Sei sulla pagina 1di 3

A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor, ou Santa Ceia, um assunto que gera muita dvidas entre os cristos, jovens ou no, ainda nos dias de hoje. Inclusive eu. Na verdade eu resolvi escrever sobre a Ceia do Senhor porque eu fui adquirindo algumas dvidas e curiosidades ao longo do caminho, e ai, eu resolvi escrever pois acho que assim como eu, varias pessoas tambm tem dvidas. Quando digo dvidas, estou entrando na rea desde de quando devo ou no tomar quem pode tomar e o que significa Ceia do Senhor. O meu objetivo no final desse rpido estudo que voc compreenda o que realmente significa o Ceia e porque tomamos. Por isso vamos comear com dvidas bsicas. O que a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor, um termo usado por Paulo em 1Co 11:20. E se chama assim porque foi instruida pelo Senhor Jesus. Em algumas igrejas a Ceia do Senhor chamada de: Comunho: Costume da igreja Primitiva que ainda procede nos dias de hoje em alguns locais. Eucaristia: Esse termo transliterado do grego (eucharisteo) que significa dar graas que a ao inicial da Ceia do Senhor. E normalmente usado pela igreja catlica. Santa Ceia: Essa expresso usada por grupos que querem expressar o carter divino de santidade. Os termos empregados acima no so errados, mas eu particularmente, prefiro chamar de A Ceia do Senhor, que foi o nome usado por Paulo e consta na Bblia. Qual o significado da Ceia? Em relao a Cristo: Jesus disse em um de seus discursos aos judeus: Se no comerdes a carne do Filho do Homem e no beberdes o seu sangue, no tendes vida em vs mesmo (Jo 6:53) A Ceia do Senhor constiuida por dois elementos: O PO E O VINHO. O po siboliza o corpo de Cristo e o vinho o sangue (Mt 26:26). A palavra de Deus, nos revela que a Ceia um ato MEMORIAL. Ento qualquer outro ensino que voc ver como: transubstanciao (idia de que ao serem abenoados os elementos da Ceia se tornam verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo, literalmente se tornam vivos) ou consubstanciao (ensina que o corpo de Cristo na Ceia est COM o po e o Sangue de Cristo COM o vinho) errada. Uma prova disso est em 1 Co 11:24-25 quando Jesus disse: Fazei isso em memoria de mim. A Ceia memria do Senho Jesus e uma celebrao da Sua morte (v.26). Quando participamos da Ceia estamos anunciando a morte do Senhor. Lembramos que Ele morreu para nos salvar, at que Ele volte. A Ceia quer dizer ento que: Jesus morreu para nos salvar, mas Ele ressucitou e voltar. (1 Co 11:26).

Em relao a igreja: Paulo diz em 1 Co 10:16 que o clice da beno que abenoamos a comunho do sangue de Cristo e o po que partimos a comunho do corpo de Cristo. A partir da ele coloca a Ceia no contexto da comunho na igreja: ns embora muitos, somos unicamente um po, um s corpo (1Co 10.17) A igreja um corpo vivo que tem o sangue de Jesus Cristo e o Esprito Santo que o vivifica. Quando celebrar a Ceia? a) Desde a morte de Jesus at a Sua segunda vinda 1 Co 11:26. b) No h dia determinado: todas as vezes que beberdes... 1 Co 11:25. A celebrao da Ceia fica a critrio da igreja. Muitas igrejas, tem o costume de tomar a Ceia no primeiro domingo do ms mas se voc tomar no segundo, no ultimo, ou em qualquer outro dia, no tem problema. Voc pode tomar quantas vezes a sua igreja determinar. E se por exemplo voc tomar Ceia na sua igreja um determinado dia e no outro dia voc for em alguma outra igreja e l eles estiverem ministrando a Ceia, voc pode tomar, no tem problema nem pecado desde que voc esteja digno e em comunho. Como celebrar a Ceia do Senho? importante ficarmos atentos para alguns aspectos: a) Seja digno: Quer dizer, seja convertido, batizado e esteja em comunho com os membros da igreja. 1 Co 11:27: Por isso, todo aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor, indignamente, ser ru do corpo e do sangue do Senhor. Em outras palavras, voc ser culpado da morte de Cristo. b) Examine-se: Se houver algo errado em sua vida, se voc tiver brigado ou ter algum ressentimento com algum, julgado, pecado ou algo que est te incomodando, corrija. Corrigir significa: dar o brao a torcer, pedir perdo para a pessoa que voc est magoado, confessar a Deus e se for necessrio conversar com o pastor ou algum apto a te ouvir antes da Ceia. 1 Co 11:28 Examin -se, pois, o homem a si mesmo c) Saiba discernir o corpo: A pessoa que no leva a srio esta comemorao est brincando com o sacrifcio de Cristo e est se condenando por no discernir o corpo de Cristo. Por esta razo, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor. imperativo que esqueamos as preocupaes mundanas e prestemos ateno exclusivamente morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu significado, condenamo-nos diante de Deus. 1 Co 11:29 Pois quem como e bebe sem dirscernir o corp o, come e bebe juizo para si. d) Comendo e bebendo: No deixando de participar. Se voc se examinou, confessou, pediu perdo a Deus e ao irmo 1 Co 11:28: coma do po e beba do clice. e) Juntos: 1 Co 11:33 Quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros. Em muitas igrejas comum o ato de trocar o clice como um simbolo de unio entre os irmos.

Quem deve participar? Todo aquele que for convertido e batizado em guas, digno e em comunho com Cristo pode participar. Participem, e na oportunidade faa com reverncia, lembrando do sacrifcio de Jesus na cruz por ns e nos alegrando, pois Ele voltar! Se voc teve algum desentendimento com um irmo e chegar o momento da Ceia, voc deve primeiro, acertar com Ele. Voc tem procurado viver uma vida de comunho com os irmos discernindo o corpo do Senhor? Ao tomar a Ceia voc anuncia a volta de Jesus. Ao mesmo tempo deve estar preparado para a sua volta. Que a paz esteja com todos vocs.

Potrebbero piacerti anche