proprietrio de uma rede de lojas, ser muito til que o programa por ele adotado oferea um mdulo de distribuio que permita controlar o trfego de produtos entre as lojas. Alm disso, esse programa dever fornecer uma anlise dos itens mais vendidos por unidade, o que possibilitar a oferta de um mix adequado para cada endereo.

17

Passo-a-Passo

Uma vez que o cheque pr-datado e o credirio j se tornaram prticas comuns no comrcio, o software tambm dever propiciar o controle da situao de crdito do cliente, para evitar que um consumidor em dbito com a loja realize outra compra, pagando com cheque ou usando novamente o credirio. E lembre-se: um bom software tambm oferece soluo TEF para viabilizar o pagamento via carto de crdito ou dbito em conta. Vale lembrar que essa soluo TEF deve estar integrada ao ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Outra coisa importante: nunca escolha a soluo pelo preo. Leve em considerao os recursos e as facilidades que ela oferece. Um produto mais barato poder at satisfazer s necessidades atuais da empresa, como tambm poder no ser capaz de acompanhar o crescimento do negcio ou de se adaptar a eventuais mudanas na legislao do setor. 8. Escolha os equipamentos Aps a escolha do Sistema, hora de eleger os equipamentos e a empresa que os fornecer. Lembre-se de que fundamental que eles sejam compatveis com a soluo adotada e apresentem a configurao adequada para rodar o programa de automao comercial escolhido. A capacidade dos computadores tambm deve ser levada em considerao. No vale a pena comprar um equipamento mais barato, mas que ter vida til curta. As mesmas recomendaes valem tambm para coletores de dados, microterminais e demais perifricos, tais como impressoras fiscais e scanners. Pensando em tudo isso, a FECOMRCIO elegeu como parceira ideal a HP do Brasil. Os equipamentos que a Federao sugere so os da HP, pela qualidade, infra-estrutura de suporte, reconhecimento nacional e

18

Passo-a-Passo

internacional da empresa e pelos preos diferenciados que a mesma aplicar para os empresrios do comrcio do estado do Cear. Alm disso, so equipamentos fceis de operar e geis, que garantem um atendimento eficiente ao cliente. Possui uma rede de assistncia tcnica e o perodo de garantia de todos os equipamentos adquiridos de no mnimo um ano, podendo ser estendido, caso seja de interesse do comercirio, para at trs anos.

2 Etapa: Preparao
9. Mo na massa Agora hora de iniciar a compra propriamente dita, seguindo as exigncias do parceiro financiador (no caso da FECOMRCIO, o parceiro escolhido foi o Banco do Brasil, para garantir que o associado faa tudo dentro de suas possibilidades financeiras). No queira dar um passo maior do que suas pernas, pois poder ser desastroso. Em vista disso, d prioridade s reas mais crticas da loja. No tenha pressa nem v se endividar tentando concluir todo o projeto numa nica etapa. Controle o seu oramento e v implantando o sistema gradativamente. Veja as vrias linhas de financiamento que o Banco do Brasil disponibilizou para a Federao. 10. Pausa para pensar no acabamento Antes da instalao dos equipamentos e dos perifricos de automao, talvez seja necessrio realizar algumas mudanas fsicas e operacionais no estabelecimento.

19

Passo-a-Passo

fundamental que a loja tenha instalao eltrica apropriada para a conexo de todos os equipamentos. necessrio um circuito exclusivo para o computador da loja, da administrao e do depsito, como tambm preciso evitar que os cabos de comunicao de rede (que iro interligar todos os equipamentos) e os cabos de eletricidade passem pelo mesmo condute. No caixa, ser necessrio prever quantos equipamentos sero instalados, a fim de dimensionar-se o tamanho do check-out e o nmero de furos necessrios. Alm disso, o caixa deve ficar num local arejado, de fcil acesso para manuteno e, principalmente, deve ser confortvel para o operador. Aproveite para deixar a sua loja mais atraente e adequada para a exposio de itens. 11. Invista em treinamento Reserve um tempo e parte do investimento para treinar os funcionrios. Dessa forma, eles ficaro aptos a lidar corretamente com os programas, equipamentos e perifricos. Lembre-se de que o treinamento e a conscientizao dos funcionrios so fundamentais num projeto de automao comercial e podem, inclusive, determinar o sucesso ou o fracasso da iniciativa. 12. Prepare a coluna Nessa etapa, ser muito importante o acompanhamento e a ajuda do profissional especializado. Isso porque antes de implantar o sistema de automao comercial, ser preciso efetuar algumas tarefas preliminares, tais como a codificao interna dos produtos (leia Exemplo Prtico), o levantamento de inventrios, a encomenda de formulrios contnuos e de outros insumos, a configurao e a instalao de equipamentos e do sistema operacional, a montagem inicial do banco de dados (cadastro

20

Passo-a-Passo

de produtos, fornecedores, clientes, custos, entre outras etapas do trabalho) e a iniciao de uma fase de testes para saber se o sistema est funcionando corretamente. Para essa tarefa busque ajuda do SEITAC. 13. Medida de segurana To importante quanto cadastrar todos os dados no computador fazer uma cpia de segurana, chamada back-up. Dessa forma, caso ocorra algum problema com o micro e voc no consiga ter acesso aos seus arquivos, voc ter os dados gravados em segurana em outra mdia (disquete, CD-ROM ou em discos compactados, chamados zip-drives). Bastar, portanto, inseri-los em outro micro e continuar o trabalho normalmente. Outro item de segurana, que no pode ser ignorado, o No-Break, equipamento utilizado para proteger o computador das oscilaes de tenso e da falta de energia eltrica. Para garantir a eficincia desse utilitrio, importante fazer uma atualizao peridica, pelo menos uma vez por ms, pois diariamente surgem novos vrus. . 14. Codifique os produtos importante codificar todos os itens oferecidos aos consumidores, o que facilitar os controles e a operao no caixa. Para os produtos vendidos a granel, recomenda-se a criao de um cdigo de barras para cada um deles, deixando-se esses cdigos disponveis numa cartela prxima do terminal de consulta do vendedor. Assim, ele poder verificar o preo (por milheiro, cubagem ou sacaria), a quantidade disponvel no depsito e calcular facilmente o valor total da compra.

21

Passo-a-Passo

3 Etapa: Implantao
15. Instale os artigos de acabamento Antes de implantar o uso do cdigo de barras, importante verificar quantos e quais dos seus fornecedores j codificam os produtos com o uso dessas barrinhas. Se alguns deles no se utilizarem desse sistema, importante que se disponha de alguma forma de emitir as etiquetas com esses cdigos, caracterizando, desse modo, cada um dos itens oferecidos aos consumidores, o que facilitar os controles e a operao no caixa. 16. Escolha a cor da tinta Como j foi dito anteriormente, a implantao do sistema de automao dever ser realizada por reas. Portanto, depois de, por exemplo, concluir a automao da retaguarda, d incio ao processo na rea financeira da loja; depois de concluir esta rea, passe para outro setor. importante concluir e resolver os problemas de cada rea, um de cada vez. Nas reas financeira e administrativa, o controle das contas a pagar e a receber, o fluxo de caixa, as despesas e o custo de pessoal, entre outras atividades, passaro a ser controlados pelo sistema. Ao automatizar essas reas, ficar mais fcil saber a real situao financeira da sua empresa e identificar com maior preciso os setores e as reas que justificam investimento. 17. Comece a pintura Com a retaguarda e a administrao automatizadas, d incio automatizao da frente de loja. Comece com a implantao do caixa, onde sero instalados o PDV ou a mquina registradora e seus perifricos. Uma vez que o sistema de retaguarda j registrou todos os produtos comercializados na loja (com os seus devidos cdigos e preos), ficar mais fcil coloc-lo em operao.

22

Passo-a-Passo

Com a frente de loja automatizada, atividades como, por exemplo, emisso de cupom fiscal, preenchimento e liberao de cheques, e recebimento de carto de crdito/dbito sero realizadas no caixa sem perda de tempo. Toda a movimentao da loja registrada no caixa ir gerar dados que abastecero o sistema de retaguarda. Assim, entre outros benefcios, voc saber o momento certo para a reposio de cada mercadoria na rea de vendas. 18. De casa nova Mesmo com o projeto de automao concludo, no dispense imediatamente o profissional especializado. Computadores esto sujeitos a falhas e as pessoas que trabalham com eles tambm podero deixar de otimizar todos os seus recursos. Por essa razo, importante manter um relacionamento de parceria com o seu fornecedor. Os processos de acompanhamento, assistncia tcnica, manuteno e atualizao do sistema precisam estar previstos no contrato.

Principais benefcios Aumento de produtividade Gerenciamento mais eficaz do estoque Mais agilidade no atendimento ao cliente Compras adequadas ao perfil de consumo da loja Informaes disponveis que permitem melhor negociao com fornecedores

23

Equipamentos para

Automatizao Comercial

1. Caixas registradoras Atualmente, existem as caixas registradoras eletrnicas, que registram e totalizam cada operao e ainda oferecem um relatrio da movimentao para o administrador, o que facilita a conferncia das contas e do estoque. Elas podem estar conectadas em rede, fornecendo e recebendo informaes do computador do gerente.

Caixas Registradoras

2. PDVs (Pontos-de-venda) O equipamento parece muito com um microcomputador comum; a diferena que o PDV desenvolvido exclusivamente para conexo dos perifricos de automao comercial. Seu princpio de funcionamento assemelha-se ao das caixas registradoras, porm com capacidade e agilidade muito maior. Um PDV capaz de registrar as vendas, a quantidade e o preo com cdigo dos produtos; totalizar uma venda; ter visores especiais; teclado prprio; totalizaes dirias (relatrios por produtos, quantidades, horrios, etc.); facilidade de ligao com outros perifricos (impressoras ECF, scanners, impressoras de cheques, etc.). Alm de discriminar cada item, tambm pode discriminar a alquota da

24

Passo-a-Passo

respectiva situao tributria, efetuar o clculo do imposto e indicar no Cupom Fiscal o Grande Total de Vendas/GT atualizado. Pode produzir diversos relatrios gerenciais. O estabelecimento pode adquirir seu PDV e conectar perifricos em mdulos, ou seja, pode adquirir as partes que lhe interessam no momento, havendo a possibilidade de uma expanso posterior. Para o pequeno negcio, uma outra opo adaptar um PC comum para o uso em caixa, bastando acoplar alguns perifricos e implantar um programa de automao comercial. 3. Minimpressoras Usadas no balco para imprimir uma cotao ou o pedido de compra, que registrado no microterminal ou no PC instalado na rea do vendedor. Com o pedido da compra em mos, o cliente dirige-se ao caixa para efetuar o pagamento e, ento, receber o cupom fiscal. 4. Microterminais Usados no balco pelo vendedor. Com esse equipamento, possvel consultar a posio do estoque, e o cliente pode receber uma informao correta sobre a existncia ou no de um produto na loja. Alm disso, o microterminal permite que o vendedor faa a pr-venda e que entregue o clculo do oramento para o cliente. 5. Impressoras de cheques So capazes de interpretar os valores dos cheques e de preench-los corretamente. Se forem integradas a um PDV, a operao ser facilitada, uma vez que o total a ser preenchido transferido automaticamente do PDV para o preenchedor. Alm disso, podem estar ligadas a uma linha telefnica e realizar consultas no rgo de proteo ao crdito em tempo real.

25

Passo-a-Passo

Impressoras de Cheques

6.Transferncia Eletrnica de Fundos (TEF) Com a TEF, os pagamentos podem ser efetuados por intermdio de cartes de bancos ou de crdito nas seguintes formas: venda vista, parcelada, pr-datada e cancelamento de venda. Essa operao exige um software TEF (que deve ser homologado pelas empresas de cartes) integrado soluo de automao comercial, e pode ser processada de duas maneiras: a Soluo TEF Dedicado, que utiliza uma linha dedicada e mantm dessa forma um canal direto com as redes dos cartes, indicada para home-centers; e a Soluo TEF Discado, que utiliza como c a n a l d e comunicao com as redes uma linha telefnica comum e indicada para estabelecimentos de pequeno ou de mdio portes. Vale lembrar que a TEF deve estar integrada ao ECF. 7.Teclado do usurio Tambm chamado de PIN PAD, usado para a digitao da senha nos pagamentos efetuados com carto bancrio nas transaes TEF. 8. Impressoras fiscais Os modelos se diferenciam, entre outros aspectos, pelo nmero de estaes de impresso. A mais completa pode imprimir, alm do cupom fiscal, a nota fiscal ao consumidor e documentos avulsos, tais como cheques.

26

Passo-a-Passo

9. Impressoras de cdigo de barras So muito usadas no recebimento de mercadorias ou em produtos que no so codificados pelo fabricante. Essa impressora tambm ser til para imprimir os cdigos de produtos vendidos a granel, como areia e pedra, que sero fixados em uma cartela no balco de vendas. 10. Leitores pticos ou scanners A codificao por meio de barras no ter funo alguma se no houver um instrumento capaz de "capturar" as informaes contidas nessas barras. Para isso, necessrio um instrumento de leitura ptica. Os leitores transformam o cdigo de barras numa linguagem que o computador entende e pode processar, decodificando o tipo de produto e o preo que lhe atribudo, registrando a compra e dando baixa no estoque, entre outras operaes possveis.

Leitores pticos

11. Microcomputadores Tambm conhecido como PC ou desktop (computador de mesa). necessrio investir em, pelo menos, um PC para ser usado na rea administrativa. Tambm pode ser usado no balco de vendas, onde o vendedor poder consultar preo, posio de estoque, fechar cotaes e

27

Passo-a-Passo

pedidos de compra. Esse equipamento deve estar conectado em rede com os PDVs e com o sistema de retaguarda. Na rea de vendas, deve estar conectado tambm a uma impressora. Desse modo, possvel acompanhar toda a movimentao da loja e do depsito, tendo-se uma posio atualizada do estoque.
Microcomputador

12. Rede de computadores Responsveis pela integrao de PDVs, scanners, microterminais e impressoras com o sistema central de processamento da empresa. 13. No-breaks Esse equipamento impede o desligamento do micro, de PDVs ou de demais perifricos por ocasio da falta ou de oscilao da energia eltrica. Quando a energia interrompida, o no-break aciona as suas baterias e garante um tempo de funcionamento extra. Esse tempo, em geral, de 15 minutos. Mas existem modelos que apresentam baterias externas adicionais, que podem garantir at 24 horas de autonomia.

28

Passo-a-Passo

No- Breaks

Dicas Importantes!
1. Para elaborar o projeto de automao comercial, uma das primeiras coisas que voc dever fazer identificar as suas necessidades e definir as suas prioridades. Alm disso, tambm pode ser necessria uma reforma para que os equipamentos de automao comercial sejam instalados de maneira correta. 2. No se esquea de que o mesmo convnio que regulamentou o uso do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) no varejo tambm exige que a TEF (Transferncia Eletrnica de Fundos, ou seja, as transaes via carto de crdito e dbito) deva estar integrada ao ECF. Portanto, o comerciante no pode emitir o comprovante de pagamento do carto sem valor fiscal no POS (Point of Sale). Agora esses comprovantes s podem ser impressos pelo ECF, equipamento devidamente homologado e lacrado pelas Secretarias Estaduais de Fazenda. A leitura dos cartes passa a ser feita pelo Pin Pad, equipamento tambm devidamente homologado pelas administradoras de cartes.

29

Solues em

Software

Automao Comercial Os programas de automao comercial diferem com relao a amplitude dos processos que informatizam: alguns permitem apenas o controle da venda com a emisso do cupom fiscal. Outros vo alm, tornando-se um software de gesto para pequenas empresas, controlando as compras, estoques, vendas e as finanas tambm. Ao adquirir o software verifique com o fornecedor as impressoras fiscais (ECFs) que esto homologadas para uso com o programa. Se sua empresa trabalha com venda em carto de crdito, o governo exige que se implante o mdulo Tef que realiza a emisso do cupom fiscal seguida da emisso do comprovante de dbito, ambos impressos pela impressora fiscal. ERP - Sistemas Integrados de Gesto A sigla em ingls significa Enterprise Resource Planning, mas os softwares de ERP so aqueles que controlam todos os processos da empresa (compras, vendas, logstica, atendimento ao cliente, finanas, etc.). um sistema composto de mdulos. Cada mdulo informatiza uma rea da empresa (ex.: existe um mdulo que gerencia o estoque, outro para as compras, outro para o contas a pagar e assim por diante). Cada mdulo funciona independente do outro, mas quando implantados de uma s vez trazem para a empresa o benefcio da integrao, onde nenhum processo realizado em duplicidade. O ERP precisa atender os processos da sua empresa. Chama-se isso de aderncia - Os fornecedores de software possuem sistemas especializados para cada setor (indstria, varejo, servios). Verifique qual atende melhor o seu negcio. Fique atento ao Suporte. lembre-se: no existe programas de computador sem falhas. Voc precisa se assegurar que o fornecedor de seu programa poder oferecer o suporte no s durante a implementao, mas tambm depois dela. Envolva as pessoas chave de cada rea nos treinamentos para que elas conheam bem todo o processo.

30

Softwares

Financeiro / Contbil / Fiscal (SISIF) Os softwares Financeiros ajudam a empresa a ter um controle mais efetivo das obrigaes a pagar, das receitas, do fluxo de caixa e bancos, integrando as informaes com o software de contabilidade que responsvel por controlar os lanamentos e possibilitar a entrega das informaes contbeis no formato exigido na legislao. Outro software importante o de Escriturao Fiscal que controla as informaes referentes s entradas e sadas na sua empresa, impostos (crditos e a apagar) e que permite a entrega das informaes em formatos especficos exigidos na legislao como: os Livros de Entrada, os Livros de Sada, o SISIF da Secretaria da Fazenda do Estado do Cear e outros. Verifique a possibilidade do software financeiro atender troca de informaes com outros produtos como a contabilidade, a troca de informaes com bancos atravs da transferncia de arquivos magnticos, agilizando as cobranas e os pagamentos. Fique atento aos softwares de contabilidade e escriturao fiscal para ter certeza de que atentem legislao em vigor gerando os controles e as informaes nos formatos exigidos. Folha de Pagamento / Ponto Eletrnico / RH Os sistemas de folha de pagamento realizam as tarefas referentes a clculo da folha, frias, rescises, obrigaes trabalhistas e previdencirias. Os sistemas de ponto eletrnico gerenciam a pontualidade e a assiduidade dos funcionrios, calculando horas extras, atrasos, faltas, adicionais e permitindo a administrao de um banco de horas. Os sistemas de RH oferecem funes para administrao dos recursos humanos, que incluem a gesto de cargos e salrios, medicina e segurana do trabalho, recrutamento e seleo e programa de treinamentos.

31

Solues em

Servios e Produtos

Cursos / Treinamentos Treinar os colaboradores no uso da tecnologia fundamental para o sucesso de um projeto de informatizao. As empresas de treinamento oferecem pacotes bsicos, que iniciam o treinando no aprendizado de informtica, e pacotes avanados que ensinam sobre banco de dados, gerenciamento de redes, etc. importante conversar com a empresa de treinamento para identificar o perfil de cada profissional a ser treinado. Desenvolvimento de Softwares / Sites Caso seja necessrio uma soluo em software especfica para atender necessidade da sua empresa ou do seu negcio, pode-se recorrer aos fornecedores que se encaixam na filosofia de Fbrica de Software, que efetuam o levantamento completo de suas necessidades e desenvolvem o software que ir ajustar-se s suas necessidades. A Internet uma forma bem interessante de divulgar seus produtos e servios, bem como interagir com seus clientes e fornecedores. O Site funciona como um Outdoor da sua empresa na Internet, com a possibilidade de colocar, em um s lugar, todas as informaes que se achar interessante divulgar. O desenvolvimento do Site de sua empresa mais um servio com que se pode contar entre os Fornecedores do PAC. Radiocomunicao Permite a comunicao instantnea entre usurios (grupos ou pessoa/pessoa) em diversos pontos, podendo ser facilmente operado atravs de estaes de rdio fixas, mveis, portteis e repetidoras, de acordo com a necessidade do usurio. O sistema de gerenciamento da radiocomunicao permite controlar o nmero de usurios simultneos e os nveis de acesso de cada um deles, trazendo mais segurana para o sistema.

32

Servios e Produtos

Segurana Eletrnica Existe atualmente no mercado uma vasta linha de produtos que permitem aumentar o controle de entrada e sada de pessoas em um determinado ambiente, bem como controlar toda sua movimentao, posteriormente ou em tempo real. Centrais de alarme modernas permitem abertura de portas, acionamento de alarmes, aviso aos usurios atravs de telefones fixos e celulares. Relgio de Ponto Eletrnico O Relgio de Ponto o equipamento que permite ao Empresrio fiscalizar seus empregados do ponto de vista dos horrios em que eles chegam e saem do trabalho. um equipamento obrigatrio para empresas com mais de 10 empregados. Atualmente existem diversas tecnologias empregadas na fabricao desses equipamentos, desde o cartogrfico (aquele que registra os horrios em cartes de papelo e no precisam de computador), os informatizados, de cdigos de barras ou tarjas magnticas, e, mais recentemente, para aquelas empresas que querem nveis mximos de segurana, existem os Relgios de Ponto Biomtricos, que podem garantir a identidade do empregado atravs de um trao humano, como a geometria de sua mo ou a impresso digital. Impressoras Fiscais / Emissor De Cupom Fiscal (ECF) As impressoras fiscais so equipamentos especiais utilizados para imprimir os Cupons Fiscais que so os comprovantes legais da venda ao consumidor final. importante verificar a compatibilidade entre o software e a impressora fiscal que voc possui ou ir adquirir. Fique atento aos procedimentos legais que devem ser seguidos para registrar a impressora fiscal junto Secretaria da Fazenda, seu fornecedor poder auxili-lo nesta tarefa.

33

Servios e Produtos

Acesso a Internet A internet uma ferramenta fundamental que permite s empresas trocar informaes de maneira mais rpida e segura. Atualmente muitos servios e obrigaes que as empresas possuem podem ser agilizados atravs da Internet, como por exemplo: transferncia das informaes de cobrana e pagamentos para o(s) banco(s), imposto de renda, solicitao de nada consta em diversas entidades governamentais, comprovantes de pagamento, etc. Para que se tenha o acesso Internet preciso ter um fornecedor deste servio, tal empresa chamada de provedor de acesso internet. A velocidade com que voc acessa s informaes na Internet definida pelo tipo de acesso que contratado ao cliente e ao meio fsico que ir ser utilizado para fazer este acesso, por exemplo: linha discada, cabo, rdio, etc. Procure junto ao seu fornecedor identificar o custo x benefcio entre o valor cobrado e a velocidade de acesso. Fique atento para os equipamentos adicionais que tero que ser adquiridos para que o acesso seja possvel. Conectividade / Redes Sua empresa poder economizar muito dinheiro instalando uma rede de computadores na qual permita a comunicao entre os mesmos, trazendo assim a facilidade de compartilhamento de arquivos e impresso e atravs de um servidor os usurios tenham acesso aos softwares que permitam gerenciamento de suas atividades. Uma outra vantagem de se instalar uma rede de computadores baseados na topologia servidor-usurio que, viabiliza um backup (cpia de segurana dos dados) centralizado, ou seja, todas as informaes de usurios, textos, bancos de dados, planilhas, etc., podero ser armazenados em uma nica fita, ou cartucho, que permitir a recuperao destes dados caso ocorra algum acidente com a perda da informao.

34

Servios e Produtos

Terceirizao O mercado de TI de terceirizao de mo-de-obra especializada, necessita de servios de tcnicos em cada rea especfica (gerente de TI, engenheiros de sistemas, administradores, analistas, programadores, web-designers, operadores, etc.). As empresas devem estar preocupadas em prover uma perfeita integrao entre os profissionais que procuram e o mercado de trabalho. Este mercado est cada vez mais seletivo, exigindo o desenvolvimento de esforos na prospeco de postos de trabalho que sejam adequados ao target-group.

No segmento Guia de Fornecedores (pgs. 64 a 68) , voc ir encontrar em ordem alfabtica, as informaes para o contato com os fornecedores das diversas solues citadas nesta cartilha.

35

A escolha do

Hardware

ara orientar os investimentos em tecnologia, procure responder s questes abaixo, tendo em mente o que a sua empresa realmente necessita. Faa isso com calma e procure no esquecer que os recursos so cada vez mais raros e que qualquer despesa que esteja fora do oramento tem um reflexo importante no fluxo de caixa de qualquer empresa. Elas sero um importante aliado na hora de fazer escolhas.
1) 2) 3) Que problemas eu preciso solucionar? Com que prioridade cada um deles deve ser resolvido? Quantas pessoas necessariamente vo utilizar equipamentos de informtica na empresa? 4) 5) 6) A que tipo de uso esses equipamentos sero submetidas? A pessoa que vai utilizar o computador precisa de mobilidade? Qual o impacto que uma possvel quebra de um desses equipamentos, desktop, notebook, impressoras e servidores, pode trazer para o negcio da minha empresa? 7) 8) Quanto minha empresa pode gastar nesse momento? Qual o desembolso mensal que posso assumir mediante ao meu fluxo de caixa com gastos com suprimentos e manuteno dos equipamentos de informtica? 9) Vou precisar de ajuda de terceiros para fazer tudo isso funcionar e resolver problemas ou serei capaz de achar a soluo para as dificuldades sozinho? 10) Quais so as perspectivas de evoluo para o negcio da minha empresa?

Anote suas respostas e revise-as enquanto l este guia. Nas pginas seguintes, voc ir encontrar uma srie de informaes que vo ajudar sua empresa no processo de escolha da melhor soluo de informatizao.

36

Solues

Microcomputador? No importa o tamanho da empresa. Se o assunto informtica, o microcomputador o denominador comum que coloca, no mesmo plano, um pequeno escritrio, uma rede de lojas de varejo, um banco, uma indstria ou mesmo uma grande corporao multinacional. As necessidades de cada uma dessas operaes variam apenas no que diz respeito ao volume de informaes a serem tratadas e, de certa forma, quanto ao grau de dependncia que a informtica pode representar para a operao comercial. Isso porque, mesmo para o pequeno negcio, a quebra de um equipamento, como uma impressora, pode significar que ele no ter condies de emitir as notas fiscais e, como conseqncia, faturar os pedidos dos clientes. Por isso, entenda o computador como qualquer outro ativo da sua empresa. Ele precisa ser corretamente dimensionado, possui um custo inicial, exige manuteno adequada e tem uma vida til que vai depender das condies de uso a que for submetido. E como qualquer outro ativo, o microcomputador se desvaloriza, e muito mais que a maior parte dos ativos que uma empresa pode ter. A execuo rotineira de algumas tarefas no computador determina que um ou outro componente tenha um desempenho maior. Por exemplo, para enviar e receber mensagens eletrnicas (e-mail) ou navegar na internet importante contar com modem de 56 kbps e pelo menos 128 MB de memria. Se o uso mais freqente for para a produo de textos ou a elaborao de planilhas de clculo, alm de uma boa quantidade de memria RAM, o computador vai precisar de um processador mais potente, com velocidades superiores a 1 GHz, alm de uma boa capacidade de armazenamento em disco rgido.

37

Solues

E os clones? Voc j deve ter ouvido falar deles. Clone o termo usado para designar computadores de segunda linha, feito por empresas de fundo de quintal, muitas vezes com componentes contrabandeados, sem o pagamento de impostos. Em primeiro lugar, se for este o caso, sua empresa est comprando uma mquina ilegal. Mas h outras razes que voc deve considerar para no adquirir um computador deste tipo de fornecedor. 1) Continuidade: muitos dos fornecedores que vendem equipamentos conhecidos no mercado como clones ou de segunda linha tm tempo curto de vida, em mdia, trs anos. Para o seu negcio, o resultado prtico que voc pode ficar sem suporte e com mquina sem garantia de continuidade. 2) Qualidade: mquinas de fornecedores reconhecidos no mercado tm qualidade superior a dos clones. O desempenho geral tambm melhor. 3) Expanso: se o argumento usado pelos clones que os computadores de marca, fabricados por empresas estabelecidas no mercado brasileiro, so fechados e no permitem a expanso, esto usando um argumento de mf para convenc-lo. Hoje, os principais fornecedores trabalham com estrutura aberta e componentes padro, garantindo que, ao comprar uma mquina, sua empresa possa expandi-la com partes e peas compradas de qualquer fornecedor. 4) Legalidade: alm de componentes com origem duvidosa, muitos destes equipamentos tambm vm com software pirata, um crime passvel de multa e priso.

38

Solues

Desktop ou notebook? Quem j no teve vontade de ter um notebook, aqueles pequenos computadores portteis que podem ser levados para todo lado? Ele cada vez mais uma ferramenta til para os profissionais que precisam se locomover. Lembre-se do que respondeu quanto necessidade de mobilidade. Se ela no necessria, no tenha dvida, escolha um desktop. Caso contrrio, o computador porttil a melhor opo. Desktop ou notebook, no importa, os computadores tm uma srie de componentes em comum e importante conhecer um pouco sobre cada um deles. Processador Tambm conhecido como chip, CPU, Unidade Central de Processamento ou crebro do computador, este componente o responsvel pelo controle e execuo de todas as tarefas que sero executadas pelo PC. Essas tarefas, tambm conhecidas como programa ou software. Mas com tantos modelos de processadores no mercado, como escolher a melhor alternativa? Basicamente, duas grandes empresas, a Intel e a AMD, disputam o mercado mundial de fabricao de processadores. Apesar de existirem diversos modelos de processadores, esquea o mito do clock, que medida em MHz (milhes de ciclo de mquina por segundo) ou GHz (bilhes de ciclos de mquina por segundo). Os que tm maiores velocidades no necessariamente tem conseguido melhores rendimentos. A recomendao bsica para a sua empresa simples: invista em um computador que seu oramento pode pagar. Voc nunca vai conseguir ter o processador mais avanado do mercado em razo da velocidade com que novos avanos so conseguidos.

39

Solues

Em aplicaes como automao de escritrio, voc tambm no precisa dos modelos mais avanados. Memria RAM A memria RAM (Read Access Memory) o espao reservado no computador para o armazenamento temporrio das informaes enquanto o equipamento executa uma tarefa. Isso quer dizer que quando a mquina desligada, todas as informaes que esto nesse dispositivo so perdidas. Teoricamente, quanto mais espao estiver disponvel, menor ser o tempo necessrio para que um trabalho seja feito Disco Rgido Tambm conhecido por hard disk, esse dispositivo responsvel pelo armazenamento definitivo de todas as informaes existentes no computador, sejam elas os programas ou os dados da empresa, de faturamento, contas a pagar, folha de pagamento, entre outras. De forma similar, quanto mais gigabytes (GB) o disco rgido tiver, maior a sua capacidade de guardar informaes. Drive de Disco Flexvel Entre os dispositivos de armazenamento e acesso de informaes o drive de disco flexvel, tambm chama do de drive de disquete, o mais antigo e cujo uso vem sendo substitudo pelo drive de CD-RW (CD regravvel). Ele permite a gravao e leitura de informaes do computador em discos com capacidade de 1,44 MB, hoje considerada muito baixa frente aos arquivos que no param de crescer, principalmente se alm de palavras e nmeros, contiverem informaes multimdia como imagens e som. Alm disso, os disquetes precisam ser armazenados com cuidado. Por serem flexveis, tendem a apresentar problemas de acesso com muita freqncia.

40

Solues

Drive de CD-ROM Substituto natural da unidade de disquete, esse dispositivo (Compact Disc - Read Only Memory) utiliza como mdia os discos CD. Alm de permitir acesso mais rpido, os CDs podem comportar at 700 MB de dados sendo por isso indicados para o armazenamento de informaes multimdia (dados, sons, imagens). O drive de CD-RW (CD regravvel) est disponvel com diferentes velocidades de acesso (os modelos de 48x j se tornaram padro de mercado) e, ao contrrio da unidade de disquete, s permite ler informaes gravadas. A soluo dessa limitao so os drives de CDR-ROM (Compact Disc Recordable - Read Only Memory) que fazendo dispositivo uma alternativa interessante (e barata) para o armazenamento de informaes, seja com o propsito de transporte ou como cpia de segurana (backup) dos dados existentes no computador. Alguns modelos tambm so capazes de reproduzir e gravar DVDs (Digital Vdeo Discs) no computador. Esta alternativa, entretanto, ainda muito cara. Monitor Diferentemente do computador propriamente dito, este equipamento no tem a capacidade de ter seu hardware atualizado. Em contrapartida, tem uma vida til muito maior e comum manter o monitor enquanto se faz a atualizao do desktop ou mesmo a troca por um computador novo, o que ajuda a preservar o investimento realizado. A escolha do monitor no foge regra. Para as atividades mais comuns realizadas nos escritrios, o modelo recomendado, em termos de desempenho e, principalmente, preo, o de tubo de raios catdicos, com 15 polegadas e resoluo mxima de 1.024 x 768 pixels, apesar de ocupar um grande espao na mesa de trabalho.

41

Solues

Os modelos de tela maior, entre 17 e 20 polegadas, teis para empresas que precisam de melhor definio nas imagens e campo visual mais amplo, esto se tornando uma opo interessante, motivada pela queda nos preos e produo nacional. J os monitores de cristal lquido (LCD),sonho de consumo de todo usurio de informtica no s pela beleza e pelo pouco espao que ocupam na rea de trabalho, ainda so caros e s devem ser escolhidos quando a aplicao exigir e o bolso permitir. Teclado e mouse Estes dois acessrios fazem parte de qualquer pacote bsico, no caso dos desktops, e so integrados ao equipamento, no dos notebooks. Sem eles, praticamente impossvel utilizar o computador. O que no impede a existncia de diversos modelos disponveis para compra em separado, com preos variveis, oferecendo condies de ergonomia que precisam ser consideradas quando o computador for utilizado com muita freqncia. Placas de Vdeo e de Som A maior parte dos computadores comercializados j trazem placas de vdeo e de som. A primeira melhora o desempenho do monitor, exigindo menos capacidade de processamento do chip. J as placas de som (embora no seja regra, os fornecedores tambm costumam incluir um par de pequenas caixas acsticas), permitem o uso do equipamento pra a reproduo de CDs de msica ou a utilizao de aplicaes que exigem recursos de udio. Modem ele que torna possvel ligar o microcomputador rede mundial por meio da linha telefnica, utilizando uma conexo do tipo dial-up. Existem diversos tipos de modems, internos (mais comum) ou externos, com velocidades variveis. Mas omodelo de 56 kbps j se tornou padro e tem

42

Solues

preo muito acessvel. Os desktops para pequenas empresas j no contam com este dispositivo. Ele vem sendo substitudo pelas placas de rede. Placa de Rede Outro componente que est se tornando indispensvel nos computadores, tanto no modelo de mesa quando nos portteis. Como seu nome diz, o dispositivo utilizado para conectar um equipamento ao outro, para a formao de uma rede, ou mesmo para poder utilizar os servios de internet rpida oferecidos pelas em presas de telefonia. Portas USB A maior parte dos perifricos (impressoras, scanners, cmeras de vdeo) lana dos recentemente adotam o padro de comunicao USB (Universal Serial Bus), que apresenta uma srie de vantagens sobre as portas seriais e paralelas tradicionais como velocidade de transmisso de dados e facilidade de instalao, que pode ser feita com o computador em funcionamento. No geral, os equipamentos saem de fbrica com pelos menos duas portas USB. Notebook Alguns fatores devem ser levados em conta se a melhor soluo de informtica indicar a computao mvel como alternativa. O primeiro e mais importante deles o fato de que os equipamentos terem restries quanto as atualizaes tecnolgicas, restrita expanso de memria RAM, troca eventual da unidade de disco rgido e uso de cartes PCMCIA adicionais. Os fabricantes explicam que as limitaes decorrem do fato de a maior parte dos componentes vir integrada de forma permanente placame do equipamento, dessa forma, podem construir modelos

43

Solues

menores, de baixo consumo de energia e com pouco peso. Como o investimento feito nesse produto mais alto, deve-se assegurar que sua vida til seja a maior possvel, para preservar os recursos aplicados. Por isso, a escolha do equipamento deve ser criteriosa e a questo da perspectiva de evoluo para o negcio muito bem equacionada. Inicialmente, pode-se concluir que o modelo mais indicado esteja superdimensionado, o que ir aumentar o preo do equipamento. Entretanto, melhor gastar mais e adquirir um produto que possa ser usado por vrios anos do que ver um investimento vultoso se tornar um problema em pouco tempo. Alm disso, a maior parte dos fabricantes oferece formas diferenciadas de pagamento para facilitar a aquisio de notebooks, incluindo financiamento direto e algumas opes de leasing. Outro fator de destaque a questo do manuseio do equipamento. projetados para serem transportados, os computadores portteis so resistentes, podendo, como os telefones celulares, resistir a pequenos impactos e quedas. Mas isso no quer dizer que sejam inquebrveis e muitos acidentes podem e acontecem com freqncia. Os fabricantes afirmam que os problemas mais comuns so causados por danos no monitor de cristal lquido (que pode ser substitudo, porm a um custo elevado), queda de lquidos (como caf, gua ou ch) no teclado, que podem penetrar nos circuitos internos e acarretar danos permanentes, e diminuio no desempenho e vida til do produto em funo das situaes climticas e de terreno a que for submetido. Muitos usurios guardam o notebook no porta-malas do carro, onde estar sujeito a solavancos e variaes extremas de calor e umidade o que diminui significativamente a durabilidade dos componentes eletrnicos. Uma recomendao simples, mas eficaz, guardar o

44

Solues

equipamento sempre dentro de uma bolsa apropriada, com alguns sacos de dessecante (slica gel) substitudos regularmente para evitar acumulo de umidade nos circuitos, e cuidado dirio no manuseio do produto. Como o notebook , muitas vezes, a nica ferramenta de trabalho que muitos profissionais possuem, precisam se assegurar que o mesmo esteja protegido e as informaes garantidas. Assim, propiciar extenso da garantia do fabricante e contratar um servio de manuteno eficiente pode representar um custo marginal pequeno se comparados os valores cobrados pelas assistncias tcnicas na necessidade de uma eventual substituio de um componente que quebre. A execuo freqente de rotinas de backup tambm fundamental para evitar a perda de informaes e um seguro merece uma anlise cuidadosa, dado o alto custo do equipamento e o elevado ndice de perda e roubo de notebooks. Os notebooks so indicados para profissionais liberais cuja mobilidade a caracterstica fundamental, substituindo, em alguns casos, o desktop, pois o equipamento pode ser usado tambm no escritrio. Servidores cada vez mais comum encontrar pequenas empresas que j tm ou planejam instalar um certo nmero de computadores. Alguns dispositivos como impressoras, fax e scanners podem ser compartilhados com uma significativa economia de recursos. Para isso, preciso que eles estejam em rede, o que pode ser feito conectando-os entre si algumas verses do Windows, como o XP, permitem que se faa isso com relativa facilidade. Outras vezes, para melhorar a produtividade ou para permitir que algumas aplicaes possam ser compartilhadas, o servidor a soluo mais indicada.

45

Solues

Mas o que e para que serve? Basicamente, os servidores so um tipo especfico de computador construdo com algumas caractersticas que os tornam adequados para a realizao de funes diferenciadas. Eles tm alta capacidade de expanso de memria RAM, permitem a conexo de mais de uma unidade de disco rgido, facilitando o compartilhamento de aplicaes e dados com vrios usurios e foram feitos para ficar permanentemente em funcionamento. Essa caracterstica, inclusive, faz com que alguns modelos possam sofrer manuteno sem que necessariamente precisem ser desligados. Se alguma pea quebrar, por exemplo, ela pode ser trocada com a mquina funcionando, dependendo do modelo. O preo dos servidores evolui na mesma proporo dos recursos que oferece, o que no significa que a aquisio de um servidor esteja restrita ao desembolso de grandes somas. H modelos que chegam a custar at menos do que um desktop e podem conectar com eficincia 20 ou mais usurios. Assim, o planejamento adequado do que se deseja do servidor ir auxiliar na escolha do modelo mais apropriado e, para isso, muitos fabricantes contam com equipes de vendas capacitadas para ajudar nesse processo. Ateno. Servidor um equipamento que, no jargo dos profissionais de informtica, so considerados de misso crtica, ou seja, projetados para no parar. As mquinas com preos mais baixos, no contam com re d u n d n c i a d e componentes. Se um deles quebrar, sua empresa no conseguir acessar dados e aplicativos que estejam residentes naquele equipamento. Portanto, se o seu negcio daqueles a cada hora parada est perdendo muito dinheiro, vale a pena investir em um servidor mais caro para evitar

46

Solues

este risco. Da mesma forma que o notebook, dada a importncia que o servidor representa para a operao de uma empresa, recomenda-se a contratao de extenses de garantia de fbrica e servios de manuteno que, alm de custarem menos que a contratao de servios avulsos em caso de falha do equipamento, podem garantir a soluo rpida do problema, minimizando o impacto nas rotinas da empresa. Para escolher o servidor certo para sua empresa, analise os trs itens abaixo. Eles vo ajud-lo a fazer o correto dimensionamento: 1) Segurana: calcule o prejuzo por hora parada de um servidor. Se o seu negcio no pra se a mquina parar, voc pode ter uma mquina mais simples, dependendo da quantidade de usurios que vai acess-la. Se no, pense em adquirir um equipamento com redundncia e construdo para funcionar 24 horas por dia durante os sete dias da semana. 2) Escalabilidade: um termo usado pela indstria de tecnologia para designar a capacidade de o equipamento crescer facilmente, melhorando a sua configurao, acrescentando, por exemplo, mais armazenamento (discos rgidos)e memria. Pense, ento, na projeo de crescimento do seu negcio. Se sua empresa tem planos de expanso, no vale a pena adquirir uma mquina limitada. 3) Performance: o desempenho da mquina. Se voc quer rapidez e agilidade, opte por configuraes mais avanadas. Impressoras Escolher o tipo de impressora mais adequado pode, a princpio, parecer uma tarefa fcil. Afinal, basta ir a qualquer loja de informtica ou mesmo um hipermercado para encontrar uma grande variedade de modelos a preos bem interessantes. O que no quer dizer que o modelo escolhido

47

Solues

seja exatamente aquele que melhor ir atender s suas necessidades. Essa uma rea em que voc pode descobrir que a mxima o barato pode sair caro se aplica perfeitamente. So vendidas cerca de 1,3 milho de impressoras jato de tinta no Brasil por ano, contra apenas 90 mil impressoras laser. A anlise, em funo do volume comercializado, pode indicar que os modelos jato de tinta so melhores que os laser. Ledo engano. Para os fabricantes, esse desequilbrio se explica por duas razes e ambas relacionadas ao fator financeiro. No primeiro caso, as impressoras jato de tinta so mais baratas e, por isso, tendem a atrair o consumidor e as pequenas empresas. O seguinte componente preo do consumvel, seja ele o cartucho de impresso ou o toner. Comparativamente, o primeiro leva vantagem sobre o segundo e pode contribuir para a escolha da tecnologia de impresso. A concluso disso que muitas empresas podem estar comprando errado. Antes de chegar a uma deciso sobre que tipo de impressora a ideal para seu empreendimento, preciso conhecer quais so elas, como funcionam e para que se destinam as trs principais tecnologias de impresso disponveis no mercado atualmente. Duas delas jato de tinta e laser so as mais comuns. A tecnologia de impacto, com aplicaes muito especficas, est sendo substituda, pouco a pouco, por uma das outras duas. Impressoras Jato de Tinta (inkjet) Este tipo de perifrico , sem sombra de dvida, a tecnologia de impresso mais disseminada no Brasil atualmente. O que no quer dizer que seja a melhor de todas. Nem a pior. Resumidamente, pode-se dizer que uma inkjet se divide em duas partes. A impressora, propriamente dita, que composta por componentes plsticos, mecnicos e eletroeletrnicos que desempenham funes como a comunicao com o computador e

48

Solues

alimentao e transporte do papel. Estas so as partes permanentes do equipamento, ou seja, que no so consumidas no processo de impresso e que, pela produo em escala, garantem que as impressoras jato de tinta tenham um preo muito acessvel. O segundo item das inkjets o cartucho de tinta, que tem duas funes. A primeira delas servir como depsito para a tinta. A segunda a de trabalhar como cabea de impresso. Os cartuchos possuem um componente eletrnico sofisticado e que, por essa razo, fazem com que o preo seja elevado. Dependendo do modelo da impressora e do tipo de cartucho, o preo do consumvel pode representar entre 30% e 40% do valor da impressora. O cartucho possui uma srie de microfuros por onde a tinta sai e atinge o papel. A quantidade de furos por polegadas (dpi) que determina a qualidade de impresso. Por exemplo, uma impressora de 600 x 600 dpi apresenta uma resoluo de 600 pontos por polegada. Ainda possvel encontrar alguns poucos modelos de impressoras jato de tinta monocromtica que s imprimem em preto e por isso possuem apenas um cartucho. Entretanto, os modelos coloridos j se tornaram padro de mercado e possuem, na maior parte das vezes dois cartucho: o de tinta preta e o colorido. A impresso em cores feita a partir da combinao das trs cores bsicas: ciano, magenta e amarelo. As inkjets coloridas que s usam um cartucho podem imprimir o preto de duas formas: por meio da substituio, no momento da impresso pelo cartucho preto ou pela composio da cor preta a partir de uma combinao das cores bsicas.

49

Solues

Impressoras Laser O processo de impresso utilizado nas impressoras laser muito similar tecnologia empregada na reproduo xerogrfica. Na impresso laser em preto, esse processo realizado com o papel atravessando a impressora apenas uma vez. J a impresso laser em cores, normalmente, ocorre com o papel atravessando a impressora trs vezes, para a deposio das cores ciano, magenta e amarelo que formaram a imagem definitiva. Alguns modelos mais sofisticados de impresso laser em cor j conseguem fazer a transferncia das trs cores em uma nica passada, o que torna o processo muito mais rpido. Jato de Tinta ou Laser? Como escolher ? Voltando questo inicial sobre que modelos escolher, vamos analisar: se as impressoras jato de tinta so mais baratas (existem modelos que custam a partir de R$ 200,00) porque gastar mais dinheiro para comprar uma impressora laser? Depende das respostas que voc der a estas perguntas: Que volume de impresso mensal sua empresa ter? O que sua empresa ir imprimir? A cor fundamental nos documentos impressos? Que velocidade sua empresa necessita? A impressora ser compartilhada por vrios usurios? Quais so as linguagens de impresso necessrias? Qual o formato da mdia (carta, A3, A4, etc.)? Quais os requisitos referentes a conectividade (Porta paralela, USB, rede,etc.)?

50

Solues

Pode parecer estranho que a primeira coisa que se precisa saber o volume de impresso. Ele importante para determinar o custo por pgina impressa para cada uma das tecnologias. Os fabricantes recomendam que para volumes de impresso mdios entre 1.500 pginas e 2.000 pginas por ms, torna-se mais econmico utilizar a impresso laser. A razo que o custo por pgina impressa para este volume, neste tipo de impressora, mais barato do que se voc utilizar um equipamento com tecnologia jato de tinta. Pode ser que o volume de dinheiro a ser gasto inicialmente com uma impressora laser seja maior. Mas, em pouco tempo, o custo do consumvel compensar. Assim, pagar barato por uma mpressora jato de tinta e gastar muitos cartuchos (so caros e tm rentabilidade baixa cerca de 400 pginas por cartucho) pode no valer a pena. O toner, por exemplo, custa entre duas a trs vezes o preo de um cartucho de tinta. Porm, dependendo do uso, pode permitir a impresso de at 5 mil pginas, 12,5 vezes superior ao cartucho. Para tomar sua deciso, tenha em mente que o importante saber o custo de impresso por pgina. Avalie tambm a capacidade mxima de pginas que a impressora pode imprimir por ms. Para orient-lo siga esta regra:
Grande volume de impresso mensal em preto: Impressora Laser Monocromtica Grande volume de impresso mensal em cor: Impressora Laser Colorida Mdio volume impresso em preto e colorido: Impressora Jato de Tinta Baixo volume mensal de impresso: Impressora Jato de Tinta

51

Solues

Impressora Colorida ou Monocromtica? Voc lembra do tempo da televiso preto e branco? Em pleno sculo XXI, ela , literalmente, uma imagem cada vez mais distante. No universo das impressoras, no entanto, documentos em PB (sigla de preto e branco) ainda resistem, mas a tendncia que as impresses fiquem mais coloridas. Primeiro, por que as impressoras jato de tinta, em sua grande maioria, s imprimem em quatro cores. Portanto, para impresses de baixa demanda ou que exigem cor, elas so uma opo atraente. Mas sua empresa no precisa s imprimir em quatro cores. H uma regra, simples, que pode ajudar a fazer a escolha certa na hora de imprimir um documento: 1) Produtividade: se o que sua empresa busca rapidez de impresso, opte por uma impressora monocromtica. Elas so mais rapidez e tero um custo por pgina de impresso menor do que uma colorida. 2) Efetividade: documentos importantes, que sero entregues a clientes ou faro parte de uma apresentao, causam uma boa impresso quando impressos em uma impressora colorida. Se o que sua empresa busca a efetividade, no tenha dvida, opte por um equipamento com cores. Se laser ou jato de tinta, lembre-se de fazer a conta do custo por pgina. S assim, voc escolher o melhor modelo para sua companhia. Multifuncional Muitas vezes as necessidades de um pequeno escritrio apontam para mais de um perifrico, como uma impressora e um scanner ou uma impressora e um aparelho de fax ou mesmo uma impressora e, eventualmente, servio de copiadora.

52

Solues

Nada impede que a empresa adquira todos os equipamentos de que necessita separadamente e quando a necessidade surgir. Uma conta muito rpida pode mostrar que a empresa s tem a ganhar se escolher comprar uma multifuncional que oferece a qualidade de uma impressora jato de tinta ou laser, os benefcios do scanner, as facilidades de uma copiadora e, dependendo do modelo, um equipamento de fax includo. O melhor de tudo que os equipamentos multifuncionais tm preo menor do que se a empresa fosse adquirir todos esses produtos separadamente. Os multifuncionais so extremamente fceis de usar, sendo que muitos permitem acessar a maior parte das funes por meio de teclas no painel de controle enquanto outros podem ser totalmente controlados a partir do computador, por meio de software cujo uso intuitivo. O conselho bsico, para a aquisio deste tipo de equipamento simples. Se sua empresa for fazer alguma coisa a mais alm de imprimir, vale a pena adquirir um multifuncional.

53

Kits de Solues em

Hardware

OFERTA N 01 - PC D325 com Windows XP Pro


Processador Memria Ram Disco Rgido Unidade Cache Software Sistema Operacional

AMD Athlon XP 2000+ 1 x 128MB DDR SDRAM expansvel a 2GB 40.0 GB Ultra DMA de 5400 rpm CD-ROM de 48X 256 KB Norton AntiVrus 2003 Windows XP Professional
Preo Varejo: R$ 1.949,01

Preo Fecomrcio:

R$ 1.849,00

hp business desktop D325 microtorre

Monitor S5500 CRT

Oferta nmero 01

+ Monitor de 15 polegadas
Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 2.436,00

R$ 2.314,20

54

Solues

OFERTA N 02 - Oferta nmero 1


Processador Memria Ram Disco Rgido Unidade Cache Software Sistema Operacional Modem

+ Modem

AMD Athlon XP 2000+ 1 x 128MB DDR SDRAM expansvel a 2GB 40.0 GB Ultra DMA de 5400 rpm CD-ROM de 48X 256 KB Norton AntiVrus 2003 Windows XP Home 56 K
Preo Varejo: R$ 2.596,00

Preo Fecomrcio:

R$ 2.466,20

hp business desktop D325 microtorre

Monitor S5500 CRT

Oferta nmero 02

+ Monitor de 15 polegadas
Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 3.083,00

R$ 2.928,85

55

Solues

OFERTA N 03 - PC D325 com Linux


Processador Memria Ram Disco Rgido Unidade Cache Sistema Operacional

AMD Athlon XP 2000+ 1 x 128MB DDR SDRAM expansvel a 2GB 40.0 GB Ultra DMA de 5400 rpm CD-ROM de 48X 256 KB S.O. Mandrake Linux 9.1
Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 1.689,00

R$ 1.604,55

hp business desktop D325 microtorre

Monitor S5500 CRT

Oferta nmero 03

+ Monitor de 15 polegadas
Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 2.176,00

R$ 2.067,20

56

Solues

OFERTA N 04 - Monitor S5500 CRT

04 modos programveis pelo usurio 1 ano de garantia on-site - produo local Antiofuscante/Antiesttica Atende s normas Energy Star Compatibilidade: Plug-and-Play

Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 487,00

R$ 462,65

OFERTA N 05 - Impressora Business Inkjet 1100d

Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 822,75

R$ 781,61

57

Solues

OFERTA N 06 - Notebook Hp compaq nx9005


Processador Memria Ram Disco Rgido Tela Unidade Teclado Sistema Operacional

Athlon XP 2200+ Preo Varejo: R$ 4.499,00 256MB Ultra DMA de 30GB Tela matriz ativa TFT XGA de 14,1 CD-ROM Disquete 3,5 polegadas e 1.44MB Teclado Compaq padro Brasil, com mouse touchpad Windows XP Professional

Preo Fecomrcio:

R$ 4.274,05

OFERTA N 07 - Notebook Hp compaq nx9005


Processador Memria Ram Disco Rgido Tela Unidade Teclado Sistema Operacional

Athlon XP 2400+ 512 MB Ultra DMA de 40GB Tela matriz ativa TFT XGA de 14,1 DVD/CDRW Disquete 3,5 polegadas e 1.44MB Teclado Compaq padro Brasil, com mouse touchpad Windows XP Professional
Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 5.499,00

R$ 5.224,05

58

Solues

OFERTA N 08 - Servidor ATA

hp server TC 2120
Processador Memria Ram Disco Rgido Placa Grfica Unidade Cache Memria de Vdeo Placa de Rede Controladora de Disco Bus Do Sistema Garantia

Processador Intel Pentium 4 de 2.53 Ghz 256 MB de mem SDRAM DDR 2.8ghz ECC, expansvel a 4 GB 36.4-GB Ultra320 SCSI 10.000 rpm NVIDIA GeForce4 integrada (64MB) CD-ROM de 48X 512KB de cache nvel 2 ECC integrada 8 MB Compaq NC7760 PCI Single Channel Wide Ultra3 ATA 533 MHz Front Side Bus Limitada HP de 1 ano on-site

Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 2.699,00

R$ 2.564,05

Oferta nmero 08

+ Monitor de 15 polegadas

Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 3.186,00

R$ 3.026,70

59

Solues

OFERTA N 09 - Servidor SCSI

hp proliant ml330
Processador Memria Ram Disco Rgido Unidade Cache Memria de Vdeo Placa de Rede Controladora de Disco Bus Do Sistema Garantia

Processador Xeon 2.8ghz 256 MB de mem SDRAM DDR 36-GB CD-ROM de 48X 512KB de cache nvel 2 ECC integrada 8 MB Compaq NC7760 PCI Controladora Integrada Dual Channel Ultra ATA/100 533 MHz Front Side Bus Limitada HP de 1 ano on-site

Preo Varejo: R$ 4.999,00

Preo Fecomrcio:

R$ 4.749,05

Oferta nmero 09

+ Monitor de 15 polegadas

Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 5.486,00

R$ 5.211,70

60

Solues

OFERTA N 10 - Impressora

Officejet 4110

Preo Varejo: R$ 999,00

Preo Fecomrcio:

R$ 949,05
OFERTA N 11 - Impressora

Laserjet 1300

Preo Fecomrcio: Preo Varejo: R$ 1.999,00

R$ 1.899,05

61

Planos de

Financiamento

O Banco do Brasil, atuando como agente financeiro, excepcionalmente, est oferecendo apoio credticio em condies especiais na realizao de operaes no mbito do PROGER Urbano Empresarial no Programa de Automao Comercial (PAC) para Solues Automatizadas, integrando equipamentos e softwares de Gesto Empresarial (*):
Linha de Crdito: PROGER URBANO EMPRESARIAL Teto: R$ 25 mil Pblico-Alvo: Empresas com Faturamento Bruto Anual at R$ 5 milhes Taxa de juros: TJLP + 5,33 % a.a. Garantias: Fundo de Aval(FUNPROGER) + Bem financiado
(*) Operao sujeita a aprovao de crdito.
Condies Normais Prazo da Operao Projeto Simplificado Clculo da Capacidade de Pgto. % Financiado 24 meses Obrigatrio Obrigatrio 80% Diferencial do PAC 36 meses Dispensado Dispensado 90% Vantagem Maior Prazo Agilidade Agilidade Maior Valor de Finan.

Roteiro para Obteno do Crdito:

Capital:
Empresa em Atividade No Cliente Sala do Empreendedor Banco do Brasil Rua Floriano Peixoto S/Nr. 3 Andar Praa Waldemar Falo Centro Fortaleza

Empresa em Atividade Cliente BB

Agncias do Banco do Brasil

62

Investimento

Regio Metropolitana e Interior:


Empresa em Atividade No Cliente

Agncias do Banco do Brasil


Empresa em Atividade Cliente BB

Documentos que devero ser apresentados ao Banco do Brasil 1 - Proposta de Financiamento 2 - Oramento dos Bens Financiados 3 - Documentos para abertura de conta e/ou confeco/atualizao de cadastro: 3.1 - Sociedades Empresariais/Comerciais Contrato Social e seus aditivos, registrados na Junta Comercial; Ficha de Inscrio Estadual, emitida pela SEFAZ; Cpias de documentos dos scios/dirigentes e seus respectivos cnjuges (CPF, identidade, comprovante de endereo, comprovante de renda e certido de casamento); Certides de propriedade de bens mveis e imveis atualizadas(empresa e scios/dirigentes). 3.2 - Empresrio/Firma Individual Declarao de Firma/Empresrio Individual e suas alteraes, registradas na Junta Comercial; Ficha de Inscrio Estadual, emitida pela SEFAZ; Cpias de documentos do proprietrio e cnjuge (CPF, identidade, comprovante de endereo, comprovante de renda e certido de casamento); Certides de propriedade de bens mveis e imveis atualizadas (empresa e proprietrio).

63

Guia de

Fornecedores
Av. Dom Luis , n 880 - 4 andar / sala 407 Edificio Top Center - Aldeota / Fone - Fax: (85) 261 7501

Software
Alltec Sistemas de Controle

ALLTEC
sistemas de controle

Fone/Fax: (85) 261-4111 tavares@alltec.com.br www.alltec.com.br

- Relgio de Ponto Eletrnico - Software de Tratamento de Ponto - Relgio de Ronda Eletrnica - Software para Circuito Fechado de TV Digital - Sistemas de Automao Predial

CASA MAGALHES
AUTOMAO COMERCIAL

CASA MAGALHES Automao Comercial Fone: (85) 433-3799 Fax: (85) 433-3795 cardoso@casamagalhaes.com.br www.casamagalhaes.com.br

- Sistemas para automao Com. - Impressoras Fiscais - Impressoras no fiscais - Leitores de cdigo de barras - Coletores de dados...

FLUXUS Automao de Sistemas Ltda Fone/fax: (85) 254-4898 Comercial@fluxus.com.br www.fluxus.com.br

- Folha de pagamento, - Ponto eletrnico - Recrutamento e Seleo - Medicina e Segurana laboral - Gesto de Treinamentos - Cargos e Salrios - Beneficios

64

Parceiros

FORTES INFORMTICA Fone/fax: (85) 4005-1111 Informatica@grupofortes.com.br www.fortesinformatica.com.br

- Contabilidade - Folha de Pagamento - Escriturao Fiscal / SISIF - Controle Patrimonial - Financeiro - Controle de Estoque - Controle de Cargas e Frota.

GESTO INTEGRADA Fone: (85) 268-2000 Fax: (86268- 1003 noelia@gestaointegrada.com.br www.gestaointegrada.com.br

- Folha dePagamento - Solues Empresariais - PontoEletrnico - Recursos Humanos - Contabilidade - Controle Patrimonial - Escriturao Fiscal / Sisif - Financeiro - Compras - Vendas - Contabilidade - Frente de Loja e Retaguarda - Contas a Pagar - Contas a Receber - Estoque - Depsito - Financeiro, Contbil, Fiscal - Loja, Call Center, Fora de Venda, - Ass.Tcnica, Armazn, - Distribuio, Transporte - Compra, Estoque, Custo, - Faturamento - RH, Folha, Ponto

INTEQ SYSTEMS Fone/fax: (85):265-2084 caito@inteq.com.br www.inteq.com.br

MICROSIGA Fone/fax: (85) 261-6916 lcolares@microsiga.com.br www.microsiga.com.br

65

Parceiros

PROSOFT Nordeste Fone: (85) 452-2923 Fax: (85) 452-2924 prosoft@grupomarpe.com.br Www.prosoft.com.br

- Contabilidade - Folha de Pagamento - Escriturao Fiscal-SISIF - Contas a Pagar - Contas a Receber - Estoque - Vendas - Fluxo de Caixa - Automao Comercial - Mdulo TEF - Controle de Estoque - Compras - Financeiro - Contabilidade - Folha de Pagamento

SECREL Consultoria e Sistemas Ltda Fone: (85) 466-7011 Fax:(85) 466- 7014 comercial@gruposecrel.com.br www.gruposecrel.com.br

VIA LGICA Sistemas e Servios Ltda Fone: (85) 452-2000 Fax: (85) 452-2003-08-11
comercial@vialogicasistemas.com.br

www.vialogicasistemas.com.br

- TEF / PDV - Controle de Estoque - Controle de Vendas - Controle Financeiro - Controle de Convnios - Controle de Entregadores - Pedidos Eletrnicos - Gesto Multi-lojas - Instalao, Inicializao, suporte - Manuteno Corr./Preventiva - Instalao/Atualizao Software - Backup - Impresso - NetWork

WINNET TECNOLOGIA Fone/Fax: (85) 461-1632 winnet@winnet-tec.com.br www.winnet-tec.com.br

66

Parceiros

Produtos e Servios

CASA MAGALHES
AUTOMAO COMERCIAL

CASA MAGALHES Comrcio e Representaes Ltda Fone: (85) 433-3799 Fax: (85) 433-3795 cardoso@casamagalhaes.com.br www.casamagalhaes.com.br

- Sistemas para automao Com. - Impressoras Fiscais - Impressoras no fiscais - Leitores de cdigo de barras - Coletores de dados...

EVOLUO INFORMTICA Fone/fax: (85) 261-5599 evolucao@evolucao.com.br www.evolucao.com.br

- Educao / formaes Cisco e Microsoft - Treinamento Tcnino / Software - Certificao Profissional - Solues e Servios em TI&T / Terceirizao - Gesto de Talentos / Oportunidades

NCLEO INFORMTICA Fone/fax: (85) 455-2700 ftima@nucleoinfo.com.br www.nucleoinfo.com.br

- Assist. Tcnica Completa - Cabeamento Estruturado - Servios de inventrio e legalizao de Software. - Centro Autorizado de Servios HP. - Redes sem Fio (wireless). - Equipamentos Ativos - Solues de segurana e Antivrus. - Redes Convergentes (VOIP).

67

Parceiros

RADIOCEL Fone: (85) 251-1777 Fax: (85) 251-1566 Radiocel@radiocel.com.br www.radiocel.com.br

Radiocel

- Equip. p/ Rdio Comunicao - Segurana Eletrnica - Circuito fechado de TV Digital - Centrais de Alarme para Monitoramento - Cerca Eltrica

SECREL Consultoria e Sistemas Ltda Fone: (85) 466-7011 Fax:(85) 466- 7014 comercial@gruposecrel.com.br www.gruposecrel.com.br

- Acesso a Internet - Consultoria Organizacional e Tecnologia da Informao

68

Potrebbero piacerti anche