Sei sulla pagina 1di 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Dados x Informao
Na mesma escala da popularizao da informtica e da internet, muitos termos e verbetes contagiaram as pessoas e so utilizados de forma constante em dilogos na sociedade da era da tecnologia. Quem de ns mortais no j utiliza a expresso sistema, por exemplo. Foi um erro de sistema, o sistema est fora do ar, etc. So expresses que est virando um tipo de dito popular. Como sabemos um sistema, pensando em um termo da informtica, um conjunto de linha de cdigos (desenvolvido em uma linguagem qualquer) que executa procedimentos e funes; tais processos utilizam-se da inferncia em um conjunto dados coletados no tocante a retornar e tornar pblico um valor, onde tal resultado serve de informao para um determinado grupo. E nosso objetivo inicial, antes de entrar na rea da comunicao de dados, explanar a respeito da diferena existente entre o que vem a ser um dado e uma informao. Para iniciarmos nosso estudo, acompanhe o exemplo: o saldo/extrato de uma conta-corrente de seu titular para ele uma informao; mas para um terceiro que ocasionalmente o encontrou (no nos importa como isso aconteceu), aquele extrato em um lugar qualquer, para ele, ali apenas um dado. Ou seja, um dado um texto - seja numrico ou no - que no tem um valor que venha agregar qualquer recurso para aquele que o possui; ao contrrio da informao, que realmente um manancial, pois provm ao seu portador recursos que auxilia nas suas tomadas de deciso. Voltando ao nosso exemplo da conta-corrente: para o titular da conta, o extrato uma informao, pois serve para inform-lo, por exemplo, de quanto tem disponvel para saque; e para o terceiro que encontrou, apenas um dado que mostra que um fulano de tal possui certo valor disponvel em sua conta-corrente, ou seja, em nada vai contribuir ou interferir em sua vida. Mas, como falamos inicialmente, os sistemas utilizam-se desses dados para gerarem uma informao; seguindo em nosso exemplo: a instituio bancria precisa reunir todos os saques e depsitos existentes em sua conta para poder gerar o seu extrato; e como o correntista utiliza-se de vrios locais aonde possa realizar saques, pagamentos, depsitos, transferncias, etc., fazem-se necessrios que haja uma conversao entre esses locais, para que se possa fornecer uma informao atualizada e precisa. E justamente sobre conceitos e metodologias que permeiam e permitem que tais conversaes existam o objeto de estudo dessa matria. Estaremos estudando os elementos e recursos utilizados na comunicao dos dados: as redes inclusive a internet; equipamentos e demais componentes que compe a infra-estrutura necessria para a comunicao de dados. Como forme de aperfeioamento dos conceitos que sero destacadas neste documento, vale ressaltar da importncia de pesquisar outros meios sobre o tema; a matria de comunicao tambm faz parte de cursos em eletrnica ou rea afins.

Pgina 1 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Comunicao de Dados
Comunicar, segundo Aurlio, o ato de transmitir informaes. E o processo da transmisso composto pelo processo de levar a informao de um ponto a outro, obedecendo a uma periodicidade determinada, buscando prover uma base de dados atualizada. No sistema de comunicao de dados temos dois contextos inter-relacionados, mas que bem distinto entre si: em primeiro a informao que ser transmitida, que contm os dados que sero manipulados; e em segundo os sinais ou ondas eletromagnticas que trafegam atravs dos meios fsicos de transmisso transportando a informao. Para que haja fundamentais. So eles: 1) 2) 3) 4) uma comunicao, so necessrios quatro requisitos

Emissor ou fonte de informao; Mensagem, ou seja, a informao propriamente dita; Meio de transmisso; Receptor da informao.

O emissor aquele que detm um dado e deseja enviar e/ou compartilhar com um terceiro, tambm podemos cham-lo de remetente, fazendo analogia ao sistema milenar de cartas; o dado que ele possui justamente a mensagem que dever ser enviada, contendo as informaes que servir como fonte de recurso para realizao de determinada tarefa, seria a carta escrita. Agora precisamos de um meio que nos permita fazer com que a mensagem seja levada, seria a empresa de correios e telgrafos (CORREIOS); e, finalizando o processo, que o maior objetivo, entregar a mensagem ao receptor devido, obedecendo aos dados de destinatrio que consta no envelope da carta.

Meio de Emisso/Recepo da mensagem

Remetente

CORREIOS

Destinatrio

Nota: Uma outra rea que est muito prximo rea de comunicao de dados e a segurana da informao. Por no ser o foco desse contedo e por existir um componente curricular que ir tratar exclusivamente nesse assunto, deixaremos as anlises sobre comunicao segura para tratarmos no momento oportuno. Mas como estamos em uma disciplina voltada rea da tecnologia da informao, observamos que os componentes supracitados deixam uma lacuna na questo de como trafegam as informaes pelos meios de comunicao, conforme descrevemos no incio desse tpico. Ento, para completarmos esses componentes, devemos adicionar um codificador e decodificador; componente esse que trabalha de ambos os lados emissor e receptor desempenhando a funo vital de receber do meio fsico os sinais, que contm fluxo de bits, e traduzi-los para uma linguagem entendvel ao hardware e, em um momento mais acima, aos softwares que abre as cartas requisitam e fazem uso dos subsdios da comunicao de dados, portanto, so os verdadeiros clientes desse processo.

Pgina 2 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Ento podemos definir que uma rede de transmisso de dados constituda por: HARDWARE, SOFTWARE (sistemas operacional, protocolos e aplicativos) e uma estrutura de comunicao - conjunto dos agregados do meio fsico por onde trafega a informao. Os cdigos de maior relevncia no processamento dos dados so o EBCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code) e ASCII (American Standard Code for Information Interchange).

Exerccios Propostos

1) Comente a respeito dos sistemas de comunicao em computadores. 2) Como funciona o processo de comunicao de dados? 3) Quais os elementos bsicos de uma comunicao de dados?

Pgina 3 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Unidades de Medida de Capacidade de Transmisso


O engenheiro Henry Nyquist, em 1924, chegou concluso que por mais perfeito de seja um canal, sua capacidade de transmisso finita. E tal capacidade est relacionada diretamente com a capacidade fixa do meu fsico, bem como a taxa de transmisso disponvel no momento, pois deve-se saber da influncia de depreciao do canal quando da ocorrncia de variveis como rudos e colises, bem como o trfego existente na largura da banda disponvel. So utilizadas como unidades de medidas da capacidade de transmisso: a) Bits unidades digitais binrias. composto pelo dado digital 0(zero) ou 1 (um). b) Bauds menor elemento de sinalizao dentro de um canal de transmisso; podem levar tanto nmeros positivos quantos negativos, ou seja, no apenas os 0s e 1s.

Meios de Transmisso
Para que seja possvel a comunicao de dados, faz-se necessrio um aparato tecnolgico que permita fazer com que a informao saia de sua origem e consiga alcanar, com sucesso, ao destino. Tanenbaum classifica os meios fsicos em: guiados (fios de cobre e fibras pticas) e no-guiados (ondas de rdios, raios laser), mas adicionamos tambm os meios magnticos, devido sua importncia e utilizao em modelos corporativos, principalmente em polticas de backup.

Meios Magnticos
Logicamente que no podemos esquecer que existe a transferncia por meios magnticos. So utilizados, nessa modalidade, unidades de fita, cds, dvds, etc., que podem permitir a comunicao de dados. Pode at transparecer um ambiente rudimentar, mas esse tipo de comunicao ainda mantido pela empresas, at por se tratar, conforme supracitado, de um meio de backup eficaz; pois, na queda de um link por tempo considervel, ele o recurso que no sofrer interferncia no seu processo e ir contribuir para a atualizao das informaes. Outro aspecto que contribui para a comunicao atravs de meios magnticos a relao custo/benefcio, pois links WAN uma soluo com um custo relativamente alto (esse custo pago a uma empresa de telecomunicao); e em contrapartida, ocorreu uma depreciao monetria dos aparelhos que so utilizados para gravar as informaes, como tambm o valor da mdia, e o aumento da capacidade de recepo das informaes, o que agrega para essa metodologia de transmisso uma ateno por parte das empresas.

Meios Guiados
Os recursos pertencentes a este grupo so assim classificados visto da presena de uma estrutura fsica em forma de cabo revestido, que visivelmente faz conexo existente entre os pontos que compe a rede. Nesta modalidade nos temos: par tranado, cabo coaxial e as fibras.

Pgina 4 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Par tranado
o mais antigo e mais comum meio guiado utilizado. Sua utilizao muito disseminada na instalao de sistemas telefnicos, onde os aparelhos esto interligados central telefnica por este tipo de cabo. Dois fatores predominantes para isso so o seu baixo custo e os nveis de desempenho que so alcanados na comunicao. Cada fio revestido com material isolador e ento so separados os pares que sero entrelaados entre si. O par tranado pode ser utilizado na transmisso de dados analgicos e digitais. O tranado reduz a sensibilidade do cabo em relao interferncia eletromagntica e tambm reduz a tendncia do cabo de irradiar o rudo de freqncia de rdio que interfere com cabos prximos e componentes eletrnicos. Isso acontece porque os sinais irradiados dos fios tranados tendem a se cancelar uns aos outros.

Existem vrias categorias de cabo par tranado. Categoria do cabo 1: possui bitola 26 AWG, usado para telefonia e padronizado pela norma EIA/TIA-568B. Categoria do cabo 2: muito usado antigamente nas redes token ring chegando 4Mbps. Categoria do cabo 3: cabo padronizado usado para transmisso de dados utilizando frequncia at 16MHz. Uso popular em redes ethernet de 10 Mbps. Categoria do cabo 4: pode ser utilizado para frequncias at 20MHz e foi muito usado em redes token ring a uma taxa de 16Mbps. Categoria do cabo 5: usado muito em redes fast ethernet. Pode ser usado para frequencias at 100MHz a uma taxa de 100Mbps. Categoria do cabo 5e: uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado para frequencias at 125MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet. Categoria do cabo 6: definido pela norma ANSI TIA/EIA 568B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda passante de at 250 Mhz podendo ser usado em redes gigabit ethernet a uma taxa de 1.000Mbps.

*OBS.: Existe a categoria 7 que est em fase de aprovao e testes. Esses cabos contm 4 pares de fios, que so crimpados (ligados ao conector) com uma determinada combinao de cores onde existem dois padres mais utilizados: T568A e T568B.

Pgina 5 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Cabo Coaxial
o cabo semelhante ao utilizado na fiao da TV a cabo. um cabo que apresenta uma blindagem (proteo do cabo) melhor que a do par tranado, tornando-o um meio guiado mais aconselhvel para longas distncias e com locais com muita incidncia de equipamentos que geram campos eltricos ou magnticos forte, como o ar condicionado, por exemplo; pois, ao invs de cabos entrelaados, o coaxial consiste em um nico fio, cercado por um protetor de metal mais pesado. A largura de banda a ser obtida depende de fatos como: qualidade do cabo, tamanho e da sinalizao dos dados no que se refere a relao entre rudo/sinal.

Fibra ptica
Os cabos de fibra so semelhantes aos cabos coaxiais, mas no possui a malha metlica; o seu ncleo envolvido por um revestimento de vidro e, em seguida, uma cobertura de plstico fino. Na fibra utilizamos a luz para a transmisso de dados. Praticamente no h diferena entre a velocidade de transmisso em um cabo metlico e a fibra. O que muda a capacidade de transmisso. A fibra pode transportar um nmero muito maior de bits por segundo do que o cabo. Pense em um estdio de futebol lotado. Se houvesse uma nica porta pequena de sada para as 100 mil pessoas, o tempo para que o estdio ficasse completamente vazio seria muito maior do que se fossem utilizados diversos portes. Formada por slica a fibra transmite as informaes pelo sistema de reflexo total. Imagine um cabo plstico comprido e flexvel revestido internamente com espelhos. Em uma das pontas so lanados raios laser que so refletidos ao longo de todo o cabo, mesmo que ele tenha curvas. Como em um cdigo morse, os raios laser so ligados e desligados para enviar cada bit de informao. Alm da enorme capacidade de transmisso, a fibra tem outras vantagens na comparao com o cabo metlico, como a alta estabilidade, baixa perda na transmisso e grande resistncia. Quando referindo-se construo do cabo, h basicamente dois tipos de cabos de fibra tica: monomodo e multimodo. A fibra MONOMODO utilizada principalmente em telefonia e em telecomunicaes para percorrer grandes distncias, j que um espectro de luz percorre milhares de metros antes de requerer algum tipo de repetidor de sinal. Esse tipo de fibra geralmente manipulado com raios LASER, permitindo a entrada no core de um s raio de luz, o que gera um claro e fino sinal at o final de cabo. A fibra MULTIMODO normalmente usada em aplicaes onde as distncias so pequenas, como o caso das redes locais. Esse tipo de fibra muito mais barato que a MONOMODO e utiliza diodos eletroluminescentes LED (Light Emitting Diode) como fonte de luz.

Proposta de Tema de Pesquisa Analisar as vantagens e desvantagens da utilizao de fibras na concepo de projetos de cabeamento estruturado. Pgina 6 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Meios No-Guiados
Neste grupo esto relacionados aos meios de comunicao que se utiliza de tecnologia que, visivelmente, no nos permite confirmar se h uma conexo entre os pontos que compe a rede. Nesta modalidade nos temos: rdio, satlites, microondas e infravermelho.

Rdio
Conhecida como Wireless Local Loop (WLL), a conexo via rdio independe de linha telefnica (dial-up). O sinal transmitido atravs de ondas de rdio que so propagados do alto de uma torre, por exemplo, visto que no cliente instalada tambm uma antena para capturar a onda. O cliente precisa enxergar a torre de transmisso para comunicar-se. Por conseqncia das ondas de rdio no acompanham a curvatura da terra, zzxo que traz a necessidade de instalarmos repetidores do sinal. Vale ressaltar tambm da influncia da geografia, da vegetao (rvores) e do incidncia de fatores da natureza (chuva, troves), que fazem com que a onda no se propague de maneira a trazer prejuzos na comunicao. Outro fator importante tambm escolher o tamanho ideal da antena a ser utilizada, para que venha obter um alcano desejado.

Satlites
a conexo que utiliza, como ponto de propagao do sinal, os satlites. Seguindo a mesma idia da WLL, o cliente necessita de uma antena para a recepo do sinal e o satlite tem a mesma funo do rdio. Por apresentar custos altos, esse tipo de conexo geralmente utilizado em redes de longas distncias. Com as formaes de redes por satlite, est sendo criado um novo tipo de rede: a GAN, que significa: Global Area Network Rede de rea Global.

Microondas
A tecnologia de wireless via microondas semelhante tecnologia via satlite, tanto da forma de emisso/recepo do sinal, como nas questes de fatores que interferem o fluxo contnuo do sinal. A diferena entre os modelos est na propriedade em que a transmisso de microondas pode ser exclusiva, ou seja, aonde apenas o sinal emitido para uma nica direo, como uma rede ponto a ponto, por exemplo.

Infravermelho
Utilizadas apenas na comunicao de curto alcance e trata-se da emisso de ondas de infravermelho. Um bom exemplo o controle de TV, DVD. bastante utilizado para comunicao entre PDAs. Um agravante que o infravermelho no consegue transpor regies slidas e est acessvel a muitas falhas de comunicao.

Pgina 7 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Abordagem sobre comunicao de rede


Para que origem/destino possam conversar entre si, necessrio que ambos tenham conhecimento do percurso que devem fazer para que voz, dados, imagem, etc. possam atingir com sucesso seu alvo. Atravs da comunicao de rede esse caminho identificado atravs de tcnicas de comutao. Essa comutao pode ser por: circuito, pacotes e clulas. A comutao por circuito caracteriza-se em criar e manter um caminho fsico exclusivo entre remetente e destinatrio, o qual s ser disponibilizado quando ocorrer o trmino de uma comunicao previamente estabelecida. Um bom exemplo que utiliza essa tcnica o sistema telefnico; por isso que recebemos um sinal diferenciado quando ligamos para um nmero que j est sendo utilizado naquele momento, ento aguardamos um tempo e tentamos novamente at que esteja disponvel. Nessa tcnica os pacotes chegam em ordem. Na comutao por pacote no criada uma rota fim a fim e os pacotes seguem medida em que esto prontos. Mas, se comutao por pacote englobar o esquema de rede com conexo a rota previamente criada com uma diferena da comutao por circuito: que se algum link que compe a rota passar por dificuldades, automaticamente ser criada uma segunda, evitando assim a perda da comunicao (o que no acontece quando estamos utilizando a comutao por circuito). A comutao por pacotes utiliza-se da transmisso store-and-forward, caracterizada pelo armazenamento de um pacote em sua totalidade na memria do roteador e, a seguir, enviada. E esse processo ocorre at que o pacote chegue ao seu destino. Na comutao por pacotes pode ocorrer que os pacotes cheguem em ordem aleatrias. Para dar suporte ao processamento em tempo real, mas possuindo as caractersticas de comutao de pacotes, a comutao de circuitos foi desenvolvida para redes digitais de servios integrados banda larga.

Modem
A expresso modem originada da combinao das expresses modulation (modulao) e demodulation (demodulao). um equipamento utilizado para realizar conversaes entre dois dispositivos (roteador, computadores, etc.). Por tratar de um meio de transmisso analgico, o modem do lado de origem modula o sinal digital para analgico e encaminha, atravs de uma onda denominada PORTADORA para o destino; o receptor, utilizando tambm um modem, recebe o sinal analgico e demodula para digital repassando para o dispositivo que ele est acoplado. O modem um dispositivo que tem duas interfaces: uma interna (computador) e outra externa (conexo com a rede), feita por ethernet de 10 Mbps. Quando do seu surgimento, o modem era fabricado dentro das especificaes estabelecidas por seu fabricante; resultado: uma comunicao via modem seria efetuada com sucesso se em ambos os lados os modem fosse pelo mesmo fabricante. Com o intuito de acabar com isso que as maiores operadoras de servio a cabo lanaram uma padronizao para a fabricao. O documento foi chamado de DOCSIS (Data Over Cable Service Interface Specification especificao de interface de servios de dados por cabo).

Pgina 8 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Modos de Transmisso
Os modos de transmisso esto classificados em dois tipos: serial e paralela. Na transmisso serial, os bits so serializados e transmitidos apenas por um canal, ou seja, apenas um fio utilizado. Na comunicao paralela, o envio das informaes realizado atravs de vrios meios fsicos, traduzindo, por vrios fios, aonde cada fio responsvel de enviar um bit de dados. So necessrios, por exemplo, para uma comunicao de 32 bits, o cabo de transmisso dever ter 32 fios. O cabo USB o principal e mais utilizado exemplo de comunicao serial; esse exemplo por si s j nos d uma viso da diferena de performance entre uma transmisso serial e paralela. Um modelo prtico utilizar a impresso de documentos grandes atravs do cabo paralelo da impressora, e depois realizar a mesma operao com um cabo USB. Vale salientar que cabos paralelos no podem ter grandes comprimentos, visto da degradao do sinal que alta.

Leitura Complementar

Por Que Serial?


Autor: Gabriel Torres Tipo: Artigos Pgina: 1 de 1 ltima Atualizao: 05 de maro de 2003
Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/726

Se voc reparar, todas as tecnologias hoje existentes esto migrando da comunicao paralela para a comunicao serial. O novo padro de discos rgidos IDE serial (Serial ATA). O barramento PCI ser transformado em serial nos prximos anos com o lanamento de sua nova verso, o PCI Express. A interface SCSI tambm est sendo transformada em serial. A comunicao serial diferencia-se da paralela por transmitir apenas um bit por vez, enquanto que na comunicao paralela so transmitidos vrios bits por vez. Isso faz com que a comunicao paralela seja mais rpida do que a serial. Essa afirmao, embora aceita pela maioria das pessoas, no totalmente verdadeira. A comunicao serial pode ser mais rpida do que a paralela, bastando para isso que os bits saiam do dispositivo transmissor a uma velocidade muito maior. Um exemplo disso a porta Serial ATA que, apesar de ser serial, consegue atingir uma taxa de transferncia de at 150 MB/s, enquanto que a porta IDE tradicional consegue atingir, no mximo, 133 MB/s. H vrios motivos para os dispositivos estarem migrando de comunicao paralela para serial. Na comunicao paralela, como so transmitidos vrios bits por vez, necessrio um fio para cada bit. Por exemplo, em uma comunicao de 32 bits (como o caso do slot PCI) so necessrios 32 fios s para transmitir os dados, fora sinais adicionais de controle que so necessrios. Quanto maior for a quantidade de bits sendo transmitidas por vez, mais fios so utilizados, dificultando a criao de cabos e na construo de placas. J na comunicao serial so necessrios apenas dois fios, fazendo com que a comunicao entre dois dispositivos seja muito mais fcil de ser projetada. Pgina 9 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Quanto maior a taxa de transferncia, maior o problema com a interferncia eletromagntica. Cada fio torna-se uma antena em potencial, captando tudo quanto rudo do meio, podendo fazer com que os dados transmitidos sejam corrompidos. Na comunicao paralela, como so usados muitos fios, o problema de interferncia eletromagntica um caso srio. J na comunicao serial, como so usados apenas dois fios, esse problema contornado muito mais facilmente, protegendo-se os dois fios utilizados. Ainda h um outro problema pouco discutido. Apesar de dizermos que na comunicao paralela todos os bits so transmitidos ao mesmo tempo, os bits no chegam ao receptor exatamente ao mesmo tempo. Enquanto que para dispositivos de baixo desempenho a pequena diferena de tempo no recebimento dos diversos bits de dados no tem importncia, para dispositivos de alta velocidade essa diferena nos tempos de recebimento dos diversos bits faz com que o dispositivo perca tempo tendo de esperar todos os bits chegarem, o que pode representar uma queda significativa no desempenho, visto que a operao de transmisso de dados ocorre em tempos muito curtos. Outra diferena na comunicao paralela para a comunicao serial que a comunicao paralela half-duplex, enquanto que a comunicao serial full-duplex. Em portugus, isso significa o seguinte: na comunicao paralela, o nico caminho existente entre o transmissor e o receptor usado tanto para a transmisso quanto para a recepo dos dados. Como s existe um nico caminho, no possvel transmitir e receber dados ao mesmo tempo. J na comunicao serial, como ela s usa dois fios, normalmente os fabricantes disponibilizam quatro fios, dois para a transmisso e dois para a recepo. Ou seja, um caminho s para a transmisso e outro caminho separado s para a recepo. Isso torna possvel a transmisso e recepo de dados ao mesmo tempo. S essa diferena de arquitetura faz com que a comunicao serial tenha um potencial de ser duas vezes mais rpida do que a comunicao paralela, se estivermos comparando duas comunicaes de mesma taxa de transferncia.

Pgina 10 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Modos de Operao
Os modos de operao em um sistema de comunicao de dados esta relacionado s caractersticas em que emissor e receptor interagem durante a comunicao. So classificados em trs:

1) Simplex o modo pelo qual o emissor sempre se ser exclusivamente o responsvel de enviar os dados, e o receptor ter a funo nica de receber os dados; em nenhum momento esses papis sero invertidos. uma transmisso unidirecional. So exemplos: a televiso e o rdio. 2) Half-Duplex Os papis de emissor e receptor podem ser invertidos, ou seja, quem envia pode passar a receber dados, e quem recebe, tambm pode, em um momento, enviar. A particularidade desse modo est em que pelo meio de comunicao a informao no pode ser enviada e recebida ao mesmo tempo; pois, mesmo a transmisso sendo bidirecional, mas compartilhado apenas um canal de comunicao. 3) Full-Duplex Agora falamos da verdadeira comunicao bidirecional. Exemplos de full-duplex so o telefone e 100BASE-TX (Fast Ethernet). Nessa modalidade tanto emissor quanto receptor podem transmitir e receber informaes. Esses tipos de comunicao podem ser utilizados em quaisquer das topologias de redes.

Caractersticas dos Meios de Transmisso


Para que haja a comunicao dos dados, crucial a presena de um emissor e receptor; sem qualquer um deles, no existe comunicao. Os caracteres que trafegam pelo meio de transmisso devem est provido de um dos dois tipos de transmisso. Eles se classificam em: Assncrona e Sncrona.

Transmisso Assncrona
Essa transmisso se caracteriza pelo envio dos caracteres sem qualquer controle de tempo entre as partes envolvidas na transmisso; a nica forma de saber se estamos recebendo um pacote pela presena de um bit START BIT, e do STOP BIT informando que j finalizou. Uma transmisso assncrona pode ser inicializada a qualquer tempo e sem um limite estabelecido para os tamanhos de mensagens. Pgina 11 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Transmisso Sncrona
Ao contrrio da anteriormente citada, uma transmisso sncrona realizada com uma prvia conversao entre as partes, aonde os caracteres seguem em blocos com intervalos tempo, e a conexo permanece estabelecida e sincronizada at que toda a transferncia seja concluda.

Proposta de Tema de Pesquisa Porque e quando necessrio utilizar transmisso assncrona?

Modalidades de Processamento
A periodicidade com que as informaes so processadas determina qual o tipo de modalidade de processamento. Temos trs tipos: 1) Processamento Batch Caracterizado pelo agrupamento das transaes em um grupo, chamado de lote; aonde esse lote , normalmente, levado a um centro de processamento, que o recebe e processa todas as informaes que ali constam. 2) Processamento on-line o tipo de processamento aonde as informaes trafegam por um meio de transmisso direta entre central e a estao cliente, provendo de dados necessrios para processamento das aplicaes. 3) Processamento real time Distingui-se de on-line pelo motivo da rapidez e da necessidade de respostas mais precisas e em atualizaes segundo a segundo, pois do suporte para controlar processos de misso crtica. Como exemplo seria o de controle vos, aonde o radar deve informar a posio precisa de cada avio, evitando colises. Abstraindo um pouco podendo dizer que um processamento real time tem todas as caractersticas do on-line, mas o inverso no acontece.

Pgina 12 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Multiplexadores
o nome que se d capacidade de transmitir, por um nico meio de transmisso, vrios canais de comunicao; permitir um melhor aproveitamento dos meios de comunicao e criar economia em v ariveis como: linhas, suporte, manuteno, etc. Os equipamentos utilizados so o multiplex e desmultiplex, ou seja, para unificar os dados que chegam para ser transmitidos, e o outro para receber e separar os dados para seu receptor. Para se ter sucesso em uma transmisso multiplexada, faz-se necessrio evitar a interferncia entre os meios canais que esto transmitindo informaes ao mesmo instante, para isso so utilizadas duas tcnicas distintas que implementam uma forma de que a comunicao flua entre as partes de maneira eficiente e eficaz. So elas: 1) FDM (Frequency Division Multiplexing Multiplicao por Diviso de Frequncia) utilizada por meios analgicos de transmisso; 2) TDM (Time Division Multiplexing Multiplicao por Diviso de Tempo) utilizada por meios digitais de transmisso; e 3) WDM (Wavelenght Division Multiplexing Multiplicao por Diviso do Comprimento da Onda) utilizada para cabeamento com fibra tica.

Concentrador
Um concentrador o um dispositivo programvel (computador, roteador, etc.) que interliga uma unidade central a diversas outras unidades secundrias, no influenciando qual a forma individual das unidades secundrias de protocolos, velocidade de transmisso, e outros recursos que existam na arquitetura da rede. O papel dele saber trafegar a informao da origem, que vem de qualquer rede secundria a ele conectada, ao seu destino, que outra rede que tambm est sob a sua gerncia. Para melhor entendimento, basta pensar na topologia estrela, aonde existe um hub que interliga as mquinas; o concentrador tem a mesma funo, mas trabalhando com redes que podem ou no ser distintas entre si, conforme explanado anteriormente.

Protocolos de Comunicao
Para falar de protocolos de comunicao devemos ter bem definido o conceito e a funo do que um protocolo. Ento vamos l! Um protocolo um conjunto de normas, regras ou procedimentos com objetivo exclusivo de prov recurso para que dois ou mais pontos possam manter uma comunicao entre si. Para ficar mais claro, podemos comparar um protocolo ao nosso alfabeto; para que haja comunicao entre dois indivduos, ambos devem conhece-lo para que a conversa tenha um resultado satisfatrio. Portanto, quando estabelecida uma comunicao entre emissor e receptor, o protocolo uma gramtica da linguagem que ser utilizada na transmisso e/ou recepo dos pacotes. Portanto, a lngua falada o mais antigo dos protocolos de comunicao. E, como toda as regras de linguagem, um protocolo tem uma sintaxe, uma semntica e, agora fora do contexto lingstico, um tempo.

Pgina 13 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

A semntica tem por funo definir os conjuntos de bits divididos em campos como estamos falando dos zeros e uns. A semntica define o significado dos bits dentro dos campos pois quem desenvolve o protocolo deve determinar para cada campo o significado o zero e o um, e o comportamento a ser adotado. O tempo define as pausas que possui entre a faixa de bits nos campos do protocolo, como se fosse o responsvel em manter o pacote organizado, permitindo uma comunicao perfeita. Portanto, o protocolo pode ser o responsvel por: 1) Endereamento da mensagem quem o destinatrio; 2) Numerao e seqncia controle dos pacotes para formar mensagem; 3) Estabelecer conexo definir canal lgica por onde vai trafegar a informao; 4) Confirmar recebimento se a mensagem chegou; 5) Controle de erro verifica a integridade da mensagem; 6) Retransmisso repetir a mensagem em cada n; 7) Converso de cdigo adapta a mensagem estrutura do destinatrio; 8) Controle de fluxo manter fluxo entre emissor/receptor compatvel O protocolo pode tratar a linha de forma assncrona ou sncrona, tambm pode ser orientado a bit ou orientado a byte. A diferena ente eles est nas caractersticas em que cada um trata a disciplina de controle da linha. Pela difuso da internet, um dos protocolos mais utilizados o TCP/IP, ento muito vlido conhece-lo e estuda-lo. Mas, no mundo dos protocolos, existem milhares deles, portanto siglas uma coisa que voc vai precisar aprender a conviver com elas, no ache engraado: sem o conhecimento delas, o profissional de redes est falido. Para iniciar, vamos falar de rgos reguladores e de padronizao: ISO(International Organization for Standardization); IEC(International Electrotechnical Commission); ITU-T (International Telecommunications Union); CCITT (Comit Consultatif Intarnational Tlgraphique et Tlphonique); CCIR (Comit Consultatif International des Radiocommunications); IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engeneers); ASCs (Accredited Standards Commitees); ANSI (American National Standards Institute). Agora vamos aos protocolos: CMSA; WDMA; IP; OSPF; BGP; IPv6; TCP; UDP; RTP; HDLC; HTTP; FTP; xDLC; SMTP; ADSL; ATM

Pgina 14 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Cabeamento Estruturado
um sistema que envolve uma infra-estrutura que visa d suporte utilizao de cabos a fim de prov uma soluo de aplicaes de dados, voz, imagens, etc. O processo envolve o planejamento, implementao e manuteno/expanso de uma rede. No planejamento, que a parte mais importncia e que requer um bom tempo para desenvolvimento, aonde deve-se contextualizar TODA a rede a ser implantada, examinando as instalaes fsicas dos prdios, as tecnologias a serem usadas, os elementos ativos, centrais telefnicas; ou seja, no final do planejamento voc tem a rede logicamente pronta para operao. Para tanto, vem a implementao do cabeamento estruturado, aonde tratamos a instalao da rede fsica, ou seja, cabos, switches, conectores, patch panel, patch cabel, placas de redes; o momento que colocar a mo na massa e tirar o projeto de papel. Faz-se necessrio uma preocupao com a organizao da rede fsica, por conta de possveis manutenes e/ou expanses a serem realizadas. Em relao a manuteno e expanso, estamos falando de um projeto pronto que necessite de mudanas, fsicas ou lgicas, ou da necessidade, por exemplo, de mais pontos de redes, que algo comum, pois a corporao tende a crescer; sendo que a expanso da empresa deve ser levada em conta quando do planejamento do projeto de cabeamento estruturado. A instalao de um cabeamento estruturado envolve cinco rea bsicas: sala de equipamentos, cabeamento vertical e horizontal, painis de distribuio e rea de trabalho. Trs conceitos bsicos devem esta bem definidos na mente de um projetista de rede, que zele pelo seu ttulo de profissional: 1) deve ser universal, ou seja, que englobe as necessidade da informtica e do sistema de telefonia; 2) deve ser flexvel, no momento da manuteno/expanso, por exemplo, as necessidades pode ser resolvida sem muita complicao; 3) de acordo com a norma, deve ter uma vida til de 10 (dez) anos. O ANSI/TIA/EIA-568b trata do Sistema de Cabeamento Genrico de Telecomunicaes para Edifcios Comerciais. Esse documento foi dividido em trs normas distintas, visando dividi-lo em diferentes contexto otimizando as revises e atualizaes futuras. As normas contidas no ANSI/TIA/EIA-568-A so: 1) TIA/EIA/568-B.1 Abordagem geral; 2) TIA/EIA/568-B.2 Par tranado; e 3) TIA/EIA/568-B.3 Fibra ptica

Tecnologia Analgica x Tecnologia Digital


So as duas tcnicas de transmisso que podem ocorrer em uma rede de dados. A informao digital aquela que pode assumir unicamente dois estados: 0 (zero) e 1 (um), aonde a amplitude e variao fixa. Na prtica, os zeros e uns so representados, respectivamente, como variaes na tenso 0 e 5 vols. O sinal analgico so as informaes geradas por fontes sonoras, que variam continuamente com o tempo. Em um transmisso analgica, quando h uma variao da AMPLITUDE, dizemos que a tcnica utilizada a modulao por amplitude (AM); mas quando a amplitude no se altera, mas existe uma alterao na ONDA PORTADORA, caracterizase por uma tcnica conhecida como modulao em freqncia (FM). Pgina 15 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Outra caracterstica importante das frequncias analgicas a capacidade de permitir que vrios usurios compartilhem um nico cabo e sistema; a essa propriedade dar-se o nome de broad band. Falando em tecnologia digital, o compartilhamento da banda dado atravs da tcnica de multiplexao. Os sistemas que fazem uso dessa tecnologia recebem o nome de sistemas de banda base ou banda larga. O que os diferencia que sistemas de banda base utiliza o compartilhamento por base na freqncia e o de banda larga fazem uso da tcnica de compartilhamento de tempo. Contudo, independente do tipo de informao que esteja sendo enviada, ela poder ser transmitida atravs de um sinal analgico ou digital. Para que isto seja possvel preciso utilizar as tcnicas de modulao ou demodulao de sinais, papel desempenhado pelo modem e, no caso de redes locais, pela placa de rede.

Retardo
O retardo, na rea de comunicao de dados, est relacionado ao tempo em que um sinal leva para sair da sua origem, trafegar pelo meio fsico e chegar ao seu destino; ou seja, o tempo total em que uma transmisso efetivamente concretizada. So classificados em: a) Retardo de acesso o tempo gasto pelo dispositivo que origina a informao para transmitir a mensagem, uma vez pronta. b) Retardo de transmisso o tempo que a mensagem leva para chegar ao seu destino. c) Retardo de transferncia o tempo encontrado na soma do retardo de acesso e retarde de transmisso.

Abordagem sobre o modelo OSI da ISO


Com o intuito de se estabelecer como um modelo internacional de interconexo, a ISO aprovou no incio da dcada de 80 o Open Systems Interconnection OSI, tambm conhecido como Modelo de Referncia ISO OSI, pois ele trata da interconexo de sistemas que esto abertos comunicao com outros sistemas. O problema originou-se quando as empresas de desenvolvimento de hardware e software desenvolveram suas solues de forma exclusiva, fechada; pensava-se apenas em retorno financeiro e na produo de um mercado cativo, pois as solues no possuam compatibilidade com outros e a nica empresa que faria atualizaes e melhorias era exclusivamente seu fabricante; resultando que uma empresa no poderia trocar informaes com uma outra. Com o modelo OSI foi estabelecido um padro para comunicaes entre mquinas heterogneas, acabando assim com o monoplio de fabricantes da indstria de informtica e, principalmente, com as incompatibilidades resultantes da metodologia centralizadora. Temos ento uma grande conquista alcanada atravs de solues abertas e o espao a abertura de estrutura tecnolgica para as grandes redes de computadores. O OSI um modelo formado por sete camadas. So elas: fsica, enlace de dados, rede, transporte, sesso, apresentao e aplicao. Cada camada prov servios para a camada acima realizar seu servio. Para criar uma camada, so necessrios alguns princpios bsicos que justifiquem a sua adio ao projeto. Conforme Tanenbaum, a seguir descreveremos um resumo desses princpios:

Pgina 16 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

1) Uma camada deve ser criada onde houver necessidade de um grau de abstrao adicional. 2) Cada camada deve executar uma funo bem definida. 3) A funo de camada deve ser escolhida tendo em vista a definio de protocolos padronizados internacionalmente. 4) Os limites de camadas devem ser escolhidos para minimizar o fluxo de informaes pelas interfaces. 5) O nmero de camada de ser grande o bastante para que funes distintas no precisem ser desnecessariamente colocadas na mesma camada e pequeno o suficiente para que a arquitetura no se torne difcil de controlar. Vrios livros e artigos comentam a respeito do modelo OSI e a funo de cada uma de suas camadas. Por no ser o foco desse componente curricular, apenas sugerimos que procure conhece-lo um pouco mais. Outro protocolo muito interessante e que deve ser estudo o TCP/IP.

Leitura Complementar

Modelo de Referncia OSI


Autor: Anderson Jlio Tipo: Artigos Pgina: 1 de 1 Publicado em: 02 de fevereiro de 2005
Fonte: http://www.forumweb.com.br/artigos/artigos.php?action=file&id=268

O modelo de referncia OSI o modelo fundamental para comunicaes em rede. Embora existam outros modelos, a maior parte dos atuais fabricantes de rede relaciona seus produtos ao modelo de referncia OSI, especialmente quando deseja instruir os usurios no uso dos produtos. Eles o consideram a melhor ferramenta disponvel para ensinar s pessoas a enviar e receber dados atravs de uma rede. O modelo de referncia OSI permite que voc visualize as funes de rede que acontecem em cada camada. Sobretudo, o modelo de referncia OSI uma estrutura que voc pode usar para entender como as informaes trafegam atravs de uma

rede.

No modelo de referncia OSI, existem 7 camadas numeradas e cada uma ilustra uma funo particular da rede. Essa separao das funes da rede chamada diviso em camadas. Na verdade o modelo OSI usado somente para fins didticos, pois ele divide o funcionamento das redes em vrias partes para facilitar o entendimento de quem ainda est apreendendo o funcionamento das redes. A idia diminuir a complexidade facilitando o aprendizado. As sete camadas do modelo de referncia OSI so: Pgina 17 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

No modelo de referncia OSI, cada camada tem um conjunto de funes quanto ao funcionamento das redes (envio de informaes do transmissor ao receptor). Agora veremos cada camada pela ordem que sugere o modelo OSI, ou seja, a ordem decrescente: 7-Camada de aplicao: A camada de aplicao a camada que est mais prxima do usurio; ela refere-se aos aplicativos do usurio. Esta camada estabelece a disponibilidade dos parceiros de comunicao pretendidos, sincroniza e estabelece o acordo sobre os procedimentos para a recuperao de erros e o controle da integridade dos dados. Um bom exemplo so os navegadores (browsers) do usurio. 6-Camada de apresentao: Esta camada garante que o pacote de informaes emitido pela camada superior (aplicao) de um sistema seja legvel para a camada de aplicao de outro sistema. Caso seja necessrio esta camada faz a converso de vrios formatos de dados usando um formato comum. Resumindo esta camada: refere-se a um formato de dados comum. 5- Camada de sesso: Como o prprio nome j deixa explcito, esta camada estabelece, gerencia e termina sesses entre o emissor e o receptor de informaes. Fornece seus servios camada de apresentao. Esta camada tambm responsvel por sincroniza o dilogo entre as camadas de apresentao dos dois computadores e gerencia a troca de dados entre eles. Ainda mais, oferece recursos para a transferncia consistente de dados e relatrios de exceo de problemas de sua prpria camada e das camadas superiores (apresentao e aplicao). 4- Camada de transporte: A camada de transporte segmenta os dados do computador emissor e monta os dados novamente em uma seqncia de dados no computador receptor. Enquanto as camadas superiores esto relacionadas a problemas de aplicativos, as quatro camadas inferiores esto relacionadas a problemas de transporte de dados. Fornece um servio de transporte de dados que isola as camadas superiores de detalhes de implementao de transporte. Podemos definir esta camada como sendo responsvel pela qualidade de servios e confiabilidade. 3- Camada de rede: uma camada muito complexa que fornece conectividade e seleo de caminhos entre dois computadores em redes diferentes (geograficamente falando). O resumo desta camada pode ser definido como seleo de caminhos, roteamento e endereamento. 2- Camada de enlace de dados: a camada de enlace, fornece trnsito confivel de dados atravs de um link fsico. Esta camada responsvel pelo endereamento fsico (diferente de endereamento lgico), da topologia de rede, do acesso rede, da notificao de erro, da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo. 1- Camada fsica: Esta camada responsvel por definir as especificaes eltricas, mecnicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link fsico entre sistemas finais. O resumo seria sinais eltricos e meio fsicos de comunicao (cabos e placa de rede, por exemplo).

Pgina 18 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Redes de Computadores
Quando abordamos sobre redes de computadores com foco na comunicao de dados, comum distinguir duas classes de tipos de transmisso: a primeiro conhecida como link de difuso e a segunda como link ponto a ponto. No link de difuso ns temos um canal de comunicao, como um concentrador, que recebe um pacote enviado por uma mquina e o transmite para todas as demais mquinas que tambm estejam nele ligado. Logicamente como j vimos anteriormente, o protocolo se responsabiliza em saber se aquele pacote para aquela placa de rede. o famoso: cara-crach/cara-crach. Para as redes ponto a ponto, no existe a figura de um concentrador, mas as mquinas so interligadas umas s outras em pares. Geralmente as redes menores geograficamente falando, so organizadas em redes de difuso; sendo que, quando as distncias so elevadas, normalmente so utilizados links ponto a ponto. Mas atualmente uma outra classificao muito difundida nas redes de computadores a que leva em considerao a distncia entre os processadores; aonde se inicia com as redes locais e abrange outras nomenclaturas a depender de sua rea de atuao. Nesse contexto os mais conhecidos so: LAN, MAN, WAN. Abaixo seguem comentrios a respeito de cada uma delas.

LAN Local Area Network


uma rede voltada para utilizao em espaos vizinhos ou uma rea limitada. Caractersticas de LANs: Meios que permitem altas taxas de transmisso (at 1Gbps) Taxas de erros (1 erro em 108 ou 1011 bits transmitidos) Propriedade particular Topologias utilizadas: estrela, anel e barramento

MAN Metropolitan Area Network


Tem uma abrangncia a uma cidade. O exemplo mais conhecido a rede de televiso a cabo disponvel em muitas cidades. Como apresenta distncia maiores que a das LANs, utiliza-se de meios de transmisso ptico e coaxiais.

WAN Wide Area Network


Surgiu a partir da necessidade de interligar redes geograficamente distantes. Apesar de muito teis, as WANs caracterizam-se por uma rede de baixa velocidade e custos altos. Caractersticas de WANs: Custo de comunicao elevado devido a uso de meios como: linhas telefnicas, satlites e microondas Baixas velocidades de transmisso (dezenas de Kilobits, podendo chegar a Megabits/segundo) Geralmente so de propriedade pblica

Pgina 19 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Leitura Complementar

WLAN/WIFI
Autor: No informado Tipo: Artigos Pgina: 1 de 1 Publicado em: 02 de abril de 2006
Fonte: http://www.teleco.com.br/wifi.asp

Uma Wireless LAN (WLAN) uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11. conhecida tambm pelo nome de Wi-Fi, abreviatura de wireless fidelity (fidelidade sem fios) e marca registrada pertencente Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). Aplicaes principais Redes locais internas de escritrios e residncias, substituindo ou complementando redes que utilizam cabos coaxiais. Redes pblicas de acesso a internet, onde o nome Wi-Fi mais utilizado. Clique aqui para saber mais. Padres

O Comit 802 do IEEE, "Institute of Electrical and Electronics Engineers" dos Estados Unidos, o grupo que lidera a padronizao de redes locais (LANs) e Metropolitanas (MANs) a nvel mundial. O padro inicial 802.11 de 1999 foi aperfeioado estando definidos atualmente as seguintes alternativas: Padro 802.11b 802.11g 5150-5350 MHz 802.11a 5470-5725 MHz* 5725-5850 MHz * O IEEE 802.11h extende este padro **Existe um adendo a esta norma que permite extender a taxa a at 44 Mbit/s. A maior parte das redes encontradas no Brasil utiliza o padro 802.11b. OFDM at 54 Mbit/s Frequncias 2400-2483,5 MHz Tcnica de Modulao DSSS DSSS, OFDM Taxa de Dados at 11 Mbit/s** at 54 Mbit/s

Pgina 20 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Tcnicas de Modulao
DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) o espalhamento espectral por sequncia direta. (Consulte o tutorial Rdio Spread Spectrum). OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) ou Multiplexao Ortogonal por Diviso de Frequncia uma tcnica de modulao mais eficiente que o DSSS.

Frequncias disponveis no Brasil


As redes WiFi utilizam frequncias que no precisam de autorizao para serem utilizadas. As condies de uso destas frequncias no Brasil esto estabelecidas pelo Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicao de Radiao Restrita. (sees IX e X), reeditado pela resoluo 365 de 10/05/04 da Anatel. Frequncias (MHZ)

Condies de uso no Brasil Destinadas no Brasil, em carter secundrio, a Equipamentos de Radiocomunicao Restrita como redes Wi-Fi e Rdio Spread Spectrum.

2400-2483 A faixa de 2400 MHz utilizada no Brasil em carter primrio pelo Servio Auxiliar de Radiodifuso e Correlatos (SARC) e de Repetio de TV. 5725-5850 A Anatel estabeleceu que sistemas (2400 MHz) em localidades com populao superior a 500 mil habitantes e com potncia (eirp) superior a 400 mW no podem operar sem autorizao da Anatel. 5150-5350 Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais. A faixa de 5150-5350 MHz pode ser utilizada em ambientes internos (indoor) e a de 5470-5725 MHz em ambientes externos e internos.

5470-5725

Outros Padres do IEEE 802 O IEEE 802 dispe ainda de outros padres para redes wireless como os de Wireless Personal Area Network (WPAN) onde se inclui o 802.15.1 (Bluetooth) e os 802.16 Broadband Wireless Access (BBWA) ou WiMax.

Pgina 21 de 22

SENAI Curso Tcnico em Informtica

Comunicao de Dados

Bibliografia
Tanenbaum, Andrew S. Redes de Computadores Traduo da 4 edio Edita Campus. Tom, Antnio G. Comunicao de Dados. Soares, Luiz Fernando Gomes Redes de Computadores: LANs, MANs e WANs s Redes ATM 2 edio - Editora Campus. Laurindo, Fernando Jos B Tecnologia da Informao Eficcia nas Organizaes Editora Futura. Smola, Marcos Gesto da Segurana da Informao Uma Viso Executiva Editora Campus. http://pt.wikipedia.org/ http://www.clubedohardware.com.br http://www.apostilando.com http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialcdados/default.asp

Pgina 22 de 22

Potrebbero piacerti anche