Sei sulla pagina 1di 7

Identificar os materiais expelidos pelos vulces e relacion-los com a sua origem e caractersticas do magma.

O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e outros materiais ascendem superfcie, provenientes do interior da Terra. O vulcanismo pode ser de dois tipos:

Central
O magma atravessa roc as encaixantes para c egar superfcie. O aparel o vulc!nico por onde o magma ascende c ama-se vulc"o. Os vulces s"o a#erturas na crusta terrestre por onde se d o derrame de lava, cin$as, gases e outros materiais, vindos do interior do planeta. %"o constitudos pela c!mara magmtica, cone vulc!nico, cratera e c amin&. 'or ve$es, pode existir tam#&m um cone adventcio ou secundrio.

Fissural 1

( lava & expulsa n"o atrav&s de uma c amin& cilndrica, mas sim atrav&s de fendas alongadas, que por ve$es, atingem vrios quil)metros de comprimento. Os mais extensos sistemas de erup*es fissurais verificam-se nos fundos oce!nicos, ao nvel das dorsais.

(s diferentes composi*es qumicas do magma, #em como, a quantidade de gases aprisionados e a temperatura do magma, fa$em com que este se torne mais ou menos viscoso, indo esse grau de viscosidade influenciar o tipo de actividade vulc!nica. +onsiderando a composi*"o qumica do magma, existem tr,s classifica*es diferentes, consoante a quantidade de slica que conten a. (ssim, uma lava com menos de -./ de slica & uma lava c amada #sica. %e tiver entre -./ e 0-/ de slica, torna-se uma lava interm&dia e se tiver mais de 0-/ de slica, di$-se que & uma lava cida.

Actividade efusiva
1st associada a lavas #sicas. 1stas est"o a temperaturas muito elevadas 233..4+ a 35..4+6 que originam lavas pouco viscosas e muito fluidas. ( li#erta*"o de gases & fcil e a erup*"o & menos tempestuosa, com derramamento a#undante de lava. ( lava desli$a rapidamente, formando rios de lava. 7"o emiss"o de piroclastos. Os vulces que t,m actividade efusiva apresentam cones #aixos.

Actividade explosiva
1st associada a lavas cidas. 1stas est"o a temperaturas menos elevadas 28..4+ a 3...4+6 que originam lavas muito viscosas e pouco fluidas. Os gases ficam a elevadas presses, t,m dificuldade em circular e saem de forma explosiva. ( lava que & pro9ectada forma os piroclastos que s"o expelidos durante a erup*"o. +onsoante as suas dimenses, classificam-se em cin$as 2menos de 5mm de di!metro6, lapilli ou #agacina 25mm a 0:mm de di!metro6 e #om#as 2mais de 0:mm de di!metro6. 1xistem ainda os piroclastos de fluxo, dos quais se destacam as nuvens ardentes, formadas predominantemente por cin$as envolvidas em gases a temperaturas muito elevadas que destroem tudo pela frente. O cone vulc!nico & alto e quase n"o existem escoadas de lava, ou escoadas muito curtas.

Actividade mista
1rup*es que assumem aspectos interm&dios entre os dois tipos de actividade descritos, o#servando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas. 7o entanto, nunca acontecem em simult!neo. (s exploses ocorrem devido entrada de gua na c amin& ou na c!mara magmtica, que, devido ao aumento de temperatura, origina vapor de gua. (ssim, d-se um aumento de press"o, tornando a erup*"o, periodicamente, efusiva.

;iversos materiais de origem vulc!nica <upa de m"o

1. O#servar atentamente as amostras 2de ( a =6 que foram distri#udas utili$ando, sempre que necessrio a lupa de m"o. 2. (notar aspectos e dados relevantes. 3. >esolver a fic a de tra#al o.

Amostras A

Identificao
<ava encordoada

Dimenses
---

Aspectos relevantes
- 'resen*a de cristais - =orma encordoada - ?uase inexist,ncia de poros - 1scassos cristais - 'resen*a de poros (us,ncia de cristais 'oucos poros 'esada =orma fusiforme

<ava escoricea

---

@om#a

35,-cm

'edra-pomes

-,-cm

- <eve - 'oucos poros - (us,ncia de cristais - (#und!ncia de poros - (us,ncia de cristais - 'resen*a de cristais - (lguns poros

<apilli ou #agacina <ava consolidada

-cm 3-cm

Amostra A ! "ava encordoada


( amostra & resultante de lavas #sicas e pouco viscosas, responsveis por erup*es efusivas. >esulta do arrefecimento e consolida*"o da lava. ;urante a erup*"o, os gases li#ertaram-se imediatamente assim que atingiram a superfcie e por isso a lava apresenta um aspecto contorcido com do#ras e pregas, lem#rando cordas. ( lava encordoada & mais fluida do que a lava escoricea.

Amostra B ! "ava escori#cea


( amostra & resultante de lavas #sicas e pouco viscosas, responsveis por erup*es efusivas. >esulta do arrefecimento e consolida*"o da lava. Os gases n"o se li#ertam assim que atingem a superfcie, li#ertam-se posteriormente. ( superfcie externa da lava rompe-se durante o arrefecimento, tornando-se irregular. Os gases como n"o est"o su#metidos a grandes presses li#ertam-se facilmente, formando assim os poros visveis na amostra.

Amostra C ! Bom$a
( amostra & resultante de lavas #sicas e um pouco viscosas, 9 que o vulcanismo dos (*ores est associado a uma dorsal. A proveniente de uma erup*"o mista. A o maior dos piroclastos de queda. =orma-se quando o vulc"o pro9ecta fragmentos viscosos de lava, que arrefecem e solidificam antes do contacto com o solo.

Amostra D ! %edra&pomes
( amostra & resultante de lavas #sicas e um pouco viscosas, 9 que o vulcanismo dos (*ores est associado a uma dorsal. A proveniente de uma erup*"o mista. A uma espuma mais superficial formada por restos de gases e de lava que & pro9ectada pelo vulc"o, da a sua densidade caracteristicamente #aixa. A um piroclasto de queda, que em geral apresenta as mesmas dimenses da #om#a, mas que talve$ devido eros"o apresenta dimenses menores, mais semel antes aos lapillis.

Amostra

! "apilli

( amostra & resultante de lavas #sicas e um pouco viscosas, 9 que o vulcanismo dos (*ores est associado a uma dorsal. A proveniente de uma erup*"o mista. A um piroclasto de queda de pequenas dimenses 2mas n"o & o de menor dimens"o B cin$as6. =orma-se quando o vulc"o pro9ecta fragmentos viscosos de lava, que arrefecem e solidificam antes do contacto com o solo.

Amostra F ! "ava consolidada


=orma-se quando a lava arrefece e solidifica 9 superfcie. 1ste arrefecimento, em regra, n"o inclui a forma*"o de cristais, mas na amostra estes s"o visveis. O aparecimento destes cristais na amostra explica-se pelo facto de os minerais n"o cristali$arem mesma temperatura 2diferentes pontos de +urie6. (lguns dos minerais cristali$aram a temperaturas muito elevadas, ainda em profundidade enquanto que outros cristali$am #ruscamente superfcie, n"o apresentando cristais. Os cristais que se v,em na amostra de lava consolidada cristali$aram em profundidade e por isso ainda s"o visveis. 1stes cristais denominam-se por olivina.

+onsoante a composi*"o, a temperatura e a quantidade de gases existentes no magma, podemos caracteri$ar uma erup*"o em efusiva, explosiva ou mista. Cm magma cido 2mais de D./ de slica6 & muito viscoso e pouco fluido, est a temperaturas menos elevadas que os magmas #sicos e & mais rico em gases, que devido ao aumento de press"o geram erup*es explosivas. Cm magma #sico 2:. a -./ de slica6 & pouco viscoso e muito fluido, est a temperaturas muito elevadas e & menos rico em gases, que se li#ertam facilmente e por isso originam erup*es efusivas, onde ocorrem as correntes de lava. 7o entanto, as amostras de roc a #asltica foram recol idas nos (*ores, um local caracterstico por se encontrar numa dorsal. ( origem da roc a influencia tam#&m o tipo de magma que a originou. O #asalto & resultante de lavas #sicas e um pouco viscosas e assim as amostras da #om#a, pedra-pomes e lapiili n"o correspondem a erup*es explosivas, onde, em regra, existe a pro9ec*"o de piroclastos. +orrespondem sim, a uma erup*"o mista. E as amostras de lava encordoada e de lava escoricea correspondem, efectivamente, solidifica*"o de lavas efusivas e pouco viscosas. >esumidamente, durante uma erup*"o explosiva s"o pro9ectados fragmentos viscosos de lava, que arrefecem e solidificam antes do contacto com o solo, os piroclastos de queda. %"o classificados consoante as suas dimenses. Os maiores s"o as #om#as, seguidas pelos lapilli ou #agacina e os mais pequenos s"o as cin$as. (s cin$as em con9unto com os gases a temperaturas muito elevadas formam as nuvens ardentes, um tipo de piroclasto de fluxo. ;urante uma erup*"o efusiva, s"o li#ertadas grandes quantidades de lava. 1stas desli$am rapidamente formando rios de lava. ( classifica*"o da lava & feita consoante o aspecto que apresentam ap)s a consolida*"o. ( presen*a de poros nalgumas amostras & tam#&m uma caracterstica de uma erup*"o efusiva, 9 que os gases se li#ertaram facilmente.

@i#liografia ttp:FFe-geo.ineti.ptFdivulgacaoFdossiersGtematicosFvulcanismo. tm ttp:FFHHH.alunos.esffl.ptFvulcanismoFvulcanismoGeruptivo. tm

ttp:FFHHH.slides are.netFnunocorreiaFmateriais-expelidos-pelos-vulcespiroclastos-presentation

Potrebbero piacerti anche