Sei sulla pagina 1di 3

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.

: Fabrcio Bolzan Data: 09/10/2008

Lei 11.784 de 22 de setembro de 2008 manteve o prazo de 24 meses do estgio probatrio da Lei 8112/90.

ATOS ADMINISTRATIVOS 1) Atos da Administrao X Atos administrativos: Todo ato praticado pela Administrao, no exerccio da funo administrativa, seja regido pelas regras de direito pblico ou pelas regras de direito privado, so considerados atos da Administrao. I Atos privados da Administrao; II Atos materiais; III Atos administrativos: toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. (Hely Lopes Meirelles). Os atos administrativos so regidos pelo regime de direito pblico. 2) Elementos do ato administrativo: So elementos ou requisitos do ato administrativo o famoso COMFF (competncia, objeto, motivo, forma e finalidade). 2.1) Competncia: conjunto de atribuies conferidas pela lei aos rgos e agentes pblicos para o desempenho das funes administrativas. O vcio no elemento competncia caracteriza o excesso de poder. 2.2) Finalidade: a finalidade pode ser: I em sentido amplo: consiste na tutela do interesse pblico; II em sentido estrito: a finalidade pblica prevista em uma lei especfica. 2.3) Forma: o meio pelo qual a vontade da Administrao Pblica se exterioriza. 2.4) Motivo: a situao de fato e de direito que autoriza a prtica do ato administrativo. Teoria dos Motivos Determinantes: a Administrao ao declarar o motivo que autorizou a prtica do ato administrativo, ficar vinculada existncia e veracidade da alegao, e, em caso de inexistncia ou falsidade do motivo, o ato ser declarado nulo. 2.5) Objeto: o contedo do ato, ou seja, seu resultado prtico. EX: no ato administrativo que aplica uma multa, o objeto do ato consiste na imposio de uma penalidade. Mrito do ato administrativo: consiste no juzo de valor (oportunidade e convenincia) efetivado em face de dois elementos do ato administrativo, quais sejam: motivo e objeto. 3) Atributos do ato administrativo: os atributos so qualidades do ato administrativo.

-1

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 09/10/2008

3.1) Presuno de Legitimidade: por esse atributo presume-se que o ato administrativo foi elaborado de acordo com a lei, com as regras morais e com a verdade. 3.2) Auto-executoriedade: trata-se de atributo que autoriza a Administrao a praticar diretamente seus atos, sem a necessidade de obter previamente a autorizao do Poder Judicirio. A auto-executoriedade subdivide-se em: a) Exigibilidade: meios indiretos de coero. EX: imposio de uma multa pelo descumprimento de uma determinao administrativa; b) Executoriedade: meios diretos de coero. EX: fechamento de um estabelecimento comercial. 3.3) Imperatividade: este atributo legitima a Administrao a impor diretamente seus atos independentemente de concordncia do administrado atingido. 4) Classificao dos atos administrativos: 4.1) Quanto aos efeitos: na classificao quanto aos efeitos, o ato administrativo pode ser: a) b) c) Constitutivo: aquele que cria (constitui) uma nova situao jurdica. Desconstitutivo: aquele que extingue (desconstitui) situao jurdica preexistente. Declaratrio: aquele que declara a existncia de uma determinada situao jurdica.

4.2) Quanto aos destinatrios: na classificao quanto aos destinatrios, o ato administrativo pode ser: a) b) Geral: aquele que atinge a coletividade como um todo; Individual: aquele que atinge destinatrio certo e determinado. Pode ser: singular, quando atingir um s destinatrio. plrimo ou mltiplo: quando atinge mais de um destinatrio, mas todos certos e determinados.

4.3) Quanto ao grau de liberdade: na classificao quanto ao grau de liberdade o ato administrativo pode ser: a) Vinculado: aquele em que a lei no confere nenhuma liberdade de atuao ao administrador que dever praticar o nico comportamento previsto na legislao correspondente. Discricionrio: aquele em que a lei confere certa liberdade de atuao ao administrador para que, mediante um juzo de oportunidade e convenincia, tome a deciso mais favorvel ao interesse pblico, dentre aquelas previstas na legislao correspondente. 4.4) Quanto a formao da vontade administrativa: na classificao quanto a formao da vontade o ato administrativo pode ser: a) Simples: aquele que decorre de uma manifestao de vontade dentro de um s rgo da Administrao. b) Composto: aquele que decorre de mais de uma manifestao de vontade dentro de um mesmo rgo. c) Complexo: aquele que decorre de mais de uma manifestao de vontade, oriundas de mais de um rgo. 5) Modalidades de atos administrativos: 5.1) Atos Normativos: so aqueles que possuem um comando geral e abstrato, com a finalidade de dar fiel cumprimento lei.

-2

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 09/10/2008

So exemplos de atos normativos: regulamentos, decretos, instrues normativas, regimentos, resolues e deliberaes. 5.2) Atos Ordinatrios: so aqueles que tm objetivo de ordenar o funcionamento da Administrao e a atuao dos agentes pblicos. So exemplos de atos ordinatrios as portarias, instrues, avisos, circulares, ordens de servio, ofcios e despachos. 5.3) Atos Negociais: so aqueles traduzidos numa pretenso do particular coincidente com uma declarao de vontade da Administrao Pblica. So exemplos de atos negociais: alvar, licena, concesso, permisso, autorizao e admisso. 5.4) Atos Enunciativos: so aqueles em que a Administrao declara uma situao jurdica preexistente, seja certificando ou atestando um determinado fato, seja emitindo um parecer. So exemplos de atos enunciativos: certido (certido negativa de dbitos de IPTU), atestado (atestado de freqncia escolar elaborado por uma escola pblica) e parecer (parecer jurdico emitindo uma opinio sobre a legalidade ou no de um procedimento licitatrio). 6) Extino dos atos administrativos: 6.1) Formas de Extino: sobre esse tema, cumpre destacar que trabalharemos com as duas formas mais importantes de extino do ato administrativo: a anulao e a revogao. 6.1.1) Anulao do ato administrativo: a anulao do ato administrativo ocorre nos casos de ilegalidade e pode ser declarada pela prpria Administrao Pblica ou pelo Poder Judicirio. A anulao opera efeitos ex tunc (retroativos). 6.1.2) Revogao do ato administrativo: a revogao do ato administrativo ocorre nos casos de atos vlidos (de acordo com a lei), mas que deixaram de ser convenientes ou oportunos ao interesse pblico. Os efeitos da revogao so ex nunc, i.e., no retroagem. 6.1.3) Cassao: ocorre quando o beneficirio do ato deixa de cumprir um requisito que mantinha a sua validade. 6.1.4) Caducidade: ocorre quando lei posterior torna insubsistente a manuteno de ato administrativo que, no momento da expedio, era vlido. 7) Convalidao: a convalidao consiste na correo do ato administrativo detentor de vcio sanvel, quando no gerar leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. Nesse sentido, prev o art. 55 da Lei n. 9.784/99: Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

-3

Potrebbero piacerti anche