Sei sulla pagina 1di 2

Introduo a Criptografia Prof.

Andrea Garcia
A palavra composta por dois termos gregos kryptos (kryptos secreto, escondido, oculto) e grapho (grapho - escrita grafia). A criptografia uma arte ou cincia de escrever ocultamente talvez to antiga quanto a prpria escrita, hoje em dia um dos mtodos mais eficientes de se transferir informao, sem que haja a possibilidade de interferncia por parte de terceiros. A Criptografia o estudo de tcnicas matemticas, relacionadas com os aspectos de segurana e confidencialidade de informao, a integridade de dados, a autenticao de entidades e a autenticidade de origem de dados, ou seja, consiste na converso de dados num cdigo secreto como medida de segurana para que possam existir comunicaes seguras. A criptografia lida de um modo muito estreito com termos como - encriptao e desencriptao. A encriptao a converso de dados para uma forma que no ser compreendida facilmente por pessoas autorizadas com o objectivo de assegurar a privacidade mantendo a informao escondida e ilegvel mesmo para quem v os dados encriptados. A desencriptao o processo de converter dados encriptados de volta sua forma original, para que a mensagem possa ser compreendida e para isso acontecer requer alguma informao secreta, usualmente denominada chave de desencriptao. A chave de desencriptao o algoritmo que desfaz o trabalho do algoritmo de encriptao. Um algoritmo um programa de computador que pode ser visto como um algoritmo elaborado. A criptografia consiste na cincia de codificar mensagens de forma a torna-la ilegvel para os outros.

A Cifra de Csar - Algoritmo


101 A.C. - 44 A.C. (J.C. - Substituio) Jlio Csar, o imperador romano, usava a "Cifra de Csar" para enviar ordens secretas aos seus generais. O cdigo consistia em trocar cada letra de uma mensagem pela terceira letra seguinte. Ou seja, o algoritmo utilizado era o mtodo substituio. Assim, o a virava d, o b virava e, e assim por diante. a b c ...... x y z a b c d e f

Exemplo: (neste caso no estamos considerando os espaos em branco)

Texto: os alunos no podem ler isto Texto para encriptar: osalunosnaopodemleristo Texto encriptado : rvdoxqrvqdrsrghpohulvwr Um mtodo mais preciso: Numa primeira etapa, substitua as ocorrncias de brancos e sinais de pontuao por uma seqncia de caracteres seguindo a seguinte tabela: Tabela 1 (branco) WBRW , . ; : ! ? WVRW WPTW WPVW WDPW WEXW WINW WHFW

Depois de feita essa substituio o texto ter apenas letras do alfabeto. Isto ser importante para nomes compostos, ou alguma frase que envolva os caracteres acima. Observe o exemplo a seguir: Texto original:
ESSE EXERCICIO-PROGRAMA VAI SER MUITO LEGAL.

Aps substituir-se os brancos e sinais de pontuao:


ESSEWBRWEXERCICIOWHFWPROGRAMAWBRWVAIWBRWSERWBRWMUITOWBRWLEGALWPTW

Exerccio
Voc ir programar um sistema completo de criptografia, ou seja, voc dever fazer um algoritmo em VisualG que: 1. 2. 3. 4. leia um string s (vetor de caracteres) contendo um texto (limite-se a 50); leia um natural k; criptografe-o; exiba o contedo digitado criptografado.

Potrebbero piacerti anche