Sei sulla pagina 1di 6

ORIENTAO DO REVERENDO WATANABE (Aprimoramento para Coordenadores e Vice-Coordenadores de Expanso Maio de 2001)

1- Alguns pontos sobre a difuso pioneira O que significa difuso pioneira? Significa abrir caminho onde no existe, ou seja, abrir caminho para quem nunca conheceu a Igreja Messinica. Encontrando uma pessoa de primeira vez, e abrindo caminho de salvao para ela, significa fazer difuso pioneira, ou seja, ministro que atende pessoa de primeira vez estar fazendo difuso pioneira, abrindo caminho da salvao da alma dessa pessoa. Quando cheguei ao Brasil no sabia o que era difuso, como orientar, que o Johrei era to bom e, muito menos encaminhar as pessoas de primeir a vez a membro mas, conversando, ministrando Johrei, aprendi, me aprimorei, entendi o trabalho pastoral. Para abrir caminho de salvao para os casos de primeira vez no era fcil. As vezes eu explicava demais, as vezes eu no falava o que precisava, outras vezes assustei falando de cara que MeishuSama era Deus. At aprender, conduzir pela caracterstica de cada um, conduzir de primeira vez a membro, de membro para missionrio, de missionrio para ministro. Formando que me formei. Orientando pela primeira vez que aprendi. Uma palavra para quem chega at muda a vida de uma pessoa. Acredito que, se o responsvel de Johrei Center tiver vontade, tomar deciso, de hoje em diante atender primeira vez para conduzir 500 novos membros em 2 anos, conseguir dobrar. preciso ter esse sonen. Se pensar que j tem 500 e que basta cada um somar mais um, no conseguir. Eu sempre estive pronto para servir as pessoas de primeira vez. S sorrindo, ministrando Johrei, dando esperana ...

No Butant/SP consegui mais de 700 membros em 2 anos. No Rio, em 3 anos, 1500 novos membros com a Igreja construda. O que fiz de especial? Nada, s procurei atender pessoa de primeira vez, sentir gosto de atender. Cada qual era diferente, tinha o seu problema, mas aprendi que no final era igual: todo egosta sofre. Como eu encaminhava mais pessoas que o reverendo Nishikawa, ele achava que eu tinha um livro com o segredo que ele no tinha. Mas no, s atendia frequentadores. Essa era a diferena, o segredo. Entregava cartes para receber 10 Johrei comigo. Quem eu escolhia para ministrar 10 Johrei era quem eu queria tornar membro. Exemplo: 4 vez hoje = j falei sobre Johrei e sobre causa e efeito, hoje vou falar sobre purificao. 7 vez = vou falar da grandeza de Meishu-Sama para criar elo dessa pessoa com Ele. 9 vez = falava que para receber proteo do alto, a pessoa tem que ser til, amada por Deus. 10 vez = Quando chegava ao dcimo encontro eu dizia: Quem quer ser feliz preciso fazer o outro feliz. O senhor tem grande misso, se quiser ser feliz cumpra sua misso. Falei isso (o senhor tem grande misso) para todos, como preparao. Via a nave cheia de pessoas entusiasmadas ministrando Johrei e no ptio percebia um comentando com o outro, feliz: Ele disse que eu tenho grande misso, para mim tambm... Eu ministrava Johrei nos frequentadores para conduzir, ganhar esprito de como conduzir. No novo sistema, o esprito precede a matria, por isso at mudei o nome para Departamento de Expanso, Coordenadoria de Expanso (mais amplo). Antes do novo sistema, muitos ministros ocupavam seu tempo da seguinte maneira: -40% para administrar; -30% para outros trabalhos (fundao, Korin, etc...)

-20% para dar assistncia aos membros; -5% para fazer viagem ao Solo Sagrado, ficar com a famlia, etc. -5% atendia... para atender frequentadores, primeira vez, se

Por isso, expanso s crescia 5% por ano. O foco mais importante e chave disso, o chefe do Johrei Center atender, pelo menos, 70 ou 80% do dia aos no membros. Os 20% restantes atender aos missionrios e membros. Se mudar 5% para 70% eu acredito que a expanso vai mudar. Meishu-Sama nos ensinou que a misso do ministro atender os frequentadores. Quem gosta de atender parte administrativa, que se torne administrativo. Pastoral tem que atender pessoas de primeira vez. No Japo falei: - Na poca Edo surgiram grandes espadachins. Durante centenas de anos nasceram famosos espadachins, mas ningum conseguiu formar discpulos como SUSAKOTIBA, o qual criou 3.000 alunos. At hoje, o exrcito do Japo s usa um estilo, o dele. - Mestres formavam 2,3,30 discpulos mas por que s SUSAKOTIBA conseguiu 3.000? - Ele abriu uma academia com sua equipe para formar alunos, mas o que ele fazia de diferente dos outros mestres? - Ele atendia todo aluno que chegava de primeira vez, no deixava outro faz-lo. Ele pegava espada de madeira e dizia: Me ataque como quiser, como souber. A chamava o treinador e dizia como a pessoa era: Voc no tem equilibrio na cabea ou voc tem agilidade, mas n o tem tranquilidade, tem fora nas pernas, mas tem os braos fracos...com um treino ele definia os pontos positivos e negativos da pessoa e mandava a partir da, o treinador ensinar o que cada aluno precisava. Da ento, nunca mais atendia o mesmo aluno, contudo, o mestre criou muitos discpulos.

Que pelo menos o responsvel do Johrei Center atendesse pessoas de primeira vez, ministrasse o primeiro Johrei, desse a primeira orientao e depois o entregasse a um missionrio. como o primeiro beijo, ningum esquece... S se consegue ampliar capacidade pastoral atendendo pessoas de primeira vez. Se atender pessoas de primeira vez e ningum voltar, o supervisor precisa atender esse chefe de Johrei Center, porque ele no deve estar no lugar certo. 2- Como transmitir mais luz pelo Johrei? Vi a fotografia de um membro americano ministrando Johrei com brao esticado, tenso e duro assim a luz fraca. Encontrando com o ministro responsvel por esse membro, pedi Johrei a ele. Dei um tapa no brao dele (tapinha no di...) E falei: Seu brao est duro, no est saindo luz, assim no vai receber milagres. Os senhores esto ensinando isso para cada um dos membros? No, no ? Quando eu estava no Rio, at outorgar 500 membros eu ensinava pessoalmente. Aps a outorga eles trocavam Johrei e eu passava dando tapinha no brao de quem estava colocando fora humana. Exemplo: Reverendo Shibui ministrava Johrei como se jogasse bolinhas de luz, tentando tirar a fora do brao. Quando os senhores fizerem a Marcha de Johrei queria que dessem esse treinamento para os membros: Tirar fora do brao, tirar ansiedade. Quanto mais tirar a prpria fora, mais deixar penetrar a luz. Como se estivesse cantando ...hum...hum... Quando ministrava e algum murmurava: - Est doendo!, eu dizia baixinho: Kanagara ...(seja feita a vontade ...) Quem recebe tambm precisa primeiramente relaxar o corpo. Ensinem isso tambm. Ambos cochilando at melhor...

Quem ministra muito Johrei no consegue colocar fora nem na cabea, nem no brao. No consegue ficar tenso, fica sonolento. Tire a fora do brao e seu ga. Tire suas intenes e interesses ao ministrar Johrei. Como tirar a fora do brao/ga? - No esticar o brao; - Dobrar at sentir o pulso leve; - No colocar sua fora; _ At para receber Johrei bom relaxar; - Tire suas ansiedades, intenes ou interesses.

3 Para concluir, gostaria que todos os ministros focalizassem 5 pontos, afirmando o nosso sonen para servir no sculo XXI. 1- Sentir mais uma vez que somos instrumentos de Meishu-Sama. Ele quem est me utilizando, tem que reconhecer isso. A no ter presuno e respeitar que os outros tambm so instrumentos. Pessoas de primeira vez tambm foram conduzidas Meishu-Sama, preciso aumentar o respeito por eles. 2- Atender no membros usando linguagem no religiosa. Exemplo: Johrei = Luz (energia do universo para aumentar energia de cada um, para limpar e melhorar a sade do homem). Existem as Leis do Universo, da Natureza, de Causa e Efeito - plantar para colher, assim eu ensinava. 3- Tornar uma pessoa que consiga transmitir milagres atravs do Johrei (o prprio ministrante). Se conseguir encontrar um milagre, nunca perder seu caminho e gratido a Meishu Sama. 4- Treinar trabalhar com equipes. 5- Ter sempre vontade de querer formar elemento humano, seu brao direito (substituto) para poder ampliar a nossa obra. Se no formar, no conseguir expandir.

Porto da f at salo nobre (levar primeira vez at esse nvel)

Tornou membro, cuide deste para em um ano tornar grande missionrio. Cuidando, no segundo ano ser grande ministro. Se conseguir dar orientao espiritual adequada que faltava, chegar assim, em dois anos a ministro.

Potrebbero piacerti anche