Sei sulla pagina 1di 62

!

EBK008

QUE ENVOLVEM A GESTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

E DEFINIES

200 TERMOS

NDICE
01 02 03
INTRODUO
03

TERMOS E DEFINIES
05

CONTINUA COM FOME? D O PRXIMO PASSO


60

01

INTRODUO

01. INTRODUO

PORQUE UM LIVRO DE TERMOS E DEFINIES?


Voc, empreendedor, j deve ter percebido que o mundo dos negcios acaba adotando um idioma prprio: o empresaris. Com certeza voc j deve ter se deparado com algum termo que desconhecia, no mesmo? Pensando nisso, a LUZ desenvolveu este livro com os principais termos e denies para que voc entenda os principais assuntos que fazem parte do mundo dos negcios.

OK, MAS COMO CONSULTAR OS TERMOS?


Os termos foram organizados em ordem alfabtica (como em um dicionrio), para facilitar a sua consulta. A estrutura dos termos e suas denies est representada no exemplo abaixo:

Sig: signicado. Caso o termo seja uma sigla ou um nome em ingls, seu signicado vir imediatamente depois do termo, entre parntese

rea que o termo mais utilizado/ empregado.

E-commerce! (Sig: Comrcio Eletrnico - Marketing, Tecnologia)


a transao comercial realizada atravs de um equipamento eletrnico, como por exemplo o computador ou tablet. O melhor exemplo de e-commerce a venda e compra pela internet.

04

02

TERMOS E DEFINIES

02. TERMOS E DEFINIES

Aceleradoras de Empresas!(Estratgia e Negcios)!


Instituies que criam programas de curta durao para suportar a criao de empresas, unindo tcnicas de prototipao, desenvolvimento gil, mentores, investidores e infraestrutura (normalmente um espao de co-working), utilizando metodologia de modelagem de negcios. Veja mais sobre aceleradoras clicando aqui. !Add on (Tecnologia) Refere-se a mdulos de hardware ou software (sub-sistemas ou pseudoprogramas) que suplementam ou aumentam as ferramentas e possibilidades de uso ou caractersticas originais onde so utilizados.

Amortizao (Finanas)
um processo de extino de uma dvida atravs de pagamentos peridicos, que so realizados em funo de um planejamento, de modo que cada prestao corresponde soma do reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que juros so sempre calculados sobre o saldo devedor. Veja mais sobre amortizao clicando aqui.

Anlise Custo x Benefcio (Estratgia e Negcios)


A expresso Anlise Custo-Benefcio designa a comparao entre os custos e os benefcios associados execuo de determinado plano, projeto ou atividade. Pode ser usada para comparar os resultados nanceiros obtidos a partir de diferentes

02. TERMOS E DEFINIES

atividades e determinar se uma determinada ao vivel do ponto de vista econmico e nanceiro. Veja mais sobre custo e benefcio clicando aqui.

Anlise de Risco (Estratgia e Negcios)


Corresponde reviso permanente de todos os riscos associados ao negcio da empresa ou organizao, envolvendo a anlise da incerteza decorrente de fatores como o desenvolvimento de novos produtos, a entrada em novos mercados, a realizao de projetos de investimento, entre outros.

Anlise de Viabilidade (Estratgia e Negcios)


Consiste num estudo tcnico de carter nanceiro que procura determinar as possibilidades de sucesso econmico e nanceiro de um determinado projeto. Atravs deste estudo so efetuadas previses dos proveitos e dos custos gerados pelo projetos e calculados diversos indicadores de viabilidade. Veja mais sobre viabilidade clicando aqui.

Anlise SWOT (Marketing)


O termo SWOT uma sigla em ingls que signica Foras (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaas (Threats). um processo de identicao desses 4 fatores para posicionar ou vericar a posio estratgica da empresa no ambiente em que atua. Oportunidades so situaes externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem inuencia la positivamente. Ameaas so situaes externas, atuais ou futuras que, se no evitadas pela empresa, podem afet-la negativamente. Foras so

02. TERMOS E DEFINIES

caractersticas da empresa, tangveis ou no, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas so caractersticas da empresa, tangveis ou no, que devem ser minimizadas para evitar inuncia negativa sobre seu desempenho.

ANS (Sig: Acordo de Nvel de Servio, em ingls, SLA - Service Level


Agreement - Estratgia e Negcios) a parte de um contrato de servios entre duas ou mais entidades no qual o nvel da prestao de servio denido formalmente e, normalmente, de forma mensurvel. Na prtica, o termo usado no contexto de tempo de entregas de um servio ou de um desempenho especco. Tambm pode ser usado para denir nveis de servio entre reas prestadoras de servio dentro de uma empresa, como, por exemplo, a rea de TI.

ASAP (Sig: As soon as possible - Recursos Humanos)


Muito usado na comunicao das empresas, especialmente via email, para denir a urgncia da tarefa, pois ela deve ser cumprida o mais cedo possvel.

Avaliao de Desempenho (Recursos Humanos)


Processo de identicao e mensurao das aes que os colaboradores de uma organizao realizaram durante determinado perodo. A avaliao de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionrios, promovendo o crescimento pessoal e prossional, bem como melhor desempenho. Alm disso, fornece aos gestores informaes para tomadas de decises acerca de salrios, bonicaes, promoes, demisses entre outras. Veja mais sobre gesto de pessoas clicando aqui.

02. TERMOS E DEFINIES

B2B (Sig: Business to Business - Estratgia e Negcios)


Nome dado s transaes comerciais realizadas entre empresas atravs da internet ou redes privadas partilhadas entre duas empresas , substituindo os processos fsicos.

B2C (Sig: Business to Consumer - Operaes, Tecnologia)


So todos os processos que permitem que um consumidor nal possa adquirir um produto ou servio atravs da Internet

Backofce (Operaes)
Termo usado para designar reas da empresa que no tem contato direto com o cliente, como as reas administrativo-nanceira, recursos humanos e tecnologia da informao. O backofce apia as atividades de front ofce, aquelas que lidam com o cliente, mas executam suas atividades dentro da empresa. No entanto, o backofce se relaciona com entidades externa empresa como fornecedores e prestadores de servio.

Backup (Sig: Cpia de Segurana - Tecnologia)


a cpia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupo de dados.

Balano Patrimonial (Finanas)


O balano patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e nanceira da entidade. Veja mais sobre gesto nanceira clicando aqui.

02. TERMOS E DEFINIES

Banner!(Sig: Painel - Marketing, Tecnologia)


Forma publicitria mais comum na internet, muito usado em propagandas para divulgao de sites na Internet que pagam por sua incluso. criado para atrair um usurio a um site atravs de um link.

Benchmarking!(Estratgia e Negcios, Marketing)


simplesmente o mtodo sistemtico de procurar os melhores processos, as idias inovadoras e os procedimentos de operao mais ecazes que conduzam a um desempenho superior. a busca das melhores prticas na indstria que conduzem ao desempenho superior.

BI - Business Intelligence! (Sig: Inteligncia de Negcios ou Inteligncia


Empresarial - Estratgia e Negcios) Permite que a empresa descubra formas de melhorar a interao com clientes, parceiros e funcionrios com o objetivo de tornar os processos mais inteligentes e integrados.

Blog!(Sig: palavra derivada de weblog - Marketing, Tecnologia)


Pgina da web constituda de informaes atualizadas e breves, atualizada regularmente e organizada em ordem de data, com objetivos de: entretenimento,prossionais, acadmicos e outros. Ferramenta de comunicao que d suporte interao de pequenos grupos por meio de um sistema simples e fcil de troca de mensagens, podendo ser utilizada por membros de uma famlia, uma empresa ou qualquer instituio. Conhea o blog LUZ Loja de Consultoria!

10

02. TERMOS E DEFINIES

Brainstorming!(Sig: Tempestade de Ideias - Marketing)


Atividade desenvolvida para explorar o potencial criativo de uma pessoa ou grupo de pessoas com determinado objetivo. Na prtica do brainstormin no se devem ter crticas ou restries s idias que surgirem.

Branding!(Marketing)
Envolve o processo de gesto da marca, construindo-a de forma a deixar clara a sua importncia da marca. Deve-se considerar as impresses do consumidor em relao ao produto ou servio representado pela marca e a imagem que o consumidor tem da mesma e sua representatividade.

Brieng!(Marketing)
Conjunto de informaes sobre um determinado produto ou servio, contendo pblico-alvo, histrico, estratgia, posicionamento do produto/servio, meta desejada, desao da comunicao, principais pontos positivos e negativos, diferenciais, entre outras, que do base para o processo de planejamento de aes.

BSC!(Sig: Balanced Scorecard - Estratgia e Negcios)


uma metodologia de negcios e suporte a decises estratgicas. Gerado pelo especialista norte-americano Robert Kaplan, da Harvard School of Business, o BSC permite a denio dos objetivos estratgicos de uma organizao em quatro dimenses; nanceira (como rentabilidade e ganho por aes), mercadolgica (tamanho do mercado, avaliao de crescimento em participao, satisfao do consumidor e ndice de reteno de clientes), de processos (ecincia, custos e servios ) e de aprendizagem e crescimento (satisfao dos funcionrios e perspectivas de futuro)

11

02. TERMOS E DEFINIES

Budget!(Finanas)
Oramento

Buying Persona!(Marketing)
a descrio detalhada do perl de um comprador ctcio, visando representar o pblico real. Ou seja, uma espcie de arqutipo de seu pblico-alvo. Veja mais sobre Buying Persona clicando aqui.

12

02. TERMOS E DEFINIES

Cadeia de Valor!(Operaes)!
Conjunto de atividades realizadas por uma empresa que cria valor e aumenta a sua capacidade competitiva. Pode ser dividido em atividade primrias, como logstica, fabricao, marketing, vendas, servios ps-venda; e atividades secundrias, como infra-estrutura da empresa, recursos humanos, tecnologia e compras.

Capacitao!(Recursos Humanos)
Desenvolvimento das competncias dos colaboradores e parceiros da empresa por meio de iniciativas sistemticas de qualicao. Veja mais sobre gesto de pessoas clicando aqui.

Capital de Giro (Finanas)


Recursos necessrios para nanciar os gastos de uma empresa durante seu ciclo produtivo, ou seja, at o recebimento do produto das vendas.

Cargos!(Recursos Humanos)
Uma composio de funes ou atividades equivalentes em relao s tarefas a serem desempenhadas, o qual denido estrategicamente na busca da ecincia da organizao. A diferena entre cargo e funo que o cargo a posio que uma pessoa ocupa dentro de uma estrutura organizacional determinado estrategicamente e funo o conjunto de tarefas e responsabilidades que correspondem a este cargo. Veja mais sobre descrio de cargos clicando aqui.

13

02. TERMOS E DEFINIES

Case!(Sig: Caso - Estratgia e Negcios)


O Mtodo do Caso consiste na discusso em reunies de casos realmente vividos por empresas e instituies, mesmo que se alterem, por segurana e privacidade, dados numricos e nomes, mantendo sempre a essncia da questo a ser decidida.

CEO! (Sig: Chief Executive Ofcer - Diretor Executivo ou Diretor GeralRecursos Humanos) a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade numa organizao. Geralmente o posto ocupado por somente uma pessoa, todos os demais executivos prestam contas ao CEO.

CFO! (Sig: Chief Financial Ofcer - Chefe do Setor Financeiro ou Diretor


Financeiro - Recursos Humanos) o responsvel pela administrao dos riscos nanceiros de um negcio. Esse executivo tambm responsvel pelo planejamento Financeiro da empresa.

Checklist!(Sig: Lista de Vericao - Operaes, Recursos Humanos)


Varia conforme o setor no qual utilizada. Pode ser elaborada para vericar as atividades j efetuadas a ainda a serem feitas. Veja mais sobre checklists clicando aqui.

Ciclo de Vida do Produto/Servio!(Marketing)


Conjunto de etapas, normalmente quatro (lanamento, crescimento, maturidade e declnio) pelo qual passa um produto ou servio.

Classicao ABC!(Finanas)
14

02. TERMOS E DEFINIES

Classicao estatstica de materiais, considerando suas importncias, baseadas nas quantidades e nos seus valores.

Cloud Computing!(Tecnologia)
Se refere, essencialmente, ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicaes por meio da internet com a mesma facilidade de t-las instaladas em nossos prprios computadores. Outras vantagens associadas ao Cloud Computing so: na maioria dos casos as aplicaes podem ser acessadas independente do sistema operacional ou hardware; facilita o compartilhamento de dados e trabalho colaborativo; menor custo; e alta disponibilidade.

Coaching!(Recursos Humanos)
um processo, com incio, meio e m, denido em comum acordo entre o coach (prossional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, mdio e longo prazo, atravs da identicao e uso das prprias competncias desenvolvidas, como tambm do reconhecimento e superao de suas fragilidades.

Competncia!(Recursos Humanos)
Qualidade de quem capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptido, idoneidade. Faculdade para apreciar e resolver qualquer assunto.

Concorrncia!(Marketing)
Pode ser denida, de forma ampla, como todas as empresas formais e informais que atendem s mesmas necessidades do mesmo pblico alvo do seu empreendimento e podem lhe roubar clientes. Portanto, para ser considerada

15

02. TERMOS E DEFINIES

concorrente, uma empresa precisa cumprir as duas condies: possuir produtos e servios que atendam necessidades iguais quelas para as quais os seus produtos e ser vios so orientados e ter como foco o mesmo perl de clientela.

Controle de Estoque!(Finanas)
Gerenciamento da quantidade de mercadorias disponvel para uso ou venda.

CRM! (Sig: Customer Relationship Management - Gesto do Relacionamento


com o Cliente - Marketing) um processo contnuo e evolutivo de conhecimento e comunicao interativa com os clientes. Compreende trs etapas bsicas que so continuamente ativadas; Anlise profunda das caractersticas e comportamentos do cliente, Planejamento de campanhas de marketing e de e interao com o cliente e Efetivao das aes de marketing e vendas.

Cronograma!(Gesto de Projetos, Recursos Humanos)


Grco demonstrativo do incio e do trmino das diversas fases de um processo operacional, dentro das faixas de tempo previamente determinadas.

Crowdsourcing!(Estratgia e Negcios)
Crowdsourcing um modelo de produo que utiliza a inteligncia e os conhecimentos coletivos e voluntrios espalhados pela internet para resolver problemas, criar contedo e solues ou desenvolver novas tecnologias.

Custos!(Finanas)
Preo pago pela aquisio ou produo de um bem. Os custos podem ser classicados como: de produo, xos ou variveis. Os custos de produo so os gastos realizados pela empresa na aquisio dos fatores xos e variveis que

16

02. TERMOS E DEFINIES

foram utilizados no processo produtivo. Custos xos so aqueles que contabilizam os gastos com os fatores que independem da venda (aluguel, luz, salrios, etc). Custos variveis so aqueles gerados atravs da produo e venda (logstica,comisso, material utilizado). Veja mais sobre Custos clicando aqui.

Customer Development!(Estratgia e Negcios)


Processo detalhado para testar e validar hipteses sobre clientes, produto e mercado. Este mtodo utilizados, principalmente, por start-ups. Veja mais sobre Customer Development clicando aqui.

17

02. TERMOS E DEFINIES

DACON!(Demonstrativos de Apurao de Contribuies Sociais - Finanas)!


uma declarao acessria obrigatria em que as pessoas jurdicas informam a Receita Federal sobre a apurao do: PIS e COFINS no regime cumulativo e no cumulativo e PIS com base na folha de salrios.

DARF!(Sig: Documento de Arrecadao de Receitas Federais - Finanas)!


Institudo pela Secretaria da Receita Federal para pagamento de receitas federais.

DBM!(Sig: Data Base Marketing - Marketing)


utilizado na busca por informaes que permitem a aquisio de conhecimento estratgico sobre o pblico-alvo desejado, possibilitando uma abordagem assertiva aos diferentes pers de clientes, prospects e suspects, ajudando a sua empresa a alcanar os objetivos da marca ou produto.

Deadline!(Recursos Humanos, Gesto de Projetos)


ltimo prazo para a realizao de algo.

Depreciao!(Sig: Finanas)
a perda de valor de bens fsicos (tangveis ou corpreos) em funo de: desgaste ou perda de utilidade pelo uso; ao da natureza ou obsolescncia.

DRE (Sig: Demonstrativo do Resultado do Exerccio - Finanas)


O relatrio que demonstra o resultado nal da empresa no exerccio (lucro ou prejuzo), discriminando todas as contas de receitas e despesas. Trata-se de um relatrio dinmico.

18

02. TERMOS E DEFINIES

Due Dilligence!(Operaes)
um procedimento de anlise sistemtica de documentos e informaes de uma empresa, com o objetivo de mensurar riscos efetivos e potenciais. A due diligence pode abranger diversos itens, tais como tributos, contratos, atos societrios, questes ambientais, trabalhistas, previdencirias e outras, conforme o ramo de negcios em que atua a empresa e o objetivo em questo.

DW!(Sig: Data Warehouse - Armazm de Dados - Tecnologia)


um sistema de computao utilizado para armazenar informao relativa s atividades de uma organizao em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatrios e anlise de grandes volumes de dados e obteno de informaes estratgicas que podem facilitar a tomada de deciso.

19

02. TERMOS E DEFINIES

EBTIDA! (Sig: Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Armotization


- Finanas)! Lucros antes de juros, impostos, depreciao e amortizao (Lajida).

E-business!(Sig: Negcios Digitais - Marketing, Tecnologia)!


Modalidade que utiliza a tecnologia digital, especialmente a internet, para a realizao de negcios.

ECF!(Sig: Emissor de Cupom Fiscal - Finanas)


Nada mais do que uma impressora scal, que possui alguns elementos eletrnicos que s podem ser comercializados juntamente com o mecanismo apropriado. O ECF tem capacidade de armazenamento de dados suciente para cinco anos de movimento de um estabelecimento comercial. O equipamento deve ser homologado pelo Cotepe (Conselho Tcnico Permanente do ICMS), e em seguida dever ser solicitado autorizao de uso ao Fisco.

E-commerce!(Sig: Comrcio Eletrnico - Marketing, Tecnologia)


a transao comercial realizada atravs de um equipamento eletrnico, como por exemplo o computador ou tablet. O melhor exemplo de e-commerce a venda e compra pela internet. Conhea a Loja Virtual da LUZ Loja de Consultoria!

ECR! (Sig: Efciente Consumer Response - Resposta Eciente ao Consumidos


- Estratgia e Negcios, Tecnologia) Trata-se de software que permite o gerenciamento automtico de estoques visando a reposio automtica de itens, utilizando-se de cdigo de barras,

20

02. TERMOS E DEFINIES

scanner, EDI etc. um modelo estratgico de negcios, no qual fornecedores e varejistas trabalham de forma integrada, visando melhorar a ecincia na cadeia de abastecimento, de forma a entregar maior valor agregado ao cliente/usurio nal. Procura-se relacionar vendas nais no varejo com as programaes de produo e a expedio com a cadeia de abastecimento. Tambm chamado de Programa de Resposta Rpida (quick response) ou, simplesmente, Resposta Rpida.

EDI! (Sig: Eletronic Data Interchange - Intercmbio Eletrnico de Informaes


- Operaes, Tecnologia) a troca automatizada, computador-a-computador, de informaes de negcios/ estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padro reconhecido internacionalmente. Trata-se da troca eletrnica de documentos padronizados entre parceiros de uma cadeia de abastecimento ou entre unidades de uma mesma empresa separadas sicamente. Quando associado ao uso do cdigo de barras, leitoras ticas e sistemas de informaes logsticas, constitui a base sobre a qual se viabiliza a implantao do ECR.

E-mail Marketing!(Marketing)
Estratgia de comunicao on-line atravs de e-mails. Veja mais sobre Marketing Digital clicando aqui.

Empowerment!(Recursos Humanos)
uma abordagem de trabalho que se baseia na delegao de poderes de deciso, autonomia e participao dos funcionrios na administrao da empresa.

21

02. TERMOS E DEFINIES

Empresas Sociais (Estratgia e Negcios)


As Empresas Sociais so marcadas por duas caractersticas principais: possuem um claro propsito social e adotam uma estratgia nanceira sustentvel e prpria. Ao adotar esse modelo, as Empresas Sociais unem a misso social tpica do Terceiro Setor com a ecincia e estrutura do Segundo Setor. De maneira geral, elas se tornam mais competitivas do que as organizaes sociais na busca por prossionais, pois podem oferecer salrios mais atraentes, assim como, de maneira geral, assumem estrutura capaz de oferecer mais empregos. Quando comparadas s empresas tradicionais, tm a vantagem de possuir uma misso social que incentiva o comprometimento dos funcionrios. Veja mais sobre empresas sociais clicando aqui.

ERP! (Sig: Enterprise Resource Planning - Planejamento de Recursos da


Empresa - Operaes, Tecnologia) um Sistema de Gesto Integrada, uma Soluo modular para informatizao integrada de processos de negcio, uma arquitetura de sistemas que facilita o uxo de informaes entre todas as atividades da empresa.

Estratgia de Marketing (Marketing)


Conjunto de objetivos e polticas que resume a forma pela qual a empresa atua ou pretende atuar por meio do marketing com os segmentos-alvo e mediante um determinado posicionamento. Pode ser denida, tambm, como a lgica de marketing por meio da qual a unidade de negcios espera alcanar seus objetivos de marketing.

ETL! (Sig: Extract Transform Load - Extrao Transformao Carga Tecnologia)

22

02. TERMOS E DEFINIES

So ferramentas de software cuja funo a extrao de dados de diversos sistemas, transformao desses dados conforme regras de negcios e por m, a carga dos dados em um data warehouse.

23

02. TERMOS E DEFINIES

Fatores Crticos de Sucesso!(Estratgia e Negcios)!


So os pontos chave que denem o sucesso ou o fracasso de um objetivo denido por um planejamento de determinada organizao. Quando bem denidos, os fatores crticos de sucesso se tornam um ponto de referncia para toda a organizao em suas atividades voltadas para a sua misso.

Feedback!(Sig: Retorno - Recursos Humanos)


Procedimento que consiste no provimento de informao a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ao executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.

Fluxo de Caixa!(Finanas)
Um uxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um perodo de tempo denido. Ele um instrumento de controle que auxilia na previso, visualizao e controle das movimentaes nanceiras de cada perodo. A sua grande utilidade, para a pequena empresa , permitir a identicao (especialmente prvia, mas tambm posterior) das sobras e faltas no caixa, possibilitando um melhor planejamento de suas aes futuras e acompanhamento do desempenho nanceiro da empresa. Veja mais sobre uxo de caixa clicando aqui.

Follow-up!(Recursos Humanos, Marketing)


Dar prosseguimento a um relacionamento, discusso ou debate.

Franchising!(Sig: xxx - Estratgia e Negcios)

24

02. TERMOS E DEFINIES

Sistema de distribuio baseado na colaborao entre empresas. Uma que concebeu um produto ou servio e tem o know-how de explorao do mesmo e que o cede atravs de um contrato, o franqueador. Outra, o franqueado, que, atravs de meios humanos e nanceiros disponveis procede comercializao e manuteno da imagem de marca imposta pelo primeiro.

Funes (Recursos Humanos)


um conjunto de tarefas e responsabilidades atribudas a um cargo.

FYI! (Sig: For your information ou PSC - para seu conhecimento - Recursos
Humanos) Muito usado na troca de emails em empresas, quando se deseja apenas transmitir uma informao recebida para outra pessoa que no estava em cpia no email.

25

02. TERMOS E DEFINIES

GAP!(Sig: Distanciamento, afastamento - Gesto de Projetos)!


Gaps geralmente indicam que algo importante mudou nos fundamentos de uma determinada empresa. Gaps so brechas que aparecem em grcos de cotaes ao longo do tempo, so mudanas bruscas nos nveis de preo, diferenas entre o fechamento das cotaes de um perodo e a sua abertura no perodo subseqente e etc.. Quando acontecem, criam um espao branco entre barras consecutivas no grco.

GED!(Sig: Gesto Eletrnica de Documentos - Operaes)


Conjunto de tecnologias que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em forma digital, facilitando sua gerao, controle, armazenamento, compartilhamento e recuperao de informaes. Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microlme, imagem, som, planilhas eletrnicas, arquivos de texto etc. Atravs de um sistema GED os usurios podem acessar os documentos de forma gil e segura, normalmente via navegador Web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente. A capacidade de gerenciar documentos uma ferramenta indispensvel para a Gesto do Conhecimento.

Gerenciamento por Categoria!(Varejo)


um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste na denio da categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (ex: matinais, beleza, limpeza) e gerenci-las como se fossem unidades estratgicas de negcios. Tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforos para agregar maior valor ao consumidor nal. No escopo do gerenciamento por categorias uma das questes essenciais a denio de quais

26

02. TERMOS E DEFINIES

solues de compra a loja se prope a oferecer, bem como a disposio das categorias no espao fsico da loja.

Gesto da Qualidade Total (Operaes)


Abordagem que busca a melhoria contnua de todos os processos, produtos e servios da organizao.

Gesto de Compras!(Finanas)
A funo desta atividade, que compactua com todos os departamentos de uma empresa, tem como objectivos de ecincia a obteno dos materiais certos, das quantidades correctas, das entregas atempadas e dos preos mais vantajosos.

Gesto do Conhecimento!(Recursos Humanos)


A Gesto do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informaes em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informao interpretada, ou seja, o que cada informao signica e que impactos no meio cada informao pode causar de modo que a informao possa ser utilizada para importantes aes e tomadas de decises. Em uma denio resumida pode-se dizer que Gesto do Conhecimento um processo sistemtico, articulado e intencional, apoiado na gerao, codicao, disseminao e apropriao de conhecimentos, com o propsito de atingir a excelncia organizacional.

GIF!(Sig: Graphic Interchange Format - Tecnologia)


um formato grco com grande capacidade de compresso. A maioria das imagens na Internet um GIF.

27

02. TERMOS E DEFINIES

Governana Corporativa!(Estratgia e Negcios)


O termo governana corporativa foi criado no incio da dcada de 1990 nos pases desenvolvidos, mais especicamente nos Estados Unidos e na Gr-Bretanha, para denir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritrios e administradores.

Guide line!(Gesto de Projetos)


Orientaes, diretriz ou linha guia.

28

02. TERMOS E DEFINIES

Headhunter (Recursos Humanos)


!Caa-talentos do mundo corporativo

HTML!(Sig: Hipertext Mark-up Language - Tecnologia)!


uma linguagem padronizada de layout de documentos e links hipertexto, independente de plataforma . HTML um subconjunto do SGML (Standard generalized Markup Language) e usada para conectar documentos na Web.

29

02. TERMOS E DEFINIES

Incubadoras de Empresa!(Estratgia e Negcios)!


So espaos destinados ao desenvolvimento de empresas nascentes, na sua grande maioria no segmento de tecnologia. Elas nasceram com o objetivo de reduzir a mortalidade de empresas, que no Brasil, segundo o SEBRAE, gira em torno de 56% at o terceiro ano de vida. Basicamente, as incubadoras oferecem: infraestrutura, assessorias, servios, networking e parcerias. Veja mais sobre incubadoras clicando aqui.

Indicadores de Desmepenho!(Estratgia e Negcios)


Indicador um ndice de monitoramento de algo que pode ser mensurvel.Indicadores de desempenho nos permitem manter, mudar ou abortar o rumo de nossas aes, de processos empresarias, de atividades, etc. So ferramentas de gesto ligadas ao monitoramento e auxiliam no desenvolvimento de qualquer tipo de empresa. Tudo que for crtico para uma empresa deve ser monitorado, medido, no apenas custos, ganhos nanceiros ou desperdcios. possvel medir e monitorar at mesmo coisas abstratas como, por exemplo, a satisfao.

IPO!(Sig: Initial Public Offering - Finanas)


Oferta pblica inicial de aes a abertura do capital de uma empresa no mercado acionrio com objetivo de levantar capital para expanso, investimentos etc. Para isso a empresa deve realizar uma avaliao nanceira para denir o total de aes que ser negociado na bolsa de valores. No caso do Brasil, as aes so negociadas na Bovespa (Bolsa de Valores de So Paulo).

30

02. TERMOS E DEFINIES

Joint Venture (Finanas)


a concesso de emprstimos de baixo valor a pequenos empreendedores informais e microempresas, que no tm acesso ao sistema nanceiro tradicional.

Juros!(Finanas)
a remunerao pelo emprstimo de algum dinheiro. os juros representam de fato a remunerao do Capital empregado em alguma atividade produtiva, seja ela de qualquer m.

31

02. TERMOS E DEFINIES

Kick-off!(Gesto de Projetos)!
Usado em projetos para denir a reunio inicial que apresenta os objetivos, escopo, fases, cronograma e responsabilidades do projeto. O ideal que todos os envolvidos no projeto participem do seu "kick-off".

Know-how!(Estratgia e Negcios)
utilizado para designar uma tcnica, um conhecimento ou uma capacidade desenvolvida por uma organizao ou por uma pessoa. O know-kow pode, em determinados casos, constituir uma importante fonte de vantagens competitivas para quem o detm.

32

02. TERMOS E DEFINIES

Landing Page!(Tecnologia, Marketing)!


A landing page, em uma traduo direta, a pgina na qual o leitor vai, na maioria das vezes, pousar no seu website. Em outras palavras, ela a pgina de entrada de seus clientes, comumente denominada de home
Veja mais sobre landing Page clicando aqui.

Lean Startup!(Estratgia e Negcios)


a forma prtica de implementar a cultura de aprendizado necessria para as Startups, principalmente para o caso das empresas de software. A premissa principal da Lean Startup de que quanto maior a velocidade e menor o custo de cada grande iterao onde a Startup valida ou descarta hipteses importantes sobre o seu produto ou mercado maiores so as suas chances de sucesso. Veja mais sobre Lean Start-Up clicando aqui.

Link Patrocinado!(Tecnologia, Marketing)


um formato de anncio publicitrio veiculado na internet.

Logotipo!(Marketing)
Apresentao grca de uma denominao, simbologia ou uma associao entre estas duas formas, caracterizando e singularizando um nome ou razo social Veja mais sobre logotipos clicando aqui.

33

02. TERMOS E DEFINIES

M&A! (Sig: Merger & Acquisitions - Fuses e Aquisies - Estratgia e


Negcios)! Fuso o processo pelo qual duas ou mais empresas deixam de existir para dar lugar a uma inteiramente nova. Estas transaes efetuadas entre empresas do mesmo tamanho aproximadamente. Em uma aquisio, ou incorporao, somente uma das empresas mantm sua identidade jurdica. Geralmente so transaes efetuadas entre empresas com tamanhos diferentes, onde a maior delas permanece existindo.

Mailing list!(Marketing)
Listagem com nomes, endereos, e-mails e outros dados adicionais que podem ser selecionados sob vrios aspectos de acordo com a capacidade e/ou segmentao do banco de dados.

Marketing!(Marketing)
Nome, termo smbolo, desenho ou a combinao desses elementos que deve identicar os produtos ou servios de uma empresa ou um grupo de empresas e diferenci-los dos da concorrncia.

Market share (Sig: Participao no mercado - Marketing)


Se refere fatia de mercado que uma empresa tem. medido em porcentagem e pode ser medido de forma diferente de acordo com o setor de atuao da empresa. A forma mais comum de medir atravs do faturamento da empresa: divide-se o faturamento da empresa pelo faturamento total do setor em que ela atua.

34

02. TERMOS E DEFINIES

Marketing de Guerrilha!(Marketing)
As ferramentas de Marketing de Guerrilha so utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, utiliza-se de maneiras no convencionais para executar suas atividades de marketing, geralmente com oramentos apertados. Veja mais sobre marketing de guerrilha clicando aqui.

Marketing Management!(Sig: Gesto de marketing - Marketing)


Processo de anlise, planejamento, implementao e controle de programas que objetivam criar e manter relaes de troca com grupos de clientes-alvo.

Mark-up (Marketing)
Mtodo elementar de xao de preos que consiste em denir um preo a partir de uma taxa-padro aplicada sobre o custo total.

M-commerce (Marketing, Tecnologia)


o comrcio eletrnico ou transaes eletrnicas realizadas atravs de dispositivos mveis (celulares, PDAs, smartphones etc).

Media training (Marketing)


Treinamento de mdia.

Meetup (Estratgia e Negcios)


Designa um encontro ou reunio informal em que as pessoas conversam de p, facilitando a circulao e o networking. A ideia das Meetup originria do Silicon Valley onde eventos como esse so to comuns quanto um happy-hour.

35

02. TERMOS E DEFINIES

Melhoria Contnua (Operaes)


O prprio termo se explica: uma busca constante de aperfeioamento, de aprimorar o estabelecido e criar novos referenciais do ideal.

Metas (Estratgia e Negcios)


uma marca futura quantitativa que se pretende atingir para considerar um determinado objetivo como concludo.

Microcrdito (Finanas)
a concesso de emprstimos de baixo valor a pequenos empreendedores informais e microempresas, que no tm acesso ao sistema nanceiro tradicional.

Middleware (Tecnologia)
Programa que cria uma mesma interface para fabricantes e produtores de contedo.

Mdias Sociais (Marketing, Tecnologia)


O termo Social Media em ingls traduzido para Mdia Social em portugus e signica o uso do meio eletrnico para interao entre pessoas. Os sistemas de relacionamentos digitais combinam textos, imagens, sons e vdeo para criar uma interao social de compartilhamento de experincias.

MIS (Sig: Management Information Systems - Sistemas de Informaes Tecnologia) um sistema que consiste na rede de canais de comunicao da organizao. composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam as informaes. Incluem-se hardware, software, pessoas, sistemas de telecomunicao, e os dados propriamente ditos. As atividades envolvidas no MIS

36

02. TERMOS E DEFINIES

incluem a introduo de dados, processamento dos dados em informao, armazenamento de ambos, e a produo de resultados, como relatrios de gesto.

Misso (Estratgia e Negcios)


a razo de ser da empresa; o motivo de sua existncia.

Mobile marketing (Marketing, Tecnologia)


Marketing feito atravs de meios de comunicao mveis (celular, handheld, notebook com acesso mvel, pager, entre outros).

Modelo de Negcios (Estratgia e Negcios)


um diagrama visual que descreve a lgica de como uma organizao cria, entrega e captura valor. Este mtodo foi desenvolvido pelo consultor suo Alex Osterwalder. Seu trabalho comeou h quase 10 anos atrs ao se questionar como descrever uma empresa de melhor maneira que planos de negcio o faziam, geralmente com excessos de textos e grande diculdade de visualizao. Veja mais sobre modelo de negcios clicando aqui.

MVP (Sig: Mnimo Produto Vivel - Estratgia e Negcios)


A metodologia de Lean Startuptrata a denio do produto mnimo vivel (MVP, do Ingls Minimum Viable Product) como um dos marcos importantes no ciclo de vida de um empreendimento. o MVP est diretamente ligado proposio de valor da Startup. Veja mais sobre MVP clicando aqui.

37

02. TERMOS E DEFINIES

NDA!(Sig: Non Disclousure Agreement - Estratgia e Negcios)!


um contrato legal entre duas partes que envolvem material condencial, conhecimento ou informaes que as partes queiram compartilhar, mas querem restringir o acesso de terceiros. Neste contrato as partes concordam em no divulgar as informaes cobertas pelo acordo. O NDA cria uma relao condencial entre as partes para proteger qualquer tipo de informao condencial ou proprietria ou segredos de negcio, ou seja, protege as informaes de negcio no pblicas. Normalmente so assinados por empresas, indivduos ou entidades (como sociedades, parceirias etc) que esto realizando negcios em comum. O NDA pode abranger as informaes relativas a apenas uma das partes ou de ambas (acordo mtuo).

Networking (Sig: Rede de Relacionamentos - Estratgia e Negcios)


Rede de relaes pessoais e prossionais de um indivduo, valorizada pelo mundo dos negcios

Newsletter!(Marketing)
Informativo, geralmente com poucas pginas, que pode ser impresso ou online.

Nfe (Sig: Nota Fiscal Eletrnica - Varejo)


A Nota Fiscal Eletrnica um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para ns scais, uma operao de circulao de mercadorias ou uma prestao de servios, ocorrida entre as partes. Sua validade jurdica garantida pela assinatura digital do remetente e pela recepo, pelo Fisco, do documento eletrnico, antes da ocorrncia do fato gerador.

38

02. TERMOS E DEFINIES

Objetivos (Estratgia e Negcios)! Objetivo O QU queremos, O QU vamos


fazer. Para isso necessrio relacionar ao objetivo uma meta, pois Objetivo sem meta s um sonho, dicilmente ser alcanado.

OLAP (Sig: Online Analytical Processing - Tecnologia)


Processamento analtico em tempo-real, para rapidamente dar resposta a queries complexas base de dados. Este tipo de anlise, base de dados, essencialmente usada em relatrios de vendas, de gesto, marketing, data mining e outras reas do gnero. a tecnologia que permite ao usurio extrair e visualizar informaes de um banco de dados de forma seletiva e simples, sob diferentes pontos de vista. Uma aplicao baseada em OLAP tem a capacidade de responder rapidamente as solicitaes de informaes, diferente de aplicaes tradicionais baseadas em banco de dados. Outra caracterstica tpica que essas informaes so normalmente extradas de um grande volume de dados armazenados.

Outsourcing (Estratgia e Negcios)


Como chamando o relacionamento de longo prazo entre uma empresa e um fornecedor de servios externos para a realizao de atividades anteriormente executadas pela prpria empresa.

39

02. TERMOS E DEFINIES

PAF-ECF! (Sig: Programa Aplicativo Fiscal que faz interface com o ECF-IF Eissor de Cupom Fiscal - Varejo)! Com esse programa, o Fisco prev que todas as empresas fornecedoras de solues de automao comercial estejam devidamente homologadas, garantindo que as transaes comerciais que passem por esses sistemas sejam devidamente apuradas.

Payback (Finanas)
o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro lquido acumulado se iguala ao valor desse investimento.

Pitch!(Estratgia e Negcios)
uma metodologia nova que surgiu para facilitar a comunicao e entendimento entre quem tem algo a oferecer e as pessoas que querem investir ou comprar esses produtos. Ou seja, uma forma breve de garantir um primeiro contato marcante, que leve a novos patamares de negociao e entrosamento. O picth o rst step, a primeira ponte entre quem precisa de investimento e quem quer investir.

Planejamento Oramentrio!(Finanas)
Como ferramenta de planejamento, o Oramento muitas vezes utilizado como dispositivo de presso para que se tenha um constante aumento de ecincia, atravs das comparaes entre o Planejado e o realmente executado. O planejamento oramentrio se subdivide em planejamento: de receitas, dos custos, de despesas e de investimentos.

Plano de Ao!(Estratgia e Negcios)


40

02. TERMOS E DEFINIES

o planejamento de todas as aes necessrias para atingir um resultado desejado.

Plug in!(Tecnologia)
um programa de computador usado para adicionar funes a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito especca.

PMI!(Sig: Project Management Institute - Gesto de Projetos)


uma organizao internacional sem ns lucrativos que associa prossionais de gesto de projetos. No incio de 2011 j era considerada a maior associao do gnero no mundo, uma vez que integra mais de 260.000 membros em cerca de 170 pases. O escritrio central localiza-se em Newtown Square, na periferia da cidade da Filadla, em Pensilvnia (Estados Unidos). Seus principias objetivos so: formular padres prossionais de gesto de projetos; gerar conhecimento por intermdio da investigao; promover a gesto de projetos como prosso atravs de seus programas de certicao.

PMO!(Sig: Project Management Ofce - Gesto de Projetos)


Prossional da empresa ou grupo que dene e mantm os padres de processo, geralmente relacionados a gerenciamentp de projetos dentro da organizao. O PMO se esfora para padronizar e introduzir economias de repetio na execuo dos projetos. O PMO a fonte de documentao, orientao e mtricas sobre a prtica do gerenciamento de projetos e execuo.

PMP! (Sig: Project Management Professional - Gerente Prossional de


Projetos - Gesto de Projetos) O titulo PMP concedido desde 1984 aos prossionais aprovados em exame realizado pelo PMI. Para obter a certicao, o candidato deve atender aos

41

02. TERMOS E DEFINIES

seguintes requisitos: possuir experincia comprovada em Gerenciamento de Projetos; ser aprovado no exame; e aderir ao Cdigo de Conduta Prossional.

POS!(Sig: Point of Sale ou Ponto de Venda - Varejo)


O ponto de venda refere-se normalmente ao software e hardware usados nestes postos (o equivalente a uma caixa registadora electrnica), uma vez que passamos a tratar os dados relativos s transaces de forma digital.

Precicao!(Finanas)
Atribuir valor a um bem ou determinado objeto na moeda corrente

Processos!(Operaes)
Conjunto de atividades realizadas de maneira sequencial, que recebe entradas (imputs), realiza transformaes (por meio das atividades), resultando em sadas (outputs).

Processo Seletivo!(Recursos Humanos)


Consiste em escolher algum (atravs do recrutamento e seleo) que apresente o perl desejado para ocupar algum cargo disponvel pela empresa. Veja mais sobre processo seletivo clicando aqui.

Pr-labore!(Finanas)
a retribuio recebida pelo scio de uma empresa pelo trabalho por ele prestado. O valor do pr-labore estabelecido normalmente tomando por base o valor pago pelo mercado para prossionais que exercem a mesma funo que o scio desempenha na empresa e a capacidade nanceira da empresa, assim sendo, tal valor poder variar ms a ms. O direito retirada do pr-labore

42

02. TERMOS E DEFINIES

xado no prprio contrato social, sendo denido nele quais os scios que tero direito a esta retirada. Veja mais sobre pr-labore clicando aqui.

Prospect!(Marketing)
Pessoa ou empresa no consumidora de um determinado produto ou servio, que demonstra interesse na compra ou tem potencial para se tornar um consumidor.

Pblico-alvo!(Marketing)
Signica o segmento de pessoas ou empresas que se pretende atingir. Veja mais sobre segmentao de mercado clicando aqui.

43

02. TERMOS E DEFINIES

Qualidade!(Operaes, Estratgia e Negcios)!!


Totalidade de atributos e caractersticas de um produto ou servio que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou implcitas

QR-Code!(Marketing)! !

"! #digo QR um cdigo de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado

usando qualquer celular moderno. Esse cdigo vai ser convertido num pedao de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identica.

44

02. TERMOS E DEFINIES

Rastreabilidade (Operaes)!
Um conceito que surgiu devido necessidade de saber em que local que um produto se encontra na cadeia logstica sendo tambm muito usado em controle de qualidade. No se encontra o signicado de rastreabilidade no dicionrio da lngua portuguesa, por ser uma palavra composta pelo verbo rastrear, que signica: seguir o rastro ou a pista de, investigar, inquirir, indagar, e pelo substantivo feminino habilidade, que signica: qualidade de hbil. Em termos prticos, rastreamento saber "o que" (o produto ou bem), "de onde" veio (a origem) e "para onde" foi (destino).

Rateio (Finanas)!
Trata-se de uma forma direta de segregar os recursos consumidos pelos setores/ departamentos de uma empresa.

Recrutamento (Recursos Humanos)!


Corresponde ao processo pelo qual a organizao atrai candidatos em seu processo seletivo.

Reporting (Marketing)!
Relatrio.

Responsabilidade Social (Estratgia e Negcios)!


um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntria, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

RFI (Sig: Request for information - Operaes)!

45

02. TERMOS E DEFINIES

usada quando deseja-se saber quais so os servios que o fornecedor pode oferecer.

RFID (Sig: Radio frequency identication - Identicao por radiofrequncia Tecnologia)! um termo usado para identicar as tecnologias que utilizam a freqncia de rdio para captura de dados. Essa tecnologia permite a captura automtica de dados para identicao de objetos com dispositivos eletrnicos conhecidos como etiquetas eletrnicas, tags ou transponders, que emitem sinais de radiofreqncia para leitores que captam estas informaes.

RFP (Sig: Request for Proposal - Operaes)!


Um tipo de documento de aquisio usado para solicitar propostas de produtos ou servios de possveis fornecedores. Em algumas reas de aplicao, pode ter um signicado mais restrito ou mais especco.

ROI (Sig: Retorno sobre o Investimento - Finanas)!


Valor lquido gerado por um investimento, num determinado perodo de tempo. Em termos percentuais, signica a taxa representada pelo valor lquido em relao ao investimento total.

RSS (Sig: Really Simple Syndication - Tecnologia)!


um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsveis por sites e blogs divulgarem notcias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notcia (ou a notcia na ntegra) armazenado em um arquivo de extenso .xml. Assine o RSS do Blog LUZ Loja de Consultoria!

46

02. TERMOS E DEFINIES

SaaS!(Sig: Software as a Service - Tecnologia)!


Sistema pelo qual o software oferecido pela Internet atravs de locao, sob demanda. Hoje, o SalesForce.com um bom exemplo de aplicativo de automao de fora de vendas oferecido em formato SaaS.

Salrio!(Recursos Humanos, Finanas)


o pagamento em dinheiro como contraprestao ao trabalho, podendo ser xo ou varivel.

SCM! (Sig: Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de


Suprimentos - Operaes) Tem como proposta integrar organizaes que, de alguma forma, mantenham relacionamentos. O Objetivo do SCM otimizar a cadeia de abastecimento atravs do planejamento da demanda, de distribuio, de otimizao de plantas, de transportes e a conexo Web com o mundo externo.

Segmentao!(Marketing)
Diviso do mercado em grupos por critrios demogrcos, nanceiros, psicogrcos, ou por porte de empresa, poder aquisitivo, prosso, cargo, etc., de forma que suas caractersticas, necessidades, interesses ou comportamentos sejam semelhantes, realizando-se aes especcas para cada grupo.

Segmento de Mercado!(Marketing)
Grupo homogneo de clientes, podendo ser objeto de quanticao, interessante em volume e susceptvel de ser alvo de aes comerciais por parte das empresas. Veja mais sobre segmentao de mercado clicando aqui.

47

Seleo!(Recursos Humanos)
A seleo tem o propsito de eliminar os inaptos e de classicar os capazes para assumir uma determinada funo. O objetivo da seleo o de alocar os candidatos em empregos adequados ao seu tipo e a sociedade em que vivem: no s em termos de aspectos fsicos como tambm em nveis de inteligncia, capacidade, especializao, motivao, temperamento etc.

Sell In! (Sig: Venda do fabricante para o canal de distribuio - distribuidor


ou revendedor - para estoque - Varejo) O sell in quando o fabricante vende seus produtos para um canal de distribuio sem que esteja conrmada a revenda do produto para o consumidor nal.

Sell Out! (Sig: Venda do canal de distribuio - distribuidor ou revendedor para o consumidor nal - Varejo) O processo de sell-out ocorre quando o cliente nal adquire o produto para utilizao/consumo atravs de um canal de distribuio. Quando o revendedor adquire produtos do distribuidor com o objetivo de estoque para posterior venda, temos o processo de sell-out do distribuidor para o revendedor e de sell-in do revendedor. At que ele fature os produtos de seu estoque para os clientes nais, o processo de sell-out no ocorrer no revendedor.

SEO!(Sig: Search Engine Optimization - Otimizao de Sites - Tecnologia)


a otimizao de uma pgina (ou at do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca e assim ter um melhor posicionamento na pgina de resultados de uma busca (resultados naturais, no confundir com link patrocinado).

Service Design!(Estratgia e Negcios)


a atividade de planejar e organizar pessoas, infraestrutura, comunicao e componentes materiais de um servio, a m de melhorar sua qualidade, a interao entre o provedor de servio e os clientes e a experincia do cliente. Service design tornar o seu servio til / vantajoso, utilizvel, eciente, efetivo e

desejado. O design ou redesign de um servio pode envolver a reorganizao tanto de atividades de front ofce como de back-ofce do provedor de servio. Exemplo: um restaurante pode realizar um trabalho de Service Design para melhorar o seu menu ou mudar o layout do restaurante para melhorar a experincia do consumidor.

Shareholders!(Sig: Acionistas - Estratgia e Negcios)


Termo utilizado para designar todos aqueles que possuem parte da empresa ou da organizao e que podem afetar ou serem afetados, de modo signicativo, pela empresa.

Shopper Marketing!(Marketing)
Surgiu da necessidade dos prossionais atuantes na cadeia de Promoo e Vendas identicarem e compreenderem o que e como as pessoas pensam e agem no momento da compra como forma de aumentar as vendas no varejo de suas prprias marcas e ainda proporcionar uma experincia de compra mais agradvel para o cliente.

Slogan!(Marketing)
So utilizados para campanhas especcas e mudam de tempos em tempos.

SOX!(Finanas)
Abreviao da Lei Sarbanes Oxley, que foi aprovada em 2002 nos Estados Unidos. A lei visa aprimorar a preciso das informaes divulgadas pelas empresas e aumentar as punies para eventuais desvios de conduta por parte dos executivos.

SPED Contbil!(Finanas)
a substituio da escriturao em papel pela Escriturao Contbil Digital ECD. Trata-se da obrigao de transmitir em verso digital os seguintes livros: I livro Dirio e seus auxiliares, se houver; II - livro Razo e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Dirios, Balanos e chas de lanamento comprobatrias dos assentamentos neles transcritos.

SPED Fiscal!(Sig: Escriturao Fiscal Digital - EFD - Finanas)

um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escrituraes de documentos scais e de outras informaes de interesse dos scos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apurao de impostos referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte.

Speech!(Marketing, Recursos Humanos)


Discurso, apresentao.

SQL (Sig: Structured Query Language - Linguagem de Questes Estruturadas


- Tecnologia) uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional (bases de dados relacionais).

Staff Meeting!(Recursos Humanos)


Reunio de equipe

Stakeholders!(Estratgia e Negcios)
um termo usado em diversas reas referentes s partes interessadas que devem estar de acordo com as prticas de governana corporativa executadas pela empresa. De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de carter temporrio (como um projeto) ou duradouro (como o negcio de uma empresa ou a misso de uma organizao. Exemplos de stakeholders so acionistas, investidores, funcionrios, fornecedores, governo, sindicatos, concorrentes etc.

Start-up!(Estratgia e Negcios)
Uma startup um grupo de pessoas procura de um modelo de negcios repetvel e escalvel, trabalhando em condies de extrema incerteza. Um cenrio de incerteza signica que no h como armar se aquela ideia e projeto de empresa iro realmente dar certo - ou ao menos se provarem sustentveis. O modelo de negcios como a startup gera valor - ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Ser repetvel signica ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas

customizaes ou adaptaes para cada cliente. Ser escalvel a chave de uma startup: signica crescer cada vez mais, sem que isso inuencie no modelo de negcios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente.

Storytelling (Sig: Prtica de Contar Histrias - Marketing)


No campo mercadolgico, j que nenhum produto ou servio quer ser somente sua funcionalidade, comum que as empresas fortaleam suas imagens contando histrias interessantes, gerando um contorno de curiosidade e contedo para os seus portflios. Veja mais sobre Storytelling clicando aqui.

Sustentabilidade!(Estratgia e Negcios)
Sustentabilidade um conceito sistmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

02. TERMOS E DEFINIES

Tag Along (Estratgia e Negcios)!


a extenso parcial ou total, a todos os demais scios da empresa, das mesmas condies obtidas pelos controladores quando ocorre a venda do controle da sociedade. Exemplo: um tag along de 100% para os ordinaristas signica que todos os acionistas detentores de aes ordinrias possuem o direito de vender suas aes pelo mesmo preo pago pelas aes do bloco de controle da companhia, em caso de venda do seu controle.

Tagline (Marketing)
So frases que assinam um nome de um produto, servio ou empresa. Servem para reforar um posicionamento de marca.

Tarefas (Operaes, Recursos Humanos)


a unidade do trabalho que requer certa habilidade mental ou fsica para determinado m.

Target Costing (Sig: Custo alvo - Marketing, Finanas)


Designa um processo de reduo de custos na fase de desenvolvimento e design de um novo produto diferindo, portanto, do sistema de controle de custos tradicional que ocorre apenas na fase de produo.

TBD (Sig: To be dened ou To be done - Recursos Humanos)


Usado para denir uma ao que deve ser feita. Por exemplo: quando se deseja agendar uma reunio, porm ainda no h local denido, coloca-se tbd, ou seja, o local ser denido posteriormente e comunicado aos participantes. Muito usado tambm na troca de emails, quando se deseja transmitir uma tarefa para outra pessoa que no estava em cpia no email.

52

02. TERMOS E DEFINIES

TEF (Sig: Transferncia Eletrnica de Fundos - Varejo)


uma forma de pagamento envolvendo transaes com cartes de crdito ou dbito. A legislao determina que o comprovante nanceiro da transao deve ser impresso somente no ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Tendncia (Marketing)
Direcionamento ou seqncia de eventos com certa fora e durabilidade.

TI (Sig: Tecnologia da Informao - Tecnologia)


Termo que engloba toda tecnologia utilizada para criar, armazenar, trocar e usar informao em seus diversos formatos ( dados corporativos, udio, imagens, vdeo, apresentaes multimdia e outros meios, incluindo os que no foram ainda criados. um termo conveniente para incluir a tecnologia de computadores e telecomunicaes na mesma palavra.

TIR (Sig: Taxa Interna de Retorno - Finanas)


A Taxa Interna de Retorno (TIR), em ingls IRR (Internal Rate of Return), a taxa necessria para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em anlise de investimentos signica a taxa de retorno de um projeto.

Trade Marketing (Marketing)


Atividade que visa orientar e apoiar as atividades de marketing e vendas, trabalhando em conjunto para conseguir satisfazer as necessidades do consumidor nal e do cliente varejista. O conceito de Trade Marketing entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se d no

53

02. TERMOS E DEFINIES

ponto de venda e que a estratgia de marketing deve estar visvel para o consumidor nesse espao e nesse momento de deciso de compra.

Turn-over(Sig: Rotatividade de Pessoal - Recursos Humanos)


a relao entre admisses e demisses ou taxa de substituio de trabalhadores antigos de uma empresa por novos. Normalmente expressa em termos percentuais. calculado pela mdia do no. de admisses no ms atual + no. de demisses no ms atual, divido pelo no. total de empregado no ms anterior X 100. Quanto mais perto de zero melhor e mais baixo o ndice.

54

02. TERMOS E DEFINIES

Upgrade!(Marketing, Estratgia e Negcios)!


Elevar o nvel de posio ou qualidade.

User Experience! (Sig: Experincia do Cliente - Marketing, Estratgia e


Negcios) So percepes e respostas de uma pessoa resultantes da utilizao de um produto, sistema ou servio. subjetivo por natureza, pois se trata dos sentimentos e percepes do indivduo sobre um sistema. User experience dinmico, pois muda com o tempo de acordo com as circunstncias. User experience inclui todas as emoes do usurio, crenas, preferncias, percepes, respostas fsicas e psicolgicas, comportamentos e conquistas que ocorrem antes, durante e depois do uso. Trs itens podem inuenciar a "experincia do usurio": sistema, usurio e contexto de uso.

55

02. TERMOS E DEFINIES

Valor Agregado!(Finanas, Marketing)!


Signica incremento no valor do produto/servio.

Valuation (Sig: Avaliao de Empresas, Valorao de Empresas - Finanas)


Estuda o processo de se avaliar o valor de determinado ativo, nanceiro ou real.

Viso (Estratgia e Negcios)


Descreve o futuro desejado pela empresa, ou seja, como ela deseja estar daqui a um certo tempo.

Visual Thinking (Estratgia e Negcios)


Conceito que estimula o uso de grcos, desenhos e imagens no lugar de texto.

VMI (Sig: Vendor Managed Inventory - Inventrio Gerenciado pelo Fornecedor


- Tecnologia) Trata-se de sistema que permite o gerenciamento dos inventrios do cliente, diretamente pelo fornecedor (indstria). Assim, automaticamente, determinam-se quantidades e os itens a serem repostos. Semelhante ao ECR apenas com a diferena que no est voltado ao varejo. um sistema de parceria em que o fornecedor repe os estoques do cliente com base nos nveis de estoques informados pelo prprio cliente por via eletrnica (EDI, Internet etc.).

56

02. TERMOS E DEFINIES

VPL (Sig: Valor Presente Lquido - Finanas)


O valor presente lquido (VPL), tambm conhecido como valor actual lquido (VAL) ou mtodo do valor atual, a frmula matemtico-nanceira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. Veja mais sobre VPL clicando aqui.

57

02. TERMOS E DEFINIES

Website!(Tecnologia, Marketing)!
Um site ou website um grupo de pginas, imagens, vdeos etc que tem um endereo comum chamado URL, normalmente organizadas apenas por um nome de domnio, ou um endereo IP. O site ca hospedado no mnimo em um servidor web, sendo acessado por uma rede como a internet ou uma rede local privada. A pgina de um site um documento, normalmente intercalado com instrues de formatao HTML. Veja mais sobre websites clicando aqui. escrito em texto simples e

WMS! (Sig: Warehouse Management System - Sistema de Gesto dos Centros


de Distribuio - Operaes, Tecnologia) uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotao dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidao automtica e cross-docking para maximizar o uso do valioso espao do armazns.

Workow!(Sig: Fluxo de Trabalho - Operaes)


Processo no qual a informao ui por toda a organizao, de maneira rpida e organizada, seguindo uma seqncia pr-estabelecida de tramitao (um uxo pr-denido).

Workshop!(Recursos Humanos)
Treinamento ou trabalho em grupo

58

02. TERMOS E DEFINIES

XML (Sig: Extensible Mark-up Language - Tecnologia)!


uma espcie de substituto do HMTL, e ambos pertencem famlia SGML Standard Generalized Makup Language, padro internacional para denio de estruturas e contedo de documentos eletrnicos.

59

03

CONTINUA COM FOME? D O PRXIMO PASSO

03. CONTINUA COM FOME? D O PRXIMO PASSO

CONTINUA COM FOME?


Se esse livro abriu seu apetite de conhecimentos sobre os principais termos relacionados a gesto de empresas no tem problema! No nosso site e blog voc encontrar mais contedos relacionados. Voc pode escolher por outros livros, cursos, palestras gratuitas e at uma consultoria. www.lojadeconsultoria.com.br ou www.blog.lojadeconsultoria.com.br

QUER AJUDAR?
Contamos com a sua ajuda para melhorar esse produto. Se tiver qualquer dica ou sugesto que queira dividir conosco, envie-nos um e-mail para acenda@luzconsultoria.com.br e tenha o seu contedo inserido nas prximas verses desse livro com o seu nome e o nosso agradecimento!

AGRADECIMENTOS
Aproveitamos para agradecer a valiosa contribuio de nossa querida amiga Fernanda Corra! Muito obrigado! :)

Compartilhe

61

Potrebbero piacerti anche