Sei sulla pagina 1di 14

1

Princpio do Contraditrio
Texto enviado ao JurisWay em 27/7/2008. Ruano Fernando Da Silva Leite: Servidor efetivo do Ministrio Pblico do Estado da Bahia; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

RESUMO Este trabalho representa uma reflexo sobre o princpio do contraditrio no que concerne sua aplicao constitucional, bem como o alargamento trazido pela Constituio de 88, dentro de uma tica que busca sempre a influncia necessria do devido processo legal.

1 INTRODUO A Constituio da Repblica do Brasil repleta de princpios que do fundamento e dinamicidade a todo embasamento terico do seu corpo normativo. No Artigo 5, so definidos princpios fundamentais de proteo e efetividade dos direitos inerentes aos cidados. Tem-se, pois, um novo Estado Democrtico de Direito no qual o bem-estar das pessoas elevado categoria primria de proteo integral e amparo do Direito Processual Constitucional. So positivados, por conseguinte, os princpios processuais no intuito de se fazer jus a tais direitos. Diante do modelo histrico e jurdico surge o Devido Processo Legal como meio inerente ao processo, dele se originando todos os demais princpios, face o seu carter mantenedor e garantidor de uma ordem social justa. Este princpio de origem na jurisprudncia anglo-saxnica faz-se presente em todos os outros de forma implcita e coerente. Dentre os princpios processuais fundamentais ao andamento e celeridade do processo destaca-se o Princpio do Contraditrio, insculpido no Art.5 inc. LV da Constituio Federal, como garantia aos cidados dos seus direitos e deveres e da previso legal de que o processo ocorrer de forma justa e eficaz. Alm de ser um princpio um direito que a parte tem de ser informada sobre os atos processuais e de se manifestar. Uma de suas maiores caractersticas valorar a igualdade, as provas, as argumentaes e oportunidades que as partes tm a oferecer. Conseqentemente, nesta dialtica em que uma parte se contrape outra na presena de um juzo far-se- a fundamentao de forma imparcial no processo.

No Brasil ele vem aos poucos surgindo de forma tcita e implcita nas primeiras Constituies, at se tornar, hoje, uns dos pilares preponderantes durante as fases processuais. Isso se deu a partir de uma valorao aplicada aos princpios de proteo tutela jurisdicional do homem, o que imprimiu uma preocupao no constituinte em especificar e positivar o contraditrio e demais princpios na Constituio Cidad de 1988. A proteo dos direitos individuais tomou, portanto, um novo rumo em direo sua efetivao e justia social. Destaca-se aqui, ainda, a importncia do Estado Democrtico de Direito, representado pelo juiz ou juzo, como mediador e garantidor de tais direitos sociais. O juiz assume para si, por meio de provas e contraprovas a motivao de proferir a melhor sentena possvel. O contraditrio lhe d essa possibilidade de convico, segurana e imparcialidade quanto sua deciso. Alguns pases por suas peculiares evolues histricas, pela sua tradio e formao jurdica tambm lanam mo desse princpio de diversas maneiras variadas de aplicao durante as fases processuais, de forma implcita ou explcita, adotando-se modelos distintos de se fazer valer o princpio do contraditrio. Mas quase sempre h a mesma finalidade: de proporcionar a melhor justia aos litigantes, de garantir uma fundamentao da sentena satisfatria e de que o juiz levando-se em conta o caso concreto agir com imparcialidade. Pode-se observar em todos os processos civis, penais e administrativos a presena constante deste princpio. Vrias jurisprudncias vm fundamentadas de acordo com seus preceitos elementares. Decises que percorrendo as instncias do Poder Judicirio so motivadas e respeitadas pelo direito que a parte tem em se defender, o contraditrio est diretamente vinculado s jurisprudncias. 2 DEVIDO PROCESO E CONTRADITRIO A Magna Carta vigente assegura a todos os cidados tanto o exerccio do direito de acesso ao Poder Judicirio, como o desenvolvimento processual de acordo com normas previamente estabelecidas (PORTANOVA, 2003, p. 145). Esta a garantia enunciada pelo princpio do devido processo legal.

O devido processo apresentou-se originalmente como a Law of the Land na Magna Carta de 1215. Em 1354, assumiu pela primeira vez o nome de devido processo na Statute of Westminster of the liberties of London, inspirando, a partir da, diversas constituies estaduais americanas at ter lugar na Constituio Federal de 1787. Contemporaneamente, o devido processo encontra-se, ainda que com outra denominao, em todas as constituies democrticas. O princpio to amplo e to significativo que legitima a jurisdio e se confunde com o prprio Estado de Direito. Assim, aplica-se tanto na jurisdio civil e penal, quanto nos procedimentos administrativos. (PORTANOVA, 2003, p. 146). Segundo Nery (1999, p. 34), o devido processo pode ser entendido, em sentido genrico, como a proteo ao trinmio vida-liberdadepropriedade. Ou seja, qualquer matria que se relacione com esse trinmio, tutelada pela clusula do due process of Law. A clusula do devido processo divide-se em duas espcies: o substancial (ou material); e o processual. Em sentido substancial, o devido processo encontra-se em todos os ramos do direito material, manifestando-se de forma a impedir abusos de poder governamental. A exigncia de legalidade dos atos administrativos um exemplo da incidncia do devido processo material. De igual modo, o legislador tem de respeitar o devido processo, criando leis que se ajustem ao interesse pblico. J em sentido processual, o nico que tem sido tratado pela doutrina brasileira, o devido processo legal diz respeito s garantias constitucionais que devem estar presentes no processo. Nesta acepo, alberga inmeros sub-princpios, por assim dizer; dentre os quais pode-se citar o princpio do juiz natural, da isonomia, da inafastabilidade do controle jurisdicional, do duplo grau de jurisdio, da proibio de prova ilcita, do contraditrio e da ampla defesa, entre outros. Em que pese essa noo do que seja o devido processo legal, mister se faz tratar diretamente acerca do princpio do contraditrio, que para alguns autores chega a ser inerente prpria noo de processo. Tal princpio era entendido apenas sob um prisma negativo, como o direito de manifestar-se contrariamente a qualquer ao da outra parte no processo.

Atualmente, entretanto, entende-se o contraditrio de maneira mais ampla, como a atuao positiva da parte em todos os passos do processo, influindo diretamente em quaisquer aspectos, sejam fatos, provas, pedidos da outra parte que sejam importantes para a deciso do conflito. Deixou de ser apenas um elemento para a dialtica do processo, para ser a participao efetiva da parte na totalidade do processo. Mais do que acolher as razes das partes, o contraditrio preocupa-se com o fato de estas influrem efetivamente no convencimento do juiz [...]. O processo civil cada vez mais se aproxima do processo penal na medida em que se preocupa tambm com a qualidade da defesa da parte. (PORTANOVA, 2003, p. 161). Nelson Nery Jr. (apud CAVALCANTI, 2001) afirma que o contraditrio a prpria exteriorizao da ampla defesa, pois a todo ato produzido pela acusao, caber igual direito da defesa de opor-selhe ou de dar-lhe a verso que melhor se apresente, ou, ainda, de fornecer uma interpretao jurdica diversa da que foi dada pelo autor". Em todos os trs tipos de processo, vale dizer conhecimento, cautelar e execuo, h incidncia do contraditrio. Embora haja maior dificuldade de visualizao nos processos de execuo, fato que gera grande discusso doutrinria, conforme ser tratado adiante, assegurado a sua aplicao tambm neste modelo de processo. Ressalte-se que o princpio do contraditrio no deve ser entendido com direcionamento somente s partes, visto que a participao do juiz, para garantir sua observncia, de suma importncia, fazendo-o valer nos atos de direo, de prova e de dilogo. 3 EVOLUO HISTRICA DO CONTRADITRIO NO BRASIL Esse princpio fora observado inicialmente nas Constituies criadas ao longo do tempo. No surge de imediato de forma explcita, mas, sim, paralelo s garantias e os direitos individuais institudos. Com a Declarao dos Direitos Universais do Homem, cada vez mais faz jus a aplicao de todos os princpios Constitucionais vigente em proteo ou defesa do cidado e da melhor justia.

Com a conquista da nossa autonomia poltica, em 1824 foi criada a primeira Constituio do Brasil Imprio, tendo como proposta organizar juridicamente o pas ento independente. No possua carter iluminista e liberal definidos como as demais originadas aps a Revoluo Francesa de 1789. Outrossim, defendia meramente os interesses portugueses. Todavia, tem-se notcia dos princpios Constitucionais do contraditrio e da ampla defesa de forma tcita e implcita consagrando apenas garantias individuais. Com a Constituio 1891 foi implementado o habeas corpus, sendo um avano nas garantias Constitucionais individuais e aplicao do princpio legal. Aps o Movimento Tenentista e a Revoluo de 30, em 1934 promulgou-se a nova Constituio, com algumas conquistas, dentre as garantias apresentadas, v.g., a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Alm disso, o mandado de segurana, protegendo os direitos dos cidados contra os atos da administrao pblica, tambm se fez presente. Observa-se aqui o devido processo legal necessrio ao instituir o mandado de segurana. Por conseguinte, o legislador manifesta o princpio do contraditrio e da ampla defesa de forma ainda tmida. Durante o Estado Novo em 1937, quase nada se construiu no meio jurdico brasileiro. Houve violaes de direitos sociais e uma Constituio a servio dos interesses sociais. Com a carta de 1946, esses direitos e garantias individuais recebem uma ateno especial. Ampliam-se as garantias processuais Constitucionais viabilizando o cidado ao acesso justia. Surge, ainda, o princpio da inafastabilidade do controle judicial importante para a consolidao do contraditrio. Logo aps Golpe de Estado, em 1967 foi promulgada a mais terrvel de todas as Constituies do pas. Cuida dos direitos e garantias dos cidados, mas no se efetiva de forma prtica e justa. Em 1969 institudo o AI-5 findando a Carta de 1967 e instaurando um regime Constitucional de terror e instabilidade judicial. Vale ressaltar que somente era garantido, nesta poca, o contraditrio no processo penal, a doutrina que, sob grave discusso, estendia esse direito ao processo civil e ao administrativo.

Por fim, com o rompimento e extino da ditadura promulgada a Constituio Cidad de 1988, vigente at os dias atuais. Define de forma clara em seu art. 5 os princpios do contraditrio e da ampla defesa e assegura tambm nos demais a proteo integral ao cidado viabilizando o acesso da parte ao judicirio. O contraditrio passou a ser garantido a qualquer tipo de processo, tanto judicial como administrativo. Todos os atos processuais so acompanhados pelas partes ou pela parte e presidido por um juiz competente. Diante de provas e contraprovas chega-se a um resultado final, imparcial e de respeito a todas as fases legais possveis. 4 A GARANTIA DO CONTRADITRIO NA CONSTITUIO DE 1988 Assim sendo, por certo, empenho dos mais importantes pesquisar o princpio do contraditrio na Constituio de 1988, haja vista todo o alargamento dado por esta ao conceito, de maneira nunca antes na histria constitucional brasileira. Isso se justifica pela importncia reconhecida e gravada nesta garantia que, fundamental justia, est [...] to intimamente ligado ao exerccio do poder, sempre influente sobre a esfera jurdica das pessoas, que a doutrina moderna, como j dito alhures, o considera inerente prpria noo de processo (CINTRA; GRINOVER; DINAMARCO, 2008, p.61). Assim tambm o esclio de Eugnio Pacelli Oliveira (2008, p.28): O contraditrio, portanto, junto ao princpio da ampla defesa, instituise como a pedra fundamental de todo processo e, particularmente, do processo penal. E assim porque, como clusula de garantia instituda para a proteo do cidado diante do aparato persecutrio penal, encontra-se solidamente encastelado no interesse pblico da realizao de um processo justo e eqitativo, nico caminho para a imposio da sano de natureza penal. Como cedio, nossa Carta Magna alterou toda uma ordem jurdica quando de sua aplicao, servindo como verdadeira peneira para normas arbitrrias e incoerentes com o conhecimento do Direito mais adequado, bem como ampliou satisfatoriamente o rol de garantias constitucionais.

Neste sentido, a Constituio em seu art. 5, LV expressamente determinou: Art. 5 (...) LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; Assim sendo, reflexo do devido processo legal, o contraditrio deve ser entendido mais do que o simples direito de a parte se pronunciar no desenvolvimento de uma discusso dialtica, mas em verdade, na precisa lio do mestre portugus Lebre de Freitas (apud CAVALCANTI, 2001): [...]como garantia de participao efetiva das partes no desenvolvimento de todo o litgio, mediante a possibilidade de, em plena igualdade, influrem em todos os elementos (factuais, provas, questes de direito) que se encontrem em ligao com o objecto da causa e que em qualquer fase do processo apaream como potencialmente relevantes para a deciso. Nesta acepo mais geral, apreendida a bilateralidade do processo para nela incluir o princpio da par conditio, que o juiz somar as parcialidades das partes, representadas pela tese e pela anttese para corporificar a sntese em um processo dialtico. Aprofundando ainda mais a anlise constitucional deste princpio, este pode ser entendido sob dois enfoques: um jurdico e um poltico. Quanto ao primeiro critrio deve-se entender como a necessria cincia bilateral dos atos e fatos processuais contrariveis para que os sujeitos possam se manifestar de acordo com a mais ampla defesa. Aqui a citao do ru um exemplo da garantia. J na seara do critrio poltico, este pode ser entendido como nas palavras de Cmara (2006, p.53), que ensina ser uma garantia poltica conferida s partes do processo. Atravs do contraditrio se assegura a legitimidade do exerccio do poder, o que se consegue pela participao dos interessados na formao do provimento jurisdicional. Faz-se mister, ainda, esclarecer a envergadura que a Constituio confiou ao contraditrio, como esclarece Portanova (2003, p.163): Pode-se dizer que o princpio do contraditrio comea antes da citao e no termina depois da sentena. Ademais, aplica-se mesmo a processos no punitivos ou de direitos disponveis.

Tratando-se de direitos disponveis (demanda entre maiores, capazes, sem relevncia para a ordem pblica), no deixa de haver o pleno funcionamento do contraditrio ainda que a contrariedade no se efetive. o caso do ru em processo civil que, citado em pessoa, fica revel (CINTRA; GRINOVER; DINAMARCO, 2008, p.62). Em se tratando, outrossim, de direitos indisponveis, a ausncia ou uma menor efetividade do princpio ser capaz de obrigar a nomeao de um defensor para que o cumpra, ou na pior das hipteses, de anular o processo. Na mesma direo, previsto pela Lei Fundamental, a todos aqueles que tiverem pretenso em qualquer processo deve-se garantir o contraditrio em seu favor incluindo-se, aqui, tanto a pessoa fsica como pessoa jurdica. De muita perspiccia, assim, o esclio do Prof. Nelson Nery ( apud CAVALCANTI, 2001), asseverando que [...] essa garantia pode ser invocada por pessoa fsica ou jurdica, na defesa no s da igualdade processual, mas tambm na defesa dos direitos fundamentais de cidadania, religio, liberdade sexual, etc.. Do mesmo modo, devido elevada instncia do princpio, qual seja, do nvel constitucional, e como corolrio lgico, imposto ser ao juiz o dever de se fazer observar em todas as suas extenses a garantia do contraditrio, principalmente quando da direo do processo, ou do que se disser respeito s provas, ou do prprio debate. Pode-se dizer, contudo, que a maior contribuio trazida pela Constituio Federal de 88 foi ampliao expressa do mbito do contraditrio. Motivo de grande discusso doutrinria, o sentido literal da garantia do contraditrio restringia-se, na apreenso do contedo histrico constitucional brasileiro, apenas ao Direito Penal. O prof. Uadi Lammgo Bulos (apud CAVALCANTI, 2001) foi prdigo em dizer que a partir de 1988, a inovao foi profunda e muito significativa, porque ampliou a abrangncia do contraditrio. Agora ele abarca, alm do processo penal, o civil e o administrativo. No intuito de garantir aos litigantes uma igualdade material, o direito de ao e de extremar a possibilidade de defesa, o princpio constitucional do contraditrio se faz presente, hoje, com toda fora. Mas outras questes devem ser analisadas mais detidamente sob o prisma deste imperativo constitucional, embora no se pretenda esgotar o assunto.

Uma delas a concernente influncia do contraditrio no inqurito policial. Faz-se imperativo lembrar inicialmente que se trata de uma garantia constitucional e sem obstar o fato de que o inqurito mero procedimento administrativo que visa colheita de provas sobre o fato, quando do indiciamento certamente haver um conflito de interesses, e, assim, sendo, o princpio dever ser aplicado, sob pena de no ser til a fundamentao aferida. Assim a opinio de Cintra, Grinover e Dinamarco (2008, p.63) que esclarece: Por isso, se no houver contraditrio, os elementos probatrios do inqurito no podero ser aproveitados no processo, salvo quando se tratar de provas antecipadas, de natureza cautelar (como o exame de corpo de delito), em que o contraditrio diferido. Em relao, agora, s liminares que aparentemente afastam o contraditrio, acertado o entendimento de que este no resta sem aplicao, haja vista alm da necessidade de tais excees em raes de urgncia e interesse pblico o fato de que posteriormente ser comunicado da deciso liminar e se o demandado tiver conhecimento do processo antes da deciso do juiz poder desenvolver a atividade processual plena (PORTANOVA, 2003, p. 162). Embora seja pacfico que o princpio supracitado ocorre nos processos de conhecimento e cautelar, h controvrsias quanto a sua aplicao no processo de execuo. Acertada, porm, ensina o professor Nery (apud CAVALCANTI, 2001) que possvel notar sua existncia no direito de nomeao de bens penhora, interposio de recursos e outros atos cuja prtica a lei confere ao devedor". O ensinamento de Cmara ( 2006, p. 52) pertinente para tornar ainda mais clara a incidncia do contraditrio nos processos de execuo: certo que no processo de execuo o juiz no chamado a prover o mrito da causa, no havendo nesse tipo de processo julgamento da pretenso do demandante ou declarao da existncia do crdito exigido. Ocorre, porm, que no processo de execuo o juiz chamado, a todo momento, a proferir decises quanto a questes como as referentes presena das condies da ao e dos pressupostos processuais, ou dos requisitos necessrios para a prtica dos atos executivos. Nesse mesmo sentido, Portanova (2003, p. 163) exemplifica:

10

Tambm no processo de execuo o devedor tem o direito de receber as informaes necessrias e de apresentar razes de fundo (como exceo de pr-executividade) e de forma (como impugnao ao valor da avaliao), que so frutos do seu direito ao contraditrio. Como aplicao prtica, unssono o entendimento jurisprudencial dos tribunais brasileiros que em larga quantidade de decises tm reforado, por seus reflexos, to importante princpio processual, e.g., quando garantem o exerccio em plenitude do defensor, sem a ocorrncia de quaisquer restries ou obstculos criados pelo estado; quando garantem a necessidade do prvio conhecimento do processo, etc. 5 DIREITO COMPARADO Em verdade, o princpio do contraditrio, como um dos instrumentos e garantias utilizados pelas partes no processo, encontra algumas formas e aplicaes em pases diversos. H sistemas em que o contraditrio empregado dentre os diversos modos de proceder no ato processual. O direito pela sua amplitude terica e principiolgica possibilita a diversidade de aplicao e utilizao das suas garantias Constitucionais. Tambm leva-se em conta a histria e as tradies de cada pas durante sua formao estatal e judiciria. Na Tradio Anglo-Americana, adotou-se o Sistema Adversarial no qual a iniciativa do perodo probatrio incumbe preponderantemente s partes. Exercendo o juiz apenas a funo de mero expectador, entende-se que o melhor caminho para se alcanar a verdade a contraposio das verses entre as partes em que, atravs do cross examination, as partes formulam suas questes diretamente s testemunhas. Neste sistema o perito ouvido como testemunha da parte, sujeitando-se a todas as regas aplicveis a elas. Segundo Gomes Filho, (1997, p.140 e 141) a tcnica do exame cruzado, apesar das crticas recebidas por solapar as testemunhas, representa a mais ntida afirmao da garantia do contraditrio em matria probatria. Diante das provas obtidas nas fases preliminares, somente as que passaram por um controle do contraditrio que so levadas ao conhecimento do jri.

11

J no Sistema Misto Continental, h uma fase inicial secreta e escrita de competncia exclusiva de um juiz instrutor em que no h a participao da defesa e do contraditrio. Posteriormente ocorre um julgamento pblico e oral onde a defesa participa contestando, certamente em desvantagem por no participar da etapa preliminar, o que fora apurado na fase anterior. Esse sistema permite a incluso de provas na fase de julgamento. A acusao pode at mesmo reservar provas obtidas na primeira fase e reav-las no momento decisivo. Esse modelo adotado pelo Cdigo de Instruo Criminal Francs evidenciando-se de forma clara as restries ao pleno direito e exerccio do contraditrio. Destaca-se, tambm, o Sistema Acusatrio, que se faz presente em nosso ordenamento jurdico, no qual h uma aplicao do contraditrio em todos os atos probatrios. assegurado constantemente s partes o direito s provas, todas as atividades instrutoras em geral e a imparcialidade do juiz diante de seu convencimento a partir dos atos probatrios firmados. O juiz participa diretamente presidindo a coleta de todas as provas obtidas e motiva sua deciso com imparcialidade e promoo do contraditrio. Alm de ser um princpio um direito que a parte tem de ser informada sobre os atos processuais e de se manifestar. Observa-se a igualdade de oportunidade entre as partes de apresentar argumentos e provas e de contradiz-las em presena de um juzo. Firmando um procedimento dialtico entre as partes que dar fundamento ao processo e a sentena proferida pelo juiz. 6 JURISPRUDNCIAS Diante do exposto, acena a jurisprudncia do STF: HC 86260/CE - CEAR HABEAS CORPUS Relator(a): Min. CEZAR PELUSO Julgamento: 27/05/2008 rgo Julgador: Segunda Turma Pacte.(s): Crnelius Owudili eeokeke Impte.(s): Lus Carlos Alencar de Bessa Coator(a/s)(es): Superior Tribunal de Justia Ementa: AO
PENAL. TRFICO DE ENTORPECENTES. ADVOGADO CONSTITUDO NO INQURITO POLICIAL, COM PODERES EXPRESSOS PARA ATUAR DURANTE A INSTRUO CRIMINAL. AUSNCIA DE INTIMAO PARA OS ATOS PROCESSUAIS. CERCEAMENTO DE DEFESA. CARACTERIZAO. DIREITO DE ESCOLHA DE DEFENSOR DE SUA CONFIANA. VIOLAO. OFENSA AO

12

PRINCPIO DO CONTRADITRIO E DA AMPLA DEFESA. NULIDADE PRONUNCIADA. HC CONCEDIDO PARA ESSE FIM. APLICAO DO ART. 5, LV, DA CF. DESDE O RECEBIMENTO DA DENNCIA, NULO O PROCESSO EM QUE, DOS ATOS PROCESSUAIS, NO FOI INTIMADO O PATRONO CONSTITUDO PELO RU, MAS DEFENSOR PBLICO QUE O JUZO LHE NOMEOU.

Em consonncia com nossos tribunais, no difcil, portanto, reconhecer o princpio do contraditrio como um dos mais importantes no processo acusatrio, garantia constitucional que assegura a ampla defesa do acusado, conforme expresso inclusive na Carta Maior (art. 5, LV). Quando da aplicao deste princpio, o acusado deve gozar do direito de defesa sem restries repita-se, sem restries em todo processo, de forma a assegurar a igualdade das partes. Como j apregoava Mendes De Almeida (1973, p. 86-7), abordando o princpio do contraditrio no processo penal: "A verdade atingida pela justia pblica no pode e no deve valer em juzo sem que haja oportunidade de defesa ao indiciado. Assim, no se pode mais conceber o contraditrio de maneira meramente formal, como simples requisito tcnico de carter no essencial, mas sim, o compreender como sendo realmente imprescindvel para um processo justo. O dilogo judicial conquista dessa forma, lugar de destaque na formao do juzo, elevando a colaborao e cooperao das partes com o rgo judicial e deste com as partes, consoante as regras formais do processo. O Tribunal de Justia do Estado da Bahia tambm fez valer o valioso princpio: Ementa: RECURSO. CIVIL. PROCESSO CIVIL. AUSNCIA DO PREPOSTO DA R
AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO. REVELIA DECRETADA. AUSNCIA JUSTIFICADA. MOVIMENTO GREVISTA DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIRIO DO ESTADO BAHIA. MOTIVO RELEVANTE. CERCEAMENTO DE DEFESA CONFIGURADO. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. SENTENA CASSADA. PROCESSO N 31372-6/2005 Cvel Relator(a): JUIZ(A) MOACIR REIS FERNANDES FILHO. rgo Julgador: SEGUNDA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS E CRIMINAIS Juizado: JUIZADO ESPECIAL CVEL DE DEFESA DO CONSUMIDOR Deciso: PROVIMENTO DO RECURSO Tipo de Deciso: UNNIME RECORRENTE: BIMBO DO BRASIL LTDA ADVOGADO(A) : DR.(a) JENNER AUGUSTO DA SILVEIRA RECORRIDO: KRUSCHEWSKY PEDRO AMRICO VALADARES ME ADVOGADO (A): DR. MAURICIO ALEXANDRINO ARAUJO SOUZA Data Julgamento: 04/12/2007

E tambm:

13

Ementa:

RECURSO INOMINADO. AO INDENIZATRIA, EM QUE O AUTOR BUSCA O CUMPRIMENTO CONTRATUAL DE COBERTURA DE INVALIDEZ PERMANENTE. COMPROVAO CABAL, ATRAVS DE LAUDO PERICIAL, DE QUE A DOENA QUE ACOMETEU O AUTOR D ENSEJO COBERTURA SECURITRIA INDIGITADA. SENTENA REFORMADA. JULGAMENTO PROCEDENTE DO PEDIDO. CONDENAO DA R A PAGAR A INDENIZAO DE CINCO MIL REAIS, DEVIDAMENTE CORRIGIDA E SOB A INCIDNCIA DE JUROS DE 1%, A PARTIR DA CITAO. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. PROCESSO N 2326/2003 Cvel Julgador: QUINTA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS E CRIMINAIS Juizado: JUIZADO ESPECIAL CIVEL DE CAUSAS COMUNS Deciso: PROVIMENTO DO RECURSO Tipo de Deciso: UNNIME RECORRENTE:RONALDO RIBEIRO DE MACEDO ADVOGADO(A): DR.(a) ALEXANDRE COSTA DE QUEIROZ RECORRIDO:COMPANHIA DE SEGUROS PREVIDENCIA DO SUL ADVOGADO (A):DR.(A) IVAN HOLANDA FARIAS Data Julgamento: 02/04/2008

7 CONCLUSO Ficou demonstrado, desta maneira, que a Lex Fundamentalis do Brasil, datada de 5 de outubro de 1988, resgatou ao pas a Democracia, a qual havia sido expulsa por ocasio do imprio da ditadura militar que assombrou o territrio nacional por mais de vinte anos. As Constituies passadas, em sua maioria, referiram-se aos princpios garantidores dos direitos individuais do cidado, porm no de forma to ampla como na Constituio de 1988, conhecida como Constituio Cidad. Conforme explicitado anteriormente, somente nesta o contraditrio estendeu-se para os processos civis e administrativos em geral. Com a exposio de alguns julgados pelos Tribunais ptrios, observamos quo desgastante o processo da garantia constitucional do contraditrio. Em suma, o princpio do contraditrio manifestao Estado Democrtico de Direito. Ao se assegurar o princpio contraditrio assegura-se tambm o direito de ao e o direito defesa, prerrogativas de todo cidado, indispensveis para desenvolvimento da sociedade de forma ampla e efetiva. do do de o

14

O princpio do contraditrio como sinnimo de dilogo judicial corresponde a uma verdadeira garantia de democratizao do processo, impedindo que o poder do rgo judicial seja utilizado tal como mecanismos opressores e autoritrios que s serviram at hoje para impossibilitar que a efetividade ocorra de forma plena. Conclui-se, portanto, que no se deve desanimar, nem to pouco, desistir de lutar por um Estado de Direito Pleno, por uma Democracia viva e atuante, refletindo em seu povo os anseios de uma sociedade madura, consciente e cobradora de seus direitos. A lei no deve privilegiar ou perseguir, mas buscar regular a vida em sociedade de forma equnime. s partes deve ser assegurado o direito de participao no processo mediante a utilizao de todos os meios e armas permitidas pelo direito, objetivando o convencimento do magistrado. Este, por sua vez, deve ter a liberdade possvel e necessria para proferir um julgamento favorvel a quem realmente possua o direito em questo.
REFERNCIAS ALMEIDA, J. C. M. de. Princpios Fundamentais do Processo Penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1973, p. 86-7. Brasil. Constituio (1988). Biblioteca jurdica, So Paulo, v. 1, 322 p. CMARA, A. F. Lies de Direito Processual Civil. 14 ed. Rio de Janeiro RJ: Lmen Juris, 2006. p. 546 CAVALCANTI, B. N. B. A Garantia constitucional do contraditrio . Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 51, out. 2001. Disponvel em: . Acesso em: 14 jun. 2008. CINTRA, A.C.A.; GRINOVER, A.P.; DINAMARCO, C. R. Teoria Geral do Processo. 4.ed. So Paulo-SP: Malheiros, 2008. p.471. FILHO, A. M. G.Prova e contraditrio. In Direito prova no processo penal. So Paulo: RT, 1997. PACELLI, E. O. Curso de Processo Penal. 9 ed. Rio de Janeiro RJ: Lmen Juris, 2008. p. 764

Potrebbero piacerti anche