Sei sulla pagina 1di 48

Direito Previdencirio

Prof. Hugo Goes

LEGISLAO APLICADA AO CURSO


Constituio Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91 (benefcios) Lei 9.876/99 Lei 10.666/2003 Decreto 3.048/99 (Regulamento da
Previdncia Social)

LIVROS INDICADOS
TTULO Manual de Direito Previdencirio Curso de Direito Previdencirio Manual de Direito Previdencirio Direito Previdencirio ESAF Direito Previdencirio CESPE/UnB Resumo de Direito Previdencirio AUTOR Hugo Medeiros de Goes Fbio Zambitte Ibrahim Carlos A. P. Castro/ Joo Batista Lazzari Hugo Medeiros de Goes Hugo Medeiros de Goes Hugo Medeiros de Goes EDITORA Ferreira Impetus Conceito Editorial Ferreira Ferreira Ferreira

SEGURIDADE SOCIAL
(CF/88 - Art. 194 )

SADE

ASSISTNCIA SOCIAL

PREVIDNCIA SOCIAL

Direito de todos e dever do Estado Independe de contribuio

Direito de todos que necessitarem Independe de contribuio

Direito do trabalhador e seus dependentes Carter contributivo e compulsrio

1. (AFPS/2002 ESAF) luz da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. II. A sade exige contribuio prvia. III. A Previdncia Social exige contribuio prvia. IV. A assistncia social possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. a) Todos esto corretos. b) Somente I est incorreto. c) II e IV esto incorretos. d) I e II esto incorretos. e) III e IV esto incorretos.

2. (AFPS/2002 ESAF) Pedro, menor carente, de 12 anos, e Paulo, empresrio bem-sucedido, de 21 anos, desejam participar de programas assistenciais e de sade pblica. De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Pedro e Paulo podem participar da Assistncia Social. b) S Pedro pode participar da Sade. c) Pedro s pode participar da Assistncia Social. d) Paulo pode participar da Assistncia Social. e) Pedro e Paulo podem participar da Sade.

PREVIDNCIA SOCIAL
Regime Geral de Previdncia Social

Regimes de Previdncia

Regimes Bsicos (filiao obrigatria)

Regimes Prprios de Previdncia Social

Regime de Previdncia Complementar (facultativo)

Direta

Autarquias Administrao Pblica Indireta Sociedades de Economia Mista Empresas Pblicas Fundaes Pblicas

Ocupante de cargo efetivo

Ocupante de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e Servidor exonerao

Pblico
Contratado por tempo determinado

Ocupante de emprego pblico

Da unio Servidor ocupante de cargo efetivo Dos Estados, Distrito Federal ou Municpios.

Aposentadoria por invalidez Benefcios Aposentadoria por tempo de que os contribuio regimes prprios so Aposentadoria por idade obrigados a oferecer a seus Aposentadoria compulsria segurados: Penso por morte

PREVIDNCIA COMPLEMENTAR
Aberta Previdncia Complementar (carter facultativo) Privada (CF, art. 202) Fechada

Pblica (CF, art. 40, 14, 15 e 16)

Fechada

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL CF - Art. 194 ................. Pargrafo nico. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios;

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

CONSTITUIO FEDERAL
Art. 195 ............... 5 - Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. Art. 201 .............. 2 Nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo. 4 assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei. 5 vedada a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia.

STF, RE 263252/PR, Rel. Min. Moreira Alves, 1 T., DJ 23/06/2000. EMENTA: - Previdncia social. Irredutibilidade do benefcio. Preservao permanente de seu valor real. No caso no houve reduo do benefcio, porquanto j se firmou a jurisprudncia desta Corte no sentido de que o princpio da irredutibilidade garantia contra a reduo do quantum que se recebe, e no daquilo que se pretende receber para que no haja perda do poder aquisitivo em decorrncia da inflao. - De outra parte, a preservao permanente do valor real do benefcio - e, portanto, a garantia contra a perda do poder aquisitivo - se faz, como preceitua o artigo 201, 2, da Carta Magna, conforme critrios definidos em lei, cabendo, portanto, a esta estabelec-los.

JURISPRUDNCIA TRF4 PREVIDENCIRIO. REVISO. URV. CONVERSO DOS BENEFCIOS. PRINCPIO DA IRREDUTIBIILIDADE. INEXISTNCIA DE VIOLAO. 1. No h que se falar em inconstitucionalidade do termo "nominal" do inciso I, do artigo 20, da Lei n. 8.880/94, a partir da deciso exarada pelo Plenrio do Excelso STF no julgamento do RE n 313.382-9/SC. 2. No havendo demonstrao da ocorrncia de reduo do valor nominal do benefcio (em moeda corrente), no procede a alegao de ofensa ao princpio da irredutibilidade preconizado no art. 194, IV da CF/88 (Agravo Regimental na Apelao Cvel, Processo n 2003.71.00.082188-8, DJU de 28/09/2005, p. 1024).

ESAF - Procurador da Fazenda Nacional-2006

97 - Quanto aos princpios constitucionais da Seguridade Social, correto afirmar: a) a universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no territrio nacional - brasileiros e estrangeiros devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social. (...) c) o princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios, segundo a orientao do Supremo Tribunal Federal, significa a irredutibilidade do valor real, protegendo-os do fenmeno inflacionrio.

Conselho Nacional de Previdncia Social


6 representantes do Governo Federal 3 representantes dos aposentados e pensionistas 9 3 representantes dos CNPS representantes trabalhadores em da sociedade atividade civil, sendo: 3 representantes dos empregadores

BENEFICIRIOS DO RGPS
Empregado Empregado domstico Segurados Obrigatrios Contribuinte individual Trabalhador Avulso Especial Facultativo Beneficirios do RGPS Cnjuge, companheiro(a) e o filho no emancipado de qualquer condio, menor de 21 anos de idade ou invlido Os pais O irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido.

Classe I

Dependentes

Classe II

Classe III

Lei 8.213/91, art. 16 ..... 3. Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantm unio estvel com o segurado ou com a segurada, de acordo com o 3 do art. 226 da CF. RPS, art. 16 .... 6o Considera-se unio estvel aquela configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura entre o homem e a mulher, estabelecida com inteno de constituio de famlia, observado o 1o do art. 1.723 do Cdigo Civil. Homossexual: Ao Civil Pblica 2000.71.00.009347-0.

Lei 8.213/91, art. 76 ......... 2. O cnjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia penso de alimentos concorrer em igualdade de condies com os dependentes referidos no inciso I do art. 16 desta Lei.

STF, RECURSO EXTRAORDINRIO 397.762 RELATOR: MIN. MARCO AURLIO Data da deciso: 03/06/2008

a) o cidado Valdemar do Amor Divino Santos veio a falecer, deixando certa penso a ser satisfeita pelo Estado. b) poca do bito, era casado e vivia maritalmente com a mulher, advindo da relao conjugal onze filhos; c) o falecido manteve com a autora, Joana da Paixo Luz, relao paralela, tendo o casal filhos.

STF, RECURSO EXTRAORDINRIO 397.762 COMPANHEIRA E CONCUBINA - DISTINO. Sendo o Direito uma verdadeira cincia, impossvel confundir institutos, expresses e vocbulos, sob pena de prevalecer a babel. UNIO ESTVEL - PROTEO DO ESTADO. A proteo do Estado unio estvel alcana apenas as situaes legtimas e nestas no est includo o concubinato. PENSO - SERVIDOR PBLICO - MULHER - CONCUBINA - DIREITO. A titularidade da penso decorrente do falecimento de servidor pblico pressupe vnculo agasalhado pelo ordenamento jurdico, mostrando-se imprprio o implemento de diviso a beneficiar, em detrimento da famlia, a concubina.

STJ, AgRg no REsp 1.016.574-SC PENSO POR MORTE. CONCUBINA. A concubina mantinha com o de cujus, homem casado, um relacionamento que gerou filhos e uma convivncia pblica. Porm, a jurisprudncia deste Superior Tribunal afirma que a existncia de impedimento de um dos companheiros para se casar, como, por exemplo, a hiptese de a pessoa ser casada, mas no separada de fato ou judicialmente, obsta a constituio de unio estvel. Assim, na espcie, no tem a agravante direito penso previdenciria. A Turma, por maioria, negou provimento ao agravo. Precedentes citados do STF: MS 21.449-SP, DJ 17/11/1995; do STJ: REsp 532.549RS, DJ 20/6/2005, e REsp 684.407-RS, DJ 22/6/2005. (AgRg no REsp 1.016.574-SC, Rel. Min. Jorge Mussi,

IN INSS N 20, DE 11 DE OUTUBRO DE 2007


Art. 269. O cnjuge separado de fato ter direito penso por morte, mesmo que este benefcio j tenha sido requerido e concedido companheira ou ao companheiro, desde que beneficirio de penso alimentcia, conforme disposto no 2 do art. 76 da Lei n 8.213/1991. 1. Equipara-se percepo de penso alimentcia o recebimento de ajuda econmica/financeira sob qualquer forma, observando-se o rol exemplificativo do 3 do art. 22 do RPS, aprovado pelo Decreto n 3.048/99. 2. A Certido de Casamento apresentada pelo cnjuge, na qual no conste averbao de divrcio ou de separao judicial, constitui documento bastante e suficiente para comprovao do vnculo, devendo ser exigida a certido atualizada e prova da ajuda referida no caput deste artigo apenas nos casos de habilitao de companheiro(a) na mesma penso.

Art. 269 ....... 4 Poder ser concedida penso por morte, apesar do instituidor ou dependente (ou ambos) serem casados com outrem, desde que comprovada a separao de fato ou judicial em observncia ao disposto no art. 1.723 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que instituiu o Cdigo Civil e a vida em comum observado o rol exemplificativo de documentos elencados no 5 do art. 52 desta Instruo Normativa ou no 3 do art. 22 do Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto 3.048/1999. (Alterado pela IN INSS/PRES N 27, DE 30/04/2008

SEGURADO EMPREGADO a) aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado; b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, definida em legislao especfica, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios de outras empresas;

SEGURADO EMPREGADO c) o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior; d) aquele que presta servio no Brasil a misso diplomtica ou a repartio consular de carreira estrangeira e a rgos a elas subordinados, ou a membros dessas misses e reparties, excludos o no-brasileiro sem residncia permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislao previdenciria do pas da respectiva misso diplomtica ou repartio consular;

SEGURADO EMPREGADO e) o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislao vigente do pas do domiclio; f) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertena a empresa brasileira de capital nacional;

SEGURADO EMPREGADO g) o servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem vnculo efetivo com a Unio, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundaes Pblicas Federais; i) o empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social; j) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social; (Includo pela Lei n 10.887/2004).

SEGURADO EMPREGADO DOMSTICO

aquele que presta servio de natureza contnua, mediante remunerao, a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos (Lei n 8.213/91, art. 11, II).

SEGURADO TRABALHADOR AVULSO aquele que, sindicalizado ou no, presta servios de natureza urbana ou rural, sem vnculo empregatcio, a diversas empresas, com a intermediao obrigatria do sindicato da categoria ou, quando se tratar de atividade porturia, do rgo gestor de mo-de-obra (OGMO)

Segurado a) produtor, seja 1. agropecuria em rea especial a proprietrio, de at 4 mdulos fiscais; pessoa fsica usufruturio, residente no possuidor, 2. de seringueiro ou imvel rural assentado, parceiro extrativista vegetal que, ou em ou meeiro de modo sustentvel, aglomerado outorgados, atua na coleta e extrao urbano ou comodatrio ou de recursos naturais rural prximo arrendatrio rurais, renovveis, e faa dessas a ele que, que explore atividades o principal individualatividade: meio de vida; mente ou em regime de b) pescador artesanal ou a este assemelhado que economia faa da pesca profisso habitual ou principal meio familiar, de vida; ainda que com o auxlio c) cnjuge, companheiro, filho maior de 16 anos eventual de terceiros, na ou a este equiparado, do segurado de que tratam as alneas a e b, que, comprovadamente, condio de: trabalhem com o grupo familiar respectivo.

SEGURADO ESPECIAL
Regime de economia familiar: atividade em que o

trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e ao desenvolvimento socioeconmico do ncleo familiar e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, sem a utilizao de empregados permanentes (Lei n 8.213 /91, art. 11, 1). O grupo familiar poder utilizar-se de empregados contratados por prazo determinado ou de trabalhador eventual, em pocas de safra, razo de, no mximo, 120 pessoas/dia no ano civil, em perodos corridos ou intercalados ou, ainda, por tempo equivalente em horas de trabalho (Lei n 8.213/91, art. 11, 7).

CONTRIBUINTE INDIVIDUAL
a categoria de segurado criada pela Lei 9.876/99, reunindo as antigas espcies de segurados empresrio, autnomo e equiparado a autnomo.

CONTRIBUINTE INDIVIDUAL
a) a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade agropecuria, a qualquer ttulo, em carter permanente ou temporrio, em rea superior a 4 mdulos fiscais; ou, quando em rea igual ou inferior a 4 mdulos fiscais ou atividade pesqueira, com auxlio de empregados ou por intermdio de prepostos; ou ainda quando deixar de satisfazer as condies para ser segurado especial; (Comparar com o segurado especial). b) a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade de extrao mineral - garimpo -, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou por intermdio de prepostos, com ou sem o auxlio de empregados, utilizados a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua;

CONTRIBUINTE INDIVIDUAL c) o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa; d) (Revogado pela Lei n 9.876, de 26.11.1999) e) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social;

CONTRIBUINTE INDIVIDUAL f) o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor no empregado e o membro de conselho de administrao de sociedade annima, o scio solidrio, o scio de indstria, o scio gerente e o scio cotista que recebam remunerao decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direo em cooperativa, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que recebam remunerao;

CONTRIB. INDIVIDUAL QUE EXERCE FUNO DE DIREO EM EMPRESAS


EMPRESA Sociedade annima (S.A.) CONTRIBUINTE INDIVIDUAL Diretor no empregado. Membro do conselho de administrao. Membro do conselho fiscal. O scio gerente Sociedade limitada (LTDA) O scio cotista que recebe pr-labore. O administrador no-scio e no-empregado Todos os scios. Todos os scios. O titular. O associado eleito para cargo de direo, desde que seja remunerado. O sndico, desde que seja remunerado.

Sociedade em nome coletivo Sociedade de Capital e indstria Firma individual cooperativa, associao ou entidades afins. Condomnio

CONTRIBUINTE INDIVIDUAL g) quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego; h) a pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica de natureza urbana, com fins lucrativos ou no.

SEGURADO FACULTATIVO
Pode filiar-se ao RGPS com segurado facultativo, mediante contribuio, a pessoa fsica maior de 16 anos de idade, desde que no esteja exercendo atividade remunerada que implique filiao obrigatria a qualquer regime de previdncia social no Pas. REQUISITOS: Ser maior de 16 anos de idade; No estar exercendo atividade remunerada que implique filiao obrigatria a qualquer regime de previdncia social no Pas.

SEGURADO FACULTATIVO
Podem filiar-se facultativamente, entre outros: I - a dona-de-casa; II - o sndico de condomnio, quando no remunerado; III - o estudante; IV - o brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior; V - aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social; VI - o membro de conselho tutelar de que trata o art. 132 da Lei 8.069/90, quando no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social;

SEGURADO FACULTATIVO
VII - o bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa de acordo com a Lei 11.788 /08; VIII - o bolsista que se dedique em tempo integral a pesquisa, curso de especializao, ps-graduao, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social;

SEGURADO FACULTATIVO
IX - o presidirio que no exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; X - o brasileiro residente ou domiciliado no exterior, salvo se filiado a regime previdencirio de pas com o qual o Brasil mantenha acordo internacional; XI - o segurado recolhido priso sob regime fechado ou semi-aberto, que, nesta condio, preste servio, dentro ou fora da unidade penal, a uma ou mais empresas, com ou sem intermediao da organizao carcerria ou entidade afim, ou que exerce atividade artesanal por conta prpria.

SEGURADO FACULTATIVO (Observaes)


vedada a filiao ao RGPS, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia social, salvo na hiptese de afastamento sem vencimento e desde que no permitida, nesta condio, contribuio ao respectivo regime prprio. A filiao na qualidade de segurado facultativo representa ato volitivo, gerando efeito somente a partir da inscrio e do primeiro recolhimento. A inscrio do segurado facultativo no pode retroagir, no sendo permitido o pagamento de contribuies relativas a competncias anteriores data da inscrio. Aps a inscrio, o segurado facultativo somente poder recolher contribuies em atraso quando no tiver ocorrido perda da qualidade de segurado.

Lei 8.213/91, art. 15 RPS, art. 13. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: I - sem limite de prazo, quem est em gozo de benefcio; II - at 12 meses aps a cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdncia social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao; III - at 12 meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; IV - at 12 meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso; V - at 3 meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; VI - at 6 meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

1 O prazo do inciso II ser prorrogado para at 24 (vinte e quatro) meses se o segurado j tiver pago mais de 120 (cento e vinte) contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado. 2 Os prazos do inciso II ou do 1 sero acrescidos de 12 (doze) meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao pelo registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social. 3 Durante os prazos deste artigo, o segurado conserva todos os seus direitos perante a Previdncia Social. 4 A perda da qualidade de segurado ocorrer no dia seguinte ao do trmino do prazo fixado no Plano de Custeio da Seguridade Social para recolhimento da contribuio referente ao ms imediatamente posterior ao do final dos prazos fixados neste artigo e seus pargrafos.

Potrebbero piacerti anche