Sei sulla pagina 1di 29

DICAS

de Comunicao e Marketing para empresas de todos os portes

Para quem no quer ver o seu negcio morrer na praia... Para quem no deseja ter o negcio na triste estatstica de vida curta... COMEAR E CRESCER DE FORMA ORGANIZADA

muito importante criar CONCEITO E POSICIONAMENTO DA EMPRESA - veja exemplo:

MISSO
Ser uma empresa prestadora de servios que tem como princpios bsicos de orientao interna e externa: Prestar o melhor atendimento a todos os clientes, parceiros, fornecedores, usurios, com simpatia, alegria, respeito, segurana, confiana, empatia, entusiasmo, honestidade, motivao, educao. O cliente interno e externo so as pessoas mais importantes para a empresa O bom atendimento ao pblico se reflete automaticamente, em bons resultados Nenhum cliente deve ficar sem resposta As habilidades, limitaes e peculiaridades individuais devero ser respeitadas, porm devero ser tratadas e avaliadas em mbito interno para que no interfiram diretamente nos bons resultados da empresa.

VISO
Satisfazer as necessidades dos nossos clientes, fornecedores e parceiros, mediante a prestao de servios com a melhor qualidade, respeitando prazos, diretrizes e expectativas dos clientes. Ser a melhor empresa prestadora de servios do segmento comunicao.

VALORES
Integridade - Comprometimento Qualidade Criatividade Agilidade - Viso estratgica

No basta apenas criar CONCEITO E POSICIONAMENTO DA EMPRESA

FUNDAMENTAL TORNAR A PROPOSTA UMA REALIDADE

O seu pblico interno precisa ser bem preparado com treinamento e comunicao interna constante:

Comunicao Interna Endomarketing


Tem como objetivo divulgar as aes que acontecem dentro da empresa, atravs de vrias ferramentas de comunicao.

COMUNICAO VISUAL ATRAVS DE UMA MARCA

CONCEITOS E DEFINIES

O conceito de marca bem mais abrangente do que a sua mera representao grfica. A instituio, atravs de seu nome e representao grfica - comunica a "inteno" de um produto/servio, que traduz os seus atributos e a diferencia no mercado.

isto que a faz especial e nica frente concorrncia.


O papel do marketing a constante busca de associao marca de uma "personalidade" ou uma "imagem mental". Desta forma, o seu objetivo ser "marcar" a imagem na mente do consumidor, ou seja, agregar valores positivos entre a imagem e a qualidade do produto/servio.

O que a Identidade Corporativa? Entende-se por Identidade Corporativa o processo pelo qual uma instituio utiliza os elementos de comunicao para transmitir eficazmente o que faz, como o faz, quem e como pretende ser compreendida e percebida pelo pblico.

Quais os elementos constituintes da identidade corporativa?


A identidade corporativa traduz os valores da instituio atravs de vrios elementos: a marca grfica da empresa, as suas comunicaes (interna e externa), o seu ambiente de produo ou atendimento, o tratamento que d ao cliente, a apresentao dos seus profissionais, o seu material impresso, nome, portflio de produtos, etc...

Identidade Corporativa X Imagem Corporativa Ao contrrio da identidade corporativa, que define quem a empresa , a imagem corporativa define como a empresa se parece, ou seja, como ela vista pelo pblico. A imagem corporativa uma representao mental, no imaginrio coletivo, de um conjunto de caractersticas e valores que funcionam como esteretipo e determinam a conduta e as opinies da instituio.

O que o Smbolo? O smbolo um dos elementos base da identidade visual que pode integrar (ou no) uma marca. Pode ser abstrato e desprovido de significado, figurativo e representativo de conceitos ligados atividade da instituio ou sua poltica. Constitui frequentemente o elemento mais forte da identidade corporativa e concentra na sua simplicidade toda a fora de uma identidade global complexa e de mltiplos significados. Dispensa palavras. Facilmente entendido, dificilmente explicado. Exemplos:

O que o Logotipo? O logotipo a forma particular como o nome da instituio ou produto representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte especfica. Juntamente com o smbolo, constitui a logomarca/marca, no entanto, frequentemente o nico elemento e principal representao grfica da mesma. O que a Logomarca/Marca? Entende-se por marca a representao simblica de uma instituio, produto, servio... A representao simblica normalmente constituda por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Quando se fala em logomarca, usualmente referimo-nos representao grfica no mbito e competncia do design grfico, onde a marca pode ser representada por uma composio de smbolo e/ou logotipo. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmnica e original.

Smbolo X Logotipo X Marca


Podemos representar uma marca atravs do smbolo ou do logotipo, so duas formas de materializao de um conceito mais ou menos abstrato para o pblico. comum as pessoas se referirem ao smbolo como logotipo. Diz-se frequentemente: o logotipo da Nike (onda) ou da Shell (concha), quando, na verdade, a inteno a referncia ao smbolo. Tambm existem casos em que no possvel fazer a dissociao entre os dois elementos, nestes casos - BMW, Martini - a marca integra smbolo e logotipo de tal forma que a sua separao se torna impossvel.

O que o Manual de Identidade Corporativa (Identidade Visual)? um documento tcnico concebido pelos designers responsveis pela concepo da identidade corporativa, que rene as especificaes, recomendaes e normas essenciais para a preservao das caractersticas da marca, com o objetivo de facilitar a sua correta e coerente utilizao, propagao, percepo, identificao e memorizao.

Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento
definido por um produto ou servio individualizado que torna a relao com o cliente muito prxima, com um contato direto. Tem por objetivo criar fidelidade do cliente em relao a marca e produto.

Planeje e acompanhe aes com o intuito de adquirir


novos ou fidelizar clientes antigos, atravs de um sistema profissional e com diversas funcionalidades.

O E-mail Marketing um sistema inteligente de envio de e-mails, gil e eficiente, e uma poderosa ferramenta de Marketing de Relacionamento.

Dicas importantes:
Segmente o seu pblico a partir de dados scio-geogrficos ou de acordo com seu comportamento. O envio das mensagens realizado rapidamente e voc pode monitorar sua campanha em tempo real. Atravs da anlise de relatrios possvel executar aes direcionadas e obter os melhores resultados.

E-mail Marketing:
Convite ou E-Convite Informativo Chamada Promoo Etc...

Peas que tambm podem ser utilizadas na forma impressa.

Criao Comunicao Offline


Comunicao Visual
folders, identidade corporativa, sistema de sinalizao (interna e externa), displays, projetos editoriais (jornais, boletins, revistas, livros), brindes especiais, arquitetura promocional (stands), design de produtos, apresentaes, malas diretas, cartazes, criao de logomarca e logotipia, entre outros;

Comunicao Exterior
Comerciais de TV; Folhetos; Cartazes; Folders;
Tablides; Malas diretas; Catlogos; Banners; Spots para Rdio; Anncios em jornais e revistas; Outdoor; Busdoor; Design de interiores.

Produtos, Fachadas, Comunicao Visual Interna e de Pontos de Venda. Padronizao visual interna - Sinalizao - Criao de fachadas; Luminosos e placas; Comunicao Proporcional faixas e banners (internos); Merchandising gndolas, mbiles, displays, bandeirolas...

Informe Publicitrio ou E-News

GLOBALIZE-SE
SUA EMPRESA SUA MARCA SEU PRODUTO VOC NA INTERNET

Porque ter um site?

A tecnologia gera vantagem competitiva hoje em dia o custo da tecnologia muito mais acessvel, permitindo que pequenas e mdias empresas possam atender seus clientes, utilizando a mesma tecnologia de grandes corporaes (e-mail com recursos de respostas automticas, comrcio eletrnico e at a entrega via web de produtos digitais).
Marketing de nicho - a Internet criou a oportunidade de explorar diversos nichos de mercado, que no existiam anteriormente ou eram muito caros de serem explorados. Gerar credibilidade com um site profissional bem planejado e elaborado, possvel transmitir uma imagem e aparncia semelhante a uma grande organizao.

Baixo custo comparado a outras mdias, a Internet permite a pequenas e mdias empresas realizarem promoo e propaganda a custos consideravelmente mais baixos. No substitui outras mdias, mas ela mais barata do que comerciais de televiso, rdio, jornal e at mesmo malas diretas.
Funciona 24 horas/dia nos 7 dias da semana automatizando um web site, um negcio pode funcionar mais horas sem incorrer em custos extras. Convenincia hoje um dos recursos mais escassos das pessoas a disponibilidade de tempo. A Internet propicia o acesso a informaes a respeito de novos produtos/servios de modo conveniente, com privacidade, economizando tempo e custos de deslocamento.

Alcana uma audincia global no existem barreiras geogrficas na Internet. Com a utilizao de ferramentas de busca, os internautas podem localizar e adquirir produtos e servios de qualquer lugar do mundo.
Relacionamento se torna mais fcil a Internet possibilita capturar informaes dos prospects e clientes, permitindo desenvolver um relacionamento e obter retorno do seu pblico. Dvidas mais freqentes perguntas que normalmente seriam respondidas por telefone podem ser respondidas automaticamente ou disponibilizadas aos clientes, liberando linhas telefnicas e tempo de funcionrios. Alm de ser um excelente auxlio s vendas. Interatividade a Internet est muito dinmica, permitindo automatizar caractersticas de produtos, contedo e utilizao de mdias interativas (vdeos e multimdia). Teste de novos produtos pela Internet possvel criar meios rpidos e baratos para conduzir pesquisas de mercado. Criar promoes de ocasio muito fcil criar ou modificar promoes via Internet. As promoes podem ser disparadas quase que instantaneamente. Ofertas por tempo determinado relacionadas a produtos ou concursos so utilizadas para atrair clientes e gerar mais vendas.

FAA J A DIFERENA
Promoes
Promover uma marca, um produto, uma empresa, so itens que exigem criatividade, flexibilidade e diversidade de uma agncia promotora. Logstica de execuo em campo: sampling, abordagem, degustao, test drive, PDV, projeto de comunicao visual e produo de displays, inflveis, painis, placas, etc...

Eventos
eventos temticos, relacionamento interno e externo, endomarketing, motivacional Conferncia Confraternizao Congresso Conveno Exposio Feira Palestra Seminrio Simpsio - Workshop

TIPOS DE EVENTOS
Conferncia a exposio de um assunto de amplo conhecimento do conferencista, que geralmente pessoa reconhecidamente competente. Aps a explanao, a palavra poder ser dada platia para questionamento; porm, quando a conferncia realizada na abertura de um evento maior, aconselhvel no abrir espao para perguntas, pois a ordem do dia poder ser comprometida. Confraternizao Eventos que podem ser explicados como encontros de convivncia. Consiste em reunir pessoas para um momento de descontrao, integrao ou, at mesmo, negcios. Podem ser coquetis, almoos, jantares, banquete, churrasco, happy-hour, brunch, coffee-break, almoo network, caf da manh etc. Congresso realizado em vrios dias, com incluso de outros encontros dentro deste. Constitui-se num evento de grande porte, que engloba, inclusive, atividades sociais para os participantes. promovido por entidades associativas com a finalidade de estudar temas cujas concluses so adotadas no todo ou em parte depois de encaminhadas s autoridades, como posio da classe. Exemplo: congresso de relaes pblicas, congresso mdico etc. Podem ser regionais, nacionais e internacionais. Conveno H a exposio de assuntos por vrias pessoas, com a presena de um coordenador. A dinmica escolhida pelo organizador quando a durao de vrios dias. promovida por entidade empresarial ou poltica, como: reunio de membros de um partido poltico para escolha de candidatos, reunio de vendedores, revendedores ou concessionrias, para conhecimento e troca de informaes e experincias, conveno de vendas etc. Exposio Uma exposio um evento fixo, visa apenas divulgao. Nas grandes exposies o expositor organizar a sua participao adquirindo o espao fsico, que ser transformado em estande e estar, juntamente com outros expositores, participando do evento. Nas pequenas exposies, geralmente individuais, de artistas plsticos, a cesso do espao fsico poder ser conseguida sem despesas. Convencionou-se chamar de vernissage a abertura de exposies de artes plsticas.

TIPOS DE EVENTOS
Feira Exibio pblica com o objetivo de venda direta ou indireta, constituda de vrios estandes, montados em lugares especiais, onde so expostos produtos e servios. Podem ser comerciais, industriais e promocionais. Palestra Tem por objetivo apresentar produtos, projetos, conscientizar ou sensibilizar um determinado grupo. O profissional que ministrar a palestra deve entender e dominar amplamente o assunto abordado. Seminrio Em um seminrio, a exposio feita por uma ou mais pessoas com a presena de um coordenador. O assunto exposto do conhecimento da platia que participa em forma de grupos. Geralmente divide-se em trs fases: exposio, discusso e concluso. As decises podem ser adotadas pela rea. Simpsio So vrios expositores com a presena de um coordenador. O tema geralmente cientfico. Aps as apresentaes, a platia participa com perguntas mesa. O objetivo no debater, mas realizar um intercmbio de informaes. Workshop So encontros onde h uma parte expositiva seguida de demonstraes do objeto (produto) que gerou o evento. Poder fazer parte de um evento de maior amplitude.

Assessoria de Comunicao
A assessoria prope-se a planejar e executar aes para melhorar o relacionamento do cliente com seus pblicos. O planejamento de comunicao deve estar aliado ao planejamento estratgico da empresa, reforando sua misso, valores, metas e polticas. O retorno desse tipo de trabalho no de curto prazo e sequer mensurvel como outros setores dentro de uma empresa. Deve ser de carter permanente, j que sua contribuio de construo de imagem.

Fernando Luigi 12 98134 2592 fernandoluigi57@gmail.com fernandoluigi.blogspot.com Skype: fluigi2000

Potrebbero piacerti anche