Sei sulla pagina 1di 25

Pilares de Edifcio de Concreto Armado

Prof. Henrique Innecco Longo


e-mail longohenrique@gmail.com

70 16 N3

2o pavimento

70 N2 - 16 20- 260 N3- 16 20 - 390

1o pavimento

70

Trreo

N1 - 16 20-200

70

Departamento de Mecnica Aplicada e Estruturas Escola Politcnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 3 edio 2011

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 1

Pilares de Edifcio de Concreto Armado


Prof. Henrique Innecco Longo
e-mail: longohenrique@gmail.com

A importncia dos pilares na estrutura

Os pilares so elementos lineares de eixo reto, geralmente vertical, em que as foras normais de compresso so preponderantes. Os pilares de edifcios geralmente esto submetidos a uma flexocompresso. Os pilares tm uma importncia fundamental para a estrutura. Eles servem de apoio para as vigas, transmitem as cargas para as fundaes e tambm participam do sistema estrutural de contraventamento. preciso tomar bastante cuidado no projeto, no detalhamento das armaduras e na execuo dos pilares, pois estes elementos podem romper por esmagamento do concreto de forma brusca e sem aviso prvio. Qualquer falha na execuo ou mesmo um simples erro de clculo poder provocar a queda de uma edificao.

Modelos para o clculo dos pilares de edifcio

A escolha do modelo de clculo para o pilar vai depender do tipo de edificao e dos carregamentos. Nas estruturas esbeltas e naquelas em que a ao do vento considervel, o pilar dever ser considerado como um elemento de um prtico tridimensional ou bidimensional (fig.1a). Nos edifcios usuais em que a ao do vento desprezvel, pode-se usar um modelo de elemento contnuo vertical apoiado nas vigas do pavimento (fig.1b) ou de um elemento isolado (fig.1c).

(a) prtico

(b) elemento contnuo

(c) elementos isolados

Fig. 1 - Modelos estruturais de clculo

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 2

Classificao dos pilares de acordo com a sua funo estrutural

Pilares de contraventamento - so elementos rgidos que garantem que os ns da estrutura do edifcio fiquem praticamente indeslocveis. Podem ser considerados de contraventamento, os pilares rgidos (e as paredes estruturais) em torno dos elevadores e escadas. Pilares contraventados - so pilares pouco rgidos mas com suas extremidades praticamente indeslocveis devido ao efeito dos pilares de contraventamento. Estes pilares contraventados podem ser calculados isoladamente no trecho entre dois pisos.

Classificao dos pilares de acordo com a sua posio em planta

Os pilares podem ser classificados de acordo com a sua localizao em planta: Pilares internos - localizados no interior do pavimento Pilares de extremidade - localizados nos contornos do pavimento Pilares de canto - localizados no canto do pavimento Na fig.2, podemos observar um trecho de um pavimento de uma edificao. Neste caso, o pilar P5 considerado interno. Os pilares P2, P4, P6 e P8 so de extremidade e os pilares P1, P3, P7 e P9 so de canto.
P2 P1 pilar de canto P3

P4 pilar de extremidade

P5 pilar interno

P6

P8 P7

P9

Fig. 2 Posio dos pilares de um pavimento

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 3

Esforos atuantes nos pilares

Os esforos nos pilares dependem do carregamento atuante e do modelo adotado para a estrutura. No caso geral de uma estrutura representada por modelo de prtico tridimensional submetida a ao do vento atuando em duas direes, o pilar pode estar submetido a um esforo normal N, esforo cortante VX e VY, momentos fletores MX e MY, conforme figura 3.

N VX MX MY

VY

Fig. 3 Esforos atuantes em um pilar no modelo de prtico tridimensional As cargas verticais nos pilares de cada pavimento so calculadas atravs das reaes das vigas, da grelha ou do prtico, dependendo do modelo estrutural adotado. Por exemplo, a carga vertical no pilar piloto P5 da figura 4 ser a soma das reaes nos apoios das vigas V2 e V5. A carga
vertical N em uma determinada seo do pilar ser a soma das cargas de todos os pavimentos acima desta seo mais o peso prprio do pilar at o nvel considerado.
V1 P1 P2 P3

P4 V2

P5

P6

V4

V5

V6

P7

V3 P8

P9

Fig. 4 - Carga nos pilares de um pavimento devido reao das vigas

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 4

Simplificaes no clculo de pilares de edifcio

Nas estruturas de ns fixos, ou seja, naquelas em que os efeitos de segunda ordem podem ser desprezados, o clculo dos pilares pode ser feito considerando cada elemento comprimido isoladamente, como barra vinculada nas extremidades aos demais elementos estruturais que ali concorrem. Nas edificaes em que no seja necessrio considerar a ao do vento, a norma NBR6118 (2003) permite as seguintes simplificaes em pilares de edifcios, quando estes forem calculados isoladamente: a) os pilares intermedirios podero ser calculados sem a considerao de momentos fletores transmitidos pelas vigas. b) os momentos fletores nos ns dos pilares extremos, transmitidos pelas vigas, devero obrigatoriamente ser considerados.

Momentos fletores de solidariedade nos pilares de extremidade

Quando no for realizado o clculo exato da influncia da ligao dos pilares com a viga deve ser considerado, nos apoios extremos, um momento fletor de solidariedade entre estes elementos. A rigidez do elemento no n considerado avaliada conforme indicado na figura 5.

MVIG MSUP VIGA MINF PILAR

lSUP / 2

lINF / 2

lVIG Fig. 5 Momento de solidariedade entre a viga e o pilar de extremidade Pela NBR-6118(2003), o momento de solidariedade igual ao momento de engastamento perfeito multiplicado pelos coeficientes estabelecidos nas relaes seguintes: rINF MINF = MENG . ----------------------rVIG + rINF + rSUP rSUP MSUP = MENG . -----------------------rVIG + rINF + rSUP rINF + rSUP MVIG = MENG . -----------------------rVIG + rINF + rSUP

momento fletor na seo inferior do pilar

momento fletor na seo superior do pilar

momento fletor na viga

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 5

sendo: MENG - momento de engastamento perfeito na viga rINF = IINF / (lINF / 2) rigidez do tramo inferior do pilar IINF - inrcia do tramo inferior do pilar lINF - vo do tramo inferior do pilar rSUP = ISUP / (lSUP/2) rigidez do tramo superior do pilar ISUP- inrcia do tramo superior do pilar lSUP - vo do tramo superior do pilar rVIG = IVIG / lVIG rigidez da viga IVIG - inrcia da viga lVIG - vo da viga Casos particulares a) No caso de pilares retangulares com o mesmo ndice de rigidez na seo inferior e superior, ou seja, rINF = rSUP, os momentos no pilar sero iguais (MINF = MSUP). Assim sendo, pelo equilbrio de momentos no n, o momento que vai para o pilar ser igual a metade do momento atuante na viga: MINF = MSUP = MVIG / 2 b) Se o ndice de rigidez da viga for igual ao do pilar (rVIG = rINF = rSUP): MINF = MSUP = (1/3) MENG Influncia da superposio dos efeitos Considerando a superposio dos efeitos, o momento na extremidade MVIG de uma viga de um determinado pavimento transmite momentos para os pavimentos inferior e superior e assim sucessivamente. Para levar em conta este fato, FUSCO sugere que o momento de um pavimento i propague 50% de seu valor para o pavimento i-1 e vice-versa (fig.6). Para esta aproximao, podese adotar os seguintes momentos no topo e na base do pilar:
MTOPO 1,5 Mi, INF MBASE 1,5 Mi-1, SUP

MVIG = (2/3) MENG

MTOPO = Mi, INF + 0,5Mi-1, SUP


pavimento i

pavimento i -1

MBASE = Mi-1, SUP + 0,5Mi, INF

Fig. 6 Influncia da superposio dos efeitos

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 6

Propagao dos momentos de solidariedade A propagao destes momentos de solidariedade no pilar de extremidade pode tambm ser feita considerando um modelo de um elemento linear apoiado nos pavimentos (fig.7).

PILAR

DM

MSUP MVIG MINF

Fig. 7 Propagao dos momentos de solidariedade em um elemento apoiado nos pavimentos

Desafio 1
Determine o momento de solidariedade do pilar (20x60) com a viga V2 (12x40) de um pavimento do edifcio.
PILAR P4 (20X60) pavimento i+1

3m

DM

VIGA V2 (12x40)

pavimento i MINF 3m

MSUP MVIG

20kN/m

18kN/m

4m

4m

pavimento i-1

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 7

Dimenses mnimas dos pilares e pilares-parede de edifcio

Pela NBR-6118 (2003), a seo transversal de pilares e pilares-parede macios, qualquer que seja a sua forma, no deve apresentar dimenso menor que 19cm, mas na prtica melhor usar 20cm. A figura 8 mostra as dimenses mninas de um pilar retangular.

b a

a 20 cm Fig. 8 Dimenses mnimas de um pilar retangular Os pilares paredes so elementos de superfcie plana ou casca cilndrica, dispostos na vertical e submetidos geralmente compresso. Podem ser compostos por uma ou mais superfcies associadas. Para que se tenha um pilar-parede, em algumas dessas superfcies, a menor dimenso deve ser menor que 1/5 da maior, ambas consideradas na seo transversal do elemento estrutural.
a< b/5

20 cm
b

Fig.9 Pilar-parede Casos especiais Em casos especiais, permite-se a considerao de dimenses entre 19 cm e 12 cm, desde que se multiplique as aes a serem consideradas no dimensionamento por um coeficiente adicional gn, que majora os esforos solicitantes finais no clculo do dimensionamento dos pilares: gn = 1,95 0,05 b sendo b menor dimenso da seo transversal do pilar

Em todos os casos, a NBR-6118 (2003) no permite pilar com seo transversal de rea inferior a 360 cm2: Ac 360 cm2 Quais as menores dimenses de um pilar permitidas pela norma NBR-6118 e qual o coeficiente gn para este caso? Por que recomendvel que os pilares tenham a menor dimenso pelo menos igual a 20cm?

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 8

Excentricidades em um pilar

O dimensionamento dos pilares deve ser sempre feito com uma excentricidade, mesmo que a carga esteja centrada. As excentricidades podem ser: e1 excentricidade de 1 ordem devido a um momento fletor ou a uma carga excntrica ea excentricidade acidental devido s imperfeies locais e2 excentricidade de 2 ordem (quando > 1) eC excentricidade devido ao efeito da fluncia (quando > 90)

Excentricidade de 1 ordem e1 A excentricidade devido a um momento fletor M calculada da seguinte maneira: e1 = M / N O esforo normal N tambm no est centrado no pilar, causando uma excentricidade de 1 ordem. Excentricidade acidental devido s imperfeies locais ea A excentricidade devido s imperfeies locais pode ser escrita por: ea = 0,015 + 0,03 h h lado da seo transversal na direo considerada (em metros) De acordo com a NBR-6118(2003), o efeito das imperfeies locais nos pilares est atendido se for respeitado o momento total mnimo. MMIN = N . ea A este momento devem ser acrescidos os momentos de segunda ordem

Desafio 2
Um pilar 20cm x 60cm est submetido a um esforo normal N = 2.000 kN. Determine a excentricidade devido s imperfeies locais deste pilar e calcule os momentos mnimos correspondentes. Considere que este pilar esteja engastado na base e livre na extremidade e trace o diagrama de momentos fletores nas direes X e Y.
Y

60cm

20cm

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 9

10

Hipteses de cargas de acordo com a excentricidade dos pilares

Estas hipteses foram apresentadas pela antiga norma NB1 (1978) e no constam na nova norma. No entanto, podem servir como orientao para o clculo de pilares. Carga centrada - caso de pilares internos Neste caso, o clculo dever ser feito separadamente nas duas direes principais da seo geomtrica com as excentricidades nas direes X e Y (fig.10). Nestas duas hipteses de clculo, o pilar ser calculado flexo composta reta.
1a hiptese Y Y Y 2a hiptese

Nd

eay

eax

Fig.10 - Hipteses de clculo para a carga normal centrada

Carga excntrica agindo sobre um eixo principal - caso de pilares de extremidade A excentricidade inicial ei pode ser proveniente da carga normal ou de um momento fletor atuando no pilar (fig.11). O clculo ser feito separadamente em duas direes principais, acrescentando-se as excentricidades acidentais nas direes X e Y para um lado ou outro do eixo. Na primeira hiptese o clculo feito flexo composta reta e na segunda hiptese flexo composta oblqua.
1a hiptese Y Y 2a hiptese Y

Nd ei
X

eay ei eax
X

ei
X

Fig. 11 - Hipteses de clculo para a carga normal excntrica agindo sobre um eixo principal

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 10

Carga excntrica agindo fora dos eixos principais - pilares de canto Neste caso, a excentricidade devido s imperfeies locais introduzida nas direes X e Y no sentido mais desfavorvel para um lado ou outro do eixo (fig.12). Nestas duas hipteses, o pilar deve ser calculado flexo composta oblqua.
1a hiptese Y Y 2a hiptese Y

ei
b

Nd

ei
X

eax

ei
X

eay

Fig. 12 - Hipteses de clculo para a carga normal excntrica agindo fora dos eixos principais

Desafio 3
Mostre como deve ser colocada a excentricidade de segunda ordem na direo mais desfavorvel de um pilar retangular para o caso de uma carga excntrica em relao a um dos eixos principais, conforme mostrado na figura.

1a hiptese Y Y

2a hiptese Y

Nd ei
X

eay ei eax
X

ei
X

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 11

11

ndice de esbeltez dos pilares


= le / i

le - comprimento equivalente do pilar i - raio de girao em uma dada direo O comprimento equivalente depende do tipo de apoio (fig.13). Nas estruturas de edifcio com ns considerados indeslocveis, este comprimento ser igual distncia entre os eixos das vigas entre os quais ele se situa.

le = l

le = 0,7 l

le = 2 l

Fig.13- Comprimentos equivalentes para diversos tipos de apoios O raio de girao dado pela seguinte relao: ____ i = I/S I - momento de inrcia em relao a um determinado eixo S - rea da seo transversal do pilar De acordo com a NBR-6118 (2003), o ndice de esbeltez deve ser sempre menor do que 200:

200
O que deve ser feito se o ndice de esbeltez de um pilar for maior do que 200? Verificao do efeito de segunda ordem Esta verificao feita comparando-se o ndice de esbeltez com o valor limite 1 Se 1 ento o efeito de segunda ordem pode ser desprezado. Se > 1 ento o efeito de segunda ordem deve ser considerado

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 12

Valor limite do ndice de esbeltez (1) O valor limite 1 depende de diversos fatores, tais como a excentricidade relativa de 1 ordem e1/h, a vinculao dos extremos da coluna isolada e a forma do diagrama de momentos de 1 ordem. Pela NBR-6118(2003), o valor de 1 pode ser calculado pela expresso:

1 =

25 + 12,5.e1 / h

sendo 35 1 90

h lado da seo transversal na direo

e1- excentricidade de 1 ordem sem incluir ea (NBR-6118, pg.72)


Valores de b a) para pilares biapoiados sem cargas transversais:

+ MB

- MB

b = 0,60 + 0,40
sendo: 1,0 b 0,40

MB 0,40 MA

+ MA

+ MA

MA e MB - momentos de 1 ordem nos extremos do pilar. MA maior valor absoluto ao longo do pilar biapoiado MB - sinal positivo, se tracionar a mesma face que MA, e negativo em caso contrrio. b) para pilares biapoiados com cargas transversais significativas, ao longo da altura: b = 1,0 c) para em pilares em balano

b = 0,80 + 0,20
sendo: 1,0 b 0,85

MC 0,85 MA
MC MA

O momento MA o momento de 1 ordem no engaste e MC o momento de 1 ordem no meio do pilar em balano. d) para pilares biapoiados ou em balano com momentos menores que o mnimo b = 1,0

Desafio 4 Pilar Piloto


Verificar se o efeito de segunda ordem deve ser considerado no pilar piloto 20cmx 60cm
Y

3m

60cm

20cm

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 13

12

Classificao dos pilares de acordo com o ndice de esbeltez

Os pilares podem ser classificados de acordo com o ndice de esbeltez: pilares curtos ( 1 ) o efeito de segunda ordem pode ser desprezado pilares mdios (1 < 90) o efeito de segunda ordem deve ser considerado Estes pilares podem ser calculados por mtodos aproximados como o Mtodo do Pilar Padro pilares esbeltos (90 < 140) o efeito de segunda ordem deve ser considerado pilares muito esbeltos (140 < 200) o efeito de segunda ordem deve ser considerado Estes pilares devem ser calculados pelo Mtodo Geral, que consiste na anlise no-linear de 2 ordem efetuada com discretizao adequada da barra, considerao da relao momento-curvatura real em cada seo, e considerao da no-linearidade geomtrica de maneira no aproximada.

13

Mtodo do pilar padro


( 90)

Este mtodo s pode ser empregando para os seguintes casos: seo transversal constante armadura simtrica e constante ao longo de seu eixo.

Aproximaes do mtodo: no linearidade geomtrica aproximada - supondo deformao senoidal. no linearidade fsica - expresso aproximada da curvatura na seo crtica

De acordo com o Mtodo do Pilar Padro, a configurao do pilar deformado, considerada como senoidal (fig.14), pode ser escrita de acordo com a seguinte equao: y = e2 . sen ( x / le)

Nd
Y

l = le

e2 = yMAX

Fig.14 - Configurao do pilar deformado

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 14

A curvatura do eixo deste pilar deformado pode ser determinada por: y (1/ r ) = ----------------- y ( 1 + y2 ) 3/2 Considerando que a curvatura pode ser aproximada pela derivada segunda da curva deformada, teremos: (1/ r ) = ( / le ) 2 e2 . sen ( x / le) A curvatura mxima na seo crtica ser no ponto x = le / 2: (1/ r )max = ( / le ) 2 e2 Desta equao podemos obter a excentricidade de segunda ordem: e2 = ( le / ) 2 (1/ r )max De acordo com a NBR-6118 (2003), a excentricidade de segunda ordem vale:
le 2 e2 = --------- (1/ r ) 10

Pela NBR-6118 (2003), a curvatura na seo crtica: 0,005 0,005 (1/ r ) = --------------------- ------------h ( + 0,5) h Nd sendo = ---------Ac fcd h lado da seo transversal na direo considerada Segundo a NBR-6118 (2003), o momento total deve ser calculado somando-se o momento mnimo com o de segunda ordem da seguinte maneira: Mtotal = b Mmin + N e2 , sendo Mmin o momento da excentricidade devido s imperfeies locais. No entanto, melhor calcular o momento mnimo sem o fator de reduo b

Desafio 5
Calcule as excentricidades de segunda ordem do pilar piloto do desafio 4 nas sees de extremidade (seo A) e seo intermediria (seo C). concreto C30 ao CA-50

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 15

14

Diagramas de momentos fletores nos pilares

Nos pilares de edifcio de ns considerados indeslocveis, podemos ter momentos fletores MA e MB nas extremidades dos pilares (figs.15a), momentos constantes (fig.15b) e poder haver tambm momentos fletores de segunda ordem (fig.15c).

N MA

N N

MC M 2 = N . e2

MB

(a)

(b)

(c)

Fig.12 - Momentos de primeira ordem e de segunda ordem

15

Sees transversais a serem analisadas

A seo crtica do pilar deve ser escolhida a partir da anlise das sees extremas A ou B ou da seo interna C.
Seo extrema A ou B (a mais solicitada) Nesta seo, atuam apenas os momentos de primeira ordem, tendo em vista que o efeito de segunda ordem no aparece nas extremidades do pilar. Neste caso, teremos que considerar as seguintes excentricidades:

excentricidade inicial excentricidade acidental excentricidade de segunda ordem

eA = MA / N ea e2 = 0

ou eB = MB / N

Seo interna C Nesta seo pode aparecer os efeitos de segunda ordem e de fluncia. Se no houver carga transversal aplicada ao longo da barra, pode-se considerar as seguintes excentricidades:

excentricidade inicial excentricidade acidental excentricidade de segunda ordem

eC ea e2

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 16

16

reas das armaduras longitudinais dos pilares

As reas das armaduras longitudinais dos pilares podem ser calculadas por programas de computador ou atravs de bacos com armaduras simtricas. Os bacos de MONTOYA, por exemplo, calculam estas reas para os casos de flexo composta reta (fig.16a) e oblqua (fig.16b).
MYd

MXd
h

MXd

d' b b

Fig.16 - Exemplos de armaduras para os bacos para flexo composta reta e oblqua O momento fletor Md o momento de clculo, considerando todas as excentricidades calculadas em uma determinada direo: Md = Nd (ei + ea + e2) Os parmetros de entrada destes bacos para flexo composta reta so os seguintes para a obteno do valor de w: Nd = ----------Ac . fcd Md = -------------Ac . h. fcd

baco w d'/ h donde

Ac .fcd As total = w .-----------fyd

Para o caso de flexo composta oblqua, devem ser considerados os parmetros para os momentos nas duas direes xd e yd.

Que fazer quando no dimensionamento das armaduras o ponto cair fora do baco?

Desafio 6
Calcule as armaduras do pilar piloto, considerando as excentricidades calculadas no desafio 5. concreto C30 ao CA-50

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 17

17

Armaduras longitudinais dos pilares

As armaduras longitudinais devem ser distribudas simetricamente no contorno da seo transversal (fig.17), com pelo menos uma barra em cada vrtice. Quando houver uma armadura longitudinal muito grande, as barras tambm podem ser dispostas em feixes de 2 a 3 barras. Pela NBR6118(2003), as bitolas das armaduras longitudinais devem respeitar o seguinte:

> 10mm < 1/8 da menor dimenso da seo transversal

e
Fig.17- Seo transversal do pilar com as barras longitudinais

Espaamento livre das barras longitudinais O espaamento livre entre as barras (fig.14), inclusive na regio das emendas, deve ser: 2cm e dimetro da barra 1,2 vezes o dimetro mximo do agregado

Quando estiver previsto no plano de concretagem o adensamento atravs de abertura lateral na face da forma, o espaamento das armaduras deve ser suficiente para permitir a passagem do vibrador.
Armadura mnina longitudinal para os pilares De acordo com a NBR-6118 (2003), a armadura mnima longitudinal deve ser igual a:

AS MIN = 0,15 Nd / fyd 0,4 % AC


Percentagem mxima de armadura longitudinal Pela NBR-6118 (2003), a percentagem mxima da armadura deve igual a 8%. No entanto, preciso considerar que na regio das emendas dos pilares, as barras so geralmente emendadas na mesma seo, dobrando a quantidade de armadura neste trecho. Assim sendo, deve-se considerar na prtica:

MAX = 4 % Alm da questo do trecho de emendas, recomendvel no usar percentagens altas nos pilares para no sobrecarregar demasiadamente as armaduras. Se houver algum problema com as armaduras, como os efeitos nocivos da corroso, o concreto poderia no resistir. Como sugesto, esta percentagem de armadura ficar entre 2 a 3%.

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 18

18

Estribos dos pilares

As armaduras transversais de pilares devem ser constitudas por estribos e, quando for o caso, por grampos suplementares. Estas armaduras devem ser calculadas para o esforo cortante atuante, conforme feito em vigas.
Dimetro dos estribos t O dimetro dos estribos em pilares no deve ser inferior a 5 mm nem a 1/4 do dimetro da barra isolada ou do dimetro equivalente do feixe que constitui a armadura longitudinal:

5mm 1/4 1/4 n equivalente do feixe

Ganchos dos estribos A ancoragem dos estribos deve ser garantida por meio de ganchos ou barras longitudinais soldadas. Os ganchos dos estribos (fig.18) podem ser semi-circulares, em ngulo de 45o e em ngulo reto. Para as barras lisas, os ganchos devem ser semicirculares.
5t 5cm 5t 5cm 10t 7cm

Fig.18 - Tipos de ganchos para os estribos


Espaamento dos estribos O espaamento longitudinal entre estribos, medido na direo do eixo do pilar, para garantir o posicionamento, impedir a flambagem das barras longitudinais e garantir a costura das emendas de barras longitudinais nos pilares usuais, deve ser igual ou inferior ao menor dos seguintes valores:

20cm

menor dimenso da seo transversal 12 para ao CA-50 24 para ao CA-25

O espaamento entre os estribos deve ser suficiente para permitir a passagem do vibrador, garantindo um bom adensamento da massa. Para facilitar a colocao dos estribos, podes-e adotar um espaamento mltiplo de 2,5cm: 7,5cm/ 10cm/ 12,5cm/ 15cm/ 17,5cm/ 20cm

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 19

Proteo contra flambagem das barras Os estribos garantem contra a flambagem as barras longitudinais situadas em seus cantos e as por eles abrangidas, situadas no mximo distncia de 20t do canto, se nesse trecho de comprimento 20t no houver mais de duas barras, no contando a de canto. Quando houver mais de duas barras nesse trecho ou barra fora dele, deve haver estribos suplementares, como na figura 19.

Fig. 19 - Estribos duplos em pilares compridos Se houver mais de uma barra longitudinal a ser protegida junto mesma extremidade do estribo suplementar, seu gancho deve envolver um estribo principal em ponto junto a uma das barras, o que deve ser indicado no projeto de modo bem destacado (fig.20).

Fig. 20 - Detalhe do estribo suplementar envolvendo o estribo principal Para a proteo contra a flambagem das barras longitudinais, pode-se tambm colocar uma barra com gancho, o chamado gancho de aougueiro, que atravessa a seo transversal do pilar e os seus ganchos devem envolver a barra longitudinal (fig.21). 20 t

gancho de aougueiro

20 t 20 t Fig 21 Gancho de aougueiro para proteo contra flambagem das barras longitudinais

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 20

19

Emendas das barras longitudinais

De acordo com a NBR-6118(2003), quando as armaduras estiverem permanentemente comprimidas, todas as barras podem ser emendadas na mesma seo transversal e no devero ter ganchos (fig.19). O comprimento de emenda por traspasse loc das barras comprimidas ser igual ao comprimento de ancoragem necessrio lb,nec com os valores mnimos:

loc = lb,nec

0,6 lb 15 20 cm

O comprimento de ancoragem necessrio pela NBR-6118 (2003), para barras sem gancho vale: As,cal -------- As,ef
0,3 lb 10 10cm

lb,nec = lb

lb,min

lb As,cal As,ef

comprimento de ancoragem bsico rea da seo da armadura calculada rea da seo da armadura efetiva

As barras do pilar de um determinado nvel sero emendadas com as barras do trecho superior, conforme mostrado na figura 22.

lOC

VIGA

N1
PILAR

lOC
N2

barras nascendo barras morrendo

Fig.22 - Emendas das barras longitudinais

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 21

Na tabela 1 esto os valores o comprimento de ancoragem bsico das barras lb em funo do dimetro para valores de fck para barras nervuradas com boa aderncia . Tabela 1 - Comprimento de ancoragem bsico lb de barras tracionadas para < 32 mm fck Boa aderncia (MPa) sem gancho 44 20 38 25 33 30 30 35 28 40 25 45 24 50

20

Detalhamento das armaduras dos pilares

As armaduras dos pilares, sempre que possvel, devem ser colocadas simetricamente para evitar erros de posicionamento. Nas plantas das armaduras dos pilares, so mostradas as barras longitudinais e os estribos em corte longitudinal e em corte transversal. So indicadas tambm nesta planta as posies das emendas das barras, normalmente localizadas em uma seo acima de cada pavimento, de tal modo que fiquem as chamadas barras de espera para emendar as barras do pavimento superior. A figura 23 mostra o detalhamento das armaduras de um pilar, desde a fundao at o segundo pavimento. As barras das armaduras esto numeradas e com as respectivas quantidades e comprimentos. No corte AA, est mostrada a distribuio das barras longitudinais das barras na seo transversal do pilar. De acordo com a NBR-6118 (2003), os estribos devem ser colocados em toda a altura do pilar, sendo obrigatria sua colocao na regio de cruzamento com vigas e lajes, conforme mostrado na figura 23.

Por que as barras longitudinais de um pilar esto em uma zona de boa aderncia? Por que as barras longitudinais dos pilares ficam geralmente emendadas na mesma seo? possvel emendar 50% das barras longitudinais na mesma seo? Qual a melhor posio para interromper a concretagem do pilares? Por que as barras longitudinais dos pilares ficam distribudas na periferia da seo transversal?

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 22

70

2o pavimento

16 N3

CORTE AA

70

1o pavimento

35 N3 c 20

3 N3

N3- 16 20 - 390

5 N3

5 N3

3 N3
15

N2 - 16 20- 260

70

Trreo 55

N1 - 16 20- 200

70

N3 - 35 6,3- 150

Fig. 23- Detalhamento das armaduras de um pilar

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 23

21

Pilares com mudana de seo transversal

Na prtica, pode-se adotar pilares maiores nos andares de baixo e menores para os de cima, tendo em vista que a carga vertical maior nos primeiros andares e menor nos ltimos. Por exemplo, um pilar de um prdio com 12 andares pode ter 40cm x 60cm do 1o ao 4o pavimento, 30cm x 50cm do 5o ao 8o e 20cm x 40cm do 9o ao 12o pavimento. A figura 24 mostra as armaduras de pilares que mudam de seo transversal de um nvel para outro, conforme detalhe sugerido por LEONHARDT. Algumas barras morrem, outras nascem e outras continuam. Nestes casos, alm do clculo do pilar propriamente dito, preciso verificar a tenso para uma carga em uma rea reduzida. No trecho de transio devem ser colocadas barras adicionais, alm de estribos adicionais para absorver os esforos de trao oriundos da mudana da direo das tenses de compresso. importante observar que a mudana de eixo do pilar (fig. 24b) ir provocar uma excentricidade da carga no andar inferior.

barras morrendo barras continuando barras nascendo

loc

barra adicional

loc

barra adicional

loc

loc

Fig.24 - Armaduras de pilares com mudana de seo transversal

Pilares de Edifcio de Concreto Armado - Prof. Henrique Longo

pg. 24

A figura 25 mostra a seo transversal de um pilar com mudana de direo, mas mantendo o mesmo eixo. Neste caso, deve ser feita uma verificao da seo estrangulada (rea hachurada da figura 25) e colocar barras adicionais neste trecho.

barras morrendo barras continuando barras nascendo

Fig.25 - Seo transversal de um pilar com mudana de direo

Em alguns edifcios, o projeto arquitetnico impede que os pilares fiquem na mesma posio do primeiro ao ltimo andar. Neste caso, o pilar deve ficar apoiado em uma viga de transio. uma situao crtica que deve sempre ser evitada, tendo em vista que a carga do pilar costuma ser muito elevada. A viga de transio deve ser muito rgida para resistir ao carregamento do pilar e para evitar grandes deformaes, que poderia afetar o bom comportamento da estrutura em servio e at mesmo comprometer a segurana da obra.

Referencias Bibliogrficas
ABNT - NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto Procedimento, 2003. ABNT, NB1- "Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado", 1978. MONTOYA, Jimenz, Meseguer A., Cabr F.,Hormigon Armado,vols.1 e 2, Ed. Gustavo Gili. LEONHARDT F., Mnnig E., "Construes de Concreto", vol. 3, 1977, Ed. Intercincia SANTOS, Sergio Hampshire C., Concreto Armado III, apostila, Escola Politcnica, UFRJ, 2009.

Potrebbero piacerti anche