Sei sulla pagina 1di 6

Objetivo

O objetivo deste relatrio para transcrever o aprendizado obtido nas aulas praticas e com isso registrar conforme as normas e procedimentos padronizados os experimentos relatados a seguir. Expor aos alunos o conhecimento das determinaes a fim de aplic-las.

Introduo
A anlise volumtrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada soluo de concentrao exatamente conhecida, necessrio para reagir quantitativamente com outra soluo, cuja concentrao quer se determinar. A soluo de concentrao exatamente conhecida denominada soluo padro; e a operao que determina o volume de soluo necessrio para reagir com a soluo problema denominada titulao. Quando a quantidade de substncia cuja concentrao quer se determinar e a quantidade de soluo padro adicionada so quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalncia (ou ponto final terico). Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediaes do ponto de equivalncia pode servir, em princpio, para a localizao deste. Um meio muito usado o que consiste em adicionar soluo a ser titulada um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir mudana de colorao quando a reao se completou. O ponto em que isso ocorre chamado ponto final. O ponto de equivalncia e o ponto final no coincidem necessariamente. A diferena entre eles chamada erro da titulao, o qual pode ser determinado experimentalmente. Indicadores so substncias que mudam de cor na presena de ons H+ e OH- livres em uma soluo, e justamente por esta propriedade so usados para indicar o pH, ou seja, como o prprio nome j diz, os indicadores indicam se uma soluo cida ou bsica. Existem vrios tipos de indicadores, veja abaixo a relao de alguns e como agem em meio a solues: Papel tornassol: Esse mtodo feito atravs do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada soluo muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presena de uma soluo cida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os ons reagem mudando o arranjo dos tomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. Soluo de fenolftalena: Esta soluo um indicador sinttico que ao se dissolver em gua se ioniza originando ons. Os ons liberados so H + e OHque estabelecem um equilbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftalena em uma soluo incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou cido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos soluo de fenolftalena em um meio cido ela fica incolor, pois o aumento da concentrao de H +desloca o equilbrio. Por outro lado, se o meio for bsico, a soluo de fenolftalena se torna rsea (rosa claro a rosa escuro). Com relao ao ponto final da titulao, temos que este pode ser determinado atravs de uma curva de titulao ou curva de neutralizao, uma representao grfica dos valores do pH em funo do volume de titulante adicionado.

Figura 1- Representao grfica de uma titulao A representao grfica de uma curva de titulao mostra-nos 3 zonas de variao do pH: uma variao suave, quase horizontal, na zona cida da escala de pH (sobe pouco devido capacidade de tampo da soluo de cido forte); uma variao brusca, quase vertical, passando da zona cida para a zona alcalina, e de novo, uma pequena variao na zona alcalina.

Metodologia
A prtica iniciou-se com a montagem da bureta no suporte e a lavagem de todos os materiais que foram utilizados. Transferiu 25 ml da soluo para um erlenmeyer de 250 ml. Fez-se a duplicata. Adicionou-se carbonato de sdio aos dois erlenmeyers. Visto que as amostras apresentaram a cor alaranjada. A partir deste resultado, adicionou-se 3 gotas de metil-orange s amostras contidas nos erlenmeyers. Zerou-se a bureta com o cido sulfrico e fez-se a titulao. Viu-se que a titulao feita com o primeiro erlenmeyer apresentou a cor amarelo avermelhado num volume de 18,4ml e a titulao feita com o segundo erlenmeyer apresentou a mesma cor num volume de 18,2ml. Estimaram-se valores aproximados e atravs destes resultados, calculou-se a seguinte mdia: T = 18,4 +18,2 / 2 = 18,3ml Depois preparar 100 ml de soluo de HCL 0,1 N a partir da soluo padronizada cuja concentrao 0,1366, foi necessrio o volume de 73,2ml para padroniza.

Concluso
Em concluso, descobrimos que a anlise volumtrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada soluo de concentrao exatamente conhecida, necessrio para reagir quantitativamente com outra soluo, cuja concentrao quer se determinar. A soluo de concentrao exatamente conhecida denominada soluo padro e a operao que determina o volume de soluo necessrio para reagir com a soluo problema denominada titulao. .

Referncias Bibliogrficas
G. W. CASTELLAN, Fsico-Qumica, Vol.1, RJ, Livros Tcnicos e Cientficos Ed., 1977, pg.187. A. SOMMERFELD, Thermodynamics and Statistical Thermodynamics, Academic Press Inc Publ., NY, 1956, Se.9

Potrebbero piacerti anche