Sei sulla pagina 1di 9

Ed.14 | Vol.

8 | N1 | 2010

Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna1


Urban forms and interfaces: place meaning in post-modern city
Julieta Leite | julietaleite@gmail.com Doutoranda pela Universit Paris Descartes, Sorbonne, e pesquisadora do Centre dtudes sur lActuel et le Quotidien (Ceaq). Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Fabio La Rocca | fabio.larocca@ceaq-sorbonne.org Doutor em Sociologia pela Universit Paris Descartes, Sorbonne e Responsvel pelo Groupe de Recherche sur lImage en Sociologie (Gris)

Resumo Este artigo tem como objetivo tentar identicar que novas qualidades do lugar so hoje reveladas. No momento atual, em que a arquitetura real, a rede virtual e novas prticas sociais parecem se fundir, precisamos elaborar novas conguraes do lugar no territrio. Para tanto, partiremos de algumas acepes denidoras da essncia do lugar e de exemplos recentes de prticas sociais do espao e da arquitetura, analisados luz dessas teorias e do ponto de vista das suas relaes com as novas tecnologias de comunicao e informao. Palavras-Chaves: arquitetura; novas tecnologias de comunicao e informao; rede virtual; prticas socioespaciais. Abstract This article aims to identify what new place qualities are revealed today. At the moment, where the real architecture, the virtual network and new social practices appear to merge, we need to develop new congurations of place in the territory. To this end, we begin from some acceptations that dene the essence of the place and from recent examples of social practices of space and architecture, examined in light of these theories and from the point of view of its relations with new communication and information technologies. Keywords: architecture; new communication and information technologies; virtual network; socio-spatial.
Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

Introduo As atuais relaes travadas no espao e seu simbolismo do cidade uma nova centralidade na cena ps-moderna, na qual os elementos e processos travados no espao ganham outros valores. Observamos novas formas de construir e viver a cidade que passam, por exemplo, pela elaborao da arquitetura como pele simblica, pelas prticas de reinterpretao dos lugares, e pela combinao das dinmicas socioespaciais com as novas tecnologias de comunicao e de informao. A cidade ps-moderna atravessa uma fase de transgurao que, para ser posta em valor e dar um sentido sua constante evoluo, necessita, fazendo referncia a Foucault, da elaborao de uma ontologia da atualidade. Saber ver para tentar compreender os diversos elementos que caracterizam a nova cena urbana do ponto de vista da materialidade da cidade fsica e da sensibilidade da experincia esttica. Uma espcie de equilbrio entre cityscape e mindscape designa a forma atual da cidade, entre o banal do espao construdo e o particular do imaginrio urbano. A cidade contempornea, complexa e multifacetada, constri-se atravs de lugares diversos, cujo carter determinado tanto pela qualidade da sua estrutura fsico-espacial quanto pela experincia subjetiva que ele proporciona. As formas de apropriaes dos espaos tambm so outros fatores que reetem na imagem do lugar, atualmente, incluem as prticas de consumo e, de maneira efmera, das tribos urbanas. Como exemplos, citamos as apropriaes de carter subversivo das pichaes; de carter histrico-cultural; na delimitao de ilhas de centro histrico; tnico-cultural nos guetos; ou socioeconmicas nos condomnios residenciais e shopping centers. Esses dois ltimos exemplos caracterizam ilhas urbanas da ps-modernidade segundo Ricardo Freitas (1996), ou super-lugares (AAVV, 2007), como novas modalidades de concepo arquitetnica do espao e de formas-simblicas da cidade-comunicao ou, usando a expresso de Massimo Canevaci (1993), cidade polifnica. A difuso das tecnologias de informao e comunicao no cotidiano social tambm veio a contribuir com esse processo de redenio dos lugares. O uso das tecnologias digitais sob forma de aparelhos portteis e ambientes conectados vem a se combinar com as prticas cada vez mais numerosas de deslocamentos na cidade. Constri-se assim a imagem de um espao descontnuo e fragmentado, que nos leva a repensar os territrios e a importncia dos espaos de conexo. Segundo Bruno Marzlo (1996), se o territrio perde em continuidade geogrca, a cidade reencontra sua unidade atravs das redes de deslocamentos e de telecomunicaes. Novos programas e edicaes so elaborados para corresponder s dinmicas das multides mveis e inteligentes: trata-se de estaes de servios (select, outlet), gares, aeroportos, centros comerciais, hipermercados, hotis. Esteticamente, essas edicaes apresentam as mais diversas expresses

04

Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

segundo seus volumes e fachadas e pontuam o territrio enquanto novas formas arquiteturais particulares e como rede, pois passam a fazer parte de uma conexo de espaos que servem aos agrupamentos sociais efmeros e cada vez mais numerosos. Dentro dessa rede de prticas e de espaos interconectados, os lugares so, assim, redenidos. Segundo Marc Aug (1992), os exemplos que acabamos de apresentar correspondem a espaos individualizados e estritamente funcionais, ou seja, a no-lugares. Sua principal particularidade servirem principalmente de passagem e/ou de consumao cultural, tomando a cidade sob forma de espetculo ou museu. Segundo Aug, essas novas prticas e espaos contemporneos empobrecem a experincia da cidade por meio da experincia do vagar despretensioso, da apreenso visual, do encontro, do imprevisto e mesmo da descoberta do gnio do lugar. Ao constatar a perda de lugares antropolgicos, Aug estaria provavelmente se referindo ao possvel desaparecimento de uma atmosfera local que serve de trao unicador do social ao espacial. No entanto, o pensamento de Pierre Sansot (1996) nos mostra que de dentro de uma apreenso potica podemos ainda apreender em sensibilidade certos lugares da cidade contempornea.

05

Para o arquiteto Christian Norberg-Schulz (1996), dizer que um espao desprovido de caractere signica que sua atmosfera particular no reconhecida. No entanto, a interpretao que faz o arquiteto em torno do genius loci que cada poca revela certas qualidades do lugar e sombreia outras (Op. cit, p. 56). Nossa inteno aqui de tentar identicar que novas qualidades do lugar so hoje reveladas. No momento atual, em que a arquitetura real, a rede virtual e novas prticas sociais parecem se fundir, precisamos elaborar novas conguraes do lugar no territrio. Para tanto, partiremos de algumas acepes denidoras da essncia do lugar e de exemplos recentes de prticas sociais do espao e da arquitetura, analisados luz dessas teorias e do ponto de vista das suas relaes com as novas tecnologias de comunicao e informao.

LUGAR
De maneira geral, os espaos denem-se como lugares por meio da perspectiva singular da experincia do ambiente fsico. Alm disso, os lugares so espaos que tm capacidade de simbolizao e possuem uma aura de identidade. Desse modo, normalmente eles so denidos por uma histria social, cultural ou poltica, associados a um espao determinado, seja geometricamente, seja por seus elementos fsicos. Para o gegrafo Yi-fu Tuan (1997), o lugar identicado pela experincia sensvel e esttica. Sua percepo compreende, num primeiro momento, a sensibilidade por meio dos sentidos cheiro, gosto, toque, percepo visual e num segundo momento a concepo e simbolizao, ou seja, uma construo mental. Desse modo, a experincia do lugar corresponde tanto s emoes que

Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

suscitam o espao quanto s suas qualidades espaciais e ao seu entendimento. Dentro desse processo, destaca-se a experincia visual. A imagem do espao uma construo mental que associa os elementos concretos experincia subjetiva, o que inclui a experincia sensitiva e a memria. Enquanto combinao de espao construdo e espao vivido, os lugares adquirem sentidos e imprimem signicado ao grupo que o habita. Essa relao nos permite pensar o espao voltado para a ideia de existncia, o lugar como sinnimo de estar no mundo, fazendo uso aqui do princpio formulado por Augustin Berque (2000): o ser humano um ser geogrco. A construo dos lugares se d pela experincia subjetiva, mas principalmente pela apropriao coletiva que eles so reconhecidos. Segundo Maesoli (1990), a cidade caracterizada por ser um espao sensvel, essencialmente relacional, onde circulam as emoes, os afetos e os smbolos partilhados coletivamente. As emoes da vida social ou da vida espiritual se associam intimamente s dimenses do espao vivido, pois constituem um o vermelho que delimita o gene do lugar ( genius loci) [...]. A inscrio espacial uma verdadeira memria coletiva (Op.cit. p. 210) e o lugar considerado como um vetor do estar junto social.

06

No que se refere ao genius loci, Maesoli destaca que a atmosfera do lugar, dada pela sua vivncia emocional, que os transforma em lugares conhecidos. desse ponto de vista que Maesoli v delimitados os lugares: a partir das prticas e apropriaes das comunidades estticas, mesmo que momentaneamente. Uma vez delimitados, esses lugares tornam-se emblemticos da cidade e para as comunidades, pois servem de fonte para a banalidade da vida cotidiana e aos momentos de identicao, de encontro, de contato direto com o prximo e no presente.

O TERRENo DA INFoRMAo AMBIENTE


As diferentes guraes do lugar denem um processo complexo que, segundo Norberg-Schulz, no pode ser reduzido a um comportamento motor, uma impresso sensorial, uma experincia emocional ou uma compreenso lgica, ele abarca todas essas dimenses (Op.cit. p. 59). Se considerarmos as dinmicas socioespaciais contemporneas pertencemos com certeza a um dado lugar, mas nunca de maneira denitiva (MAFFESOLI, 1990, p. 217). Depois de apresentados brevemente alguns dos elementos que imprimem o carter do lugar, observaremos agora como as estruturas espaciais informativas espalhadas na cidade contribuem com a redenio desse carter nos dias de hoje. Observamos hoje a formao de novos espaos caracterizados por uma informao ambiente, ou ubimedia, segundo Greeneld (2006), presente tanto nas estruturas comunicantes como painis digitais, fachadas eletrnicas, estaes de conexo e terminais de servios digitais; quanto nos novos objetos cotidianos como o telefone celular, o GPS, o computador de
Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

bolso ou PDA; e, invisivelmente, nos territrios servidos pela conexo sem o - Wi-Fi ou Bluetooth. Tal inltrao tecnolgica afeta de maneira considervel as superfcies arquitetnicas, concebidas como novas interfaces que formam na cidade uma espcie de novas estruturas em arquiplago ou novas plataformas. A arquitetura transforma-se em link, constituindo assim hubs diversos, metfora tecnolgica das megaestruturas de conexo no espao urbano, cujo conjunto da origem a uma Urbis digital. Analisemos os exemplos dos espaos de conexo sem fio, dos tags e do GPS: Wi-Fi - A conexo com uma rede local sem o, conhecida com Wi-Fi ( wireless delity), permite conectar computadores portteis e outros objetos comunicantes uma rede em banda larga, dentro de um raio de normalmente 20 a 50 metros de distncia. Esse tipo de conexo oferecido em zonas de grande concentrao de usurios, como edifcios de escritrios, gares, aeroportos, hotis e, atualmente, em praas, parques e jardins. No caso dos espaos pblicos, a estao de conexo (ou hotspot), ao denir superfcies de acesso internet, caracteriza novas formas de apropriao e delimitao do espao. A proliferao do Wi-Fi congura uma ambincia tecnolgica, que se acrescenta atmosfera do lugar e dene um sinnimo de ser conectado como condio sine qua non de existncia. Inuencia assim as experincias subjetivas, dentro da uma fuso do ciberespao cidade. Tag - Os tags funcionam como cdigos de barra localizados sobre superfcies arquitetnicas ou no espao urbano. Seu sistema de codicao em alta densidade permite representar uma quantidade importante de informaes sob forma de imagem reduzida. O acesso s informaes feito por meio do telefone celular, que direciona o cdigo do tag via texto/sms ou imagem/foto a uma pgina na web. Os tags podem assim alimentar a comunicao entre os passantes e o lugar ao mesmo tempo em que se tornam um elemento decorativo prprio arquitetura ps-moderna. Um smbolo antes da forma ligado concepo da ambiguidade na arquitetura de Venturi (1999), que faz do cdigo visual uma expresso do ps-modernismo na arquitetura, uma celebrao pop desse elemento como fonte de variedade que acentua a riqueza da signicao. GPS - O GPS um sistema que indica uma posio sobre a superfcie da terra com a ajuda de um aparelho que recebe as coordenadas de latitude e longitude por satlite. Sua aplicao mais comum se observa nos automveis, onde o GPS serve para a orientao do condutor que, ao comunicar ao sistema o endereo do destino desejado, recebe em tempo real as indicaes do trajeto a realizar. Experincias recentes apresentam o GPS adaptado escala do pedestre, sugerindo itinerrios, informando acessos, pontos de interesse, fotos das edicaes, entre outros detalhes. No entanto, esse objeto nmade pode condicionar nossa experincia espacial e destruir o gosto de se perder no

07

Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

espao, prprio deriva situacionista ou ainda aventura da nerie exaltada por Benjamin e Baudelaire. Por outro lado, o sucesso do uso do GPS responde s necessidades de conforto tecnolgico prprio ao indivduo ps-moderno. Tal novo modo de ler, se orientar e percorrer a cidade traria provavelmente novas diretrizes e consideraes para as anlises de Kevin Lynch, em A imagem da cidade (1971), onde o tema da legibilidade espacial abordado por meio de pontos de orientao que ajudam a construir mapas mentais na cidade.

ARQUITETURA DoS SUPER-lUGARES


Observemos agora outra forma de experincia urbana que inclui novas prticas socioespaciais, mas principalmente novas estruturas da cidade. Uma denominao que ns propomos dar a tais formas de construo na cidade contempornea seria de superlugares, como uma acentuao dos no-lugares propostos por Aug. A caracterizao de tais tipologias est vinculada ao prexo super que indica o excessivo, extraordinrio, excepcional. Nestas categorias classicaramos os centros especializados, os fashion districts, os outlets da moda, os novos programas e arquiteturas dos centros comerciais, os espaos frreos e aeroportos que mudam consideravelmente sua natureza arquitetural e seus modos de apropriao pelas multides, tribos urbanas e indivduos nmades, formas coletivas da ps-modernidade. Trata-se de lugares dedicados consumao, diverso, ao turismo e viagem, que se tornam os cones do nosso tempo. Essas estruturas apresentam uma centralidade multifuncional e plurisensorial da sua geograa e, dentro de uma preocupao arquitetnica, buscam transformar a sionomia do territrio urbano, criando novos espaos, vividos e contemplados. A passagem do no-lugar ao superlugar faz-se em relao transformao de escala e do territrio dominado pelos espaos multifuncionais. Trata-se assim no apenas de uma alterao da terminologia, mas, sobretudo, da essncia do lugar e da evoluo de sua natureza. Tais megaestruturas de massa marcam o territrio e orientam os estilos e comportamentos estticos dos indivduos. Basta imaginar, por exemplo, a implantao do imprio Ikea com sua arquitetura de caixa colorida que do origem a uma ikea-atitude que inuenciam os modos de viver e de habitar; os cinemas multiplex que oferecem uma diversidade de servios; ou os aeroportos construdos para acolher vos low cost do tipo Ryanair que transformam a geograa urbana ao preencher e conectar antigas zonas vazias do permetro suburbano. Os superlugares, com sua arquitetura imponente massicam os espaos e criam cidades dentro da cidade com suas particularidades, como a citadela da moda, a cidade eletrnica, do design etc. Tais plataformas so representativas da tendncia atual de transformao sensvel e de generalizao do espao. Suas especicidades arquitetnicas se caracterizam em certos casos pela reproduo de estilos e elementos de maneira pictrica, como a cidade medieval,

08

Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

os muros da Roma Antiga, ou as colunas gregas. Prottipos desse gnero so vistos nos outlets da moda das conurbaes geogrcas da periferia de Florena ou Roma, no Etnapolis em Catane, sinnimo do conceito de bigness de Rem Koolhaas; ou em zonas de urbanizao recente, como na fronteira da Paris intramuros com o centro comercial Bercy2, realizado por Renzo Piano. Esses exemplos diversos indicam o sintoma de uma arquitetura como abrigo de esquemas funcionais repetidos e em srie, que podemos identicar nas caractersticas descritas por Venturi em Learning from Las Vegas (1977). Tais exemplos associados s recentes formas de construo socioespaciais indicam o desenvolvimento de espcies de templos ou santurios onde se manifestam formas de religiosidade comunitria, segundo Maesoli, entre a misticao da consumao e a comunho de emoes, dimenses do nomadismo e da nerie ps-moderna.

CoNSIDERAES FINAIS
Ao o fazermos referncia aos no-lugares de Aug, observamos que eles assumem hoje um novo caractere: a substncia que muda e se ns preguramos sua transformao em superlugares, em relao a codicao de um papel social e amplicao da funcionalidade. Os superlugares comeam a adquirir uma histria e deixam de ser apenas lugares transitrios, de passagem. Eles passam a constituir uma prtica vivida com intensidade e durao no tempo, o que exprime as vagabundagens ps-modernas e o inconsciente coletivo nesses territrios utuantes caracterizados por Maesoli (1999). Os exemplos de combinao das novas tipologias arquiteturais e as dinmicas sociais com as tecnologias digitais demonstram de que modo tm se alterado a sensibilidade do espao e as relaes de pertencimento e alteridade que construmos neles e a partir deles. A acepo da cidade contempornea via as novas tecnologias digitais assume a forma de um rizoma. A de informao e de comunicao so acrescidas s infraestruturas urbanas cotidianas, modicando suas ramicaes e, de certa maneira, enriquecendo as dimenses sensoriais do espao. Tal potncia tecnolgica re-encanta a cidade e alimenta a transgurao do imaginrio de um Atlas de geometria varivel. As novas formas de prticas socioespaciais apoiadas na informao e na comunicao, ao tomar como contedo um instante, um objeto ou um determinado espao, podem proporcionar um retorno experincia do interativo, do ttil, e mesmo apreenso sensvel do lugar. O uso de tecnologias digitais pode tambm contribuir para a caracterizao das novas arquiteturas e resignicao dos espaos, permitindo ampliar a atualizao e reativao de experincias e recordaes que nutrem o imaginrio. Nossa comunicao pretendeu por m analisar a cidade contempornea aprofundando questes em torno de dois processos recentes e interconectados: a re-interpretao dos lugares e sua componente arquitetnica simblica e a
Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

09

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

conjuno da informao e da comunicao digitais ao espao urbano. Por meio de exemplos de prticas de interao entre o meio digital e o espao urbano ilustramos as consideraes tericas sobre novas formas de apreenso subjetiva e apropriaes coletivas na cidade contempornea, no que se refere ao espao e arquitetura como experincia sensvel nos dias de hoje. Os aspectos aqui abordados representam, no fundo, uma maneira de dizer a cidade contempornea, de dar uma viso e de revelar, assim, caractersticas pertinentes em sintonia com a ambincia ps-moderna para sensibilizar o pensamento, tendo sempre um olhar atentivo sobre o cotidiano, sobre o que e como se vive, no presente, a vitalidade urbana.

NoTAS
Trabalho apresentado no Frum Temtico IX Terreno e Arquitetura, uma simbiose entre o ser e o mundo, evento componente do XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginrio - Congresso Internacional, outubro de 2008, Recife - PE.
1

10

Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010

REFERNcIAS BIBlIoGRFIcAS
AAVV, La civilt dei superluoghi. Notizie dalla metropoli quotidiana, Bologna: Damiani, 2007. AUG, Marc. Non-Lieux: Introduction une anthropologie de la surmodernit. Paris: Seuil, 1992. BERQUE, A. Mdiance, de milieux en paysage, Paris: Belin, 1990. BERQUE, A. coumne. Introduction ltude des milieux humains, Paris: Belin, 2000. CANEVACCI, Massimo. A Cidade Polifnica. So Paulo: Nobel , 1993. FREITAS, Ricardo Ferreira. Shopping centers: espaces type dun loisir transnational. In:MAFFESOLI, Michel ; DURAND, Gilbert (org.). Cahiers de Limaginaire. v. 13, p. 95-103. Paris:LHarmattan, 1996. GREENFIELD, Adam. Every[ware]. La rvolution de lubimedia, France: FYP, 2007

11

LYNCH, Kevin. Limge de la cit. Paris: Dunod, 1999. MARZLOFF, Bruno; BELLANGER, Franois. Transit: Les lieux et les temps de la mobilit. Paris: LAube, 1996. MAFFESOLI, Michel. Au creux des apparences. Pour une tique de lesthtique. Paris, Plon, 1990. ______. La Conqute du prsent, sociologie de la vie quotidienne. Paris: Descle de Brouwer, 1999. ______. Notes sur la postmodernit:. Le lieu fait lien. Paris: Flin, 2003. NORBERG-SCHULZ, Christian . Lart du lieu: Architecture et paysage, permanence et mutations. Paris: Ed. Le Moniteur, 1997. SANSOT, Pierre. Potique de la vile. Paris: Payot, 2004. TUAN, Yi-fu. Space and Place: The perspective of experience. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1977. VENTURI, Robert. De lambigut en architecture, Paris: Dunod, 1999. ______.; Scott-Brown, Izenour. Lenseignement de Las Vegas.Paris: Mardaga, 2007.

Formas e interfaces do urbano: sentido do lugar na cidade ps-moderna

Potrebbero piacerti anche