Sei sulla pagina 1di 4

04/11/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios avaliativos dos mdulo 3 -10 pontos

Voc acessou como RAIMUNDA HENRIQUE RABELO DA SILVA (Sair)


Esaf

>> DEF_CE_RFB_2_2013 >> Exerccios avaliativos dos mdulo 3 -10 pontos >> Tentativa 1

Exerccios avaliativos dos mdulo 3 -10 pontos - Tentativa 1

1
Acertos: 1

Com relao contribuio de melhoria, avalie as assertivas abaixo e indique a alternativa correta: I - A contribuio de melhoria instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria.Tem como limite total a despesa realizada e como limite individual o valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. II - Sua justificativa jurdica est no princpio da vedao ao enriquecimento sem causa. Sempre que a obra pblica realizada proporcionar a valorizao do imvel do particular, lcito ao Estado "recuperar o enriquecimento ganho" por meio da contribuio de melhoria. III - A contribuio de melhoria pode ser instituda e cobrada por quaisquer dos entes tributantes, desde que, evidentemente, seja realizada a obra pblica que d sustentao ao fato gerador desse tributo. Escolher uma resposta.

Esto corretas a I e a II Esto corretas a I, a II e a III. Est correta somente a I. So falsas a I e a III. So falsas a I,II e a III.

2
Acertos: 1

proibido exigir ou aumentar tributo no mesmo exerccio de publicao da lei que o instituiu ou aumentou. Pode-se afirmar que estamos nos referindo ao princpio constitucional da: Escolher uma resposta.

Isonomia. Anterioridade da lei. Capacidade contributiva. Irretroatividade da lei. Legalidade.

3
Acertos: 1

Nas afirmaes abaixo, com relao as taxas, marque V, se for verdadeiro, e F se for Falso: ( ) Taxa uma das espcies de tributos. ( ) Taxa e imposto so sinnimos visto que ambos so tributos.
1/4

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/attempt.php?id=242923

04/11/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios avaliativos dos mdulo 3 -10 pontos

( ) As taxas devem limitar-se ao custo do servio prestado. ( ) Para que seja cobrada uma taxa no necessrio que o contribuinte faa uso de fato do servio. ( ) IPTU, ITR e IRPF so exemplos de taxas. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta: Escolher uma resposta.

VVVFV VFFVV VFVFV VFVVV VFVVF

4
Acertos: 1

Com relao a origem dos tributos INCORRETO afirmar que: Escolher uma resposta.

Os primeiros tributos ou assemelhados s foram cobrados a partir da Idade Mdia. O texto mais antigo encontrado sobre a cobrana de tributos na Antiguidade uma placa de 2350 a. C. A civilizao grega foi construda graas aos tributos pagos pelos cidados e ao trabalho escravo. As primeiras manifestaes tributrias foram voluntrias, segundo estudos, sob a forma de presentes ou ofertas aos lderes. O tributo acompanhou a evoluo do homem e a criao das primeiras sociedades.

5
Acertos: 1

Em relao aos elementos da obrigao tributria, assinale a nica alternativa INCORRETA: Escolher uma resposta.

Alquota um percentual, definido em lei, a ser aplicado sobre a base de clculo para determinar o valor do tributo a ser pago. Competncia tributria o poder especfico de instituir tributos. Todos os trs nveis (Unio - Estados e Distrito Federal Municpios) possuem competncias tributrias, ou seja, esto autorizados pela Constituio Federal a criar tributos de acordo com as normas gerais de Direito Tributrio. A alquota, alm de possibilitar a quantificao do tributo, um instrumento de justia fiscal, pois, por meio de sua gradao, o legislador busca efetivar os princpios da igualdade tributria e da capacidade contributiva. O crdito tributrio decorre da obrigao principal. Compete privativamente autoridade administrativa constitu-lo pelo lanamento. Extingue-se, exclusivamente, com o pagamento. A base de clculo uma grandeza referencial, instituda pela lei e

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/attempt.php?id=242923

2/4

04/11/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios avaliativos dos mdulo 3 -10 pontos

geralmente expressa em dinheiro, cujas principais funes so dimensionar o fato jurdico passvel de tributao e possibilitar a apurao da importncia devida pelo contribuinte ou responsvel.

6
Acertos: 1

A Constituio Federal estabelece os princpios de direito tributrio. Assinale o item que explica o Princpio da Capacidade Contributiva: Escolher uma resposta.

Visa justia fiscal e social, exigindo mais de quem tem mais condio econmica e isentando ou reduzindo a incidncia tributria para os contribuintes com menor capacidade econmica. Busca proteger o contribuinte contra os abusos do Estado. Todos os contribuintes devem pagar tributos de forma igual. Os trabalhadores com carteira assinada devem pagar mais impostos. A tributao sobre a renda dos mais ricos deve-se reger pelo princpio da proporcionalidade e no da progressividade.

7
Acertos: 1

Conforme dispe a Lei, so espcies tributrias no Brasil, EXCETO: Escolher uma resposta.

Os impostos. As taxas. As contribuies de melhorias. Os emprstimos compulsrios. As multas de trnsito.

8
Acertos: 1

Em relao ao financiamento do Estado, assinale a nica alternativa CORRETA: Escolher uma resposta.

So fontes de financiamento do Estado: emisso de moeda, emisso de ttulos (endividamento), atividade empresarial do estado e receita tributria. A emisso de ttulos no pode ser considerada fonte de financiamento do Estado. A atividade empresarial a principal fonte de financiamento do Estado. A receita proveniente da emisso de ttulos no encontra limites na capacidade de endividamento do Estado. As taxas cobradas dos servios pblicos particulares so a principal fonte de financiamento do Estado.

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/attempt.php?id=242923

3/4

04/11/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios avaliativos dos mdulo 3 -10 pontos

9
Acertos: 1

Sobre a Idade Mdia, assinale a nica alternativa INCORRETA: Escolher uma resposta.

Os camponeses eram obrigados a pagar tributos aos senhores feudais, entregando-lhes a melhor parte das suas colheitas. Como o Estado era forte os camponeses (servos) pagavam seus tributos apenas atravs de dinheiro j que era abundante a circulao de moedas. A chamada Terceira Cruzada foi financiada principalmente por recursos do tesouro da Inglaterra e pela cobrana de tributos. Na Inglaterra do final do Sculo XII, Joo Sem Terra era responsvel por reunir dinheiro por meio da cobrana de mais tributos. Em troca de proteo, os vassalos ofereciam seu trabalho e pagavam pesados impostos aos senhores feudais.

10
Acertos: 1

Assinale a nica alternativa INCORRETA com relao ao Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao Fundeb: Escolher uma resposta.

No mnimo 60% dos recursos do Fundeb devem ser destinados ao pagamento da remunerao dos profissionais de educao que estejam em efetivo exerccio no magistrio. composto quase totalmente por recursos dos Estados, Distrito Federal e Municpios, originrios de fontes j existentes. Os recursos do Fundeb destinam-se ao financiamento de aes de manuteno e desenvolvimento da educao bsica pblica. O Conselho do Fundeb exercido por servidores concursados das Secretarias de Finanas e Educao dos Estados e Municpios. No mbito municipal, os Conselhos do Fundeb so compostos por, no mnimo, nove membros.

Salvar e no corrigir

Terminar tudo e corrigir

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/attempt.php?id=242923

4/4

Potrebbero piacerti anche