Sei sulla pagina 1di 8

AS IMAGENS DE RADAR NO SENSORIAMENTO REMOTO1 Tiago Gomes de Sousa2

INTRODUO

O Sensoriamento Remoto vem se desenvolvendo ao longo das ultimas dcadas de forma rpida e satisfatria para os cientistas que trabalham em todas as reas abrangidas por essa tecnologia. Tal tecnologia foi desenvolvida no incio dos anos 1960 e uma das mais bem sucedidas tecnologias de coleta automtica de dados para o levantamento e monitorao dos recursos terrestres em escala global. A definio mais conhecida dessa tecnologia a que diz que o sensoriamento remoto uma tcnica de obteno de imagens dos objetos da superfcie terrestre sem que haja um contato fsico de qualquer espcie entre o sensor e o objeto. Esse conceito presume que haja uma certa distancia entre o aparelho imageador e o objeto a ser imageado (por isso chamado de remoto), portanto, para que tal processo seja realizado, preciso que no haja matria que impea a interao entre os dois aparelhos, que seja possvel o transporte da informao obtida e que a interao seja expressada por uma forma de energia transmissvel no espao vazio. Sendo assim, o desenvolvimento da obteno de imagens da superfcie terrestre ocorre atravs da deteco e medio quantitativa das respostas das interaes da radiao eletromagntica a nica forma de energia capaz de se transportar pelo espao com os materiais terrestres. Existe uma concepo errnea sobre o contedo produzido pelo sensoriamento remoto de que as imagens processadas so geradas apenas por satlites. Porm, desde o incio do sculo XX, fotografias areas so utilizadas por cientistas para os mesmos diversos fins que o que considerado o sensoriamento remoto. Vale, ainda, ressaltar que tais fotografias se encaixam perfeitamente nos pr-requisitos citados acima para que ocorra a obteno das imagens. O sensoriamento remoto trabalha com dois tipos de sensores: os sensores ticos, que obtm imagens geradas pela reflexo dos alvos na faixa do visvel do espectro

Texto apresentado como requisito de avaliao da disciplina Sensores de Microondas, ministrada pela Prof. Andrea Valente. 2 Aluno do segundo semestre do Curso Tcnico em Geodsia e Cartografia, sob o numero de matricula 20121670045.

eletromagntico, e os sensores de micro-ondas, que obtm imagens geradas pela reflexo dos alvos na faixa das micro-ondas. A partir do que foi exposto acima, fica bvio que, para entender o funcionamento da tecnologia do sensoriamento remoto, necessrio que haja um entendimento, primeiramente, da radiao eletromagntica e o espectro eletromagntico. Entretanto, o texto a seguir pretende trabalhar o entendimento das imagens geradas pelos sensores de micro-ondas mais especificamente.

O ESPECTRO ELETROMAGNTICO

O sensoriamento remoto e a fotogrametria baseiam-se na aquisio de informaes armazenadas pelos sensores e cmaras, que captam a radiao eletromagntica refletida por um objeto. A radiao emitida ou refletida por objetos da superfcie fsica da Terra transmitida aos sensores em forma de ondas eletromagnticas. A informao recebida pelo sensor codificada em termos de frequncia, intensidade e polarizao da onda. O conjunto de comprimentos de onda que compem a radiao eletromagntica forma o espectro eletromagntico. Todas as ondas propagam-se a uma mesma velocidade de 3 x 108 m/s, a velocidade da luz. No caso dos sensores ticos, a fonte energtica o Sol, assim, esses sensores so chamados de passivos. O Sol origina as perturbaes peridicas em forma de campos eltricos e magnticos que so captados por esses sensores. Os sensores de micro-ondas, ao contrrio dos ticos, possui uma fonte de emisso de pulsos de energia prpria, no dependendo de condies naturais especficas para realizar seus trabalhos, sendo chamados de sensores ativos. O espectro eletromagntico dividido em regies onde o componente comprimento de onda possui caractersticas similares. O espectro eletromagntico se estende da regio dos raios gama() s micro-ondas. Abaixo uma representao grfica:
Figura 01. O espectro eletromagntico

Fonte: MENESES, P.R; ALMEIDA, T. (2012)

SENSORES DE MICRO-ONDAS

Como dito anteriormente, este trabalho pretende discorrer sobre os sensores de microondas, portanto, vamos focar nesta faixa do espectro. A faixa de micro-ondas dividida em bandas, designadas por letras, que esto representadas na figura 02. Os sensores que operam nesta faixa possuem a grande vantagem de poderem adquirir dados independentemente da iluminao solar e de serem pouco influenciados pelas condies atmosfricas. Esta caracterstica particularmente interessante para regies tropicais, onde sensores pticos sofrem grande restrio devido alta probabilidade de ocorrncia de nuvens.
Figura 02. Faixa das micro-ondas

Fonte: DUTRA et al. (2003)

Os radares imageadores compreendem os sistemas de antena rotatria e os de visada lateral (SLAR - Side Looking Airborne Radar). A definio de SLAR engloba dois tipos de radar: o de abertura real (RAR - Real Aperture Radar) e o de abertura sinttica (SARSynthetic Aperture Radar.). Os processos de formao das imagens pticas e de radar so muito distintos, assim como as caractersticas apresentadas por cada uma delas, tendo em vista que os sensores detectam informaes diferentes. DUTRA et al. (2003), ao discorrer sobre as imagens de radar utiliza um exemplo para explicitar as diferenas entre imagens pticas e de radar, iremos reproduzi-lo aqui:
Na figura abaixo mostrada uma imagem ptica do sensor TM-Landsat (composio colorida, com a banda 5 colocada no canal vermelho, a banda 4 no canal verde e a banda 3 no canal azul - 5R, 4G e 3B) adquirida em 29 de maio de 1993 e uma imagem SAR do satlite JERS-1 (banda L e polarizao HH) obtida em 26 de junho de 1993, a fim de se evidenciar as diferenas na formao e entre as caractersticas de ambas. Na imagem do TM-Landsat, observa-se a influncia das condies atmosfricas (nuvens) acarretando a perda de informao das reas sob as nuvens e sob suas sombras. J na imagem do JERS-1,

no se nota a influncia de nuvens e de suas sombras, porm quando esta imagem comparada imagem do TM-Landsat, ela , de modo geral, visualmente menos rica em informao e detalhes, o que dificulta a interpretao visual desta imagem.

Figura 03. Comparao entre imagens de satlite e radar

Fonte: DUTRA et al. (2003)

Consideradas as significativas diferenas entre imagens pticas e de radar, principalmente no que concerne ao comportamento dos dados, muitas das tcnicas utilizadas no processamento de imagens pticas no se adequam perfeitamente s imagens de radar. Portanto, para a extrao de informaes das imagens de radar se faz necessrio o desenvolvimento de ferramentas (tcnicas) especficas para a anlise dos dados provenientes de radar, tais como filtros, segmentadores, classificadores, entre outras. Durante a formao de imagens , o mecanismo se resume em enviar, num intervalo de tempo programado, sucessivos pulsos de onda eletromagntica na direo do objeto, medida que a plataforma se desloca. Como a velocidade de propagao do pulso conhecida (velocidade da luz, 3 x 108 m.s-1 ou 300.000 km/s), medindo-se o tempo de chegada do pulso de retorno refletido do alvo, calcula-se a distncia do alvo antena e , ento, registrada a sua posio no terreno. Para cada pulso registrado medido a sua intensidade. Para emitir esses pulsos de radiao eletromagntica, os radares de sensoriamento remoto utilizam uma pequena antena retangular, que fixada na lateral da aeronave ou do satlite e que apontada lateralmente em relao direo da trajetria. Por isso, so chamados de radares de visada lateral e a imagem oblqua. A seguir, a o esquema busca representar como ocorre a obteno da imagem:

Figura 04. Obteno de imagens de radar Fonte: MENESES, P. R.; ALMEIDA, T. (2012)

GEOMETRIA DE IMAGEM

Uma das caractersticas importantes na formao da imagem a geometria da mesma. Tal caracterstica possui seus prprios parmetros. So eles: direo de azimute, direo de visada, ngulos de depresso, ngulo de visada e ngulos de incidncia local (Figura 05).

Figura 05. Elementos geomtricos da imagem

Fonte: MENESES, P.R.; ALMEIDA, T. (2012)

Direo de azimute: a direo de voo da plataforma, chamada de direo azimutal. O pulso de radar enviado ortogonalmente direo azimutal de voo, iluminando uma rea no terreno na forma de um lbulo. Ao longo do lbulo, a rea inicial mais prxima antena denomina-se de near range (alcance prximo) e a rea mais distante denominada de far range (alcance distante).

Direo de visada (alcance ou range): A direo de visada ou direo de alcance a direo de iluminao ao longo da qual o pulso de radar se propaga e um parmetro importante no imageamento dos sensores de radar de visada lateral. importante para se ter uma melhor deteco do alvo, porque h uma relao direta entre a direo que o alvo est orientado no terreno, tal como a orientao de cristas ou alinhamentos de relevo, e a direo lateral que o pulso emitido. A regra bsica para se ter um melhor imageamento e um melhor contraste dos alvos dirigir o pulso numa direo mais ortogonal possvel orientao dos alvos. ngulo de depresso (): o ngulo formado entre a linha de horizonte de voo e a linha que define a direo de visada. Note que na Figura 4.8 o ngulo de depresso varia do near range para o far range, mas geralmente considera-se como valor o ngulo mdio de depresso. ngulo de visada (): o complemento do ngulo de depresso. medido entre a linha vertical projetada da antena superfcie do terreno e a linha de visada.

ngulo de incidncia local (): o ngulo formado entre o pulso de radar e a vertical ao plano da superfcie no ponto onde o pulso toca o terreno. Sendo assim, dependente da declividade do terreno, no sendo um ngulo de valor fixo.

RUDO (SPECKLE)

Porm, apesar da qualidade das imagens de radar ser maior do que as imagens de sensores pticos, tambm possvel encontrar problemas nesse tipo de imagem. Um dos problemas mais comuns o chamado rudo Speckle. O Speckle um rudo peculiar s imagens de radar, que aparece na forma de pontos brancos em reas escuras ou pontos escuros em reas brancas (Figura 06 e Figura 07). Embora sua origem ainda seja alvo de debates, a explicao mais aceita a que se trata de interferncias construtivas ou destrutivas das ondas refletidas por objetos muito prximos e que interagem ao retornar ao sensor.
Figura 06. Representao dos tipos de interferncia

Fonte: MENESES, P. R.; ALMEIDA, T. (2012)

Figura 07. Exemplo de imagem com interferncia

FONTE: MENESES, P. R.; ALMEIDA, T. (2012)

Para eliminar estes rudos, dois processos podem ser realizados: a filtragem ou o processamento multi-looks. Existem vrios tipos de filtros passveis de aplicao, que foram desenvolvidos ao longo dos anos, com a inteno de reduzir a quantidade de rudos nas imagens e no perder muitas caractersticas e informaes dos alvos. J o processamento multi-look equivalente a aplicao de um filtro que permite a passagem de baixas frequncias que, alm de reduzir o rudo speckle, reduz tambm informaes relacionadas textura. Dessa forma a utilizao de filtros adaptativos so as mais comuns para a correo do speckle, uma vez que buscam preservar a textura enquanto reduzem o rudo em questo.

CONCLUSO

O Sensoriamento Remoto um recurso essencial um pas com dimenses continentais como o Brasil, com uma grande riqueza ambiental e mineral, com dificuldades de transporte e comunicao nas reas mais remotas. O uso dos sensores de micro-ondas trs a possibilidade de acompanhamento de aes ilegais e a classificao ecolgica e geolgica de grandes reas a um custo por rea relativamente baixo (se comparado aos meios convencionais) e um tempo de aquisio relativamente pequeno. Desse ponto de vista da economicidade, as vantagens aumentam se considerarmos que para trabalhos envolvendo grandes reas o nmero de imagens a serem adquiridas ser bastante grande e a possibilidade de descontos implicar em uma maior reduo de custos.

Tambm conveniente lembrar que tais sensores possuem complexidade e qualidade superiores aos sensores pticos.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

ANTUNES, A. F. B. Fundamentos de Sensoriamento Remoto em ambiente de Geoprocessamento. Curitiba: UFPR, 2009. MENESES, P.R.; ALMEIDA, T. Introduo ao processamento de imagens de Sensoriamento Remoto. Braslia: Editora da UNB, 2012. RIOS, L. Processamento de Imagens de Radar Orbital. Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/108324453/20/Ruido-Speckle> acessado em 23/06/2013. DUTRA et al. Processamento de Imagens de Radar de Abertura Sinttica Princpios e Aplicaes. in Anais do IV Workshop em Tratamento de Imagens,

NPDI/DCC/ICEx/UFMG, p. 4-13, Belo Horizonte, Junho de 2003.

Potrebbero piacerti anche