Sei sulla pagina 1di 2

Ncleo de Cincias e Engenharia de Materiais Disciplina: Ensaios Mecnicos Profa: Sandra A.

Souza

1a Lista de Exerccios
01. A estrutura dos materiais descrita em diferentes nveis dentro de uma escala de comprimento (ligaes qumicas, arranjos atmicos e microestrutura). Qual desses nveis influencia mais fortemente as propriedades mecnicas de um material? Explique os motivos.

02. A determinao das propriedades por meio de ensaios mecnicos til de diversas formas, sendo fundamental para o projeto de peas estruturais, seleo de materiais, na pesquisa, desenvolvimento de novos materiais e processos de fabricao. Por que os ensaios mecnicos so tambm chamados de ensaios destrutivos e em quais etapas eles so realizados ao se levar em conta o processo de fabricao de componentes mecnicos a partir da matria prima metlica?

03. Uma tenso de trao deve ser aplicada ao longo do eixo referente ao comprimento de um amostra cilndrica de lato que possui um dimetro de 10 mm, mdulo de elasticidade de 103 GPa e coeficiente de Poisson de 0,35. Determine a magnitude da carga exigida para produzir uma alterao de 2,5 x 10-3 mm no dimetro, considerando que a deformao puramente elstica.

04. Calcule o mdulo de resilincia para os seguintes materiais: Ao de baixo carbono Duralumnio p= 220 MPa p= 150 MPa E= 210.000 MPa E= 75.300 MPa

Caso se pretenda fabricar uma mola mecnica com um desses dois materiais, qual seria o mais adequado?

05. Esquematize as curvas tenso-deformao reais e convencionais para um metal dctil que apresenta escoamento imperceptvel. Considere agora que o metal tinha sido anteriormente submetido a uma tenso que corresponde aproximadamente ao ponto mdio entre o incio do escoamento e o limite de resistncia trao e esquematize a curva tenso-deformao convencional. Explique as razes que levam essas trs curvas a terem comportamentos diferentes.

06. Um corpo de prova de ao de baixo carbono recozido de 10mm de dimetro, na parte til tem alongamento em 50mm igual a 29% e estrico de 56%. Qual foi a leitura no paqumetro para determinao do alongamento total e reduo de rea deste ensaio de trao.

07. A partir dos dados obtidos no ensaio de trao convencional de uma amostra de ao-carbono, determine: (a) limite de escoamento; (b) limite de resistncia trao (c) limite de ruptura; (d) mdulo de elasticidade; (e) alongamento; (f) estrico; (g) mdulo de resilincia; (h) mdulo de tenacidade Dados: l0= 50mm e d0=6,0mm

08. Um corpo de prova de liga de alumnio com 12,83 mm de dimetro foi tracionado, tendo o comprimento til para medida das deformaes igual a 50 mm. Com a carga de 5448 kgf o alongamento total foi de 2 mm e ao ser atingida a carga mxima de 6 810 kgf o alongamento foi de 15 mm. Determine os valores de tenso real com a carga de 5 448 kgf, o limite de resistncia trao real e os seus correspondentes valores das deformaes reais.

Potrebbero piacerti anche