Sei sulla pagina 1di 9

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

Processo de Hominizao
As origens do nosso planeta remontam a perodos longnquos e incertos. A Terra tem vindo a sofrer transformaes. Essa transformao iniciou-se na sequncia de alteraes climticas registadas em frica, onde a paisagem se transformou completamente, o clima ficou mais seco e quando a floresta deu lugar savana. Assim, as espcies de primatas (smios) que viviam nesses locais tiveram de adaptar-se a esse novo habitat e meio ambiente. O Processo de Hominizao um lento e longo processo de evoluo fsica e mental do Homem, e nesta fase o ser humano se chama Homindeo.

Paleoltico
O Paleoltico foi um perodo da vida da Humanidade, caracterizado pelo uso da pedra lascada no fabrico de instrumentos. Est dividido em 3 perodos: Inferior, Mdio e Superior.

Paleoltico Inferior
H cerca de 4 milhes de anos a.c., viviam na frica Oriental,

os primatas cujas caractersticas se assemelhavam mais ao Homem do que ao macaco, os Australopitecos. Vivendo num ambiente desprotegido e por razes de sobrevivncia, estes homindeos (primatas em transformao) tiveram de progressivamente passar a deslocar se sobre os dois membros inferiores, at adquirirem completamente a verticalidade.

adaptao

este

novo

meio

ambiente

est

na

origem

do

surgimento

das

caractersticas que definem a espcie humana: Bpede / erecto Mos hbeis Crebro complexo A aquisio da verticalidade (bipedia), a libertao das mos da sua funo locomotora, assim como o desenvolvimento do crebro e da linguagem so reveladores da progressiva evoluo da espcie humana.

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

A locomoo bpede permitiu ao Austrolopiteco a libertao da mo para outras funes, tais como agarrar e transportar objectos e alimentos, fazendo-o desenvolver a habilidade manual.

H cerca de 2 milhes de ano a.c., o homindeo torna-se mais criativo, sendo esta a caracterstica marcante no Homo habilis, em relao ao Austrolopiteco. Trata-se de um homem hbil, que em virtude da necessidade de se defender dos predadores, de caar e cortar a carne dos animais e de rasgar as suas peles, de apanhar razes e frutos, o leva a retirar da natureza os materiais dos quais fabrica os primeiros utenslios. Utilizava essencialmente a pedra, fabricando utenslios usando a tcnica da lascagem.

Com a pedra fabricava seixos quebrados, bifaces, pontas de lana, lminas e anzis.

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

Paleoltico Mdio H cerca de 1,8 milhes de ano a.c., o homindeo torna-se mais erecto, sendo esta a caracterstica marcante no Homo Erectus. Este homindeo tinha cerca de 1,30m/1,50m de altura, andava numa posio erecta e locomoo bpede. O queixo era recuado e as mandbulas possuam fileiras arredondadas de dentes. O aparelho fontico era semelhante ao de um recm-nascido. O Homo erectus deslocava-se procura de alimentos que recolhia na Natureza. O homem foi o nico animal capaz de criar meios tcnicos e culturais para sobreviver. Assim o aperfeioamento, a diversificao e a especializao dos instrumentos, bem como a descoberta e o domnio do fogo foram factores essenciais para o controlo progressivo da natureza por parte do homem. O domnio do fogo teria compreendido 3 fases distintas: 1. Conseguir vencer o medo instintivo (observao de fenmenos naturais como a trovoada, raios, incndio) 2. Compreender os benefcios da sua utilizao 3. Conservao do fogo natural e a aprendizagem da sua produo O domnio do fogo possibilitou alteraes na vida do homem Cozinhar os alimentos (qualidade e quantidade de alimentos) - Alimentao A sobrevivncia em locais frios (aquecimento e iluminao) Qualidade de vida Afastar os animais ferozes (segurana) Defesa Pessoal Transformao dos instrumentos Tcnicas de fabrico Socializao (convvio) Vida Social

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

H cerca de 200 mil anos a.c., o homindeo tem o seu modo de vida profundamente condicionado pela regio onde habita. Este torna-se totalmente dependente dos alimentos que a Natureza lhe fornecia, praticando uma economia recolectora. Surge assim o Homo Sapiens. A economia recolectora um tipo de economia em que o Homem se limita a recolher da Natureza os alimentos de que necessita para a sua subsistncia.

Ao ser confrontado com a falta de alimento, o Homo Sapiens deslocava-se para regies onde existissem alimentos, tornando-se nmada, ou seja, forado a deslocar-se de um local para outro. Aperfeioa a tcnica da lascagem da pedra, aparecendo nesta altura os raspadores e as lminas. Vivia em pequenas comunidades e habitava em grutas, protegendo-se contra ataques de animais e resguardando-se das ms condies atmosfricas. Perante os mortos tinha uma atitude diferente dos seus antepassados, pois era incapaz de abandonar os corpos merc dos animais, sendo assim, procedia ao enterro dos mortos em sepulturas. O Homo Sapiens demonstra ter conscincia da importncia do grupo. Desenvolvem uma economia de caa, que contribuiu para a unio dos elementos do grupo. Devido ao esprito de sobrevivncia desenvolvem uma organizao social com base na diviso de tarefas. s mulheres cabia a recolha dos alimentos e cuidar das crianas, enquanto os homens se dedicavam caa e pesca. Atravs da caa obtinham materiais, como chifres, ossos e dentes, dos quais o Homem passou a produzir instrumentos. Foi desenvolvendo as tcnicas de caa, assim como os instrumentos que utilizava, passando a poder caar no s pequenos animais, mas tambm animais de grande porte. Surgiram tcnicas de caa como o Cerco, a Batida e a Armadilha. Atravs da evoluo das tcnicas de caa verifica-se um grau de inteligncia cada vez mais complexo.

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

Paleoltico Superior

H cerca de 40 mil anos a.c., a alterao do clima, provocada pelos gelos da ltima glaciao, vai permitir a disperso do Homem por todos os continentes. A formao de glaciares (grandes extenses de gelo) permitiu que o nvel das guas baixasse, deixando muitas terras a descoberto, possibilitando a deslocao do Homem para a Amrica, sia e Austrlia. Este homindeo apresenta face e maxilares semelhantes ao Homem actual. Surge assim o Homo Sapiens Sapiens.

O alargamento das reas habitadas foi uma consequncia do crescimento populacional, que s foi possvel devido melhoria das condies alimentares, ao aperfeioamento daas tcnicas e ao domnio do fogo. O Homo sapiens sapiens espalha-se pelos continentes, torna-se semi-nmada. Assim como os seus antepassados o Homo sapiens sapiens tambm pratica rituais funerrios e presta culto aos mortos. Mas, devido ao desconhecimento que o Homem tinha da Natureza, sentiria medo, inquietao e respeito. Na tentativa de dominar o que estava para alm da sua compreenso e para salvaguardar a sua sobrevivncia, o Homem passa a praticar rituais mgicos.

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

Estes homens realizavam danas, sacrifcios humanos, pintavam e esculpiam. Assim, a pintura e a escultura foram os mais surpreendentes meios que o Homem encontrou para se exprimir e para dominar alguns dos sentimentos que o angustiavam.

A Arte Rupestre ou Parietal surge nas paredes e tectos das grutas, ou at mesmo ao ar livre, sob a forma de pinturas e gravuras, como por exemplo as gravuras paleolticas do Vale do Rio Ca. Geralmente estas pinturas so relacionadas com a caa, mas tambm comum a representao de smbolos abstractos.

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

A Arte Mvel constituda por objectos que se podem transportar. So pequenas esculturas femininas, geralmente associadas ao culto da fertilidade da terra e da mulher.

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

Evoluo do Homem

Caractersticas da Sociedade no Perodo Paleoltico

Resumo de Histria 7 Ano

Tnia Carvalho_Explicaes

Quadro Resumo

Potrebbero piacerti anche