Sei sulla pagina 1di 16

Controles para Refrigerao e Ar Condicionado

Manual
Controlador de temperatura

EKC 201 e EKC 301

ADAP-KOOL Sistema de controle de refrigerao

REFRIGERAO E AR CONDICIONADO

Introduo
Aplicao O controlador EKC um termostato eletrnico, ao qual foram integradas algumas funes especficas de refrigerao de tal forma que ele substitui tanto os termostatos como os timers de degelo. O controlador EKC foi projetado especialmente para aplicaes em refrigerao, mas pode ser usado para outras formas de controle onde for possvel. O controlador EKC possui diferentes verses, cada uma com funes adicionais especficas, do mais simples com apenas um rel at as verses mais avanadas com trs rels. Alm disso, todas as verses esto disponveis com uma funo de alarme, acrescentando um rel ao nmero de rels j includos. (Esta funo de alarme sempre opcional) Os rels so usados para controlar / acionar: o compressor ou vlvula solenide o ventilador o degelo (Eltrico ou a Gs Quente) alarmes Uma das conexes para o controlador uma entrada digital. Esta entrada digital registra a posio de um rel conectado e, dependendo das funes que voc queira usar, trabalhar da seguinte forma: ativar um alarme de porta, se esta porta fica aberta por mais tempo que o permitido iniciar o degelo ou transmitir o sinal para a comunicao de dados Acessrios O controlador pode ser expandido por um mdulo de insero opcional, se a aplicao exigir. O controlador j vem preparado com plugue e terminais, portanto, voc precisa apenas encaixar o mdulo (de tempo real ou comunicao) no lugar.

Se voc quiser mudar o degelo peridico, de maneira que ele seja executado em horrios especficos do dia, poder ser inserido um mdulo de tempo real (RTC). Com o RTC voc pode configurar at seis ciclos de degelo por dia. O mdulo est equipado com bateria para backup da configurao (Tipo= EKA 172) Se voc quiser executar a operao a partir de um PC, deve ser instalado um mdulo de comunicao de dados no controlador. Existem dois tipos de mdulos de insero para a comunicao de dados so mdulos LON com interface FFT10 ou interface RS485.

Vantagens dos EKCs: Um nico controlador eletrnico capaz de substituir vrios controladores convencionais e temporizadores (timers) de degelo Montagem em painis com recorte nas dimenses standards de mercado (71 mm x 29 mm) Temperaturas, horrios, condies operacionais, cdigos de parmetros e cdigos de alarmes e falhas podem ser visualizados no display Trs LEDs indicam a condio atual do sistema: refrigerao degelo ventilao Fcil de restabelecer as configuraes de fbrica Em caso de funo de erro, o parmetro de erro pode ser visualizado Todos os alarmes so indicados pelos trs LEDs emitindo luz intermitente ao mesmo tempo Fcil de instalar comunicao de dados em rede, posteriormente, conectando um mdulo opcional

Para EKC 201

Para EKC 301

Para EKC 201

Para EKC 301

EKC 201/EKC 301

Viso geral das aplicaes do controlador


Funo 1 Controle de temperatura ambiente por vlvula solenide (pump down) ou partida/parada do compressor Degelo natural Degelo eltrico ou a gs quente, com final de degelo por temperatura Degelo eltrico ou a gs quente, com final de degelo por tempo Controle do motor do ventilador
Aplicao n 1 : (Refrigerao)

N de Aplicao 2 3 4

Exemplo: O controlador para a aplicao n 3 preenche os requisitos para:


controle de temperatura (termostato), por acionamento da

vlvula solenide (pump down) ou partida/parada do compressor degelo com tempo controlado, usando gs quente ou resistncia eltrica controle do motor do ventilador

Esta aplicao tpica para controladores de temperatura em expositores e cmaras para resfriados. O degelo neste caso sempre feito de forma natural, programando-se os intervalos e o tempo de desligamento da refrigerao (vlvula solenide ou compressor).

Controle de temperatura por vlvula solenide (pump down). Degelo natural com fechamento de vlvula

Controle de temperatura por partida / parada do compressor Degelo natural por parada do compressor.

Aplicao n 2 : (Refrigerao - Degelo)

Controle de temperatura por vlvula solenide (pump down). Degelo eltrico com final de degelo por temperatura.

Controle de temperatura por vlvula solenide (pump down). Degelo a gs quente com final de degelo por temperatura.

Controle de temperatura por partida / parada do compressor. Degelo eltrico com final de degelo por temperatura.

Aplicao n 3 : (Refrigerao - Degelo - Vendedor)

Controle de temperatura por vlvula solenide (pump down). Controle de Ventilador do evaporador. Degelo eltrico com final de degelo por tempo.

Controle de temperatura por vlvula solenide (pump down). Controle do ventilador do evaporador . Degelo a gs quente com final de degelo por tempo.

Controle de temperatura por partida / parada do compressor. Controle do ventilador do evaporador. Degelo eltrico com final de degelo por tempo.

Aplicao n 4 : (Refrigerao + Degelo + Vendedor)

Controle de temperatura por vlvula solenide (pump down). Controle do ventilador do evaporador. Degelo eltrico com final de degelo por temperatura.

Controle de temperatura por vlvula solenide (pump-down). Controle do ventilador do evaporador. Degelo a gs quente com final de degelo por temperatura.

Controle de temperatura por partida / parada do compressor. Controle do ventilador do evaporador. Degelo eltrico com final de degelo por temperatura.

EKC 201/EKC 301

Apresentao das Funes


Funes
Funo de termostato Referncia O termostato regula com base no valor ajustado ou referncia (set-point). A alterao do valor ajustado pode ser limitada atravs dos ajustes de r02 e r03. Diferencial Quando a temperatura for maior que o valor de setpoint + o diferencial ajustado, o rel do compressor ser ligado. Este rel ser desligado novamente, quando a temperatura cair para o valor de setpoint. Limitao do ajuste de setpoint A faixa de ajustes do controlador pode ser limitada, de forma que valores muito elevados ou muito baixos no podem ser ajustados acidentalmente, evitando danos resultantes. Com esta limitao, a referncia pode ser ajustada somente entre esses dois valores limites r02 e r03. Para evitar um ajuste muito elevado de setpoint, o valor referencial mximo permitido deve ser estabelecido. Para evitar um ajuste muito baixo de setpoint, o valor referencial mnimo permitido deve ser estabelecido. Correo do display de temperatura (Calibrao do Sensor) Se as temperaturas no sensor do ambiente e no controlador no estiverem idnticas, pode ser efetuado um ajuste (calibrao) da temperatura lida pelo controlador. Esta funo usada quando cabos excessivamente longos do sensor obrigam a uma correo. Unidade de temperatura Aqui feito o ajuste que define se o controlador deve exibir os valores de temperatura em C ou F. Ajustes de alarmes O controlador pode emitir alarmes em diferentes situaes. Quando houver um alarme, todos os LEDs do controlador piscam ao mesmo tempo. Se o controlador estiver equipado com um rel de alarme, este ser tambm ativado. Desvio superior de alarme Aqui voc ajusta o valor de temperatura alta, quando o alarme deve ser ativado. O valor ajustado em K. O alarme ser ativado quando a temperatura exceder o ajuste de setpoint + diferencial + Desvio superior de alarme. Desvio inferior de alarme Aqui voc ajusta o valor de temperatura baixa, quando o alarme deve ser ativado. O valor ajustado em K. O alarme ser ativado quando a temperatura cair abaixo do ajuste de setpoint menos desvio inferior de alarme Retardo no alarme de temperatura Se um dos valores limite for ultrapassado, se iniciar uma funo de temporizador. O alarme torna-se visvel somente quando este retardo ajustado de tempo tiver se esgotado. O retardo de alarme ajustado em minutos. Retardo no alarme de porta Se a entrada digital for usada para a funo de monitoramento da porta (vide definio na seo Diversos), um alarme ser ativado somente depois de um determinado tempo de retardo com a porta aberta. Este retardo tambm ajustado em minutos. A01 Desvio superior r02 r03 r04 Lim. mx. temp. SP Lim. mn. temp. SP Calibrao temp. -

Parmetro

Operao via comunicao de dados


Termostato Valor ajustado de temperatura

r01

Diferencial
Setpoint+Diferecial

Sepoint
Rel ON Rel OFF

r05

Unidade de temp. C = 0 (somente C no AKM, independentemente do ajuste) Ajustes de alarmes

A02

Desvio inferior

A03

Retardo no alarme temp.

A04

Retardo no alarme porta

Reset alarme Esta funo restabelece todos os alarmes quando ajustado na posio LIGADO. Stat alarme/rel Aqui exibido o status dos alarmes. Se houver rel de alarme pode-se for-lo no modo controle manual

EKC 201/EKC 301

Funo do compressor O rel do compressor / solenide trabalha em funo da temperatura. Se o termostado pede refrigerao, o rel do compressor/ solenide ser ligado. Tempo de funcionamento Para evitar operaes repetidas de partidas e parada, podem ser ajustados valores para determinar o tempo de operao do compressor uma vez que ele foi acionado. E tambm por quanto tempo ele deve ficar desligado a cada vez que parar. Siga as orientaes do fabricante do compressor. Tempo mnimo LIGADO (em min.) Tempo mnimo DESLIGADO (em min.) Acionamento de segurana em funo de eventual erro do sensor Caso o sensor do ambiente estiver com defeito (entrou em curto circuito ou foi desligado), o controlador iniciar uma freqncia de regulagem do compressor, ao mesmo tempo em que um alarme acionado para informar o erro do sensor. Se o controlador tiver operado por tanto tempo que o rel do compressor foi desligado 72 vezes, o controlador memoriza os diversos tempos de LIGADO / DESLIGADO do rel do compressor. A regulagem continuar ento com o intervalo mdio armazenado de LIGADO / DESLIGADO. No entanto, se o controlador no completou os 72 perodos ou ciclos, a regulagem assumir um ciclo de 20 minutos. Durante este intervalo, o compressor ser acionado e parado com o ajuste percentual c03. Um ajuste de, por exemplo 40% desligar o rel por 8 dos 20 minutos. Desliga o compressor quando a porta estiver aberta? Se uma entrada digital for usada para a funo de monitoramento da porta (vide definio da seo Diversos), o compressor pode ser parado quando a porta for aberta. Com o ajuste em SIM (LIGADO), o compressor ser desligado sempre que algum abrir a porta. c01 c02 c03

Compressor

Tempo mn. LIGADO Tempo mn. DESLIGADO Freqncia ligao

c04

Compressor desl porta aberta

Rel do compressor. Aqui exibido o status do rel, ou voc pode efetuar o controle forado da sada no modo controle manual Degelo O controlador possui um temporizador interno, de maneira que o degelo pode se iniciar periodicamente, p.ex., a cada oito horas. Se o degelo for efetuado em certos horrios do dia, o ajuste deve ser feito para que se enquadre nessa seqncia. Mas o controlador pode ser equipado tambm com um mdulo contendo um relgio de tempo real. Se houver esse mdulo instalado, o degelo pode ser iniciado em horrios fixos predeterminados do dia. Em controladores com rel para degelo, voc pode selecionar se o degelo ser eltrico ou a gs quente. O degelo pode ser terminado com base no tempo, ou um sensor de temperatura pode ser instalado no evaporador a fim de terminar o degelo ao atingir um determinado valor de temperatura. Mtodo de degelo Aqui voc seleciona se o degelo deve ser eltrico ou a gs quente. Durante o degelo, o rel de degelo acionado .O ajuste exerce influncia sobre a funo do rel do compressor durante o degelo. Se for usado ELTRICO, o rel do compressor no ser ativado, mas se GS for usado, o rel do compressor ser ligado durante o degelo. Temperatura de fim de degelo Se houver um sensor para degelo instalado no evaporador, o degelo pode ser terminado ao atingir uma determinada temperatura de fim de degelo. O valor da temperatura ajustado em d02. Se no houver um sensor para degelo instalado, o degelo ser finalizado com base no tempo. Intervalos entre incios de degelo Ajuste o intervalo em horas *entre cada incio de degelo. Se o controlador for equipado com o mdulo de tempo real (RTC) deixe o d03 na posio OFF (Desligado). Se for utilizada a opo de iniciar o degelo atravs da entrada digital DI tambm preciso configurar d03 na posio OFF. *Por ex. p/ 4 degelos por dia (24h) ajuste d03 em 6 (horas). d01 Mtodo degelo EL=0 Degelo

d02

Temp. fim de degelo

d03

Intervalo degelo

EKC 201/EKC 301

Durao mxima do degelo Se voc escolheu a opo de parar o degelo com base na temperatura, esse ajuste representa um perodo de segurana no qual o degelo ser terminado, caso a parada por temperatura ainda no tenha ocorrido. Se voc selecionou a parada com base no tempo, esta configurao ser o tempo de degelo. Escalonamento de tempo para ligao de degelo durante o incio de operao Esta funo somente relevante se voc tiver vrios equipamentos ou grupos de refrigerao para os quais voc queira o degelo escalonado. A funo tambm relevante somente se voc selecionou o degelo com incio em intervalo (d03). Esta funo atrasa o degelo por um nmero determinado de minutos, mas somente para o primeiro degelo depois de ter energizado o controlador, desta forma escalonando os degelos de cada linha ou grupo. Tempo de gotejamento, escoamento ou drip down Aqui voc ajusta o tempo a percorrer, do fim do degelo at o compressor voltar a operar. (O tempo em que a gua goteja do evaporador). Retardo no acionamento do ventilador aps o degelo Aqui voc ajusta o tempo a percorrer desde o incio da operao do compressor aps um degelo at o ventilador poder reiniciar o funcionamento. (O tempo em que o evaporador esfria). Temperatura de acionamento do ventilador O ventilador pode ser acionado um pouco antes do que foi mencionado no item Retardo no acionamento do ventilador aps degelo, se o sensor do degelo registrar uma temperatura abaixo de d08. Voc pode ajustar em d08 a temperatura abaixo da qual o ventilador pode ser re-acionado. Acionamento do ventilador durante o degelo Aqui voc pode escolher se o ventilador dever ser acionado ou no durante o degelo. Sensor de degelo Aqui voc pode configurar se foi instalado um sensor de degelo. Retardo no alarme de temperatura aps o degelo Durante e imediatamente aps o degelo, a temperatura normalmente ser muito alta e para no gerar o alarme de temperatura alta pode-se suprimir os alarmes aps o degelo pelo tempo d11 (em minutos).

d04

Tempo mx. degelo

d05

Escalonamento de tempo

d06

Tempo de gotejamento

d07

Retardo no acionamento do ventilador

d08

Temp. acionamento ventilador

d09

Ventilador durante degelo

d10 d11

Sensor de degelo Atraso alarme degelo

Atraso do display aps a parada de degelo d12 Durante e imediatamente aps o degelo, a temperatura excessivamente alta. A exibio desta temperatura alta cancelada durante o degelo e pode ser suprimida imediatamente aps o degelo. Em d12 voc ajusta por quanto tempo o visor ficar congelado aps o degelo. Durante e imediatamente aps o degelo, o display exibir a temperatura medida imediatamente antes do incio do degelo. Degelo ao energizar? Aqui voc pode ajustar se o controlador deve iniciar sua operao com um degelo, caso a energia tenha sido eventualmente desligada. d13

Atraso display

Degelo ao energizar Incio de degelo Aqui voc pode iniciar um degelo manual Stat/rel degelo Aqui exibido o status do rel de degelo ou voc pode efetuar o controle forado do rel no modo controle manual.

Se voc quiser ler a temperatura no sensor de degelo, pressione o boto inferior do controlador.

Temp. degelo A temperatura no sensor de degelo exibida aqui.

EKC 201/EKC 301

Funo do ventilador Adicionalmente s funes do ventilador referentes ao degelo, os ventiladores podem ser parados tambm como funo da operao do compressor e como funo de porta aberta ou fechada. Ventilador parado ao desligar o compressor Aqui voc pode selecionar se o ventilador deve parar quando o compressor estiver desligado. Retardo na parada do ventilador quando o compressor estiver desligado Se voc optou pela parada do ventilador quando o compressor estiver desligado, voc pode atrasar a parada do ventilador aps a parada do compressor. Aqui voc pode ajustar o tempo deste retardo. Parada do ventilador quando a porta estiver aberta Se voc selecionou a entrada digital DI para monitorar um interruptor de porta, voc pode parar o ventilador tambm quando a porta estiver aberta. Selecione simou no para esta funo. F01

Ventilador

Parada ventilador comp desligado Retardo ventilador comp desligado

F02

F03

Parada ventilador porta aberta

Rel do ventilador Aqui exibido o status do rel do ventilador ou voc pode efetuar o controle forado do rel no modo controle manual. Diversos Atraso de sinais de sada no incio da operao Durante o incio de operao ou aps uma queda de energia eltrica, as funes do controlador podem ser atrasadas com o objetivo de evitar qualquer sobrecarga da rede eltrica. Aqui voc pode ajustar o tempo do atraso. Recomenda-se preservar os valores de fbrica. Sinal digital de entrada O controlador possui uma entrada digital DI que pode ser usada para as seguintes funes: 1) Alarme de porta. Um interruptor de porta conectado, e o controlador registra quando a entrada DI estiver aberta. O controlador ento acionar as funes alarme de porta, parada do compressor quando a porta estiver aberta e parada do ventilador quando a porta estiver aberta. Quando o tempo para o alarme da porta se esgota (A04), entra em ao uma funo de segurana contra falha (o compressor e o ventilador sero novamente acionados independentemente da posio da porta) . 2) Degelo. Uma funo de interruptor com retorno por mola conectada. O controlador registra quando a sada DI estiver ligada e aciona ento o ciclo de degelo. Se o sinal for recebido por vrios controladores, importante que TODAS as conexes sejam feitas de forma idntica (DI para DI, TERRA para TERRA). tambm imprescindvel que cada controlador receba a energia eltrica de sua prpria fonte de energia separada (transformador individual). 3) Comunicao de dados. se houver um mdulo de comunicao de dados instalado no EKC, o controlador pode enviar o status da funo do interuptor para a rede de comunicao de dados. 0) Este ajuste deve ser 0, quando a entrada DI no for usada. Cdigo de acesso (Senha) Se as configuraes no controlador precisarem ser protegidas por um cdigo de acesso, voc pode ajustar um valor numrico entre 1 e 100. Caso contrrio, voc pode cancelar esta funo posicionando-a em DESLIGADO (OFF). Tipo de sensor Normalmente usado um sensor PT 1000 de alta preciso de sinal. Mas voc poder usar tambm um sensor PTC (R25=1000) em situaes especiais. Se for usado um sensor PT 1000, a temperatura ser exibida com uma casa decimal (0,1). No caso de uso do sensor PTC, a temperatura ser exibida em valores inteiros sem casa decimal (1). A configurao de fbrica PTC (=1). Ajustes de fbrica Se voc precisar reconfigurar o controlador e restabelecer os valores ajustados da fbrica, faa o seguinte: Desconecte o fornecimento de energia e mantenha os dois botes pressionados simultaneamente enquanto re-conecta o fornecimento de energia. o01 Diversos Atraso de sada

o02

Controle entrada DI

o05

Se voc esquecer a senha configurada, ser necessrio restabelecer os valores de fbrica no EKC. Tipo sensor Pt=0

o06

Re-configurar para ajustes da fbrica. Se voc colocar este ajuste na posio LIGADO, os valores ajustados pela fbrica sero restabelecidos Status entrada digital Aqui exibido o status da entrada digital do controlador

EKC 201/EKC 301

Endereo Se o controlador estiver conectado a uma rede de comunicao de dados, deve ser atribudo um endereo a ele, informando esse endereo ao gateway master AKA243 ou ao AKC55 ou ainda ao m2. Estas configuraes podem ser efetuadas somente se houver instalado um mdulo de comunicao de dados no controlador e a instalao do cabo de comunicao de dados estiver concluda. A instalao descrita em documento separado sobre redes de EKCs. O endereo dever ser ajustado entre 1 e 6. O endereo transmitido ao gateway quando o o04 for colocado na posio ON. Aps emitir um pulso de localizao ele volta para OFF. Relgio de tempo real O controlador pode acomodar um mdulo de insero que pode ser um mdulo de comunicao de dados ou um relgio de tempo real. Relgio de tempo real Com este mdulo, voc pode configurar at seis horrios para degelo por um perodo de 24 horas. Ajuste de horas Ajuste de minutos Localizao e correo de falhas Em caso de falhas e defeitos, os LEDs na parte frontal piscam. Se for um modelo com rel de alarme, este rel ser ativado. Pressionando o boto superior, voc poder visualizar a mensagem de alarme no display. H dois tipos de mensagem de erro: ou um alarme ocorrendo durante a operao diria, ou um defeito da instalao. Segue uma lista de mensagens de alarme (A) ou erro (E) que podem aparecer: Alarme de temperatura alta Alarme de temperatura baixa Alarme de porta (Os alarmes (A) sero exibidos somente quando o tempo configurado de atraso estiver esgotado. Erros (E), no entanto, so exibidos assim que o defeito ocorrer). Falhas no controlador Sensor de ambiente desligado Sensor de ambiente em curto circuito Sensor de degelo desligado Sensor de degelo em curto circuito Aps a instalao de um mdulo de comunicao de dados, o controlador operado em rede com outros controladores num dos sistemas Danfoss: Woodley ADAP-KOOL; ou AKCESS o03 o04 No AKC55 no preciso emitir este pulso (service pin).

t01 l t06

Cada um destes parmetros t01, t02, at t06, representa o horrio de incio de um degelo (em horas inteiras) Hora atual do relgio

t07 t08

Minutos da hora atual


Alarmes

A1 A2 A4

Alarme temp. alta Alarme temp. baixa Alarme porta

E1 E2 E3 E4 E5

Status operacional O controlador passa por algumas situaes de controle, onde ele est simplesmente aguardando o prximo estgio de regulagem. Para tornar visveis estas situaes e saber por qu nada est acontecendo, verifique o status operacional no display. Pressione o boto superior brevemente (1s). Se houver um cdigo de status, ele ser exibido no display. Estes cdigos tm o seguinte significado: S2: Quando o compressor estiver operando, ele deve funcionar por, no mnimo, c01 minutos. (Ver detalhes de configurao do parmetro c01) S3: Quando o compressor estiver parado, ele deve permanecer parado por, no mnimo, c02 minutos. (idem acima para o parmetro c02) S4: O evaporador est em operao de gotejamento e aguardando o tempo expirar. (A durao do gotejamento corresponde ao parmetro d06) Geral Temperatura do ar (medida do sensor) Operao manual; 0 = normal, 1 = servio (controle forado dos rels)

Falha no EKC Sensor de ar desl. Sensor de ar em curto circuito Sensor de degelo desl. Sensor de degelo em curto circuito Destinos dos Alarmes A importncia dos alarmes individuais pode ser definida atravs de uma configurao (0, 1, 2 ou 3). Consulte tambm a literatura sobre o AKM (Medio) Status EKC: 0 = regulagem

S2 S3 S4 Exibio geral Temperatura do ar Controle manual

EKC 201/EKC 301

Dados
Voltagem de alimentao Consumo de energia Transformador Sensores verso painel verso trilho DIN 12 V CA/CC +15/-15%, ou 230 V + 10/-15%, 50/60 Hz (alguns cdigos apenas) 230 V + 10/-15%, 50/60 Hz

Sistema de sensores do controlador

Display Cabo de alarme externo Cabo de conexo eltrica

2,5 VA verso painel verso trilho DIN 5,0 VA Os controladores de 12 V devem ser conectados a transformadores individuais de, no mnimo, 3 VA Pt 1000 ohm ou PTC (R25 = 1000 ohm) faixa de medio -60 a 50C 0,5C preciso para temperatura de sensor 35 a + 25C 1,0C preciso para temperatura de sensor -60 a -35C +25 a +50C LED, trs dgitos (preciso de leitura 0,1% na faixa de medio) Contato padro SPST (alarme de porta) cabo ncleo mltiplo, mx. 1,5 mm2 cabo ncleo mltiplo, mx. verso DIN 2,5 mm2 SPST NA, I mx = 6A rel do controlador hmico/ 3 A AC 15* indutivo SPST NA, I mx = 6A rel de degelo hmico/ 3 A AC 15* indutivo SPST NA, I mx = 6A rel do motor do hmico/ ventilador 3 A AC 15* indutivo SPST NA, I mx = 4A hmico/ rel de alarmes 3 A AC 15* indutivo 1min = 1mA sobre 100 mV** 0 a +55 C operao -40 a + 70C transporte verso painel IP 54 verso DIN IP 20 Instruo EU sobre voltagem baixa e condies EMC nas marcaes CE so cumpridas. Teste LVD para EN 60730-1 e EN 60730-2-9 Teste EMC para EN 50081-1 e EN 50082-1 verso painel

EKC 201 para montagem em painel * Este modelo (EKC 201) o usualmente utilizado

Peso: 150 g

Rels

EKC 301 para montagem em trilho padro DIN

Peso: 300 g

Temperatura ambiente Invlucro

Homologaes

* carga AC 15 para EN 60947-5-1 ** chapeamento de ouro assegura a funo com pequenas cargas de contato

Transformador

EKC 201/EKC 301

Conexo eltrica
Verso painel
Aplicao 1 Sem rel de alarme

Verso DIN
230 V

12 V

230 V

Aplicao 2 Sem rel de alarme

12 V

230 V

Aplicao 3 e 4 Sem rel de alarme

12 V

230 V

10

EKC 201/EKC 301

Verso painel
Aplicao 1 Sem rel de alarme

Verso DIN
230 V

12 V

230 V

Aplicao 2 Sem rel de alarme

12 V

230 V

Aplicao 3 e 4 Sem rel de alarme

12 V

230 V

60 Hz: Se a freqncia da rede for 60Hz, haver as seguintes limitaes: EKC 201, 12 V: - o comprimento do cabo entre o transformador e EKC pode ser, no mximo 1 m. - alm do EKC, nada pode ser conectado ao lado secundrio do transformador - o comprimento do cabo entre os sensores e EKC pode ser , no mximo, 100 m EKC 301: - o comprimento do cabo entre os sensores e EKC pode ser, no mximo, 100 m

11

EKC 201/EKC 301

Operao
Display Os valores so exibidos com trs dgitos e, de acordo com a configurao que voc selecionar, voc pode decidir se sero apresentados em C ou F. voc pressiona. Mas antes de voc poder alterar o valor, voc deve acessar o menu. Isso feito pressionando o boto superior por alguns segundos - voc entrar na linha dos cdigos de parmetros. Procure o cdigo do parmetro que voc quer mudar e em seguida pressione os dois botes simultaneamente. Depois de ter alterado o valor, salve o novo valor pressionando os dois botes mais uma vez simultaneamente. Resumindo: d acesso ao menu Altera os valores (acima e abaixo) salva a alterao (Enter) Ajuste de temperatura Se voc quiser alterar um ajuste de temperatura, no entre no menu. Pressione apenas os dois botes simultaneamente e voc poder mudar o setpoint de temperatura quando o display responder atravs de luz intermitente. Operao forada Alm da operao normal do controlador, voc pode efetuar um nmero de funes de controle forado, que voc inicia da seguinte maneira: Desligar o rel de alarme / ver cdigo de alarme Pressione o boto superior com um toque rpido Leitura da temperatura de sensor de degelo Pressione o boto inferior com um toque rpido Partida ou parada manual do degelo Pressione o boto inferior por mais de quatro segundos

Diodos emissores de luz na placa frontal H at trs LEDs na placa frontal que significam: refrigerao Degelo operao do ventilador Botes Se voc quiser alterar um ajuste, os dois botes servem para aumentar ou diminuir o valor, dependendo quais dos botes

O qu fazer

Configurao inicial do controlador Operao normal Temp. ambiente 1

Operando os dois botes


Leitura do display

Exemplos de operaes
Configurao resultante do controlador

O que o controlador faz automaticamente Ler ou alterar ajuste da temp. ambiente

Verificar a temperatura no outro sensor de controle se houver)


1. Pressione os dois botes simultaneamente

Operao normal Temp. ambiente 2


Operao normal (ou alarme) Cdigos e ajustes conhecidos Todos os ajustes dos parmetros = ajustes da fbrica Operao normal

Operao normal Ler ou alterar (ou alarme) cdigos de parmetros e Cdigos e ajustes ajustes desconhecidos Restabelecer todos os Ajustes ajustes da desconhecidos fbrica Ler temperatura do sensor de energia Incio manual de operao de degelo Trmino manual de operao de degelo Operao normal ou alarme

Verificar a temperatura no sensor de degelo


1. Pressione o boto inferior

Operao normal

Operao normal

Operao de degelo

Operao Normal Rel de alarme no ativado

Configurar um ajuste 1. Pressione o boto superior at que um parmetro seja exibido 2. Pressione um dos botes e procure o parmetro que voc quer alterar 3. Pressione os dois botes simultaneamente at que o valor do parmetro seja exibido 4. Pressione um dos botes e selecione o novo valor 5. Pressione os dois botes novamente para concluir a configurao

Reset no Rel de rel de alarme alarme ativado Ler cdigos de causa do modo de alarme Rel de alarme no ativado

Alarme

12

EKC 201/EKC 301

Apresentao dos menus


Parmetros de configurao e leitura Operao normal Setpoint de temperatura (referncia) Termostato Diferencial 1) Limitao mxima do ajuste de setpoint de temperatura Limitao mnima do ajuste de setpoint de temperatura Calibrao do sensor de temperatura Unidade de temperatura (C/ F) Alarme Desvio superior (acima do ajuste de temp. + diferencial 2) Desvio inferior (abaixo do ajuste de temp. 2) Retardo no alarme de temperatura Retardo no alarme de porta Compressor Tempo mnimo LIGADO Tempo mnimo DESLIGADO Freqncia de acionam. de refrig. se o sensor falhar 3) Desliga o compressor quando a porta estiver aberta(sim/no)? Degelo Mtodo de degelo (EL/GS) Temperatura de fim de degelo Intervalos entre incios de degelo Durao mxima do degelo Tempo de escalonamentode degelo (aps a energizao) Tempo de gotejamento Retardo no acionamento do ventilador aps o degelo Temperatura de (re) acionamento do ventilador Acionamento do ventilador durante o degelo (sim/no) Sensor de degelo (sim / no) Retardo no alarme de temperatura aps o degelo Retardo do display aps a parada de degelo Degelo ao energizar o controlador? Ventilador Ventilador parado ao desligar o compressor (sim / no) Retardo na parada do ventilador ao desligar o compressor Desligar o ventilador quando a porta estiver aberta (sim / no) Diversos Atraso do sinal de sada aps o incio da operao Sinal digital de entrada 4 ) (0 = no usado, 1 = alarme da porta, 2 = degelo, 3 = bus, 4 = chave geral) Cdigo de acesso (Senha) Tipo de sensor usado (Pt/PTC) Relgio de tempo real (se estiver instalado) Seis horrios de incio de degelo Todos podem ser desligados, ajustando em DESLIGADO Ajuste de horas Ajuste de minutos Exibio do cdigo de falhas E1 Falha do controlador E2 Sensor do ambiente desconectado E3 Sensor do ambiente em curto circuito E4 E5 E6 Sensor do degelo desconectado Sensor do degelo em curto circuito Trocar bateria / Verificar relgio Cdigos dos parmetros N de aplicao do controlador

Valor mnimo

Valor mximo

Ajuste da fbrica5

Ajuste real

-60C r01 r02 r03 r04 r05 A01 A02 A03 A04 c01 c02 c03 c04 d01 d02 d03 d04 d05 d06 d07 d08 d09 d10 d11 d12 d13 F01 F02 F03 0,1K -59C -60C -20K

50C 20K 50C 49C 20K

3C 2K 50C -60C 0,0K C 10K -10K 30 min 60 min 0 min 0 min 0% no EL 6C 8 horas 45 min 0 min 0 min 1 min -5C no sim 90 min 1 min no no 0 min sim

0K -50K 0 min 0 min 0 min 0 min 0%

50K 0K 90 min 90 min 15 min 15 min 100%

0C DESLIG. 0 min 0 min 0 min 0 min -15C

25C 48 horas 180 min 60 min 20 min 20 min 0C

0 min 0 min no

199 min 15 min sim

0 min

30 min

o01 o02 o05 o06 t01 - t06 t07 t08

0s

600s

5s 0 DESLIG. Pt/PTC DESLIG. 0 hora 0 min

DESLIG.

100

0 0 hora 0 min

23 23 horas 59 min

Exibio do cdigo de alarmes A1 Alarme de temperatura alta A2 Alarme de temperatura baixa A4 Alarme da porta

Exibio do cdigo de status S2 Tempo LIGADO S3 Tempo DESLIGADO S4 Tempo de gotejamento

1) O rel do compressor fecha quando a temperatura ambiente exceder o

valor do ajuste + diferencial. 2) O alarme ativado e indicada falha de sensor, se a tempetarura ambiente atingir 5C ou mais alm da faixa de ajuste de -60 a +50C. 3) Aps o incio de operao e durante trs dias e noites, este valor usado pelo controlador. Depois disso, o prprio controlador calcula o valor mdio de tempos anteriores de ativao. 4) Possibilidade de funes com contato SPST, conectado aos terminais 3 e 4, so: Alarme da porta: Se o SPST estiver desligado, a sinalizao de alarme inicia e o ventilador parado, vide A04 ou F03. Degelo: Se o SPST estiver ligado, o degelo inicia. (Porm, se d03 no estiver DESLIGADO, o degelo inicia durante a interrupo de contato com os intervalos programados de tempo).

BUS: Com a placa de comunicao instalada, a posio dos contatos do SPST ser registrada no sistema BUS. Chave geral: Controle de partida / parada 5) Os ajustes da fbrica so indicados para unidades padro. Outros nmeros de cdigo tm configuraes personalizadas. Ajuste da fbrica Se voc precisar voltar aos valores ajustados pela fbrica, faa o seguinte: Desconecte o fornecimento de energia ao controlador Mantenha os dois botes pressionados simultaneamente, enquanto reconecta a alimentao de energia

13

EKC 201/EKC 301

Pedidos

EKC 201, controladores para montagem em painis


N Cdigo
Controlador + sensor(es) Pt 1000 ohm tipo AKS12 Controlador + sensor(es) PTC tipo EKS111 N 12 V CA / CC 230 V CA 12 V CA / CC 230 V CA Aplicao sem rel de com rel de sem rel de com rel de sem rel de com rel de sem rel de com rel alarme alarme alarme alarme alarme alarme alarme de alarme 1 084B7505 12 084B7508 12 084B7511 12 084B7512 12 084B7505 11 084B7508 11 084B7511 11 084B7512 11
2 3 4
084B7506 22 084B7509 22 084B7507 22 084B7510 22 084B7507 22 084B7510 22 084B7506 21 084B7509 21 084B7507 21 084B7510 21 084B7507 21 084B7510 21

EKC 301, controladores para montagem em trilhos padro DIN


N Aplicao N Cdigo Controlador + Controlador + sensor(es) PT 1000 ohm sensor(es) PTC 230 V CA 230 V CA sem rel com rel sem rel com rel de alarme de alarme de alarme de alarme 084B7033 084B7036 084B7613 084B7616 084B7034 084B7037 084B7614 084B7617 084B7035 084B7038 084B7615 084B7618 084B7035 084B7038 084B7615 084B7618

1 2 3 4

Acessrios

Mdulos plug-in
Descrio Relgio tempo real Placa de comunicao bus FTT*) Placa de comunicao bus RS 485*) Tipo EKA 172 EKA 173 EKA 175 N Cdigo EKC 201 EKC 301

12V
084B7070 084B7125 084B7126

230V

084B7070 084B7071 084B7092 084B7126 084B7093

*) Vide Guia de instalao para comunicao de dados, RC. 8A.C IMPORTANTE: A partir de setembro de 2002 os antigos mdulos EKA 171(FTT e RS 485) so substitudos pelos cdigos da tabela acima.

Transformador, 230 / 12 V
N Cdigo 084B7090

(Utilizar sempre um transformador por EKC, em todos os modelos de 12 V)

Tabela de aplicao dos mdulos de comunicao para toda a linha EKC


Mdulos LON at setembro de 2002 Comm Tipo EKC EKC 201 EKC 301 FTT EKC 201 3-Sensores EKC 331 EKC 36x EKC 201 EKC 301 EKC 201 RS 485 3- Sensores EKC 331 EKC 36x EKC 36x Tipo Placa EKA 171 EKA 171 EKA 171 EKA 173 EKA 171 EKA 171 EKA 171 EKA 175 EKA 174 Cdigo Placa Verso 084B7072 084B7073 084B7094 084B7092 084B7074 084B7075 084B7095 084B7093 084B7124 1.22 1.22 1.36 1.06 1.22 1.22 1.36 1.06 1.06 EKA 175 EKA 174 Mdulos LON aps setembro de 2002 Tipo Placa EKA 173 EKA 173 Cdigo Placa 084B7125 084B7092 Verso 2.0 2.0

Permanece igual EKA 173 EKA 175 EKA 175 084B7092 084B7126 084B7093 Permanece igual 084B7093 084B7124 2.0 2.0 2.0 2.0 2.0

14

EKC 201/EKC 301

Comunicao de dados
Esta pgina contm a descrio de algumas das funes adicionais que voc ter disposio se o controlador for equipado com comunicao de dados. Exemplo

Cada controlador equipado com apenas um mdulo. Os controladores so subseqentemente conectados como um cabo de dois ncleos*. At 60 controladores podem ser conectados a um cabo. * Par tranado.

Este cabo conectado tambm a uma gateway tipo AKA 243.

A gateway pode ser conec- Na empresa de tada a um modem. assistncia tcnica esto instalados um Quando houver um modem, uma gateway e alarme vindo de um dos Esta gateway controla um PC com software de controladores, a gateway ento a comunicao de sistema tipo AKM. chamar, via modem, a e para os controladores. empresa de assistncia tc- Todas as funes do conEla coleta valores de nica. trolador podem ser opertemperatura e recebe adas agora a partir alarmes. possvel construir redes das diferentes telas de de EKCs conectados gate- menu. Quando houver um way AKA 243 e tambm ao alarme, o rel de alarme Por exemplo, o controlador AKC55** ou ser ativado por dois programa pode efetuar o ainda ao mdulo de moniminutos. upload, uma vez por dia, toramento m2. de todos os valores de ** Verificar modelos compatveis. temperatura coletados.

Exemplo da tela de menu Alarmes Se o controlador estiver equipado com comunicao de dados, ser possvel definir a importncia dos alarmes transmitidos. A importncia definida atravs dos ajustes: 1, 2, 3 ou 0. Quando ento ocorrer um alarme, resultar numa das seguintes aes: Medies so exibidas em um lado e as configuraes no outro lado da tela. Voc pode visualizar tambm os nomes dos parmetros das funes descritas nas pginas 4-8. Com uma simples comutao, os valores podem ser exibidos tambm num diagrama de tendncia. Se voc quiser verificar medies de temperaturas anteriores, poder visualiz-las na tela de histrico. retransmitido, mas agora com o valor de status 0. 2 = Mensagem O texto de alarme transmitido com o valor de status 2. Depois, quando a mensagem prescreve, o texto do alarme retransmitido, mas agora com o valor de status 0. 3 = Alarme Igual a 1, mas a sada de rel da gateway master no ativada.

1 = Alarme A mensagem de alarme 0 = Informao suprimida transmitido com status de O texto do alarme alarme 1. Isso significa parado no controlador. que a gateway com Ele no transmitido. endereo 125 no sistema ter sua sada de rel de alarme ativada por dois minutos. Mais tarde, quando o alarme cessar, o texto do alarme ser EKC 201/EKC 301

15

Lista de literatura complementar Brochura tcnica Instrues Guia de Instalao p/ Operao Expandida RD. 8A. E Contm as informaes gerais deste manual. RI. 8A. E Aqui voc pode se informar como os controladores so montados e programados. RC. 8A. C Aqui voc se informa como a conexo de comunicao de dados para o ADAP-KOOL pode ser estabelecida Controles de refrigerao com EKC LonWorks

A Danfoss no pode assumir a responsabilidade por eventuais erros em catlogos, brochuras e outros materiais impressos. A Danfoss reserva-se o direito de alterar seus produtos sem aviso. Isso estende-se tambm a produtos j encomendados, desde que tais alteraes podem ser efetuadas sem a necessidade para mudanas subseqentes nas especificaes j convencionadas. Todas as marcas registradas neste material so propriedade das respectivas empresas. Danfoss e o logotipo Danfoss so marcas registradas da Danfoss A/S. Todos os direitos reservados.

Consulte nossos Escritrios Regionais para maiores esclarecimentos: So Paulo: Belo Horizonte: Blumenau: Porto Alegre: SAC:
Cd. Estoque: BR10092800

Tel. (11) 3933 5400 Tel. (31) 3296 7599 Tel. (47) 326 9707 Tel. (51) 3328 2739 0800 701 0054

Fax. (11) Fax. (31) Fax. (47) Fax. (51)

3933 5455 3297 8350 326 2210 3328 3654

Manual RS.8A.V2.08

Impresso em 08/2002

Potrebbero piacerti anche