Sei sulla pagina 1di 11

Concordncia

Introduo H regras gramaticais para a concordncia em lngua portuguesa. Questes de concordncia, entretanto, muitas vezes se resolvem em um nvel mais amplo, da estilstica, indo inclusive contra as sugestes da gramtica. Em muitas situaes, realizamos a concordncia em funo do sentido de uma palavra ou expresso (concordncia mental), e no de sua forma; a concordncia pode variar em funo da posio dos termos nas oraes; e muitas vezes realizamos a concordncia com o termo que mais queremos acentuar ou valorizar. (LIMA, Rocha. Gramtica normativa da lngua portuguesa. 44. ed. So Paulo: Jos Olympio, 2005. p. 408-409.) Problemas de concordncia no so sempre detectados por corretores gramaticais, e muitas vezes as sugestes dos corretores, relacionadas a concordncia, so erradas. Convm, portanto, dominar aqueles campos em que cometemos erros com mais frequncia: concordncia do substantivo com o adjetivo e do sujeito com o verbo; a concordncia no emprego de termos especficos como meio e menos, dentre outros; o uso do verbo haver e fazer em sentido impessoal etc. bom lembrar que o uso do plural e do masculino/feminino um problema que, na verdade, no est diretamente ligado concordncia. importante saber construir o plural de palavras como cidado (cidados, e no cidades) e de compostos (com ou sem hfen), alm de saber o gnero de palavras como grama (no sentido de peso, masculino), alface (feminino) etc., todas questes que j abordamos quando estudamos os substantivos. Concordncia Nominal A concordncia nominal o processo sinttico pelo qual o gnero e o nmero de um substantivo ou pronome so estendidos s palavras ou expresses que os modificam ou especificam, como os artigos e adjetivos, por exemplo. Um exemplo de regra de concordncia: O artigo concorda em gnero e nmero com o substantivo que ele acompanha. Assim, deve-se dizer os culos, pois a palavra culos um substantivo plural (cf. dvida lingustica sobre o tema).

Obrigado / Obrigada O adjetivo obrigado, que significa agradecido, grato, reconhecido, sempre concorda com o gnero da pessoa que se sente agradecida.

Assim: Obrigada, disse a moa. Obrigado, disse o rapaz. Muito obrigados por tudo.

Zero A concordncia como o numeral zero deve ser feita no singular: zero grau zero quilmetro zero hora etc Cf. dvida de vestibular.

Substantivo & Adjetivo O adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gnero e nmero com o substantivo a que se referem.

No caso de mais de um substantivo de gneros diferentes, normalmente a concordncia se d no masculino plural. Ex.: O homem e a mulher altos chegaram. O cachorro e a guia novos fugiram. O mesmo ocorre no caso de adjetivo que funciona como predicativo de sujeito composto. Ex.: O homem e a mulher so altos. O cachorro e a guia so novos.

Os adjetivos dado, visto, anexo e incluso, dentre outros, portanto, concordam com os substantivos a que se referem. Ex.: Dada esta circunstncia, alteraremos nossa deciso. Dados os ndices das pesquisas, creio que no temos chance. Dadas suas ideias, acho que no podemos conviver mais. Vistos esses pareceres, o processo foi arquivado Segue anexa a foto. Seguem anexos os documentos. Segue inclusa a carta.

Mesmo, quando adjetivo, concorda com o substantivo. Ex.: Ela mesma resolveu o problema. Elas mesmas procuraram ajuda

Palavras e expresses invariveis Palavras empregadas como advrbio no devem variar. Ex.: Todos falavam baixinho. As revises em concessionrias custam sempre caro.

O advrbio menos invarivel. Portanto, incorreto dizer: Tinha menas vontade. O correto : Tinha menos vontade.

Havia menos alunas que alunos.

Meio, quando advrbio, com o sentido de um pouco, no varia. Ex Ela est meio louca. Elas esto meio doentes. Elas chegaram meio atrasadas.

A expresso haja vista no varia. Ex.: Haja vista o seu empenho. Haja vista seus esforos.

Concordncia Verbal

Sujeito & Verbo O verbo deve, em princpio, concordar com o sujeito. Assim, para lembrar de um erro comum j discutido quando falamos de verbos, o verbo ter, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, escreve-se como acento: tm, assim como o verbo vir, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, escreve-se vm. Portanto, todas as oraes a seguir esto erradas: Pardias tambm tem suas razes em outros textos. Esses tipos de aulas tem me conquistado. Os revisores tem de revisar e estruturar textos de diversas reas e assuntos diferentes. Os internautas tem escrito coisas absurdas. Muitas idias no vem do nosso inconsciente.

Verbo & Sujeito Um erro comum de concordncia ocorre quando o verbo aparece antes do sujeito. Ex.: 'Causou-me surpresa as reaes dos alunos.' O correto seria: 'Causaram-me surpresa as reaes dos alunos.' Outros exemplos de erros: A partir de 1951, comeou a surgir empresas especializadas no comrcio de computadores. Sempre surgir duvidas das mais diferentes.

Palavra intrometida Outro erro comum ocorre quando uma palavra prxima do verbo acaba influenciando equivocadamente na concordncia. Ex.: A resistncia dos jogadores devem aumentar. O sujeito a resistncia, portanto o verbo deve ser conjugado no singular, e no no plural, concordando erroneamente com jogadores. O correto seria: 'A resistncia dos jogadores deve aumentar. Palavras no singular (com sentido de plural) Palavras ou expresso no singular, mesmo com sentido de plural, pedem um verbo no singular: 'A gente saiu cedo.' 'O pessoal chegou.' 'A turma falou.' 'A classe reclamou.

Palavras/Expresses Sujeito J outras palavras ou expresses, que podem funcionar como sujeito, geram muitas dvidas no uso. Vejamos uma lista delas, e a forma que os verbos devem assumir:

um e outro singular ou plural. um ou outro singular. nem um nem outro singular. mais de um singular. sujeito resumido (tudo, nada, algo, algum, ningum etc.) singular. grande nmero, grande quantidade, parte de, grande parte de, a maior parte de etc. + plural singular ou plural. quais, quantos, alguns, muitos, poucos, vrios + de ns, dentre ns terceira pessoa do plural ou concordncia com o pronome. qual de ns (ou dentre ns) terceira pessoa do singular. um dos que plural (mais comum) sujeitos unidos por com: em geral, plural tanto... como, assim... como, no s... como, mas tambm etc. mais comum o plural sujeitos unidos por e mais comum plural sujeitos unidos por nem singular ou plural cerca de, perto de, mais de, menos de, obra de... plural, com exceo do verbo ser, que tambm admite singular ser, dar, bater, soar (horas) o sujeito o nmero que indicar as horas, ento os verbos concordam com o sujeito: Ja so oito horas. J uma hora. J meio-dia. J meia-noite. sujeitos unidos por ou: singular ou plural, dependendo da situao infinitivo pessoal ou impessoal a concordncia pertence mais ao terreno da estilstica do que da gramtica.

Que sujeito Quando o sujeito o pronome relativo que, a concordncia deve-se fazer com o termo ao qual o pronome se refere. Ex.: H alguns livros que no nos interessa. O sujeito do verbo interessar o pronome que, que est substituindo livros, ento o verbo deve ser utilizado no plural: H alguns livros que no nos interessam. Outro exemplo:

A mesa no ficaria em p sem as pernas que a sustenta! O sujeito do verbo sustentar o pronome que, que neste caso est substituindo pernas, portanto o verbo deve ser utilizado no plural: A mesa no ficaria em p sem as pernas que a sustentam! Fazer O verbo fazer, no sentido temporal, impessoal, isto , no tem sujeito, e, portanto, deve ser usado na terceira pessoa do singular: Faz muitos anos, e no Fazem muitos anos. Outros exemplos: 'Fazia dois sculos.' 'Faz dez dias.' 'Fez dois meses.' Haver Haver verbo impessoal quando utilizado em sentido temporal ou de tempo decorrido, sinnimo de: existir, estar; suceder, acontecer, fazer etc. Ex.: Havia muitos livros e no, como em geral se escreve, Haviam muitos livros. Vejam outros exemplos de oraes em que o verbo haver impessoal mas utilizado no plural, o que errado: 'Na histria da informtica houveram milhares de computadores.' 'Nesse perodo houveram muitos tipos de computadores.' 'Em 1986 houveram muitas mudanas na rea de informtica.'

Se o verbo haver, utilizado no sentido impessoal, estiver acompanhado de um verbo auxiliar (como dever, poder, estar, ter etc.), esse auxiliar torna-se tambm parte da construo impessoal e, portanto, tambm deve ser utilizado na terceira pessoa do singular. Ex.: Deve haver muitas diferenas entre ns. Deve haver leis para resolver isso. Devia haver uns mil torcedores assistindo ao jogo. Deve haver muitos casos iguais a este. Pode haver inmeras armadilhas como esta. Pode haver novos casos de dengue. Est havendo muitas discusses na reunio. Tem havido muita reclamaes por parte dos clientes.

Haver, entretanto, tem sujeito, e, portanto, concorda com ele, em diversos casos. Quando auxiliar, quando forma tempos compostos ou perfrases verbais (sinnimo de ter). Ex.: 'Todos haviam descido para a festa.' 'As coisas haveriam de melhorar.' 'Outros havero de ter.'

Ter (impessoal) O verbo ter muitas vezes usado no lugar de haver ou existir: 'Tinha muitos alunos na aula.' Nessa orao no h sujeito, ento o verbo no deve ir para o plural porque utilizado em um sentido impessoal. Chico Buarque registra esse uso no incio de sua cano Roda Viva:

"Tem dias que a gente se sente..." Na linguagem formal escrita, sugere-se nesses casos o uso de haver no lugar de ter. Existir Existir no verbo impessoal, como o seu sinnimo haver, isto , tem sujeito e concorda com ele. Existir, bastar, faltar, restar ou sobrar so verbos regulares e variam normalmente. Ex.: 'Existem muitas esperanas.' 'Existem muitas expectativas.' 'Existem criminosos demais na rua.' 'Bastariam dois dias.' 'Bastariam dois trabalhadores.' 'Faltavam poucas peas.' 'Restaram alguns objetos.' 'Restavam casos insolveis.' 'Sobravam ideias.' 'Sobravam ideias, mas faltavam recursos.' Verbo + se Nesses casos, como j vimos, o verbo concorda com o sujeito, que em geral vem em seguida ao verbo: 'Alugam-se casas.' 'Fazem-se consertos.' ' assim que se evitam acidentes.' 'Vendem-se terrenos.' 'Na vida cometem-se injustias.' Se houver preposio depois do verbo, entretanto, o verbo no varia, pois seu complemento no tem a funo de sujeito:

'Trata-se dos melhores profissionais.' 'Precisa-se de empregados.' 'Apela-se para todos.' 'Conta-se com os amigos.' 'Trata-se dos amigos mais leais.' 'Precisa-se de balconistas.' 'Recorre-se a todos.'

Catar Feijo Sempre gostei muito de ler e meditar sobre poemas de Joo Cabral de Melo Neto. Catar Feijo (do livro A educao pela pedra) um dos que sempre me fascinou:

1.
Catar feijo se limita com escrever: joga-se os gros na gua do alguidar e as palavras na da folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiar no papel, gua congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijo, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco

2.
Ora, nesse catar feijo entra um risco: o de que entre os gros pesados entre um gro qualquer, pedra ou indigesto, um gro imastigvel, de quebrar dente. Certo no, quando ao catar palavras: a pedra d frase seu gro mais vivo: obstrui a leitura fluviante, flutual, aula a ateno, isca-a com o risco. (A educao pela pedra. In: Poesias completas. 3. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1979, p. 21-22.). Mas na Obra Completa publicada pela editora Nova Aguilar (1994), o segundo verso est escrito assim:

jogam-se os gros na gua do alguidar Diz a lenda que o prprio poeta reconheceu o erro (ou teria sido o trabalho de um revisor?). Seja qual for a explicao, este um exemplo clssico (mesmo porque ocorreu com um poeta que era exmio conhecedor da lngua portuguesa) da variao bastante comum entre "alugam-se casas" (em que casas o sujeito de uma orao passiva sinttica, ento o verbo concorda e vai para o plural) e "aluga-se casas" (errado do ponto de vista da norma culta, mas em que o "se" intuitivamente usado como indicao de indeterminao do sujeito - no sei quem est alugando, mas sei o que est sendo alugado - casas - objeto direto). Para a escrita baseada na norma culta, vale a dica j apresentada: a) sem preposio, o verbo vai para o plural: jogam-se os gros / alugam-se casas b) com preposio, o verbo fica no singular: precisa-se de gros / precisa-se de casas

Potrebbero piacerti anche