Sei sulla pagina 1di 7

PROFESSOR O D A D A N R JO A D /3 1 DE: PARA HORA-ATIVIDA LEGAL MA ESSENCIAL PARA U IDADE EDUCAO DE QUAL

O Governo de Minas resistiu por cinco anos para no cumprir a Lei Federal 11.738/08. Atualmente, os professores mineiros tm uma jornada de regncia superior ao limite determinada pela legislao. No incio de 2012, atravs de nova campanha publicitria e carta comunidade escolar o governo mineiro afirmou que cumpria a lei e que os professores cumpririam 1/3 de hora-atividade. No entanto, apenas em julho foi apresentada uma proposta de projeto de lei para regulamentar a lei federal. A proposta do Governo apresenta inmeros problemas que precisam ser resolvidos. Caso contrrio, ser mais uma lei que trar prejuzos categoria. O Sind-UTE MG apresenta um estudo da proposta do governo, como forma de subsidiar as discusses nas escolas e no processo de negociao com o Governo e Assembleia Legislativa.

A Lei Federal n 11.738/08 a expresso de uma importante conquista para toda a sociedade brasileira que fixa condies mnimas de trabalho e de remunerao dos profissionais do magistrio pblico da educao bsica. Esta lei encontra-se apta a produzir efeitos desde a data em que entrou em vigor, pois a Ao Direta de Inconstitucionalidade proposta para questionar os seus artigos foi julgada totalmente improcedente pelo Supremo Tribunal Federal. Mesmo assim, prefeitos e governadores insistem em ignor-la e impor aos professores jornadas extenuantes na sala de aula retirando-lhes a oportunidade de pensar a prtica pedaggica, elaborar atividades e outros recursos didticos, entre outras questes inerentes profisso que preciam ser exercidas alm da regncia.

www.sindutemg.org.br

Projeto de lei proposto pelo Governo

O que prev a atual redao da Lei 15.293/04

Consideraes do sindicato

Propostas para garantir direitos para a categoria

Nova verso apresentada pelo Governo em agosto/12


Art. 1 O art. 33 da Lei n 15.293, de 05 de agosto de 2004, fica acrescido dos 5, 6 e 7 e os incisos I e II de seu 1 e o seu 2 passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 33 (...) 1 - (...) I 16 (dezesseis) horas destinadas docncia; II 8 (oito) horas destinadas a atividades extraclasse, tais como atividades de capacitao, planejamento, avaliao e reunies, bem como outras atribuies especficas do cargo que no configurem o exerccio da docncia, sendo vedada a utilizao dessa parcela da carga horria para substituio eventual de professores, observada a seguinte distribuio: 4 (quatro) horas semanais em local de livre escolha do professor; 4 (quatro) horas semanais na prpria escola ou em local definido pela direo da escola, sendo at 2 (duas) horas semanais dedicadas a reunies; 2. A carga horria semanal destinada a reunies poder ser acumulada para utilizao dentro de um mesmo ms, a juzo da direo da escola; 3. O saldo da carga horria prevista na alnea b do pargrafo 1, no utilizado para reunies, dever ser destinado a outras atividades previstas no caput do inciso II do pargrafo 1; 4. Caso o professor esteja inscrito em cursos de capacitao ou atividades de formao promovidos ou autorizados pela SEE, as horas previstas no 3. podero ser cumpridas fora da escola, com o conhecimento prvio da direo da escola.

Art. 1 Os incisos I e II do 1 e o 2 do art. 33 da Lei n 15.293, de 05 de agosto de 2004, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 33 (...) 1 - (...) I dezesseis horas destinadas docncia; II oito horas destinadas a reunies e outras atividades e atribuies especficas do cargo.

Art 33. 1 -A carga horria semanal de trabalho de Professor de Educao Bsica compreender: I-dezoito horas destinadas docncia; II-seis horas destinadas a reunies e outras atribuies e atividades especficas do cargo.

necessrio especificar as atividades e atribuies para a jornada de 8 horas. Permanecendo a redao proposta pelo Governo, este perodo poder ser utilizado para outros fins como convocao para capacitao estabelecida pela Secretaria, desconsiderando as especificidades da escola e da regio. Outra possibilidade impor atendimento a pequenos grupos de alunos, recuperao ou mesmo que todo o tempo seja preenchido com reunies. Em 2010 o governo fez a mesma tentativa de estabelecer esta redao quando da tramitao do projeto de lei que originou a Lei 18.975/10, mas o sindicato conseguiu retirar esta redao.

Especificar o perodo destinado a horaatividade com a seguinte redao: II 2 horas de reunio pedaggica; III 6 horas para planejamento, elaborao e avaliao das atividades escolares dos educandos. Alm disso, preciso acrescentar que a horaaula na rede estadual corresponde a frao de 50 minutos.

2 O Professor de Educao Bsica que exercer a docncia na funo de Professor no Ncleo de Tecnologia Educacional - NTE, no ensino do uso de biblioteca, na recuperao de alunos ou na educao de jovens e adultos, na opo semipresencial, cumprir 22 (vinte e duas) horas semanais nessas funes e 2 (duas) horas semanais sero destinadas a reunies.

Art. 33. 2 O Professor de Educao Bsica que exercer a docncia na funo de Professor no Ncleo de Educao Tecnolgica - NET -, no ensino do uso de biblioteca, na recuperao de alunos ou na educao de jovens e adultos, na opo semipresencial, cumprir vinte e duas horas semanais na docncia e duas horas semanais destinadas a reunies.

Os cargos descritos neste artigo no possuem direito ao atual mdulo II porque, para a Secretaria de Educao, suas funes no exigiriam uma preparao prvia para o exerccio de suas atividades. Com isso, por cada turno so cumpridas 4 horas e 30 minutos, o que no final, totaliza uma carga horria semanal de 22 horas e 30 minutos no caso do professor para uso da Biblioteca. O artigo reserva 22 horas semanais para cumprimento das horas obrigatrias e as demais 2 horas para o modulo II. No possvel aceitar que seja considerada regncia apenas a interao com alunos com turmas de 30 ou mais alunos. A Lei Federal 11.738/08 no diferencia funo de regncia. Todas as atividades de interao com o aluno devem ser consideradas de modo a garantir ao professor 1/3 de hora-atividade. Desta forma a redao deste artigo deve contemplar tambm: professor do Ncleo de Tecnologia Educacional, professor no ensino do uso da biblioteca, professor na recuperao de alunos, professores em ajustamento funcional, Cesecs e professores, que por fora de convnio, atuem em estabelecimentos que no so unidades escolares estaduais, mas tem interao com alunos como o caso das APAES.

A redao deste artigo deve contemplar: - o cumprimento de 1/3 de jornada para horaatividade para todos os professores; - acrescentar que os professores em adjuno ou ajustamento funcional cumpriro a mesma jornada prevista do artigo 1 do projeto de lei.

5 O Professor de Educao Bsica fora da docncia e o que exercer suas atividades no ensino do uso de biblioteca, na recuperao de alunos, no atendimento de alunos inscritos na educao de jovens e adultos, na opo semipresencial, ou no Ncleo de Tecnologia Educacional NTE, cumprir 24 (vinte e quatro) horas semanais no exerccio dessas funes, incluindo as horas destinadas a reunies.

Art. 2 O caput e os 1, 2 e 3 do art. 34 da Lei n 15.293, de 2004, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 34. O cargo efetivo de Professor de Educao Bsica pode ser provido, excepcionalmente, com carga horria igual ou superior a 8 (oito) horas semanais, sem ultrapassar o limite de 24 (vinte e quatro) horas semanais para o mesmo contedo curricular. 1 Para os servidores detentores de cargo de que trata o caput deste artigo, as horas destinadas docncia sero calculadas proporcionalmente em relao carga horria total do cargo, na forma de regulamento. 2 O Professor de Educao Bsica efetivo e em atividade que, na data da publicao desta Lei, for detentor de cargo com carga horria inferior estabelecida no caput deste artigo ter a carga horria ampliada obrigatoriamente at o limite de 8 (oito) horas semanais.

Art. 34 - O cargo efetivo de Professor de Educao Bsica poder ser provido, excepcionalmente, com carga horria igual ou superior a sete horas e inferior a vinte e quatro horas semanais, para um mesmo contedo curricular. 1 Para efeito do disposto neste artigo, sero destinadas docncia, no mnimo, cinco horas, e a reunies, no mnimo, duas horas. 2 O Professor de Educao Bsica que estiver cumprindo a carga horria semanal de que trata o caput assumir as aulas de mesmo contedo curricular que surgirem na escola em que estiver em exerccio em cargo vago, at o limite de dezoito horas semanais destinadas a docncia.

Com esta proposta, o professor efetivo que foi nomeado ou que venha a ser nomeado com jornada inferior a 24 aulas no ter direito de completar o cargo. Atualmente possvel a ampliao do cargo, aps o incio do exerccio. Alm disso, com a mudana de 7 para 8 aulas, no est clara qual ser a reduo de cargos que ocorrer na Rede Estadual.

Manter a possibilidade de ampliao do cargo.

Art. 2 O caput e os 1, 2 e 3 do art. 34 da Lei n 15.293, de 2004, passam a vigorar com a seguinte redao:Art. 34. O cargo efetivo de Professor de Educao Bsica pode ser provido, excepcionalmente, com carga horria igual ou superior a 8 (oito) horas semanais, sem ultrapassar o limite de 24 (vinte e quatro) horas semanais para o mesmo contedo curricular. 1 Para os servidores detentores de cargo de que trata o caput deste artigo, as horas destinadas docncia sero calculadas proporcionalmente em relao carga horria total do cargo, na forma de regulamento. 2 O Professor de Educao Bsica efetivo e em atividade que, na data da publicao desta Lei, for detentor de cargo com carga horria inferior estabelecida no caput deste artigo ter a carga horria ampliada obrigatoriamente para 8 (oito) horas semanais.

Projeto de lei proposto pelo Governo

O que prev a atual redao da Lei 15.293/04

Consideraes do sindicato

Propostas para garantir direitos para a categoria

Nova verso apresentada pelo Governo em agosto/12

3 O subsdio do Professor de Educao Bsica de que trata este artigo ser estabelecido conforme a tabela prevista no item I.1 do Anexo I da Lei n 18.975, de 29 de junho de 2010 e alteraes posteriores, e ser proporcional ao nmero de horas semanais fixadas para o cargo na forma de regulamento.

Art. 34. 3 O vencimento bsico do Professor de Educao Bsica de que trata este artigo ser estabelecido conforme tabela prevista no pargrafo nico do art. 42 e ser proporcional ao nmero de horas semanais fixadas para o cargo na forma de regulamento.

Neste caso, podero ocorrer remuneraes diferenciadas para jornadas parciais com carga horria semelhantes, porque na composio do subsdio, o Vencimento Bsico fixo mas a parte varivel individual.

necessrio apresentar a proposta de regulamento previsto neste pargrafo.

3 O subsdio do Professor de Educao Bsica de que trata este artigo ser estabelecido conforme a tabela prevista no item I.1 do Anexo I da Lei n 18.975, de 29 de junho de 2010 e alteraes posteriores, e ser proporcional ao nmero de horas semanais fixadas para o cargo na forma de regulamento.

Art. 3 O art. 35 da Lei n 15.293, de 2004, fica acrescido do inciso VIII no 7, e o caput e os 1, 3, 4, 5, 6, inciso VI do 7 e 8 passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 35 A carga horria semanal de trabalho do Professor de Educao Bsica poder ser acrescida de at 16 (dezesseis) horas-aula, para que seja ministrado, na escola estadual em que esteja em exerccio, contedo curricular para o qual seja habilitado ou que esteja autorizado a lecionar.

Art. 35. A carga horria semanal de trabalho do Professor de Educao Bsica poder ser acrescida de at dezoito horas-aula, para que seja ministrado contedo curricular para o qual o professor seja habilitado ou que esteja autorizado a lecionar, remuneradas com valor adicional proporcional ao valor do vencimento bsico estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educao Bsica, enquanto perdurar essa situao.

A proposta de redao do Governo mantm a possibilidade de pessoas sem a formao exigida para o cargo assuma as aulas. Outra questo o limite de 50% de acrscimo como extenso de jornada. O Plano de carreira atual prev at 100% das aulas. O Governo pretende aproveitar todo o quadro de servidores excedentes, mesmo que o profissional no tenha formao, antes de realizar qualquer designao ou declarar o cargo para preenchimento por meio de concurso pblico.

Retirar a expresso que seja autorizado a lecionar. O governo fez concurso para mais de 15 mil vagas de Professor mas se essa proposta valer, corremos o risco de no termos preenchidas todas as vagas divulgadas para o concurso e elas serem descaracterizadas pela extenso no modelo proposto pelo governo.

Art. 3 O art. 35 da Lei n 15.293, de 2004, fica acrescido do inciso VIII no 7, e o caput e os 1, 3, 4, 5, 6, inciso VI do 7 e 8 passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 35 A carga horria semanal de trabalho do Professor de Educao Bsica poder ser acrescida at o limite de 16 (dezesseis) horas-aula, para que seja ministrado, na escola estadual em que esteja em exerccio, contedo curricular para o qual seja habilitado ou que esteja autorizado a lecionar.

1 A extenso de carga horria ser: I obrigatria, quando se tratar de aulas em cargo vago e no mesmo contedo da titulao do cargo do professor com jornada semanal inferior a 24 (vinte e quatro) horas; II opcional, quando se tratar : a) de aulas em cargo vago, mas em contedo diferente da titulao do cargo do professor; b) de aulas em carter de substituio; ou c) de professor detentor de cargo com jornada semanal de 24 (vinte e quatro) horas.

1 -A extenso de que trata este artigo ser concedida pela SEE, aps anuncia do servidor.

A Resoluo 2.018/12 que estabeleceu o quadro de escola determina que antes da realizao de designao, necessrio aproveitar o quadro de professores excedentes, mesmo que no tenham a formao exigida para o cargo. Pela proposta, o governo pretende aproveitar os profissionais que estejam em situao de excedncia. preciso refletir o que tem gerado excedncia na Rede Estadual. Ela tem sido ocasionada pela poltica de diminuio de pessoal feita pela Secretaria de Educao e no pela reduo da demanda de matrculas. A extenso de carga horria somente era concedida mediante anuncia do servidor. Com esta alterao, a extenso passa a ser obrigatria. O servidor ser obrigado a estender a sua carga horria nos casos do inciso I. A extenso somente passa ser opcional para o servidor nas situaes descritas no inciso II.

Retirar a obrigatoriedade. Suprimir a possibilidade de extenso em contedo diferente da titulao do cargo.

1 A extenso de carga horria ser: I obrigatria, quando se tratar de aulas em cargo vago e no mesmo contedo da titulao do cargo do professor com jornada semanal inferior a 24 (vinte e quatro) horas; II opcional, quando se tratar : a) de aulas em cargo vago, em contedo diferente da titulao do cargo do professor; b) de aulas em carter de substituio; ou c) de professor detentor de cargo com jornada semanal de 24 (vinte e quatro) horas.

3 Ao assumir extenso de carga horria, o professor far jus ao Adicional por Extenso de Jornada AEJ -, cujo valor ser proporcional ao do subsdio estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educao Bsica, enquanto permanecer nessa situao.

3 -A extenso de que trata este artigo independe da existncia de cargo vago.

A extenso de jornada passa a ser denominada Adicional por Extenso de Jornada (AEJ).

3 Ao assumir extenso de carga horria, o professor far jus ao Adicional por Extenso de Jornada AEJ -, cujo valor ser proporcional ao do subsdio estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educao Bsica, enquanto permanecer nessa situao

4 vedada a atribuio de extenso de carga horria ao professor que se encontra em situao de afastamento do exerccio do cargo.

4 -A extenso de que trata este artigo no poder exceder a dois anos se decorrente da existncia de cargo vago.

O Governo retira o limite de dois anos. Este limite importante para que o governo mantenha uma poltica permanente de concurso pblico. Da forma como o Governo prope regulamentar 1/3 da jornada, este direito ser sempre temporrio na jornada do professor porque h vrias possibilidades para que ele deixe de receber a extenso.

necessrio manter a redao atual do 4.

4 vedada a atribuio de extenso de carga horria ao professor que se encontra em situao de afastamento do exerccio do cargo.

5 O servidor ocupante de dois cargos de Professor de Educao Bsica far jus extenso de que trata o caput, desde que o somatrio das horas destinadas docncia dos dois cargos no exceda a 32 (trinta e duas) horas, excludas desse total as aulas assumidas por exigncia curricular.

5 -O servidor ocupante de dois cargos de Professor de Educao Bsica far jus extenso de que trata o caput, desde que o somatrio das horas destinadas docncia dos dois cargos no exceda a trinta e seis horas, excludas desse total as aulas assumidas por exigncia curricular.

Na extenso de jornada, o Governo no considera 1/3 de hora-atividade.

necessrio considerar 1/3 a partir de toda a jornada de trabalho do professor.

5 O servidor ocupante de dois cargos de Professor de Educao Bsica poder assumir a extenso de que trata o caput, desde que o somatrio das horas destinadas docncia dos dois cargos no exceda a 32 (trinta e duas) horas, excludas desse total as aulas assumidas por exigncia curricular.

Projeto de lei proposto pelo Governo

O que prev a atual redao da Lei 15.293/04

Consideraes do sindicato
A incorporao do referido adicional para efeito de aposentadoria s possvel para aqueles servidores que se enquadram no regime de aposentaria pela paridade total: Para obter Proventos Integrais com Paridade (art. 3 da EC 47/2005) necessrio preencher os seguintes requisitos: - Idade: Homem: 60 anos de idade e Mulher: 55 anos de idade; - Tempo de contribuio: Homem: 35 anos de contribuio - Mulher: 30 anos de contribuio; - 25 anos de efetivo Servio Pblico; - 15 anos na carreira; - 05 anos no cargo em que se dar a aposentadoria; - Ingresso no Servio Pblico at 16/12/1998; H um redutor de idade: para cada ano que ultrapassar o tempo mnimo de contribuio, diminui-se um ano na idade, observando a idade mnima de 53 anos para homem e 48 anos para mulher. Para quem cumprir estes requisitos a AEJ ser positiva, pois ser permitido levar essa parcela para os proventos de aposentadoria. Para os demais servidores, muitos dos que entraram antes de 2003 e todos que entraram aps 2003, no h dvida, no levaro a incorporao para a aposentadoria. Esse fato deve ficar claro para todos para que no alimentem a falsa expectativa de incorporao do Adicional Extenso de Jornada ou de Exigncia Curricular (ou outras parcelas similares sob a mesma regra) nos proventos de aposentadoria.

Propostas para garantir direitos para a categoria

Nova verso apresentada pelo Governo em agosto/12

6 Para fins de incorporao do Adicional por Extenso de Jornada AEJ - aos proventos da aposentadoria, o referido adicional integrar a remunerao de contribuio a que se refere o art. 26 da Lei Complementar n 64, de 25 de maro de 2002, e o valor a ser incorporado ser proporcional maior mdia decenal das horas trabalhadas no regime de extenso, conforme a frmula constante no Anexo VI desta Lei.

6 O valor adicional percebido em decorrncia da extenso da carga horria de que trata este artigo no constituir base de clculo para descontos previdencirios.

Com esta proposta, a extenso de jornada e a exigncia curricular passaro a ser base para contribuio previdenciria. Isso significa que o desconto no contracheque aumentar. No entanto, diferente do que anuncia o governo, nem todos os servidores levaro este benefcio para a aposentadoria, ou seja, contribuiro mas no usufruiro. Por isso, ter a extenso de jornada e exigncia curricular como base de contribuio previdenciria deve ser opcional e no obrigatria. Outra questo que no est clara a situao dos efetivados pela Lei Complementar 100/07 que no beneficiado pela Lei Complementar 64. Como ficaria a sua situao?

6 Para fins de incorporao do Adicional por Extenso de Jornada AEJ - aos proventos da aposentadoria, o referido adicional integrar a remunerao de contribuio a que se refere o art. 26 da Lei Complementar n 64, de 25 de maro de 2002, e o valor a ser incorporado ser proporcional maior mdia decenal das horas trabalhadas no regime de extenso, conforme a frmula constante no Anexo VI desta Lei.

7 A extenso de carga horria ser concedida a cada ano letivo e cessar, a qualquer tempo, quando ocorrer: ............................................ VI afastamento do cargo, com ou sem remunerao, por perodo superior a 60 dias no ano. ........................................................ VIII requisio das aulas por professor habilitado, quando assumidas por docente no habilitado.

7 -A extenso de carga horria concedida ao Professor de Educao Bsica no poder ser reduzida em um mesmo ano letivo, exceto nos casos de: I-desistncia do servidor; II-reduo do nmero de turmas ou de aulas na escola em que estiver atuando; III -retorno do titular do cargo, quando a extenso resultar de substituio; IV-provimento do cargo, quando a extenso resultar da existncia de cargo vago; V-ocorrncia de movimentao de professor; VI -afastamento do efetivo exerccio do cargo, com ou sem remunerao, por perodo superior a sessenta dias no ano; VII-resultado insatisfatrio na avaliao de desempenho individual, nos termos da legislao vigente.

A garantia de 1/3 de hora-atividade, de acordo com a proposta do Governo, ser sempre temporria. Isso impactar na mdia decenal e no recebimento deste adicional no perodo de frias do professor (que o receber proporcional ao perodo trabalhado). A redao proposta mantm a punio ao professor que adoecer com a perda da extenso.

Retirar a punio em decorrncia dos afastamentos legais.

7 A extenso de carga horria ser concedida a cada ano letivo e cessar, a qualquer tempo, quando ocorrer: VI afastamento do cargo, com ou sem remunerao, por perodo superior a 60 dias. VIII requisio das aulas por professor habilitado efetivo ou efetivado, quando assumidas por docente no habilitado.

8 Para fins do disposto no 6, s sero consideradas as parcelas remuneratrias percebidas aps o incio da percepo do AEJ, ainda que parcelas recebidas anteriormente tenham como fundamento a extenso de jornada do servidor.

8 A extenso de carga horria de que trata este artigo somente ser concedida ao Professor de Educao Bsica ocupante de cargo com nmero de aulas inferior a dezoito horas-aula semanais, no mesmo contedo curricular, se for em decorrncia de substituio

O Governo de Minas tem uma dvida com os professores porque h mais de 5 anos eles trabalham uma jornada de regncia superior ao determinado em Lei.

Nova proposta de redao de modo a compensar os professores da rede estadual que trabalharam jornada de regncia superior ao determinado pela legislao federal.

8 Para fins do disposto no 6, s sero consideradas as parcelas remuneratrias percebidas aps o incio da percepo do AEJ, ainda que parcelas recebidas anteriormente tenham como fundamento a extenso de jornada do servidor.

Projeto de lei proposto pelo Governo

O que prev a atual redao da Lei 15.293/04

Consideraes do sindicato

Propostas para garantir direitos para a categoria

Nova verso apresentada pelo Governo em agosto/12


Art. 4 O art. 36 da Lei n 15.293, de 2004, fica acrescido do 3, e o caput e o 1 passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 36 As aulas de um mesmo contedo que, por exigncia curricular, ultrapassarem o limite do regime bsico do professor devero ser atribudas, obrigatoriamente, ao mesmo professor, com pagamento adicional proporcional ao valor estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educao Bsica, enquanto o referido professor permanecer nessa situao. 1 O Adicional por Exigncia Curricular AEC - de que trata o caput passa a constituir base de clculo para descontos previdencirios e, para efeito de aposentadoria, o valor do subsdio do professor ser equivalente maior mdia decenal das horas de trabalho assumidas como professor regente de turma ou de aulas, conforme a frmula constante do Anexo VI desta Lei. 3 Para fins do disposto no 1, s sero consideradas as parcelas remuneratrias percebidas aps o incio da percepo do AEC, ainda que parcelas recebidas anteriormente tenham como fundamento a exigncia curricular.

Art. 4 O art. 36 da Lei n 15.293, de 2004, fica acrescido do 3, e o caput e o 1 passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 36 As aulas de um mesmo contedo que, por exigncia curricular, ultrapassarem o limite do regime bsico do professor devero ser atribudas, obrigatoriamente, ao mesmo professor, com pagamento adicional proporcional ao valor estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educao Bsica, enquanto permanecer nessa situao. 1 O Adicional por Exigncia Curricular AEC - de que trata o caput passa a constituir base de clculo para descontos previdencirios e, para efeito de aposentadoria, o valor do subsdio do professor ser equivalente maior mdia decenal das horas de trabalho assumidas como professor regente de turma ou de aulas, conforme a frmula constante do Anexo VI desta Lei. 3 Para fins do disposto no 1, s sero consideradas as parcelas remuneratrias percebidas aps o incio da percepo do AEC, ainda que parcelas recebidas anteriormente tenham como fundamento a exigncia curricular.

Art. 36 O Professor de Educao Bsica que, por exigncia curricular, cumprir carga horria semanal superior a dezoito horas-aula dever assumi-la obrigatoriamente, com vencimento bsico proporcional ao valor estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educao Bsica, enquanto permanecer nessa situao. 1 O valor do vencimento bsico proporcional percebido em decorrncia da exigncia curricular de que trata o caput no constituir base de clculo para descontos previdencirios. 2 O valor do vencimento bsico proporcional de que trata este artigo inacumulvel com a vantagem pessoal prevista no art. 49 desta lei.

Da mesma forma que o Adicional por Extenso de Jornada, somente ser possvel levar os valores correspondentes a exigncia curricular para a aposentadoria se o professor cumprir todos os requisitos: - Idade: Homem: 60 anos de idade e Mulher: 55 anos de idade; - Tempo de contribuio: Homem: 35 anos de contribuio Mulher: 30 anos de contribuio; - 25 anos de efetivo Servio Pblico; - 15 anos na carreira; - 05 anos no cargo em que se dar a aposentadoria; - Ingresso no Servio Pblico at 16/12/1998; H um redutor de idade: para cada ano que ultrapassar o tempo mnimo de contribuio, diminui-se um ano na idade, observando a idade mnima de 53 anos para homem e 48 anos para mulher. Para quem cumprir estes requisitos a Exigncia Curricular ser positiva, pois ser permitido levar essa parcela para os proventos de aposentadoria. Para os demais servidores, muitos dos que entraram antes de 2003 e todos que entraram aps 2003, no h dvida, no levaro a incorporao para a aposentadoria. Esse fato deve ficar claro para todos para queno alimentem a falsa expectativa de incorporao do Adicional Extenso de Jornada ou de Exigncia Curricular (ou outras parcelas similares sob a mesma regra) nos proventos de aposentadoria.

Com esta proposta, a extenso de jornada e a exigncia curricular passaro a ser base para contribuio previdenciria. Isso significa que o desconto no contra-cheque aumentar. No entanto, diferente do que anuncia o governo, nem todos os servidores levaro este benefcio para a aposentadoria, ou seja, contribuiro mas no usufruiro. Por isso, ter a extenso de jornada e exigncia curricular como base de contribuio previdenciria deve ser opcional e no obrigatria. Outra questo que no est clara a situao dos efetivados pela Lei Complementar 100/07 que no beneficiado pela Lei Complementar 64. Como ficaria a sua situao?

Art. 5. A mdia dos valores recebidos como AEJ e AEC no decorrer do mesmo ano letivo, ser paga ao servidor nas frias regulamentares correspondentes a esse ano letivo.

Novo artigo

J comentado em pontos anteriores

Art. 5. A mdia dos valores recebidos como AEJ e AEC, no decorrer do mesmo ano letivo, ser paga ao servidor nas frias regulamentares correspondentes a esse ano letivo.

Art. 7 Fica revogado o 9 do art. 35 da Lei n 15.293, de 2004.

9 Ao servidor alcanado pelo art. 7 da Lei Complementar n100, de 5 de novembro de 2007, ocupante de cargo com carga horria semanal inferior a dezoito horas-aula, poder ser atribuda extenso de carga horria no mesmo contedo do cargo, em cargo vago ou em substituio.

O Governo retira do efetivado pela Lei Complementar 100/07, a possibilidade de extenso de jornada.

Manter a atual redao do 9

Art. 6. A Lei n 15.293, de 2004, passa a vigorar acrescida do Anexo VI, na forma estabelecida no Anexo desta lei. Art. 7 O disposto nesta lei aplica-se ao Professor de Educao Bsica efetivado em decorrncia da Lei Complementar n 100, de 5 de novembro de 2007. Art. 8 Fica revogado o 9 do art. 35 da Lei n 15.293, de 2004

Art. 8. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos a partir de 1 de janeiro de 2013.

Novo artigo

O Governo prope vigncia de 1/3 para hora-atividade a partir de janeiro de 2013. No entanto, a Lei Federal 11.738 foi sancionada em julho de 2008 e teve a deciso final sobre a sua constitucionalidade em maio de 2011. Isso significa que por mais de 5 anos, os professores da Rede Estadual trabalharam uma jornada de regncia superior ao previsto na legislao. O governo mineiro deve apresentar algum mecanismo de compensao aos trabalhadores em educao.

Nova proposta de redao de modo a compensar os professores da rede estadual que trabalharam jornada de regncia superior ao determinado pela legislao federal.

Art. 9 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos a partir de 1 de janeiro de 2013

Lei Complementar 64/02: Institui o Regime Prprio de Previdncia e Assistncia Social dos Servidores Pblicos do estado de Minas Gerais Lei 15.293/04: Institui as carreiras dos profissionais de educao bsica do Estado Resoluo 2.018/12: Estabelece normas para a organizao do Quadro de Pessoal das Escolas Estadual e a designao para o exerccio de funo pblica na rede pblica estadual. Lei 10.887/04: Dispe sobre a aplicao de disposies da Emenda Constitucional 41.

Histrico da Lei Federal n 11.738/2008


Em 16 de julho de 2008 foi publicada a Lei Federal 11.738/08 que instituiu o piso salarial profissional nacional para os professores do magistrio pbico da educao bsica. Alm de tratar do piso salarial, a referida Lei tambm estipulou a carga horria a ser cumprida pelos servidores da educao, dispondo o 4 do art. 2 o limite de 2/3 (dois teros) da jornada para interao com os alunos. Vejamos: Lei Federal 11.738 de 16 de julho de 2008 (...). Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistrio pblico da educao bsica ser de R$ 950,00 (novecentos e cinqenta reais) mensais, para a formao em nvel mdio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. (...) 2o Por profissionais do magistrio pblico da educao bsica entendemse aqueles que desempenham as atividades de docncia ou as de suporte pedaggico docncia, isto , direo ou administrao, planejamento, inspeo, superviso, orientao e coordenao educacionais, exercidas no mbito das unidades escolares de educao bsica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formao mnima determinada pela legislao federal de diretrizes e bases da educao nacional. (...) 4o Na composio da jornada de trabalho, observar-se- o limite mximo de 2/3 (dois teros) da carga horria para o desempenho das atividades de interao com os educandos. O tero restante da jornada ficou reservado para outras atividades pedaggicas essenciais para o bom desenvolvimento escolar, como a programao e o preparo dos docentes para a sala de aula. No entanto, em 29 de outubro do mesmo ano (2008), os governadores do Estado do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Cear ajuizaram Ao Direta de Inconstitucionalidade n 4.167 em face da Lei Federal. Em sntese, alegavam a violao ao princpio da autonomia dos entes federados e, consequentemente, dos dispositivos que materializam a distribuio de competncias em nossa Constituio. Os governadores argumentaram a Lei Federal n 11.738/2008 teria invadido a competncia estadual e municipal ao dispor sobre o piso, carga horria, etc. Logo, seria formalmente inconstitucional. Os governadores tambm solicitaram no bojo da ADI 4167 medida cautelar para suspenso dos efeitos da Lei 11.738 at o julgamento do mrito da ao. A medida cautelar foi deferida parcialmente pelo ilustre relator, Ministro Joaquim Barbosa, e alcanou o 4 do art. 2 anteriormente citado. Em suma, desde 2008 TODOS governadores e prefeitos tm conhecimento da lei federal. Entretanto, em 27 de abril de 2011, o Supremo Tribunal Federal finalizou o julgamento da suposta inconstitucionalidade do 4, art. 2 da Lei 11.738 e reconheceu a possibilidade de lei federal dispor sobre a jornada dos profissionais da educao em interao com os alunos. Declarou o dispositivo constitucional. A ADI foi julgada improcedente.

Finalmente, em 24 de agosto de 2011 foi publicado o acrdo que julgou constitucional o limite de jornada de 2/3 disposto na Lei 11.738. Vejamos a ementa do acrdo: CONSTITUCIONAL. FINANCEIRO. PACTO FEDERATIVO E REPARTIO DE COMPETNCIA. PISO NACIONAL PARA OS PROFESSORES DA EDUCAO BSICA. CONCEITO DE PISO: VENCIMENTO OU REMUNERAO GLOBAL. RISCOS FINANCEIRO E ORAMENTRIO JORNADA DE TRABALHO: FIXAO DO TEMPO MNIMO PARA DEDICAO A ATIVIDADES EXTRACLASSE EM 1/3 DA JORNADA. ARTS. 2, 1 E 4, 3, CAPUT, II E III E 8, TODOS DA LEI 11.738/2008. CONSTITUCIONALIDADE. PERDA PARCIAL DE OBJETO. 1. Perda parcial do objeto desta ao direta de inconstitucionalidade, na medida em que o cronograma de aplicao escalonada do piso de vencimento dos professores da educao bsica se exauriu (arts. 3 e 8 da Lei 11.738/2008). 2. constitucional a norma geral federal que fixou o piso salarial dos professores do ensino mdio com base no vencimento, e no na remunerao global. Competncia da Unio para dispor sobre normas gerais relativas ao piso de vencimento dos professores da educao bsica, de modo a utiliz-lo como mecanismo de fomento ao sistema educacional e de valorizao profissional, e no apenas como instrumento de proteo mnima ao trabalhador. 3. constitucional a norma geral federal que reserva o percentual mnimo de 1/3 da carga horria dos docentes da educao bsica para dedicao s atividades extraclasse. Ao direta de inconstitucionalidade julgada improcedente. Perda de objeto declarada em relao aos

arts. 3 e 8 da Lei 11.738/2008. A LEI FOI DECLARADA CONSTITUCIONAL, A JORNADA MNIMA DE 1/3 DA CARGA HORRIA PARA ATIVIDADES EXTRACLASSE PASSOU A OBRIGAR TODOS OS ESTADOS E MUNICIPIOS DESDE 24 DE AGOSTO DE 2011. O Sr. Ministro Joaquim Barbosa no julgamento da referida ao, pontuou sabiamente a questo, reafirmando a necessidade de aplicao do disposto no 4 do art. 2 da lei: Nos tempos atuais, penso que a preservao do campo de autonomia local em matria educacional tem legtimo lugar no modelo de pacto federativo que se constri desde a promulgao da Constituio de 1988, desde que ponderada luz do fundamento que anima a adoo de normas gerais na Federao. Porm, a fixao em exame adequada e proporcional luz da situao atual. Em especial, a existncia de normas gerais no impede os entes federados de, no exerccio de sua competncia, estabelecer programas, meios de controle, aconselhamento e superviso da carga horria que no cumprida estritamente durante a convivncia com o aluno. No ponto, julgo improcedente a ao direta de inconstitucionalidade. Seguindo o mesmo raciocnio, o Sr. Ministro Ricardo Lewandowski tambm analisou o assunto: Eu entendo que a fixao de um limite mximo de 2/3 (dois teros) para as atividades de interao com os alunos, ou, na verdade, para a atividade didtica, direta, em sala de aula, mostra-se perfeitamente razovel, porque sobrar apenas 1/3 (um tero) para as atividades extra-aula. Quem professor sabe muito bem que essas atividades extra-aula so muito importantes. No que

consistem elas? Consistem naqueles horrios dedicados preparao das aulas, encontros com os pais, com colegas, com alunos, reunies pedaggicas, didticas; portanto, a meu ver, esse mnimo faz-se necessrio para a melhoria da qualidade do ensino e tambm para a reduo das desigualdades regionais. Entendo, finalmente, da mesma forma como fez o Ministro Joaquim Barbosa, que no h nenhuma ofensa autonomia financeira e oramentria dos Estados porque a prpria lei prev o mecanismo de compensao e, ademais, deu um prazo de carncia para que essa medida entrasse em vigor. Portanto, os entes federados puderam perfeitamente se adaptar a ela, tiveram um largo tempo para faz-lo. Outro ponto importante a ser

abordado refere-se aos benefcios trazidos por esta nova carga horria definida em lei. Ao se estipular 1/3 de carga horria para o professor fora da sala de aula, o legislador certamente visa na melhoria do ensino no pas, uma vez que os professores tero um tempo maior para a elaborao de aulas e criao de novas atividades pedaggicas o que, conseqentemente, resultar em melhoria na qualidade de ensino e desenvolvimento dos estudantes. Portanto, tanto os professores quanto os alunos no podem ser prejudicados pelo mau planejamento de governadores e prefeitos, ao passo que a estipulao de 1/3 da carga horria para atividades extraclasse beneficia a todos, garantindo, assim, um servio educacional mais rico e eficiente para os estudantes.

Expediente: Sind-UTE/MG Rua Ipiranga, n 80 - Floresta - BH - MG / Fone: (31) 3481-2020 - Fax: (31) 3481-2449 Projeto Grfico: Eficaz Comunicao

www.sindutemg.org.br

Potrebbero piacerti anche