Sei sulla pagina 1di 23

As mltiplas dimenses presentes no exerccio profissional do assistente social: interveno e o trabalho scio-educativo *Mabel Mascarenhas Torres.

*Assistente Social, doutora em Servio Social pela PUC-SP, professora adjunta do Departamento de Servio Social da Universidade Estadual de Londrina Resumo Este artigo tem por objetivo analisar - por meio de uma breve reviso de literatura - as mltiplas dimenses constitutivas do exerccio profissional do assistente social, focando o trabalho scio-educativo como uma das possibilidades de concretizao do trabalho deste profissional. Os autores estudados indicam que o Servio Social uma profisso cuja marca interventiva o particulariza dentre as demais profisses inscritas na diviso scio-tcnica do trabalho. O trabalho scio-educativo uma das formas de concretizao do trabalho do assistente social. Este tipo de trabalho tem sido requisitado aos profissionais que atuam nas mais diversas reas, quer seja na esfera pblica como na esfera privada. um trabalho balizado pelo planejamento e execuo compartilhados entre os sujeitos envolvidos, cuja relao de saber e poder est a servio da populao usuria dos servios prestados via rede socioassistencial. Palavras-chave: exerccio profissional do assistente social trabalho scio-educativo processos de trabalho Abstract The multiple present dimensions in the social worker professional exercise: intervention and the social-educational work This article treats of the multiple constituent dimensions of the social worker professional exercise, about the social-educational work as one of the possibilities of materialization of this professional's work. The Social Work is recognized as profession whose marks intervene it qualifies and it differentiates of the other professions of the social area. The social-educational work has been requested the professionals that act in the most several areas, he wants it is in the public sphere as in the private sphere. Before the identified demands in your execution should not be analyzed without the recognition of the Social Work as profession and without analyzing the conditions for your effective. Keywords: social worker professional exercise - work social-educational - work processes 1. Introduo: Este artigo tem por objetivo analisar - por meio de uma breve reviso de literatura - as mltiplas dimenses constitutivas do exerccio profissional do assistente social, focando o trabalho socioeducativo como uma das possibilidades de concretizao do trabalho desse profissional. Por meio de uma breve reviso da literatura identificada no Servio Social a

partir dos anos 1980, foi possvel identificar o modo como problematizam o incio da profisso, a sua dimenso interventiva, a discusso sobre o trabalho desenvolvido pelo assistente social. Ao final, sinalizo o trabalho socioeducativo como uma das possibilidades interventivas do exerccio profissional do assistente social, cuja referencia tericometodolgica a matriz crtica presente no Servio Social na contemporaneidade. O trabalho socioeducativo tem sido requisitado aos profissionais que atuam nas mais diversas reas, quer seja na esfera pblica, quer na esfera privada. Diante das exigncias identificadas na sua execuo, no deve ser analisado sem o reconhecimento do Servio Social como profisso e sem analisar as condies para sua efetivao. Consultando a legislao social vigente no pas, a Lei Orgnica da Assistncia Social, lei n 8.742, de 7/12/1993, o Estatuto da Criana e do Adolescente, lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, a Poltica Nacional da Assistncia Social, e as demais, o trabalho socioeducativo enfocado como uma das possibilidades de acompanhamento do desenvolvimento das famlias atendidas na rede socioassistencial. Os exemplos so diversos, destacando os programas de transferncia de renda (em todas as esferas), o acompanhamento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, entre outros. O trabalho socioeducativo est circunscrito como uma das prerrogativas do trabalho social operacionalizado nos Centros de Referncia da Assistncia Social, a saber: servios scio-educativos para crianas, adolescentes e jovens na faixa etria de 6 a 24 anos, visando sua proteo, socializao e o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios. (PNAS, 2007, p. 181). O que se observa que, ao realizar seu exerccio profissional executando atividades por meio da prestao de servios socioassistencias, ou mesmo, planejando e operacionalizando programas e projetos apensos s polticas pblicas, solicitado ao profissional o domnio desse tipo de trabalho, como uma perspectiva metodolgica. Nesse sentido, os estudos na rea so necessrios a fim de colocar em debate o modo como os assistentes sociais realizam e reconhecem este tipo de trabalho.

2. O reconhecimento do Servio Social como profisso circunscrita na diviso sociotcnica do trabalho O Servio Social uma profisso inscrita na diviso sociotcnica do trabalho, regulamentada pela Lei n 8662 de 07 de junho de 1993, com alteraes determinadas pelas resolues CFESS n 290/94 e n 293/94, e balizada pelo Cdigo de tica, aprovado pela resoluo CFESS n 273/93, de 13 de maro de 1993.

Desde a sua origem, o Servio Social reconhecido como profisso; porm, recorrendo aos autores que estudam sua natureza, identifico vrias formas de analisar tanto a origem como a sua constituio. Compartilho da anlise construda por Iamamoto e Carvalho (1983), cujo fundamento a perspectiva scio-histrica. Os autores afirmam que a origem do Servio Social no Brasil, na dcada de 1930, est intrinsecamente associada burguesia emergente, como uma estratgia da classe dominante para disciplinar e atenuar os males sociais advindos da expanso capitalista. A origem do Servio Social marcadamente histrica, e sua insero na diviso sociotcnica do trabalho est intrinsecamente articulada s formas assumidas pelos embates da classe social subalterna com o bloco do poder no enfrentamento da questo social. A autora entende que esta insero depende
ainda do carter das polticas do Estado, que articuladas ao contexto internacional, vo atribuindo especificidades configurao do Servio Social na diviso social do trabalho. (IAMAMOTO, 1992, p. 87)

Sob esta perspectiva, o Servio Social consolida-se como profisso na e a partir da diviso do trabalho, que supe inseri-la no conjunto das condies e relaes sociais que lhe atribuem um sentido histrico e nas quais se torna possvel e necessria. (IAMAMOTO, 1992, p. 88). Ou seja, para compreender e reconhecer o Servio Social como profisso, necessariamente preciso analis-lo sob sua vinculao diviso do trabalho, influncia da Igreja Catlica e sob as contradies identificadas na realidade social. Com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, advm no somente o crescimento econmico, mas as contradies presentes nesse modo de produo, quais sejam, a propagao do capital, que traz com ela um quadro de fragilizao das relaes de trabalho, a competio acirrada entre as pessoas em busca de um lugar no mercado de trabalho, entre outras.
neste contexto, em que se afirma a hegemonia do capital industrial e financeiro, que emerge sob novas formas a chamada questo social, a qual se torna base de justificao desse tipo de profissional especializado [...] a manifestao, no cotidiano da vida social, da contradio entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de interveno, mais alm da caridade e represso. (IAMAMOTO e CARVALHO, 1983, p. 77)

Em contra partida, a expanso capitalista favorece a aliana da classe dominante com o Estado, fortalecendo a primeira e, ao mesmo tempo, enfraquecendo a organizao da classe trabalhadora, especialmente no que se refere s suas lutas e reivindicaes.

Historicamente, essa profisso recebe a marca da ajuda, e da solidariedade que permeiam as aes voltadas ao controle social e erradicao da pobreza, principalmente, e/ ou especialmente, aquelas que so visveis aos olhos da classe dominante. Nesse contexto, o Servio Social assume parcela do trabalho que visa reforma social e, portanto, a necessidade de efetivar aes na esfera psicossocial. Assim, os limites estabelecidos nessa ao decorrem daqueles que mantm a sociedade capitalista e a ordem social vigente. Pode-se dizer que o Servio Social colaborou substantivamente para reforar o controle e a coero exercidos pela classe dominante diante do crescimento acelerado da pobreza e da generalizao da misria. O controle era decorrente da ameaa ordem social imposta pela classe dominante classe trabalhadora e aos chamados sobrantes do processo produtivo. Vale dizer que a classe dominante produz esses agentes profissionais, influenciando de forma decisiva na construo do seu exerccio profissional. Esta influncia pode ser identificada na medida em que o Servio Social vai, ao longo de sua histria, assumindo o projeto ideolgico da burguesia como vivel para a manuteno da vida em sociedade. Buscava-se naquele momento uma base comum de conhecimento que pudesse dar sustentao ao exerccio profissional desenvolvido pelos assistentes sociais que compartilhavam dessa concepo de profisso, uma vez que eram conclamados a construir respostas para os problemas sociais, alm de apresentar alternativas que viabilizem sua permanncia e importncia, como profisso, no cenrio nacional. Desde os primrdios da profisso, o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais direcionado majoritariamente populao que vive em condio de vulnerabilidade social e em condio de pobreza. Excluda do processo produtivo, do acesso da produo de bens e servios, essa populao procura no assistente social o profissional que poder ampar-la, orient-la para que possa usufruir do bem-estar social. O assistente social atua em uma via de mo-dupla: mesmo entendendo que as expresses da questo social so o seu objeto de interveno e matriaprima do seu exerccio profissional, predominam, nesse perodo inicial, aes dirigidas s questes que se voltam ao modo como os clientes vivem em seu meio social. Ao trabalhar nessa perspectiva, o profissional refora a realizao de atividades cujo rumo demarca a mudana de comportamento dos indivduos e sua adequao para melhor insero na ordem social; na justia social, pela via da solidariedade humana, e no controle da pobreza, no discutindo os impactos da subalternidade na vida em sociedade. O objeto de interveno assume alguns relevos, porm, sem perder seu cariz: a articulao harmoniosa entre o Estado e a sociedade para a garantia do desenvolvimento econmico e do bem-

comum. Identifica-se aqui uma forte influncia dos princpios da Igreja defendidos nas encclicas papais, que determinam uma ao mais direta da Igreja na vida em sociedade. O Servio Social acompanha tambm o desenvolvimento e a expanso das organizaes socioassistenciais. O assistente social contratado para prestar servios nessas organizaes; reconhecido e se reconhece como profissional da prtica, identificando-se com as atividades demandadas pelos gestores, com as determinaes presentes na organizao que o contrata como profissional assalariado. Fundamentalmente, o assistente social um profissional assalariado, contratado por essas organizaes e submetido s suas regras. A atividade do profissional de Servio Social, como tantas outras profisses, est submetida a um conjunto de determinaes sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista, quais sejam: [...] o trabalho assalariado, o controle da fora de trabalho e a subordinao do contedo do trabalho aos objetivos e necessidades das entidades empregadoras. (COSTA, 2000, p. 37) Uma observao importante que, mesmo regulamentada como profisso de carter liberal, majoritariamente os assistentes sociais trabalham como profissionais assalariados, prestando servios em diferentes reas, e como sade, educao, assistncia social, habitao, docncia, entre outros, o que incide diretamente em sua autonomia e possibilidade de construir respostas profissionais. Ao assumir os objetivos da organizao como os da prpria profisso, parcela dos assistentes sociais demonstra a dificuldade em reconhecer suas atribuies e competncias a partir dos instrumentos analticos e interventivos presentes no exerccio profissional. Explicando melhor: quando o trabalhador contratado, espera-se dele que cumpra com as atribuies determinadas por seu empregador. Se o profissional no mantm um distanciamento analtico que lhe possibilite examinar as condies em que o seu trabalho se efetiva, isso pode no s comprometer o que faz, mas tambm, a prpria visibilidade e as implicaes sociais desse fazer. Esse distanciamento construdo pelo profissional a partir de alguns pilares de sustentao: a identificao das demandas de atendimento e no apenas aquelas indicadas previamente pela organizao; o conhecimento o poder local1; o conhecimento das condies objetivas em que o seu trabalho se realiza; a apropriao do assistente social acerca do projeto profissional; as condies objetivas de vida do usurio e o conhecimento da realidade social. Sem esse distanciamento, o assistente social tende a identificar a organizao como um bloco monoltico, sem qualquer possibilidade de alterao das condies de trabalho e servios prestados.

O poder local refere-se esfera municipal. Para Daniel (1988), o poder local compreendido como um lugar de exerccio do poder no se resume ao Estado prefeitura e cmaras municipais, no nvel local mas est disseminado em mltiplas instituies sociais. (DANIEL, 1988, p. 26)

Por seu lado, as organizaes consomem no somente os saberes do profissional, mas tambm o produto do trabalho realizado, ou seja, o produto do trabalho tambm determinado por quem o comprou. O que eu quero dizer? Na medida em que o assistente social um trabalhador assalariado e identificado com os objetivos de quem o contratou, ele espera que seu empregador legitime aquilo que faz. Assim, o produto do trabalho aquele que o empregador reconhece de acordo com as suas determinaes. Nessa direo, o produto do trabalho do assistente social avaliado por seu desempenho em cumprir as determinaes da organizao e no necessariamente pelo impacto de suas aes nas condies objetivas de vida do usurio. Ou seja, a construo do exerccio profissional esbarra no limite da organizao; o assistente social vai construindo e tambm reproduzindo as atividades que caracterizam o seu fazer profissional. A partir do Movimento de Reconceituao - que demarca o incio da renovao do Servio Social no Brasil e na Amrica Latina- o Servio Social assenta-se em duas perspectivas para a construo do seu exerccio profissional: a perspectiva conservadora e a perspectiva crtica. A perspectiva conservadora fundamentada, principalmente, no positivismo e no estruturalfuncionalismo, referenda a funo de controle e legitimao do poder dominante, sob a influncia da Igreja, reforando tambm a lgica do capital. O campo de atuao do assistente social da mudana comportamental aliada s alteraes no meio social. Esta direo aproxima-se daquela previamente estabelecida pela organizao que contrata os servios do assistente social. Refora que os assistentes sociais assumam como do Servio Social os objetivos da organizao que o contrata como profissional assalariado. Nessa perspectiva, as demandas de atendimento, as atividades realizadas esto a servio da manuteno da organizao, cabendo o enquadramento dos usurios s regras e ao assistente social ser o intrprete privilegiado das determinaes organizacionais. A perspectiva crtica referenda o projeto societrio da classe subalterna, bem como a necessria articulao entre o fazer profissional e o reconhecimento da realidade social como parte fundamental da interveno. Essa perspectiva compreende que a prtica profissional se constitui por meio de mltiplas determinaes, no reconhecimento do carter histrico e social presentes no exerccio profissional; nas competncias evidenciadas do campo tericometodolgico, tcnico-operativo e tico-poltico; a anlise da realidade social; o reconhecimento das condies objetivas de vida do usurio; o carter interventivo constitutivo da profisso. Para Silva e Silva (2002), um dos desafios vivenciados pelos assistentes sociais que compartilham desta matriz a busca de mediaes analticas capazes de dar conta da complexidade dos fenmenos sociais com os quais nos deparamos no cotidiano de nossa

pratica profissional. (2002, p. 223). A partir da entrada da teoria marxista para o debate do Servio Social, duas questes se destacam: a primeira est vinculada concepo do Servio Social como trabalho; a segunda a importncia do trato analtico como parte fundamental da dimenso interventiva. Ambas reforam a discusso sobre a insero profissional do assistente social nos espaos scio-ocupacionais e sob quais condies o trabalho do assistente social realizado. Assim,
[...] resgatar a prtica do Servio Social enquanto trabalho significa recuperar no mbito das particularidades profissionais, aquelas foras e relaes e seus sujeitos de classes. revisitar a histria do Servio Social [...]. (CARDOSO, et al, 1997, p. 28)

Mesmo apresentando um carter contraditrio, possvel encontrar, no mesmo campo de trabalho, profissionais atuando nas duas direes incorporadas a partir da renovao do Servio Social, o que provoca, inclusive, conflitos entre os pares. Entendo que a direo construda por uma profisso fruto da sua organizao coletiva e assimilada de forma heterognea a partir do modo como os profissionais entendem e avaliam sua importncia para a conformao do Servio Social. A direo configura tambm a visibilidade, a consistncia e a coerncia terica e argumentativa que o assistente social deve demonstrar quando realiza seu exerccio profissional. O exerccio profissional do assistente social ocorre mediante a explicitao dos elementos e condies socialmente determinadas que lhe garantem identidade, visibilidade, concreticidade e impulsionam sua direo. Afirmar que a matria-prima do trabalho do assistente social incide sobre as expresses da questo social e, fundamentalmente, sobre como elas so experienciadas, de forma singular, pelos usurios dos servios prestados pelo assistente social uma das formas de reconhecimento da perspectiva scio-histrica e da afirmao de que o Servio Social trabalho. A questo social pode ser entendida como
[...] o conjunto das expresses das desigualdades da sociedade capitalista madura [...] o desenvolvimento nesta sociedade redunda uma enorme possibilidade de o homem ter acesso natureza, cultura, cincia, enfim, desenvolver as foras produtivas do trabalho social [...] na sua contra-face, faz crescer a distncia entre a concentrao/ acumulao de capital e a produo crescente da misria, da pauperizao que atinge a maioria da populao. (IAMAMOTO, 1998, p. 27-28)

Inerente sociedade capitalista, por meio das expresses da questo social, possvel identificar as desigualdades, a excluso social vivenciada pela classe subalterna com a qual o assistente social lida cotidianamente. Yasbek (1999) analisa que

[...] a subalternidade aqui entendida como resultante direta das relaes de poder na sociedade e se expressa em diferentes circunstncias e condies da vida social, alm da explorao do trabalho. (ex.: a condio do idoso, de mulher, de negro, etc). (1999, p. 95)

Mesmo vivendo sob condies adversas, a mesma classe apresenta vias de resistncia a essa estrutura social quando reivindica sua insero nos servios mantidos pela rede de proteo social como uma das formas de enfrentamento para suprir suas necessidades. Nesse sentido, essencial pensar a questo social no somente como cenrio onde o exerccio profissional do assistente social se materializa, mas tambm nela mesma e em suas expresses como dimenses constitutivas desse exerccio. O objeto de interveno do Servio Social historicamente determinado e sua anlise deriva da perspectiva histrica e poltica assumida pelo assistente social a partir dos determinantes do projeto tico-poltico profissional. Dessa anlise, decorre o exerccio profissional cujo caminho e direcionamento pode ser o de assumir o objeto construdo pela organizao em que o assistente social atua como dele mesmo, como pode ser construdo a partir das determinaes decorrentes da correlao de foras entre conjuntura, contexto institucional, demandas do usurio, demandas organizacionais e o projeto tico-poltico construdo pelos profissionais. Ainda assim, preciso reforar que o exerccio profissional no ocorre de maneira to linear: configura-se a um embate entre aqueles profissionais que entendem que, para o Servio Social construir respostas profissionais, preciso fortalecer as atribuies determinadas pela organizao e outros profissionais que entendem serem os caminhos para a construo de respostas profissionais indicados pelo projeto tico-poltico, pelos usurios e pela realidade social. 3. O Servio Social como trabalho Como dito anteriormente, por meio da perspectiva consolidada por Iamamoto (1998), considero que o Servio Social trabalho. Para entender tal modo de compreender e analisar a profisso, faz-se necessrio conhecer o que processo de trabalho e o que trabalho. Marx diz que trabalho um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem por sua prpria ao media, regula e controla seu metabolismo com a natureza. (1983, p. 149). Ou seja, o homem utiliza-se de seus recursos fsicos e intelectuais para, por meio do trabalho, apropriar-se da matria-prima existente na natureza a fim de satisfazer suas necessidades. O trabalho processado quando o homem interfere na natureza, modificando-a e modificando-se tambm. O trabalho humano apresenta outra caracterstica que o torna singular: a capacidade que o homem tem de projet-lo mentalmente, prevendo inclusive os resultados que se pretende alcanar.

O trabalho assume papel de condicionador da existncia humana, independentemente da sociedade que esteja sendo considerada. ao trabalho que o homem tributa a razo de seu ser social, porque este propicia o arrancar das potencialidades naturais a seu servio e, concomitantemente, conduz ao seu auto-desenvolvimento como espcie. (PONTES, 2002, p. 61)

Ao projetar mentalmente seu trabalho, o homem cria tambm os processos de trabalho atravs dos quais o trabalho ser construdo. Assim, as atividades so consideradas por Marx os elementos mais simples do processo de trabalho. Todo trabalhador, quando contratado, recebe seu salrio em troca de seu trabalho e do produto por ele produzido. O trabalho a ser desenvolvido estabelecido por quem o contratou, cabendo ao trabalhador a sua execuo. Com o assistente social no diferente. Quando contratado, recebe seu salrio em troca da prestao de servios para a qual ele coloca em movimento seus saberes para dar conta das questes apresentadas pela organizao que o contratou e pelos usurios. Na execuo do seu exerccio profissional, o assistente social j encontra em seu local de trabalho atividades previamente estabelecidas pelo empregador e/ou gestor. Tais atividades esto sujeitas regulao que caracteriza o trabalho assalariado, regulao esta determinada por mltiplas determinaes: o mercado de consumo, o produto que se quer produzir, os insumos, a oferta de mo-de-obra e o prprio salrio. O assistente social um profissional que executa programas e servios na rea socioassistencial, os quais, na maioria das vezes, j chegam com as atividades estabelecidas cabendo ao assistente social a sua execuo. Ao trabalhar na prestao de servios, o assistente social realiza atividades que foram construdas por outros profissionais, no necessariamente assistentes sociais, o que compromete sua autonomia e determinao. Aqui est presente a discusso sobre a autonomia profissional, entendendo que essa autonomia relativa. Por autonomia compreende-se a capacidade e a competncia do profissional de tomar decises, determinar seu exerccio profissional, dar direo ao que faz. Essa autonomia relativa na medida em que mediada pelos objetivos e determinantes presentes na organizao. Analisado dessa forma, no o assistente social que organiza o seu exerccio profissional, mas a prpria organizao para a qual presta servio. O que o empregador espera que ele cumpra suas obrigaes sem questionamentos. Ao ser contratado para prestar servios nas organizaes, o assistente social designado a desenvolver atividades previamente determinadas pelos gestores, cujo foco principal a operacionalizao das polticas pblicas, a execuo de programas, projetos e servios determinados pelas diversas esferas governamentais, nas quais se inserem as atividades constitutivas do trabalho socioeducativo. Ainda nessa perspectiva, o assistente

social trabalha em programas e projetos para os quais h repasse de recursos materiais, principalmente aqueles vinculados rea da assistncia social e rea da sade, dirigidos populao chamada de baixa renda, ou seja, aquela que vive em condio de vulnerabilidade social, com dificuldade de acessar a rede de servios socioassistenciais e manter, de forma autnoma, suas necessidades bsicas. Ao recorrer ao assistente social, o usurio espera que o profissional seja capaz de construir uma resposta profissional que d conta de suas necessidades, mesmo aquelas de carter imediato como a ausncia de alimentao, a dificuldade de acessar os servios mais complexos na rea de sade pblica, a busca por informao e orientao sobre a vida familiar. O atendimento social direcionado a realizar aquilo que o profissional entende que o usurio no tem condio de fazer autonomamente. Inserido no mundo do trabalho como trabalhador assalariado, o profissional de Servio Social, ao mesmo tempo em que sofre as consequencias da reestruturao produtiva, atua sobre ela quando em contato com os usurios. Essa reestruturao incide sobre o trabalho e as condies de trabalho do assistente social, ou seja, os profissionais trabalham em precrias condies de trabalho que tambm comprometem a autonomia do profissional. Nessas condies, o assistente social realiza suas atribuies e de certa forma tem que remeter e corresponder aos interesses de quem mantm seu trabalho pois, a qualquer momento, revelia do seu interesse, pode ser convidado a no mais trabalhar nesse local. Outro aspecto importante dessa condio de assalariamento que no permitida ao profissional a escolha da rea de preferncia para a realizao do seu trabalho. O gestor, tanto da rea pblica como em outras reas, determina onde o assistente social ir trabalhar, mesmo revelia deste. A identificao com o que faz pode ou no vir depois. Buscando entender como a condio de assalariamento incide sobre o exerccio profissional do assistente social, identifica-se que h, por parte dos profissionais, o reconhecimento do descompasso entre aquilo que o profissional entende como necessrio para o desenvolvimento do trabalho e o que determinado pela organizao que contrata o servio, alm da dificuldade de compatibilizar necessidades e recursos. O empregador determina a alocao dos recursos muitas vezes sem ouvir o profissional que lida diretamente com ele ou que reconhece as necessidades apresentadas pelos usurios. Marx (1983) diz que quem compra a fora de trabalho de um indivduo social e o faz trabalhar consome no somente a fora como tambm o produto, o resultado do que foi produzido. O que vem acontecendo com certa constncia na rea socioassistencial que o assistente social tem sido cerceado em sua possibilidade de expressar a anlise que realiza acerca do seu

exerccio profissional, de construir o modo como esse trabalho ser realizado, o que dificulta inclusive a visualizao do seu resultado. O resultado esperado aquele desejado pela organizao e aquilo que ela reconhece como o que o profissional deve produzir. possvel dizer que o assistente social, quando acredita que o limite de sua ao o limite proposto pela organizao no se apropria do produto do que faz, nem se reconhece no que faz e no o reconhece. Por outro lado, a organizao tambm no reconhece esse produto e tende a responsabilizar o profissional quando acontece algo errado ou quando o profissional no corresponde sua expectativa. O assistente social que no consegue ver o produto do seu trabalho no se valoriza, uma vez que no v a importncia do seu trabalho para a construo do produto final, mesmo quando, como no caso do Servio Social, esse produto no quantificvel, como no trabalho produtivo. O profissional passa a questionar a validade de suas aes, atribuindo condio genrica da profisso, as imprecises que envolvem o exerccio profissional, principalmente o como fazer. Ainda assim, embora no reconhea o produto e no se reconhea nele, o produto depende do seu trabalho e, de certa forma, lhe pertence, embora no fique com sua parte. Na medida em que no constri os processos de trabalho e no reconhece as condies em que esse trabalho acontece, o profissional tende a realiz-lo de forma reificada, como labor, como um instrumento para manter viva a organizao onde trabalha. Nesse contexto, o assistente social tem pouca mobilidade e flexibilidade para propor, ou mesmo alterar, o que lhe foi determinado. A rotina parte determinante no exerccio profissional do assistente social. Por um lado, possibilita a organizao e a avaliao das atividades desenvolvidas, bem como a identificao das atividades por parte dos usurios; mas, por outro, pode distanciar o profissional daquilo que ele faz, uma vez que mecaniza as aes. O fazer por repetio pode levar desqualificao daquilo que prprio do exerccio profissional do assistente social: a necessria relao entre o pensar e a ao, entre a anlise e a interveno. Marx (1983) diz que o trabalho possibilidade de objetivao do homem, ou seja, atravs dele, ele constri relaes sociais e modifica a si mesmo e realidade social onde vive. A relao da venda da fora de trabalho impe algumas determinaes que ferem a autonomia profissional.
[...] este vnculo de assalariamento, ao mesmo tempo que resultante das funes sociais atribudas ao profissional, interdita suas aes s funes para as quais sua fora de trabalho foi adquirida. Ao no se perceber como trabalhador assalariado, desprovido dos meios de produo, o assistente social pode acreditar na sua autonomia, que somente se explicita no plano jurdico-formal. (GUERRA, 1995, p. 156)

Entendo que o espao em que possvel identificar maior flexibilidade e autonomia est na relao que o assistente social estabelece com o usurio, uma vez que o modo como constri essa relao pode proporcionar momentos de reflexo sobre o prprio fazer profissional e o significado social da profisso. O significado social da profisso, por no ser quantificvel, pode ficar subsumido ou no ser reconhecido no contexto scio-organizacional. Est relacionado ao lugar ocupado pela profisso na sociedade e necessidade de sua manuteno, uma vez que produz respostas profissionais que incidem na vida em sociedade e nas mediaes estabelecidas, por meio das quais evidencia a caracterstica analtica e o prprio exerccio profissional. Tendo em vista que um dos provveis resultados do trabalho do assistente social est relacionado aos impactos nas condies de vida do usurio, ele pouco visvel, pois dificilmente o trabalho desenvolvido avaliado sob essa perspectiva. Outro aspecto importante que o trabalho tambm abrange a capacidade criativa do homem de cri-lo e recri-lo. Esse condicionante do trabalho ganha materialidade na construo das atividades que sero realizadas para se atingir os objetivos do trabalho do assistente social: contribuir para a melhoria das condies de vida dos usurios. Obviamente, o trabalho do assistente social compreende aspectos subjetivos que se relacionam ao modo como o assistente social entende a .profisso e aos mltiplos conhecimentos que esto presentes no exerccio profissional.
[...] sendo o trabalho uma atividade do sujeito, ao realizar-se, aciona no s o acervo de conhecimentos, mas a herana social cultural acumulada, com suas marcas de classe, de gnero, etnia assim, como do processo de socializao vivido ao longo da histria de vida, atualizando valores, preconceitos e sentimentos que a foram moldados. (IAMAMOTO, 1998, p. 103 104)

Vale o esclarecimento de que esse trabalho no somente individual, apesar de realizado por indivduos profissionais, tambm coletivo. A identidade da profisso construda pelo conjunto de profissionais que do vida a essa profisso. Para que o assistente social possa executar o seu exerccio profissional, preciso que ele analise tambm os meios de trabalho ou, como Marx (1983) diz, as coisas que o trabalhador coloca entre ele e o objeto, ou seja, a matria-prima do trabalho, o que utiliza para guiar este trabalho. Cabe aqui entender o modo como os assistentes sociais organizam e realizam as atividades, suas atribuies no espao scio-organizacional, alm de identificar as respostas profissionais construdas por eles. Dessa forma,
[...] analisar a profisso supe abordar, simultaneamente, os modos de atuar e de pensar que foram por seus agentes incorporados, atribuindo visibilidade

s bases tericas assumidas pelo Servio Social na leitura da sociedade e na construo de respostas questo social. (IAMAMOTO, 1998, p. 58)

Nesse caminho de anlise, preciso reconhecer como os assistentes sociais trabalham, quais os meios de trabalho que utilizam para colocar em movimento seu exerccio profissional. Um dos primeiros meios identificados refere-se ao conhecimento das bases terico-metodolgicas, uma vez que, associados questo da instrumentalidade e do conhecimento da realidade social podem contribuir para determinar os rumos do exerccio e a construo das respostas profissionais.
[...] a objetivao do trabalho do assistente social, neste campo da prestao dos servios, composta por uma grande diversidade e volume de tarefas que evidenciam a capacidade desse profissional para lidar com uma gama heterognea de demandas, derivadas da natureza e do modo de organizao do trabalho. (COSTA, 2000, p. 62)

O assistente social atua nessa correlao de foras: a organizao determina o seu fazer e o profissional entende que pode exercer suas aes tomando tambm como referncia o projeto da profisso. Ao colocar em movimentos seus saberes na realizao do exerccio profissional, o assistente social identifica o quanto heterogneo seu campo de trabalho, bem como as atividades que realiza. O campo da prestao de servios requer do profissional que ele reconhea o lugar que ocupa no espao scio-organizacional. Esse posicionamento requer dele uma competncia poltica, na defesa de idias e aes que de fato favoream a construo de um projeto societrio democrtico. Explicita-se aqui a dimenso poltica presente no exerccio profissional do assistente social, que se volta ao significado, ou seja,
[...] entender a prtica profissional supe inseri-la no jogo das relaes das classes sociais e de seus mecanismos de poder econmico, poltico e cultural [...] a prtica profissional tem um carter essencialmente poltico: surge das prprias relaes de poder presentes na sociedade [...] exige recursos terico e um horizonte poltico para decifrar a dinmica conjuntural, os sujeitos coletivos a presentes e suas relaes com a profisso. (IAMAMOTO, 1998, p. 121 123 125)

Aqui se evidencia que, mesmo nesta condio de assalariamento, o assistente social tambm pode pensar e explanar suas ideias, estando a explicitada sua relativa autonomia quanto apresentao e operacionalizao de propostas socioprofissionais. A construo de respostas profissionais requer do profissional a articulao de conhecimentos referentes realidade social e histrica e os conhecimentos advindos da interpretao do espao scioorganizacional no qual atua. Identifico aqui a importncia de se buscar articulao tambm com o projeto tico-poltico com o objetivo de construir respostas profissionais que no s justifiquem as aes desenvolvidas para a organizao, mas (e tambm) que de fato evidenciem as demandas

apresentadas pelos usurios. Cabe ressaltar o reconhecimento por parte do profissional das implicaes do seu exerccio profissional nas condies objetivas de vida do usurio, no espao organizacional, o que significa reconhecer a importncia do trabalho desenvolvido no por sua utilidade, mas, por seu significado social. Um outro aspecto fundamental que a organizao no pode ser entendida apenas como um bloco monoltico, mas como um espao contraditrio onde se travam lutas pela operacionalizao da prestao dos servios socioassistenciais. Assim, ao mesmo tempo em que a organizao determina o que a atribuio do assistente social, o profissional pode tambm propor alternativas interventivas com base na anlise das condies objetivas de vida do usurio, no conhecimento da rede de proteo e de atendimento socioassistencial e no conhecimento da realidade social. Negar a anlise e as contradies presentes no espao institucional compromete o exerccio profissional, pois dificulta a possibilidade do prprio reconhecimento da organizao como espao de superao, de construo de respostas profissionais concretas. Sob essa perspectiva, ficam visveis as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em identificar no projeto profissional as possibilidades de articulao com o exerccio profissional, uma vez que reconhecem no projeto da organizao os parmetros levados em considerao quando realizam suas atividades. Fica claro tambm que a adequao do trabalho social s exigncias previamente estabelecidas pelos gestores dos projetos sociais uma realidade e nem sempre o assistente social tem autonomia para interferir na questo.

3.1. As dimenses constitutivas do exerccio profissional do assistente social Tomando como referncia a matriz crtica, o exerccio profissional ocorre a partir de uma tripla dimenso: a interventiva, a analtica e a tica, que mantm entre si uma relao de autonomia e interdependncia, a saber: - Dimenso Interventiva: aquela em que se explicita no somente a construo mas a efetivao das aes desenvolvidas pelo assistente social. Compreende interveno propriamente dita, o conhecimento das tendncias terico-metodolgicas, a instrumentalidade, os instrumentos tcnico-operativos e os do campo das habilidades, os componentes ticos e os componentes polticos, o conhecimento das condies objetivas de vida do usurio e o reconhecimento da realidade social. Esta explicita o fazer profissional; dela emerge a existncia, a materialidade e a concreticidade da profisso. Implica uma possibilidade do exerccio profissional do assistente social, visto sob a perspectiva crtica, como superao de

uma prtica reiterativa. O atendimento s demandas postas pelos usurios exige do profissional a recriao constante do conhecimento e das mediaes que norteiam a caminhada da teoria s prticas. tambm na dimenso interventiva que ficam explicitados os instrumentos tcnico-operativos, ticos e polticos presentes no exerccio profissional do assistente social. A importncia do trato analtico na construo da interveno profissional fundamental, uma vez que no h possibilidade de construo interventiva sem necessariamente ocorrer a anlise dos fenmenos sociais, dos determinantes presentes na realidade social. Os assistentes sociais entendem que seu papel fundamental posicionar-se, tomando como referncia as necessidades apresentadas via demanda de atendimento pela classe subalterna, buscando consolidar uma atuao profissional cuja marca seja a defesa dos direitos sociais previstos na legislao social brasileira. - Dimenso Investigativa: compreende a produo do conhecimento, a elaborao de pesquisas e os aspectos analticos que do suporte, qualificam e garantem a concretizao da ao interventiva. Ou seja,
[...] um suposto para a sistematizao terica e prtica do exerccio profissional, assim como para a definio de estratgias e o instrumental tcnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social. (ABEPSS, 2007, p.67)

A dimenso investigativa no est circunscrita aos trabalhos acadmicos, mas expresso da qualificao do exerccio profissional do assistente social. - Dimenso tica: explicita os pressupostos estabelecidos no Cdigo de tica de 1993 e no projeto tico-poltico, destacando, principalmente, a forma como os assistentes sociais se apropriam deste conhecimento. Essas dimenses, em complementaridade, favorecem a visibilidade do fazer profissional. So essas dimenses que consolidam a coerncia, a consistncia terica e argumentativa e, para alm disso, so as formas concretas do agir profissional. Acrescenta-se que o exerccio profissional realizado sob essas dimenses amplia a discusso sobre a interveno profissional, enfatizando a questo do compromisso e da competncia, alm de salientar a preocupao com o desenvolvimento terico do Servio Social. O assistente social entende que o exerccio profissional realizado nos espaos scioocupacionais no exercido somente a partir da subordinao determinada quer seja pelo gestor, quer seja pelas polticas sociais, mas tambm identificado como possibilidade de pensar e repensar esse exerccio. Essa ambivalncia repercute no exerccio profissional na medida em que o assistente social reconhece o significado e os impactos sociais decorrentes

do conjunto de aes desenvolvidas, alm de conseguir perceber sua incidncia na vida social. Entender essa questo colabora tambm para a identificao da visibilidade desse exerccio e de sua importncia na diviso sociotcnica do trabalho. A visibilidade est relacionada identificao das atividades realizadas e do resultado produzido por elas, ou ainda, ao reconhecimento do assistente social sobre os impactos sociais do exerccio profissional na vida em sociedade. Entendo, entretanto, que as condies em que o trabalho do assistente social se realiza colaboram para que a autonomia e o poder de deciso do profissional sejam restritos. Esse pequeno espao favorece tambm a subordinao do profissional aos determinantes da organizao e do gestor. A interveno pressupe que o profissional consiga planejar suas aes fundamentadas em referenciais que so constitutivos do exerccio profissional. Partindo do princpio que o exerccio profissional ocorre majoritariamente em espaos scio-organizacionais, preciso reconhecer as demandas apresentadas pelo gestor, ou seja, entender porque o assistente social contratado, as atribuies estabelecidas naquele espao, as interfaces com as atribuies identificadas com a rea de atuao para assim compreender e analisar as demandas apresentadas pelo gestor. Aqui preciso que o assistente social reconhea que as organizaes, quando contratam um profissional, esperam que ele execute aes com resultados visveis, o que chamado no discurso das organizaes de impacto social. Ao mesmo tempo em que o profissional, at por sua condio de contrato de trabalho, obrigado a responder s necessidades postas pela organizao, cabe ao assistente social tambm [...] reconhecer e conquistar novas e criativas alternativas de atuao, expresso das exigncias histricas apresentadas aos profissionais pelo desenvolvimento das sociedades nacionais. (IAMAMOTO, 1992, p. 104) Ao colocar em movimento seu acervo de conhecimentos, o assistente social identifica formas de reconhecimento das demandas profissionais, Uma delas aquela indicada pelo prprio usurio dos servios prestados e se relacionam com sua capacidade e autonomia para dar conta de suas necessidades bsicas. Essas demandas podem ser reconhecidas por meio dos atendimentos realizados, do conhecimento das condies objetivas de vida do usurio, e do modo como vive e constri relaes. Outra forma de identificar demandas a partir do prprio exerccio profissional, da anlise da realidade social, pela sistematizao dos dados decorrentes das atividades desenvolvidas. Isso possibilitar ao assistente social reconhecer se de fato o exerccio profissional est surtindo resultados, alm de favorecer a implantao de processos avaliativos. Intervir significa tambm conhecer, planejar, executar e analisar aes profissionais do ponto de vista do prprio profissional, do ponto de vista da organizao, do ponto de vista do usurio e da realidade social.

A interveno engloba tambm o campo das habilidades profissionais. Essas habilidades so percebidas no modo e na direo que o assistente social d ao seu exerccio profissional. A postura assumida revela inclusive a compreenso acerca do protagonismo do usurio no trato interventivo. Reconhecer esse protagonismo pode ser uma via de superao do paternalismo que ainda se faz presente no exerccio profissional de parcela dos assistentes sociais, como se os usurios precisassem ser ouvidos somente por suas queixas e no por sua capacidade e autonomia de deciso. Garantir condies de expresso aos usurios significa tambm defender seus interesses, explicitar seu projeto societrio, a sua autopercepo acerca de suas condies objetivas de vida e de sua prpria concepo de mundo. O reconhecimento dos resultados do trabalho interventivo visvel quando o assistente social analisa tanto as condies objetivas de vida do usurio, como os impactos deste na qualidade de vida do usurio. Esse conjunto de elementos e caractersticas do processo interventivo refora a viso de que o exerccio profissional no autoexplicvel ou ainda autoreferenciado, ou seja, adquire seu sentido, descobre suas alternativas na histria da sociedade da qual parte. (IAMAMOTO, 1992, p. 120) As condies para a concretizao do exerccio profissional decorrem tambm de diversas determinaes: uma refere-se anlise de conjuntura como instrumento analtico que permite ao assistente social consubstanciar as relaes existentes na realidade social, as demandas identificadas durante o processo interventivo e as implicaes na situaoproblema apresentada pelo usurio. A anlise de conjuntura possibilita ao assistente social ampliar sua viso para alm daquilo que pode ser visto como aparncia, como um dos pontos de vista sobre uma dada situao. Esse recurso analtico torna factvel o estabelecimento de relaes entre o que o usurio apresenta sobre suas condies objetivas de vida, os determinantes organizacionais e a realidade social. Uma das formas de materializao da interveno o trabalho socioeducativo. O reconhecimento do trabalho socioeducativo, por parte dos assistentes sociais, controverso: uma parcela o reconhece associado matriz crtica e outra como prerrogativa da prestao de servios na rea das polticas pblicas. Este reconhecimento ser apresentado a seguir.

3.1.1. O trabalho socioeducativo como possibilidade interventiva A matriz crtica vem, ao longo dos ltimos 20 anos, construindo um modo de estabelecer a interveno, a partir de uma perspectiva denominada socioeducativa. A perspectiva vem se consolidando desde o final dos anos 1980, como uma marca caracterstica da interveno

profissional. Tal perspectiva refora que o trabalho realizado pelo assistente social tem como finalidade a consolidao das polticas sociais e pblicas como polticas de direitos, cujo objetivo final a proteo social e a garantia dos direitos sociais. O trabalho socioeducativo tem sido utilizado tanto na abordagem individual, na abordagem grupal, bem como no reconhecimento do territrio.2 Sob essa perspectiva no h atuao preestabelecida, ou seja, a ao profissional construda e reconstruda cotidianamente. uma prtica essencialmente histrica, em que est presente a busca constante do conhecimento. Instaura-se tendo como referncia s relaes de saber e poder presentes na sociedade e reproduzidas no espao organizacional. O usurio identificado como um dos protagonistas do processo interventivo e no como um receptor dos servios estabelecidos previamente pelo poder pblico ou mesmo pelas organizaes nas quais o assistente social contratado. Caracteriza-se por consolidar a viso da educao popular, em que o profissional atua tomando como referncia os modos de vida da populao usuria, possibilitando a realizao de uma prtica crtica, que se configura na sua concreticidade, criticidade e teleologia. Na contemporaneidade, o trabalho socioeducativo tem sido amplamente utilizado como referncia metodolgica para o trabalho dirigido proteo sciofamiliar, reflete uma proposta de prtica vinculada aos interesses da populao, voltada para a perspectiva da transformao social [...] numa busca de superao do paternalismo. (SILVA e SILVA, 2002, p. 175 177). Na perspectiva socioeducativa, o atendimento individual operacionalizado a partir de uma base metodolgica que tem sido construda e reconhecida, articulada ao projeto de ruptura.3 abordagem socioeducativa foi construda como um diferencial abordagem psicossocial. Requer do assistente social uma leitura fundamentada do projeto ticopoltico, da realidade social constitutiva do exerccio profissional. Demarca uma direo social para o exerccio profissional, qual seja, a de consolidar o projeto ticopoltico. Essa abordagem estabelece a necessidade do assistente social reconhecer as demandas postas para o atendimento social e a formulao e a construo das respostas profissionais de carter crtico-analtico, articuladas as condies objetivas de vida do usurio e a realidade social.

Na perspectiva da implantao do Sistema nico da Assistncia Social ver Poltica Nacional da Assistncia Social. 3 Denominao dada ao projeto profissional que tem por base a matriz crtica fundamentada na teoria social crtica.

No atendimento individual, o fundamento terico a matriz crtica, cuja base o marxismo. Para sua operacionalizao preciso entender analiticamente as condies objetivas de vida do usurio, mediante o conhecimento do modo como os usurios estabelecem suas relaes cotidianas, como se reconhece como sujeito que , ao mesmo, tempo individual e coletivo. O trabalho socioeducativo demarca, na relao assistente social usurio, a ultrapassagem da viso de problema individual para demandas de atendimento, ou seja, amplia-se a viso, articulando-se os problemas apresentados pelo usurio, a realidade social vivenciada e os limites da organizao onde o assistente social presta servio. um trabalho voltado interveno que reflete: as demandas identificadas para atendimento; os procedimentos adotados pelo assistente social; o diagnstico preliminar da situao, em que so identificadas as determinaes presentes no atendimento; a relao estabelecida entre o assistente social e o usurio e o reconhecimento das contradies presentes no espao organizacional. Um dos principais ganhos do trabalho socioeducativo que, no processo metodolgico, o usurio o sujeito, reconhecido como protagonista dessa relao. Nessa perspectiva, o assistente social deve ser capaz de democratizar informaes e fomentar a tomada de deciso por parte do usurio. Os servios prestados no so vistos como favor, mas, como um direito que ser acessado para suprir as necessidades apresentadas pelo usurio e/ ou identificadas pelo assistente social. A abordagem grupal segue tambm a perspectiva socioeducativa. Geralmente, quando o assistente social trabalha em programas de repasse de renda, solicitado que o acompanhamento seja realizado a partir desta abordagem. Para tanto, necessrio que seja enfocado o reconhecimento dos sujeitos que participam do grupo: quem so; quais as condies objetivas de vida; quais os objetivos para participar do grupo. um trabalho que explicita a identificao de lideranas; a discusso do significado da participao; a anlise das atividades desenvolvidas; o perfil dos participantes; a relao entre os protagonistas e as demandas apresentadas, e, o papel do coordenador e da coordenao, entre outros. O trabalho socioeducativo refere-se tambm possibilidade do profissional refletir sobre os resultados alcanados com o exerccio profissional. Aqui, ganham relevo as implicaes do exerccio profissional na vida do usurio, a compreenso quanto s informaes e orientaes obtidas, alm da necessidade do assistente social repensar constantemente, a construo de estratgias de interveno em consonncia com as contradies presentes na realidade social. A realizao do trabalho socioeducativo implica que os limites identificados no espao scioocupacional, lcus do trabalho do assistente social, devem ser analisados no como uma

barreira intransponvel mas, como um indicativo para a construo das respostas profissionais. Atuar nessa perspectiva requer um profissional cuja formao explicite sua consistncia terica, metodolgica, tica e argumentativa. No trabalho socioeducativo, existe ainda a necessidade do assistente social analisar o seu exerccio profissional tambm pelo resultado alcanado. Um dos elementos que pode ser facilitador desse processo refere-se ao impacto social desse conjunto de aes na vida do usurio e as implicaes na melhoria de sua construo relacional. O assistente social utiliza-se de instrumentos analticos e tcnicooperativos a fim de entender e analisar as relaes estabelecidas entre o que determinado pela organizao, pelo programa e/ou projeto, pelo prprio profissional e pelo usurio. Tal abordagem pressupe que o planejamento das atividades seja realizado de forma conjunta, envolvendo o profissional e o usurio. O trabalho socioeducativo perpassa necessariamente pela compreenso que o assistente social tem do seu exerccio profissional, uma vez que reconhecido como o profissional que atua no campo das polticas sociais, campo da realizao de programas assistenciais, vinculados ou no ao Estado. Trabalha a partir da prtica interventiva, referenciando o projeto ticopoltico, a formao profissional, a dimenso ideolgica e poltica. A proposta metodolgica de ruptura fundamenta-se por meio das categorias tericas, fundamentadas na dialtica marxista: Estado; instituies, poltica social; transformao social; dimenso poltica; classe social; trabalho; mediao; histria; e proposta de ao. A proposta de ao agrega trs dimenses, em articulao com a prtica interventiva: acadmica, organizativa, interveno na realidade social. O que caracteriza esta prtica interventiva o compromisso com a classe subalterna e o esforo por romper com a proposta conservadora ainda presente no exerccio profissional do assistente social. A proposta caminha por romper com esquemas preestabelecidos e normatizados como a nica estratgia de construo da ao profissional. Indica a necessidade de buscar compreender os determinantes presentes na ao desenvolvida, quais sejam: o espao organizacional; o conhecimento das demandas; o conhecimento da realidade social do usurio da ao; o conhecimento especfico da rea de atuao; o conhecimento das tendncias tericometodolgicas presentes na ao profissional do assistente social; o Cdigo de tica e o projeto profissional. A operacionalizao dessa proposta pressupe reconhecer o usurio como sujeito privilegiado da ao profissional. Por se tratar de uma construo de carter metodolgico, entende-se ser necessrio que o assistente social tenha uma base terica slida que o possibilite construir uma prtica direcionada pelo projeto tico-poltico da profisso. Esse modo de entender a interveno

favorece a construo do conhecimento de forma contnua e por aproximaes sucessivas. A consolidao do exerccio profissional como prtica crtica um processo de construo permanente, cujo limite indicado pelo prprio movimento da realidade social. O que venho observando que, no trabalho dentro das organizaes, as atividades desenvolvidas por meio da abordagem socioeducativa assumem outra direo: a da conformao do usurio aos determinantes institucionais, isto , o assistente social o profissional que vem respondendo pela execuo de programas e projetos apensos a rea social. Nessa execuo, responsvel por realizar a inscrio e o acompanhamento social das famlias; identificar a adeso das famlias s atividades propostas, avaliar os resultados obtidos e efetivar o desligamento. Tendo em vista as caractersticas da gesto das polticas pblicas, tal processo j est previamente estabelecido por quem planejou os servios e, nesse momento, na maioria das vezes, o assistente social no participa. Assim, mesmo no concordando com as determinaes, obrigado a cumpri-las, muitas vezes sem a possibilidade de questionamentos. Em algumas situaes participa do planejamento das aes referentes ao acompanhamento social, mas, poucas vezes o usurio chamado a participar. As aes so de carter regulador, levando freqentemente o usurio a se travestir de vtima das circunstncias, como uma forma de acessar os programas da referida rea. Assim, vincula-se matriz a conservadora, onde o profissional um executor e o usurio o receptor de servios, sendo exigido para sua permanncia no servio, o cumprimento de atividades e metas previstas anteriormente pelos gestores do programa. Essa contradio explicita diferentes formas de reconhecimento do trabalho socioeducativo, alm de favorecer o debate profissional em torno do papel desempenhado pelos assistentes sociais no fortalecimento das polticas sociais, em especial, da assistncia social. 4. Consideraes Finais Nos anos 1990, o Servio Social v fortalecida sua presena como profisso interventiva na discusso e aprovao de legislao no campo social: o Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei Orgnica da Assistncia Social; no campo especfico da profisso: o Cdigo de tica e a Lei de Regulamentao da Profisso. Nos anos 2000, os assistentes sociais participam ativamente da elaborao e promulgao do Estatuto do Idoso; sobre a legislao de acessibilidade de pessoas com deficincia, entre outras. Em decorrncia da legislao, tambm responsvel pela implantao e a implementao das polticas sociais, no somente nos aspectos que decorrem da operacionalizao de servios, com nfase na implantao dos conselhos, na construo dos planos municipais de assistncia e mais recentemente,

contribuindo na elaborao da metodologia participativa que envolve a construo dos planos diretores dos municpios. Ainda na rea da assistncia social, vem colaborando com a implantao do SUAS Sistema nico da Assistncia Social e considerado sujeito privilegiado desse processo, principalmente por seu acmulo de conhecimento na rea. Alguns avanos ainda so esperados principalmente aqueles que esto intrinsecamente relacionados ao trabalho direto com os usurios, na abordagem individual e no trabalho socioeducativo. Entendo que a resposta profissional para essa questo no somente instrumental-operativa (NETTO, 1996, p. 123), mas de carter analtico e interventivo. Compartilho da idia, defendida por Netto (1996), de quem erra na anlise, erra na interveno. Portanto, dimenso interventiva, pressupe uma dimenso analtica e tica. Considero necessrio o aprofundamento do conhecimento acerca do trabalho socioeducativo, bem como o modo com tem sido concretizado nos espaos scio-ocupacionais, uma vez que reconhecido como uma das estratgias dos gestores pblicos para o acompanhamento das famlias inseridas nos programas vinculados rede socioassistencial.
Bibliografia CARDOSO, I. C. da C., et al. Proposta Bsica para o projeto de formao profissional - novos subsdios para o debate. Cadernos ABESS. Formao Profissional: trajetrias e desafios. So Paulo, n. 7, p. 15 57, 1997. COSTA, M. D. H. da. O trabalho nos servios de sade e a insero dos (as) assistentes sociais. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo: Cortez, n. 62, p. 35 72, 2000. DANIEL, C.. Poder Local no Brasil urbano. Espao & Debates. Revista de Estudos Regionais e Urbanos. So Paulo, NERU, ano VII, n. 24, p. 26 39, 1988. Diretrizes Gerais para o curso de Servio Social (com base no currculo mnimo aprovado em Assemblia Geral Extraordinria de 08/ novembro/ 1996). Formao Profissional: trajetrias e desafios. So Paulo: Cortez, Cadernos ABESS, n. 07, p. 58 76, 1997. GUERRA, Y.. A instrumentalidade do Servio Social. So Paulo: Cortez, 1995. IAMAMOTO, M. V. & CARVALHO, R.. Relaes sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1983. IAMAMOTO, M. V. A Servio Social na contemporaneidade: trabalho e formao profissional. So Paulo: Cortez, 1998. __________ . Renovao e Conservadorismo no Servio Social: ensaios crticos. So Paulo: Cortez, 1992. Legislao Brasileira para o SS: coletnea de leis, decretos e regulamentos para instrumentao do assistente social. CRESS SP. So Paulo: O Conselho, 2007.

MARX, K. O processo de produo do capital. In. _________. O Capital - crtica da economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1983. captulo V, p. 149 163. NETTO, J. P. Transformaes societrias e Servio Social: notas para uma anlise prospectiva da profisso no Brasil. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, n 50, ano XVII, p. 87 132, 1996. PONTES, R. N.. Mediao e Servio Social. 3. ed., So Paulo: Cortez, 2002 SILVA E SILVA, M. O. . O Servio Social e o popular: resgate terio-metodolgico do projeto profissional de ruptura. 2. ed, So Paulo: Cortez, 2002. TORRES, M. M.. A coruja e o camelo: a interlocuo construda pelos assistentes sociais com as tendncias terico-metodolgicas do Servio Social. 2006. 414f Tese (Doutorado em Servio Social) Programa de Servio Social. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 2006. YASBEK, M. C. O Servio Social como especializao do trabalho coletivo. Capacitao em Servio Social e poltica social: mdulo 2: Crise contempornea, questo social e Servio Social. Braslia: CEAD, p. 89 99, 1999.

Potrebbero piacerti anche