Sei sulla pagina 1di 3

TEXTO: RAMOS, Joo Gualberto Garcez. Competncia Penal. 1.

Noes Introdutrias: a categoria denominada competncia decorre de inmeros fatores, sendo dois pontuais: (i) tarefa jurisdicional no pode ser exercida por uma pessoa s e (ii) deslocamento de suas estruturas pelo territrio nacional. 2. CONCEITO: capacidade objetiva do juiz e se constitui no conjunto de critrios que, aplicados segundo um mtodo, permite repartir o trabalho jurisdicional entre diversos juzes. 3. CRITRIOS DE DIVISO: (a) critrio material (baseado nos aspectos dos bens jurdicos atingidos pela conduta, do tipo penal provavelmente praticado, da qualidade do ofendido, do local do crime, da gravidade do crime; (b) critrio hierrquico-funcional (cabe saber se o cargo que o imputado exerce exige o julgamento por um tribunal) (c) critrio funcional (distribui as tarefas jurisdicionais de modo vertical [fase recursal] e horizontal [fase da persecuo]); 4. DETERMINAO DO JUZO: 4.1. COMPETNCIA MATERIAL: ver se o crime pode pertencer Justia Eleitoral ou Justia Militar. a) Juzo eleitoral: crimes eleitorais so as condutas tipificadas em razo do processo eleitoral. rgos da justia eleitoral: Tribunal Superior Eleitoral; Tribunais Regionais Eleitorais; Juzes Eleitorais. A Justia Eleitoral organizada de forma simtrica Justia Federal. b) Juzo militar: crimes militares so aqueles definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previsto, qualquer que seja o agente. So crimes militares, tambm, aqueles praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra instituies militares. Estrutura: a Justia Militar est organizada em dois graus de jurisdio: Superior Tribunal Militar e as auditorias militares e conselhos de justia. - Juzo competente: a) Justia Comum Federal: (i) persecuo dos crimes polticos; (ii) persecuo dos crimes praticados em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio, autarquias federais ou empresas pblicas; (iii) crimes previstos em tratado internacional; (iv) crimes de grave violao dos direitos humanos; (v) contra organizao do trabalho; (vi) sistema financeiro; (vii) bordo de navios ou aeronaves; (viii) crimes de ingresso ou permanncia de estrangeiro. b) Justia Comum Estadual: nmero muito maior de feitos so dessa competncia, ex: falsificao e utilizao de RG por instituto estadual; concusso praticada por servidor estadual; crimes em detrimento de Sociedade de Economia Mista, Banco do Brasil, Petrobrs e etc. 4.2. COMPETNCIA TERRITORIAL: tipo de competncia adequada porque possibilita colheita mais eficaz de provas do fato e de suas circunstncias, bem como comum aos locais onde residem as testemunhas. a) Territorial Comum: diviso atravs de comarcas (territorial ESTADUAL) e em sees e subsees judicirias (justia FEDERAL). A competncia

territorial , em carter principal, determinada de acordo com o LOCAL EM QUE FOI CONSUMADO o crime. b) Territorial Especial: apesar de conhecido o lugar do crime, impossvel, pelos critrios anteriores, determinar o foro comum competente (caso de extraterritorialidade da lei penal brasileira). Nesse caso, o foro competente ser, no Brasil, (i) a CAPITAL DO ESTADO em que pela ltima vez tiver residncia do ru e (ii) se jamais tiver vivido no Brasil, ser a CAPITAL DA REPBLICA. - NAVIO: foro competente ser do local do primeiro porto brasileiro onde tocar a embarcao aps o crime. Se o navio estiver se afastando, ser do local onde por ltimo tiver tocado. - AERONAVES: local do pouso aps o crime ou da decolagem. - Crime continuado: quando a execuo se estende por dois ou mais foros, a competncia firma-se pela PREVENO. No sendo conhecido o lugar da infrao, a competncia territorial subsidiria passa a ser o domiclio ou residncia do ru. 4.3. COMPETNCIA POR PRERROGATIVA DE FUNO: estabelecida em funo da qualidade dos cargos exercidos pelas pessoas suspeitas da prtica de crime. Pode ser vertical (competncia recursal) e horizontal (um juiz ser responsvel pela fase instrutria e outro pelo julgamento). 4.4. COMPETNCIA FUNCIONAL: competncia jurisdicional pode ser distribuda entre diversas autoridades durante a persecuo penal. - Horizontal pela fase da persecuo penal: porque est no mesmo grau de jurisdio: exemplo: vai da vara de inqurito para a vara federal. - Objeto do juzo: divide-se o trabalho dentro do processo conforme o objeto sobre o qual deve operar a jurisdio. - Competncia Funcional Vertical: estabelece os rgos competentes aps a prolao das decises judiciais, especialmente quando da interposio de recursos. - Competncia de juzo: objetiva buscar a delimitao de trabalho entre juzes competentes em um mesmo territrio, bem como a otimizao do trabalho judicial. positivada pelas normas de organizao judiciria. 5. PRORROGAO: ato de reunir em um processo s infraes que guardem entre si laos comuns de pontos de convergncia, com fundamento na economia processual e unidade de juzo. 5.1. CONEXO: juno de vrias causas em um s processo. Existe um elemento comum entre as causas, que devem ser processadas e julgadas pelo mesmo juiz em um nico processo. - Intersubjetiva: infraes cometidas ao mesmo tempo (simultaneidade); varais pessoas em concurso (por concurso); vrias infraes praticadas por vrias pessoas (reciprocidade). - Objetiva: o liame que une os delitos deriva de uma relao causal. - Instrumental: a prova de circunstncias elementares de uma infrao penal influi na prova de circunstncias elementares de outra infrao.

5.2. CONTINNCIA: quando um s fato contm diversos crimes ou quando a infrao cometida por vrios agentes. O fundamento da continncia est na singularidade do crime e na indivisibilidade da ao penal. 6. CONSEQUNCIAS: tanto a conexo quanto a continncia acabam por impor um nico processo e um nico julgamento. Se houver concurso entre a competncia de rgos judicirios da mesma categoria, prevalecer a competncia do juiz do lugar da infrao qual for cominada. - Separao: a separao obrigatria quando h concurso entre justia comum e justia militar. - Desaforamento: medida de exceo e s cabe para o Tribunal do Jri. caso de mudana de foro, com quebra das regras bsicas sobre a competncia. - Preveno: a competncia firma-se pela preveno quando um crime continuado ou um crime permanente praticado em territrio de dois ou mais juzes. Ser competente aquele para quem os autos forem distribudos primeiro. - Exceo da verdade: quanto competncia jurisdicional para julgar a exceo da verdade, o STF entende que somente se justifica o seu deslocamento vertical nos casos de crime de calnia. - Perpetuatio jurisdicionais: quando o juiz que se tornou competente para conhecer determinadas causas penais em virtude de conexo ou continncia vem a perder a competncia para conhecer o fato que atraiu para si, inicialmente, a competncia para conhecer dos demais.

Potrebbero piacerti anche