Sei sulla pagina 1di 68

Professores: Ronaldo Carvalho Rogrio

Importncia

A civilizao grega (ou Helenos, como eles so chamados at hoje) tem grande importncia na formao cultural e poltica do Ocidente: Democracia, o governo do povo. A Filosofia, Histria, Matemtica, Pedagogia, Astronomia. O Teatro Comdia e Tragdia. As Olimpadas. As ideias artsticas da beleza.

A Grcia antiga, tambm era conhecida por Hlade. A Grcia Continental, terras do continente europeu, montanhoso, pedregoso e pouco frtil; j o seu litoral bastante recortado, possuindo um grande nmero de baias.
H, tambm, muitas ilhas, prximas umas das outras, sendo a maior delas a de Creta.

Localizao Geogrfica
Concentrou-se ao sul da Pennsula Balcnica, nas ilhas do Mar Egeu e no litoral da sia Menor.

O fato de existirem muitas montanhas na Grcia favoreceu o isolamento interno e a formao de cidades independentes uma das outras. J o seu vasto litoral, facilmente navegvel, e a existncia de bons portos naturais estimularam a navegao e o comrcio martimo.

Povoamento
Abrangia trs importantes regies: a) A Grcia Continental, situada ao sul da pennsula Balcnica; b) A Grcia Insular, formada pelas ilhas dos mares Egeu e Jnio; c) A Grcia Asitica, estreita faixa de terra situada na sia Menor.

Povoamento
O povoamento da Grcia foi lento. A partir de 2000 a.C., alguns povos provenientes da regio da Rssia foram se fixando no seu territrio. Esses povos, chamados aqueus, jnios, elios e drios, deram origem ao povo grego.

Imigrao indo-europia
Cretenses: Habitantes da Ilha de Creta, formavam uma civilizao comercial que exerceu o domnio sobre a Grcia Continental. Possuam uma sociedade matriarcal (tipo de organizao social e poltica, em que a mulher a base da famlia) governada pelo Rei Minos. Aqueus: Vindos do Norte da Pennsula Balcnica, invadiram e dominaram os cretenses. Drios: Originrios da mesma regio dos aqueus, expulsaram os Jnios e Elios da Grcia para as ilhas do Egeu e o litoral da sia menor. (Primeira Dispora Grega) Os Drios trouxeram a decadncia para a Grcia, provocaram um colapso comercial e cultural, o que quase levou ao desaparecimento da escrita nessa regio.

Civilizao Creto-Micnica ou Pr-homrica


Os aqueus ocuparam, inicialmente, a Pennsula do Peloponeso, no sul da Grcia, onde fundaram vrias cidades, entre as quais Micenas, situada na regio de Arglida, regio beneficiada por plancies frteis e por suas relaes martimas com Creta e outras ilhas do mar Egeu. Mais tarde, depois de assimilar conhecimentos importantes para a navegao, dominaram os cretenses e passaram a liderar o comrcio martimo.

Runas de Micenas

Civilizao Micnica
Os aqueus ficaram mais caracterizados pela belicosidade e pela austeridade de uma vida cotidiana mais dura em contraste com o refinamento artstico dos cretenses e seu apego ao bem viver.

Aqueus

Micenas

Civilizao Micnica
Segundo pesquisas arqueolgicas, por volta do sculo XVII a.C., os aqueus j faziam uso de uma escrita conhecida como Linear B.

Civilizao Cretense
No perodo pr-homrico (1650 a.C. a 1150 a.C.), a civilizao egeia conhecida como Civilizao CretoMicnica porque essas duas civilizaes se desenvolveram praticamente ao mesmo tempo e uma influenciou a outra. A histria da Grcia comea nas ilhas do mar Egeu, especificamente a ilha de Creta. Por volta de 2000 a.C., havia na ilha de Creta aldeias de camponeses, cada qual com o seu chefe, que deviam obedincia e pagavam impostos ao rei, cuja residncia era o palcio. Em Creta existiam alguns gigantescos palcios, sendo que um dos mais ricos era conhecidos como o de Cnossos.

Civilizao Cretense
A civilizao cretense se beneficiou de plancies que propiciavam a prtica da agricultura (clima favorvel). Creta mantinha um comrcio ativo com o Egito, a sia Menor e outras ilhas do mar Egeu. O desenvolvimento comercial deu origem a uma elite mercantil, liderado por uma espcie de rei. Esse grupo controlava o poder. Essa organizao poltica denominada talassocracia. Embora a civilizao cretense tenha ficado conhecida, em parte, por meio de relatos mticos, como a Lenda do Minotauro, disseminados posteriormente ao perodo prhomrico, a arqueologia revelou caractersticas de uma cultura extremamente original e sedutora, onde a mulher possua um papel importante e que, muito provavelmente, rejeitava a escravido.

Civilizao Cretense
O Palcio de Cnossos era o maior dos palcios minicos, formado por um labirinto de construes em vrios pisos, volta de um ptio central. Os luxuosos aposentos reais possuam elaboradas decoraes.

A lenda do Minotauro
O Minotauro (touro de Minos) uma figura mitolgica criada na Grcia Antiga. Com cabea e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginrio dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos. O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus dos mares, Poseidon, para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porm pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou to impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus no percebesse. Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de Minos, Pasfae, se apaixonasse pelo touro. Isso no s aconteceu como tambm ela acabou ficando grvida do animal. Nasceu desta unio o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a Ddalos que construsse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construdo no subsolo do palcio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.

A lenda do Minotauro
Aps vencer e dominar, numa guerra, os atenienses , que haviam matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todo ano sete rapazes e sete moas de Atenas para serem devorados pelo Minotauro. Aps o terceiro ano de sacrifcios, Teseu (heri grego) resolve apresentar-se voluntariamente para ir Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo heri grego e resolve ajud-lo, entregando-lhe um novelo de l para que ele pudesse marcar o caminho na entrada e no se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa, matando-o. O heri ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de l. O mito do Minotauro foi um dos mais contados na poca da Grcia Antiga. Passou de gerao em gerao, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu queles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.

Formao da Cultura Creto-Micnica. Primeira Dispora Grega = Invaso Drica

Periodizao
Perodo Homrico (1150 a.C. a 800 a.C.) Perodo Arcaico (800 a.C. a 500 a.C.) Perodo Clssico (500 a.C. a 338 a.C.) Perodo Helenstico (338 a.C. a 146 a.C.)

Perodo Homrico (1150 a.C. a 800 a.C.)


chamado de Homrico porque as principais fontes escritas sobre este perodo so a Ilada e a Odissia, obras atribudas ao poeta Homero. A Ilada trata da Guerra de Tria; a Odissia narra a volta do heri grego Ulisses depois da conquista da cidade de Tria.

Perodo Homrico
Fontes: Ilada (Guerra de Tria) e Odisseia (retorno de Ulisses ao reino de taca). Poemas atribudos ao poeta Homero.

Genos
Os refugiados da primeira dispora grega fundaram pequenas unidades autossuficientes baseadas no coletivismo os genos, ou comunidades gentlicas. Essas unidades eram compostas de membros de uma mesma famlia, formada no apenas por pai e me mas, tambm, por primos, tio, filhos, avs etc, sob a chefia do pater. Essa grande famlia era chamada de genos. Cada genos procurava produzir todo o necessrio para a sua sobrevivncia sem ter de precisar dos outros. Os genos tinham tambm um lder poltico e religioso (o basileu), que entregava aos camponeses um terreno. Mas, para ter direito a cultiv-lo, os camponeses deviam entregar aos basileus uma parte da colheita.

Genos
Os basileus eram responsveis pela proteo dos genos; para isso tinha um grupo de guerreiros bem armados e treinados. Por volta do ano 800 a.C., conforme pesquisas arqueolgicas, ocorreu um uso cada vez maior dos instrumentos de ferro e com isso se pde produzir mais e melhor, o que provocou um aumento crescente da populao e disputas por terras cultivveis, acabando com o sistema gentlico. Alguns paters se apropriaram das melhores terras, originando a propriedade privada, e muitas outras famlias se dispersaram para o sul da Itlia e para outras regies, ocasionando a segunda dispora grega.

Disporas gregas
A desintegrao dos genos provocou a formao da polis e a colonizao da regio correspondente ao sul da Itlia e ilha da Siclia, rea denominada Magna Grcia. Com as mudanas foram reforadas as diferenas sociais.

Com o surgimento da propriedade privada, iniciaram os conflitos entre os grupos, e, para lidar com as constantes crises, os proprietrios de terra passaram a formar associaes, as fratrias, que formaram as tribos, que, por sua vez, se organizaram em demos. Os demos deram origem s cidades-Estado, ou polis a principal transformao do perodo Arcaico.

Cidade-Estado ou Plis
Cada cidade-Estado grega era um centro poltico, social e religioso autnomo, com uma classe dominante, deuses e um sistema de vida prprios. Cada uma tinha seu governo, sua moeda e seus deuses. Atenas a cidade sobre a qual temos mais informaes.

Os gregos e suas colnias


Havia pequenos proprietrios que no conseguiam esperar o tempo necessrio ao crescimento das rvores que plantavam; com isso, contraam dividas e, no podendo sald-las, tornavam-se escravos dos grandes proprietrios. A falta de terras frteis e a escravizao por dvidas estimularam muitos gregos a buscar novas terras em regies distantes. Os gregos ento fundaram dezenas de novas cidades (as colnias).

Principais Plis

ATENAS & ESPARTA

Atenas
Atenas foi fundada pelos jnios. Conhecida como a cidade exemplar da Grcia Antiga, por sua cultura e prosperidade econmica, Atenas, se desenvolveu na tica, regio cercada de montanhas. Por causa da falta de terras frteis e favorecidos pelos aspectos fisico-geogrficos, desde cedo os atenienses voltaram-se para a pesca, a navegao e o comrcio martimo. Inicialmente Atenas tinha um rei, mas o poder de fato estava nas mos da aristocracia ateniense: os euptridas, que em grego que dizer bem-nascidos.

Sociedade de Atenas

Euptridas (grandes proprietrios de terra) Georgis (pequenos proprietrios) Demiurgos (comerciantes) Thetas (camponeses sem terra) Thecnays (thetas que viviam do artesanato) Metecos (estrangeiros) e escravos

Poltica em Atenas
Eclsia (Assembleia Popular que aprovava as medidas da

Boul). Boul (ou Conselho dos 400 que elaboravam as leis a serem votadas pela Assembleia Popular). Arcontado (exerciam a justia e administrao). Estrategos (10 - cuidavam do exrcito). Helieu (tribunal de justia popular).

Poltica em Atenas

Legisladores Atenienses
Drcon: Por volta de 621 a.C., esse arconte se estabeleceu como governante de Atenas. Redigiu as leis (at ento orais), dificultando sua manipulao pelos euptridas. Imps a morte como punio para vrios crimes. Em termos prticos, essa sua medida foi de grande importncia para que os euptridas deixassem de monopolizar o conhecimento das leis, que agora estava sob a tutela do governo.

Legisladores Atenienses
Slon: Era um aristocrata por nascimento e trabalhava no comrcio. Profundo conhecedor das leis, ele foi convocado como legislador pela aristocracia em meio ao contexto de tenso social existente na polis, no qual os demais grupos sociais viam as reformas de Drcon (ocorridas por volta de 621 a.C.) como algo insuficiente. Em 594 a.C. iniciou uma reforma onde as estruturas social, poltica e econmica da polis ateniense foram alteradas. Aboliu a escravido por dvidas, libertou os devedores da priso e determinou a devoluo de terras confiscadas pelos credores euptridas. Dividiu a sociedade de forma censitria em quatro classes sociais e instituiu o princpio da eunomia (igualdade perante a lei).

Legisladores Atenienses

Slon: Criou rgos legislativos: a Bul (ou Conselho dos 400), que preparava leis, e a Eclsia (Assembleia Popular), que as votava. Na sua reforma, Slon proibiu a hipoteca da terra e a escravido por endividamento por meio da chamada lei Seixateia. Suas atitudes, no entanto, desagradaram a aristocracia, que no queria perder seus privilgios oligrquicos, e o Povo, que desejava mais que uma poltica censitria, e sim a promoo de uma reforma agrria. Slon tambm era considerado um dos Sete Sbios da Grcia antiga e como poeta comps elegias moraisfilosficas.

Tiranos

Pisstrato: Tirano grego de Atenas. As desordens e a instabilidade poltica resultantes das reformas de Slon levaram sua tirania (561-527 a.C.), quando imps e ampliou as reformas de Slon, realizando uma reforma agrria em benefcio dos pequenos camponeses. Financiou uma invaso tica (546 a. C.), venceu o exrcito ateniense na batalha de Palene e tornou-se novamente governante de Atenas. Desarmou os cidados, manteve uma guarda pessoal mercenria. Seu governo, no entanto, foi proveitoso para os atenienses. Manteve a constituio ateniense e buscou fazer a mquina do estado funcionar de modo eficaz. As instituies polticas continuaram em vigor e a justia no sofreu restries.

Tiranos

Pisstrato: Como urbanizador, mandou construir uma fonte pblica, com nove bicas. Impulsionou o comrcio ateniense no estrangeiro, especialmente na rea de Mar Negro. Como protetor das artes, convidou e apoiou os poetas gregos em Atenas, onde fixou diretrizes culturais. Preocupado em fomentar a indstria, o comrcio e a agricultura de Atenas, concedeu emprstimos aos cidados. Chegou-se a dizer que sua poca constituiu a era dourada de Atenas. Ele foi sucedido pelos filhos Hippias e Hipparchus, os denominados pisistrtidas, mas a dinastia no resistiu s lutas entre aristocratas e trabalhadores livres que levaram a novas reformas (510-507 a.C.), terminando a tirania pisistrtida.

Tiranos Atenienses
Clstenes: No correto dizer que Clstenes implantou a democracia em Atenas.Ela um processo que veio desde a tirania. No novo governo, ele implantou a participao direta do povo, a partir do comparecimento na Assembleia. Com a finalidade de preservar a democracia na cidade de Atenas, Clstenes instituiu o ostracismo, que consistia em um exlio forado dos maus cidados. Para isso, o nome do indivduo era escrito em um pedao de argila chamado ostrakon. Quando a maioria votava pela expulso, o cidado perdia seus direitos polticos, sem perda dos bens. Depois de dez anos, a pessoa banida podia voltar cidade e recuperar todos os seus direitos de cidado. Esse costume foi introduzido por Clstenes e prevaleceu at o final do sculo V a.C.

Democracia

DEMOS
O POVO

KRATOS
PODER
OU SEJA: PODER OU GOVERNO DO POVO

A democracia ateniense era formada com a participao de cidados atenienses (adultos, filhos de pai e me ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excludos os estrangeiros, escravos e mulheres.

Ostracismo
Consistia em expulsar da cidade por dez anos qualquer pessoa que parecesse representar uma ameaa democracia. Vale lembrar que a democracia ateniense no era para todos. Os escravizados, as mulheres e os estrangeiros no eram considerados cidados e, por isso no tinham o direito de participar da poltica.

Perodo Clssico (500 a.C. a 338 a.C.)


Esse perodo foi marcado por violentas lutas dos gregos contra invasores (especialmente persas) e entre si. Vitria grega sobre os persas nas Guerras Mdicas (por causa dos Medos que habitavam o Imprio Persa), destaque para a liderana de Atenas e grande desenvolvimento da cultura grega. Auge da filosofia grega. Incio do declnio devido as rivalidades entre as cidadesestados. Foi considerado o apogeu da antiga civilizao grega, concentrando suas maiores realizaes culturais.

A era de Pricles ou sculo de ouro de Atenas


450 a.C. sob a liderana de Pricles, a democracia ateniense foi aperfeioada: criou-se um tribunal popular para julgar toda espcie de causas. Seu governo marcou o surgimento da civilizao helnica como potncia cientfica da Antiguidade, poca de maior esplendor desta civilizao e da consolidao do sistema democrtico ateniense. Filho de uma famlia de elite, influente tanto nas finanas como na poltica, descendente dos pisistrdidas, e educado por filsofos, torna-se general e entrou na poltica e foi eleito estratego, o general superior, ou Generalssimo, derrotando o lder aristocrata Cmon, com uma plataforma de reformas democrticas.

A era de Pricles ou sculo de ouro de Atenas


Sua posio era de grande responsabilidade social, que, alm de lhe atribuir o comando das foras de terra e de mar, permitia-lhe influir no controle da fazenda pblica e na poltica interna e externa do Estado. Reelegeu-se, anualmente, durante mais de 30 anos. Clebre orador e estrategista, tornou-se o principal artfice da expanso imperial de Atenas como potncia comercial da Grcia. Instalou novas colnias e ampliou a hegemonia ateniense sobre 400 cidades-Estado, atravs da Liga de Delos, contra os persas. Monopolizou o comrcio martimo e tiranizou seus aliados da Confederao de Delos. Essa poltica gerou conflito com Esparta, que culminou com a Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.).

A era de Pricles ou sculo de ouro de Atenas


Durante o perodo inicial de governo, enfrentou grandes dificuldades, sobretudo quando a peste comeou a dizimar a populao ateniense. Reprimiu brutalmente as rebelies e governou sob forte oposio. Suprimiu o direito de veto dos membros do Arepago, assembleia formada pela aristocracia, e implantou a figura do tribunal popular dos heliastas, cidados que se reuniam ao ar livre, ao nascer do sol, para deliberar sobre assuntos de Atenas, que passou a ter tambm funes judiciais, at ento privativas dos arcontes, os magistrados.

A era de Pricles ou sculo de ouro de Atenas


Abriu o acesso ao arcontado a todos os cidados e estabeleceu, tambm, a remunerao dos juzes e dos assistentes da assembleia popular (mistoforia), com o objetivo de atrair cidados menos favorecidos para o exerccio da atividade pblica, e suspendeu as restries polticas que impediam o acesso dos tetas, proletrios atenienses a altos cargos do Estado. Realizou grandes construes em Atenas, como o Parthenon, templo pago de insupervel perfeio arquitetnica e riqueza escultrica, e estimulou as artes e a cultura.

A era de Pricles ou sculo de ouro de Atenas


A identidade de sua primeira esposa desconhecida, porm sabe-se que dela divorciou-se dez anos aps o casamento para viver com a bela e inteligente Aspsia, 25 anos mais jovem e que teria grande influncia poltica em seu governo. Quando a Liga de Delos foi derrotada por Esparta e uma forte peste matou um tero da populao ateniense, foi responsabilizado por essas desgraas e perdeu a eleio (431 a.C.). Reelegeu-se estratego (429 a. C.), mas morreu pouco depois, vtima da peste que ainda grassava sobre a pennsula da tica. Alguns historiadores acreditam que foi o tifo que atingiu Atenas (430 a.C.), marcando o declnio irreversvel da mais emblemtica das grandes cidades-Estado.

Esparta
Esparta era muito diferente de Atenas, a comear pela localizao. Estava situada na Pennsula do Peloponeso, entre altas montanhas, e no tinha sada para o mar.

Representou os valores de austeridade, esprito cvico, submisso total do indivduo ao Estado. Conservadora, patriarcal, aristocrtica, guerreira e eugnica (no se admitia defeitos fsicos nos cidados).

Esparta
Caracterstica poltica: sociedade militarista, governada por dois reis (diarquia) controlados por um conselho aristocrtico formado por 28 ancios (a gersia), uma assembleia militar que votava as leis propostas pela gersia (pela) e, finalmente, quem detinha o poder de fato eram 5 vigilantes que controlavam a vida pblica e particular (foros).

Sociedade Espartana

Espartanos ou (Esparciatas): principal grupo social e elite militar, descendiam dos drios; eram grandes e mdios proprietrios e os nicos que podiam ocupar cargos polticos e militares. Periecos: eram descendentes de povos conquistados e viviam nos arredores de Esparta, pequenos proprietrios que se dedicavam ao artesanato e ao comrcio em pequena escala. Hilotas: eram escravos do Estado cedidos para trabalhar nas casas e nas terras dos cidados espartanos, sem direito polticos.

Poltica em Esparta
Sistema Oligrquico. O governo era uma Diarquia (dois Reis). A Assembleia (pela) era formada por espartanos com mais de 30 anos. A pela era responsvel pela eleio da Gersia e do Eforato. A Gersia, formada por 28 espartanos com mais de 60 anos, tinha atribuies legislativas e judicirias. Os cinco foros tinham funes executivas. Os Reis tinham funes religiosas e militares.

Poltica em Esparta

Guerras Mdicas (500-479 a.C.)

Gregos x Persas Causas: imperialismo persa (expanso persa na sia Menor). Batalha em Maratona: vitria grega. Desfiladeiro de Termpilas: o exrcito espartano comandado por Lenidas derrotado por Xerxes. Batalha Naval de Salamina: os persas so derrotados. Batalha de Platia: Xerxes derrotado. Paz de Cmon ou Calias: os persas se comprometiam a abandonar o mar Egeu.

Guerra do Peloponeso

A hegemonia ateniense, com a expanso de sua influncia poltica, foi combatida por Esparta, que no desejava que o imprio de Atenas colocasse em risco as alianas de Esparta com outras cidades. A formao da Liga do Peloponeso inseriu-se nesse contexto. Foram 28 anos de lutas, que terminaram com a derrota ateniense. A supremacia espartana teve curta durao, sendo seguida pelo predomnio de Tebas e por um perodo de perturbaes generalizadas. As principais cidades gregas estavam esgotadas por dcadas de guerra. Foram alvo fcil para um inimigo exterior: a Macednia.

Perodo caracterizado pela invaso da Grcia pelos macednios comandados por Filipe II (Batalha de Queronia). A poltica expansionista iniciada por Filipe II teve continuidade com seu filho e sucessor Alexandre Magno, que consolidou a dominao da Grcia e conquistou a Prsia, o Egito e a Mesopotmia. Alexandre respeitou as instituies polticas e religiosas dos povos vencidos e promoveu casamentos entre seus oficiais e jovens das populaes locais; ele prprio desposou uma princesa persa. A fuso dos valores gregos com as tradies das vrias regies asiticas conquistadas deu origem a uma nova manifestao cultural, o helenismo.

Fuso dos elementos gregos com as culturas locais. Recebeu este nome pois os gregos chamavam a si mesmos de helenos.

Teatro, Filosofia e Arquitetura. O pensamento grego tinha por base a razo e, por isso, supervalorizava o homem (antropocentrismo).

A religio grega era politesta e antropomrfica. Atribuio de qualidades e desejos humanos aos deuses.

Deuses Gregos

Hrcules ou Hracles Um dos mais populares heris da Grcia Antiga, que realizou proezas de grande perigo, os chamados doze trabalhos de Hrcules, entre eles a morte da Hidra, a captura de Crbero e a libertao de Prometeu.

dipo: o decifrador dos segredos da esfinge, que subjugava Tebas.

Potrebbero piacerti anche