Sei sulla pagina 1di 30

Caderno tcnico n 172

Esquemas das ligaes de aterramento de BT (regimes do neutro)

uma marca

Os Cadernos Tcnicos constituem uma coleo de uma centena de ttulos editados especialmente para engenheiros e tcnicos que procuram uma informao mais aprofundada, complementar dos manuais, catlogos e boletins tcnicos. Os Cadernos Tcnicos fornecem conhecimentos sobre as novas tcnicas e tecnologias eletrotcnicas e eletrnicas. Possibilitam tambm uma melhor compreenso dos fenmenos encontrados nas instalaes, sistemas e equipamentos. Cada Caderno Tcnico trata em profundidade um tema preciso nos campos das redes eltricas, protees, controle-comando e automaes industriais. Podem ser feitos downloads na Internet das ltimas obras editadas atravs do site da Schneider Electric. Cdigo: http://www.schneider-electric.com Ttulo: Le rendez-vous des experts (O encontro dos experts) Para obter um Caderno Tcnico ou a lista dos ttulos disponveis, entre em contato com a Schneider Electric Brasil. A coleo dos Cadernos Tcnicos integra-se na Collection Technique (Coleo Tcnica) da Schneider Electric.

Ateno O autor se exime de quaisquer responsabilidades subseqentes utilizao incorreta das informaes e esquemas reproduzidos no presente documento, e no pode ser considerado responsvel nem por eventuais erros ou omisses, nem por conseqncias ligadas colocao em operao das informaes e esquemas contidos nesta obra. A reproduo completa ou parcial de um Caderno Tcnico permitida com a autorizao da Direo Cientfica e Tcnica, com a citao obrigatria: Extrato do Caderno Tcnico Schneider Electric n (a especificar).

n 172
Esquemas das ligaes de aterramento de BT (regimes do neutro)

Bernard Lacroix Engenheiro pela ESPCI 74 (Escola Superior de Fsica e Qumica Industrial de Paris), trabalhou 5 anos na Jeumont Schneider, onde participou, entre outros, do desenvolvimento do variador de velocidade chaveado do TGV. Entrou na Merlin Gerin em 1981, foi sucessivamente tcnico comercial no setor de onduladores, depois foi responsvel comercial do setor de proteo s pessoas. Desde 1991, encarregado da prescrio no setor de distribuio de BT de Potncia.

Roland Calvas Engenheiro pela ENSERG 1964 (Escola Nacional Superior de Eletrnica e Radioeletricidade de Grenoble) e diplomado no Instituto de Administrao de Empresas, entrou na Merlin Gerin em 1966. Durante seu trajeto profissional, foi responsvel comercial, depois responsvel no marketing pelo setor de proteo s pessoas. Hoje encarregado da comunicao tcnica do Grupo Schneider.

Lxico
CEM: Compatibilidade Eletromagntica CPI: Controlador Permanente de Isolao CR: proteo de Curto Retardo (proteo contra sobrecorrentes de curto-circuito por disjuntor com disparador rpido) DDR: Dispositivo Diferencial Residual DLF: Dispositivo de Localizao de Falha DPCC: Dispositivo de Proteo contra Curtos-Circuitos (disjuntores ou fusveis) Eletrizao: aplicao de uma tenso entre duas partes do corpo Eletrocusso: eletrizao que provoca a morte GTP: Gerenciamento Tcnico de Prdios GTE: Gerenciamento Tcnico da distribuio de Energia eltrica I!n: nvel de funcionamento de um DDR UL: tenso limite convencional (tenso de contato mxima admissvel) dita de segurana MT/AT: Mdia Tenso: 1 a 35 kV segundo o CENELEC (circular de 27.07.92) - Alta Tenso classe A: 1 a 50 kV segundo o decreto francs de 14.11.88

Esquemas das ligaes de aterramento de baixa tenso (regimes do neutro)


Este Caderno Tcnico rev os riscos, ligados s falhas de isolao, para a segurana das pessoas e dos bens. Tambm enfatiza a influncia do esquema das ligaes de aterramento sobre a disponibilidade da energia eltrica. So apresentados os trs esquemas, definidos pela norma IEC 60364 e utilizados com graus diferentes em todos os pases. Cada esquema, ainda chamado regime do neutro, examinado em relao segurana (segurana, manuteno e disponibilidade). No existe um mau esquema das ligaes de aterramento, pois todos garantem a segurana das pessoas. Cada um dos esquemas possui vantagens e inconvenientes e o usurio deve ser orientado, portanto, segundo suas necessidades, exceto se houver prescrio ou interdio normativa ou legislativa. O leitor interessado nas prticas dos diferentes pases e na evoluo dos esquema das ligaes de aterramento, convidado a ler o Caderno Tcnico n 173.

Sumrio
1 Evoluo das necessidades 1.2 Causas das falhas de isolao 1.3 Riscos ligados s falhas de isolao 2 Esquema das ligaes de aterramento e a proteo das pessoas 2.1 Aterramento do neutro ou esquema TN 2.2 Neutro aterrado ou esquema TT 2.3 Neutro isolado ou impedante ou esquema IT 3 Esquema de aterramento, riscos de incndio e no disponibilidade da energia 4 Influncias da MT na BT, segundo o esquema de aterramento 3.1 Risco de incndio 3.2 Risco de no disponibilidade da energia 4.1 Relmpago 4.2 As sobretenses de operao 4.3 Arco entre MT e massa interno do transformador 4.4 Arco entre MT e BT interno do transformador 5 Dispositivos ligados escolha do esquema das ligaes de aterramento 5.1 Aterramento do neutro - TN 5.2 Neutro aterrado - TT 5.3 Neutro isolado ou impedante - IT 5.4 Proteo do neutro 6 Escolha do esquema das ligaes de aterramento e concluso 7 Bibliografia 6.1 Metodologia para escolha 6.2 Concluso p. 4 p. 4 p. 5 p. 8 p. 9 p. 10 p. 11 p. 15 p. 15 p. 17 p. 17 p. 18 p. 19 p. 20 p. 21 p. 21 p. 23 p. 25 p. 26 p. 27

1 Introduo

1.1 Evoluo das necessidades


Hoje os trs esquemas das ligaes de aterramento, por muito tempo conhecidos como regimes do neutro, tais como definidos pelas normas IEC 60364 e NF C 15-100, so: b aterramento do neutro - TN b neutro aterrado - TT b neutro isolado ou impedante - IT Estes trs esquemas tm a mesma finalidade com relao proteo das pessoas e dos bens: o domnio dos efeitos das falhas de isolao. So considerados equivalentes com respeito segurana das pessoas contra os contatos indiretos. No entanto, isto no se aplica necessariamente da mesma maneira na segurana da instalao eltrica de BT com relao : b disponibilidade da energia, b manuteno da instalao. Estas grandezas, calculveis, so objeto de requerimentos cada vez mais exigentes na indstria e nos edifcios do setor tercirio. Alm disso, os sistemas de controle-comando dos edifcios - GTB - e de gerenciamento da distribuio da energia eltrica - GTE - tm uma funo cada vez mais importante com relao administrao e segurana. Portanto, esta evoluo da necessidade de segurana influencia a escolha do esquema de ligaes de aterramento. Deve-se sempre lembrar que as consideraes da continuidade de servio (manter uma rede de distribuio pblica saudvel desconectando os consumidores com uma falha de isolao) tm um papel relevante na emergncia dos esquemas das ligaes de aterramento.

1.2 Causas das falhas de isolao


Para assegurara a proteo das pessoas e a continuidade da operao, os condutores e as peas energizadas de uma instalao eltrica so isoladas em relao aos massas ligados a terra. A isolao realizada por: b utilizao de materiais isolantes; b distncia que necessita de um afastamento de isolao em gases (por exemplo, no ar) e de linhas de fuga (relativos ao equipamento, por exemplo, trajeto de contorno de um isolador). Uma isolao caracterizada por tenses especificadas que, conforme as normas, so aplicadas aos produtos e aos equipamentos novos: b tenso de isolao (maior tenso da rede) b tenso de suportabilidade aos choque de relmpago (onda 1,2; 50 s) b tenso de suportabilidade freqncia industrial (2 U + 1 000 V/1min) Exemplo para um painel de BT do tipo PRISMA: b tenso de isolao: 1 000 V b tenso de choque: 12 kV No comissionamento de uma nova instalao, realizada conforme as regras da arte, utilizando produtos fabricados segundo as normas, o risco de falha de isolao muito pequeno, no entanto, com o envelhecimento da instalao, estes riscos aumentam. De fato, esta a razo de diversas agresses, que do origem a falhas de isolao, por exemplo: b durante a instalao: v deteriorao mecnica do isolante de um cabo; b durante a operao: v poeiras mais ou menos condutoras, v desgaste trmico dos isolantes devido a temperatura excessiva devido: - ao clima, - ao nmero elevado de cabos em um conduite, - a armrio mal ventilado, - aos harmnicos, - s sobrecorrentes... v foras eletrodinmicas desenvolvidas durante curto-circuito, que podem danificar um cabo ou diminuir uma distncia de isolao, v sobretenses de operao, de relmpago, v sobretenses 50 Hz de retorno, resultantes de uma falha de isolao em MT. Geralmente, uma combinao destas causas primrias que conduz falha de isolao. Este : b seja em modo diferencial (entre os condutores ativos) e torna-se um curto-circuito; b seja em modo comum (entre condutores ativos e massa ou terra), uma corrente de falha - dita em modo comum ou homopolar (MT) - circula ento no condutor de proteo (PE) e/ou no terra. Os esquemas das ligaes de aterramento de BT so essencialmente relacionados pelas falhas em modo comum, do qual ocorrem principalmente nos receptores e cabos.

1.3 Riscos ligados falha de isola


Uma falha de isolao, qualquer que seja a causa, apresenta riscos: b de vida s pessoas, b de preservao dos bens, b de disponibilidade da energia eltrica, tudo isto dependente da segurana. o risco de eletrizao o primeiro que deve ser considerado. A corrente - em valor e tempo -, que atravessa o corpo humano (especialmente o corao), que perigosa. Em baixa tenso, o valor da impedncia do corpo (cujo elemento importante a resistncia da pele), evolui praticamente apenas em funo do ambiente (locais secos e midos, e locais molhados). Para cada um dos casos, uma tenso de segurana (tenso de contato mxima admissvel durante no mnimo 5 s) foi definida: chamada tenso limite convencional UL na norma IEC 60479. As normas IEC 60364 413.1.1.1 e NF C 15-100 precisam que, se a tenso de contato (Uc) risca ultrapassar a tenso UL, o tempo de aplicao da tenso de falha deve ser limitado pela interveno dos dispositivos de proteo (ver fig. 2).

Risco de eletrizao das pessoas


Uma pessoa (ou um animal) submetida a uma tenso eltrica eletrizada. Segundo a gravidade da eletrizao, esta pessoa pode sofrer: b um desconforto, b uma contrao muscular, b uma queimadura; b uma parada cardaca ( a eletrocusso) (ver fig. 1). Proteger as pessoas dos efeitos perigosos da corrente eltrica prioritrio, conseqentemente,

ms 10000 5000 2000 1000 500 200 100 50 20 10

Tempo da passagem da corrente a b c1 c2 c3

mA 0,1 0,2 0,5 1 2 5 10 20 50 100 200 500 1000 2000 500010000 Corrente de passagem Nvel = 30 mA pelo corpo

Zona 1: percepo Zona 3: contraes musculares c1: probabilidade 5%

Zona 2: desconforto considervel Zona 4: risco de fibrilao ventricular (parada cardaca) c2: probabilidade > 50%

Fig. 1: zonas tempo/corrente dos efeitos nas pessoas das correntes alternadas (15 a 100 Hz) segundo IEC 60479-1.

b Locais ou slots secos ou midos: U L " 50 V Tenso de contato presumida (V) < 50 50 Tempo de interrupo mximo Corrente 5 5 do dispositivo de proteo (s) alternada Corrente 5 5 contnua b Locais ou slots molhados: U L " 25 V Tenso de contato presumida (V) 25 Tempo de interrupo mximo Corrente 5 do dispositivo de proteo (s) alternada Corrente 5 contnua 50 75 90 110 150 220 280 0,48 0,30 0,25 0,18 0,10 0,05 0,02 5 2 0,80 0,50 0,25 0,06 0,02 75 90 120 150 220 280 350 500 0,60 0,45 0,34 0,27 0,17 0,12 0,08 0,04 5 5 5 1 0,40 0,30 0,20 0,10

Fig. 2: tempo mximo de reteno da tenso de contato segundo a norma IEC 60364.

Risco de incndio
Este risco, quando se materializar, pode ter conseqncias dramticas para as pessoas e os bens. Um grande nmero de incndios so originados de aquecimento importante e preciso ou um arco eltrico provocado por uma falha de isolao. Quanto mais elevada for a corrente de falha, maior ser o risco de incndio ou exploso dos locais.

Risco de no disponibilidade da energia


O domnio deste risco cada vez mais importante. Mesmo se, para eliminar a falha, a parte que est em falha for desconectada automaticamente, isto pode resultar em: b risco para as pessoas, por exemplo: v falta repentina de iluminao, v colocar fora de servio equipamentos teis segurana; b risco econmico devido perda de produo. Este risco deve ser especialmente dominado nas indstrias com processos para os quais o religamento pode ser longo e custoso. Alm disso, se a corrente de falha for elevada: b desgastes na instalao ou nos receptores, podem ser grandes e aumentar os custos e os tempos de reparo, b a circulao de correntes elevadas em modo comum (entre rede e terra) pode tambm causar distrbios nos equipamentos sensveis, principalmente se estes fizerem parte de um sistema de baixas correntes, geograficamente distribudo com ligaes galvnicas. Finalmente, na desenergizao, o aparecimento de sobretenses e/ou fenmenos de irradiaes eletromagnticas, podem provocar mau funcionamento ou danificar os equipamentos sensveis.

Uma medida complemetar contra os contatos diretos consiste em utilizar os Dispositivos Diferenciais Residuais (DDR) instantneos de Alta Sensibilidade y 30 mA chamados DDR-HS. O tratamento da proteo contra os contatos diretos totalmente independente do esquema de aterramento, mas esta medida necessria em todos os casos de alimentao de circuitos onde a operao do esquema de aterramento a jusante no for controlada. Na Frana, o decreto de 14.11.88 e a norma NF C 15-100 532-2-6 torna obrigatria esta medida em relao a: v tomadas de corrente com calibres y 32 A, v certos tipos de instalao (temporria, obras).

b Contato indireto, medidas de proteo e de preveno


O contato de uma pessoa com os quadros metlicos energizados acidentalmente, chamado contato indireto (ver fig. 3b). Esta energizao acidental resultante de uma falha de isolao. Uma corrente de falha circula e provoca uma elevao do potencial entre o massa do receptor eltrico e o terra: h ento o aparecimento de uma tenso de falha que ser perigosa, se for superior tenso UL. Em relao a este risco, as normas de instalao IEC 60364 de nvel international e NF C 15-100 nvel francs (estas normas so similares na essncia), oficializaram trs Esquemas das Ligaes de Aterramento e definiram as regras de instalao e de proteo correspondentes.
a) contato direto ph

Contatos direto e indireto


Antes de comear o estudo dos esquemas das ligaes de aterramento, til fazer uma recapitulao sobre a eletrizao por contatos direto e indireto. b Contato direto e medidas de proteo Trata-se do contato acidental de pessoas com um condutor ativo (fase ou neutro) ou um componente condutor normalmente energizado (ver fig. 3a). No caso onde o risco elevado, a soluo comum consiste em distribuir a eletricidade em uma tenso no perigosa, isto , uma tenso menor que a tenso de segurana. A utilizao da baixssima tenso de segurana (TBTS ou TBTP). Em BT (230/400 V), as medidas de proteo consistem em colocar estas partes ativas fora do alcance ou isol-las pela utilizao de isolantes, invlucros, barreiras.
Uc

b) contato indireto

Id

Uc

Fig. 3 : contatos diretos e indiretos

As medidas de proteo contra os contatos indiretos baseiam-se em trs princpios fundamentais: b aterramento dos massas dos receptores e dos equipamentos eltricos para evitar que uma falha de isolao apresente um risco equivalente a um contato direto b equipotencialidade dos massas acessveis simultaneamente A interconexo destes massas contribui de forma eficaz na reduo da tenso de contato. Ela feita atravs do condutor de proteo (PE) que liga os massas dos materiais eltricos para o conjunto de um edifcio, podendo se completada com ligaes equipotenciais suplementares, se necessrio (ver fig. 4). Lembrete: a equipotencialidade no pode ser total em todos os locais (principalmente locais com um nico nvel). Conseqentemente, para o estudo dos esquemas de aterramento e das protees associadas, a hiptese escolhida pelas entidades de normatizao Uc = Ud aplicada, pois Uc igual a Ud. v Ud = tenso de falha, em relao ao terra profundo, do massa de um aparelho eltrico com uma falha de isolao, v Uc = tenso de contato depende do potencial Ud e da referncia de potencial da pessoa exposta ao risco, geralmente o solo. b controle do risco eltrico: v este controle otimizado pela preveno. Ao medir, por exemplo, a isolao de um equipamento antes de sua energizao, ou pela preveno de falha baseada no acompanhamento da evoluo da isolao de uma instalao isolada do terra (esquema IT), v se a falha de isolao ocorrer e gerar uma tenso de falha perigosa, deve-se elimin-la por desconexo automtica da parte da instalao onde produzida a falha. A maneira de eliminar o risco depende do esquema de aterramento.

Condutores de proteo individuais (PE) Ferragens Condutor principal de proteo

gua Gs Aquecimento

Faixa de medio

Anel de aterramento

Condutor de aterramento

Fig. 4 : equipotencialidade em um imvel

2 Esquema das ligaes de aterramento e proteo das pessoas

Neste captulo, os riscos de eletrizao, at mesmo de eletrocusso, sero precisados pelos diferentes esquemas de ligaes de aterramento, definidos pelo IEC - International Electrotechnical Committee (comit eletrotcnico internacional) na norma IEC 60364. O esquema das ligaes de aterramento de BT caracteriza o modo de aterramento do secundrio do transformador MT/BT e as formas de aterrar os massas da instalao. A identificao dos tipos de esquemas assim definida atravs de 2 letras: b a primeira, ligao do neutro do transformador (2 casos possveis): v T para ligado ao terra, v I para isolado do terra; b segunda, para o tipo de ligao dos massas da aplicao (2 casos possveis): v T para ligado diretamente ao terra, v N para ligado ao neutro na origem da instalao, o qual ligado ao terra (ver fig. 5).

A combinao destas duas letras representa trs possveis configuraes: b TT: neutro do transformador T e massa T, b TN: neutro do transformador T e massa N, b IT: neutro do transformador I e massa T.

Nota 1:
O esquema TN, segundo as normas IEC 60364 e NF C 15-100, possui diversos subesquemas: b TN-C: se os condutores do neutro N e do PE so os mesmos (PEN), b TN-S: se os condutores do neutro N e do PE so diferentes, b TN-C-S: utilizao de um TN-S a jusante de um TN-C (o inverso proibido). Observar que o TN-S obrigatrio para redes com condutores de seco y 10 mm2 Cu.

Nota 2:
Cada esquema de aterramento pode ser aplicado no conjunto de uma instalao eltrica de BT, mas vrios esquemas de aterramento podem coexistir em uma mesma instalao, ver o exemplo da figura 6.

3 N

3 N

T T

3 N I N

3 N

Fig. 5: modo de conexo, aterramento do neutro do transformador e dos massas dos receptores eltricos

3 N PEN N PE N PE PE

TN-C

TN-S

TT

IT

Fig. 6: exemplo de diversos sistemas de aterramento em uma mesma instalao

Nota 3:
Na Frana, segundo a norma NF C 13-100 relativa s subestaes de fornecimento, para apreender os riscos originrios de mdia tenso, o esquema de aterramento de BT expresso

com ajuda de uma letra adicional seguindo a interconexo das diferentes ligaes de aterramento (ver fig. 7). Examinaremos agora como realizar a proteo das pessoas, em cada dos casos.

Letra Aterramento da suplementar subestao MT/BT R (ligadas) b N (do neutro) b S (separada) v (b = interconectada, v = independente)

Aterramento do neutro BT b b v

Aterramento da aplicao BT b v v

Fig. 7 : ligao das conexes de BT com as da subestao MT/BT

2.1 Aterramento do neutro ou esquema TN


Na presena de uma falha de isolao, a corrente de falha Id somente ser limitada pela impedncia dos cabos do anel da falha (ver fig. 8):
Id =
Uo Rph1 + Rd + RPE 0,8 Uo Rph1 + RPE

Portanto, Id induz a uma tenso de falha, em relao ao terra:


Ud = RPE Id

isto :
Ud = 0,8 Uo RPE Rph1 + RPE

Para uma partida, desde que Rd # 0:


Id =

De fato, ao ocorrer um curto-circuito, admissvel que as impedncias a montantes da partida considerada provoquem uma queda de tenso da ordem de 20% sobre a tenso simples Uo, que a tenso nominal entre fase e terra, cujo coeficiente 0,8.

Para as redes 230/400 V, esta tenso da ordem de Uo/2 (se RPE = Rph) perigosa, pois maior que a tenso limite de segurana, mesmo em local seco (UL = 50 V). Ser assim necessrio assegurar uma desenergizao automtica e imediata da instalao ou de parte de instalao (ver fig. 9).

A N D PE

Id

C Rd Ud

Ud #

0,8 Uo se R PE = Rph e Rd = 0 2

Id =

Uo 0,8 Uo $ R AB + Rd + R CD Rph + RPE

Fig. 8: corrente e tenso de falha no esquema TN

Uo (volts) tenso fase/neutro 127 230 400 > 400

Tempo de interrupo (segundos) U L = 50 V 0,8 0,4 0,2 0,1

Tempo de interrupo (segundos) UL = 25 V 0,35 0,2 0,05 0,02

Fig. 9: tempo de interrupo no esquema TN (segundo as normas IEC 60364 e NF C 15-100, tabelas 41 A e 48 A).

Se a falha de isolao for similar a um curto-circuito fase-neutro, a interrupo ser realizada pelo Dispositivo de Proteo contra Curtos-Circuitos DPCC com um tempo mximo de interrupo especificado na funo de UL.

b o mtodo convencional (manual NF C 15-105, parte C). Este ltimo fornece a seguinte equao:

Id =

Colocao em operao
Para estar seguro que o dispositivo de proteo est realmente ativado, necessrio, qualquer que seja o local da falha, que a corrente Id seja superior ao nvel de funcionamento da proteo Ia (Id > Ia). Esta condio deve ser verificada no projeto da instalao pelo clculo das correntes de falha, isto para todos os circuitos da distribuio. Um mesmo percurso do condutor de proteo PE e dos condutores ativos facilita este clculo e recomendado pela norma (NF C 15-100 544-1). Para garantir esta condio, um outro jeito consiste em impor um valor mximo de impedncia aos anis de falha em funo do tipo e do calibre dos DPCC escolhidos (ver a norma inglesa BS 7671). Uma tal abordagem pode conduzir ao aumento da seco dos condutores ativos e/ou de proteo. Uma outra maneira de verificar que o DPCC ir assegurar a proteo das pessoas, calcular o comprimento mximo que cada partida no dever ultrapassar para um nvel de proteo Ia dado. Para calcular Id e Lmx, trs mtodos simples podem ser utilizados (ver Caderno Tcnico n 158 ou o manual NF C 15-105): b o mtodo das impedncias, b o mtodo de composio,

0,8 Uo 0,8 Uo 0,8 Uo Sph = = % (1+ m) L Z Rph+RPE

Para que a proteo assegure corretamente sua funo, necessrio que Ia < Id, da a expresso de Lmx, comprimento mximo permitido pela proteo, tendo por nvel Ia:
Lmx = 0,8 Uo Sph % (1+ m) Ia

b Lmx: comprimento mximo em m b Uo: tenso simples 230 V para uma rede trifsica 400 V b %: resistividade em temperatura de funcionamento normal b Ia: corrente de interrupo automtica: v para um disjuntor Ia = Im (Im corrente de funcionamento da bobina magntica ou de curto retardo), v para um fusvel, corrente tal que o tempo total de interrupo do fusvel (tempo de pr-arco + tempo de arco) esteja segundo a norma (ver fig. 9), b Sph
m = SPE

Se a linha tiver um comprimento superior a Lmx, ser necessrio diminuir Ia ou aumentar SPE ou ser protegido utilizado um Dispositivo Diferencial Residual (DDR).

2.2 Neutro aterrado ou esquema TT


Na presena de uma falha de isolao, a corrente de falha Id (ver fig. 10), essencialmente limitada.

Id
N PE

Uo Ra + Rb Ra Ud = Uo Ra + Rb

Ud Rb Ra

Id #

Fig. 10: corrente e tenso de falha em esquema TT.

pelas resistncias do terra (se o aterramento das massas e o aterramento do neutro no estiverem associados). Sempre com a hiptese Rd = 0, a corrente de falha :
Id #
Uo Ra + Rb

Resistncia mxima (&) da conexo de aterramento Ra para UL = UL 3A 1A 500 mA 300 mA 30 mA 50 V 16 & 50 & 100 & 166 & 1,660 & 25 V 8& 25 & 50 & 83 & 833 &

Esta corrente de falha induz a uma tenso de falha na resistncia do terra das aplicaes:
Ud = Ra Id, ou Ud = Uo Ra Ra + Rb

As resistncias do terra so normalmente baixas e com a mesma ordem de grandeza ( # 10 &), esta tenso da ordem de Uo/2 perigosa. Portanto, obrigatrio prever uma desconexo automtica da parte da instalao envolvida pela falha (ver fig. 11).

Fig. 11: limite superior da resistncia da conexo de ate mento dos massas no deve ser excedido em funo da sensibilidade dos DDR e da tenso limite UL [I!n = F (R

Colocao em operao
Se acorrente de falha acima da qual h risco
Ido =
UL Ra

for amplamente inferior

s regulagens dos dispositivos de proteo contra sobrecorrentes, ser necessrio instalar, no topo da instalao, no mnimo um DDR. Para melhorar a disponibilidade da energia eltrica, a utilizao de diversos DDR permite realizar uma seletividade amperimtrica e cronomtrica no desligamento. Todos estes DDR tero um nvel de corrente nominal I!n inferior a Ido.

A desenergizao, por interveno dos DDR, deve ser feita segundo a norma em menos de 1 s. Observar que a proteo por DDR: b independente do comprimento dos cabos, b permite diversos aterramentos Ra separados (disposio inapropriada, pois o PE no mais uma nica referncia de potencial para o conjunto da instalao). O Caderno Tcnico n 114 trata em detalhes da tecnologia e da utilizao dos DDR.

2.3 Neutro isolado ou impedante ou esquema IT


O neutro isolado, isto , no est ligado ao terra. Os aterramentos dos massas so normalmente interconectados (como para os esquemas de aterramento TN ou TT). b Em operao normal (sem falha de isolao), a rede aterrada pela impedncia de fuga da rede. Para relembrar, a impedncia natural de fuga a terra de um cabo trifsico com 1 km de comprimento, caracterizada pelos valores tpicos: v C = 1 F / km, v R = 1 M& / km, que do (em 50 Hz): v Zcf = 1 / j C ' = 3 200 &, v Zrf = Rf = 1 M&, logo, Zf # Zcf = 3200 &. Para fixar corretamente o potencial de uma rede em IT em relao ao terra, aconselhado, sobretudo se for curto, instalar uma impedncia (Zn # 1 500 &) entre o neutro do transformador e o terra ... o esquema IT ou neutro impedante. b Comportamento na primeira falha v neutro isolado: A corrente de falha se estabelece como segue (valor mximo no caso de falha direta e neutro no distribudo). If = Ic1 + Ic2, com: Ic1 = j Cf ' V1 3 e Ic2 = j Cf ' V2 3, onde:

Id = Uo 3 Cf '.
Para 1 km de rede 230/400 V, a tenso de falha ser igual a: Uc = Rb Id, isto , 0,7 V se Rb = 10 &. Esta tenso no perigosa e a instalao pode ser mantida em servio. Se o neutro for distribudo, o desvio do potencial do neutro em relao ao

terra adiciona uma corrente Icn = Uo Cf ' e Id = Uo 4 Cf ' (ver fig. 12). v neutro impedante: Corrente da primeira falha:
Id =
U Zeq

com

1 1 = + 3j Cf ' Zeq Zn

A tension de falha correspondente permanece baixa e no perigosa, a instalao pode ser mantida em servio. Continuar a operao sem risco, uma vantagem, mas necessrio: - saber que h uma falha, - encontr-la e elimin-la rapidamente, antes que uma segunda falha ocorra. Para atender a esta expectativa: - a mensagem falha presente fornecida por um Controlador Permanente de Isolao (CPI) que supervisiona todos os condutores ativos, inclusive o neutro (obrigatrio segundo a norma NF C 15-100), - a procura feita pelos localizadores de falha.

b Comportamento na segunda falha Quando uma segunda falha ocorrer e a primeira falha ainda no foi eliminada, existem trs possibilidades: v falha relativa ao mesmo condutor ativo: no acontece nada e a operao pode continuar, v falha relativa a dois condutores ativos diferentes: se todos os massas estiverem interconectados, a falha dupla um curto-circuito (pelo PE). O risco de eletrizao similar ao encontrado no esquema TN. As condies mais desfavorveis para os DPCC (Id mais baixo) so obtidas no caso onde as duas falhas ocorrem nas partidas que possuem com as mesmas caractersticas (seces e comprimentos) (ver fig. 13). Os DPCC devem respeitar as relaes: - se o neutro for distribudo e um dos dois condutores em falha for o neutro:
Ia
0,8 Uo 2Z
0,8 Uo 3 2Z

- ou se o neutro no for distribudo:


Ia

If
3 2 1 N PE Controlador permanente da isolao Limitador de sobretenso

If

If
Cf Cf Cf Cf

IcN Ic1 Ic2


Ud

Rb

If I c2
V1 V2

If
V1 3 V2 3

I cN I c1

V3

Ud # Rb If

Fig. 12: corrente da primeira falha de isolao em esquema IT.

Note que no caso onde uma das duas falhas no neutro, a corrente de falha e a tenso de falha so duas vezes mais baixas do que no esquema TN. Isto estimulou a entidade de normatizao em permitir tempos maiores de funcionamento dos DPCC (ver fig. 14). Como no esquema de aterramento TN, a proteo por DPCC somente vlida para comprimentos mximos de cabos: - neutro distribudo:
Lmx = 1 0,8 Uo Sph 2 % (1+ m) Ia

- neutro no distribudo:
Lmx = 3 0,8 Uo Sph 2 % (1+m) Ia

v a falha relativa a dois condutores ativos diferentes, mas todos os massas no esto interconectados. Para massas aterrados individualmente ou agrupados, cada circuito ou cada grupo de circuitos deve ser protegido por um DDR. Conseqentemente, no caso de falha de isolao nos grupos conectados a dois aterramentos diferentes, o comportamento do esquema das ligaes de aterramento em relao falha de isolao (Id, Ud) ser semelhante ao de um esquema TT (a corrente de falha passa pelo terra). A proteo das pessoas contra contatos indiretos ser ento assegurada da mesma maneira
I n
UL Ra

segundo a tabela da figura 11.

Isto condio que o neutro seja protegido e que sua seco seja igual seco das fases Exatamente por esta razo que a norma NF C 15-100 desaconselha distribuir o neutro.

Observar que os tempos especificados pela norma permitem uma seletividade cronomtrica horizontal para privilegiar a continuidade de servio em certas partidas.

0,8 Uo

Id
3 2 1 N PE

Id
RPE Rph RPE Rph

Ud

Ud

Rb
0,8 Uo 2 (RPE + Rph)

Id #

Ud #

0,8 Uo 2

Fig. 13: corrente da 2 falha do esquema IT (neutro distribudo) e partidas relativas com a mesma seo e mesmo comprimento.

Uo/U (volts) Uo: tenso fase/neutro U: tenso entre fases 127/220 230/400 400/690 580/1000

UL = 50 V tempo de interrupo (segundos) Neutro Neutro no distribudo distribudo 0,8 0,4 0,2 0,1 5 0,8 0,4 0,2

UL = 25 V tempo de interrupo (segundos) Neutro Neutro no distribudo distribudo 0,4 0,2 0,06 0,02 1,00 0,5 0,2 0,08

Fig. 14: tempos de interrupo mximos especificados em esquema IT (segundo as normas IEC 60364 e NF C 15-100, tabelas 41B e 48A).

Nota:
Para proteger uma rede BT no aterrada (IT) contra elevaes de tenso (arco no transformador MT/BT, contato acidental com uma rede de tenso mais elevada, relmpagos na rede MT), a norma francesa NF C 15-100 impe que um limitador de sobretenso seja instalado entre o ponto neutro do transformador MT/BT e o terra (Rb). O leitor que desejar se aprofundar no estudo dos esquemas das ligaes de aterramento, poder ler o Caderno Tcnico n 178. Para obter uma viso sinttica das grandezas que caracterizam os diferentes esquemas das ligaes de aterramento, em relao proteo das pessoas, as principais frmulas so listadas na tabela da figura 15.

Id
TN TT IT 1 falha Falha dupla com neutro distribudo Falha dupla com neutro no distribudo 0,8 Uo Sph % (1+ m) L Uo R a + Rb <1A 1 0,8 Uo Sph 2 % (1+ m) L

Ud
0, 8 Uo 1+ m

Lmx 0,8 Uo Sph % (1+ m) Ia sem esforo

Continuidade de servio Seletividade vertical Seletividade vertical No desligamento Seletividade vertical e possibilidade de seletividade horizontal para benefcio das partidas de correntes elevadas

Uo Ra R a + Rb << UL m 0, 8 Uo
2 1 m

1 0,8 Uo Sph 2 % (1+ m) Ia

3 0,8 Uo Sph 2
% (1+ m) L

m 3 0,8 Uo 2 1+ m

3 0,8 Uo Sph 2 % (1+ m) Ia

Lembramos que: b % = 22 x 10-3 &.mm2/m para Cu (36 para Al); b m =

Sph SPE

b a seo do PE, geralmente igual seo das fases, pode ser igual metade da seo das fases quando esta ultrapassar 35 mm2 o que aumenta Ud em TN e IT.

Fig. 15: grandezas caractersticas das SLT.

3 Esquemas de aterramento, riscos de incndio e no disponibilidade da energia

3.1 Risco de incndio


Foi desmonstrado e depois aceito pelas entidades de normatizaes, que um contato preciso entre um condutor e uma pea metlica pode provocar, nos locais especialmente sensveis, um incndio quando a corrente de falha ultrapassar 500 mA. A ttulo de exemplo: b locais com risco elevado: fazendas, indstrias petroqumicas, b locais com risco mdio, mas onde as conseqncias podem ser muito graves: prdios com altura elevada que recebe pblico Esquema com neutro isolado, o risco de incndio: b muito baixo na primeira falha, b to importante quanto no esquema TN na segunda falha. Para os esquemas de aterramento TT e sobretudo TN, a corrente de falha perigosa vista a potncia desenvolvida (P = Rd I2): b em TT = 5 A < Id < 50 A, b em TN = 1 kA < Id < 100 kA. A potncia empregada no ponto onde ocorreu a falha, sobretudo no esquema TN, considervel e convm agir desde os mais baixos nveis de corrente e o mais rpido possvel para limitar a energia dissipada ( Rdi2 dt). Esta proteo, especificada pela norma IEC e exigida pelas normas francesas (NF C 15-100 482-2-10), fornecida por um DDR instantneo com limite y 500 mA e isto, qualquer que seja o esquema de aterramento. Quando os riscos de incndio so especialmente elevados (fabricao/estocagem de materiais inflamveis...), necessrio, e obrigatrio, utilizar esquema de aterramento com massas aterrados para reduzir naturalmente este risco (TT ou IT). Note que o esquema TN-C proibido na Frana pela norma NF C 15-100 se houver risco de incndio (condies BE2) e/ou de exploso (condies BE3): como os condutores PE e de neutro podem ser confundidos, no possvel utilizar os DDR.

3.2 Risco de no disponibilidade da energia


Este risco importante para o empreendedor, pois conduz a custos de no produo e de reparos que podem ser relevantes. O risco diferente segundo o esquema das ligaes de aterramento escolhido. Lembrar que a disponibilidade (D) uma grandeza estatstica (ver fig. 16) equivalente relao entre dois perodos: b tempo durante o qual o setor est presente, b durao de referncia igual ao tempo setor presente + setor ausente.

MDT

MUT

MDT

MUT

MDT

Tempo Desenergizao Desenergizao Desenergizao por falha por falha por falha Retorno Retorno Retorno da tenso da tenso da tenso Estado de falha Estado de operao

D = Disponibilidade MUT = Mean Up Time = tempo mdio de bom funcionamento aps o reparo

MDT = Mean Down Time = tempo mdio da falha (deteco + interveno + reparo + retorno operao)

D =

MUT MDT + MUT

Fig. 16: disponibilidade da energia eltrica.

O tempo de bom funcionamento (MUT) depende do estado geral da isolao da rede. Portanto, a isolao se degrada no tempo com as agresses trmicas e esforos eletrodinmicos provenientes especialmente das correntes de falha. O tempo de paralizao (MDT) depende tambm da corrente de falha e principalmente de sua intensidade que, segundo seu valor, pode provocar: b desgastes mais ou menos importantes nos receptores, cabo... b incndios b funcionamento incorretos nos equipamentos de corrente baixa do controle-comando. Frente disponibilidade da energia eltrica, convm estudar cada esquema de aterramento. O esquema das ligaes de aterramento IT merece um especial aprofundamento, pois o nico que permite o no desligamento na presena de uma falha. b Esquema de aterramento IT Para conservar toda a vantagem do esquema de aterramento IT, que de no interromper a distribuio eltrica desde a primeira falha, deve ser evitada a segunda falha, que apresenta os mesmos riscos importantes que o esquema TN. Para fazer isto, preciso eliminar esta primeira falha antes que ocorra uma segunda. O uso de dispositivos de deteco e mtodos de localizao eficazes e a presena do pessoal da manuteno reativa reduz consideravelmente a probabilidade da falha dupla. Alm disso, atualmente existem dispositivos de controle que permitem monitorar a tempo a evoluo da isolao das diferentes partidas, fazer uma previso da falha e antecipar a manuteno da primeira falha. Isto proporciona uma disponibilidade mxima une disponibilit mxima possvel com o esquema de aterramento IT. b Esquemas de aterramento TN e TT Estes esquemas utilizam a seletividade no desligamento. Em TN, isto adquirido atravs das protees de curto-circuito, se o projeto de proteo da instalao tiver sido bem estudado (seletividade amperimtrica e cronomtrica).

Em TT, fcil a colocao em operao, pois os DDR permitem realizar uma seletividade amperimtrica e cronomtrica. Deve-se lembrar que em TN, h risco de o tempo de reparo, devido ao i2 dt, ser mais importante do que em TT, o que influencia tambm na disponibilidade. b Para todos os esquemas de aterramento Sempre interessante prevenir as falhas de isolao, especialmente as falhas de isolao de certos motores antes de dar partida. Deve-se saber que 20% dos defeitos no motor so devidos a uma falha de isolao, que se manifesta na energizao. De fato, uma perda de isolao, mesmo que pequna, em um motor quente que se resfria em uma ambiente mido (condensao) degenere em falha direta em uma nova partida, provocando por um lado desgastes importantes nos enrolamentos, por outro, uma perda de operao e at riscos maiores, pois trata-se de um motor para sistema de segurana (motor com bomba de evacuao das guas, incndio, ventilador). A preveno deste tipo de incidente pode ser feita, qualquer que seja o esquema das ligaes de aterramento, por um Controlador Permanente de Isolao que supervisiona o receptor desenergizado. Na presena de uma falha, a partida ento impedida. Para concluir este pargrafo, claro que, para uma boa disponibilidade da energia, os esquemas de aterramento se classificam em uma ordem de preferncia: IT, TT, TN. Nota: Se para necessidades de continuidade de servio, a instalao possuir um grupo gerador ou um ASI - Alimentao Sem Interrupo (ondulador), ao passar para a fonte de substituio, h risco de no funcionamento ou funcionamento tardio dos DPCC (Icc maixo baixa - ver fig. 17). Em TN e IT, para a segurana das pessoas e dos bens, indispensvel verificar se as condies de proteo continuam respeitadas (nvel e tempo de funcionamento), sobretudo para as partidas longas. Se no for o caso, convm instalar DDR.

I ef

Regime subtransitrio

Regime transitrio

3 In

Alternador com excitao compound ou sobreexcitao

In
0,3 In
Ocorrncia da falha

Alternador com excitao shunt 10 a 20 ms 0,1 a 0,3 s

Fig. 17: estabelecimento de uma corrente de curto-circuito em uma rede alimentada por gerador de segurana a diesel/alternador.

4 Influncias da MT na BT, segundo os esquemas de aterrameno

As redes de BT, exceto na utilizao de uma fonte de substituio sem interrupo (com isolao galvnica) ou de um transformador BT/BT, esto sob a influncia da MT. Esta influncia ocorre: b por acoplamento capacitivo: transmisso de sobretenses dos enrolamentos de MT nos enrolamentos de BT, b por acoplamento galvnico, no caso de arco entre os enrolamentos de MT e BT, b por impedncia comum, se os diversos aterramentos so ligados e que uma corrente da MT passa ao terra.

Isto ocasiona distrbios em BT, freqentemente sobretenses, cujos fenmenos gerados so incidentes em MT: b relmpago, b sobretenses de operao, b um arco entre MT e massa interno do transformador, b um arco entre MT e BT interno do transformador. Sua conseqncia mais freqente a destruio dos isolantes de baixa tenso, resultando em riscos de eletrizao das pessoas e danos a materiais e equipamentos.

4.1 Relmpago
Se a rede de MT for area, para limitar as conseqncias diretas ou indiretas dos raios, o distribuidor deve instalar pra-raios ZnO. Colocados no ltimo poste antes da subestao MT/BT, estes pra-raios limitam a sobretenso e descarregam a corrente de descarga do raio no terra (ver Cadernos Tcnicos n 151 e 168). Uma onda do relmpago contudo transmitida, por efeito capacitivo entre os enrolamentos do transformador, aos condutores ativos BT. Pode atingir 10 kV pico. Mesmo que seja atenuada progressivamente pelas capacitncias parasitas da rede em relao ao terra, aconselhado instalar limitadores de sobretenso (pra-raios) ZnO na origem da rede BT, qualquer quer seja o esquema de aterramento (ver fig. 18). Do mesmo modo, para evitar um acoplamento por impedncia comum, prudente nunca conectar ao aterramento do neutro de BT: b os pra-raios de MT b os pra-raios instalados nos tetos dos imveis Isto porque a corrente de descarga dos raios provocaria uma subida do potencial do PE e/ou do neutro de BT (risco de arco de retorno) e a perda da eficcia do aterramento por vitrificao.

125 kV

10 kV

3 N Ligaes curtas 3 3

Fig. 18: limitao e transmisso das sobretenses de relmpago (que o neutro esteja aterrado ou no, h sobretenses de modo comum nas fases).

4.2 As sobretenses de operao


Certos equipamentos de MT (por exemplo, os disjuntores a vcuo), ao serem operados, provocam sobretenses importantes (ver Caderno Tcnico n 143). Contrariamente descarga do raio, que um distrbio em modo comum (entre rede e terra), estas sobretenses so, em BT, distrbios em modo diferencial (entre condutores ativos). So transmitidas rede de BT por acoplamento capacitivo e magntico. Como qualquer fenmeno em mode diferencial, as sobrebtenses de operao no interferem, ou muito pouco, qualquer que seja o esquema das ligaes de aterramento utilizado.

4.3 Arco entre MT e massa interno do transformador


Quando ocorrer um arco entre a MT e o massa interno do transformador, e quando o massa do transformador e o neutro da instalao de BT estiverem ligados a um mesmo aterramento, uma corrente homopolar MT (cuja intensidade funo do esquema de aterramento-MT) poder levar o massa do transformador e do neutro da instalao de BT a um potencial perigoso. Conseqentemente, o valor do aterramento do transformador condiciona diretamente a tenso de toque (igual tenso de contato) na subestao Ut " R% IhMT e a tenso de resistncia dieltrica dos equipamentos de BT da subestao Utp = R% IhMT (se o aterramento do neutro de BT for separado do aterramento da subestao). O aterramento da subestao e o aterramento do neutro de BT no so geralmente ligados. Se estiverem, um limite dado ao valor do aterramento comum para evitar a subida em potencial da rede de BT em relao ao terra profundo. A figura 19 indica os valores do aterramento comum para os valores de IhMT das redes pblicas francesas, o leitor interessado

Esquemas (1)

Resistncia mxima da conexo de aterramento dos massas da subestao Rp (&) Sem valor estipulado, mas os seguintes valores permitem evitar uma elevao excessiva em potencial do conjunto

IhMT (A)
Z 300 1000 RPAB

RPAB (&) 3 a 20 1 a 10

TNR ou ITR

IhMT (A)
300 1000

RPB (&) 3 1

TTN ou ITN

RPB

Ra

Utp (kV) IhMT (A) 300 1000 Z

2 RP (&) 4 1

4 8 3

10 20 10

RP

Rb

TTS ou ITS

Ra

Z : ligao direta nos esquemas TN e TT ligao por impedncia ou isolada nos esquemas IT com presena de um clateur IhMT: intensidade mxima da coprrente de primeira falha monofsica a terra da rede de alta tenso que alimenta a subestao Utp: tenso de suportabilidade freqncia industrial dos materiais em baixa tenso da subestao (1) a terceira letra dos esquemas das ligaes a terra significa segundo a norma NF C-13100 que: b todos os massas so Ligados: R; b o massa da subestao ligado ao massa do Neutro: N; b os aterramentos so Separados: S.

Fig. 19: resistncia mxima da conexo de aterramento dos massas da subestao em funo do esquema das ligaes a terra da rede.

consultar a norma IEC 60384-4-442 que explica os riscos em funo dos esquemas das ligaes de aterramento de BT. Para as redes pblicas (exceto na Austrlia e nos EUA, onde a corrente de falha pode ser muito elevada), os valores encontrados sempre so de 10 A na Irlanda (uma impedncia compensa a corrente capacitiva) a 1000 A na Frana (redes subterrneas) e na Gr Bretanha.

As redes de MT industriais so geralmente operadas em IT impedante, possuem uma corrente homopolar IhMT de algumas dezenas de ampres (ver Caderno Tcnico n 62). O valor mximo permitido da aterramento depende das condies da equipotencialidade dos massas da rede de BT, logo, de seu esquema das ligaes de aterramento.

4.4 Um arco entre MT e BT interno do transformador


Para evitar que o nvel do potencial em relao ao aterramento do rede de BT se eleve ao nvel da tenso simples da rede de MT ao ocorrer um arco entre MT e BT interno do transformador, deve-se ligar a rede de BT ao terra. Esta falha tem por conseqncia: b em TN Toda a rede de BT, inclusive o PE, submetida tenso IhMT R%AB ou RAB. Se esta sobretenso ultrapassar a resistncia dieltrica da rede de BT (na prtica, em torno de 1500 V), arcos em BT sero possveis se a equipotencialidade de todos os massas, eltricos ou no, do edifcio no for total. b em TT Enquanto os massas dos receptores estiverem no potencial do terra profundo, toda a rede de BT ser submetida a IhMT R%B ou Rb: h uma risco de arco de retorno dos receptores se a tenso desenvolvida no RPB ou Rb ultrapassar seu resistncia dieltrica. b em IT A operao de um limitador de sobretenso, que entra em curto-circuito quando for atingida sua tenso de arco, cria assim um problema como o da rede TN (ou TT, se houver diversos aterramentos na aplicao). Em todos os casos, o arcos entre MT e BT provocam esforos que podem ser severos para a instalao, assim como para os receptores de BT, se o valor de aterramento do neutro de BT no for controlado. O leitor interessado pode consultar a norma IEC 60364, que explica os riscos em funo dos esquemas de aterramento. O exemplo de distribuio pblica area na Frana fornece resposta a uma situao onde os riscos de descarga de raios, de sobretenso de operao, de arcos entre MT e o massa do transformador e arcos entre MT e BT so presentes (ver fig. 20). Ele demonstra que a equipotencialidade de toda a distribuio (todos os massas de MT, os neutros e os massas da aplicao ligados) no indispensvel: cada risco tratado separadamente. Neste captulo, foi descrita a influncia da rede de MT e seus resultados so os seguintes: b o interesse da utilizao de pra-raios na origem da instalao de BT, qualquer que seja o esquema de aterramento, isto se a alimentao de MT e especialmente a de BT, for area; b o fato de ligar o aterramento da subestao com o aterramento do neutro de BT, e at com o dos massas das aplicaes, impe esforos variveis na rede de BT em funo do esquema de aterramento MT (valor de Ih).

Ih 300 A

Contagem

Pra-raio 30 m 8m 8m DDR

PE Barra de aterramento

Rp < 50

Rb < 4

Ra < 100

Fig. 20: distribuio de energia pblica area rural na Frana.

5 Dispositivos ligados escolha do esquema de aterramento

A escolha de um esquema de aterramento afeta no somente a segurana (no sentido amplo), como tambm a instalao, especialmente em relao ao equipamento a ser operado.

5.1 Aterramento do neutro - TN


Neste esquema, os DPCC (disjuntor ou fusveis) fornecem proteo contra as falhas de isolao, atravs do desligamento automtico com tempo de interrupo mximo especificado (funo da tenso simples Uo: ver fig. 9). b Com disjuntor O desligamento do disjuntor realizado em um nvel determinado pelo tipo bobina de disparo (ver fig. 21). Quando a corrente de falha ultrapassar o nvel de disparo da proteo contra curtos-circuitos (em geral instantneo), ocorre a abertura em um tempo claramente inferior ao tempo de interrupo mximo especificado, por exemplo, 5 s para os circuitos de distribuio (norma NF C 15-100 413.1.3.3) e 0,4 s para os circuitos terminais. Quando a impedncia da fonte e dos cabos tiver um valor elevado, necessrio utilizar bobinas de disparo de nvel baixo, ou ento associar os DDR aos DPCC. Estes DDR podem ser rels diferenciais separados ou associados aos disjuntores (disjuntores diferenciais) de baixa sensibilidade. Seu nvel deve ser: 0,8 Uo I n< . Rph + RPE A utilizao de DDR tem a vantagem de tornar desnecessria a verificao da impedncia de anel, vantagem especialmente interessante se foram feitas modificaes ou expanses na instalao. Esta ltima soluo no evidentemente aplicvel a um esquema de aterramento tipo TNC (se o condutor de proteo for o mesmo do condutor de neutro). b Com fusveis Os fusveis utilizados para a proteo contra curtos-circuitos so do tipo gG. Suas caractersticas tempo/corrente (ver fig. 22) so definidas pelas normas (fusveis domsticos: IEC 60241, fusveis industriais: IEC 60269). Verificar a adequao com o tempo de interrupo mximo especificado, que impe assim uma validao individual dos calibres previstos para cada proteo. Se no for apropriada, deve-se reduzir a impedncia do anel de falha (aumento das seces) ou substituir o fusvel por um disjuntor de nvel baixo ou por um disjuntor diferencial.

Residencial (EN 60898)

Industrial (norma IEC 60947-2)

Tipo de disparador B C 5 D G (nvel baixo) D 5 MA (para partida de motor)

Nvel de funcionamento 3 In Ia 5 In In Ia 10 In 10 In Ia 20 In 2 In Ia 5 In In Ia 10 In 6,3 In Ia 12,5 In

Fig. 21: corrente de desligamento (magntico ou de curto retardo) dos disjuntores BT.

In gG (A)
63 80 100

Imn. 10 s 160 215 290

Imx. 5 s 320 425 580

Imn. 0,1 s 450 610 820

Imx. 0,1 s 820 110 1450

Fig. 22: exemplo dos limites dos nveis de funcionamento dos fusveis (segundo a norma IEC 60269 5-6-3).

5.2 Neutro aterrado - TT


Com este esquema, o baixo valor das correntes de falha (ver captulo anterior) no permite aos DPCC assegurar a proteo das pessoas contra os contatos indiretos. Deve-se utilizar os DDR associados a disjuntores (ver fig. 23 e 24) ou a interruptores (ver IEC 60364 - 413.1.4.2 e NF C 15-100). Estes dispositivos devem atender s normas, especialmente: b IEC 60755: regras gerais b IEC 61008: interruptores diferenciais domsticos b IEC 61009: DPCC diferencial domstico b IEC 60947-2: disjuntores diferenciais industriais. Sua operao deve atender aos objetivos: b de proteo das pessoas, isto : v nvel I!n " UL/Ra, v tempo de interrupo " 1s; b de continuidade de servio com nveis e temporizaes que permitem a seletividade amperimtrica e cronomtrica b de proteo contra incndio com I!n " 500 mA.

Atuador Temporizao Nvel Formatao

I 0

Fig. 23: bloco Vigi Compact NS.

Fig. 24: esquema funcional de um DDR.

5.3 Neutro isolado ou impedante - IT


Deve-se lembrar que em caso de falha dupla, a segurana das pessoas garantida pelos DPCC. Na primeira falha de isolao, foi demonstrado por clculo que no h perigo (tenso de contato bem inferior tenso limite de segurana). A desenergizao automtica no obrigatria: esta a vantagem essencial deste esquema. Para manter esta vantagem, as normas recomendam (IEC 60364 - 413.1.5.4) ou impem (NF C 15 -100) a instalao de um Controlador Permanente de Isolao CPI, e a localizao da primeira falha. Realmente, se uma segunda falha ocorrer, a interrupo automtica indispensvel, pois h risco de eletrizao: este ento o papel dos DPCC eventualmente associados ao DDR. A localizao da primeira falha para reparo (manuteno curativa) consideravelmente facilitada pela utilizao de um Dispositivo de Localizao de Falha - DLF. Tambm possvel uma manuteno preventiva, baseada na monitorao (registro) das variaes das impedncias de isolao de cada circuito. As redes BT, operadas segundo o esquema IT, que tm sua origem em um transformador MT/BT, devem ser protegidas contra os riscos de falha de isolao entre a MT e a BT por um limitador de sobretenso. Finalmente, para fixar o potencial da rede BT, em relao ao terra (rede curta alimentada por um transformador MT/BT), pode ser instalada uma impedncia entre o neutro do transformador e o terra. Seu valor em 50 Hz, em torno de 1500 W, muito elevado em corrente contnua e em baixssima freqncia para no obstruir a medio da isolao e a localizao da falha. b Princpio de funcionamento dos CPI Uma falha em um circuito, traduz-se na rede por uma reduo da isolao, mais exatamente, de resistncia da rede em relao ao terra. Na Frana, os CPI e os DLD devem atender norma de fabricao UTE 63080.

A funo do CPI supervisionar o valor desta resistncia. Funcionam normalmente por injeo de corrente alternada ou contnua entre a rede e o terra e por medio do valor desta corrente (ver fig. 25). A injeo de corrente contnua permite conhecer permanentemente a resistncia de isolao da rede. Se esta resistncia ficar abaixo de um nvel pr-estabelecido, o CPI sinaliza a falha. A injeo de corrente alternada de baixa freqncia (F # alguns Hertz) permite o controle da resistncia de falha, mas com distoro devido presena das capacitncias de fuga da rede. Este inconveniente menor, visto a freqncia de injeo, compensado por uma vantagem em relao localizao da primeira falha (um nico dispositivo de injeo). Agora so disponveis dispositivos de injeo de corrente de baixa freqncia BF, que podem indicar separadamente a resistncia e a reatncia de isolao da rede. Sua tcnica permite, alm disso, localizar a primeira falha sem abrir os circuitos e sem problema devido s partidas fortemente capacitivas. b Princpio de funcionamento dos DLD A soluo mais freqentemente utilizada injetar uma corrente identificvel (com freqncia diferente da rede). O gerador pode ser o CPI. Isto pode ser realizado por meio de sensores magnticos (transformadores torides e/ou pina amperimtrica) associados a um amplificador sintonizado na freqncia da corrente injetada, monitorar seu percurso at o ponto da falha (ver fig. 26). Finalmente, uma outra soluo pode tambm ser utilizada. Ela consiste em comparar permanente-

mente e em cada partida, o valor de sua resistncia com um valor de nvel predefinido ou programvel. Esta ltima soluo, informatizada, permite ao mesmo tempo, no local e a distncia: v sinalizar a primeira falha (CPI) v em seguida, codific-la (DLD) para reparo (manuteno curativa) (ver fig. 27)

Corrente de medio da isolao (R d) Impedncia 100 k em 50 Hz; baixa em BF) Nvel temporizao alarme Medio

Gerador de corrente BF PE

Fig. 25: esquema funcional de um controlador permanente de isolao (CPI).

Gerador BF PE PE

Fig. 26: localizao da falha de isolao por controle do trajeto de uma corrente de baixa freqncia injetada na origem da instalao.

v e conhecer a evoluo da isolao ao tempo, partida a partida, para intervir nas partidas cuja isolao cai anormalmente (manuteno preventiva). b Limitadores de sobretenso (norma NF C 63-150) So conectados entre um condutor ativo (neutro ou fase) da instalao e o terra. Sua tenso de arco Ue deve ento ser adaptada montagem prevista, assim, para uma rede 230/400 V - 50 Hz, h dois modelos: v 250 V, para a conexo ao neutro (400 V < Ue y 750 V), v 400 V, para a conexo a uma fase (700 V < Ue y 1 100 V). Seu objetivo duplo: v limitar a tenso na rede BT na ocorrncia de um arco entre MT/BT no transformador de distribuio. Neste caso, o limitador deve descarregar no terra a corrente residual da rede de MT,

v limitar as sobretenses da descarga do raio. Isto considerado em suas caractersticas, por exemplo, para o modelo 250 V: - Un: 250 V, - U arco a 50 Hz: mn. 400 V, mx. 750 V, - U arco segundo a onda 1,2/50 s: < 1570 V, - raio : 20 vezes 2 500 A (onda 8/20 s) sem entrar em curto-circuito, 20000 A / 0,2 s, - 50 Hz: 5000 A / 5 s, 1200 A / 2 min. Esta resistncia corrente de pico 50 HZ maior que o valor da corrente residual da rede de MT. Isto deve-se ao fato de que um limitador que esteve em arco durante uma sobretenso elevada, pode permanecer em curto-circuito, deve ser ainda capaz de suportar uma corrente de curto-circuito de BT seguida de uma primeira falha de isolao da rede de BT protegida. Os limitadores comercializados com a marca Merlin Gerin, podem suportar 40 kA/0,2 s.

PE PE

Barramento tenso de procura A passagem da corrente de procura nos condutores detectada pelos sensores magnticos (torides). Cada receptor que contm um amplificador seletivo (ajustado na freqncia e na fase da corrente de busca), calcula a resistncia e a capacidade do circuito (com a tenso e a fase das quais ele obtm a referncia por um barramento) e sinaliza a presena da falha.

Fig. 27: princpio de funcionamento de um DLD com medio de impedncia em BF.

5.4 Proteo do neutro segunda o esquema de aterramento


O neutro deve ser cortado por um dispositivo multi-plos: b em regime TT e TN, se a seco do neutro for inferior seco das fases, b em distribuio terminal, visto o risco de inverso neutro/fase. O neutro deve ser protegido e cortado: b em regime IT, para interveno do dispositivo de proteo na falha dupla, uma das falhas podendo estar no neutro, b em regime TT e TN-S, se a seco do neutro for inferior seco das fases,

b qualquer que seja o esquema de aterramento, se a instalao produz correntes de harmnicos de faixa 3 e mltiplos (sobretudo se a seco do neutro for reduzida). Em TN-C o neutro, que tambm o PE, no pode ser cortado, porque perigoso devido s suas variaes de potencial provenientes das correntes de carga e das correntes de falha de isolao.

Para evitar os riscos, necessrio ter, para cada rea/consumidor, uma equipotencialidade local e um aterramento. A figura 28 mostra os tipos de disjuntores que podem ser utilizados em funo do esquema de aterramento. Deve-se observar que os esquemas de aterramento TT e TN podem utilizar os mesmos dispositivos (com bloco diferencial em TT adicional).

Circuitos Circuitos monofsicos Circuitos monofsicos com proteo unipolar Disjuntor I> bipolar N (1 plo protegido, 2 plos interrompidos) Circuitos monofsicos com proteo bipolar Disjuntor I> bipolar N (com 2 plos I> protegidos) Circuitos trifsicos sem neutro Com proteo bipolar 1 I> Disjuntor 2 I> tripolar 3 I> Circuitos trifsicos com neutro Sem deteco de sobrecorrente no neutro

Esquemas TN-C no

TN-S sim

TT sim

IT no

no

sim

sim

sim

sim

sim

sim

sim

no

sim

sim

no

1 2 3 N
1 2 3 N

I> I> I>


Disjuntor tetrapolar com 3 plos protegidos sim
Disjuntor tripolar

I> I> I>

sim

sim

no

Com deteco de sobrecorrente no neutro 1 I> Disjuntor 2 I> tetrapolar com 4 plos 3 I> protegidos N I>
Fig. 28: utilizao dos disjuntores segundo os SLT.

no

sim

sim

sim

6 Escolha do esquema de aterramento e concluso

Os trs esquemas das ligaes de aterramento mundialmente utilizados e normalizados pela IEC 60364 tm como objetivo comum a busca da melhor segurana. Com relao proteo das pessoas, os trs esquemas so equivalentes, se todas as regras de instalao e operao forem respeitadas. Dadas as caractersticas especficas de cada esquema, no se pode fazer uma escollha a priori. Esta escolha deve resultar de um projeto entre o usurio e o projetista da rede (instalador, empresa de engenharia) sobre: b as caractersticas da instalao, b as condies e requerimentos de operao.

Seria ilusrio querer instalar uma rede com neutro isolado em uma parte da instalao que, por natureza, possui um nvel de isolao baixo (alguns milhares de ohms): instalaes antigas, estendidas, com linhas externas Da mesma forma, seria contraditrio, em uma indstria onde a continuidade de servio ou de produtividade imperativa e os riscos de incndio elevados, escolher uma operao com aterramento do neutro.

6.1 Metodologia de escolha do esquema de aterramento


b Inicialmente, no esquecer que os trs esquemas de aterramento podem coexistir em uma mesma instalao eltrica, o que uma garantia para obter a melhor resposta s necessidades de segurana e de disponibilidade. b Em seguida, assegurar-se que a escolha no seja recomendada ou imposta por normas ou a legislao (decretos, decises ministeriais). b Depois dialogar com o usurio para conhecer suas exigncias e seus recursos: v necessidade de continuidade de servio, v servio com ou sem manuteno, v risco de incndio. Globalmente: v continuidade de servio, com servio de manuteno: a soluo o IT, v continuidade de servio, sem servio de manuteno: sem soluo totalmente satisfatria; preferir o TT, pois a seletividade no desligamento torna mais fcil a colocacao em operao e reduz os desgastes em relao ao TN. As expanses so simples de serem realizadas (sem clculo). v continuidade de servio no essencial e servio de manuteno competente: preferir o TN-S (reparo e expanses rpidas e executadas segundo as regras), v continuidade de servio no essencial e sem servio de manuteno: preferir o TT, v risco de incndio: IT, se servio de manuteno e utilizao de DDR 0,5 A ou TT. b considerar a especificidade da rede e dos receptores: v rede muito longa ou corrente de fuga elevada: preferir o TN-S, v utilizao de fontes de substituio ou de segurana: preferir o TT, v receptores sensveis s correntes elevadas de falha (motores): preferir o TT ou lIT, v receptores com isolao baixa natural (fornos) ou com filtro AF importante (computadores de grande porte): preferir o TN-S, v alimentao dos sistemas de controlecomando: preferir o IT (continuidade de servio) ou o TT (melhor equipotencialidade dos dispositivos comunicantes).

6.2 Concluso
A melhor escolha, com um nico esquema de aterramento no existe, convm ento, em diversos casos, instalar diversos esquemas das ligaes de aterramento em uma mesma instalao. Como regra, uma instalao distribuda, distinguindo bem os prioritrios dos no prioritrios, utilizando fontes de emergncia ou alimentaes sem interrupo, prefervel a uma instalao monoltica arborescente. O objetivo deste Caderno Tcnico ampliar seu conhecimento a respeito dos esquemas de aterramento. Esperamos que ele lhe permita otimizar a segurana de suas instalaes. O Caderno Tcnico n 173, que proporciona uma melhor compreenso da utilizao de esquemas de aterramento no mundo e sobre sua evoluo, completando de maneira til sua informao. Assinalamos finalmente que o manual de instalao eltrica, editado em 1991 pela Merlin Gerin, seguido da publicao da nova norma NF C 15-100, pode ser de grande utilidade para a instalao prtica dos regimes do neutro. Este manual disponvel tambm no idioma ingls, e est em concordncia com a norma IEC 60364.

7. bibliografia

Normas e decretos
b IEC 60241: Seccionadores com base fusveis para uso domstico ou similar. b IEC 60269: Fusveis de baixa tenso. b IEC 60364: Instalaes eltricas dos edifcios. b IEC 60479: Efeitos da corrente que atravessa o corpo humano. b IEC 60755: Regras gerais para os dispositivos de proteo com corrente diferencial residual. b IEC 60947-2: Aparelhagem de Baixa Tenso 2 parte: Disjuntores. b NF C 15-100: Instalaes eltricas de baixa tenso. b NF C 63-150: Limitadores de sobretenso: regras. b NF C 63-080: Dispositivos de controle permanente da isolao e dispositivos de localizao de falhas associados. b Decreto francs de 14.11.88

b Introduo do conceito de segurana, Caderno Tcnico n 144 P. BONNEFOI b Sobretenses e coordenao da isolao em AT, Caderno Tcnico n 151 D. FULCHIRON b As descargas por raio e as instalaes eltricas de AT, Caderno Tcnico n 168 B. DE METZ NOBLAT b Os esquemas das ligaes de aterramento no mundo e evolues, Caderno Tcnico n 173 B. LACROIX et R. CALVAS b Conhecimentos e utilizao do esquema das ligaes de aterramento com neutro isolado, Caderno Tcnico n 178 (edio 1998)

Publicaes diversas
b Manual de instalao eltrica (parte G) Ed. FRANCE IMPRESSION CONSEIL 1991. b Manual de instalao eltrica (seo G) Instituto Schneider de formao (1996). b Manual de engenharia eltrica Ed. ELECTRA 1986. b Electrical Review novembro de 1991 - outubro de 1992. b A proteo diferencial Caderno Tcnico J3E - 02/90

Cadernos Tcnicos
b Aterramento do neutro em rede industrial de AT, Caderno Tcnico n 62 F. SAUTRIAU b Os dispositivos diferenciais residuais de BT, Caderno Tcnico n 114 R. CALVAS b Proteo das pessoas e alimentaes estticas sem interrupo, Caderno Tcnico n 129 J.-N. FIORINA b Os distrbios eltricos de BT, Caderno Tcnico n 141 R. CALVAS

Schneider Electric Brasil Ltda.

Contate-nos: Tel.: 0800 789 110 - Fax: 0800 789 111 e-mail: schneider.br@br.schneider-electric.com www.schneider-electric.com.br

Contatos comerciais: So Paulo (SP): Tel.: (0--11) 5524-5233 - Fax: (0--11) 5522-4354 - Ribeiro Preto (SP): Tel.: (0--16) 620-6212 - Fax: (0--16) 6208 1 9 1 Rio de Janeiro (RJ): Tel.: (0--21) 2509-5857 - Fax: (0--21) 2509-3520 - Belo Horizonte (MG): Tel.: (0--31) 3261-8668 - Fax: (0--31) 3262-0071 - Goinia (GO): Tel./Fax: (0--62) 515-3010 - Curitiba (PR): Tel.: (0--41) 2101-1299 - Fax: (0--41) 2101-1276 - Fortaleza (CE): Tel.: (0--85) 3244-3748 - Fax: (0--85) 3244-3684 Joinville (SC): Tel./Fax: (0--47) 433-6455 - (0--47) 422-4392 - Porto Alegre (RS): Tels.: (0--51) 3342-2512 e 3342-2655 - Fax:(0--51) 33428 8 7 As informaes contidas neste documento esto sujeitas a alteraes tcnicas sem prvio aviso. 9 P.124.00-12/04

Potrebbero piacerti anche