Sei sulla pagina 1di 16

MODELO DE BULA SANOFI-AVENTIS FARMACUTICA LTDA.

Dorflex citrato de orfenadrina / dipirona sdica / cafena anidra Formas farmacuticas e apresentaes COMPRIMIDOS. Caixas com 8, 24, 30, 144, 192, 220, 240, 288 ou 480 comprimidos. SOLUO ORAL (GOTAS). Frascos com 20 mL. Uso oral USO ADULTO Composio COMPRIMIDOS Cada comprimido contm: citrato de orfenadrina................................................................................. 35 mg dipirona sdica monoidratada................................................................... 300 mg cafena anidra............................................................................................. 50 mg excipientes q.s.p......................................................................................... 1 comprimido (amido de milho, amidoglicolato de sdio, talco e estearato de magnsio). SOLUO ORAL (GOTAS) Cada mL (30 gotas) contm: citrato de orfenadrina................................................................................. 35 mg dipirona sdica monoidratada.................................................................... 300 mg cafena anidra.............................................................................................. 50 mg veculos q.s.p............................................................................................... 1 mL (benzoato de sdio, propilenoglicol, bissulfito de sdio anidro, essncia de menta e gua purificada). INFORMAES AO PACIENTE COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? DORFLEX possui ao analgsica e relaxante muscular. POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO? Indicado no alvio da dor associada a contraturas musculares decorrentes de processos traumticos ou inflamatrios e em dores de cabea tensionais. QUANDO NO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? DORFLEX contra-indicado nos seguintes casos: - alergia a qualquer um dos componentes da frmula; - no deve ser utilizado em pacientes com glaucoma, obstruo pilrica ou duodenal, acalasia no esfago (megaesfago), lcera pptica estenosante, hipertrofia prosttica, obstruo do colo da bexiga e miastenia grave; Devido presena de dipirona sdica, DORFLEX no deve ser administrado a:

- pacientes com alergia aos derivados de pirazolonas (ex.: fenazona, propifenazona) ou a pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, caso anterior de agranulocitose em relao a um destes medicamentos; - em certas doenas metablicas tais como: porfiria aguda do fgado intermitente (pelo risco de induo de crises de porfiria) e deficincia congnita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (pelo risco de ocorrncia de hemlise); - funo da medula ssea insuficiente (ex.: aps tratamento citosttico) ou doenas do sistema hematopoitico; - pacientes que tenham desenvolvido broncoespasmo ou outras reaes anafilticas (isto urticria, rinites, angioedema) com analgsicos tais como salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno; - Gravidez (vide advertncias - gravidez) e lactao (vide advertncias amamentao).

Este medicamento contra-indicado na faixa etria peditrica. ADVERTNCIAS Em tratamentos prolongados, deve-se controlar o perfil das caractersticas do sangue, com hemogramas freqentes, e tambm a funo do fgado e dos rins do paciente. A orfenadrina pode prejudicar a capacidade do paciente para o desempenho de atividades como operar mquinas ou conduzir veculos. DORFLEX no deve ser utilizado concomitantemente com lcool, propoxifeno ou fenotiaznicos. DORFLEX no deve ser utilizado para tratamento de rigidez muscular associada ao uso de antipsicticos. Verifique sempre o prazo de validade que se encontra na embalagem do produto e confira o nome para no haver enganos. No utilize DORFLEX caso haja sinais de violao ou danificaes da embalagem. Relacionados dipirona sdica Agranulocitose induzida por dipirona sdica uma ocorrncia de origem imuno-alrgica, durvel por pelo menos 1 semana. Embora essa reao seja muito rara, pode ser severa com risco de vida, podendo ser fatal. No depende da dose e pode ocorrer em qualquer momento durante o tratamento. Os pacientes devem ser advertidos a interromper o uso da medicao e consultar seu mdico imediatamente se alguns dos seguintes sinais ou sintomas, possivelmente relacionados neutropenia (< 1-500 neutrfilos/mm3), ocorrerem: febre, calafrios, dor de garganta, ulcerao na cavidade oral. Em caso de ocorrncia de neutropenia, o tratamento deve ser imediatamente descontinuado e a contagem sangunea completa deve ser urgentemente controlada e monitorada at retornar aos nveis normais. Choque anafiltico: essa reao pode ocorrer principalmente em pacientes sensveis. Por essa razo dipirona sdica deve ser usada com cautela em pacientes que apresentem alergia atpica ou asma. Risco de uso por via de administrao no recomendada. No h estudos dos efeitos de DORFLEX administrado por vias no recomendadas. Portanto, por segurana e para eficcia deste medicamento, a administrao deve ser somente pela via oral.

Gravidez A dipirona sdica atravessa a placenta, mas no h evidncia de que DORFLEX seja prejudicial ao feto: a dipirona no demonstrou efeito teratognico em ratos e coelhos e a fetotoxicidade somente foi observada em altas doses que seriam txicas me. No existe experincia com o uso de DORFLEX em mulheres grvidas. Recomenda-se no utilizar DORFLEX durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso de DORFLEX durante o segundo trimestre da gravidez s deve ocorrer aps cuidadosa avaliao do potencial risco/benefcio pelo mdico. DORFLEX , entretanto, no deve ser utilizado durante os 3 ltimos meses da gravidez, visto que, embora a dipirona sdica seja uma fraca inibidora da sntese de prostaglandinas, a possibilidade de fechamento prematuro do ducto arterial e de complicaes perinatais devido ao prejuzo da agregao plaquetria da me e do recm-nascido no pode ser excluda. Este medicamento no deve ser utilizado por mulheres grvidas sem orientao mdica ou do cirurgio-dentista. Amamentao A segurana de DORFLEX durante a amamentao no est estabelecida. A amamentao deve ser evitada at 48 horas aps o uso de DORFLEX, devido excreo dos metablitos da dipirona sdica no leite materno. INFORME AO MDICO OU CIRURGIO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAES INDESEJVEIS. INFORME AO SEU MDICO OU CIRURGIO-DENTISTA SE VOC EST FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO. PRECAUES Pacientes idosos Pacientes idosos podem sentir um certo grau de confuso mental com a administrao do produto. Em pacientes idosos, possvel insuficincia na funo dos rins e fgado deve ser levada em considerao. Crianas DORFLEX no deve ser administrado a crianas menores de 12 anos de idade. Outros grupos de risco Tambm devido orfenadrina, DORFLEX deve ser utilizado com cautela em pacientes com taquicardia, arritmias cardacas, insuficincia coronria ou descompensao cardaca. Em pacientes com deficincia de protrombina, a dipirona sdica pode agravar a tendncia hemorragia. Em particular, os seguintes pacientes apresentam risco especial para reaes anafilticas graves possivelmente relacionadas dipirona sdica: - pacientes com asma analgsica ou intolerncia analgsica do tipo urticria-angioedema (ver item Contra-Indicaes); - pacientes com asma brnquica, particularmente queles com rinossinusite poliposa concomitante; - pacientes com urticria crnica; - pacientes com intolerncia ao lcool, ou seja, pacientes que reagem at mesmo a pequenas quantidades de certas bebidas alcolicas, apresentando sintomas como espirros,

lacrimejamento e rubor pronunciado da face. A intolerncia ao lcool pode ser um indcio de sndrome de asma analgsica prvia no diagnosticada; - pacientes com intolerncia a corantes (ex.: tartrazina) ou a conservantes (ex.: benzoatos). Antes da administrao de DORFLEX, os pacientes devem ser questionados especificamente. Em pacientes que esto sob risco potencial para reaes anafilticas, DORFLEX somente deve ser usado aps cuidadosamente analisados os possveis riscos em relao aos benefcios esperados. Se DORFLEX for administrado em tais circunstncias, requerido que seja realizado sob superviso mdica e em locais com recursos para tratamento de emergncia. A administrao de dipirona sdica pode causar reaes de queda da presso sangnea isoladas (ver item Quais as reaes adversas que este medicamento pode causar?). Essas reaes so possivelmente proporcionais s doses administradas e ocorrem com maior probabilidade aps administrao parenteral. Nestes pacientes, a dipirona sdica deve ser indicada com extrema cautela e sua administrao em tais circunstncias deve ser realizada sob superviso mdica. Podem ser necessrias medidas preventivas (como estabilizao da circulao) para reduzir o risco de queda da presso sangnea. A dipirona sdica s deve ser usada sob rigorosa monitorao hemodinmica em pacientes nos quais a diminuio da presso sangunea deve ser evitada, tais como pacientes com doena grave das artrias coronarianas ou obstruo relevante dos vasos sanguneos que irrigam o crebro. Em pacientes com insuficincia dos rins ou do fgado, desaconselha-se o uso de altas doses de dipirona sdica, visto que a taxa de eliminao reduzida nestes pacientes. Entretanto, para tratamento a curto prazo no necessria reduo da dose. No existe experincia com o uso de dipirona sdica em longo prazo em pacientes com insuficincia dos rins ou do fgado. Em pacientes idosos e pacientes debilitados deve-se considerar a possibilidade de desenvolvimento de insuficincia dos rins ou do fgado.

INTERAES MEDICAMENTOSAS Confuso, ansiedade e tremores foram relatados em alguns pacientes que receberam orfenadrina concomitantemente com propoxifeno. Os fenotiaznicos, como a clorpromazina, podem interferir no controle da termorregulao corporal, causando tanto hipotermia como hipertermia. A dipirona sdica pode potencializar eventual hipotermia causada por fenotiaznicos. Agentes anticolinrgicos, como a orfenadrina, no controlam a discinesia tardia associada ao uso prolongado de antipsicticos. Seu uso pode mesmo exacerbar os sintomas de liberao extrapiramidal associados a estas drogas. A dipirona sdica pode causar reduo dos nveis plasmticos de ciclosporina. Deve-se, portanto, realizar monitorizao das concentraes de ciclosporina quando da administrao concomitante de dipirona sdica.

Alimentos No h dados disponveis at o momento sobre a administrao concomitante de alimentos e DORFLEX. Exames de laboratrio No h dados disponveis at o momento sobre a interferncia de DORFLEX em exames de laboratrio.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? - Comprimidos Recomenda-se que os comprimidos sejam deglutidos sem mastigar e com lquido suficiente (aproximadamente a 1 copo). - Soluo oral (gotas)

Figura 1: Coloque o frasco na posio vertical com a tampa para o lado de cima, gire-a at romper o lacre.

Figura 2: Vire o frasco com o conta-gotas para o lado de baixo e bata levemente com o dedo no fundo do frasco para iniciar o gotejamento. Cada 1 mL = 30 gotas.

POSOLOGIA ADULTOS: 1 a 2 comprimidos ou 30 a 60 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, via oral. No ultrapassar estes limites. Conduta necessria caso haja esquecimento de administrao. Baseando-se nos sintomas, reintroduzir a medicao respeitando sempre os horrios e intervalos recomendados. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAO MDICA OU DE SEU CIRURGIO-DENTISTA. NO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

ASPECTO FSICO Comprimidos Comprimidos brancos a levemente amarelados, redondos, biconvexos. Soluo (gotas) Lquido lmpido, incolor a amarelado e odor caracterstico de menta.

CARACTERSTICAS ORGANOLPTICAS Ver item ASPECTO FSICO.

QUAIS AS REAES ADVERSAS QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR? As reaes adversas de orfenadrina so principalmente devido a sua leve ao anticolinrgica, e so normalmente associadas a doses altas. Secura da boca o primeiro efeito adverso a aparecer. Quando a dose diria aumentada, podem ocorrer efeitos adversos como: reduo ou aumento do ritmo cardaco, arritmias cardacas, palpitaes, sede, diminuio da sudorese, reteno ou hesitao urinria, viso borrada, dilatao da pupila, aumento da presso intraocular, fraqueza, enjos, vmitos, dor de cabea, tonturas, constipao, sonolncia, reaes alrgicas, coceira, alucinaes, agitao, tremor, irritao gstrica e raramente urticria e outras dermatoses. No freqentemente, pacientes idosos podem sentir um certo grau de confuso mental. Estas reaes adversas podem ser normalmente eliminadas pela reduo da dose. Em doses txicas podem ocorrer, alm dos sintomas mencionados, ataxia, distrbio da fala, disfagia, pele seca e quente, disria, diminuio dos movimentos peristlticos intestinais, delrio e coma. Foram relatados casos muito raros de anemia aplstica associada ao uso de orfenadrina. A dipirona sdica pode causar as seguintes reaes adversas: De acordo com a CIOMS, tm se utilizado os seguintes ndices de freqncia: Muito comum: 10% Comum: 1 e < 10% Incomum: 0,1 e < 1% Raro: 0,01 e < 0,1% Muito raro: < 0,01% Casos isolados: no podem ser estimados com os dados disponveis Reaes anafilticas/anafilactides Raramente a dipirona sdica pode causar reaes anafilticas/ anafilactides que, em casos muito raros, podem se tornar graves e com risco de vida. Estas reaes podem ocorrer mesmo aps DORFLEX ter sido utilizado previamente em muitas ocasies sem complicaes. Estas reaes medicamentosas podem desenvolver-se imediatamente aps a administrao de dipirona sdica sob a forma de comprimidos ou horas mais tarde; contudo, a tendncia normal que estes eventos ocorram na primeira hora aps a administrao. Tipicamente, reaes anafilticas/anafilactides leves manifestam-se na forma de sintomas na pele ou nas mucosas (como: prurido, ardor, rubor, urticria, inchao), falta de ar e, menos freqentemente, sintomas gastrintestinais. Estas reaes leves podem progredir para formas graves com urticria generalizada, angioedema grave (at mesmo envolvendo a laringe), broncospasmo grave, arritmias cardacas, queda da presso sangnea (algumas vezes precedida por aumento da presso sangnea) e choque circulatrio.

Em pacientes com sndrome da asma analgsica, estas reaes aparecem tipicamente na forma de ataques asmticos. Outras reaes da pele e mucosas Alm das manifestaes na pele e nas mucosas de reaes anafilticas/anafilactides mencionadas acima, podem ocorrer ocasionalmente erupes fixadas por medicamentos; raramente, exantema; e, em casos isolados, sndrome de Stevens-Johnson ou sndrome de Lyell. Reaes de queda na presso sangnea isoladas Podem ocorrer ocasionalmente aps a administrao, reaes de queda na presso sangnea transitrias isoladas; em casos raros, estas reaes apresentam-se sob a forma de queda crtica da presso sangnea. Reaes hematolgicas Podem desenvolver-se raramente leucopenia e, em casos muito raros, agranulocitose ou trombocitopenia. Estas reaes so consideradas imunolgicas e podem ocorrer mesmo aps DORFLEX ter sido utilizado previamente em muitas ocasies, sem complicaes. Agranulocitose pode representar risco de vida. Sinais tpicos de agranulocitose incluem leses inflamatrias na mucosa (ex.: orofarngea, anorretal, genital), inflamao na garganta, febre (mesmo inesperadamente persistente ou recorrente). Entretanto, em pacientes recebendo antibioticoterapia, os sinais tpicos de agranulocitose podem ser mnimos. A taxa de sedimentao de clulas vermelhas extensivamente aumentada, enquanto que o aumento de ndulos linfticos tipicamente leve ou ausente. Sinais tpicos de trombopenia incluem maior tendncia para sangramento e aparecimento de manchas vermelhas ou purpreas na pele e membranas mucosas. Outras reaes adversas Em casos muito raros, especialmente em pacientes com histria de doena dos rins, pode ocorrer piora aguda da funo dos rins (insuficincia renal aguda), em alguns casos com oligria, anria ou proteinria. Em casos isolados, pode ocorrer nefrite intersticial aguda. Colorao avermelhada pode ser observada algumas vezes na urina. Isso pode ocorrer devido presena do metablito cido rubaznico, em baixas concentraes.

O QUE FAZER SE ALGUM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA S VEZ? Sintomas A orfenadrina uma droga potencialmente txica e h relatos de mortes associadas superdose (ingesto de 2 a 3 g de uma s vez). Efeitos txicos, tipicamente anticolinrgicos, podem ocorrer, rapidamente em 2 horas, em intoxicao aguda, com convulses, arritmias cardacas e morte. Aps superdose aguda com dipirona sdica, foram registradas reaes como: nuseas, vmito, dor abdominal, deficincia da funo dos rins/insuficincia dos rins aguda (ex.: devido nefrite intersticial) e, mais raramente, sintomas do sistema nervoso central (vertigem, sonolncia, coma, convulses) e queda da presso sangnea (algumas vezes progredindo para choque) bem como arritmias cardacas (taquicardia). Aps a administrao de doses muito elevadas, a excreo de um metablito inofensivo (cido rubaznico) pode provocar colorao avermelhada na urina. A cafena tem ao estimulante central, podendo acentuar os sintomas excitatrios das duas drogas anteriores.

Em caso de superdose acidental, voc deve suspender a medicao, guardar repouso, (preferencialmente deitado com as pernas elevadas) e procure imediatamente o seu mdico ou atendimento mdico de emergncia. Tratamento Em caso de superdose aguda de DORFLEX, a absoro do medicamento deve ser reduzida por induo de emese, lavagem gstrica, administrao de carvo ativado ou combinao das trs medidas. Deve-se manter o paciente hidratado, sob rigoroso controle do equilbrio cidobsico e monitorao das condies respiratrias, cardacas e neurolgicas. Fisostigmina, na dose de 0,5 a 2 mg por via subcutnea, endovenosa ou intramuscular, repetida a cada 1 ou 2 horas, antdoto dos efeitos anticolinrgicos da orfenadrina, quando estes forem muito intensos. Sua utilizao deve, entretanto, ser ponderada, pois ela pode produzir vrios efeitos cardacos e respiratrios. Em caso de superdose no-complicada mais seguro aguardar a remisso espontnea de toxicidade do anticolinrgico. No existe antdoto especfico conhecido para dipirona sdica. Em caso de administrao recente, deve-se limitar a absoro sistmica adicional do princpio ativo por meio de procedimentos primrios de desintoxicao, como lavagem gstrica ou aqueles que reduzem a absoro (ex.: carvo vegetal ativado). O principal metablito da dipirona sdica (4-Nmetilaminoantipirina) pode ser eliminado por hemodilise, hemofiltrao, hemoperfuso ou filtrao plasmtica. ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO? DORFLEX deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15 e 30C). TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANAS.

INFORMAES TCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SADE CARACTERSTICAS FARMACOLGICAS Propriedades farmacodinmicas O citrato de orfenadrina uma droga anticolinrgica, de ao central, com propriedades antihistamnicas fracas, de utilidade no alvio da dor associada a contraturas musculares de origem traumtica ou inflamatria. A orfenadrina no atua diretamente na contratura muscular. Seu mecanismo de ao no est totalmente esclarecido, mas parece dever-se a suas propriedades analgsicas. Sua ao analgsica potencializada pela dipirona sdica e pela cafena anidra presentes na frmula de DORFLEX. A dipirona sdica um derivado pirazolnico no-narctico, seu mecanismo de ao no se encontra completamente investigado. Alguns dados indicam que a dipirona sdica e seu principal metablito (4-N-metilaminoantipirina) possuem mecanismo de ao central e perifrico combinados. Propriedades farmacocinticas A farmacocintica da dipirona sdica e de seus metablitos no est completamente investigada, porm as seguintes informaes podem ser fornecidas: Aps administrao oral, a dipirona sdica completamente hidrolisada em sua poro ativa, 4N-metilaminoantipirina (MAA). A biodisponibilidade absoluta do MAA de aproximadamente 90%, sendo um pouco maior aps administrao oral quando comparada administrao intravenosa. A farmacocintica do MAA no extensivamente alterada quando a dipirona sdica administrada concomitantemente a alimentos.

Principalmente o MAA, mas tambm o 4-aminoantipirina (AA) contribuem para o efeito clnico. Os valores de AUC para AA constituem aproximadamente 25% do valor de AUC para MAA. Os metablitos 4-N-acetilaminoantipirina (AAA) e 4-N-formilaminoantipirina (FAA) parecem no apresentar efeito clnico. So observadas farmacocinticas no-lineares para todos os metablitos. So necessrios estudos adicionais antes que se chegue a uma concluso sobre o significado clnico destes resultados. O acmulo de metablitos apresenta pequena relevncia clnica em tratamentos de curto prazo. O grau de ligao s protenas plasmticas de 58% para MAA, 48% para AA, 18% para FAA e 14% para AAA. Foram identificados 85% dos metablitos que so excretados na urina, quando da administrao oral de dose nica, obtendo-se 3% 1% para MAA, 6% 3% para AA, 26% 8% para AAA e 23% 4% para FAA. Aps administrao oral de dose nica de 1 g de dipirona sdica, o clearance renal foi de 5 mL 2 mL/min para MAA, 38 mL 13 mL/min para AA, 61 mL 8 mL/min para AAA, e 49 mL 5 mL/min para FAA. As meias-vidas plasmticas correspondentes foram de 2,7 0,5 horas para MAA, 3,7 1,3 horas para AA, 9,5 1,5 horas para AAA, e 11,2 1,5 horas para FAA. Em idosos, a exposio (AUC) aumenta 2 a 3 vezes. Em pacientes com cirrose heptica, aps administrao oral de dose nica, a meia-vida de MAA e FAA aumentou 3 vezes (10 horas), enquanto para AA e AAA este aumento no foi to marcante. Pacientes com insuficincia renal no foram extensivamente estudados at o momento. Os dados disponveis indicam que a eliminao de alguns metablitos (AAA e FAA) reduzida.

RESULTADOS DE EFICCIA No estudo Eficcia teraputica no alvio de dores agudas do sistema msculo-esqueltico, enxaqueca e processo inflamatrio bucal, usando uma combinao de dipirona sdica anidra, cafena e citrato de orfenadrina (SILVA, J. H. C. 1998) , foram avaliados 22 pacientes com processo lgico de diferentes etiologias, em estudo aberto no-comparativo, objetivando avaliar a eficcia teraputica e tolerabilidade do produto. Ao final de 60 minutos a combinao orfenadrina, cafena e dipirona sdica conseguiram eliminar o processo lgico em 68,15% dos pacientes e tambm promoveu uma reduo acentuada da intensidade lgica em 27,27% dos pacientes. Foi totalizada uma eficcia global em 60 minutos de 95,45% dos casos apresentados nas patologias descritas. Em um segundo estudo, Novo analgsico miorrelaxante em ortopedia e traumatologia (Avaliao final de 100 casos tratados) (FRASCA, I.D. 1970) , foi avaliada a eficcia da associao orfenadrina, cafena e dipirona sdica, bem como sua tolerncia individual e critrios posolgicos em 100 pacientes com os mais diferentes quadros clnicos da traumatoortopedia. A anlise dos resultados apresentou um total de 88% de remisso da sintomatologia, incluindo a os casos considerados excelentes (38%), bons (20%) e moderados (30%).

INDICAES No alvio da dor associada a contraturas musculares decorrentes de processos traumticos ou inflamatrios e em cefalias tensionais. CONTRA-INDICAES DORFLEX contra-indicado nos seguintes casos: - hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da frmula; - no deve ser utilizado em pacientes com glaucoma, obstruo pilrica ou duodenal, acalasia do esfago (megaesfago), lcera pptica estenosante, hipertrofia prosttica, obstruo do colo da bexiga e miastenia grave.

Devido presena de dipirona sdica, DORFLEX no deve ser administrado a: - pacientes com alergia aos derivados de pirazolonas (ex.: fenazona, propifenazona) ou a pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, caso anterior de agranulocitose em relao a um destes medicamentos; - em certas doenas metablicas tais como: porfiria aguda do fgado intermitente (pelo risco de induo de crises de porfiria) e deficincia congnita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (pelo risco de ocorrncia de hemlise); - funo da medula ssea insuficiente (ex.: aps tratamento citosttico) ou doenas do sistema hematopoitico; - pacientes que tenham desenvolvido broncoespasmo ou outras reaes anafilticas (isto urticria, rinites, angioedema) com analgsicos tais como salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno. - Gravidez (vide advertncias - gravidez) e lactao (vide advertncias amamentao).

MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAO DEPOIS DE ABERTO - Comprimidos Recomenda-se que os comprimidos sejam deglutidos sem mastigar e com lquido suficiente (aproximadamente a 1 copo). - Soluo oral (gotas)

Figura 1: Coloque o frasco na posio vertical com a tampa para o lado de cima, gire-a at romper o lacre.

Figura 2: Vire o frasco com o conta-gotas para o lado de baixo e bata levemente com o dedo no fundo do frasco para iniciar o gotejamento. Cada 1 mL = 30 gotas.

Depois de aberto, o medicamento deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15 e 30C).

POSOLOGIA ADULTOS: 1 a 2 comprimidos ou 30 a 60 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. No ultrapassar estes limites. Conduta necessria caso haja esquecimento de administrao. Baseando-se nos sintomas, reintroduzir a medicao respeitando sempre os horrios e intervalos recomendados. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. ADVERTNCIAS Em tratamentos prolongados, deve-se controlar o perfil hematolgico, com hemogramas freqentes, e tambm a funo heptica e renal do paciente. A orfenadrina pode prejudicar a capacidade do paciente para o desempenho de atividades como operar mquinas ou conduzir veculos. DORFLEX no deve ser utilizado concomitantemente com lcool, propoxifeno ou fenotiaznicos. DORFLEX no deve ser utilizado para tratamento de rigidez muscular associada ao uso de antipsicticos. Relacionados dipirona sdica Agranulocitose induzida por dipirona sdica uma ocorrncia de origem imuno-alrgica, durvel por pelo menos 1 semana. Embora essa reao seja muito rara, pode ser severa com risco de vida, podendo ser fatal. No depende da dose e pode ocorrer em qualquer momento durante o tratamento. Os pacientes devem ser advertidos a interromper o uso da medicao e consultar seu mdico imediatamente se alguns dos seguintes sinais ou sintomas, possivelmente relacionados neutropenia (< 1-500 neutrfilos/mm3), ocorrerem: febre, calafrios, dor de garganta, ulcerao na cavidade oral. Em caso de ocorrncia de neutropenia, o tratamento deve ser imediatamente descontinuado e a contagem sangunea completa deve ser urgentemente controlada e monitorada at retornar aos nveis normais. Choque anafiltico: essa reao pode ocorrer principalmente em pacientes sensveis. Por essa razo dipirona sdica deve ser usada com cautela em pacientes que apresentem alergia atpica ou asma. Risco de uso por via de administrao no recomendada. No h estudos dos efeitos de DORFLEX administrado por vias no recomendadas. Portanto, por segurana e para eficcia deste medicamento, a administrao deve ser somente pela via oral. Gravidez A dipirona sdica atravessa a placenta, mas no h evidncia de que DORFLEX seja prejudicial ao feto: a dipirona no demonstrou efeito teratognico em ratos e coelhos e a fetotoxicidade somente foi observada em altas doses que seriam txicas me. No existe experincia com o uso de DORFLEX em mulheres grvidas. Recomenda-se no utilizar DORFLEX durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso de DORFLEX durante o segundo trimestre da gravidez s deve ocorrer aps cuidadosa avaliao do potencial risco/benefcio pelo mdico. DORFLEX , entretanto, no deve ser utilizado durante os 3 ltimos meses da gravidez, visto que, embora a dipirona sdica seja uma fraca inibidora da sntese de prostaglandinas, a possibilidade de fechamento prematuro do ducto arterial e de complicaes perinatais devido ao prejuzo da agregao plaquetria da me e do recm-nascido no pode ser excluda.

Este medicamento no deve ser utilizado por mulheres grvidas sem orientao mdica ou do cirurgio-dentista. Categoria de risco na gravidez: categoria C Lactao A segurana de DORFLEX durante a lactao no est estabelecida. A lactao deve ser evitada at 48 horas aps o uso de DORFLEX, devido excreo dos metablitos da dipirona sdica no leite materno. USO EM IDOSOS, CRIANAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO Pacientes idosos Pacientes idosos podem sentir um certo grau de confuso mental com a administrao do produto. Em pacientes idosos, possvel insuficincia na funo renal e heptica deve ser levada em considerao. Crianas DORFLEX no deve ser administrado a crianas menores de 12 anos de idade. Outros grupos de risco Tambm devido orfenadrina, DORFLEX deve ser utilizado com cautela em pacientes com taquicardia, arritmias cardacas, insuficincia coronria ou descompensao cardaca. Em pacientes com deficincia de protrombina, a dipirona sdica pode agravar a tendncia hemorragia. Em particular, os seguintes pacientes apresentam risco especial para reaes anafilticas graves possivelmente relacionadas dipirona sdica: - pacientes com asma analgsica ou intolerncia analgsica do tipo urticria-angioedema (ver item Contra-Indicaes); - pacientes com asma brnquica, particularmente aqueles com rinosinusite poliposa concomitante; - pacientes com urticria crnica; - pacientes com intolerncia ao lcool, ou seja, pacientes que reagem at mesmo a pequenas quantidades de certas bebidas alcolicas, apresentando sintomas como espirros, lacrimejamento e rubor pronunciado da face. A intolerncia ao lcool pode ser um indcio de sndrome de asma analgsica prvia no diagnosticada; - pacientes com intolerncia a corantes (ex.: tartrazina) ou a conservantes (ex.: benzoatos). Antes da administrao de DORFLEX, os pacientes devem ser questionados especificamente. Em pacientes que esto sob risco potencial para reaes anafilticas, DORFLEX somente deve ser usado aps cuidadosamente analisados os possveis riscos em relao aos benefcios esperados. Se DORFLEX for administrado em tais circunstncias, requerido que seja realizado sob superviso mdica e em locais com recursos para tratamento de emergncia. A administrao de dipirona sdica pode causar reaes hipotensivas isoladas (ver item Reaes Adversas). Essas reaes so possivelmente dose-dependentes e ocorrem com maior probabilidade aps administrao parenteral. Nestes pacientes, a dipirona sdica deve ser indicada com extrema cautela e sua administrao em tais circunstncias deve ser realizada sob superviso mdica. Podem ser necessrias medidas preventivas (como estabilizao da circulao) para reduzir o risco de reao de hipotenso. A dipirona sdica s deve ser usada sob rigorosa monitorao hemodinmica em pacientes nos quais a diminuio da presso sangunea deve ser evitada, tais como pacientes com doena

grave das artrias coronarianas ou obstruo relevante dos vasos sanguneos que irrigam o crebro. Em pacientes com insuficincia renal ou heptica, desaconselha-se o uso de altas doses de dipirona sdica, visto que a taxa de eliminao reduzida nestes pacientes. Entretanto, para tratamento a curto prazo no necessria reduo da dose. No existe experincia com o uso de dipirona sdica a longo prazo em pacientes com insuficincia renal ou heptica. Em pacientes sob condies gerais de sade comprometidas, possvel insuficincia na funo renal e heptica deve ser levada em considerao. Em pacientes nos quais a diminuio da presso sangnea deve ser absolutamente evitada, tais como em pacientes com coronariopatia grave ou estenose relevante dos vasos sangneos que suprem o crebro, a dipirona sdica deve ser administrada somente sob monitorizao hemodinmica.

INTERAES MEDICAMENTOSAS Confuso, ansiedade e tremores foram relatados em alguns pacientes que receberam orfenadrina concomitantemente com propoxifeno. Os fenotiaznicos, como a clorpromazina, podem interferir no controle de termorregulao corporal, causando tanto hipotermia como hipertermia. A dipirona sdica pode potencializar eventual hipotermia causada por fenotiaznicos. Agentes anticolinrgicos, como a orfenadrina, no controlam a discinesia tardia associada ao uso prolongado de antipsicticos. Seu uso pode mesmo exacerbar os sintomas de liberao extrapiramidal associados a estas drogas. A dipirona sdica pode causar reduo dos nveis plasmticos de ciclosporina. Deve-se, portanto, realizar monitorizao das concentraes de ciclosporina quando da administrao concomitante de dipirona sdica. Alimentos No h dados disponveis at o momento sobre a administrao concomitante de alimentos e DORFLEX. Exames de laboratrio No h dados disponveis at o momento sobre a interferncia de DORFLEX em exames de laboratrio.

REAES ADVERSAS A MEDICAMENTOS As reaes adversas de orfenadrina so principalmente devido a sua leve ao anticolinrgica, e so normalmente associadas a doses altas. Secura da boca o primeiro efeito adverso a aparecer. Quando a dose diria aumentada, podem ocorrer efeitos adversos como: reduo ou aumento do ritmo cardaco, arritmias cardacas, palpitaes, sede, diminuio da sudorese, reteno ou hesitao urinria, viso borrada, dilatao da pupila, aumento da presso intraocular, fraqueza, nusea, vmitos, dor de cabea, tonturas, constipao, sonolncia, reaes alrgicas, coceira, alucinaes, agitao, tremor, irritao gstrica e raramente urticria e outras dermatoses. No freqentemente, pacientes idosos podem sentir um certo grau de confuso mental. Estas reaes adversas podem ser normalmente eliminadas pela reduo da dose. Em doses txicas podem ocorrer, alm dos sintomas mencionados, ataxia, distrbio da fala, disfagia, pele seca e quente, disria, diminuio dos movimentos peristlticos intestinais, delrio e coma. Foram relatados casos muito raros de anemia aplstica associada ao uso de orfenadrina.

A dipirona sdica pode causar as seguintes reaes adversas: De acordo com a CIOMS, tm se utilizado os seguintes ndices de freqncia: Muito comum: 10% Comum: 1 e < 10% Incomum: 0,1 e < 1% Raro: 0,01 e < 0,1% Muito raro: < 0,01% Casos isolados: no podem ser estimados com os dados disponveis

Reaes anafilticas/anafilactides Raramente a dipirona sdica pode causar reaes anafilticas/ anafilactides que, em casos muito raros, podem se tornar graves e com risco de vida. Estas reaes podem ocorrer mesmo aps DORFLEX ter sido utilizado previamente em muitas ocasies sem complicaes. Tais reaes medicamentosas podem desenvolver-se imediatamente aps a administrao de dipirona sdica sob a forma de comprimidos ou horas mais tarde; contudo, a tendncia normal que estes eventos ocorram na primeira hora aps a administrao. Tipicamente, reaes anafilticas/anafilactides leves manifestam-se na forma de sintomas cutneos ou nas mucosas (tais como: prurido, ardor, rubor, urticria, inchao), dispnia e, menos freqentemente, sintomas gastrintestinais. Estas reaes leves podem progredir para formas graves com urticria generalizada, angioedema grave (at mesmo envolvendo a laringe), broncospasmo grave, arritmias cardacas, queda da presso sangnea (algumas vezes precedida por aumento da presso sangnea) e choque circulatrio. Em pacientes com sndrome da asma analgsica, estas reaes aparecem tipicamente na forma de ataques asmticos. Outras reaes cutneas e de mucosas Alm das manifestaes cutneas e de mucosas de reaes anafilticas / anafilactides mencionadas acima, podem ocorrer ocasionalmente erupes fixadas por medicamentos; raramente, exantema; e, em casos isolados, sndrome de Stevens-Johnson ou sndrome de Lyell. Reaes hipotensivas isoladas Podem ocorrer ocasionalmente aps a administrao, reaes hipotensivas transitrias isoladas (possivelmente por mediao farmacolgica e no acompanhadas por outros sinais de reaes anafilticas/anafilactides); em casos raros, estas reaes apresentam-se sob a forma de queda crtica da presso sangnea. Reaes hematolgicas Podem desenvolver-se raramente leucopenia e, em casos muito raros, agranulocitose ou trombocitopenia. Estas reaes so consideradas imunolgicas e podem ocorrer mesmo aps DORFLEX ter sido utilizado previamente em muitas ocasies, sem complicaes. Agranulocitose pode representar risco de vida. Sinais tpicos de agranulocitose incluem leses inflamatrias na mucosa (ex.: orofarngea, anorretal, genital), inflamao na garganta, febre (mesmo inesperadamente persistente ou recorrente). Entretanto, em pacientes recebendo antibioticoterapia, os sinais tpicos de agranulocitose podem ser mnimos. A taxa de sedimentao eritrocitria extensivamente aumentada, enquanto que o aumento de ndulos linfticos tipicamente leve ou ausente.

Sinais tpicos de trombopenia incluem maior tendncia para sangramento e aparecimento de petquias na pele e membranas mucosas. Outras reaes adversas Em casos muito raros, especialmente em pacientes com histria de doena renal, pode ocorrer piora aguda da funo renal (insuficincia renal aguda), em alguns casos com oligria, anria ou proteinria. Em casos isolados, pode ocorrer nefrite intersticial aguda. Colorao avermelhada pode ser observada algumas vezes na urina. Isso pode ocorrer devido presena do metablito cido rubaznico, em baixas concentraes.

SUPERDOSE Sintomas A orfenadrina uma droga potencialmente txica e h relatos de mortes associadas superdose (ingesto de 2 a 3 g de uma s vez). Efeitos txicos, tipicamente anticolinrgicos, podem ocorrer, rapidamente em 2 horas, em intoxicao aguda, com convulses, arritmias cardacas e morte. Aps superdose aguda com dipirona sdica, foram registradas reaes como: nuseas, vmito, dor abdominal, deficincia da funo renal/insuficincia renal aguda (ex.: devido nefrite intersticial) e, mais raramente, sintomas do sistema nervoso central (vertigem, sonolncia, coma, convulses) e queda da presso sangnea (algumas vezes progredindo para choque) bem como arritmias cardacas (taquicardia). Aps a administrao de doses muito elevadas, a excreo de um metablito inofensivo (cido rubaznico) pode provocar colorao avermelhada na urina. A cafena tem ao estimulante central, podendo acentuar os sintomas excitatrios das duas drogas anteriores. Tratamento Em caso de superdose aguda de DORFLEX, a absoro do medicamento deve ser reduzida por induo de emese, lavagem gstrica, administrao de carvo ativado ou combinao das trs medidas. Deve-se manter o paciente hidratado, sob rigoroso controle do equilbrio cidobsico e monitorao das condies respiratrias, cardacas e neurolgicas. Fisostigmina, na dose de 0,5 a 2 mg por via subcutnea, endovenosa ou intramuscular, repetida a cada 1 ou 2 horas, antdoto dos efeitos anticolinrgicos da orfenadrina, quando estes forem muito intensos. Sua utilizao deve, entretanto, ser ponderada, pois ela pode produzir vrios efeitos cardacos e respiratrios. Em caso de superdose no-complicada mais seguro aguardar a remisso espontnea de toxicidade do anticolinrgico. No existe antdoto especfico conhecido para dipirona sdica. Em caso de administrao recente, deve-se limitar a absoro sistmica adicional do princpio ativo por meio de procedimentos primrios de desintoxicao, como lavagem gstrica ou aqueles que reduzem a absoro (ex.: carvo vegetal ativado). O principal metablito da dipirona sdica (4-Nmetilaminoantipirina) pode ser eliminado por hemodilise, hemofiltrao, hemoperfuso ou filtrao plasmtica. ARMAZENAGEM DORFLEX deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15 e 30C).

DIZERES LEGAIS Esta bula continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. MS 1.1300.0183 Farm. Resp.:Antonia A. Oliveira CRF-SP no 5854 Sanofi-Aventis Farmacutica Ltda. Rua Conde Domingos Papais, 413 Suzano So Paulo CEP 08613-010 C.N.P.J 02.685.377/0008-23 Indstria Brasileira Marca Registrada IB 010606 Atendimento ao Consumidor: 0800-703-0014 www.sanofi-aventis.com.br Nmero do lote - Data de fabricao - Vencimento: vide cartucho. Referncias bibliogrficas J. H. C SILVA Eficcia teraputica no alvio de dores agudas do sistema msculo-esqueltico, enxaqueca e processo inflamatrio bucal, usando uma combinao de dipirona sdica anidra, cafena e citrato de orfenadrina. RBM - Rev. Bras. Md1998:55(6)397-99. I.D FRASCA, et al. Novo analgsico miorrelaxante em ortopedia e traumatologia (Avaliao final de 100 casos tratados). O Hospital (Rio de Janeiro) Agosto, 1970. 78 (2)597-604.

Potrebbero piacerti anche