Sei sulla pagina 1di 3

Lenda do Boitat

Segundo a lenda h muito tempo atrs, uma noite se prorrogou muito parecendo que nunca mais haveria luz do dia. Era uma noite muito escura, sem estrelas, sem vento, e sem barulho algum dos bichos da floresta, era um grande silncio. Os homens viviam dentro de casa e estavam passando fome e frio. No havia como cortar lenha para os braseiros que mantinham as pessoas aquecidas, nem como caar naquela escurido. Era uma noite sem fim. O tempo foi passando e a chuva comeou, choveu muito, esta chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Uma grande cobra que vivia em repouso num imenso tronco despertou faminta e comeou a comer os olhos de animais mortos que brilhavam boiando nas guas. Alguns dizem que eles brilhavam devido luz do ltimo dia em que os animais viram o sol. De tanto olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou toda brilhante como fogo e transparente. A cobra se transformou num monstro brilhante, o Boitat. Dizem que o Boitat assusta as pessoas quando elas entram na mata noite. Mas muitos acreditam que o Boitat protege as matas contra incndios.

Aspectos Gerais do Mito


O Problema no o que se esconde no escuro, mas aquele que est diante dele...

Diz a lenda que o Boitat era uma espcie de cobra e foi o nico sobrevivente de um grande dilvio que cobriu a terra. Para escapar ele entrou num buraco e l ficou no escuro, assim, seus olhos cresceram. Desde ento anda pelos campos em busca de restos de animais mortos. No sul do Brasil se diz que ele come apenas os olhos dos animais capturados ou j mortos, e tantos olhos devora, que fica cheio da luz de todos esses olhos, e de longe mais parece uma bola de chamas, um claro vivo. Se transforma numa espcie de cobra de fogo que serpenteia dentro da escurido. Com essa forma, algumas vezes, persegue os viajantes noturnos ou caadores mais distrados. s vezes ele visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro no meio da mata[2]. No Nordeste do Brasil chamado de "Alma dos Compadres e das Comadres". Para os ndios ele "Mba-Tata", ou Coisa de Fogo, e mora no fundo dos rios.

O Boi-tat o Fogo-ftuo ou Fogo-de-Santelmo, luz cintilante, intermitente, que aparece e desaparece sem prvio aviso, produto que surge do processo de decomposio dos fosfatos de hidrognio dos corpos de animais mortos. Dizem que o viajante, quando o encontra, deve ficar parado, imvel e de olhos fechados, sem respirar, e Ento, o Fogo-ftuo desaparece. Mas, quando o viajante teima em persegu-lo, ele foge, intangvel, e tanto mais corre quanto mais procura apanh-lo o perseguidor. E quando, ao contrrio, o homem foge, O Boi-tat persegueo, atormentando-o, deixando ele desorientado, enlouquecido, e finalmente o mata[3]. Dizem ainda que ele o esprito de gente ruim ou almas penadas, e por onde passa, toca fogo no mato. Outros dizem que ele protege as matas contra incndios. A cincia confirma que existe um fenmeno chamado Fogo-ftuo, que so os gases inflamveis que emanam dos pntanos, sepulturas e carcaas de grandes animais mortos, que vistos de longe, se assemelham a grandes tochas em movimento. Mboitat o gnio que protege os campos contra aqueles que os incendeiam; como a palavra diz, Mboitat : "Cobra de Fogo". As tradies figuram-na como uma pequena serpente de fogo que normalmente reside ngua. s vezes transforma-se em um grosso madeiro em brasa, chamado Muan, que faz morrer por combusto quem incendeia inutilmente os campos[4]. Uma das lendas mais tradicionais do Rio Grande do Sul a da Boitat. Boi-tat, cobra de fogo, chamava-se Boi-guassu, ou cobra grande. A lenda existe em todo Brasil, do norte ao sul. A Boi-guassu, quando houve o dilvio, ou quando h inundaes, ao ser acordada pela gua, come todos os animais. No sul ela come apenas os olhos da carnia. Tantos olhos devora, que fica cheia da luz desses olhos.

Informaes Complementares:
Nomes comuns: No Sul; Baitat, Batat, Boi-guassu, Bitat (So Paulo). No Nordeste; Batato e Biatat (Bahia). Entre os ndios; Mba-Tata, Mboitat. Outros Pases: Fogo de Santa-Helena, Vbora-de-fuego, Shinen-Gaki, Feux-follets, Demnio Bifrons, Luz Mala, etc. Origem Provvel: No Brasil de origem Indgena. Os negros africanos tambm trouxeram o mito de uma entidade que habitava as guas profundas, e que saa a noite para caar, seu nome era Biatat. O Fogo-ftuo tema universal no folclore e em todos os pases existem narrativas que tentam lhe dar nomes, torn-lo uma entidade fantstica, viva. Diz Anchieta em sua carta: "H tambm outros fantasmas nas praias, que vivem a maior parte do tempo junto do mar e do rios, e so chamados de Baetat, que quer dizer, "Coisa de Fogo", o que o mesmo como se dissesse "o que todo de fogo". No se v outra coisa seno um facho cintilante correndo para ali; acomete rapidamente os ndios e mataos, como os Curupiras: o que seja isso, ainda no se sabe com certeza." um mito que sofre grandes modificaes conforme a regio. Em algumas, por exemplo, ele uma espcie de gnio protetor das florestas contra as queimadas. Em outras, ele causador dos incendios na mata. Uma verso conta que seus olhos cresceram para melhor se adaptar escurido da caverna onde ficou preso aps um dilvio. Noutra ao procurar restos de animais mortos, come apenas seus olhos, assim absorve a luz e o volume dos mesmos, razo pela qual tem os olhos to grandes e incandescentes.

Documentrio:
Relato do Padre Jos de Anchieta - Carta de So Vicente (X), in Cartas, informaes, fragmentos histricos e sermes. Vol. III das Cartas Jesuticas. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1933, p. 128. "H tambm outros fantasmas, mxime nas praias, que vivem a maior parte do tempo junto do mar e dos rios, e so chamados de Baetat, que quer dizer "Coisa de Fogo", o que o mesmo como se dissesse "O que todo Fogo". No se v outra coisa seno um facho cintilante correndo para ali; Acomete rapidamente os ndios e mata-os, como os Curupiras: O que seja isso ainda no se sabe com certeza."

Potrebbero piacerti anche