Sei sulla pagina 1di 7

Gerncia e Planejamento de Empresas e Empreendimentos de Construo

Plano de ensino Objetivos Gerais da Disciplina: Apresentar os conceitos e tcnicas referentes a qualidade do gerenciamento das construes civis, associando parmetros de prazos, custos e qualidade dos empreendimentos. Objetivos Especficos da Disciplina: - Formulao de anlises de carter econmico-financeiro em empresas para empresas e empreendimentos da Construo Civil. - Apresentao de tcnicas de planejamento. - Apresentao de tcnicas para composies de preos e oramentos de servios de engenharia. Contedo da Disciplina: - Canteiro de Obras: Conceitos Gerais; - Liderana e Tcnicas de Planejamento; - Os sistemas de decises na empresa; - Os sistemas de programao, controle, planejamento. - Anlise de qualidade de empreendimentos: tcnicas, modelos, estudo de casos. - Tcnicas de planejamento, cronogramas redes PERT/CPM, cronograma de barras - Formao de preos de servios e produtos. - Compatibilizao do Projeto com a Execuo da Obra; - Gesto da Qualidade e da Sustentabilidade Ambiental da Obra. Bibliografia Bsica: - HALPIN, DANIEL W.; WOODHEAD, RONALD W. Administrao da Construo Civil. Rio de Janeiro: LTC, 2004. - TISAKA, MAAHICO. Oramento na Construo Civil. So Paulo: PINI, 2006. Bibliografia Complementar: - DIAS, PAULO ROBERTO VILELA. Engenharia de Custos. Rio de Janeiro: Hoffmann, 2005. - ESCRIVO FILHO, EDMUNDO. Gerenciamento na Construo Civil. So Carlos: EESC/USP, 1998 - BERNARDES, MAURICIO MOREIRA E SILVA. Planejamento e Controle da Produo para Empresas de Construo Civil. Rio de Janeiro: LTC, 2003 - DIAS, PAULO ROBERTO VILELA. Preos de Servios de Engenharia e Arquitetura Consultiva. Rio de Janeiro: Hoffmann, 2005. 1. Introduo

troduo

O que Gerenciamento? Gerenciar o mesmo que controlar. Gerenciamento o controlamento de algo. O gerente a pessoa que controla/gerencia. Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previso financeira, gerindo profissionais com formaes e comportamentos diversificados. Como o Gerenciamento comeou? O gerenciamento no uma necessidade surgida recentemente! Na nossa histria muitos projetos foram realizados, tais como as pirmides, cidades, pontes e tantas outras, que certamente necessitaram de algum tipo de gerenciamento para sua implementao.

O que Planejamento? - Lado Racional da ao. - Processo de escolha e organizao de aes, antecipando os resultados esperados. - O planejamento uma funo de apoio coordenao das vrias atividades de acordo com os planos de execues, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos com economia e eficincia. - a definio do momento em que cada atividade deve ser concluda e o desenvolvimento de um plano de produo que mostre as entregas das atividades conforme necessidade e ordem de execuo. - O planejamento responsvel em demonstrar o tipo de atividades a ser executada, quando executar, os sistemas construtivos e os recursos utilizados - O planejamento tem a finalidade de reduzir o custo e a durao dos projetos e as incertezas relacionadas aos objetivos do projeto. Roteiro bsico planejamento de obra: - Estabelecimento de prazos e metas; - Coleta da documentao e informaes; - Reunio com os envolvidos; - Levantamento dos quantitativos dos servios; - Elaborao do cronograma fsico; - Elaborao do cronograma financeiro; - Elaborao dos cronogramas de recurso; - Cotaes dos servios e levantamento dos custos; - Elaborao do cronograma de receitas x despesas; - Estabelecimento das diretrizes para o acompanhamento e controle;

O que um projeto? um conjunto de atividades temporrias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, servio ou resultado nicos. Um projeto temporrio no sentido de que tem um incio e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

E um projeto nico no sentido de que no se trata de uma operao de rotina, mas um conjunto especfico de operaes destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente no trabalham juntas algumas vezes vindas de diferentes organizaes e de mltiplas geografias. O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeioado, a construo de um prdio ou de uma ponte, o esforo de socorro depois de um desastre natural, a expanso das vendas em um novo mercado geogrfico todos so projetos. E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integrao necessrios para as organizaes dentro do prazo e do oramento previstos. O Gerenciamento de Projetos, portanto, a aplicao de conhecimentos, habilidades e tcnicas para a execuo de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competncia estratgica para organizaes, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negcio e, assim, melhor competir em seus mercados. Todo projeto pode se resumir nestas importantes etapas: Aps a sua definio e seu objetivo devemos: - priorizar as atividades - planejar - como executar. - controlar a execuo - concluso O bom gerenciamento de projetos vai envolver vrias atividades: - Gerenciamento do plano de projeto - dos processos relacionados ao escopo. - a administrao do tempo para execuo - o custo envolvido - planejamento dos diversos recursos necessrios. - processos referentes definio do pessoal envolvido - gerenciamento das informaes e mtodos de comunicao. - anlise de riscos e segurana do empreendimento - suprimentos - logstica.

1. Introduo Contexto Na construo civil, o cumprimento dos prazos de projetos e obras um problema recorrente, assim como atrasos, desvios nos custos e aproveitamento inadequado de recursos disponveis para produo. Em tempos de competitividade e margens de lucro pequeno, a m gesto desses itens pode significar a inviabilidade dos empreendimentos de construo.

Pelo lado dos profissionais de projeto, tambm so grandes as reclamaes causadas pelo retrabalho, fator responsvel por perda de rentabilidade. Estudos do The Standish Group 2004, indicam que somente 29% dos projetos mundiais so bem sucedidos por cumprir suas metas de oramento, cronograma e qualidade planejadas. O standish group realiza investigaes e sondagens de mercado/tecnologia para utilizadores e fornecedores de aplicaes crticas na rea de OLTP (On-Line Transaction Processing) e ambientes cliente/servidor. Entre os seus clientes encontram-se vrias companhias Fortune 500, agncias governamentais e Universidades. Segundo o Project Management Institute PMI, mais importante organizao mundial fundada em 1969 com objetivo de criar padres, avanar a cincia e promover a responsabilidade profissional no gerenciamento de projetos, 25% do PIB (Produto Interno Bruto) Mundial gasto com projetos. O equivalente a mais de US$ 10 Trilhes/ano.

Os projetos ultrapassam, em mdia, 189% dos custos estimados; e em mdia, 222% do prazo originalmente estimado.

Quais os fatores que mais tem contribudo para o sucesso dos projetos?

O gerenciamento de projetos e obras de edificaes deve ser estruturado levando-se em conta a cultura construtiva, o porte e o tipo de empreendimento, e a estratgia de gesto de produo que ser adotada. Desde a fase de projeto, essencial que se tenha domnio completo sobre o sequenciamento e as relaes de dependncia ou de interdependncia das atividades necessrias, envolvendo diversos agentes internos e externos. A aplicao adequada dos conceitos, tcnicas e ferramentas de planejamento e gesto de projetos e de obras de edificaes permitir melhor desempenho econmico e o cumprimento das metas em cada fase. Etapas tpicas de um empreendimento de construo Abordagem Tradicional Projeto um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo (PMI, 2004). Na lngua inglesa existe diferena entre os termos design e project. O termo projeto no possui um significado nico, e geralmente relacionado com um conjunto de planos, especificaes e desenhos de engenharia. Esse conjunto denominado de projeto de engenharia. o que na linguagem inglesa chama-se design (CASAROTTO et al, 1999). No idioma brasileiro, a traduo da palavra Project utilizada para os dois casos: projeto como atividade de desenho grfico projetual e projeto como empreendimento. Projeto (Project) comumente utilizado para traduzir a palavra empreendimento e Projeto (Design) para traduzir a atividade projetual que envolve quatro estgios: concepo, desenvolvimento e detalhamento, avaliao e comunicao (REZENDE, 2008). O termo empreendimento tem uma acepo muito maior que o termo projeto, no qual um empreendimento um evento especfico, no rotineiro. So quatro as principais fases de um empreendimento: a montagem, nas quais so realizados os estudos preliminares e o programa do empreendimento; o desenvolvimento do projeto e escolha das empresas construtoras; a organizao e a execuo dos servios, na qual se destacam as fases de preparao da execuo de obras e a gesto da sua execuo (tcnica, administrativa e financeira) e, por fim, a entrega da obra e a gesto do empreendimento (uso, operao e manuteno). Um empreendimento envolve diversas empresas distintas em torno da execuo de um produto nico, no seriado, temporrio, singular e produzido sob encomenda.

Os principais agentes em um empreendimento de edifcio tpico so: o empreendedor (responsvel pela gerao do produto); os projetistas (que atuam na concepo e formalizao do produto); o construtor (responsvel pela fabricao do produto) e o usurio (que assume a utilizao e manuteno do produto). Nos empreendimentos de construo de edifcios o desenvolvimento dos projetos geralmente organizado de forma hierarquizada e sequencial. Ao longo do processo de projeto diferentes agentes e projetistas tomam isoladamente importantes decises de concepo do negcio, do produto e do processo de produo que repercutem em mltiplos aspectos da qualidade das edificaes e da sua construtibilidade. Desenvolvimento de projetos geralmente hierarquizado e sequencial.

normalmente explicada por uma separao entre o projeto e a execuo, reflexo do desenvolvimento do setor nos ltimos 30 anos.

Potrebbero piacerti anche