Sei sulla pagina 1di 11

GORA FILOSFICA

Toms de Aquino e o direito resistncia contra o governante


Prof. Dr. Ivanaldo Santos1
Resumo Este artigo apresenta a teoria acerca da tirania dos governantes e da resistncia a essa tirania construda por Toms de Aquino. Toms desenvolve o direito resistncia contra o governante na Suma Teolgica, no Regime dos Prncipes e no Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo. Segundo Toms, a revolta contra a tirania, contra o governo autoritrio, no uma insurreio, mas o retorno ordem social que o prprio Deus estabeleceu. Essa ordem social visa sempre ao bem comum de todos os membros da comunidade e no apenas prosperidade do governante e de seus aliados. Palavras-chave: Toms, resistncia e governante. Abstract This Article presents, sets forth theory about rulers tyranny and resistance, worked by Thomas of Aquinas, to this arbitrary political and governing power. Thomas develops in his Summa Theologiae , also entitled Summa Theologica, in his De Regno Ad Regem Cypri, denominated elsewhere as De Regimine Principum and, finally, in his In Setentiarum Magistri Petri Lombardi Expositio, right principles, ideas related to resistance against this ruler sort. According to him, Thomas of Aquinas, revolt against tyranny, against despotic government is not an insurrection, but a return, a coming back to the Social Order that God him self established, settled out. This Order aims, always, at communitys all members Bonum Commune Common Good, general Welfare and not only governing ones prosperity. Key words: Thomas, Resistance, Governing one.

Introduo

egundo Garcia (2004, p. 11), a sociedade contempornea vive um momento de perturbao na conscincia cvica. Apesar de haver muito autoritarismo, por parte de vrios setores como o Estado, a mdia e as empresas privadas, o cidado pouco, ou quase nada, protesta e reclama por seus direitos. Dentro deste quadro, preciso pensar no direito resistncia as autoridades e ao poder do Estado.
Ano 1 n. 1 jul./dez. 2007 - 1

CURSO DE FILOSOFIA

Como afirma Pauprio (1997, p. 1), o chamado direito de resistncia, que contemporaneamente juridicamente fundamentado, deve ser invocado quando as sanes jurdicas organizadas contra o abuso do poder no so suficientes para conter a injustia da lei ou dos governantes, pois estes, quando extravasados de seus naturais limites, muitas vezes no podem ser contidos por normas superiores que j no respeitam. Nestas condies, se reconhece aos governados a recusa obedincia, isto , reconhece-se o direito da resistncia a lei, ao Estado e aos governantes. O prprio Pauprio (1997, p. 11) afirma que desde a Idade Mdia que se admite que os atos do soberano, desrespeitadores dos limites traados pela lei natural, sejam formalmente nulos e sem efeito. Do ponto vista filosfico e jurdico, desde a Idade Mdia que o direito resistncia foi formulado. Dentro da Idade Mdia, segundo Pauprio (1997, p. 53), o grande gnio que fundamentou o direito de resistncia foi So Toms de Aquino. Segundo Chesterton (2002, p. 37), Toms de Aquino foi um dos grandes libertadores do intelecto humano, que reconciliou a religio com a razo. Para Mondin (1998, p. 9), Toms um pensador atual e tambm o mais sistemtico, o mais rigoroso, o mais coerente e o que est mais de acordo com a verdade catlica. Pauprio (1997, p. 53) afirma que So Toms, apesar de esparsamente, deixou teoria orgnica acerca da tirania dos governantes e da resistncia a essa tirania na Suma Teolgica, no Regime dos Prncipes e no Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo. Entretanto, apesar da informao tcnica prestada por Pauprio, h duas observaes importantes a serem realizadas: 1) Toms pensou e escreveu no sculo XIII. Neste sculo o regime de governo era a monarquia e no havia a categoria de cidado, tal qual pensada atualmente. Mas, havia a categoria de sdito. O indivduo era sdito do rei, da Igreja e de Deus; Apesar de haver questionamentos sobre a autenticidade do Regime dos prncipes, no se discutir se So Toms escreveu integramente este livro2.

2)

2 UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO

GORA FILOSFICA

1 Conceito de resistncia Para Pauprio (1997, p. 54), do Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo deduz, implicitamente, a distino feita por Toms entre o tirano (o governante) e o modo irregular de se apoderar do governo e o governo desvirtuado e mal exercido. Segundo o Doutor Anglico, no Regime dos Prncipes (I, VI, 27), nem sempre o poder de que est investido o governante tem carter regular. Quanto ao modo de adquirir o poder ou quanto ou uso do mesmo pode ser mais ou menos legtimo. Quando ao modo de aquisio do poder, segundo So Toms, no Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo (II, dist. XLIV, q. II, 2, ad. 2), a ilegitimidade pode ter dois defeitos: 1) 2) Pode provir de defeito da pessoa, no caso de ser ela indigna para exercer o cargo de governante; pode provir de defeito do prprio modo de aquisio do poder, como o caso de ser este obtido atravs da violncia, da corrupo ou qualquer outro meio ilcito.

Para Toms de Aquino, no Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo (II, dist. XLIV, q. II, 2, ad. 2), nesses dois casos, o prncipe, o governante, adquiriu o poder de forma fraudulenta, no havendo o povo, a quem cabe escolher o chefe poltico, intervindo nessa escolha. De tais defeitos, o primeiro no um impedimento de direito, devendo-se obedincia aos superiores (religiosos e polticos), mesmo quando indignos. O segundo defeito, entretanto, um impedimento de direito. Pode, dessa forma, ensejar a resistncia por parte dos sditos, a menos que este se converta depois em verdadeiro senhor (governante), pelo consentimento dos sditos ou pela autoridade de qualquer superior. O erro, o defeito, original de um governo, no tem qualidade para desacredit-lo para sempre. Muitas vezes, um governo irregular, pautado, por exemplo, na violncia e na corrupo, pode tornar-se regular, ou seja, conforme determina a lei de Deus, os mandamentos da Igreja e a conscincia dos sditos.

Ano 1 n. 1 jul./dez. 2007 - 3

CURSO DE FILOSOFIA

Na Suma Teolgica (questo XLII, art. 3), o Doutor Anglico afirma que o segundo defeito o abuso do prncipe que vicia o poder. Nessa hiptese, se a injustia no ultrapassa o terreno das pretenses excessivas, devem limitar-se os sditos resistncia passiva, como, por exemplo, a realizao de protestos. Entretanto, na hiptese de o governo contrariar as leis divinas, expressas na Bblia, e humanas, lcita a resistncia defensiva, que, em casos extremos, pode at mesmo chegar resistncia violenta. J no Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo (questo II, art. 2), ele afirma que, quanto ao uso do poder, a legitimidade pode estabelecer-se de duplo modo: de um lado, pelo desrespeito ordenao do prprio poder, e, nesse caso, passa a haver obrigao de no obedincia, e, de outro lado, pela regulamentao de assuntos no alcanados pela competncia especfica do poder (a no regulamentao jurdica de certas situaes e aes) caso em que os governantes no esto obrigados a obedecer nem a desobedecer, pois so casos no regulamentados pela lei. Continuando no mesmo artigo do Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo, So Toms aconselha que, se no for, entretanto, excessiva a tirania, prefervel no lutar contra ela, pois melhor toler-la branda por pouco tempo (sabendo que vai durar pouco tempo) a opor-se a perigos mais graves, inclusive tendo o perigo de morte. O que pode acontecer quando no cheguem a prevalecer os que se opem ao tirano, que, provocado, pode ainda mais se enfurecer e aumentar as represlias contra o povo. No Regime dos Prncipes (I, VI, 28), afirma que comum a tirania posterior tornar-se pior que a precedente. E ele d o seguinte exemplo: em Siracura, apesar de todos os sditos desejarem a morte do tirano Dionsio, certa velha no deixava de orar, pedindo a Deus que nem um mal fosse feito contra o tirano. Sabendo disso, os sditos perguntarem-lhe o porqu dessa splica. E ela respondeu: Quando eu era menina, tnhamos um tirano cruel e desejvamos a morte dele, morto esse, sucedeu-lhe outro tirano, porm mais cruel. E comeamos a ter um governo mais opressor. Esse novo tirano Dionsio. Portanto, se for deposto, e at morto, suceder um pior no seu lugar. O exemplo que Toms d, do tirano de Siracusa, mostra que no adianta ape4 UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO

GORA FILOSFICA

nas retirar do governo um tirano, mas preciso abolir a tirania, enquanto forma de governo. a tirania que possibilita a existncia do tirano. 2 Se lcito matar o tirano Neste ponto preciso discutir um problema importante, isto , se lcito matar um tirano, ou seja, o governante do Estado. No Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo (II, dist. XLIV, questo II, art. 2), So Toms de Aquino afirma que muitos sditos e at pensadores acham que, se a tirania se tornar intolervel, ento, em nome da liberdade do povo, lcito matar o tirano. Segundo So Toms procura-se justificao para esse ato extremo at no Velho Testamento, onde se narra, por exemplo, que certo Aiot se tornou juiz do povo em virtude de ter matado, com uma punhalada na coxa, Eglo, rei de Moab, que tiranizava os sditos, reduzindo-os escravido. Entretanto, comentando o elogio feito por Ccero com relao aos assassinos de Csar, parece que So Toms aceita, implicitamente, o assassinato do tirano, quando afirma:
Tlio se refere ao caso em que um homem se apropria do poder pela fora contrariamente vontade dos sditos, e em que, no podendo prestar socorro, autoridade alguma superior que restaure a justia, merece louvor e prmio o indivduo que mata o tirano, para dele livrar a ptria. (Comentrio, s Sentenas de Pedro Lombardo - II, dist. XLIV, questo II, art. 2).

Entretanto, no Regime dos Prncipes (I, VI, 29), demonstra que o procedimento de matar o tirano no condizente com a doutrina catlica e ainda cita o ensinamento do apstolo Pedro, primeiro papa da Igreja sobre o qual Cristo ordenou que ligasse e desligasse as coisas na Terra (Mt 18, 18). Afirma que os sditos devem ser reverentemente submissos tanto aos senhores (governantes) bons e moderados como aos speros e geniosos. Alm disso, ele d como exemplo a poca da perseguio aos cristos em Roma, pelos imperadores
Ano 1 n. 1 jul./dez. 2007 - 5

CURSO DE FILOSOFIA

tirnicos. Nesta poca, a multido, que se converteu ao cristianismo e por isso era perseguida, no era elogiada por resistir, mas por padecer paciente e resolutamente at a morte. Quanto ao exemplo de Aiot, conclui So Toms, ele certamente matou Eglo como inimigo pessoal e no como governante do povo. Trata-se de um assassinato de um indivduo que, como tal, deve sofrer as sanes da lei, mas no se trata de um ato de libertao da tirania do governante. Segundo Pauprio (cf. 1997, p. 55-57), So Toms, nos Comentrios s Sentenas de Pedro Lombardo, aduz importantes reservas doutrina de que a obedincia devida sempre aos poderes constitudos, mesmo quando injustos e tirnicos. Para ele, o Doutor Anglico considera trs elementos quanto ao poder: 1) 2) 3) a essncia mesma do poder, ou seja, a relao entre superior e sdito; a aquisio desse poder; o uso do poder.

Como cristo, homem de f e fiel Igreja3, Toms pensa que todo poder provm de Deus (Jo 19, 11), entretanto, no Comentrio s Sentenas de Pedro Lombardo (XLV, questo IV, art. 2), realiza uma ressalva ao texto bblico afirmando que nem sempre o poder provm de Deus. Essa ressalva acontece em dois casos: 1) se o modo de aquisio do poder no foi justo; 2) se o uso do poder se transformou em abuso. Dessa forma, dois poderes injustos podem existir: o mal adquirido e o abusivo. Na Suma Teolgica (questo XLII, art. 3), afirma que sendo o governo ordenado para o bem do governante e no para o bem comum, da forma como deve proceder, torna-se, por isso mesmo, injusto. Nesse caso, a mudana dessa espcie de governo no pode constituir, em sua essncia, uma resistncia ou revolta. Resistncia ou revolta realizada pelo tirano, que adquiriu mal o poder ou dele abusou. O tirano, o governante, resiste e se revolta contra Deus, que lhe deu o poder de governar, e ao povo que deve ser orientado. Pauprio (cf. 1997, p. 57) faz o seguinte questionamento: se mais vale obedecer a Deus que aos homens, como ensinaram os aps6 UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO

GORA FILOSFICA

tolos, nenhum governante tem o direito de se fazer obedecer quando ordena qualquer coisa contra a lei de Deus. Se assim procede, suceder o mesmo no terreno puramente humano? Ou no haver limites para a obedincia dos sditos nesse campo? 3 O direito resistncia contra o governante No Regime dos Prncipes (consultar todo o captulo VI) Toms de Aquino afirma que no se deve proceder contra a perversidade do tirano por iniciativa individual, mas, unicamente, por intermdio da autoridade pblica. No caso do governante, a autoridade pblica no pode deixar de coibir seus atos de autoritarismo. A diferena entre o soberano pontfice, o papa, e o rei ou qualquer outra forma de governo, que o rei administra a multido, enquanto o papa administra a Igreja. Dessa forma, o rei apenas exerce um poder de regncia secular e, por isso, pode ser deposto por aqueles que lhe constituram o poder, neste caso os sditos. J o papa exerce uma regncia espiritual dada pelo prprio Deus, por meio de seu nico filho Cristo Salvador. Logo, a autoridade papal s pode ser questionada e retirada pelo prprio Deus4. Com relao ao argumento de que os sditos devem recorrer autoridade pblica para coibir os atos de autoritarismo do governante, o que filosoficamente representa o direito de resistncia, dos sditos, ao governante, Toms, no mesmo texto do Regime dos Prncipes, d alguns exemplos. So eles: os romanos destituram Tarqunio Soberbo, por sua tirania e de seus filhos, substituindo a realeza pelo regime consular que dava maior participao ao povo nas decises do Estado ao invs de centralizar o poder nas mos do rei. De modo semelhante, o senado romano condenou morte o imperador Domiciano, sucessor de Vespasiano, devido a seu currculo de crueldades. O mesmo senado romano retirou o ttulo de rei de Arquelau, filho do rei Herodes, e dividiu o reino da Judia entre seus dois irmos, atendendo, dessa forma, as constantes denuncias de violao da lei romana por parte dos judeus residentes em Jerusalm e em todo a Judia. Com esses exemplos, Toms, j na Suma Teolgica (questo XLII, art. 3), conclui que o governo tirnico [autoritrio], no estanAno 1 n. 1 jul./dez. 2007 - 7

CURSO DE FILOSOFIA

do ordenado para o bem comum e sim para o bem do governante, torna-se, por si prprio, injusto. Segundo Pauprio (cf. 1997, p. 58), o bem comum , para So Toms, a medida e o limite do chamado direito de resistncia. Para que se possa resistir aos governantes, preciso que esses signifiquem um perigo para o bem comum. Este, porm, no corporifica apenas justia, mas tambm a ordem social. O que procura Toms salvaguardar, sobretudo, o bem comum, ou melhor, o que procura proteger a ordem social conforme as exigncias da natureza humana. Quando se permite a resistncia opresso, tem-se em vista unicamente o bem da comunidade. Tal teoria no tem, por conseguinte, qualquer aspecto revolucionrio ou subjetivo. Toms no prope uma sbita mudana, como uma revoluo armada, para mudar o modelo do Estado ou que a sociedade deve ser regida por critrios subjetivos5, pois se, de fato, isso acontecer, o caos estar instalado e no haver Estado e nem governante. Na Suma Teolgica (questo XLII, art. 2), Toms condena a insurreio popular contra o governante e afirma que esse ato um pecado mortal. Entretanto, ele reconhece que, no sendo o governante justo, porque no implanta o bem comum, no constitui insurreio o ato de revoltar-se conta esse tipo de governante. De acordo com Pauprio (cf. 1997, p. 59), So Toms, em seus escritos, refere-se ao tirano de forma geral, ou seja, qualquer tipo ou modelo de tirano. Entretanto, necessrio precisar que, s vezes, Toms utiliza o conceito de tirania como sendo uma forma corrupta da monarquia. Mas, mesmo nesses momentos, a tirania vista como sendo um desvio do bem comum. Sendo assim, no h como negar que, dentro do pensamento de Toms de Aquino, a tirania o desvio do bem comum, sendo a resistncia, nesse caso, legtima. Para Galan y Gutirrez (cf. 1973, p. 198), o conceito amplo de tirania de Toms de Aquino interessa, sobretudo, filosofia do direito e do Estado, pelo fato de ela no se circunscrever apenas monarquia, podendo, ao contrrio, concretizar-se nas prprias formas democrticas, pelas quais o povo pode converter-se em um tirano. Na sociedade contempornea, as assemblias democrticas, muitas vezes, perdem a sua dimenso de comunidade e bem comum e
8 UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO

GORA FILOSFICA

passam a ser tribunais autoritrios para legitimar aes de um nico indivduo ou da prpria assemblia. Sem realizar grandes exegeses bblicas, d-se como exemplo o julgamento de Jesus Cristo (Mt 27, 11-26). Ele estava diante do governador da Judia, que, no incio da Era Crist, era territrio romano, Pncio Pilatos. Depois do interrogatrio, Pilatos pergunta a multido: Queres que solte Jesus, o Cristo. Dentro de uma perspectiva que, na sociedade contempornea, pode ser tida como democrtica, a multido grita Solta Barrabs, o assassino. Obviamente, que essa passagem bblica muito mais profunda do ponto de vista filosfico-teolgico que uma questo de resistncia tirania, porm um clssico exemplo de que no se pode confiar cegamente na assemblia democrtica. So Toms est correto quando afirma que, alm do governante e da assemblia do povo, se deve procurar os interesses e aes que traro o bem comum para a comunidade. Toms, no Regime dos Prncipes (I, I c. VI), d dois conselhos para prevenir a tirania. O primeiro conselho ter cuidado na escolha do rei, do governante. Uma escolha errada, por parte da comunidade, pode gerar um governo autoritrio. O segundo conselho , a comunidade e o governante dotarem o governo de uma organizao poltico-jurdica capaz de impedir, ou amenizar, a tirania. Por fim, afirma-se, fundamentado em Galan y Gutirrez (cf. 1973, p. 181-182), que, para Toms de Aquino, a insurreio do povo contra o governante um pecado mortal que ser punido por Deus no dia do juzo final, entretanto a, revolta contra a tirania, contra o governo autoritrio, no uma insurreio, mas o retorno ordem social que o prprio Deus estabeleceu. Essa ordem social visa sempre ao bem comum de todos os membros da comunidade, e no apenas a prosperidade do governante e de seus aliados.
Notas
1

Doutor em estudos da linguagem e professor do Departamento de Filosofia da UERN. Segundo Galan y Gutirrez (1975), devido s evidncias histricas, de So Toms so apenas o primeiro livro e cinco captulos do segundo livro do Regime dos prncipes. Os demais captulos do segundo livro, o segundo, o terceiro e quarto livro, pelos apontamentos do prprio Doutor Anglico, so Ano 1 n. 1 jul./dez. 2007 - 9

CURSO DE FILOSOFIA de autoria de Tolomeo de Lucca, seu discpulo na Ordem dos Pregadores, e depois bispo da cidade de Torcello na Itlia. Com relao ao fato de Toms ser um homem de f e fiel a Igreja, Chesterton (200, p. 95), afirma: Ningum comear a compreender a filosofia tomista, que em verdade a filosofia catlica, sem que advirta logo que a sua base primria e fundamental o louvor da vida, o louvor do ser, o louvor de Deus como criador do mundo. Neste artigo, no apresentado e nem discutido o argumento de Toms de Aquino sobre a infalibilidade do Papa. No direito resistncia, no se aceitam critrios subjetivos para validar a resistncia ao Estado e ao governante, pois os critrios subjetivos no podem ser socialmente e filosoficamente reconhecidos. Apenas alguns exemplos desse problema: uma pessoa pode querer resistir ao Estado ou ao governante s porque seu time de futebol perdeu o jogo, brigou com o(a) namorado(a) ou chegou atrasado ao emprego. De acordo com esses exemplos, de carter subjetivo, no pode haver resistncia autoridade.

Referncias
AQUINO, So Toms de. Commentaria in quatuor libros sententiarum megistri Petri Lombardi. Turim: Obra Cristiana, 1973. ______. De regimine principum. Turim: Obra Cristiana, 1983. ______. Suma teolgica. Trad. de Gabriel C. Galache e outros. So Paulo: Loyola, 2005. BBLIA. Verso Jerusalm. So Paulo: Loyola, 1999. CHESTERTON, G. K. Santo Toms de Aquino: biografia. Trad. de Carlos Ancde Nougu. Rio de Janeiro: Co-Redentora, 2002. GALAN Y GUTIRREZ, Eutquio. La filosofia politica de Santo Toms de Aquino. Madri: Cidade de Deus, 1975. GARCIA, Maria. Desobedincia civil. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. MONDIN. Batista. Grandeza e atualidade de So Toms de Aquino. Trad. de Antnio Angonese. Bauru: EDUSC, 1998. (Coleo Essncia).
10 UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO

GORA FILOSFICA

PAUPRIO, Arthur Machado. Teoria democrtica da resistncia. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997. (Coleo Teoria Democrtica do Poder, v. 3).

Endereo para contato: Rua Rio das Pedras, 157 Conjunto Trairi. Emaus. Parnamirim-RN CEP 59148-673 e-mail: ivanaldosantos@yahoo.com.br

Ano 1 n. 1 jul./dez. 2007 - 11

Potrebbero piacerti anche