Sei sulla pagina 1di 15

Geografia

01 d
Migrao peridica dos rebanhos da plancie, os quais vo habitar durante o calor as altas montanhas, delas descendo ao aproximar-se o inverno, ou vice-versa. do Vale do Itaja, substituram as tradicionais reas de milho pelo cultivo do algodo. d) estimuladas pelo mercado interno e externo, transformaram-se na maior rea de criao de ovinos do pas. e) mediante a articulao entre indstria e agricultura, subsistem concentrao fundiria produzindo arroz, vinho e l. Resoluo O oeste de Santa Catarina e as vizinhas regies do noroeste gacho e sudoeste do Paran caracterizam-se pela criao de sunos e aves, pela produo de milho e pela indstria alimentcia (frigorficos), como a Chapec, Sadia e Perdigo.

03 d
NDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) Considerando-se a representao de um pas do Hemisfrio Norte e a situao descrita acima, no inverno, assinale a alternativa correta:
conceito a) b) c) d) e) transumncia aclimatao aclimatao transumncia aclimatao meses predominantes maio a agosto novembro a maro novembro a maro novembro a maro maio a agosto deslocamentos C para B A para B C para B B para A A para B

Resoluo A migrao peridica descrita no texto chama-se transumncia e muito comum na Europa e na sia. Criadores de ovinos deslocam-se com os rebanhos das partes baixas (rea A) para as altas (rea B) durante o vero, aproveitando o crescimento da pastagem nas montanhas. Durante o inverno, como indaga a questo, o frio e o desgaste da pastagem obrigam os criadores a deslocarem o rebanho das montanhas (rea B) para as plancies (rea A).

02 b
Considerando a reordenao territorial do campo brasileiro, o Oeste Catarinense, o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Paran, [sic, vrgula indevida] constituem uma regio de pequenas e mdias propriedades, as quais, a) seguindo a tradio dos colonizadores europeus, dedicam-se produo de alimentos para o autoconsumo. b) subordinadas s grandes empresas agropecurias pelo sistema de integrao, registram a maior criao de sunos e aves no pas. c) estimuladas pelo crescimento das indstrias txteis

Os nveis de desenvolvimento humano registrados no mapa acima, [sic, vrgula indevida] podem ser, principalmente, justificados na a) Amrica Anglo-Saxnica e Europa, pelo processo de globalizao recente. b) frica, pelo elevado crescimento demogrfico e a intensa produo agrcola para consumo interno. c) sia, pela exigidade das reas disponveis para a produo agrcola de subsistncia. d) frica, pelo processo de colonizao/descolonizao, agravado pela suspenso de ajuda financeira externa ao final da Guerra Fria. e) Amrica Latina, pela atuao crescente do Mercosul e do Pacto Andino. Resoluo O baixo IDH africano justifica-se pela manuteno da estrutura econmica dependente, encontrvel na maioria dos pases aps a descolonizao no ps-guerra; pelos inmeros conflitos decorrentes desse processo de colonizao, e pela supresso de boa parte do auxlio financeiro oriundo dos pases centrais que no vem perspectivas, pelo menos a curto prazo, para as naes africanas afetadas por instabilidade poltico-econmica.

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

04 d
A Itlia um dos pases mais industrializados da Unio Europia. Em seu territrio, a regio que concentra maior atividade fabril a) o Vale do dige, prximo a Verona e Veneza. b) o Vale do Tibre, na regio de Roma. c) a Siclia, em Messina e Catnia. d) o Vale do P, principalmente entre Turim e Milo. e) a Campnia, em torno de Npoles e Salerno. Resoluo A Itlia do Norte, Vale do Rio P, constitui a poro mais industrializada do pas. Destacam-se grandes centros fabris, tais como Turim, Milo, Gnova e Brgamo, favorecidos pela energia que vem dos Alpes, por solo frtil, por agricultura mecanizada e por grande concentrao urbana e demogrfica. Essas condies contrastam com as da poro Sul, o Mezzogiorno, mais tradicional e agrrio, que constitui uma rea de evaso populacional.

Resoluo A principal bacia hidrogrfica navegvel do Brasil, a Bacia Amaznica, encontra-se na Regio Norte do Brasil, que reconhecidamente apresenta uma economia primria. O mesmo se d com o Rio Paraguai, no Pantanal Mato-Grossense, um rio navegvel, mas distante dos centros industriais. Na Regio Sudeste, os rios da Bacia do Paran so encachoeirados, obrigando construo de canais e eclusas. Os investimentos em transportes fluviais so, entretanto, baixos, tendo em vista a presso da indstria automobilstica, que faz que essa forma de transporte seja relegada a segundo plano.

07 b
Analisando as transformaes ocorridas na ex-URSS, pode-se considerar que a Federao Russa a) atrai macios investimentos estrangeiros, devido ao seu elevado ritmo de crescimento econmico. b) tem dificuldade em transferir a tecnologia desenvolvida no setor militar para a produo industrial do setor civil da economia. c) ainda figura entre as cinco maiores potncias econmicas do globo, em razo de sua moderna agricultura destinada exportao. d) completou o processo de privatizao no pas, porque suas empresas estatais eram rentveis e competitivas no mercado. e) conseguiu construir sua identidade nacional, com a sada das demais repblicas que constituam a URSS. Resoluo Durante os ltimos anos de funcionamento do sistema socialista, ocorreu estagnao do desenvolvimento tecnolgico da URSS. Tal estagnao s no atingiu a indstria blica, que se desenvolveu na sua plenitude, principalmente na construo de msseis nucleares. O fim da URSS no marcou, entretanto, a transferncia da tecnologia militar para o setor civil, talvez pelo grau de desestruturao por que passou a economia na transio do socialismo ao capitalismo. Havia temores de que essa tecnologia pudesse cair em mos pouco escrupulosas, como as de terroristas internacionais.

05 c
Quanto s formas de relevo, as Amricas do Norte e do Sul apresentam, em comum, a predominncia de: a) cadeias montanhosas do tercirio a oeste e plancies sedimentares a leste. b) grandes plancies sedimentares na poro central e dobramentos recentes na poro oriental. c) cadeias montanhosas do tercirio a oeste e planaltos antigos a leste. d) grandes plancies sedimentares na poro central e planaltos erodidos na poro ocidental. e) escudos cristalinos a oeste e planaltos antigos a leste. Resoluo Tanto a Amrica do Norte quanto a Amrica do Sul apresentam relevo montanhoso (cenozico) recente na fachada do Pacfico, enquanto na poro leste do continente esto os planaltos antigos, desgastados e aplainados por intenso processo erosivo.

08 e 06 b
A rede hidrogrfica brasileira, utilizada para os transportes fluviais, a) bem distribuda e apresenta um alto potencial de navegao no sudeste, especialmente na sua poro centro-oriental. b) distribuda desigualmente pelo pas, estando o maior potencial navegvel localizado perifericamente s reas de economia mais avanada. c) apresenta um potencial de navegao que coincide com as reas de maior explorao de hidroeletricidade. d) apresenta suas principais bacias voltadas para o Atlntico Sul nas costas orientais brasileiras, facilitando os transportes com o interior. e) rica em interligaes por canais fluviais que facilitam os transportes entre as bacias do rio So Francisco e do Paran. A diviso do territrio brasileiro em 3 grandes complexos regionais Amaznia, Nordeste e Centro-Sul tem a vantagem de caracterizar a) a Amaznia, com seus recursos explorados a partir de um planejamento global do Estado. b) o Nordeste, como um plo de atrao demogrfica, em decorrncia do turismo. c) o Centro-Sul, como regio socioeconmica de poucos contrastes internos. d) a homogeneidade econmica no interior de cada complexo, do ponto de vista agropecurio. e) a espacialidade do processo socioeconmico, considerando a gnese histrica de cada complexo. Resoluo O processo histrico de ocupao do territrio brasileiro ocorreu com o desenvolvimento e a diversificao da ocupao econmica e social, e processou-se de forma desigual em cada rea do pas, produzindo complexos

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

regionais marcados internamente por caractersticas peculiares, mas que so heterogneas e complementares no contexto nacional. Assim, a diviso contemplada na questo mostra: a Amaznia como fornecedora de matrias-primas vegetais e minerais; o Nordeste como rea tradicional e conservadora das suas estruturas agrrias histricas, e com grande crescimento populacional, suprindo as demais regies de mo-de-obra, e o Centro-Sul, com uma economia mais dinmica, que promoveu industrializao, grande gerao de empregos, concentrao de populao e capitais que, por isso mesmo, acaba gerenciando o desenvolvimento dos demais complexos regionais.

09 c
Menino travesso: El Nio retorna mais poderoso e ameaa enlouquecer o tempo em todo mundo. (Revista Veja 27/08/97 p. 42-43) A notcia acima exemplifica a ampla cobertura da mdia sobre esse fenmeno, geralmente relacionado a) atuao inesperada da massa de ar mida que, ao resfriar as guas do Oceano Pacfico, eleva os ndices de evaporao e intensifica as chuvas de mones no SE asitico. b) presena de correntes martimas com baixas temperaturas na costa ocidental americana, justificando a diminuio dos cardumes no Chile e as estiagens no SE do Brasil e dos EUA. c) inverso trmica ocenica que aquece parte das guas superficiais do Pacfico, aumenta o nmero de tempestades martimas e desregula os ndices de chuva na regio tropical. d) temporada de furaces e episdios de secas nas costas ocidentais americanas, devido ao aumento da fora dos ventos tropicais que sopram da sia em direo Amrica do Sul. e) formao de ondas que trazem tona as guas mais frias do fundo do Oceano Pacfico, intensificando os ndices de aridez no Peru e Sul do Brasil e as inundaes na sia tropical. Resoluo O termo El Nio era empregado antigamente para identificar uma corrente marinha que banhava a costa da Colmbia e do Peru nas vsperas do inverno. Empregase hoje o termo para identificar um fenmeno de aquecimento global que envolve a movimentao das massas de ar (alseos e contra-alseos) e o aumento da temperatura das guas do Pacfico, que provocam o aumento das tempestades tropicais e alteram os ndices de chuva em vrias regies do mundo (caso do Brasil, onde h excesso de chuvas no sul e falta no Nordeste).

II - A Amaznia concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulao atmosfrica. III - A crescente poluio das guas fluviais da Amaznia, sobretudo nas reas de garimpo de ouro, contribui para a diminuio da piscosidade dos rios. Sobre a questo ambiental da Amaznia somente: a) I est correta. b) I e II esto corretas. c) II est correta. d) III est correta. e) II e III esto corretas. Resoluo A Amaznia rea de domnio da Floresta Equatorial, ecossistema maduro que absorve grande parte do oxignio que produz e no pode, pois, ser considerada o Pulmo do Mundo. Como se localiza na regio equatorial, uma rea de grande aquecimento e elevada evapotranspirao, contribuindo para regular a umidade e para ativar a circulao atmosfrica, atravs da Convergncia Intertropical (CIT). A ocupao predatria do espao amaznico se faz sentir em vrias atividades, inclusive o garimpo, que se desenvolve com tcnicas primitivas e quase sem controle por parte do poder pblico. Essa atividade responsvel pela contaminao da rede fluvial pelo mercrio, o que contribui para inibir a pesca.

11 a
No Brasil, as concentraes minerais localizadas no Quadriltero Ferrfero e em Carajs formaram-se na era geolgica a) Pr-Cambriana. b) Paleozica c) Mesozica. d) Cenozica. e) Quaternria. Resoluo A existncia de minrio em Carajs (Par) e no Quadriltero Ferrfero (MG) est associada presena de estrutura geolgica proterozica, ou seja, formao pr-cambriana.

12 c

10 e
Considere as afirmativas abaixo para responder questo: I - A Amaznia o pulmo do mundo, tendo em vista a intensa atividade biolgica da floresta que recobre a regio. Analisando, de forma esquemtica, a relao entre temperatura e precipitao anual, em um corte do Plo Norte ao Equador, os domnios vegetais predominantes nas regies 1, 2, 3 e 4, [sic, vrgula indevida] so:

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

1 a) b) c) d) e) tundra taiga tundra taiga taiga

2 floresta temperada tundra taiga floresta temperada tundra

3 cerrado savana deserto deserto savana

4 deserto deserto savana savana cerrado

da, o Bramanismo. O pas 4 corresponde ao Nger, na frica, caracterizado pelo baixo ndice de desenvolvimento humano e econmico e que apresenta altssima taxa de mortalidade.

14 e
Na tabela abaixo, cada porto brasileiro movimenta um produto mineral dominante. Assinale a associao correta. Tubaro (ES) a) b) Ferro Carvo Imbituba (SC) Fosfato Sal Xisto Cobre Carvo Macau (RN) Petrleo Fosfato Sal Carvo Sal So Sebastio (SP) Sal Ferro Fosfato Petrleo Petrleo

Resoluo A vegetao da rea polar (1) a tundra, formada por musgos e liquens. Na rea de clima frio rigoroso aparece a floresta de conferas ou taiga. Na seqncia, percebe-se a vegetao de cactceas nas latitudes mdias, ou seja, a formao de desertos, e, na rea tropical, a paisagem tpica arbustiva da savana.

c) Mangans d) e) Zinco Ferro

13 a
Os pases identificados seqencialmente pelos nmeros 1, 2, 3 e 4 so:

Resoluo O porto de Tubaro, no Esprito Santo, escoa a produo de ferro do Quadriltero Ferrfero (MG) para os Estados Unidos. O porto de Imbituba, em Santa Catarina, escoa a produo de carvo mineral do vale do Rio Tubaro para as siderrgicas do Sudeste brasileiro. Macau, no Rio Grande do Norte, o porto por onde sai o sal marinho do Estado, que o maior produtor nacional. So Sebastio, importante terminal martimo, receptor de parte significativa do petrleo importado pelo Brasil.

15 a
O quadro abaixo refere-se regio do Sahel. Qual a alternativa que melhor complementa os trechos pontilhados? FRICA 1 a) b) c) d) e) Frana Itlia Frana Itlia Itlia 2 Brasil China Brasil ndia China 3 ndia Brasil ndia Brasil ndia 4 Nger Espanha China Espanha Brasil II ............................................... a qualidade de vida se deteriora a) I. eroso/avano da desertificao II. poltica agrria inadequada/meio ambiente degradado b) I. eroso/aumento pluviomtrico irregular II. expanso de latifndios/pastagens extensivas c) I. desertificao/intemperismo qumico II. expanso de latifndios/culturas comerciais superexplorao do solo desmatamento ...................... I ...................... presso demogrfica seca

...............................................

Resoluo O comportamento demogrfico de um pas est, geralmente, relacionado ao seu grau de desenvolvimento econmico e urbanizao. O pas 1 apresenta baixa taxa de natalidade e de mortalidade, correspondendo s caractersticas de um pas desenvolvido, como a Frana. O Brasil ocupa a posio do pas 2, com caractersticas de transio, pois os ltimos censos registraram quedas na taxa de crescimento natural. A ndia o pas 3, que possui poltica de controle de natalidade, apesar de dificultada pela religio mais pratica-

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

d) I. desertificao/intemperismo qumico II. poltica agrria inadequada/culturas comerciais e) I. eroso/desertificao II. expanso de latifndios/pastagens intensivas Resoluo O deserto do Saara avana naturalmente para o sul e sudeste do continente africano, formando uma regio de transio denominada Sahel, marcada pela desertificao das reas atingidas pelo processo. Alm do fato de ser um processo natural, a m utilizao do solo, devida a polticas agrcolas inadequadas, resultantes do subdesenvolvimento generalizado no continente, contribui para aumentar os seus efeitos, degradando o meio ambiente.

17 b

16 c
A terra atrai irresistivelmente o homem, arrebatandoo na prpria correnteza dos rios () do Iguau ao Tiet, traando originalssima rede hidrogrfica (). Rasgam facilmente aqueles estratos em traados uniformes, sem talvegues deprimidos e do ao conjunto dos terrenos () a feio de largos plainos ondulados, desmedidos. Adapt. de Euclides da Cunha, Os Sertes. Os termos sublinhados referem-se, respectivamente, a) aos rios que correm de leste para oeste, devido localizao dos divisores de gua; / ausncia de montanhas dobradas no relevo brasileiro. b) s Sete Quedas, que desapareceram com a construo de Itaipu; / s margens largas das plancies sedimentares. c) aos rios que correm de leste para oeste, devido localizao dos divisores de gua; / linha de maior profundidade no leito fluvial. d) s Sete Quedas, que desapareceram com a construo de Itaipu; / linha de maior profundidade no leito fluvial. e) aos rios de planalto que servem tanto para a navegao como para gerar energia; / ausncia de montanhas dobradas no relevo brasileiro. Resoluo O texto de Euclides da Cunha destaca a originalssima rede hidrogrfica, pois os rios das regies Sul e Sudeste correm em direo ao interior (oeste), desembocando no Rio Paran, quando seria de esperar que corressem em direo ao litoral. Isso se deve ao fato de que o divisor de guas (o topo dos Planaltos e Serras do Atlntico Leste e Sudeste) se encontra, na sua maior altitude, na poro leste, bem prxima linha litornea, e sua inclinao se faz em direo ao interior. Devido formao geolgica, o talvegue (a linha de maior profundidade no leito fluvial) aparece em largos plainos que no se apresentam encaixados em vales profundos.

Observe a figura acima para assinalar a alternativa que completa, na seqncia correta, as lacunas do texto. O eixo XZ caracteriza um processo de _____ entre dois plos regionais, que so _____ e _____, delineando uma provvel _____. A Rodovia _____, assinalada pela letra Y, representa uma das ligaes desse eixo com a Grande So Paulo. a) Urbanizao/Guarulhos/Osasco/desconcentrao industrial/Via Dutra. b) Conurbao/Campinas/Sorocaba/regio metropolitana/Castelo Branco. c) Urbanizao/Ribeiro Preto/Piracicaba/concentrao fundiria/Anhangera-Bandeirantes. d) Conurbao/Osasco/Campinas/expanso industrial/Santos Dumont. e) Metropolizao/Ribeiro Preto/Sorocaba/mancha urbana/Castelo Branco. Resoluo Tomando-se como referncia as cidades de Indaiatuba, Salto e Itu, o candidato poderia concluir tratar-se do eixo urbano-industrial entre Sorocaba e Campinas, que atravs da Rodovia Castelo Branco liga-se regio metropolitana da Grande So Paulo. A conurbao dessa rea deve-se fuga das atividades industriais e dos servios da j saturada metrpole paulista.

18 e

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

Identifique a regio industrial que antes de 1997 j era responsvel por 30% das exportaes do pas. Atualmente, com a passagem de Hong Kong para a administrao chinesa, a importncia dessa regio aumentou consideravelmente. Trata-se da regio: a) I b) II c) III d) IV e) V Resoluo Apesar da questo referir-se a Hong Kong, a resoluo s seria possvel com o conhecimento da cartografia do espao chins. O sudeste da Repblica Popular da China abrange a provncia de Canto (Guandong). Esta, mesmo antes da devoluo de Hong Kong R. P. China pela Inglaterra, em julho deste ano, j era uma regio economicamente muito dinmica, configurando a sua ZEEs (zona Econmica Especial) como um novo tigre asitico no contexto econmico da Bacia do Pacfico.

20 d
Distribuio da Populao Rural e Urbana Brasil 1940/1991 Ano 1940 1950 1960 1970 1980 1991 Urbana % 31,23 36,16 44,67 55,92 67,60 75,47 Rural % 68,77 63,84 55,33 44,08 32,40 24,53

19 a
A produo de uva na regio Nordeste tem localizao definida e caractersticas que a diferenciam das tradicionais plantaes da Regio Sul brasileira. Apresenta: a) irrigao sistemtica, temperatura pouco varivel e localizao no mdio So Francisco, principalmente em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). b) irrigao espordica, temperatura pouco varivel e localizao em reas de maior altitude como a Chapada Diamantina (BA) e Borborema (PB). c) irrigao sistemtica, temperatura mais baixa decorrente de maiores altitudes locais, especialmente em Vitria da Conquista (BA) e Garanhuns (PE). d) irrigao espordica, temperatura mais baixa decorrente de reas de maiores altitudes, localizando-se principalmente em Vitria da Conquista (BA) e Garanhuns (PE). e) irrigao sistemtica, temperatura pouco varivel decorrente da proximidade do litoral, especialmente em Ilhus/Itabuna (BA) e Garanhuns (PE). Resoluo O vale mdio do Rio So Francisco surgiu como uma nova opo para o plantio de uvas por apresentar algumas condies semelhantes s encontradas nas regies mediterrneas: solo cido, temperatura pouco varivel (o que permite estabilidade para o crescimento da planta) e contnua possibilidade de irrigao, pois o Rio So Francisco perene. A regio que se encontra entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), em pleno Serto do Nordeste, torna-se, assim, uma regio exportadora de frutas, com destaque para a viticultura.

Fonte: IBGE/1991 Assinale a alternativa que explica a tabela acima: a) Devido grande industrializao nas cidades, o perodo de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da populao urbana. b) O intenso processo de modernizao do campo explica o acentuado esvaziamento da populao rural entre 1950-1960. c) A forte industrializao registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da populao urbana e rural entre 1950-1960. d) Aps 1950, o processo de industrializao gerou forte migrao da populao do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuio no final dos anos 80. e) O avano da industrializao no campo, interrompido nas duas ltimas dcadas, justifica a reduo, pela metade, da populao rural. Resoluo As polticas de industrializao implementadas pelos governos Getlio Vargas e JK promoveram a acelerada urbanizao do pas, atravs de um modelo caracterizado pela intensa metropolizao, o que justifica a revoluo urbana sofrida pelo pas nas ltimas dcadas. A alternativa D, portanto, expressa de forma correta esse raciocnio, ao caracterizar o perodo ps-50 como o momento que associa a indstria ao movimento migratrio.

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

21 b
A partir do III milnio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Prximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocrticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicao para seu surgimento a) a revolta dos camponeses e a insurreio dos artesos nas cidades, que s puderam ser contidas pela imposio dos governos autoritrios. b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigao. c) a influncia das grandes civilizaes do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Prximo atravs das caravanas de seda. d) a expanso das religies monotestas, que fundamentavam o carter divino da realeza e o poder absoluto do monarca. e) a introduo de instrumentos de ferro e a conseqente revoluo tecnolgica, que transformou a agricultura dos vales e levou centralizao do poder. Resoluo A organizao do Estado na Antigidade Ocidental permitiu a uma elite controlar os recursos econmicos, a terra e a utilizao das guas, uma vez que os conhecimentos tcnicos do perodo eram monopolizados pelo Estado. Este os utilizava como forma de controle sobre os camponeses, reforando seu domnio por meio da religio e dos sacerdotes, os quais mediavam a influncia dos deuses no processo das cheias e da fertilizao do solo.

desemprego, e dando origem, no campo, a um processo de concentrao fundiria e xodo rural. Como o exrcito romano ainda no passara pela reforma de Mrio, que iria profissionaliz-lo (104), a massa dos soldados de origem camponesa constitua um perigoso foco de tenses, pela situao de misria em que vivia. Assim, os tribunos Tibrio e Caio Graco propuseram, entre outras providncias, a distribuio de terras pblicas aos plebeus. Mas suas propostas foram rejeitadas pelo Senado. Este representava os interesses dos grandes proprietrios patrcios, cujos interesses, no aspecto agrrio, coincidiam com o dos eqestres ou homens novos.

23 b
Assim, pois, a cidade de Deus que tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam, outros trabalham. As trs ordens vivem juntas e no podem ser separadas. Os servios de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio s demais. O trecho acima, escrito em 998 d.C., representa a) um ataque representao do Deus uno, defendida pelos monofisistas. b) uma justificativa funcional das diferenas sociais no mundo medieval. c) um retorno s concepes de Santo Agostinho, que opunha cidade de Deus a cidade dos homens. d) uma descrio da estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus. e) uma crtica desigualdade entre os homens, pois estes so considerados iguais perante Deus. Resoluo A Igreja Catlica, ao se entrosar com o sistema feudal surgido na Alta Idade Mdia, procurou dar-lhe uma justificativa ideolgica. Assim, os trs estamentos bsicos da sociedade medieval clero, nobreza e servos teriam atribuies especficas e complementares, de forma a constituir um todo harmnico e indissocivel: uns rezam, outros lutam, outros trabalham. A base terica proporcionada pela unicidade e perfeio da Santssima Trindade, constituda de trs pessoas distintas: Pai, Filho e Esprito Santo dogma fundamental da religio catlica.

22 e
Nas ltimas dcadas do sculo II a.C., os irmos Tibrio e Caio Graco propuseram um extenso programa de reformas polticas e sociais na cidade de Roma. O principal objetivo das reformas era a) garantir a igualdade poltica e jurdica entre patrcios e plebeus, atravs da criao de magistraturas plebias. b) controlar a inflao e a crise econmica que assolava o mundo romano. c) combater o militarismo da elite dirigente romana e a concentrao de riquezas nas mos dos generais. d) promover a democracia plena, atravs da extenso do direito de voto s mulheres e analfabetos. e) fortalecer a populao camponesa, que compunha a base do exrcito republicano, atravs da distribuio de terras. Resoluo A expanso romana no Mediterrneo aumentou extraordinariamente o nmero de escravos, provocando a marginalizao da plebe, devido ao

24 d
Durante muito tempo desconhecidos na Europa medieval, os textos de Aristteles se difundiram a partir do sculo XII. Suas obras chegaram ao ocidente europeu por intermdio a) de manuscritos gregos, preservados na Biblioteca do Vaticano e, durante longo tempo, mantidos em segredo pela Igreja. b) dos monges beneditinos da Europa continental, que preservaram a cultura clssica em seus mosteiros.

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

paulo

Histria

c) de sacerdotes bizantinos, que freqentavam as cortes reais da Europa e as grandes cidades do Ocidente. d) dos centros de cultura muulmanos, sobretudo da pennsula Ibrica, cujos manuscritos, em rabe, foram traduzidos para o latim. e) dos venezianos e cavaleiros de Frana, que atacaram Constantinopla em 1204 e de l trouxeram os manuscritos originais. Resoluo A queda do Imprio Romano do Ocidente, diante das invases germnicas, provocou um grande retrocesso cultural na Europa Ocidental e acarretou at mesmo a perda de numerosos textos greco-romanos. Isso no ocorreu no Imprio Bizantino, parte do qual foi conquistada pelos rabes, que assim travaram contato com as obras de Aristteles e outros pensadores gregos. Como o Islo se estendeu desde o Oriente Mdio at a Pennsula Ibrica, o contato entre cristos e muulmanos, nesta ltima, reintroduziu na Europa Ocidental o conhecimento da obra aristotlica.

mento diferentes entre ambos.

25 a
Um comerciante est acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um freqentemente v seu dinheiro afstar-se e voltar s suas mos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera v-lo de novo. Esses hbitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposies em toda espcie de atividade. O comerciante , em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tmido em seus empreendimentos... (Adam Smith, A Riqueza das Naes, Livro III, captulo 4) Neste pequeno trecho, Adam Smith a) contrape lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos. b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnao medieval. c) defende a lucratividade do comrcio contra os baixos rendimentos do campo. d) critica a preocupao dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentao de riquezas. e) expe as causas da estagnao da agricultura no final do sculo XVIII. Resposta Adam Smith, economista do sculo XVIII e pai do liberalismo, defendia a organizao do trabalho na produo industrial como fonte da riqueza de um pas. No texto em questo, Adam Smith compara o lucro no comrcio auferido por um burgus e a renda fundiria obtida por um gentil-homem rural. Pela anlise do autor, o dinheiro eventualmente ganho pelo primeiro poder retornar sob a forma de novos lucros, caracterizando, portanto, um investimento. O segundo, porm, ao se preocupar com a manuteno de seu status, pratica despesas no-produtivas. Da os tipos de comporta-

As relaes comerciais entre a Espanha e suas colnias, at a primeira metade do sculo XVIII, se caracterizaram por: a) um sistema de portos nicos, responsveis por todas as transaes comerciais legais. b) um pacto colonial igual quele que se desenvolvia entre o Brasil e sua metrpole. c) um sistema de liberdade de comrcio, sem qualquer controle metropolitano. d) um sistema de comrcio livre triangular, envolvendo a Espanha, a Amrica e a frica. e) um sistema que concedia privilgios aos comerciantes da regio do Prata. Resoluo At a primeira metade do sculo XVIII, o comrcio entre a Espanha e suas colnias obedecia ao regime de porto nico. Ou seja: uma frota deixava o porto espanhol de Sevilha (mais tarde: Cdiz) e se dirigia ao porto de Havana (Cuba), de onde se subdividia para Vera Cruz (Mxico), Portobelo (Panam) e Cartagena (atual Colmbia). O comrcio das colnias com a metrpole se fazia no sentido inverso, sem utilizar outros portos alm dos mencionados.

27 a
O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revolues, consolidando o princpio da legitimidade monrquica. b) ratificar a supremacia da Prssia, no contexto poltico da Europa ocidental, para garantir triunfo de uma onda contra-revolucionria. c) assegurar ao Imprio Austro-Hngaro o controle da Europa continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expanso da Rssia. d) impedir a ascenso da classe mdia ao poder, que iniciara uma srie de revolues em vrios pases da Europa Ocidental. e) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, atravs da excluso da influncia da Frana. Resoluo O Congresso de Viena (1814-1815), cujo objetivo era reorganizar a Europa aps as guerras da Revoluo Francesa e da Era Napolenica, adotou o Princpio da Legitimidade, proposto pelo representante da Frana, Talleyrand. Segundo ele, os tronos europeus deviam ser ocupados pelas dinastias legtimas, isto , anteriores a Napoleo e Revoluo Francesa. Por outro lado, o Congresso de Viena estabeleceu o Concerto Europeu e declarou a guerra banida da Europa, porque estabeleceu um consenso entre os governantes do continente. Simultaneamente, o Congresso estabeleceu uma ordem reacionria que, ao combater as idias liberais, visava sufocar quaisquer movimentos revolucionrios que viessem a ocorrer (esse aspecto repressivo do Congresso seria con-

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

paulo

26 a

substanciado na Santa Aliana e no Princpio de Interveno, de Matternich).

28 e
O regime franquista espanhol (1939 - 1975) pode ser caracterizado como a) uma ditadura de tipo misto, que se baseou tanto no poder do general Franco, quanto na figura carismtica do rei. b) uma ditadura fascista, semelhante de Mussolini, procurando converter a regio do Mediterrneo em rea sob sua influncia. c) uma ditadura pessoal, baseada exclusivamente na figura do general Franco, que recusou a formao de instituies coletivas. d) uma ditadura fascista, idntica de Mussolini e de Hitler, a ponto de o general Franco enviar tropas para combater a Unio Sovitica. e) uma ditadura fascista, que evitou amplas mobilizaes de massa, com forte influncia catlica. Resoluo A ditadura do general Francisco Franco, instalada ao final da Guerra Civil Espanhola (1936-39), teve carter fascista, mas evitou as grandes mobilizaes de massa utilizadas por Hitler e Mussolini. O regime era apoiado por um partido nico, denominado Falange Nacional Espanhola, e contou com forte sustentao da Igreja Catlica. Deve-se notar que a Espanha franquista, apesar da ajuda recebida da Alemanha e Itlia durante a Guerra Civil, manteve-se neutra na 2 Guerra Mundial.

As resistncias descolonizao da Arglia derivaram essencialmente: a) da reao de setores polticos conservadores na Frana, associados aos franceses que viviam na Arglia. b) da presso das grandes potncias que temiam a implantao do fundamentalismo islmico na regio. c) da iniciativa dos Estados Unidos que pressionaram a Frana a manter a colnia a qualquer preo. d) da ao pessoal do general De Gaulle que se opunha aos projetos hegemnicos dos Estados Unidos. e) da atitude da Frana que desejava expandir suas colnias, aps a Segunda Guerra Mundial. Resoluo A descolonizao da Arglia resultou de uma longa guerra contra a Frana (1954-62), pois os polticos conservadores franceses e os militares se opunham perda da Arglia, no que eram apoiados por cerca de 1 milho de argelinos de ascendncia europia (os chamados pieds noirs), que predominavam sobre 15 milhes de muulmanos. A independncia argelina somente foi alcanada aps longas negociaes com o presidente da Frana, general de Gaulle.

31 c
No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, ... destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. este o verdadeiro sentido da colonizao tropical, de que o Brasil uma das resultantes; e ele explicar os elementos fundamentais, tanto no social como no econmico, da formao e evoluo dos trpicos americanos.
(Caio Prado Junior, Histria Econmica do Brasil)

29 b
Sobre o governo de Juan Domingo Pern (1946-1955) na Argentina, podemos afirmar que a) recebeu expressivo apoio de parte importante da classe trabalhadora, ainda que no lhe tenha concedido benefcios concretos. b) foi um governo com uma retrica nacionalista, que recebeu dos descamisados importante sustentao poltica. c) deslocou o centro das atenes polticas para a figura carismtica de Eva Pern, assumindo o presidente uma postura discreta e secundria. d) foi um governo ditatorial, pois fechou o Congresso e colocou os partidos polticos na ilegalidade. e) buscou persistentemente, no plano internacional, uma aliana com os Estados Unidos. Resoluo O governo de Pern (1946-55) constitui um dos mais importantes modelos de populismo na Amrica Latina. Oficialmente eleito para dois mandatos consecutivos (interrompidos em 1955 por um golpe militar), Pern na verdade implantou um regime autoritrio, amplamente apoiado pela massa trabalhadora (a quem a carismtica Eva Pern chamava de descamisados). O peronismo desenvolveu um discurso nacionalista e populista, dentro de uma linha conhecida como justicialismo (de justicia social).

Com base neste texto, podemos afirmar que o autor a) indica que as estruturas econmicas no condicionam a vontade soberana dos homens. b) demonstra a autonomia existente entre as esferas social e econmica. c) prope uma interpretao econmica sobre a colonizao do Brasil, acentuando seu sentido mercantil. d) d ao Brasil uma especificidade dentro do contexto de colonizao dos trpicos. e) confere ao sentido da colonizao uma relativa autonomia em relao ao mercado internacional. Resoluo Caio Prado Junior, em sua obra Histria Econmica do Brasil, ressalta o carter mercantilista da colonizao dos trpicos, atravs do fornecimento de gneros agrcolas e metais preciosos, no contexto da Expanso Martimo-Comercial Europia.

32 b
As reformas pombalinas propuseram, em relao ao Brasil, a) a expulso dos mercedrios e o afrouxamento das prticas mercantilistas. b) a expulso dos jesutas e uma poltica de liberdade do indgena.

30 a
CURSO OBJETIVO 3

FUVEST 1998

paulo

c) a criao de um sistema de intendncias e a formao de companhias privilegiadas. d) a subordinao da Igreja ao Estado e a permisso para o surgimento da imprensa. e) o fometo s atividades manufatureiras na colnia e o combate aos espanhis no sul. Resoluo Como representante tpico do despotismo esclarecido, o marqus de Pombal, primeiro-ministro de D. Jos I (1750-77), assumiu uma postura antijesutica, expulsando de Portugal e colnias a Companhia de Jesus. Quanto proibio de escravizar os ndios e equiparao dos mesmos aos demais habitantes da Colnia, Pombal objetivava, com tais medidas, reforar os contingentes militares envolvidos nas guerras do Sul.

co, algodo e outros gneros), foi marcada pela estagnao. Esse quadro pode ser explicado pelos efeitos da concorrncia dos produtos antilhanos e pela intensificao do uso do acar de beterraba na Europa. Obs.: A produo do acar de beterraba na Europa remonta terceira dcada do sculo XVIII. Portanto, no se pode falar em introduo do produto ao longo do sculo XIX.

35 e
A descentralizao poltica do Brasil, no perodo regencial, resultou em: a) deslocamento das atividades econmicas para a regio centro-sul, atravs de medidas de favorecimento tributrio. b) ampla autonomia das provncias, de acordo com um modelo que veio a ser adotado, mais tarde, pela Constituio de 1891. c) revolues e movimentos sediciosos, que exigiam um modelo centralizador, em benefcio das vrias regies do pas. d) revolues e movimentos sediciosos, exigindo que o futuro D. Pedro II assumisse o trono para reduzir a influncia do chamado partido portugus. e) autonomia relativa das provncias, favorecendo o poder das elites regionais mais significativas. Resoluo A relativa descentralizao poltica do Brasil, no Perodo Regencial (1831-40), foi legitimada pelo Ato Adicional de 12 de agosto de 1834, que concedeu autonomia s provncias, ao criar as Assemblias Legislativas Provinciais. Com essa medida, o governo regencial (controlado pelos liberais moderados) visava atender aos interesses das elites regionais mais significativas, representadas pelos liberais exaltados.

33 c
Podemos afirmar que tanto na Revoluo Pernambucana de 1817, quanto na Confederao do Equador de 1824, a) o descontentamento com as barreiras econmicas vigentes foi decisivo para a ecloso dos movimentos. b) os proprietrios rurais e os comerciantes monopolistas estavam entre as principais lideranas dos movimentos. c) a proposta de uma repblica era acompanhada de um forte sentimento anti-lusitano [sic, hfen indevido]. d) a abolio imediata da escravido constitua-se numa de suas principais bandeiras. e) a luta armada ficou restrita ao espao urbano de Recife, no se espalhando pelo interior. Resoluo Todas as grandes rebelies originadas em Pernambuco (Revoluo de 1817, Confederao do Equador de 1824 e tambm a Revoluo Praieira de 1848) no sculo XIX tiveram carter republicano, federalista, liberal e antilusitano (neste ltimo caso, refletiam a averso aos comerciantes portugueses do Recife, herdada da Guerra dos Mascates).

36 c
Sobre a dvida pblica externa do Brasil independente, certo afirmar que comeou a ser contrada a) nos primeiros anos da Repblica, por iniciativa do Ministro da Fazenda Ruy Barbosa, preocupado com a escassez monetria. b) por ocasio da Guerra do Paraguai, para financiar os enormes gastos decorrentes do conflito. c) logo aps a Independncia, destinando-se o primeiro emprstimo a indenizar Portugal pela perda da colnia. d) quando se implantaram os primeiros planos de valorizao do caf, a partir do convnio firmado em Taubat, em 1906. e) logo aps a Revoluo de 1930, a fim de se enfrentar o abalo financeiro resultante da crise de 1929. Resoluo A histria da divida externa brasileira tem sua origem logo aps a Independncia. Para ter sua emancipao reconhecida por Portugal, o Brasil pagou ex-metrpole 2 milhes de libras esterlinas, emprestadas pela Inglaterra. Aquele valor correspondia a parte da divida externa de Portugal para com a prpria Inglaterra (1,4 milho de libras) e a uma indenizao pela perda das propriedades de D. Joo VI no Brasil. Note-se que todas

34 e
No tocante economia aucareira do Brasil, ao longo do sculo XIX, podemos afirmar que a) praticamente desapareceu, pois o caf se tornou o produto quase exclusivo das exportaes. b) regrediu consideravelmente devido concorrncia norte-americana e introduo do acar de beterraba na Europa. c) conheceu um relativo renascimento, graas ao fim da explorao em grande escala de metais preciosos que drenava todos os recursos. d) ficou estagnada, acompanhando o baixo nvel das atividades econmicas em declnio, aps o fim da explorao de metais preciosos em grande escala. e) regrediu consideravelmente devido concorrncia antilhana e introduo de acar de beterraba na Europa. Resoluo Durante o sculo XIX, a economia aucareira, assim como todo o conjunto da lavoura tradicional brasileira (taba-

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

paulo

essas negociaes foram intermediadas pelos ingleses.

Sobre a constituio de 1891 no Brasil, podemos afirmar que foi a) parlamentarista e liberal. b) presidencialista e laica. c) centralizadora e liberal. d) positivista e laica. e) presidencialista e positivista. Resoluo A primeira Constituio Republicana no Brasil, promulgada em 1891, adotou o modelo presidencialista e federalista dos EUA. Ao separar a Igreja do Estado, e estabelecer a liberdade de cultos, a Constituio de 1891 caracterizou-se como presidencialista e laica (isto , sem vnculos com a Igreja).

40 d
Acerca da dcada de 1980 no Brasil, podemos afirmar, do ponto de vista econmico, que foi um perodo a) de grande expanso, embora fortemente perturbado pelas incertezas quanto consolidao da democracia. b) de forte desenvolvimento da indstria, ainda que no acompanhado por outros setores da economia. c) de recomposio da mo de obra [ sic, ausncia de hifens ], como resultado do declnio das migraes. d) de recesso das atividades econmicas, tanto que muitos o consideram uma dcada perdida. e) de ampla abertura ao capital estrangeiro, propiciando por essa via o aumento do produto interno bruto. Resoluo Devido crise do modelo econmico estabelecido pelos primeiros governos militares (notadamente o governo Mdici, durante o chamado Milagre Brasileiro) e ao enorme crescimento da dvida externa, muitos economistas e polticos passaram a se referir dcada de 1980 como a dcada perdida para a economia brasileira (o que abrange os governos Figueiredo e Sarney). Momentos significativos do perodo foram a quebra do sistema bancrio brasileiro no Exterior (1982) e os sucessivos planos econmicos do governo Sarney Cruzado I e II, Bresser e Vero podendo-se acrescentar-lhes o Plano Collor I, no incio de 1990.

38 e
A poltica internacional do regime Vargas, entre 19301945, pode ser definida como de: a) tentativa de formao de um pacto de aliana com os demais pases da Amrica Latina, visando a garantir a neutralidade da regio. b) apoio Alemanha, pelas afinidades do regime com o nazi-fascismo. c) aproximao com os Estados Unidos porque este pas era a potncia hegemnica nas Amricas. d) desinteresse pelas relaes internacionais, pois o Brasil buscava firmar o processo de industrializao, voltado para o mercado interno. e) oscilao entre a Alemanha e as naes democrticas at optar pelas ltimas. Resoluo O Estado Novo (1937-45) implantado por Getlio Vargas, por ter algumas caractersticas de cunho fascista, tendeu a aproximar-se da Alemanha Nazista. Entretanto, devido dependncia econmica em relao aos Estados Unidos, o Brasil permaneceu neutro no incio da Segunda Guerra Mundial, oscilando entre manifestaes de apoio ora ao Eixo, ora aos aliados. Entretanto, em 1942, crescentemente comprometido com os EUA, que financiariam a construo da Usina de Volta Redonda, o governo Vargas declarou guerra Alemanha, alegando estar reagindo ao torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemes.

39 d
A campanha eleitoral de Fernando Collor de Mello baseou-se, essencialmente, no tema da moralizao administrativa e poltica. Que outro candidato Presidncia da Repblica explorou, com preferncia, a mesma temtica? a) Eurico Gaspar Dutra. b) Fernando Henrique Cardoso. c) Tancredo Neves. d) Jnio Quadros. e) Getlio Vargas. Resoluo

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

paulo

37 b

O pseudo-moralismo da campanha eleitoral de Jnio Quadros encontra-se tambm na campanha de Fernando Collor de Mello, j que ambos se caracterizavam por uma retrica populista. O primeiro, com a campanha do tosto contra o milho, tinha a vassoura como smbolo do combate corrupo. O segundo destacou-se pelo combate aos marajs e aos velhos polticos e seus partidos. interessante lembrar que Jnio Quadros renunciou aps alguns meses de governo e Collor renunciou para no sofrer impeachment, em razo de vrios escndalos de corrupo envolvendo seu governo.

Biologia
61 b
Considere as seguintes informaes: I. A bactria Nitrosomonas europaea obtm a energia necessria a seu metabolismo a partir da reao de oxidao de amnia a nitrito. II. A bactria Escherichia coli obtm a energia necessria a seu metabolismo a partir da respirao aerbica ou da fermentao. III. A bactria Halobacterium halobium obtm a energia necessria a seu metabolismo a partir da luz captada por um pigmento chamado rodopsina bacteriana. Com base nessas informaes, Nitrosomonas europaea, Escherichia coli e Halobacterium halobium podem ser classificados, respectivamente, como organismos a) autotrficos; autotrficos; autotrficos. b) autotrficos; heterotrficos; autotrficos. c) autotrficos; autotrficos; heterotrficos. d) autotrficos; heterotrficos; heterotrficos. e) heterotrficos; autotrficos; heterotrficos. Resoluo A bactria Nitrosomonas europaea realiza quimiossntese, sendo portanto auttrofa. A Escherichia coli obtm energia atravs da respirao e fermentao, o que a caracteriza como hetertrofa. A Halobacterium halobium realiza fotossntese, podendo assim ser classificada como auttrofa.

63 a
Um cromossomo formado por uma longa molcula de DNA associada a protenas. Isso permite afirmar que o ncleo de uma clula somtica humana em A possui B molculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B? a) A = incio de intrfase (G1); B = 46. b) A = fim da intrfase (G2); B = 23. c) A = incio de mitose (prfase); B = 46. d) A = fim de mitose (telfase); B = 23. e) A = qualquer fase do ciclo celular; B = 92. Resoluo Durante a intrfase, intervalo entre divises celulares (mitose ou meiose), encontram-se no ncleo das clulas somticas 46 cromossomos (2n = 46).

64 d
Pontas de razes so utilizadas para o estudo dos cromossomos de plantas por apresentarem clulas a) com cromossos gigantes do tipo politnico. b) com grande nmero de mitocndrias. c) dotadas de nuclolos bem desenvolvidos. d) em diviso mittica. e) em processo de diferenciao. Resoluo As pontas das razes apresentam tecidos meristemticos cujas clulas multiplicam-se por mitoses, garantindo o crescimento.

62 d
Leia o texto a seguir, escrito por Jns Jacob Berzelius em 1828. Existem razes para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalticos nos lquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos qumicos reside no poder cataltico de seus tecidos. A previso de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o poder cataltico mencionado no texto deve-se a) aos cidos nuclicos. b) aos carboidratos. c) aos lipdios. d) s protenas. e) s vitaminas. Resoluo As enzimas so protenas produzidas pelos ribossomos por comando gentico. Toda enzima uma protena. Ela atua como catalisador orgnico, diminuindo a energia de ativao. As enzimas so indispensveis vida.

65 e
Est presente na clula bacteriana: a) aparelho de Golgi. b) carioteca. c) mitocndria. d) retculo endoplasmtico. e) ribossomo. Resoluo Bactrias so procariontes, portanto o nico organide citoplasmtico presente o ribossomo.

66 e
Nas grandes rvores, a seiva bruta sobe pelos vasos lenhosos, desde as razes at as folhas, a) bombeada por contraes rtmicas das paredes dos vasos. b) apenas por capilaridade. c) impulsionada pela presso positiva da raiz. d) por diferena de presso osmtica entre as clulas da raiz e as do caule.

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

e) sugada pelas folhas, que perdem gua por transpirao. Resoluo A seiva bruta circula, segundo a teoria de Dixon, da raiz at as folhas, atravs das clulas do xilema, numa coluna contnua e em estado de tenso. A fora propulsora, de acordo com essa teoria, a de suco das folhas gerada pela transpirao foliar.

A probabilidade de casamentos Aa x Aa 0,05 x 0,05 = 0,0025 ou 0,25%. Em 800 casais ser de 0,25% a chance de ocorrer casamentos Aa x Aa, ou seja, apenas 2 casamentos poderiam produzir crianas fenilcetonricas.

70 d
Uma maneira de se obter um clone de ovelha transferir o ncleo de uma clula somtica de uma ovelha adulta A para um vulo de uma outra ovelha B do qual foi previamente eliminado o ncleo. O embrio resultante implantado no tero de uma terceira ovelha C, onde origina um novo indivduo. Acerca do material gentico desse novo indivduo, pode-se afirmar que a) o DNA nuclear e o mitocondrial so iguais aos da ovelha A. b) o DNA nuclear e o mitocondrial so iguais aos da ovelha B. c) o DNA nuclear e o mitocondrial so iguais aos da ovelha C. d) o DNA nuclear igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial igual ao da ovelha B. e) o DNA nuclear igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial igual ao da ovelha C. Resoluo O DNA nuclear igual ao da ovelha A, porque ela foi a doadora do ncleo. O DNA mitocondrial igual ao da ovelha B, porque ela foi a doadora do citoplasma do vulo e a mitocndria uma organela citoplasmtica.

67 b
Uma planta apresenta as seguintes caractersticas: suas flores so verdes como as folhas, produz grande quantidade de gros de plen e apresenta estigma piloso. Essas caractersticas indicam que a polinizao nessa espcie de planta feita a) pela luz. b) pelo vento. c) por aves. d) por insetos. e) por mamferos. Resoluo Flores produtoras de grandes quantidades de plen e que apresentam estigmas do gineceu amplos e pilosos so polinizadas pelo vento, fenmeno conhecido por anemofilia.

68 e
O pinho, estrutura comestvel produzida por pinheiros da espcie Araucaria angustifolia, corresponde a que parte da planta? a) Cone (estrbilo) masculino repleto de plen. b) Cone (estrbilo) feminino antes da fecundao. c) Fruto simples sem pericarpo. d) Folha especializada no acmulo de substncias de reserva. e) Semente envolta por tegumento. Resoluo Araucaria angustifolia (pinheiro-do-Paran) uma representante do grupo gimnosperma. Essas plantas produzem flores e sementes e nunca produzem frutos. O pinho comestvel a semente desses vegetais.

71 d
Os antibiticos atuam contra os agentes causadores das seguintes doenas: a) tuberculose, coqueluche e hepatite. b) tuberculose, sfilis e gripe. c) ttano, sfilis e gripe. d) tuberculose, coqueluche e sfilis. e) coqueluche, sfilis e sarampo. Resoluo Tuberculose, coqueluche e sfilis so doenas causadas por bactrias e para todas as trs existe tratamento antibitico especfico.

69 a
A fenilcetonria uma doena com herana autossmica recessiva. Em certa comunidade europia, uma em cada 20 pessoas com fentipo normal heterozigtica quanto ao gene que determina a fenilcetonria. Em 800 casamentos ocorridos entre membros sadios dessa comunidade, qual o nmero esperado de casamentos com risco de gerar crianas fenilcetonricas? a) 2. b) 8. c) 16. d) 40. e) 80. Resoluo Freqncia de indivduos Aa na comunidade 1/20 ou 0,05.

72 c
Os platelmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (tnia) apresentam a) a espcie humana como hospedeiro intermedirio. b) um invertebrado como hospedeiro intermedirio. c) dois tipos de hospedeiro, um intermedirio e um definitivo. d) dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados. e) um nico tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado. Resoluo Os vermes achatados platelmintos apresentam, no seu ciclo reprodutivo, dois hospedeiros: o definitivo e o intermedirio, sendo, portanto, reconhecidos como digenticos.

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

73 d
O tipo de relao ecolgica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam plen e nctar a) comensalismo. b) competio. c) herbivorismo. d) mutualismo. e) parasitismo. Resoluo As abelhas coletam nctar e plen de flores de angiospermas, utilizados na produo de alimento (mel). Ao mesmo tempo, transportam os gros de plen de uma planta a outra (polinizao), garantindo a fecundao e a conseqente produo de sementes e frutos. A relao ecolgica vantajosa e indispensvel para ambas, constituindo um caso de mutualismo.

a) cidos, o que melhora a digesto dos ruminantes e o aproveitamento calrico da pastagem. b) dixido de carbono, o que aumenta a quantidade de carboidratos da pastagem. c) nitrognio, o que aumenta o valor protico da pastagem. d) sais minerais, o que aumenta a quantidade de carboidratos da pastagem. e) sdio, o que aumenta o valor calrico da pastagem. Resoluo O nitrognio um elemento qumico que ocorre nos aminocidos, unidades constituintes das molculas de protenas. Um solo rico em nitrognio permite que os produtores sintetizem elevada taxa protica que na cadeia alimentar transferida ao gado, aumentando o peso corpreo desses animais.

74 c
A maior parte do nitrognio que compe as molculas orgnicas ingressa nos ecossistemas pela ao de a) algas marinhas. b) animais. c) bactrias. d) fungos. e) plantas terrestres. Resoluo O nitrognio encontra-se principalmente sob a forma molecular (N2 gasoso) que no assimilvel pela maior parte dos seres vivos. Algumas bactrias so capazes de fixarem o nitrognio atmosfrico tornando-o assimilvel pelos vegetais e, conseqentemente, para os demais seres vivos. Ainda atravs da ao de bactrias decompositoras, o nitrognio presente na matria orgnica morta decomposto at nutrientes minerais nitrogenados, podendo ser reutilizados.

77 b
O hormnio ADH atua sobre os tbulos renais promovendo absoro de gua do filtrado glomerular. A deficincia na secreo desse hormnio faz com que a pessoa produza a) muita urina, com alta concentrao de excrees. b) muita urina, com baixa concentrao de excrees. c) pouca urina, com alta concentrao de excrees. d) pouca urina, com baixa concentrao de excrees. e) quantidade normal de urina, com alta concentrao de excrees. Resoluo Um indivduo com deficincia do ADH (hormnio antidiurtico) apresenta uma poliria (excesso de urina) e sede excessiva. Sua urina muito diluda, ou seja, apresenta elevada taxa de gua e baixa concentrao de excrees. Tratase da Diabetes inspida.

78 a 75 c
Que tipos de organismo devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha? a) Herbvoros e carnvoros. b) Herbvoros, carnvoros e decompositores. c) Produtores e decompositores. d) Produtores e herbvoros. e) Produtores, herbvoros e carnvoros. Resoluo A entrada de energia nos sistemas vivos realizada pelos produtores. Os decompositores degradam a matria orgnica morta de modo que os nutrientes possam ser reutilizados pelos produtores. Alm da sustentao do corpo, so funes dos ossos: a) armazenar clcio e fsforo; produzir hemcias e leuccitos. b) armazenar clcio e fsforo; produzir glicognio. c) armazenar glicognio; produzir hemcias e leuccitos. d) armazenar vitaminas; produzir hemcias e leuccitos. e) armazenar vitaminas; produzir protenas do plasma. Resoluo Os ossos so rgos que armazenam minerais (clcio e fsforo). A medula ssea vermelha apresenta tecido conjuntivo hematopotico mielide. Esse tecido produz hemcias, plaquetas e alguns tipos de leuccitos (ex.: neutrfilos, acidfilos e basfilos).

76 c
Uma certa raa de gado, quando criada em pastagens argentinas, apresenta ganho de peso corpreo relativamente maior, em mesmo perodo de tempo, do que quando criada no Brasil. A explicao para essa diferena que o solo argentino mais rico em

79 b
Dois animais, A e B, tm sistema circulatrio aberto. O sistema respiratrio de A traqueal, e o de B, branquial. Com base nessa descrio, escolha a alternativa correta.

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

a) A pode ser uma barata e B pode ser um peixe. b) A pode ser um gafanhoto e B pode ser um mexilho. c) A pode ser um caracol e B pode ser uma mariposa. d) A pode ser uma minhoca e B pode ser uma aranha. e) A pode ser uma aranha e B pode ser uma planria. Resoluo O animal A pode ser um inseto, exemplo gafanhoto, porque apresenta sistema circulatrio aberto e respirao traqueal. O animal B pode ser um mexilho, porque apresenta sistema circulatrio aberto e respirao branquial.

80 e
No curso da evoluo, os primeiros vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre foram a) os anfbios, cujos adultos respiravam por pulmes. b) as aves, que podiam voar por grandes distncias sobre os continentes. c) os mamferos marsupiais, cujos embries se desenvolviam em uma bolsa de pele na barriga da me. d) os mamferos placentrios, cujos embries se desenvolviam no tero materno. e) os rpteis, cujos ovos podiam desenvolver-se fora do ambiente aqutico. Resoluo Os rpteis foram os primeiros vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre, porque possuem, alm de outras adaptaes, ovo com: a) casca calcria; b) mnion; c) alantide. COMENTRIO Para um aluno bem preparado a prova de Biologia foi relativamente fcil, por abordar apenas conceitos fundamentais e at clssicos da Biologia. As questes, redigidas com enunciados claros, exigiam respostas imediatas e objetivas. Enfim, o nvel da prova foi condizente com a sua finalidade, ou seja, selecionar candidatos de vrias reas numa avaliao de conhecimentos gerais.

CURSO OBJETIVO

FUVEST 1998

Potrebbero piacerti anche