Sei sulla pagina 1di 19

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

Nadi Paulo Ferreira

Doutora em Letras; psicanalista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro Escola de Psicanlise; professora titular de Literatura Portuguesa da Uerj.

RESUMO: O artigo parte das fontes lingsticas da teoria de Jacques

de Lacan, dando destaque aos conceitos de estrutura, sujeito, signo (Ferdinand de Saussure), metfora e metonmia (Roman Jakobson), visando demonstrar que as transformaes operadas nesses conceitos por Lacan separam de forma irreconcilivel a psicanlise da lingstica. Palavras-chave: Psicanlise, lingstica, estrutura.
ABSTRACT: Jacques Lacan: linguistic appropriation and subversion. The article is based on Lacans linguistics theory, highlighting the concepts of structure, subject, sign (Ferdinand de Saussure), metaphor and metonymy (Roman Jakobson), aiming to show that Lacans analysis of these concepts definitely separates psychoanalysts from linguistics. Keywords: Pschychoanalisys, linguistics, structure.

Meu dizer que o inconsciente estruturado como uma linguagem no do campo da lingstica.
JACQUES LACAN

o incio dos anos 50, a psicanlise, enquanto mtodo de verdade e de desmistificao das camuflagens subjetivas (LACAN, 1998, p. 242), estava sendo transformada em uma prtica que tinha como finalidade a adaptao do indivduo ao meio social, desviando-se, assim, da pedra angular dos fundamentos de Freud: o conceito de inconsciente e a teoria sobre a sexualidade. Jacques Lacan, ento, aparece com uma proposta de reflexo, a partir de uma nova cincia, a fim de que a experincia psicanaltica seja reconduzida fala e linguagem:

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

114

NADI PAULO FERREIRA

A lingstica pode servir-nos de guia neste ponto, j que esse o papel que ela desempenha na vanguarda da antropologia contempornea, e no poderamos ficarlhe indiferentes. (LACAN, 1998, p. 286)

Em funo desta proposta, Jacques Lacan se apropria de uma srie de termos lingsticos, com indicaes das fontes e com homenagens: Ferdinand de Saussure, o fundador da Lingstica, e Roman Jakobson, um dos fundadores do grupo dos Formalistas Russos (1915-1920) e um dos mais importantes participantes do Crculo Lingstico de Praga (1926). O objetivo deste artigo demonstrar que Lacan se apropriou de alguns conceitos lingsticos, ao invs de import-los. O trabalho de reconstruo desses conceitos orientou, durante trinta anos, seu projeto de ensino: a releitura dos textos freudianos para salvaguardar a deteriorao do discurso analtico (LACAN, 1998, p. 245) e para desenvolver o axioma de que o inconsciente estruturado como linguagem.
O SIGNO, O SIGNIFICANTE E O SIGNIFICADO

Em A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud (LACAN, 1957/ 1998), para demonstrar que o inconsciente estruturado como linguagem, Lacan, ao mesmo tempo em que se apropria do conceito de significante formalizado por Saussure, subverte-o. Para Saussure, o signo produto da articulao de duas instncias: o significante e o significado. O aprisionamento do significante ordem do significado transparece, nitidamente, na sua concepo de signo: o signo lingstico une no uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acstica (SAUSSURE, s.d., p.80). por acreditar na reciprocidade biunvoca entre significante e significado que Saussure ir procurar as leis que dariam conta da articulao entre essas duas instncias. E se nada encontra, a arbitrariedade passa a ser um dos princpios que rege o signo lingstico:
a idia de mar no est ligada por relao alguma interior seqncia de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra seqncia, no importa qual; como prova, temos as diferenas entre as lnguas e a prpria existncia de lnguas diferentes. (SAUSSURE, s.d., p. 81-82)

Para definir a arbitrariedade do signo,1 Saussure lana mo de uma metfora surpreendente: a lngua uma carta forada (SAUSSURE, s.d., p. 85). Para ele,
Cf. o primeiro pargrafo da primeira parte do captulo II, Imutabilidade e mutabilidade do signo do Curso de Lingstica Geral, de Saussure.
1

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

115

uma das funes da lngua a ligao de uma imagem acstica (massa sonora constituda por fonemas) a uma imagem mental (significado). Lacan, ao ler a teoria sobre o valor do signo verbal, tanto na verso de Sechehaye e Bally,2 quanto nas fontes manuscritas reunidas por Robert Godel, conclui que no h relao entre significante e significado. Apesar de Saussure (e tambm os lingistas que o sucedem) no abandonar a correspondncia entre significante e significado, no h dvida de que, ao abordar a questo do valor, ele no s privilegia o significante em detrimento do significado, mas tambm faz questo de diferenciar o significante da imagem acstica: o significante, em sua essncia, (...) no de modo algum fnico; incorpreo, constitudo, no por sua substncia material, mas unicamente pelas diferenas que separam sua imagem acstica de todas as outras (SAUSSURE, s.d., p. 137-138). Lacan descarta a concepo saussuriana de signo e elabora uma teoria do significante, que tem como ponto de partida o seguinte algoritmo: S/s. O prprio Lacan indica a leitura que deve ser feita do seu algoritmo: significante sobre significado, correspondendo o sobre barra que separa as duas etapas (LACAN, 1998, p. 500). Levar em conta esse trao, dando-lhe valor de barra, implica privilegiar a pura funo do significante em detrimento da ordem do significado. O que isso significa? A estrutura do significante se caracteriza pela articulao e pela introduo da diferena que funda os diferentes. Uma srie de conseqncias produzida, separando os campos da lingstica e da psicanlise:3 1. O privilgio do significante em detrimento do significado. 2. O significante puro non sense e no tem relao com o significado, o que equivale a dizer que o significante no significa nada ou pode significar qualquer coisa. 3. A oposio entre significante e significado marcada pela barra coloca o significvel4 submetido ao significante.
2 A primeira publicao do Curso de Lingstica Geral, em 1916, resultado das anotaes reunidas por Charles Bally e Albert Sechehaye, com a colaborao de Albert Riedlinger, dos trs cursos de Lingstica Geral, dados por Saussure na Universidade de Genebra (de janeiro a julho de 1907, de novembro de 1908 a julho de 1909, e de outubro de 1910 a julho de 1911). 3 No h leitura sem interpretao e sem implicao do sujeito com a verdade. A repetio do que est escrito e consagrado indica uma escolha tica, que aponta para o lugar de um sujeito na estrutura do discurso, independente desse lugar ser ou no reconhecido por ele. O escrito e o consagrado no so a mesma coisa. Os ps-freudianos consagraram uma leitura dos escritos de Freud, que foi interpretada por Lacan como adulterao da teoria freudiana. Donde se conclui que o mais relevante incide sobre as coordenadas que servem de subsdios interpretao das fontes. Nesse sentido, esse artigo uma leitura da teoria do significante, elaborada por Lacan, que parte de algumas premissas, das quais se destaca a no relao entre significante e significado. 4 Significvel no empregado como conceito. Apesar de no estar registrado nos principais dicionrios da lngua portuguesa, utilizei este termo como adjetivo, isto , como forma nominal que se associa com o substantivo, no caso, com o vocbulo significado. Significvel deve ser

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

116

NADI PAULO FERREIRA

4. O que faz parte da prpria estrutura do significante a conexo com outros significantes formando uma cadeia: O significante como tal no se refere a nada, a no ser que se refira a um discurso, quer dizer, a um modo de funcionamento, a uma utilizao da linguagem como liame (LACAN, 1982, p. 43). 5. S pode haver articulao entre os significantes porque eles podem ser reduzidos a puros elementos diferenciais. 6. A organizao dos significantes se faz atravs de duas operaes, que so as mesmas da linguagem: condensao (Verdichtung) e deslocamento (Verschiebung), cujos efeitos so a metfora e a metonmia. 7. A ordem do significado efeito da cadeia do significante e, justamente por isto, na cadeia do significante que o sentido insiste. A significao no est, portanto, em nenhum elemento particular da cadeia. O deslizamento incessante do significado sob o significante, por ao do inconsciente, no quer dizer que no haja a prevalncia de um sentido em jogo. Lacan faz questo de pontuar que seria um erro pensar que a significao reina irrestritamente para-alm. Pois o significante, por sua natureza, sempre se antecipa ao sentido, desdobrando como que adiante dele sua dimenso (LACAN, 1998, p. 505). precisamente no significvel que se engendra a paixo pelo significado. A fascinao por certas metforas cristaliza o sentido, emperrando o deslocamento (Verschiebung) metonmico dos significantes na cadeia. Do congelamento do significante nasce no s a paixo pelo sentido que, inevitavelmente, surge sob a forma de um bem como ideal, mas tambm o aprisionamento do sujeito ao gozo retirado desse sentido cristalizado, obstaculizando o processo de significao e a posio do sujeito em relao ao desejo. 8. A articulao significante no se produz sozinha, necessrio que haja um sujeito. O significante s pode passar para o plano da significao porque h um sujeito operando a cadeia do significante. Essa relao do sujeito com o significante denominada de relao fundamental. Na verso do Curso de Lingstica Geral, precisamente no captulo sobre o valor do signo lingstico, o significante no se confunde com os fonemas. Ao contrrio deles, como j assinalamos anteriormente, ele no tem nem forma nem substncia. Essa diferena entre significante e imagem acstica (um conjunto articulado de fonemas) deve ser bem enfatizada, para que no ocorra a adulterao do ensino que Saussure exerceu com tanto rigor na Universidade de Genebra. Os fonemas no so a variedade modulatria dos sons. Um fonema um som nico, cujos
lido, ento, como sinnimo de significado: em que h ou denota significao. Sabemos que entre vrios sinnimos h sempre um que se impe, conforme o contexto, por ser o que melhor expressa o que se quer dizer e transmitir. Nesse sentido, escolhi o termo significvel para eliminar qualquer relao com o conceito saussuriano de significado e, assim, enfatizar o que considero fundamental na teoria de Lacan sobre o significante: (...) o significante s se coloca como no tendo nenhuma relao com o significado (LACAN, 1982, p. 42).
gora v. V n. 1 jan/jun 2002 113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

117

traos distintivos marcam a sua diferena em relao a outras unidades mnimas de som. Outras caractersticas bsicas dos fonemas para Saussure poderiam ser resumidas: 1. O seu nmero limitado e sua quantidade varia de uma lngua para outra. 2. So formas regidas por leis de um sistema fechado que fazem parte da estrutura de uma lngua. 3. So de natureza auditiva e por isto tm as mesmas caractersticas do tempo: cada fonema representa uma extenso que s mensurvel numa dimenso. Os fonemas assim definidos so o suporte material do significante. A materialidade do significante determina outra lei que rege o signo lingstico: o princpio de linearidade. Essa lei o limite que o significante verbal recebe do tempo, ou seja, s se pode falar uma palavra de cada vez, uma depois da outra. Os traos diferenciais que comparecem numa imagem acstica so a sua face significante. E imagem acstica a massa sonora produzida pela combinao de fonemas. A palavra dia, por exemplo, se ope palavra noite, no s pelo seu significado, mas sobretudo porque sua imagem acstica diferente de noite e de todas as outras imagens acsticas da lngua portuguesa. A diferena significante o que Saussure denomina de oposio por negatividade. Se Lacan toma emprestado de Saussure o conceito de significante para romper com a tradio estruturalista, bvio que uma nova concepo de signo ter lugar no seu pensamento. Signo o que representa algo para algum. O signo no implica o aparecimento do significado, porque colocar em cena um sentido funo do significante. No Seminrio 9, Lidentification (1961-1962, indito), Lacan diferencia o signo do significante da seguinte forma: a pegada de um passo diante de Robinson Cruso tem valor de signo, porque representa para ele alguma coisa com valor de smbolo, podendo lhe dar significantes. Justamente por isto, ele pode chegar concluso de que no est s na ilha. A distncia entre este signo (pegada) e o que advm como instrumento da negao (no estou s) so os dois extremos da cadeia. entre estas duas extremidades que o sujeito pode surgir, j que seu aparecimento est sempre ligado a uma pulsao em eclipse: o que comparece numa fala para desaparecer e de novo reaparecer. Smbolo, aqui, deve ser entendido no como significado, mas alguma coisa com valor de signo, isto , com valor de dons.
Pois esses dons j so smbolos, na medida em que smbolo quer dizer pacto e em que, antes de mais nada, eles so significantes do pacto que constituem como significado: como bem se v no fato de que os objetos da troca simblica vasos feitos para ficar vazios, escudos pesados demais para carregar, feixes que se ressecaro, lanas enterradas no solo so desprovidos de uso por destinao, seno suprfluos por sua abundncia. (LACAN, 1998, p. 273)
gora v. V n. 1 jan/jun 2002 113-132

118

NADI PAULO FERREIRA

Os primeiros atos e os primeiros objetos de uma criana engendram, nesse sentido, smbolos (signos) com valor de dons. Na constituio de um smbolo, o que est em jogo um conceito. o conceito que engendra a coisa, e no o contrrio. O conceito a prpria coisa, o que implica dizer que a coisa se reduz ao nome. porque houve a produo de smbolos com valor de dons que haver o ingresso no mundo das palavras, onde ser criado o mundo das coisas. O famoso exemplo do neto de Freud5 ilustra bem o que seria esse ingresso no mundo das palavras, onde se cria o mundo das coisas. No jogo do carretel, as palavras balbuciadas (fort / da) j se organizam em torno do par presena e ausncia. Diacronicamente, temos as leis da linguagem concretizadas numa determinada lngua. Sincronicamente, temos o jogo do carretel, seguido de duas palavras, indicando a aquisio pelo sujeito do par opositivo de fonemas que recebe de sua lngua materna. a assimilao da estrutura sincrnica que indica a integrao do sujeito na diacronia. Mas essa brincadeira com o carretel implica a destruio do objeto, uma vez que consiste em faz-lo aparecer e desaparecer. Essa destruio do objeto indica o desaparecimento do sujeito (afnise), j que ele se toma como objeto, indicando assim o modo pelo qual se realiza a primeira manifestao do smbolo. Diz Lacan: o smbolo se manifesta inicialmente como assassnio da coisa, e essa morte constitui no sujeito a eternizao de seu desejo (LACAN, 1998, p. 320). na alternncia de presena e ausncia que temos a constituio de traos que, para Lacan, so o rastro de um nada em torno do qual se engendra o sentido. no uso de uma lngua que se abre para o sujeito a possibilidade de mltiplas substituies e combinaes, que iro determinar o seu destino e revelar, em uma anlise, a sua posio na fantasia.
A LINGUAGEM

Assim como Lacan6 se apropriou do significante saussuriano, far o mesmo com a concepo de linguagem, identificando as origens do estruturalismo no formalismo russo. Roman Jakobson, no texto Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia,7 define a linguagem a partir de duas operaes, que presidem todo ato de fala: a seleo e a combinao. Essas operaes engendram uma srie de procedimentos comuns em todas as lnguas: 1. A seleo de palavras e de outras entidades lingsticas se realiza atravs de associaes feitas por identidade (semelhana) e por oposio (diferena). Essas relaes
Cf. o texto de Freud Alm do princpio do prazer (1920). Cf. o texto Subverso do sujeito e dialtica do desejo no inconsciente freudiano (1960), em Escritos. 7 Este texto se encontra no livro Lingstica e comunicao, de Roman Jakobson.
6 5

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

119

de associao so chamadas de similaridade. Seleo e substituio so as duas faces de uma mesma operao (JAKOBSON, s.d., p. 40). 2. A combinao de unidades lingsticas j selecionadas cria um contexto, estabelecendo um modo de organizao, em que a posio de um significante em relao aos outros determina a produo do sentido. Essas relaes de concatenao so chamadas de contigidade. Combinao e contextura so as duas faces de uma mesma operao (JAKOBSON, s.d., p.40). Essas duas operaes de linguagem engendram dois eixos e dois processos: 1. Os eixos do paradigma (seleo / substituio / relaes de similaridade) e do sintagma (combinao/ contextura / relaes de contigidade); 2. Os processos metafrico e metonmico. A metfora se produz pelas relaes de similaridade assim como a metonmia pelas relaes de contigidade. Jakobson, quase no final do seu artigo, se refere ao trabalho de Freud sobre os sonhos, identificando as relaes de contigidade com a transferncia metonmica e com a condensao sinedquica e as relaes de similaridade com a identificao e o simbolismo. Lacan, interpretando Jakobson, define a metfora e a metonmia como sentidos figurados, que se originam das operaes de substituio (metfora) e de combinao (metonmia) e estabelece as seguintes correspondncias com Freud: a metfora com a condensao e a metonmia com o deslocamento. Para Lacan, ao contrrio de Jakobson, no h metfora sem metonmia e viceversa.8 Toda metonmia efeito de uma operao metafrica interrompida por ao do recalque, assim como toda metfora efeito de uma operao metonmica. Essa sobredeterminao se sustenta na produo de uma metfora inaugural, que a base, o suporte, dessas duas tcnicas do significante, que so a metfora e a metonmia. O Nome-do-Pai, como o significante que representa a existncia do lugar da cadeia significante como lei (LACAN, 1999, p. 202) o agente dessa operao. Esse significante transmitido pelo desejo da me:
A ausncia da me ou sua presena oferecem criana colocada aqui como termo simblico, no se trata do sujeito , pela simples introduo da dimenso simblica, a possibilidade de ela ser ou no uma criana demandada. (LACAN, 1999, p. 284)

Eis uma das faces da castrao: Nome-do-Pai, sintoma, sujeito barrado e desejo
8 Para Jakobson, um discurso pode se realizar em duas linhas semnticas diferentes. Um tema remetendo para outro tema por similaridade (processo metafrico) ou por contigidade (processo metonmico). Ele identifica um predomnio da metfora na poesia, nas canes lricas russas, no Romantismo, no Simbolismo, no Surrealismo e nas montagens cinematogrficas de Charlie Chaplin e Eisenstein e um predomnio da metonmia na prosa, na epopia herica, no Realismo, no Cubismo e nas montagens cinematogrficas de D. W. Griffith.

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

120

NADI PAULO FERREIRA

se constituem pela inaugurao da primeira metfora. Entretanto, o desejo, depois de constitudo pelo representante do Outro, ou seja, pelo desejo da me enquanto portadora do Nome-do-Pai, isto , da Lei, s pode se manifestar pela via da metonmia. Outra distino fundamental em relao lingstica diz respeito funo da linguagem. Enquanto para a lingstica a funo da linguagem a comunicao, para a psicanlise a evocao. A fala como ato de discurso, e no como ato de fonao, implica sempre dirigir uma mensagem para algum, demandando uma resposta. Neste sentido, atravs da fala que se realiza a funo da linguagem. Toda fala se caracteriza pelo aqui-e-agora, inscrevendo-se na sincronia, isto , no eixo das simultaneidades, das relaes entre elementos coexistentes, em que se exclui a interveno do tempo. Mas a fala como ato de discurso apresenta tambm uma textura do significante e, como tal, se inscreve na diacronia, isto , no eixo das sucesses, no qual se inclui a interveno do tempo e as transformaes. Se na fala como ato de discurso se realiza o entrecruzamento da sincronia com a diacronia, cabe, ento, perguntar o que para a psicanlise o discurso? o efeito da articulao entre lngua e linguagem e, como tal, trans-individual. nesse sentido que o inconsciente o discurso do Outro. O inconsciente participa do Outro, enquanto lugar de engendramento do discurso, do sujeito e do desejo. H, portanto, um discurso que circula e que antecede a constituio de qualquer sujeito. Esse discurso, que o sujeito recebe do Outro, ir fazer parte de sua histria. justamente por isso que o sujeito recebe sua mensagem de forma invertida. A liberdade de todo sujeito est demarcada pelo limite imposto pelas leis da linguagem e por um discurso que ir inscrev-lo no desejo do Outro (desejo da me enquanto portadora do Nome-do-Pai). O inconsciente no est alhures, ele se situa no mesmo lugar dos significantes (lugar do Outro). E, justamente por isto, podemos defini-lo como uma cadeia de significantes que se repete e insiste em interferir no discurso. O inconsciente o que comparece na fala como dito que escapa inteno do dizer e o que estrutura os processos de elaborao onrica, fazendo com que o sonho se apresente para seu autor como enigma a ser decifrado. Nesse sentido, o inconsciente a outra cena desse Lugar (Outro) em que se produz uma escrita.
A LETRA E O TRAO UNRIO

Lacan, num primeiro momento, denomina a materialidade do significante de letra. Esta, como estrutura localizada do significante, apresenta duas propriedades, que se inscrevem em duas dimenses: na sincronia, temos um sistema sincrnico de acoplamentos diferenciais (imagem acstica); e, na diacronia, temos a cadeia do significante. A letra como materialidade a essncia do significante enquanto trao, o suporte material do discurso.
gora v. V n. 1 jan/jun 2002 113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

121

Lacan, quando se refere ao texto A interpretao dos sonhos (1900),9 faz questo de assinalar que o que est jogo, neste texto, a letra em sua textura e em seus empregos. As imagens do sonho tm valor de significante e, como tal, nada tm a ver com o significado. na letra que encontramos o emprego do significante e, justamente por isto, Freud, nesse texto, no s aponta para a valorizao das leis da linguagem (lgica do significante) mas tambm para o uso da letra como hierglifo. No Seminrio 9, Lidentification (1961-1962), Lacan desenvolve o trao unrio a partir do conceito de letra, como suporte material do significante. Aqui, fica clara a releitura do texto Psicologia das massas e anlise do eu (1921) a partir da teoria lingstica de Saussure. Nesse texto,10 Freud se refere a uma identificao parcial. O sujeito se identifica no com o objeto, mas com alguns de seus traos, os quais so retirados e incorporados por ele. claro que esses traos do objeto tm para o agente dessa operao valor de ideal. Essa identificao do sujeito no se dirige ao outro como objeto das pulses sexuais, mas como objeto do amor. Esses traos sero o suporte da constituio de um novo ideal-do-eu (Ich-Ideal). Freud ilustra esse processo, referindo-se s relaes do homem com as massas artificiais: a Igreja e o exrcito. Saussure, quando define os fonemas como sendo a materialidade do significante verbal, faz questo de ressaltar a distino conceitual entre fonema, traos distintivos e significante. Os fonemas so formas mnimas de som que apresentam um conjunto de traos distintivos, os quais, por sua vez, so os responsveis pela marcao da diferena, que tem como efeito a oposio entre os fonemas. Na lngua portuguesa, por exemplo, o fonema t se ope a todos os outros fonemas em funo de trs traos distintivos: articulao da ponta da lngua com a parte interna da arcada dentria superior (fonema dental); interrupo momentnea da corrente de ar, determinada pela ocluso da cavidade bucal nesse ponto (consoante oclusiva); e abertura da glote, impedindo a vibrao das cordas vocais. Um significante verbal constitudo por um conjunto articulado de fonemas (ima-

Cf. o texto A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud (1957), que se encontra em Escritos (1998). 10 Psicologia das massas e anlise do eu, 1920-1921, , sem dvida, o texto mais importante de Freud, no que diz respeito diferena entre eu-ideal e ideal-do-eu. A identificao do eu e a substituio do ideal do eu pelo objeto apontam, entre outras coisas, para a distino entre o amor, como sentimento da paixo, e a identificao parcial, no que diz respeito escolha de objeto, s vicissitudes das pulses sexuais e ao narcisismo. Quanto a este ltimo, imprescindvel a leitura do texto freudiano Luto e melancolia (1915-1917). Em Psicologia das massas e anlise do eu, Freud estabelece a distino entre a identificao parcial e o amor como sentimento da paixo, nomeado por ele fascinao e servido amorosa, da seguinte forma: no caso da identificao o objeto desaparece ou fica abandonado e reconstrudo depois no eu, que se modifica parcialmente, conforme o modelo do objeto perdido. No outro caso, o objeto subsiste, mas dotado de todas as qualidades pelo eu e custa do eu (FREUD, 1973, p. 2.590. v. III).

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

122

NADI PAULO FERREIRA

gem acstica), sendo que cada fonema porta um conjunto de traos, os quais iro demarcar a distino opositiva e diferencial entre eles. bom lembrar, mais uma vez, que o significante no se confunde com o material de que feito, e o que determina a funo significante, instaurando a oposio, um conjunto de traos distintivos. Para Lacan, o trao unrio (Einzinger Zug) no se confunde com o significante, mas nele que se sustenta a funo significante como diferena pura. Neste sentido, no trao unrio (Einzinger Zug), como a forma mais simples de marca, que se situa a origem do significante. A retirada de uma marca como trao do campo do Outro inaugura a primeira metfora do sujeito enquanto desejante, sem a qual no haver lugar para o advento de um sujeito cindido. Em relao a essa identificao, diz Lacan:
O trao unrio no est no campo primeiro da identificao narcsica, ao qual Freud relaciona a primeira forma de identificao (...) O trao unrio, no que o sujeito a ele se agarra, est no campo do desejo, o qual s poderia de qualquer modo constituir-se no reino do significante, no nvel em que h relao do sujeito ao Outro. o campo do Outro que determina a funo do trao unrio, no que com ele se inaugura um tempo maior da identificao na tpica ento desenvolvida por Freud a saber, a idealizao, o ideal do eu. (LACAN, 1988, p. 242)11
A LETRA E A ESCRITA

J em outro momento de seu ensino,12 a letra se refere a dois efeitos do discurso: o liame e a escrita: O liame (...) um liame entre aqueles que falam (LACAN, 1982, p. 43) e a escrita no de modo algum do mesmo registro, da mesma cepa, se vocs me permitem esta expresso, que o significante (LACAN, 1982, p. 41).

Em relao ao ideal-do-eu, Lacan acrescenta: no entrecruzamento pelo qual o significante unrio vem funcionar aqui no campo do Lust quer dizer, no campo da identificao primria narcsica, que est a mola essencial da incidncia do ideal do eu. Descrevi em outro lugar a visada em espelho do ideal do eu, desse ser que ele viu primeiro aparecer na forma de um dos pais que, diante do espelho, o segura. Ao se agarrar referncia daquele que o olha num espelho, o sujeito v aparecer, no seu ideal do eu, mas seu eu ideal, esse ponto em que ele deseja comprazer-se em si mesmo. a que est a funo, a mola, o instrumento eficaz que constitui o ideal do eu. No faz muito tempo, uma menininha me dizia gentilmente que j era hora de algum se ocupar dela para que ela parecesse amvel a si mesma. Ela fazia, assim, a confisso inocente da mola que entra em jogo no primeiro tempo de transferncia. O sujeito tem uma relao a seu analista cujo centro est no nvel desse significante privilegiado que se chama ideal do eu, na medida em que, dali, ele se sentir to satisfatrio quanto amado. (LACAN, 1988, p. 242). 12 Cf. o Seminrio 18, Dun discours qui ne serait pas du semblant (1970-1971) e o Seminrio 20, Mais ainda (1972-1973).

11

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

123

Aqui, a dimenso do significante se inscreve no campo da fala, o que faz com que o significante seja reduzido sua natureza auditiva, onde o que conta so os fonemas como elementos diferenciais. Justamente por isto, o significante s se coloca no tendo nenhuma relao com o significado (LACAN,1982, p. 42). Mas apesar disso ou por causa disso, no discurso que os significantes se amarram, produzindo como efeito dessa amarrao o significado. O significado atribudo a um significante literalmente efeito do discurso, isto que faz lao entre os seres falantes. Cabe, ento, perguntar o que em um discurso se produz como efeito da escrita e no da fala? a letra que, aqui, deve ser compreendida como sendo a gramtica do discurso, ou seja, o que s se revela por escrito. Nesse sentido, a escrita definida como um outro efeito da linguagem (LACAN, 1982, p. 63). E qual seria esse outro efeito da linguagem? precisamente o que vem em suplncia ao no-haver da relao sexual. A escrita, ento, como um dos efeitos da linguagem, tem a mesma funo que a barra tem no algoritmo do significante (S/s):
A barra, como tudo que da escrita, s tem suporte nisto o escrito no algo para ser compreendido. (LACAN, 1982, p. 48) Se no houvesse essa barra, com efeito, nada poderia ser explicado, da linguagem, pela lingstica. Se no houvesse essa barra acima da qual h significante passando, vocs no poderiam ver que h injeo de significante no significado. (...) Tudo que escrito parte do fato de que ser para sempre impossvel escrever como tal a relao sexual. da que h um certo efeito do discurso que se chama a escrita. (LACAN, 1982, p. 48-49)

Assim, a letra, tomada ao p da letra, efeito do discurso que s comparece na escrita. nesse sentido que Lacan define a letra como um ajuntamento de caracteres:
A letra o que est impresso no texto da edio definitiva qual os autores como vocs sabem, eles so mltiplos acabaram por dar assentimento. Eles tomam mesmo o cuidado de dizer que as letras designam ajuntamentos. A que est a timidez deles, e seu erro as letras constituem os ajuntamentos, as letras so, e no designam, esses ajuntamentos, elas so tomadas como funcionando como esses ajuntamentos mesmos. (LACAN, 1982, p. 65)

Essas definies da letra no se excluem e se assentam nos aforismos que percorrem toda a trajetria do ensino de Lacan: o inconsciente estruturado como uma linguagem, e esta o que vem em suplncia impossibilidade de se escrever a relao sexual. nesse sentido que no Seminrio 20, Mais ainda (1972-1973) Lacan
gora v. V n. 1 jan/jun 2002 113-132

124

NADI PAULO FERREIRA

afirma que o inconsciente estruturado como os ajuntamentos de que se tratam na teoria dos conjuntos como sendo letras (LACAN, 1982, p. 66).
O SUJEITO

Lacan, ao trazer o significante para o campo da experincia analtica, inclui uma nova concepo de sujeito, que no tem lugar nem em Saussure, nem nos seus discpulos, e muito menos nas novas correntes lingsticas que surgiram. Para o saber lingstico a noo de sujeito se refere, dependendo do autor, s categorias de pessoa, de indivduo, de locutor e de emissor. A categoria de sujeito, introduzida por Lacan, totalmente estranha ao raciocnio lingstico e se baseia em uma teoria sobre a estrutura da subjetividade humana: falta-a-ser. Quando nasce uma criana, se houver a inscrio do simblico no seu corpo (campo do Outro como lugar dos significantes), produzir-se- o surgimento de um sujeito e de sua dependncia (alienao) ordem do significante, inaugurando o desejo do homem como desejo do desejo do Outro. Significante ento passa a ser definido como o que representa um sujeito, enquanto diferena, para outros significantes. E sujeito deve ser compreendido como o lugar que se produz no intervalo entre o significante Um (S1), que aquele que marca um sujeito, constituindo sua singularidade, e os outros significantes (S2), que tm como funo represent-lo para outros significantes. Nesse sentido, o significante signo de um sujeito. a inscrio na ordem do significante (campo do Outro) que permite a um sujeito operar com as leis da linguagem e produzir significaes que escapam inteno do dizer. Fica, ento, a questo: como um sujeito pode se representar como significante para outro significante? S na posio de objeto. Representar-se dessa forma implica que o sentido produzido pela funo significante se relacione imagem que o sujeito tenha de si mesmo. Essa imagem especular nada mais do que a representao de um sujeito sob a forma de ego. Eis o sujeito comparecendo no registro imaginrio sob a forma de objeto a, cuja escrita i (a). Depois de incorporar o conceito de linguagem de Jakobson para, mais uma vez, apontar, na descoberta de Freud, a estrutura da linguagem no regime do inconsciente, coloca uma questo que separa sem reconciliao o saber lingstico da psicanlise. Diz Lacan: Uma vez reconhecida a estrutura da linguagem no inconsciente, que tipo de sujeito podemos conceber-lhe? (LACAN, 1998, p.814). No h, na prxis do lingista, o pressuposto de que toda a experincia do inconsciente reside no entrelaamento entre sujeito e significante. No h, tambm, o inconsciente como ordem do no-sabido, do que no pode ser escrito, do que um lugar barrado. H um inconsciente que se apresenta como sinnimo da enunciao, que se inscreve de forma subjacente no enunciado. Para a psicanlise, s h inconsciente porque h um lugar, o lugar do Outro
gora v. V n. 1 jan/jun 2002 113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

125

, enquanto um campo onde se articulam os significantes que preexistem constituio de cada sujeito. Um sujeito, assim constitudo, apresenta como singularidade a impossibilidade de ter acesso ao significante que lhe deu origem (S1). Esse significante, que est permanentemente se deslocando sob a cadeia do significante, ter sempre para o sujeito valor de x e, como tal, ir proliferar significao. Este hiato entre o significante primordial, que do sujeito, e os outros significantes, que iro represent-lo para outros significantes, tem a mesma funo que a barra entre o significante e o significado, no algoritmo que escreve a funo do significante. essa posio intervalar do sujeito que produz os lapsos e os atos falhos no discurso. So efeitos do inconsciente estruturado como linguagem o que se diz sem querer dizer. E isto no outra coisa seno a produo de um saber que no se sabe. precisamente nos tropeos de uma fala que a anlise revela a verdade dessa relao, ao fazer dos furos do sentido os determinantes de seu discurso (LACAN, 1998, p. 815). A linguagem, justamente isto que divide e articula os pensamentos, inscreve-se no pr-consciente e os pensamentos se inscrevem no inconsciente. porque h linguagem que o inconsciente e a lngua existem. E, por causa disto, o falante pode se servir da lngua para significar o que, do ponto de vista da prpria lngua, no faz sentido.
A EXCLUSO DO REAL NO CONCEITO DE ESTRUTURA

Nesse caminho de apontar as diferenas entre a lingstica e a psicanlise, quero ressaltar que, alm da excluso do sujeito, o real como impossvel no faz parte do conceito lingstico de estrutura. Da excluso do real, engendra-se um conceito de estrutura ligado idia de totalidade. Benveniste13 define estrutura como o arranjo de um todo em partes e a solidariedade demonstrada entre as partes do todo, que se condicionam mutuamente (BENVENISTE, 1988, p. 9. v.1). Essa noo de estrutura produz um saber que acredita dar conta de todos os tipos de relaes inerentes s particularidades de um sistema. Por isso, Benveniste pde afirmar que em cada lngua o que est em jogo uma estrutura, onde cada pea recebe a sua razo de ser do conjunto que serve para compor (Idem). O calcanhar-de-aquiles dos lingistas a homonmia. Mattoso Camara Jr.14 define homonmia como a propriedade de duas ou mais formas, inteiramente distintas pela significao ou funo, terem a mesma estrutura fonolgica (CAMA13 14

Cf. Problemas de Lingstica Geral. Cf. o Dicionrio de Lingstica e Gramtica.

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

126

NADI PAULO FERREIRA

RA JR., 1986, p. 139). Ele d o seguinte exemplo: um homem so / So Jorge/ so vrias as origens. Nestes sintagmas, uma mesma imagem acstica corresponde a trs morfemas gramaticais (adjetivo, substantivo e verbo), o que implica significados totalmente distintos. O lingista s pode dar conta da homonmia identificando alguma coisa que no est funcionando bem na estrutura da lngua. Por isso, Mattoso Camara Jr. afirma que a homonmia uma deficincia do princpio geral da distino fonolgica (CAMARA JR., 1986, p. 139). Dessa fico do todo nasceu o esperanto como esperana de uma lngua perfeita, que se poderia tornar universal para todos os falantes. Para a psicanlise, o real tem como estatuto o impossvel e se inscreve na estrutura sob a forma de um buraco, que comparece como furo real no imaginrio (ausncia de um saber, ou seja, de instinto) e como falta de Um significante no simblico (campo do Outro). Da relao que se estabelece entre o recm-chegado ao mundo e o representante do Outro (desejo da me) opera-se a constituio do sintoma (sinthome) humano, cuja escrita ,15 e a excluso de um resto de gozo. A letra minscula a o recurso utilizado por Lacan para escrever esse resto que ficou sem ser simbolizado e, justamente por isso, se torna o sustentculo de toda ao desejante. Desejar est sempre articulado a esse resto no simbolizvel. Por isso, desejar sempre diferente do que se experimenta como realizao de um desejo, porque s h para desejar o que falta. E quem sustenta o desejo como ao desejante a fantasia: a. Salvador Dal elucida esta frmula de Lacan, quando numa entrevista, em que os reprteres insistiam como insistem at hoje em dizer que a sua obra delirante delirante aqui no sentido de tudo aquilo que escapa aos cnones do senso comum responde, mais ou menos, assim: Eu existo porque deliro. Eu deliro porque existo. bvio que aqui o verbo delirar tem para o artista o sentido preciso que a fantasia recebe na escrita de Lacan.
O REAL, O GOZO E O SIGNIFICANTE

Deixei em suspenso a questo crucial para a psicanlise: qual seria o significante que falta no campo do Outro? o falo: o significante que engendra a barra no algoritmo do significante, no campo do Outro e no advento de um sujeito. O real no o que comparece na estrutura como aquilo que faz buraco no simblico e no imaginrio? O falo como objeto no tem representao no campo do Outro. O representante dessa falta de representao o falo como significante.
deve ser lido como a falta de Um significante no campo do Outro e, justamente por isto, se diz que o Outro barrado.
15

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

127

A funo do significante falo simbolizar a ausncia do objeto do desejo. neste sentido que o falo o significante do desejo humano. importante no confundir representante com representao. O representante sempre da ordem do significante (simblico), assim como a representao da ordem do signo (imaginrio). O falo, como representante da falta de um significante, o significante do desejo. a escrita do sintoma que indica a articulao entre o campo do Outro e o sujeito como barrados. Cabe, agora, a pergunta: qual o significante que vem do campo do Outro representar o falo como ausncia? o Nome-do-Pai. A funo desse significante inscrever o significante Um (S1, Significante-mestre), enquanto um conjunto de traos (trao unrio) que marcam a singularidade de um sujeito em um corpo vivo recm-chegado ao mundo. O Nome-do-Pai como significante vem no lugar da ausncia de outro significante (falo) para imprimir a marca que ir dar origem ao nascimento de um sujeito barrado e inaugurao do desejo. A substituio de um significante por outro, dando lugar significao, no o que constitui a frmula da metfora? O Nome-do-Pai metfora da Lei como representante do Outro, assim como o falo metfora do Nome-do-Pai como desejo da Me. Se o falo, como significante primordial, funda a diferena sexual sob o fundo de uma ausncia no h o significante do Outro sexo , logo tudo que se fala e que se escreve se sustenta na impossibilidade de se escrever a relao sexual. Lacan insiste em repetir de diversas maneiras que a relao sexual impossvel e que no cessa de no se escrever. No falo est a origem de tudo o que no se pode abarcar como todo. Lacan, numa entrevista televiso, que foi publicada em francs, no ano de 1974, diz: Digo sempre a verdade: no toda, porque diz-la toda no se consegue. Diz-la toda impossvel, materialmente: faltam as palavras. justamente por esse impossvel que a verdade provm do real. (LACAN, 1993, p.11). Se o falo vem do real para ser simbolizado pelo Nome-do-Pai no campo do Outro, logo ele se situa no limiar entre o real e o simblico. Do real como impossvel ao significante do desejo, ele se desloca continuamente sob a cadeia significante, fazendo com que o sujeito no pare de tecer relaes com os significantes. O efeito dessa tecelagem a produo de metforas e de metonmias, deixando, como vestgio do real, um resto no simbolizvel. A chave que abriria as portas da PLENITUDE, isto , da tal FELICIDADE preciso diz-lo, ningum sabe o que (LACAN, 1992, p. 69.) o que no h. Eis outra face da castrao. O sujeito causado pelo significante em funo de outra causa que o real. Justamente por isso no real que devemos encontrar a origem simblica do sujeito. Lacan, em 1961-62, no Seminrio 9, Lidentification, diz que no real s podemos entrever o sujeito como uma coisa viva sendo, como uma existncia excluda
gora v. V n. 1 jan/jun 2002 113-132

128

NADI PAULO FERREIRA

de qualquer sentido e, justamente por isto, nada podemos falar dessa existncia, porque esbarramos no muro erguido pela linguagem. Nada podemos falar, mas podemos supor em s-depois que esse corpo era pura substncia gozante, porque o que foi arrancado dessa substncia por ao do significante retorna sob a forma de falta-a-gozar. Mas, se essa coisa viva se engancha num seio, no est mais s. no corte dessa solido que do vivo pode advir um sujeito cujo estatuto simblico. Lacan, no Seminrio 4, A relao de objeto (1956-1957), perguntando como seria esse corte que marca a entrada do significante no mundo a chegada do Esprito Santo , responde que a morte o suporte, a base, a operao pela qual o significante existe. Essa entrada do significante, que s pode ser concebida de forma mtica como uma experincia de morte, no s arranca uma parte da substncia gozante do corpo, mas tambm realiza a separao entre corpo e gozo, fazendo com que, a partir da, o significante se interponha como limite e como obstculo plenitude de gozo. Esse corte operado pelo significante aponta para o que de real h no gozo e, como tal, fica excludo do simblico. Quando um corpo vivo marcado, no campo do Outro , pelo significante Um, produz-se a primeira metfora, que ir dar origem a um sujeito barrado e ao desejo. O efeito dessa afirmao primordial pelo significante (falicizao) resultado do recalque originrio. O real que foi recalcado pelo significante retorna para se articular ao desejo como falta do objeto e ao gozo como o que falta-a-gozar. Engendram-se, assim, as modalidades do objeto a como causa desejante e como mais-gozar. Se, por um lado, para haver desejo, necessria a universalizao do gozo flico, isto , para todos h a funo flica; por outro lado, o significante introduz um limite intransponvel ao gozo, j que a partir dele um corpo, por ter se apartado do gozo, no pode nunca mais gozar por inteiro. Justamente por isso, o gozo a que o falante tem acesso denominado de flico, quer dizer, gozo cerceado pelo significante. Porm, Lacan afirma que nos delrios psicticos e nos discursos msticos, temos o testemunho de um gozo para alm do falo. Sem dvida, Lacan elaborou uma teoria sobre o gozo que demanda uma leitura. No objetivo desse artigo, nem minha inteno como autora, apresentar essa leitura, at porque ainda estou rastreando as diversas modalidades de gozo, agrupadas na dicotomia falo e para alm do falo. Apresento, ento, algumas coordenadas, como resultado dos estudos que venho fazendo nessa direo.
GOZO FLICO

1. Gozo do rgo, gozo sexual, orgasmo:


(...) o que chamamos de gozo sexual marcado, dominado, pela impossibilidade de estabelecer (...) esse nico Um que nos interessa, o Um da relao sexual. (LACAN, 1982, p.15)

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

129

O gozo flico o obstculo pelo qual o homem no chega, eu diria, a gozar do corpo da mulher, precisamente porque o de que ele goza do gozo do rgo. (LACAN, 1982, p.15)

2. Suposio de um gozo-a-mais:
(...) se houvesse um outro gozo que no flico, no teria que ser aquele. (LACAN, 1982, p. 81)

3. Outra satisfao:
(...) o gozo de que depende essa outra satisfao se baseia na linguagem. (LACAN, 1982, p. 71) (...) uma outra satisfao, a satisfao da fala (LACAN, 1982, 87);

4. Gozo suplementar, gozo das mulheres, gozo dos falantes que se alinham do lado do no-todo:
(...) por ser no-toda, ela [mulher] tem, em relao ao que designa de gozo, a funo flica, um gozo suplementar. (...) eu disse suplementar. Se tivesse dito complementar, aonde que estaramos! Recairamos no todo. (LACAN, 1982, p. 99)

5. Gozo de saber:
Ali, no gozar, a conquista desse saber se renova de cada vez que ele exercido, e o poder que ele d, resta sempre voltado para seu gozo. (LACAN, 1982, p. 130) (...) Pois a fundao de um saber que o gozo do seu exerccio o mesmo do da sua aquisio. (LACAN, 1982, p. 131)
GOZO PARA ALM DO FALO

H um gozo, (...) gozo do corpo (...) para alm do falo. (LACAN, 1982, p. 100)

1. Gozo do Outro, Gozo d Mulher, gozo do corpo do Outro, gozo feminino, gozo sem limite, gozo que vige na psicose:
Esse Outro, se s h um apenas, bem que deve ter alguma relao com o que aparece do outro sexo. (LACAN, 1982, p. 93) H um gozo dela, desse ela que no existe e no significa nada. (LACAN, 1982, p. 100) A mulher tem relao com o significante desse Outro, na medida em que, como

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

130

NADI PAULO FERREIRA

Outro, ele s pode continuar sendo sempre Outro. (...) por isso que esse significante, (...) marca o Outro como barrado . (LACAN, 1982, p. 109) (...) E por que no interpretar uma face do Outro, a face de Deus, como suportada pelo gozo feminino. (LACAN, 1982, p. 103)

2. Gozo do ser, gozo da beatitude:


(...) o ser gozo do corpo como tal, quer dizer, assexuado. (LACAN, 1982, p. 15) (...) h gozo do ser. (LACAN, 1982, p. 96) (...) e tudo que para o bem do nosso ser ser, por isso, gozo do Ser Supremo, quer dizer Deus. (LACAN, 1982, p. 96) O ser (...) o ser da significncia (...) do ser da significncia no gozo, no gozo do corpo. (LACAN, 1982, p. 96) A relao do ser ao ser (...) converge para com o cristianismo, para o qual trata-se de beatitude. (LACAN, 1982, p. 199) A abordagem do ser, no a que reside o extremo do amor, o verdadeiro amor? (...) o verdadeiro amor desemboca no dio. (LACAN, 1982, p. 201)

3. Gozo mstico, jaculaes msticas:


(...) eles entrevem, eles experimentam a idia de que deve haver um gozo que esteja mais alm. isto que chamamos os msticos. (LACAN, 1982, p. 102)

Espero ter demonstrado que as incluses do real e do sujeito na estrutura no s assinalam um corte sem costura entre a psicanlise e a lingstica, mas tambm nos levam s reflexes em torno do gozo, isso que se inscreve no corpo na ordem do excesso, introduzindo a morte na vida e se contrapondo ao desejo como ato de desejar. Enfim, se o sujeito tem sua origem no real e sua causa no significante, o que resta ao homem? Parodiando Fernando Pessoa, navegar em direo linha do horizonte e no viver neste mundo deriva do gozo como se fosse besta sadia e cadver adiado que procria (PESSOA, 1977, 76).
Recebido em 13/8/2001. Aprovado em 22/2/2002.

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

JACQUES LACAN: APROPRIAO E SUBVERSO DA LINGSTICA

131

BI B LIOG RAFIA
ARRIV, M. (1994) Lingstica e psicanlise, So Paulo, Edusp. BENVENISTE, . (1988) Problemas de Lingstica Geral, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2 v. CMARA JR. (1986) Dicionrio de Lingstica e Gramtica, 13 ed., Rio de Janeiro, Vozes. FREUD, S. (1973) Mas all del principio del placer, in Obras completas, 3 ed., Madri, Biblioteca Nueva, 3 v. (1921) Psicologia de las massas y analisis del yo. (1917) Duelo y melancolia. GODEL, R. (1957) Les sources manuscrites du cours de linguistique gnrale de F. Saussure, Genebra, Droz, Paris, Minard. GUINSBURG, J. (org.) (1978) Crculo Lingstico de Praga, So Paulo, Perspectiva. JAKOBSON, R. (s.d.) Lingstica e comunicao, So Paulo, Cultrix. LACAN, J. (1998) Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. . (1985) O seminrio, livro 4, A relao de objeto, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. . (1999) O seminrio, livro 5, As formaes do inconsciente, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. . (1992) O seminrio, livro 8, A transferncia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. . (1961-1962) Seminrio 9, Lidentification. Indito. . (1988) O seminrio, livro 11, Os quatro conceitos fundamentais da psicanlise, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. . (1970-1971) Seminrio 18, Dun discours qui ne serait pas du semblant. Indito. . (1982) O seminrio, livro 20, Mais ainda, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. . (1993) Televiso, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. MILNER, J-C. (1987) O amor da lngua, Porto Alegre, Artes Mdicas. NANCY, J-L & LABARTHE-LACOUE, P. (1991) O ttulo da letra, So Paulo, Escuta. PESSOA, F. (1977) Obra potica, Rio de Janeiro, Aguilar. SAUSSURE, F. (s.d.) Curso de Lingstica Geral, 10 ed., So Paulo, Cultrix.

Nadi Paulo Ferreira Rua Baro da Torre, 206/101 22411-000 Rio de Janeiro RJ Tel. (21) 2267-2931/2522-2176 nadiap@centroin.com.br

gora v. V n. 1 jan/jun 2002

113-132

Potrebbero piacerti anche