Sei sulla pagina 1di 19

Cincia e mtodo de trabalho cientfico Marx e o marxismo

Ial Falleiros Valria Castro Virgnia Fontes

Este texto integra o material Caminhos para anlise de polticas de sade, produzido com apoio da Faperj, e disponibilizado no site www.ims.uerj.br/ccaps Para cit-lo, utilizar esta forma: FALLEIROS, I; CASTRO, V.; FONTES, V. Cincia e mtodo de trabalho cientfico Marx e o marxismo. In MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. Caminhos para anlise das polticas de sade, 2011. p. 93-110 . Online: disponvel em www.ims.uerj.br/ccaps.

Apoio

CAPTULO 3 Cincia e mtodo de trabalho cientfico Marx e o marxismo


Ial Falleiros Valria Castro Virgnia Fontes
Naturalmente se dir que um projeto como este aqui apresentado impraticvel e contrrio natureza humana. No h dvida. impraticvel e contrrio natureza humana. Eis por que vale a pena ser posto em execuo, e eis por que proposto. Pois o que um projeto prtico? um que ou j est em vigncia, ou que poderia ser posto em execuo nas condies vigentes. Mas exatamente contra essas condies que ele se insurge; e qualquer projeto que pudesse aceit-las seria injusto e descabido. Passaro as condies, e a natureza humana se transformar. O que sabemos dela apenas que se transforma. Transformao vem a ser a nica qualidade que lhe podemos atribuir. Oscar Wilde, A alma do homem sob o socialismo. Porto Alegre, L&PM: 2003, p.75.

Vivemos no Brasil e no mundo um momento especial no que se refere ampliao da participao poltica, no qual as organizaes presentes na sociedade civil desempenham junto ao Estado papis cada vez mais importantes. Tida como boa por natureza, a sociedade civil compreendida em muitas abordagens como sinnimo de setor pblico no-estatal. Tais abordagens definem o Estado como uma instituio poltica neutralizadora (ou ainda gerenciadora, ou gestora) de conflitos, o mercado como o reino dos interesses econmicos privados e a sociedade civil como um 'terceiro setor', nem pblico, nem privado: a esfera do social 1. Estado e mercado teriam se humanizado graas permeabilidade alcanada pelos esforos das, a cada dia mais numerosas, organizaes sociais que se interpem como mediadoras dos interesses dos desfavorecidos e alijados da riqueza ou do poder, bem como do conjunto da populao no que tange os problemas ambientais gerados por esse mesmo sistema. Essa aparente harmonia, no entanto, no vem diminuindo os nveis de concentrao da riqueza e muito menos as desigualdades, que se evidenciam nas dificuldades daqueles que dormem sob as marquises, dos que sobrevivem com salrios miserveis, sem escola ou assistncia sade, e daqueles que se escravizam atravs do sistema financeiro para obter produtos eletro-eletrnicos, automveis e mesmo imveis que nunca podero pagar.

Ver Banco Mundial (1997).


93

Por isso consideramos apropriado, no sculo XXI, lanar mo da crtica formulada por Marx ao impulso especfico do modo como o sistema capitalista se recria, transformando a realidade, revolucionando constantemente os valores e as prticas nas sociedades sob seu domnio e direo, atravs do aumento da explorao do trabalho humano. nessa perspectiva que buscamos neste texto recuperar algumas idias do autor, bem como apresentar possveis contribuies para estudos sobre anlises de polticas pblicas de sade no Brasil. Item I O pensamento marxista em perspectiva histrica Um esclarecedor ensaio sobre o pensamento de Marx, suas influncias no pensamento e na ao poltica engendradas no sculo XX e suas potencialidades para o sculo XXI foi escrito por Leandro Konder e publicado sob o ttulo O futuro da filosofia da prxis: pensamento de Marx no sculo XXI (1992). Esse ensaio servir de fio condutor para o presente texto, embora sofrendo alguns acrscimos, inclusive de nossas prprias contribuies. No calor da grave crise das foras polticas no campo socialista que culminou com o fim da Unio Sovitica em 1991, Konder se props o desafio de pensar os fundamentos da obra escrita por Karl Marx, bem como suas limitaes e potencialidades, a partir do exame do seu contexto histrico de criao, bem como das interpretaes a que foi submetida ao longo do sculo XX no interior do prprio campo socialista cuja denominao marxista 2 envolveu formas muito diferenciadas de reflexo. Segundo Konder, Karl Kautsky, dirigente do Partido Social-Democrtico dos Trabalhadores Alemes, o maior partido da Alemanha s vsperas da Primeira Guerra Mundial, foi um dos mais expressivos responsveis por converter uma vertente do marxismo em um sistema rgido de ideias. Tal sistema se baseava numa
...concepo da histria impregnada de otimismo: o crescimento das foras produtivas, nas sociedades desenvolvidas, acarretava uma crise no sistema das relaes de produo, e o agravamento das contradies acabava impondo, com certa inexorabilidade, as mudanas imprescindveis ao progresso. A sociedade progredia, suas instituies se transformavam, sem necessidade de rupturas espetaculares, em decorrncia dos movimentos da economia. (Konder, p.64 grifo do autor)

Essa concepo influenciou fortemente o pensamento e a prtica dos partidos polticos identificados com o socialismo na primeira metade do sculo XX, e deixou marcas
2

Konder utiliza no texto os termos marxismo e marxista entre aspas. Optamos aqui por utilizar as aspas apenas quando mencionamos os processos que consideramos reducionistas sobre o pensamento de Marx.
94

profundas que orientam algumas leituras de Marx at os dias atuais. Contudo, desde que foi formulada, essa perspectiva sofreu crticas de pensadores revolucionrios que, como Rosa Luxemburgo3, combateram fortemente o determinismo em que se circunscrevia, buscando recuperar de Marx as iniciativas dos sujeitos na objetividade do movimento histrico. A concepo do homem em Marx clara: o homem o sujeito da prxis, que existe transformando o mundo e a si mesmo. um ser que inventa a si mesmo, por isso as vezes nos surpreende e escapa (Konder, 2010, p.18). Lenin tambm se insurgiu contra tal reducionismo do marxismo 4. Teoricamente, dedicou-se ao estudo da histria, dos desdobramentos do capitalismo, da poltica e da filosofia (em especial, de Hegel) 5 e praticamente, participou da organizao, na Rssia do incio do sculo XX, de um partido revolucionrio que quinze anos mais tarde ps fim ao czarismo e instaurou o Estado sovitico. Como sabido, o rtulo marxismo leninismo foi, entretanto, utilizado por Stalin e outros como justificativa para a imposio de um regime no qual uma ditadura do partido se imps sobre as massas trabalhadoras, o que sufocou o debate poltico preconizado por Lenin, transformando a teoria em justificativa para decises polticas do partido comunista na poca, deixando de lado a perspectiva de Marx, de que a teoria revolucionria deveria dialogar constantemente com a prtica, articulando fala e ao, discurso com interveno transformadora. Boa parcela da cincia sovitica se desenvolveu numa perspectiva pragmtica e utilitarista, do que foram exemplos a engenharia gentica, voltada ao cultivo do trigo em larga escala, a psicologia, limitada aos reflexos condicionados estudados pelo fisiologista Pavlov. Tambm na literatura e nas artes, houve forte enquadramento, com escassas excees, s propostas do realismo socialista propagandista do sistema autoritrio e persecutrio daquele regime.

Ver, por exemplo, Loureiro, Isabel Maria Rosa Luxemburgo. Vida e obra. SP, Expresso Popular, 1999; Luxemburgo, R. Textos escolhidos. Seleo de Isabel M. Loureiro. SP, Expresso Popular, 2009; Luxemburgo, R. Marxisme contre dictature. Paris, Cahiers Spartacus, 1946; Schtrumpf, J. (Org.) Rosa Luxemburg ou o preo da liberdade. SP, Expresso Popular, 2006; Luxemburgo, R. Reforma ou Revoluo? SP, Expresso Popular, 1999; Loureiro, Isabel Maria Rosa Luxemburg Os dilemas da ao revolucionria. 2a. ed. ampliada, SP, UNESP/Perseu Abramo, 2004; Luxemburg, Rosa. Reforma, Revisionismo e Oportunismo. Rio/Lisboa, Editora Civilizao Brasileira/Centro do Livro Brasileiro, 1975; Luxemburg, Rosa A crise da social-democracia. Lisboa, Editorial Presena, s/d. 4 Lnin (1979). 5 Ver Lnin (1980).
95

BOX 1 - Aos que viro depois de ns (Bertold Brecht) Eu vivo em tempos sombrios. Uma linguagem sem malcia sinal de estupidez, uma testa sem rugas sinal de indiferena. Aquele que ainda ri porque ainda no recebeu a terrvel notcia. Que tempos so esses, quando falar sobre flores quase um crime. Pois, significa silenciar sobre tanta injustia? Aquele que cruza tranqilamente a rua j est ento inacessvel aos amigos que se encontram necessitados? verdade: eu ainda ganho o bastante para viver. Mas, acreditem: por acaso. Nada do que eu fao D-me o direito de comer quando eu tenho fome. Por acaso estou sendo poupado. (Se a minha sorte me deixa estou perdido!) Dizem-me: come e bebe! Fica feliz por teres o que tens! Mas como que posso comer e beber, se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome? se o copo de gua que eu bebo, faz falta a quem tem sede? Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo. Eu queria ser um sbio. Nos livros antigos est escrito o que a sabedoria: Manter-se afastado dos problemas do mundo e sem medo passar o tempo que se tem para viver na terra; Seguir seu caminho sem violncia, pagar o mal com o bem, no satisfazer os desejos, mas esquec-los. Sabedoria isso! Mas eu no consigo agir assim. verdade, eu vivo em tempos sombrios!...

Konder se interroga sobre as razes para as adeses poca ao socialismo e as fortes manifestaes de apoio aos comunistas por intelectuais e artistas consagrados como Chaplin, Brecht, Sartre, Garca Mrquez, Saramago, Drummond de Andrade, Neruda, Graciliano Ramos, entre tantos outros. Dentre as possibilidades de resposta figuram os conflitos desses criadores com suas prprias sociedades, sua solidariedade aos perseguidos pelo anticomunismo nos pases ocidentais, a distribuio de renda da Unio Sovitica muito menos desequilibrada que na maioria dos pases capitalistas e o sentimento de admirao pelo papel desempenhado pela Unio Sovitica na guerra contra o nazi-fascismo. (BOX 1) Os pensadores marxistas do sculo XX se depararam com mudanas importantes dos Estados no prprio capitalistas.

desenvolvimento

Principalmente aps a 2a Guerra Mundial, a questo democrtica se colocava como uma premissa nesses Estados, para a garantia da coeso social necessria expanso dos mercados cada vez mais globalizados, num contexto marcado por forte organizao da classe

trabalhadora e pela ameaa do socialismo que representava. Em meio 2a Guerra, importantes textos inditos de Marx vieram a pblico: Manuscritos econmicofilosficos de 1844 e A ideologia alem, em 1932, e Linhas bsicas da crtica da economia poltica (Grundrisse), rascunho revelador da primeira verso de O capital, em 1939. Como explicita Konder, tais textos deram um novo vigor ao pensamento marxista e, se permaneceu a chamada vulgata marxista (determinista e dogmtica) acerca dos processos histricos, eles permitiram o aprofundamento das discusses do pensamento de Marx luz da realidade da poca. Item II O mtodo marxista na abordagem da realidade

96

Dentre os pensadores mais frteis que se nutriram das ideias de Marx no sculo XX, contribuindo para sua interpretao e ampliao, Konder d destaque especial a Georg Lukcs e Antonio Gramsci.6 Lukcs interpretou o conceito de reificao ou coisificao ainda em 1923, a partir do estudo da sujeio dos sujeitos aos objetos (ou mercadorias) na sociedade capitalista de sua poca, ampliando a anlise engendrada por Marx sobre a alienao. O ponto de partida de Lukcs a teoria do fetichismo da mercadoria, na qual Marx explicita a forma como, sob o capitalismo, as relaes sociais entre trabalhadores, proprietrios das mercadorias e seus compradores se do a partir da ideia de que o valor desses produtos medido pelas trocas que podem se operar no mercado, tornando obscura a reflexo sobre a quantidade de trabalho explorado e expropriado foi necessria para que fossem produzidos7. Nesse sentido, Lukcs avana na compreenso de que
com a reduo da fora humana de trabalho condio de mercadoria, a objetividade do mercado impunha aos trabalhadores uma racionalizao ditada por uma 'razo instrumental', que desqualificava a subjetividade dos homens. () O 'princpio do clculo' passava a reinar em reas cada vez mais extensas da atividade humana. Todos os valores iam sendo relativizados. E a razo, enfraquecida, amesquinhada, recusava-se a enfrentar o desafio da totalizao e se resignava a subsistir partida em mil 'razes' setoriais, particulares... (Konder, 1992, p.90)

Relacionando a desqualificao da subjetividade humana pelo princpio do clculo regente nas sociedades capitalistas perda da noo de totalidade, Lukcs convida a pensar sobre a necessidade de compreenso do conjunto das relaes sociais que configuram uma determinada realidade histrica. (BOX BOX 2 - A categoria de totalidade significa (...), de um lado, que a 2)

realidade objetiva um todo coerente Lukcs desenvolveu extensa e densa produo terica, em que cada elemento est, de uma maneira ou de outra, em relao com debatendo cuidadosamente as questes de mtodo. Elaborou uma cada elemento e, de outro lado, que essas relaes formam, na prpria proposio original sobre o teor ontolgico da obra marxiana, realidade objetiva, correlaes concretas, conjuntos, unidades, analisando o processo de constituio de uma espcie que, emergindo ligados entre si de maneiras da natureza, auto-transforma-se em sociedade atravs trabalho. 8 O completamente diversas, mas sempre determinadas (Lukcs, 1967, p.240).

processo de trabalho, por envolver atos de finalidade, de atuao com relao a um determinado fim, o de transformar algo existente na natureza em algo inexistente e radicalmente novo, implica desde sempre a expresso da
6

Manteremos o fio condutor proposto por Leandro Konder, mas a esses autores vale acrescentar as contribuies oriundas da Escola de Frankfurt e, em especial, de Walter Benjamin; as militantes anlises elaboradas por Leon Trotsky; as obras histricas e tericas de E. P. Thompson, dentre outros autores que, se proclamando marxistas, no se dobraram s limitaes da chamada vulgata, que ora reduzia o marxismo a um positivismo pragmtico, ora a um voluntarismo poltico. 7 Marx, Karl. O Capital. Vol.1 Parte 1 Captulo 1 sesso 4 (2002). 8 Lukcs (1979).
97

vontade e da conscincia. Porm, tal vontade humana se depara com as caractersticas prprias dos diversos objetos naturais com os quais se defronta e, portanto, precisa elaborar conhecimento sobre tais objetos, adequado aos fins a que se prope. Caso contrrio, o esforo da inteno do sujeito resulta em mero fracasso. Dessa maneira, mesmo as formas de conhecimento cuja base apenas imediata e prtica, e no cientfica ou terica, constituem as formas histricas atravs da qual a humanidade produziu conhecimento relacionado inteno que animava os processos de trabalho em cada perodo histrico. A cincia, portanto, remete duplamente s exigncias do perodo histrico no qual esto mergulhados os seres sociais (e limitao de suas intenes) e a uma adequada expresso mental de seu objeto, com relao s intenes dos sujeitos 9. Sendo a cincia um produto do trabalho dos homens, as questes a que se prope resolver, bem como seus usos, no podem ser entendidos como isentos do conjunto das relaes sociais que os engendram. (BOX 3) Marx
BOX 3 - ...existem tambm critrios gerais que, digamos, constituem a conscincia crtica de todo cientista, no importa qual seja a sua especializao, e que devem estar sempre espontaneamente ativos em seu trabalho. Desta forma, pode-se dizer que no cientista quem demonstre escassa segurana em seus critrios particulares, quem no tenha uma plena inteligncia dos conceitos utilizados, quem tenha escassa informao e conhecimento do estgio precedente dos problemas tratados, quem no seja muito cauteloso em suas afirmaes, quem no progrida de uma maneira necessria, mas sim arbitrria em sem concatenao, quem no saiba levar em conta as lacunas que existem nos conhecimentos j atingidos, mas as ignore e se contente com solues ou nexos puramente verbais, ao invs de declarar que se trata de posies provisrias que podero ser retomadas e desenvolvidas, etc. (Gramsci, Cadernos do Crcere, vol.1. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 2001, p.123)

prope

que

os

conceitos sejam enfrentados luz da realidade concreta e a partir de uma base terica que incorpore os sujeitos em sua espessura histrica. Nesse sentido, sua abordagem no se apresenta como um recorte temtico instrumental, plataforma ou mas uma como teoria uma

terico-metodolgica

que exige apreender o conjunto das relaes sociais. Nelas, os sujeitos, assim como os grupos sociais, so admitidos como mltiplos e

diversos, vistos como parte integrante e constitutiva do seu contexto scio-histrico e no como meros produtos mecnicos do meio. A diviso social em classes, da qual o capitalismo uma de suas formas histricas, a mais generalizada, complexifica e tende a enrijecer o processo histrico, introduzindo contradies de novo tipo na vida social 10,
9

10

Ver Lukcs (2004) passim. Marx, K. e Engels, F. (2007), em especial pp. 25-96.
98

posto que se trata de conter o mpeto criativo e criador dos produtores (trabalhadores) sob um mesmo formato de dominao social. Seu pensamento abrangeu praticamente todas as disciplinas sociais (histria, filosofia, sociologia, antropologia, etc.) e, para alm disso, interrogava diretamente as prprias formas de dilapidao da natureza j evidentes no sculo XIX11. No por acaso, concentrou-se na crtica da economia poltica, contrapondo-se a uma forma de conhecimento que se disseminava entre as demais disciplinas sociais (e mesmo biolgicas) e que no somente reproduzia a lgica dominante sob o capitalismo, como o apresentava como idntico prpria natureza humana. Sua crtica apontava agudamente como a economia poltica tinha como objetivo 'impulsionar a produo de riqueza' sob a forma histrica do capitalismo, desconsiderando a historicidade constitutiva do ser social e os conflitos histricos que a lgica do capital agudiza. Gramsci teve papel fundamental no sentido de contribuir para a interpretao do mtodo materialista dialtico proposto por Marx, a que se referia como filosofia da prxis. A partir de suas formulaes, Konder afirma que:
Em seu 'historicis mo absoluto',12 a 'filosofia da prxis' no pode se cristalizar ou ossificar num modelo doutrinrio enrijecido: um pensamento novo, que inaugura uma postura filosfica nova. Est condenada a atuar sempre como uma fora comprometida com a inovao. Exatamente por isso, no dispe de meios para se fazer compreender imediatamente como um todo, jamais caber num conjunto de frmulas ou preceitos e no tem condies para exibir uma racionalidade 'pura'. () Essas caractersticas tornam compreensvel uma certa vulnerabilidade da 'filosofia da prxis'; ela no pode permanecer imune a uma certa contaminao por parte do atraso que pesa, no presente, sobre as conscincias que devem ser dinamizadas na luta para criar o futuro. (Konder, 1992, p.9293)

Ao pensar a prpria constituio dos seres sociais, Gramsci apresenta as trs dimenses subjetivas que compem o homem: 1) a individual; 2) a que o relaciona natureza; e 3) a que o relaciona aos outros homens. Tornam-se centrais as dimenses econmica, poltica e cultural na caracterizao do homem, em parte sujeito s determinaes de seu tempo, mas simultaneamente dotado de vontade para transform las.13
11

Marx era leitor incansvel de diferentes reas do conhecimento e, criticando as formulaes elitistas de Malthus, assinalou precocemente a existncia de uma dramtica falha metablica na maneira pela qual se separava brutalmente a natureza e suas formas prprias de reproduo da vida social urbana, sob o domnio da dinmica expansiva da reproduo capitalista. Ver, a respeito, Foster (2010). 12 A expresso 'historicismo absoluto' de autoria do prprio Gramsci. Essa expresso, entretanto, no uso regular de Gramsci, remete a um princpio de historicidade constitutivo dos seres sociais e ao fato de que todo o conhecimento necessariamente produo de sujeitos, no existindo como tal na natureza. Gramsci, em geral, no remete ao uso corrente do termo, que designa uma forma de apreenso histrica de cunho relativista. 13 Gramsci, 2001, vol.1, pp.411-415.
99

A concepo de Estado subjacente a essa noo de ser social parte de duas perspectivas enunciadas por Marx. Primeiramente, a partir da forma histrica de constituio dos Estados, uma vez que no so naturais e nem resultam da vontade de sujeitos singulares. Num segundo plano, a partir da anlise crtica do Estado capitalista. Ampliando esse vis, Gramsci percebeu o despontar de um novo modelo de sociabilidade que se difundiria por todos os pases capitalistas sobretudo atravs da obteno do consenso (ou adeso espontnea) de amplos setores sociais desses pases ainda na primeira metade do sculo XX. Nessas sociedades, nas quais o Estado no se legitima atravs de formas transcendentes (teolgicas) nem de um poder absoluto delas derivado, a obteno do consenso torna-se fundamental para que um projeto de sociabilidade assuma a direo poltica-cultural na perspectiva da conservao ou da transformao do conjunto da existncia social. 14 O Estado compreendido, nesta abordagem 15, no como um sujeito intermediador dos conflitos entre as classes sociais e tambm no como um objeto externo e manipulvel, segundo os interesses de uma nica classe homognea, mas sim como uma tensa relao social. Tal viso se contrape noo de Estado enquanto mediador do crescimento econmico e provedor de polticas sociais, tal como concebido nas definies liberais e, concomitantemente, prope suplantar um marxismo reducionista que compreende o Estado como relacionado apenas burguesia ou frao dela. Afirmar o Estado enquanto relao social significa dizer que este se constitui como instncia na qual se expressam as relaes entre os grupos sociais organizados na esfera da produo econmica e na esfera poltica da sociedade civil, expressando de maneira complexa a dominao (e a luta) de classes. Essas organizaes constroem vises de mundo distintas a partir de suas experincias de luta e da conscincia de seu papel na totalidade da vida social, e a partir delas inscrevem diferentes projetos para a sociedade no mbito dos aparelhos do Estado. Nesse sentido, a dimenso ideolgica ou cultural assume importncia na anlise do conjunto das relaes sociais, podendo contribuir para a compreenso das formas de obteno do consenso sobre um determinado projeto de sociedade e sua implementao poltica.
As estratgias de convencimento operadas pelos diferentes grupos sociais tanto na sociedade civil quanto nas instituies estatais so, assim, aspectos fundamentais no direcionamento das polticas definidas pelas instituies do Estado, sem eliminar entretanto o seu papel coercitivo. Esta afirmao terico-metodolgica prope,

14 15

Gramsci, 2001, vol.1, pp.103-104. Partindo de Gramsci, Poulantzas desenvolveu ainda mais essa perspectiva que chamou de relacional do Estado capitalista. Ver Poulantzas, 2000.
100

ainda, compreender a no-homogeneidade dos projetos identificados mecanicamente com uma classe social, na medida em que possibilita identificar tanto tenses entre fraes de uma mesma classe na definio de um projeto de sociedade como converg ncias entre classes distintas na construo desse projeto.

O que Gramsci chamou de Estado ampliado corresponde, portanto, a uma unidade dialtica na qual diferentes projetos, expressando conflitos no interior das classes dominantes e/ou entre as classes sociais, esto presentes e buscam conformar o conjunto da populao para a organizao do trabalho e da vida caracterstica das sociedades urbano-industriais capitalistas. 16 O conceito de hegemonia 17 corresponde, assim, direo tico-poltica e econmica obtida pela classe dominante, ou sua frao dirigente, envolvendo, necessariamente, a busca pelo consenso. Isso significa que, de alguma maneira, os interesses subalternos precisam ser levados em considerao, ainda que mantida sua condio dominada:
O fato da hegemonia pressupe indubitavelmente que sejam levados em conta os interesses e as tendncias dos grupos sobre os quais a hegemonia ser exercida, que se forme um certo equilbrio de compromisso, isto , que o grupo dirigente faa sacrifcios de ordem econmico -corporativa; mas tambm indubitvel que tais sacrifcios e tal compromisso no podem envolver o essencial (...). (GRAMSCI, Vol.3, 2002, p.48)

O consenso ou a adeso espontnea a um projeto societrio , de acordo com Gramsci, o modo prprio como o capitalismo, atravs da ao organizativa empreendida pelas diferentes fraes das classes dominantes, vem ganhando a disputa hegemnica nas sociedades capitalistas contemporneas. O Estado, longe de ser, como supem certos pensadores liberais ou conservadores, uma esfera separada do plano econmico, social e cultural, integra o conjunto da vida social e, assim, sofreu um intenso processo de ampliao (conforme Gramsci passa a compor -se de aparelhagem estatal + sociedade civil) e vem sendo dominado e dirigido por organismos privados de hegemonia da burguesia que trabalham diuturnamente para obter o consenso do conjunto das classes sociais para o desenvolvimento de um modelo de sociabilidade que beneficia a conservao das relaes de explorao e dominao vigentes. A partir da ampliao do conceito de Estado empreendida por Gramsci, possvel compreender a poltica como a forma da relao intra-Estado mas atingindo tambm outras formas de organizao da vida social. Nesse sentido, adquire importncia central a anlise das formas de convencimento e educao, e no apenas da coero, realizadas pelo Estado capitalista. O estudo do embate entre classes e fraes
16

O conceito gramsciano de conformismo corresponde necessidad e de se criar o homem atual sua poca, na tica do capital ou na tica do trabalho. Gramsci, 2001, vol.2, p.62. 17 Ver Gramsci, Vol.3, 2002, pp.46-55.
101

de classe, bem como das formas de produo da subjetividade, adquirem novo flego na compreenso do conjunto das formas organizativas, sejam eles partidos, aparelhos privados de hegemonia, instituies etc. Assim, as instituies pblicas so entendidas como a configurao do Estado e tambm como as formas organizativas da poltica, mas remetem permanentemente s lutas presentes na sociedade. Do mesmo modo, os sujeitos, socio-historicamente situados, so enfatizados na sua relao com o mundo e com os outros sujeitos. Considerada um clssico 18, a obra de Marx pode continuar contribuindo para a crtica de noes to difundidas na atualidade, como a separao entre individuo e sociedade, o individualismo competitivo como valor que move a sociedade, na integrao da historicidade ao pensamento cientfico e sobretudo, no contraponto idia de que no h alternativa para alm das formas capitalistas de organizao da vida em sociedade, onde a conciliao entre interesses do capital e do trabalho e da parceria pblico-privada despontam como soluo para os problemas sociais focalizados e para a coeso social em torno da ao benevolente e voluntarista, na dita esfera social para amenizao da pobreza e para a expanso dos negcios privados na rea social. A crtica a tais noes se fundamenta na idia de que o cerne da organizao da vida material e da (re)produo social no capitalismo o acesso diferenciado s condies de existncia e aos meios de apropriao dos frutos do trabalho humano. Seu contraponto a afirmao da prxis como forma de pensar a realidade e como possibilidade de desenvolver a capacidade transformadora e criadora dos sujeitos. (BOX 4)

18

Norberto Bobbio diz que, para ser considerado um clssico, um pensador deve obter o reconhecimento de trs qualidades: a) deve ser considerado como intrprete to importante da poca em que viveu que no se possa prescindir de sua obra para conhecer o esprito do tempo; b) deve ser sempre atual, no sentido de que cada gerao sinta necessidade de rel-lo, e, relendo-o, dedique-lhe uma nova interpretao; c) deve ter elaborado categorias gerais de compreenso histrica das quais no se possa prescindir para interpretar uma realidade mesmo distinta daquela a partir da qual derivou essas categorias e qual as aplicou. Bobbio, 2000, p. 114.
102

BOX 4 - 1 - A principal insuficincia de todo o materialismo at aos nossos dias - o de Feuerbach includo - que as coisas [der Gegenstand ], a realidade, o mundo sensvel so tomados apenas sobre a forma do objeto [des Objekts] ou da contemplao [Anschauung]; mas no como atividade sensvel humana, prxis, no subjetivamente. Por isso aconteceu que o lado ativo foi desenvolvido, em oposio ao materialismo, pelo idealismo - mas apenas abstratamente, pois que o idealismo naturalmente no conhece a atividade sensvel, real, como tal. Feuerbach quer objetos [ Objekte] sensveis realmente distintos dos objetos do pensamento; mas no toma a prpria atividade humana como atividade objetiva [gegenstndliche Ttigkeit]. Ele considera, por isso, na Essncia do Cristianismo, apenas a atitude terica como a genuinamente humana, ao passo que a prxis tomada e fixada apenas na sua forma de manifestao srdida e judaica. No compreende, por isso, o significado da atividade "revolucionria", de crtica prtica. 2 - A questo de saber se ao pensamento humano pertence a verdade objetiva no uma questo da teoria, mas uma questo prtica. na prxis que o ser humano tem de comprovar a verdade, isto , a realidade e o poder, o carter terreno do seu pensamento. A disputa sobre a realidade ou no realidade de um pensamento que se isola da prxis uma questo puramente escolstica. (Marx, K. Teses sobre Feuerbach, 1845. Traduo do alemo por lvaro Pina. Edies Progresso Lisboa - Moscovo, 1982. Destaques em negrito por ns.)

Item III Estudos marxistas no campo da sade na atualidade As duas dcadas de inscrio do Sistema nico de Sade (SUS) na Constituio Federal vm sendo discutidas em inmeros fruns mas, no que tange os pressupostos marxistas de anlise no campo da sade, teve destaque um seminrio internacional organizado em 2006 pelo Ncleo de Estudos em Sade Coletiva (NESP/UnB) sob o ttulo de Pensamento Marxista em Sade. O evento debateu as bases tericas e filosficas do pensamento marxista e sua influncia na produo do conhecimento em sade, tendo por base a constituio do campo da pesquisa social na rea e na fundamentao do movimento da reforma sanitria na Amrica Latina e no Brasil. A abordagem da sade centrada nas cincias biolgicas e na viso funcionalista de sociedade passou a ser contrastada a partir do final dos anos 1960 por estudiosos que, fundamentados no materialismo histrico e dialtico, consolidam o campo da teoria social da medicina, tambm conhecido como abordagem marxista da sade. Os estudos acadmicas considerados divisores de guas no Brasil influenciados por tal abordagem so a tese de doutorado O dilema preventivista, de Sergio Arouca (1975), e a tese de livre-docncia Sade e Sociedade, de Ceclia Donnangelo (1976)19. Tais estudos inscreveram a sade na sua relao com o conjunto da vida social, tendo em vista seus aspectos sociais, econmicos, polticos e culturais. A noo de que a sade socialmente determinada exerceu forte impacto na renovao dos currculos dos departamentos de medicina preventiva universitrios, na construo de espaos
19

A obra de Ceclia Donnangelo (1940-1983) considerada paradigmtica na rea, sendo reconhecida por trazer importantes reflexes sobre a profisso mdica, sua insero no mercado de trabalho e em relao s polticas pblicas. O enfoque principal ocorre na discusso sobre ideologia e a conformao do processo de trabalho do mdico e sua insero na estrutura dos servios de sade pblicos ou privados.
103

acadmicos de difuso das pesquisas com esse enfoque e nos movimentos sociais e polticos em defesa do direito universal sade e do dever do Estado na sua consecuo. 20 A tradio gramsciana de anlise da sociedade civil teve declarada e destacada expresso no campo da sade na coletnea Reforma Sanitria: em busca de uma teoria(1989). Entre outras questes, discute -se em seus artigos o movimento sanitrio como um organismo implementador e difusor de uma viso de mundo na qual a luta pela sade se articule luta pela transformao social segundo os interesses da classe trabalhadora, fortalecendo o projeto da Reforma Sanitria pelo consenso produ zido e as adeses de outros movimentos progressistas populares, de trabalhadores, cientficos, partidrios etc (Escorel, 1989, p.186). Essa tradio reafirmada em recente documento do Centro Brasileiro de Estudos de Sade, organizao criada no bojo do movimento sanitrio - , intitulado A estratgia do CEBES, no qual se afirma que o CEBES se identificou sempre com um lugar da sociedade civil de onde se possa pensar criticamente a sade e a sociedade brasileira e, desde esta anlise de conjuntura, construir estratgias polticas transformadoras, difundi -las e buscar agrupar foras sociais capazes de impulsionar este processo de transformao (CEBES, 2007, p.4). Alguns estudos atuais na rea da sade reafirmam esse enfoque, ancorados numa leitura do materialismo histrico-dialtico que retoma a interligao entre o econmico e o poltico, bem como a noo de classe como processo e como relao, compreendendo a histria como possibilidade, ainda que perpassada por fortes elementos de determinao. Sem a pretenso de elaborar um inventrio de tais estudos (o que demandaria uma pesquisa aprofundada que no corresponde ao objetivo deste texto), apresentamos alguns exemplos do modo como o mtodo marxista pde auxiliar pesquisas cientficas sobre as polticas de sade no Brasil. O primeiro exemplo a tese desenvolvida por Rizzotto (2000), que prope relacionar as polticas de sade no Brasil dos anos 1990 s diretrizes emanadas pelo Banco Mundial no mesmo contexto. Sua anlise amplia o foco das polticas de sade na medida em que estas so compreendidas como poltica social e, portanto, esto inscritas no processo histrico de consolidao do Estado capitalista. Nessa perspectiva, valendo-

20

Para uma contextualizao do surgimento do movimento da reforma sanitria a partir dos movimentos com os quais antagonizava e com aqueles com os quais compartilhava ideias e princpios ver Teixeira (1988). Uma anlise aprofundada da histria do movimento sanitrio no Brasil pode ser encontrada em Escorel (1998).
104

se da compreenso do Estado como expresso das relaes de fora entre interesses antagnicos dos proprietrios capitalistas e dos trabalhadores, bem como entre interesses internos aos pases e internacionais, empreende, de um lado, uma reflexo sobre o Estado brasileiro e sobre o carter compensatrio e restrito das polticas sociais caracterstico de pases perifricos como o Brasil, promovendo uma incurso sobre as polticas de sade e sobre as tenses pblico-privadas nelas presentes ao longo da histria; de outro, uma anlise do papel dos organismos internacionais no direcionamento das polticas sociais nesses pases, tendo como foco a investigao do nvel e grau dessa atuao/interveno nas polticas de sade no Brasil a partir da inscrio do SUS na Constituio de 1988. O que nomeia de projeto de desmonte do SUS, empreendido pelo Banco Mundial, estudado a partir da investigao dos programas desenvolvidos por tal organismo multilateral voltados reduo do papel e participao dos rgos pblicos na oferta de servios de sade, mediante implementao de projetos e programas que focalizam e direcionam as aes pblicas para as populaes mais pobres, promovendo, concomitantemente, a expanso dos negcios privados no mercado voltado assistncia sade. A reflexo mais importante, a nosso ver, e que perpassa todo o trabalho de pesquisa, talvez seja a de que a interferncia externa na definio de polticas nacionais no se d mecanicamente de fora para dentro, mas vem resultando da conciliao de interesses entre grupos nacionais e internacionais e de sua insero combinada na correlao de foras que define o Estado brasileiro atual. O segundo exemplo a tese de Lima (2010). Fruto da pesquisa de doutoramento, a tese apresenta um detalhado estudo sobre os embates em torno da formao profissional em enfermagem e da construo da hierarquia profissional envolvendo o conjunto dos trabalhadores tcnicos na rea: atendentes, auxiliares e tcnicos. Valendose do mtodo marxista, o estudo constri o percurso histrico da temtica para analis -la no contexto atual, enfatizando as categorias de historicidade e de totalidade para apreender a essncia do fenmeno estudado, atravs de mediaes e especificidades que o integram ao conjunto da vida social no Brasil entre 1920 e 2010. Nesse sentido, as polticas voltadas profissionalizao de trabalhadores tcnicos de enfermagem so relacionadas s mudanas na configurao do Estado brasileiro e das polticas sociais ao longo desse perodo. Para compreender as novas formas assumidas pela poltica nacional de sade e de formao profissional, prope-se uma articulao entre

105

movimento sindical, poltica previdenciria, acordos entre organismos internacionais e governo brasileiro, considerando ainda os interesses conflitantes na rea da enfermagem. O estudo focaliza o aumento da escolarizao dos trabalhadores tcnicos de enfermagem, correntemente analisado como resposta tanto racionalizao do trabalho hospitalar quanto s demandas organizadas da categoria profissional em questo, mas esse foco se expande na medida em que o autor discute o processo de elevao do patamar de formao escolar na rea luz dos interesses expressos nas polticas educacionais recentes, de cunho neoliberal, e das polticas de sade de cunho privatizante, assim como dos interesses dos empresrios da sade na formao profissional. Sobre esses ltimos, alis, o trabalho chama ateno para o projeto de criao do Servio Nacional de Aprendizagem da Sade (SENASS) e do Servio Social da Sade (SESS), tambm conhecido como Sistema S da Sade, em tramitao no senado federal desde 2001 (PLS 131/2001). O terceiro exemplo a pesquisa de doutorado, em andamento, de Falleiros (no prelo), sobre as entidades empresariais da sade e suas influncias na poltica nacional de sade na primeira dcada de 2000. O estudo vem mapeando a atuao da Confederao Nacional de Sade, Hospitais, Estabelecimentos e Servios, representante sindical de grau superior de todos os estabelecimentos do pas prestadores de servios de sade privados (lucrativos ou filantrpicos) e operadoras de planos de sade desde 2001, em diferentes fruns institucionais do Estado: Conselho Nacional de Sade (Ministrio da Sade); Cmara de Sade Suplementar (Agncia Nacional de Sade); Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador; Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Servio, Frente Parlamentar da Sade; e Supremo Tribunal Federal. Prope-se situar a atuao de tal entidade empresarial no movimento de reacomodao de foras polticas no Brasil e de rearranjo das relaes entre Estado e sociedade, levando em considerao as diretrizes do Banco Mundial, o programa poltico da Terceira Via e as redefinies das bases sociais e legais do Estado brasileiro implementadas ao longo dos anos 1990 e 2000. A hiptese a ser testada a de que, nas ltimas duas dcadas, antigas tenses entre o projeto de construo de uma sade pblica voltada transformao das condies de vida coletivas e aquele que visa articular a sade pblica aos interesses do mercado vm adquirindo novas formas. O estudo tem como foco a produo e difuso de valores, ideias e prticas veiculados pelos representantes polticos dos interesses empresariais na sade. Sua relevncia se

106

justifica em funo da escassez de anlises sobre o papel poltico desempenhado pelas entidades empresariais e os impactos gerados por suas proposies na poltica nacional da sade. O propsito explicar suas estratgias e aes na arena poltica voltadas legitimao e o fortalecimento de um projeto societrio baseado na lgica de mercado e na inflexo da noo de sade como poltica social, como direito de todos e dever do Estado, em prol de uma viso da sade como servio no-exclusivo do Estado a ser prestado em parceria entre entes pblicos e privados. O marco terico do trabalho se inspira no materialismo histrico em sua atualizao para o sculo XX, especialmente pelas formulaes de Antonio Gramsci e Nicos Poulantzas este mais diretamente na sua produo a partir do rompimento com Althusser, na qual passa a definir o Estado como uma relao, mais exatament e como a condensao material de uma relao de foras entre classes e fraes de classe, tal como ele expressa, de maneira sempre especfica, no seio do Estado (Poulantzas, 1980: 147). O ltimo exemplo a tese de Morosini (2009). Em sua dissertao de mestrado, a pesquisadora analisa o contexto histrico em que ocorre disputas polticas para formulao e implementao da formao dos Agentes Comunitrios de Sade (ACS) no SUS. O estudo refere-se ao perodo 2003-2005, no qual a autora participou ativamente desse processo acompanhando as disputas entre diferentes projetos e concepes no interior do Ministrio da Sade, mais especificamente na Secretaria de Gesto do trabalho (SGTES). O estudo remonta a esse contexto indagando sobre algumas questes que permeiam o trabalho e a formao dos ACS, principalmente as concepes existentes em relao sade, educao e ao trabalho em sade e, tambm, quanto ao papel do Estado em relao a essas polticas. Utilizando o mtodo histrico-dialtico, a autora analisa as contradies e mediaes inerentes ao processo de formulao das polticas de gesto do trabalho e da educao dos ACS, relacionandoas a totalidade das condies sociais e econmicas existentes. Para compreenso dessa realidade, discute os conceitos de Estado, sociedade civil, hegemonia, e tambm a noo de qualificao presente nessas formulaes. Nesse sentido, discute o Estado como expresso da luta de classes, valendo-se das formulaes de Gramsci para compreender a sociedade civil como uma arena de disputas, a partir da qual enfoca os sujeitos polticos que atuam buscando conquistar posies e espaos na direo polticoideolgica em favor dos interesses do conjunto da populao, bem como o acesso e a manuteno dessas posies no interior do Estado. O conceito de qualificao

107

profissional no mbito desse estudo foi compreendido em uma perspectiva histrica, relacionando a formao do ACS sua vinculao s equipes de Sade da Famlia. A qualificao profissional foi compreendida, para alm dos conhecimentos e das habilidades prticas desenvolvidas pelos trabalhadores, compondo-se tambm por valores socialmente atribudos a esses profissionais, conferindo-lhe um perfil profissional com uma ampla dimenso social. A autora conclui destacando que as polticas de formao profissional e de gesto do trabalho dos ACS resultaram das presses exercidas pelo movimento organizado desses trabalhadores em torno da regulamentao e dos vnculos de trabalho, o que possibilitou a incluso dessa pauta na agenda poltica no Ministrio da Sade e nas instncias gestoras do SUS.

108

Referncias Bibliogrficas Arouca, ASS. O Dilema Preventivista: contribuio para a compreenso e crtica da medicina preventiva. Campinas, 1975. Tese (Doutorado). Departamento de Cincias Mdicas, Universidade Estadual de Campinas. Banco Mundial. El Estado en un mundo en transformacin: informe sobre el desarollo mundial. Washington, DC: Banco Mundial; 1997. Bobbio, Norberto. Teoria geral da poltica. A filosofia poltica e as lies dos clssicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000. Centro Brasileiro de Estudos de Sade. A Estratgia do CEBES. I Documento de estratgia do CEBES. Mmeo, 2007. Donnangelo MC, Pereira L. Sade e sociedade. So Paulo: Duas Cidades, 1976. Escorel, S. Sade: uma questo nacional. In. Teixeira, SMF. (Org.) Reforma Sanitria: em busca de uma teoria. So Paulo: Cortez / Rio de Janeiro: ABRASCO, 181-192, 1989. Escorel, S. Reviravolta na Sade: origem e articulao do movimento sanitrio. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1998. Foster, John Bellamy. A ecologia de Marx. Materialismo e natureza. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2010. Gramsci, Antonio. Cadernos do Crcere. Vol. 1. Introduo ao estudo da filosofia - A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Gramsci, Antonio. Cadernos do Crcere. Vol. 2 Os intelectuais, o princpio educativo. Jornalismo . Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Gramsci, A. Cadernos do Crcere. Vol.3. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a poltica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. Konder, L. O futuro da filosofia da prxis: pensamento de Marx no sculo XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Konder, L. Em torno de Marx. Rio de Janeiro: Boitempo Editorial, 2010. Lnin, VI. A revoluo proletria e o renegado Kautsky. SP, Livr. Edit. Cincias Humanas, 1979. Lnin, VI. En torno a la dialctica. Moscou, Editorial Progreso, 1980. Lima JCF. Poltica de sade e formao profissional dos trabalhadores tcnicos de enfermagem [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Estadual do Rio de Janeiro; 2010. Lukcs, G. Os princpios ontolgicos fundamentais de Marx. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. SP, Livr. Edit. Cincias Humanas, 1979. Lukcs, G. El trabajo. Edicin al cuidado de A. Infranca e M. Vedda. B. Aires: Herramienta, 2004, passim. Marx, K. Manuscritos econmico-filosficos de 1844. So Paulo: Boitempo, 2004. Marx, K. Grundrisse 1857-1858. Deleg. Tlalpan, Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1985. [Obras Fundamentales de Marx y Engels (volumes 6 e 7)]. Marx, K ;Engels, F. A ideologia alem. So Paulo: Boitempo, 2007. Marx, K. O Capital livro 1 volume 1. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002.
109

Morosini, MV. A Poltica de Formao dos Agentes Comunitrios de Sade: memria de uma formulao em disputa nos anos 2003-2005 (dissertao). Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2009. Poulantzas, N. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 1980. Rizzotto, MLF. O Banco Mundial e as polticas de sade no Brasil nos anos 90: um projeto de desmonte do SUS. [tese]. Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Cincias Mdicas, 2000. Teixeira, SMF. (Coord.) Antecedentes da Reforma Sanitria. Rio de Janeiro: Ensp, 1988. Teixeira, SMF. (Org.) Reforma Sanitria: em busca de uma teoria. So Paulo: Cortez / Rio de Janeiro: ABRASCO, 1989.

110

Potrebbero piacerti anche