Sei sulla pagina 1di 9

Exerccios de Fisiologia Vegetal sobre Respirao com Gabarito

1) (PUC - RJ-2007) So processos biolgicos relacionados diretamente a transformaes energticas celulares: a) respirao e fotossntese. b) digesto e excreo. c) respirao e excreo. d) fotossntese e osmose. e) digesto e osmose.

4) (UEPB-2006) As trocas gasosas, ao nvel das folhas, ocorrem atravs de numerosas aberturas epidrmicas denominadas: a) Parnquimas b) Ostolos c) Estmatos d) Clulas-guarda e) Acleos

5) (PUCCamp-1994)

2) (UECE-2007) Certas organelas produzem molculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a sntese orgnica a partir do dixido de carbono. Estamos falando, respectivamente, de a) lisossomos e cloroplastos. b) mitocndrias e complexo de Golgi. c) mitocndrias e cloroplastos. d) lisossomos e mitocndrias.

Processos I a) respirao

3) (Fuvest-2004)

Organismos II I Fotossntese Somente hetertrofos b) Fotossntese respirao Somente auttrofos c) respirao Fotossntese auttrofos e hetertrofos d) Fotossntese respirao auttrofos e hetertrofos e) respirao Fotossntese Somente auttrofos

II Somente auttrofos Somente hetertrofos Somente auttrofos Somente hetertrofos auttrofos e hetertrofos

O esquema a seguir representa, de forma simplificada, os ciclos do oxignio e do carbono. No quadro adiante, assinale a alternativa que identifica corretamente os processos I e II e os organismos nos quais eles ocorrem.

As variaes na concentrao de gs carbnico (CO2) em um ambiente podem ser detectadas por meio de solues indicadoras de pH. Uma dessas solues foi distribuda em trs tubos de ensaio que foram, em seguida, hermeticamente vedados com rolhas de borracha. Cada rolha tinha presa a ela uma folha recm tirada de uma planta, como mostrado no esquema. Os tubos foram identificados por letras (A, B e C) e colocados a diferentes distncias de uma mesma fonte de luz. Aps algum tempo, a cor da soluo no tubo A continuou rsea como de incio. No tubo B, ela ficou amarela, indicando aumento da concentrao de CO2 no ambiente. J no tubo C, a soluo tornou-se arroxeada, indicando diminuio da concentrao de CO2 no ambiente. Esses resultados permitem concluir que a posio dos tubos em relao fonte de luz, do mais prximo para o mais distante, foi a) A, B e C. b) A, C e B. c) B, A e C. d) B, C e A. e) C, A e B.

6) (Fuvest-2003) Em determinada condio de luminosidade (ponto de compensao ftico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gs carbnico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossntese. Se o ponto de compensao ftico mantido por certo tempo, a planta a) morre rapidamente, pois no consegue o suprimento energtico de que necessita. b) continua crescendo, pois mantm a capacidade de retirar gua e alimento do solo. c) continua crescendo, pois mantm a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza. d) continua viva, mas no cresce, pois consome todo o alimento que produz. e) continua viva, mas no cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.

7) (Vunesp-2003) Um grupo de estudantes montou o seguinte experimento: quatro tubos de ensaio foram etiquetados, cada um com um nmero, 1, 2, 3 e 4. Uma planta de egria (planta aqutica) foi colocada nos tubos 1 e 2. Os tubos 1 e 3 foram cobertos com papel alumnio, de

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

modo a criar um ambiente escuro, e os outros dois foram deixados descobertos. Dentro de cada tubo foi colocada uma substncia indicadora da presena de gs carbnico, que no altera o metabolismo da planta. Todos os tubos foram fechados com rolha e mantidos por 24 horas em ambiente iluminado e com temperatura constante. A figura representa a montagem do experimento. Se a intensidade luminosa for reduzida de 2x para x, a planta passar a produzir a) mais O2 que CO2. b) menos O2 que CO2. c) quantidades iguais de CO2 e O2. d) apenas CO2. e) apenas O2. 10) (VUNESP-2005) Com relao s equaes que descrevem dois importantes processos biolgicos I. 12H2O + 6CO2 C6H12O6 + 6O2 + 6H2O II. C6H12O6 + 6O2 6H2O + 6CO2 Pode-se afirmar que a) I ocorre nos cloroplastos, apenas em clulas vegetais, e II ocorre nas mitocndrias, apenas em clulas animais. b) I ocorre nas mitocndrias, tanto em clulas animais quanto vegetais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em clulas vegetais. c) I ocorre nas mitocndrias, apenas em clulas animais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em clulas vegetais. d) I ocorre nos cloroplastos, apenas em clulas vegetais, e II ocorre nas mitocndrias, tanto em clulas animais quanto vegetais. e) I ocorre nos cloroplastos e mitocndrias, apenas em clulas vegetais, e II ocorre nas mitocndrias, apenas em clulas animais.

Sabendo-se que a soluo indicadora tem originalmente cor vermelho-clara, a qual muda para amarela quando aumenta a concentrao de gs carbnico dissolvido, e para vermelho-escura quando a concentrao desse gs diminui, pode-se afirmar que as cores esperadas ao final do experimento para as solues dos tubos 1, 2, 3, e 4 so, respectivamente, a) amarela, vermelho-clara, vermelho-clara e vermelho escura. b) amarela, vermelho-escura, vermelho-clara e vermelhoclara. c) vermelho-escura, vermelho-escura, amarela e amarela. d) amarela, amarela, amarela e amarela. e) vermelho-escura, vermelho-clara, vermelho-escura e amarela. 8) (Mack-2003) A respeito do ponto de compensao dos vegetais so feitas as seguintes afirmaes: I. No ponto de compensao vale a relao

conc.CO2 conc.O2 =1
II. Plantas helifilas tem ponto de compensao maior do que as plantas umbrfilas. III. O ponto de compensao est relacionado intensidade luminosa. Assinale: a) se apenas I e II estiverem corretas. b) se apenas II e III estiverem corretas. c) se apenas I e III estiverem corretas. d) se nenhuma estiver correta. e) se todas estiverem corretas.

11) (UEPB-2006) O processo de oxidao dos alimentos atravs do qual a planta obtm energia para a manuteno de seus processos vitais denomina-se: a) Fotlise b) Respirao c) Fotossntese d) Transpirao e) Dilise

9) (UFPB-2006) A figura mostra uma planta, iluminada por uma fonte de intensidade 2x, e o grfico que relaciona as velocidades dos processos de fotossntese e de respirao em funo da intensidade luminosa.

12) (VUNESP-2008) Paulo considerou incoerente afirmar que as plantas promovem o seqestro de carbono pois, quando respiram, as plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi informado de que a afirmao a) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram menor que aquele durante o qual realizam a fotossntese, o que garante que consumam mais CO2 atmosfrico que aquele liberado. b) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram o mesmo que aquele durante o qual realizam a fotossntese, contudo, a taxa fotossinttica maior que a taxa de

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

respirao, o que garante que consumam mais CO2 atmosfrico que aquele liberado. c) correta. Embora as plantas respirem por mais tempo que aquele empregado na fotossntese, esta permite que as plantas retenham o carbono que utilizado na constituio de seus tecidos. d) incorreta. As plantas acumulam carbono apenas durante seu crescimento. Em sua fase adulta, o tempo durante o qual respiram maior que aquele durante o qual realizam fotossntese, o que provoca a reintroduo na atmosfera de todo CO2 que havia sido incorporado. e) incorreta. Alm de a respirao e a fotossntese ocorrerem em momentos diferentes e no coincidentes, o volume de CO2 liberado pela respirao o mesmo que o volume de CO2 atmosfrico consumido pela fotossntese. 13) (VUNESP-2010) No quadro negro, a professora anotou duas equaes qumicas que representam dois importantes processos biolgicos, e pediu aos alunos que fizessem algumas afirmaes sobre elas. Equaes: I. 12H2O + 6CO2 C6H12O6 + 6O2 + 6H2O II. C6H12O6 + 6O2 6H2O + 6CO2 Pedro afirmou que, na equao I, o oxignio do gs carbnico ser liberado para a atmosfera na forma de O 2 Joo afirmou que a equao I est errada, pois o processo em questo no forma gua. Mariana afirmou que o processo representado pela equao II ocorre nos seres auttrofos e nos hetertrofos. Felipe afirmou que o processo representado pela equao I ocorre apenas em um dos cinco reinos: Plantae. Patrcia afirmou que o processo representado pela equao II fornece, maioria dos organismos, a energia necessria para suas atividades metablicas. Pode-se dizer que a) todos os alunos erraram em suas afirmaes. b) todos os alunos fizeram afirmaes corretas. c) apenas as meninas fizeram afirmaes corretas. d) apenas os meninos fizeram afirmaes corretas. e) apenas dois meninos e uma menina fizeram afirmaes corretas. 14) (Fatec-2007) Vrias plantas de espcies diferentes, identificadas por A, B e C, depois de j haverem germinado e crescido alguns centmetros, foram cultivadas em uma estufa especial sob iluminao contnua e constante. Notouse que as plantas da espcie A no cresceram (continuaram com o mesmo tamanho), as da espcie B morreram, e as da espcie C continuaram a se desenvolver. Assinale a alternativa correta sobre esses resultados obtidos. a) As plantas da espcie B morreram por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa superior ao seu ponto de compensao ftica. b) As plantas da espcie A no cresceram por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa superior ao seu ponto de compensao ftica. c) As plantas da espcie C continuaram a se desenvolver por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa igual ao seu ponto de compensao ftica.

d) As plantas da espcie A continuaram com o mesmo tamanho por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa na qual a taxa de fotossntese igual de respirao. e) As plantas das espcies A e B no conseguiram se desenvolver normalmente, apesar de estarem sob iluminao contnua e constante, provavelmente por serem xerfitas, no conseguindo viver no interior de estufas.

15) (UFRJ-2008) O grfico a seguir mostra a variao da taxa de respirao das folhas de uma rvore ao longo do ano.

Determine se essa planta est no hemisfrio norte ou no hemisfrio sul. Justifique sua resposta. 16) (FUVEST-2009) A relao entre produo, consumo e armazenagem de substncias, na folha e na raiz subterrnea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em: Folha Raiz subterrnea a) b) c) d) e) Glicose produzida, mas no consumida Glicose produzida e consumida gua consumida, mas no armazenada gua consumida e glicose produzida Glicose produzida, mas no consumida Glicose armazenada, mas no consumida Glicose consumida e armazenada gua armazenada, mas no consumida Glicose armazenada, mas no consumida gua consumida armazenada. e

17) (FGV - SP-2009) O ficus uma planta bastante usada em projetos paisagsticos, tem crescimento rpido e pode formar rvores frondosas. Dois vasos de iguais dimenses receberam, cada um deles, uma muda de ficus, de mesmo tamanho e idade. Um dos vasos foi mantido na sala-de-estar da residncia, e o outro colocado na calada. Ao longo do tempo, ambas as plantas receberam os mesmos cuidados com irrigao e adubao, porm a planta da calada desenvolveu-se rapidamente, enquanto que a da sala praticamente no cresceu. Pode-se dizer que, provavelmente,

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) ambas as plantas foram mantidas prximas aos seus pontos de compensao ftica. A planta da calada permaneceu em um ambiente com maior concentrao de gs carbnico, o que promoveu seu maior crescimento. b) ambas as plantas foram mantidas acima de seus pontos de compensao ftica. A planta da sala permaneceu em um ambiente com maior concentrao de gs carbnico, o que inibiu seu crescimento. c) a planta da sala foi mantida abaixo de seu ponto de compensao ftica, enquanto que a da calada foi mantida em seu ponto de compensao. A concentrao de gs carbnico deve ter tido pouca influncia na diferena de crescimento dessas plantas. d) a planta da sala foi mantida prxima ao seu ponto de compensao ftica, enquanto que a da calada esteve acima de seu ponto de compensao. A concentrao de gs carbnico deve ter tido pouca influncia na diferena de crescimento dessas plantas. e) a planta da sala foi mantida acima de seu ponto de compensao ftica, enquanto que a da calada foi mantida abaixo de seu ponto de compensao. A concentrao de gs carbnico deve ter tido pouca influncia na diferena de crescimento dessas plantas. 18) (VUNESP-2006) Um pesquisador montou um experimento com 3 recipientes de vidro transparente: A, B e C. Em cada um deles, colocou uma planta de mesmo tipo e tamanho e, ao lado da planta, um chumao de algodo embebido na soluo vermelho de cresol, que indica, por mudana de cor, alteraes na concentrao de CO2 no ambiente. Os recipientes foram lacrados, e cada um deles permaneceu por algumas horas sob diferentes condies: o recipiente A foi mantido sob luz solar intensa; o recipiente B foi mantido sob luz de intensidade suficiente para que a planta se mantivesse em seu ponto de compensao ftico; o recipiente C foi mantido no escuro. a) Em qual(is) recipiente(s) ocorreu fotossntese? Em qual(is) recipiente(s) ocorreu respirao? b) Em quais recipientes a soluo de vermelho de cresol mudou de cor? Justifique.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta est a) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO 2. b) produzindo e consumindo matria orgnica em iguais quantidades. c) aumentando a taxa de respirao e produo de CO2. d) diminuindo a taxa de fotossntese e reduzindo a produo de CO2. e) produzindo mais matria orgnica do que consumindo.

21) (FUVEST-2009) Considere os tomos de carbono de uma molcula de amido armazenada na semente de uma rvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgnica, se o amido for a) usado diretamente como substrato da respirao pelo embrio da planta ou por um herbvoro. b) digerido e a glicose resultante for usada na respirao pelo embrio da planta ou por um herbvoro c) digerido pelo embrio da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossntese. d) digerido por um herbvoro e a glicose resultante for usada na sntese de substncias de reserva. e) usado diretamente como substrato da fotossntese pelo embrio da planta. 22) (UFRN-1998) Os ons que se relacionam com as funes celulares destacadas no quadro abaixo so, respectivamente: CONTRA O a ) b ) c ) d ) clcio clcio ferro ferro RESPIRA FOTOSSN O TESE ferro ferro fsforo magnsio magnsio fsforo clcio clcio TRANSFER NCIA DE ENERGIA fsforo magnsio magnsio fsforo

19) (PUC - SP-2006) A gua transportada por vasos lenhosos at a folha e, nas clulas desse rgo, fornece hidrognio para a realizao de um processo bioqumico, por meio do qual produzido um gs que poder ser eliminado para o ambiente e tambm participar de um outro processo bioqumico naquelas mesmas clulas. A estrutura que NO tem associao com a descrio a) cloroplasto. b) mitocndria. c) floema. d) xilema. e) estmato. 20) (UFSCar-2007) No grfico, esto representadas as taxas de fotossntese e respirao de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

23) (Fuvest-2005) Dois importantes processos metablicos so: I. ciclo de Krebs, ou ciclo do cido ctrico, no qual molculas orgnicas so degradadas e seus carbonos, liberados como gs carbnico (CO2);

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

II. ciclo de Calvin-Benson, ou ciclo das pentoses, no qual os carbonos do gs carbnico so incorporados em molculas orgnicas. Humanos Plantas Algas Lvedo a) I e II I e II I e II Apenas I b) I e II Apenas II Apenas II I e II c) I e II I e II I e II I e II d) Apenas I I e II I e II Apenas I e) Apenas I Apenas II Apenas II Apenas I

24) (FUVEST-2006) O grfico a seguir mostra, em unidades arbitrrias, as quantidades de gs carbnico (CO2) liberadas e absorvidas por uma planta em diferentes intensidades luminosas.

a) Indique qual das curvas (a ou b) corresponde variao da taxa de fotossntese das rvores de ambientes sombreados. Justifique, utilizando os dados apresentados no grfico. b) O que acontece com as plantas em geral, quando atingem o seu ponto de compensao ftico (PCF)? E quando atingem o ponto de saturao luminosa (PSL)? Justifique as duas respostas.

Indique as faixas de intensidades luminosas (I, II, III) em que a) ocorre aumento da quantidade de matria orgnica na planta. Justifique. b) a planta absorve gs oxignio do ambiente. Justifique.

27) (UFSCar-2005) O grfico representa as taxas fotossintticas e de respirao para duas diferentes plantas, uma delas umbrfita (planta de sombra) e a outra helifita (planta de sol). Considere que a taxa respiratria constante e igual para as duas plantas.

25) (FUVEST-2007) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estmatos, diminuindo a perda de gua. Como conseqncia imediata do fechamento dos estmatos, I. o transporte de seiva bruta prejudicado. II. a planta deixa de absorver a luz. III. a entrada de ar atmosfrico e a sada de CO2 so prejudicadas. IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossntese. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.

26) (UNICAMP-2006) O grfico ao lado mostra a variao da taxa de fotossntese de duas espcies de rvores de uma floresta. Uma espcie de ambiente aberto, enquanto a outra vive sob outras rvores.

Pode-se concluir que: a) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese. b) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese. c) as plantas A e B so, respectivamente, umbrfita e helifita. d) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz mais oxignio do que aquele consumido na sua respirao. e) no ponto X, a planta A consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese, e a planta B produz a mesma quantidade de oxignio que aquela consumida na sua respirao.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

28) (PUC - SP-2007) pelos grandes centros urbanos, como o caso da cidade de So Paulo, representa um dos seus graves problemas e requer solues a curto e mdio prazos. Na maioria das vezes, o lixo urbano colocado em aterros sanitrios ou simplesmente despejado em lixes, causando um grande impacto no ambiente e na sade humana. Dentre as possveis solues, programas ambientais alertam para a necessidade de reduzir a quantidade de resduos e de aumentar a reutilizao e a reciclagem dos materiais. Na natureza, tambm ocorre a contnua reciclagem de materiais promovida pelos ciclos biogeoqumicos. No ciclo do carbono, por exemplo, os tomos desse elemento so incorporados nos organismos atravs da fotossntese e, aps percorrerem a cadeia trfica, retornam atmosfera. Muitos materiais descartados no lixo dos centros urbanos podem ser reciclados. A reciclagem do papel permite a confeco de diversos produtos a partir do reprocessamento de suas fibras de celulose. O plstico de embalagens de bebidas tipo PET, poli(etilenotereftalato), pode ser derretido e transformado em filmes teis para outros tipos de embalagens ou em fibra de tecido. Em relao s embalagens de alumnio, a reciclagem bastante simples e eficiente. A produo de uma tonelada de alumnio reciclado consome somente 5% da energia necessria na obteno da mesma massa desse metal quando obtido diretamente de seu minrio, a bauxita. Este processo, por sua vez, requer muita energia por envolver a eletrlise gnea do xido de alumnio (Al2O3), principal componente da bauxita. J a matria orgnica, pode ser degradada em tanques chamados biodigestores onde, sob a ao de certos microorganismos, decomposta. Entre outros produtos, forma-se o gs metano (CH4) que pode ser utilizado como combustvel residencial e industrial. De modo geral, a reciclagem ainda apresenta um custo elevado em relao utilizao de matria-prima virgem. Entretanto, esta deve ser incentivada, pois nesses custos no est contabilizada a degradao do ambiente.

O lixo produzido

No ciclo biogeoqumico mencionado no texto, como ocorre a restituio do carbono para a atmosfera? Os tomos de carbono do metano (CH4) produzido nos biodigestores podem ser reintegrados diretamente na biomassa? Justifique. 29) (PUC - MG-2007) J disseram que a Amaznia o pulmo do mundo com base na crena de que a floresta amaznica a grande responsvel pela reduo do gs carbnico, gerado pelas atividades humanas e, ao mesmo tempo, responsvel pelo aumento nos nveis de oxignio na atmosfera do planeta. No verdade! ... Caso fosse, a julgar pela grande emisso de gs carbnico observada na regio nos ltimos tempos, eu diria que ela anda fumando muito. Sobre esse assunto, leia atentamente as afirmaes a seguir: I. A Amaznia no contribui significativamente para a reduo nos nveis de CO2 do planeta por se tratar de uma comunidade clmax, no havendo aumento ou perda de sua biomassa. II. As taxas de fotossntese e respirao so aproximadamente equivalentes no ecossistema amaznico no manipulado pelo homem. III. Com manejo sustentvel, a utilizao da madeira na construo de mveis poderia contribuir para reduzir os nveis de CO2 na atmosfera. IV. O desmatamento e a utilizao de reas desmatadas para a agricultura e a pecuria poderiam contribuir para o aquecimento global. So afirmaes CORRETAS: a) II e IV apenas. b) II, III e IV apenas. c) I, II e IV apenas. d) I, II, III e IV.

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

30) (VUNESP-2009) Observe a figura.

A figura sugere que as rvores, e por implicao a floresta amaznica, representam o pulmo do mundo e seriam responsveis pela maior parte do oxignio que respiramos. No que se refere troca de gases com a atmosfera, podemos dizer que as rvores tm funo anloga do pulmo dos vertebrados e so produtoras da maior parte do oxignio que respiramos? Justifique sua resposta. 31) (FGV - SP-2009) Os estmatos constam de duas clulas epidrmicas modificadas, denominadas clulas-guarda, que mantm um espao entre si chamado ostolo. A abertura ou fechamento do ostolo depende da variao do turgor das clulas-guarda. Segundo alguns autores, essas clulas, a) na presena da luz, consomem o gs CO2, tornando o citoplasma mais alcalino. Nesse ambiente, o amido converte-se em glicose, o que aumenta a concentrao no vacolo e permite que, por osmose, recebam gua das clulas vizinhas. Uma vez trgidas, as clulas-guarda promovem a abertura dos ostolos. b) na presena da luz, realizam fotossntese e produzem oxignio. Esse gs torna o citoplasma mais alcalino, permitindo que a glicose se converta em amido, o que aumenta a concentrao no vacolo e permite que, por osmose, recebam gua das clulas vizinhas. Uma vez trgidas, as clulas-guarda promovem a abertura dos ostolos. c) na presena da luz, realizam fotossntese e produzem oxignio. Esse gs acidifica o citoplasma, permitindo que o amido se converta em glicose, o que diminui a concentrao no vacolo e permite que a gua, por osmose, passe para as clulas vizinhas. Uma vez flcidas, as clulasguarda promovem o fechamento dos ostolos. d) no escuro, pela respirao produzem o gs CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que a glicose se converta em amido. Este aumenta a concentrao do vacolo e permite que, por osmose, recebam gua das clulas vizinhas. Uma vez trgidas, as clulas-guarda promovem a abertura dos ostolos. e) no escuro, pela respirao produzem o gs CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que o amido se converta em glicose. Esta diminui a concentrao do vacolo e permite que a gua, por osmose, passe para as clulas vizinhas. Uma vez flcidas, as clulas-guarda promovem o fechamento dos ostolos.

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabarito
1) Alternativa: A 2) Alternativa: C 3) Alternativa: E 4) Alternativa: B 5) Alternativa: C 6) Alternativa: D 7) Alternativa: B 8) Alternativa: E O ponto de compensao ftico de certo vegetal a intensidade luminosa na qual a fotossntese e a respirao tm velocidades iguais. Nessa situao, no h trocas com o meio, j que os produtos de cada processo so matriaprima do outro. Plantas helifilas, ou de sol, tm maiores necessidades de luz, por terem, geralmente, menor concentrao de clorofila.

seu interior. No recipiente B, a planta est em seu ponto de compensao e, portanto, no se altera a concentrao de gases (O2 e CO2) ao seu redor.

19) Alternativa: C 20) Alternativa: E 21) Alternativa: B 22) Alternativa: A 23) Alternativa: D O ciclo de Krebs parte da respirao celular e ocorre em todos os organismos capazes de realizar esse processo (no caso, humanos, plantas, algas e lvedos). J o ciclo de Calvin-Benson, uma das fases do processo fotossinttico em que o carbono fixado em molculas orgnicas -, caracterstico de auttrofos clorofilados (no caso, algas e plantas).

9) Alternativa: B 10) Alternativa: D 11) Alternativa: B 12) Alternativa: C 13) Alternativa: C 14) Alternativa: D 15) Hemisfrio norte. As maiores taxas de respirao ocorrem com temperaturas mais elevadas, que ocorrem no vero. O vero no hemisfrio norte ocorre entre julho e setembro. 16) Alternativa: B 17) Alternativa: D 18) a) Ocorreu fotossntese apenas nas plantas dos recipientes A e B; o processo da respirao ocorreu em todos os trs recipientes. b) A soluo de vermelho de cresol dever mudar de cor nos recipientes A e C. No recipiente A, a planta estava acima de seu ponto de compensao ftico, realizando a fotossntese com maior intensidade do que a respirao. Nesse caso, a concentrao de CO2 no interior do recipiente diminuiu. No recipiente C, ocorreu apenas a respirao, com o conseqente aumento no teor de gs carbnico em

24) a) Nas faixas II e III, em que h absoro de CO2 por parte da planta, ocorre, por meio da fotossntese, um aumento da quantidade de matria orgnica, como a glicose, por exemplo. b) A planta absorve oxignio do ambiente na faixa I. Isso porque a planta, nesta faixa, est liberando gs carbnico, o que indica que sua taxa respiratria maior do que sua taxa de fotossntese.

25) Alternativa: B 26) a) A curva a corresponde variao da taxa de fotossntese das rvores de ambientes sombreados. Isso porque o ponto de compensao luminoso dessas plantas atingido em menor intensidade luminosa do que o da espcie da curva b. b) Quando as plantas atingem seu ponto de compensao ftico (PCF), sua taxa de fotossntese exatamente igual taxa de respirao. Isso se justifica pelo fato de no haver, nesse ponto, liberao ou absoro de gs carbnico do ambiente, como se pode verificar no grfico. No ponto de saturao luminosa (PSL), as plantas atingem a taxa mxima de fotossntese. Nesse caso, outros fatores, que no a luz (como a gua e o gs carbnico), passam a limitar o processo.

27) Alternativa: E 28) A restituio do carbono para a atmosfera no ciclo biogeoqumico, sob a forma de gs carbnico (CO2), ocorre de duas maneiras principais: a) como subproduto da respirao ou fermentao dos organismos vivos;

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) como resultado dos processos de queima de combustveis orgnicos, fsseis ou no fsseis. Os tomos de carbono do metano no podem ser reintegrados diretamente na biomassa, j que no existe processo biolgico em que esse gs seja utilizado. A reintegrao do carbono se faz, normalmente, por meio do processo fotossinttico, que utiliza o CO2 do ambiente.

29) Alternativa: D 30) As rvores da mata no podem ser consideradas anlogas aos pulmes de um vertebrado. Isso porque os pulmes retiram oxignio do ar, devolvendo a ele gs carbnico; as rvores, por sua vez, como resultado de sua atividade ao longo do dia inteiro (fotossntese e respirao), liberam oxignio e consomem gs carbnico. A afirmao de que as rvores da floresta amaznica so produtoras da maior parte do oxignio que respiramos no correta. Isso se deve ao fato de a floresta ser um bioma no estgio clmax, em que o total de oxignio produzido pelas plantas consumido pela prpria comunidade, no havendo um supervit a ser lanado na atmosfera. Na verdade, o fitoplncton o grande responsvel pela maior parte de oxignio disponvel na atmosfera. 31) Alternativa: A

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Potrebbero piacerti anche