Sei sulla pagina 1di 19

A Segunda Viagem Missionria

(Atos 15:36-18:22; 1 e 2 Tessalonicenses) Um Desentendimento entre Paulo e Barnab (Atos 15:36-40)


Depois de algum tempo, Paulo disse a Barnab: Retornemos aos lugares onde pregamos o evangelho e vejamos como vo os irmos. Barnab concordou e quis levar Joo Marcos com eles de novo como ajudante. Mas Paulo no achou sensato levar com eles o homem que havia desistido em Panflia e no ido com eles ao trabalho. Foi um a forte discordncia. Cada hom em pensava que tinha boas razes para o que desejava que fosse feito com Joo Marcos, por isso nenhum deles queria mudar de idia. Entretanto, eram homens espirituais e Homens espirituais podiam por isso chegaram a uma soluo razovel para o seu problema. Decidiram se separar e seguir caminhos diferentes. Visto que Barnab era de Chipre, foi visitar as igrejas de l e levou consigo Joo Marcos. O historiador no acompanha a jornada deles. Ele volta histria da obra de Paulo. Lembre-se de que Marcos continuou a crescer neste servio a Deus. Ele o autor do Evangelho de Marcos. Na sua ltima carta, Paulo pede a Timteo para levar Marcos com ele pois me til para o ministrio (2 Timteo 4:11).

discordar fortemente, e ainda continuarem homens espirituais.

A data cerca de 50/51 d.C.

Paulo escolheu Silas como seu novo companheiro de viagem e partiram com as bnos da igreja de Antioquia para que o Senhor abenoasse seus trabalhos. Viajaram por terra atravs da Sria e da Cilcia, fortalecendo as igrejas quando chegavam a elas. provvel que Paulo tenha passado por de Tarso sendo este um dos lugares onde ele e Silas confirmaram a igreja. Tarso era a cidade natal de Paulo, e ele passou algum tempo ali antes de se juntar a Barnab em Antioquia (9:30; 11:25). Ainda que nunca haja uma referncia especial a uma congregao em Tarso da Cilcia, crentes gentios da Cilcia so mencionados na carta de Jerusalm (15:23), e agora Paulo e Silas fortalecem as igrejas da Sria e da Cilcia.

Depois de atravessar a provncia da Cilcia, eles viajaram para noroeste e cruzaram os Montes Taurus atravs de uma passagem chamada Portas da Cilcia. Isto os conduziu plancie da Licania, onde chegaram, vindo de outra direo, na primeira viagem. Ainda que pormenores do seu roteiro pelas montanhas no sejam dados, a direo que tomaram de Antioquia, atravs da Sria, Cilciae at Derbe e Listra, exigia que eles passassem entre, ou sobre, montanhas. Certamente seu roteiro lgico seria o que descrevemos.

Olhe seu mapa para ver o roteiro que Paulo e Silas seguiram. Comece marcando esta segunda jornada no seu mapa em branco, do mesmo modo como marcou o roteiro da primeira jornada no mapa anterior.

Paulo Pede a Timteo Para Acompanh-los (Atos 16:1-5)


Quando Paulo e Silas chegaram a Listra (onde Paulo foi apedrejado, na primeira jornada), encontraram um discpulo chamado Timteo. Ele era filho de uma judia que havia se tornado crist, mas seu pai era grego. Tinha uma boa reputao, no somente entre os discpulos de Listra mas tambm em Icnio, trinta quilmetros a nordeste. Paulo decidiu que queria que Timteo fosse com ele nesta jornada. Obviamente, Tim teo queria ir, mas havia um problema: Timteo nunca havia sido circuncidado. Paulo levou-o e circuncidou-o, porque os judeus dessa regio sabiam que o pai dele era grego. Timteo, ainda que fosse um homem bem jovem neste momento, tornou-se o auxiliar mais confivel de Paulo. Pelos prximos dezesseis ou dezessete anos, Timteo ser um companheiro e A Segunda Viagem Missionria

Timteo de Listra. Paulo foi apedrejado na primeira vez que esteve l, Timteo teria conhecido a histria se no a tivesse visto acontecer. Agora Paulo pede ao jovem para ir com ele como seu auxiliar. Parece que Timteo no hesitou. Sua f e coragem so admirveis.
61

cooperador de Paulo. Quando o idoso apstolo enfrentava a morte, sua ltima carta foi a Timteo, insistindo com ele para que viesse rapidamente, antes do inverno (2 Timteo 4:9,21). A histria de Timteo digna e o seu exemplo exige nossa mais profunda admirao.

Paulo se opunha ferventemente a circunsio de Tito porque ele era grego, no judeu. Mas Paulo insistia que Timteo fosse circuncidado, porque, apesar do fato que Timteo tinha sido ensinado e educado como judeu, ele nunca fora circuncidado porque seu pai era grego.

Por que Paulo circuncidou Timteo? Paulo levou Tito junto com ele a Jerusalm, para a reunio a respeito da circunciso e da guarda da lei. Ele se ops a todos os esforos para obrigar Tito a ser circuncidado (Glatas 2:1,3). Entretanto, aqui o prprio Paulo exige que Timteo seja circuncidado. Por que essa diferena? A resposta que Tito era um grego que no tinha uma educao judaica, portanto a lei da circunciso jam ais se aplicou a ele. Timteo tinha me judia, e certam ente fora ensinado com o judeu (2 Timteo 3:15). Ele foi educado entre judeus, e todos os judeus sabiam que ele nunca tinha sido circuncidado, por causa do seu pai grego. Atrapalharia muito os esforos deles entre os judeus se um do seu grupo fosse de nao judaica mas nunca tivesse sido circuncidado. Paulo no objetava a que judeus vivessem segundo os costumes e tradies judaicas, mas se opunha firmemente a impor esses costumes e tradies aos gentios e a fazer delas condies para a salvao.

Conforme os homens viajavam de cidade em cidade, entregavam os decretos dos apstolos e ancios de Jerusalm. Assim, as igrejas eram fortalecidas no seu compromisso com o Senhor e cresciam em nmero a cada dia. Quando as notcias da conferncia de Jerusalm se espalharam, a questo da circunciso deveria ter sido acertada para sempre, no deveria? A vontade de Deus tinha sido definitivamente declarada, e as notcias sobre o qu era isso estavam sendo espalhadas, mas velhas crenas estavam firm em ente arraigadas. A questo no estava ainda plenamente acertada, mesmo naquelas congregaes onde a carta tinha sido entregue. Logo haveria de levantar-se de novo. Ter uma clara afirm ao da vontade de Deus no impediu todos os argumentos naquela poca, assim como agora no os impede.

Paulo Tem uma Viso de um Homem da Macednia Pedindo Ajuda (Atos 16:6-10)
Tendo sido proibidos pelo Esprito Santo de falarem a palavra do Senhor na sia, Paulo e seus companheiros viajaram pela Frgia e Galcia, e continuaram at a fronteira da Msia. Dali, pretendiam ir para o norte e entrar na Bitnia, mas o Esprito no permitiu. Ento passaram pelo norte da Msia e chegaram cidade de Trade.

Eles pensaram em pregar na provncia da sia, ou talvez em Bitnia, mais ao norte mas o Esprito insistiu para que fossem adiante cidade de Trade. O Esprito agora lhes indicou a direo na qual deviam ir: Deus est lhes chamando a pregar o evangelho ao povo da Macednia.

As expresses impedidos pelo Esprito Santo, ou o Esprito de Jesus no o permitiu, parecem um pouco estranhas, a princpio. No queria o Esprito que as pessoas das provncias da sia e Bitnia ouvissem o evangelho? No, esta era simplesmente a maneira como o Esprito decidiu dirigir o roteiro de Paulo. Neste ponto, o Esprito ainda no tinha revelado exatamente aonde ele queria que Paulo fosse, mas quando se aproximavam de uma rea e pensavam em ir at l, o Esprito dizia: No. Assim, os homens continuavam adiante at que tivessem informaes mais especficas do Esprito sobre exatamente onde eles eram mais necessrios. Seu roteiro durante esta primeira parte da jornada um pouco ambguo. Alguns pensam que Paulo estabeleceu diversas igrejas no norte da Galcia, nesta viagem, e que a carta aos G latas foi escrita a estas congregaes. Mas, se assim for, estas cidades e igrejas jamais so mencionadas pelo nome no Novo Testamento. A maioria dos estudiosos rejeitam essa teoria. As igrejas de Listra, Derbe e Icnio so as nicas da Galcia mencionadas especificamente, ainda que, certamente Antioquia da Pisdia tambm teria sido um lugar de parada lgico para Paulo. Um outro problema que o texto diz que eles viajaram por toda a

Consulte seu mapa do mundo Mediterrneo regularmente, e veja o roteiro que Paulo e sua companhia seguiram conforme est descrito.

62

Ide Contar a Boa Nova

Frgia e a Galcia, como se tivessem chegado primeiro a Frgia. Entretanto, eles tinham viajado desde o leste e, de acordo com o mapa, chegaram a Galcia primeiro. Esta outro exemplo de um velho distrito tnico, cujas fronteiras no foram nada respeitadas quando os romanos dividiram a sia Menor em distritos administrativos. Uma parte da Frgia estava agora na provncia da sia e outra na Galcia. Depois de mencionar as cidades de Derbe, Listra e Icnio, no sul da Galcia, Paulo e seus companheiros tinham de tomar uma deciso: deveriam entrar na provncia romana da sia para pregar? O Esprito disse: No. Assim, eles continuaram at a Galcia Frgia (aquela parte da provncia romana que abrangia uma parte do velho distrito da Frgia) e passaram por Antioquia da Pisdia e ento pela parte norte da sia para a cidade de Trade. Bitnia era uma provncia ao norte que se estendia at a praia do M ar N egro. A Msia era uma parte da provncia da sia, entre Adramito e Prgamo. Trade uma forma do nome Tria e estava localizada no muito distante do lugar daquela cidade antiga. Durante a noite, em Trade, Paulo teve uma viso de um homem da Macednia pedindo-lhe insistentemente: Passe pela Macednia e ajude-nos. Quando Paulo relatou esta viso aos outros, comearam todos a fazer planos para ir Macednia. Agora era evidente aonde Deus queria que fossem. Lucas junta-se companhia em Trade porque ele, como o escritor, comea a descrever aonde ns fomos, em vez de dizer eles fizeram isso e aquilo. Esta a primeira parte do livro de Atos onde se usa o ns (Atos 16:10-17). Parece evidente que j houvesse um grupo de cristos na cidade de Trade quando Paulo e sua companhia chegaram. Ainda que no haja meno especfica a uma congregao, neste momento, Lucas estava l e j era uma pessoa que podia ser um companheiro til no trabalho de pregar. Quando Paulo tem a oportunidade de passar novam ente pela cidade de Trade numa viagem posterior, ele adora com os Continue a marcar o seu santos dali (20:5-11). Esta mais uma evidncia de que havia mapa. muitos outros trabalhando para o Senhor, alm daqueles mencionados no registro de Lucas. O Mar Egeu fica entre a companhia de Paulo e a Macednia. Atravessar aquele mar os levaria do continente da sia para a Europa. A Macednia era uma grande provncia limitada ao norte e a leste pela Trcia e ao sul pela Acaia (Grcia).

Ldia e Sua Famlia So Convertidas (Atos 16:11-15)


Velejando de Trade, a companhia podia viajar diretamente para uma ilha chamada Samotrcia (mais ou menos a meio caminho para Nepolis) em um dia, e ento logo no dia seguinte chegaram ao porto de Nepolis. Dali viajaram seguindo a Via Egnaciana para Filipos. A Via Egnaciana era uma estrada construda pelos romanos, que levava de Nepolis, na praia do Mar Egeu, atravs da Tessalnica e continuava, at o Mar Adritico. A cidade de Filipos foi conquistada no quarto sculo a.C. por Filipe da Macednia (o pai de Alexandre, o Grande) e recebeu o nome dele. Em 42 a.C., o segundo triunvirato de Roma (Otaviano, Marco Antnio e Lpido) derrotou Bruto e Cssio em Filipos. Em comemorao, a cidade foi feita uma Filipos era uma colnia colnia romana, o que significa que era vista como uma filial da romana. prpria Roma, com todos os privilgios pertinentes. Depois de poucos dias em Filipos, a companhia de Paulo saiu da cidade para um local junto ao rio (Gangites), onde se dizia que havia um lugar para orao. Quando chegaram, encontraram algumas mulheres reunidas e se sentaram com elas e as ensinaram. Eram necessrios dez homens judeus para organizar uma sinagoga. O fato de que no houvesse tantos judeus em Filipos pode ser porque Cludio j tinha ordenado a expulso dos judeus de Roma. Filipos, sabendo disto, tam bm expulsou os judeus de suas fronteiras. Nenhum judeu mencionado na histria. Ldia era um a proslita da porta, isto , uma adoradora de Deus (16:14). As outras mulheres provavelm ente eram proslitas gentias tambm. elogivel que, ainda que Ldia estivesse longe de casa, ela no negligenciava a adorao a Deus. A Segunda Viagem Missionria

Parece que no havia sinagoga judaica em Filipos. Eram necessrios dez homens judeus para haver uma sinagoga em uma cidade.
63

Ldia provavelmente era relativamente rica, pois ela fornecia produtos apenas aos ricos.

Uma das mulheres, Ldia, que era negociante de tinta e panos roxos de Tiatira, era uma adoradora de Deus. Ela ouvia a pregao de Paulo e o Senhor abriu-lhe o corao para responder s coisas ditas. Quando ela e sua famlia foram batizadas, ela disse: Se vocs julgarem que sou fiel ao Senhor, venham m inha casa e fiquem l, e persuadiu-os a ficar. Tiatira era a principal cidade e uma colnia no velho territrio conhecido como Ldia (o reino da Ldia), agora na provncia da sia. Os principais artigos de negcio em toda a rea eram a tinta roxa e os panos tingidos com ela. Tiatira era conhecida como fonte insupervel de corante. Esse corante era muito caro porque apenas uma gota dele podia ser obtida de cada marisco. Um produto mais barato era feito esmagando-se o m arisco. Somente os ricos podiam pagar as roupas tingidas com a prpura (veja Lucas 16:19). Os romanos adornavam suas tnicas brancas com ela e a usavam para colorir tapetes e tapearias. Ldia era provavelmente rica, uma vez que estava num negcio para fornecer som ente aos muito ricos.

Nenhum esposo mencionado. Ldia parece ser a nica no negcio. quase certo que sua casa consistisse de suas servas e auxiliares. Ela estava se encontrando, em um lugar de orao, com um grupo de mulheres.

H muita curiosidade sobre Ldia, mas quase nenhuma resposta. Devemos nos contentar com os fatos apontados. Certamente era uma bno para Paulo, Silas, Timteo e Lucas terem um lugar onde podiam ficar quando ensinavam a palavra. Com binao da Grande Com isso Pregar/ensinar Aquele que cr Arrependimento E batizado/batizando-os Ser salvo/remisso dos pecados Ensine a guardar todas as coisas ordenadas Ela e sua casa foram batizadas (16:15). Ldia e sua casa Paulo e seus companheiros pregaram (16:13). Ldia abriu seu corao, ela creu (16:14).

Paulo Expulsa um Esprito de Adivinhao e Preso (Atos 16:16-24)


Quando a companhia de homens viajava para o lugar de orao (fora da cidade, m argem do rio), uma certa moa que tinha um esprito de adivinhao os encontrou. Ela ganhava bastante dinheiro para seus patres adivinhando o futuro. Por muitos dias, ela seguiu atrs de Paulo e seus amigos, gritando: Estes homens so servos do Altssimo Deus; eles nos dizem o caminho da salvao. Finalmente, Paulo no pde suportar mais, ento voltou-se e disse ao esprito: Eu te ordeno, em nome de Jesus, que saia dela. Nesse mesmo momento ele saiu.

A possesso demonaca no Novo Testamento sempre era tratada como real, e no como um distrbio mental. Parece que Deus dava a Satans poder para intervir diretamente, e mandar seus demnios entrarem nas pessoas durante a era quando Deus estava demonstrando seu poder atravs de milagres. O poder de Deus era sempre superior, quando eles entravam em conflito direto.
64

Esprito de adivinhao significa tipo de esprito conhecido como pton. Opinies sobre este esprito so divididas em duas categorias: Alguns dizem que ela no tinha realmente nenhum tipo de esprito, mas sim um distrbio mental, que a fazia pensar que tivesse um poder sobrenatural para predizer. Este distrbio deixavaa incomumente sensvel ao que a cercava, de modo que ela podia fingir predizer o futuro. Consistentemente, casos de possesso por esprito ou demnio so tratados como reais na Bblia. Paulo dirigiu-se ao prprio esprito, no a um distrbio mental (16:18). Ele ordenou ao esprito, falando na segunda pessoa, que sasse dela. Ele, isto , o esprito, saiu. A nica concluso lgica, neste caso, que o esprito de fato existia. Em alguns casos de possesso demonaca, o demnio dava vtima a fora que ela normalmente no teria (veja Marcos 5:4). Os Ide Contar a Boa Nova

demnios reconheciam Jesus de uma maneira que a vtima no poderia fazer se no estivesse possuda (veja Marcos 5:7-12). Estas, contudo, no eram foras que o demnio dava sua vtima para usar, mas poderes que o demnio usava para afligir os possudos, poderes que pertenciam aos demnios. Ela tinha um esprito que a possua e a fazia se comportar de um modo estranho, e que perm itia a seus senhores explor-la como adivinha.

Os espritos imundos sempre conheceram Jesus, mas nem Jesus nem os apstolos queriam o testemunho dos espritos imundos (veja Marcos 1:23-26).

Alguns argumentariam que esta moa podia realmente profetizar pelo poder do esprito dentro dela. Contudo, o texto no menciona profecia, mas adivinhao e predio do futuro, ambas as quais caem dentro da moderna categoria da leitura da sorte com uma bola de cristal ou cartas de tar. Se Satans pudesse dar poder para fazer milagres, ento seria mais ou menos um empate entre os seus seguidores e os de Deus. Os milagres feitos por Jesus e seus apstolos tinham por fim provar que falavam por Deus, pelo poder de Deus (Joo 20:30, 31; Marcos 16:17-20). Deus tratava a capacidade de predizer o futuro como um poder peculiar Divindade. Atravs de Isaas, ele desafiou os falsos deuses: Trazei e anunciai-nos as cousas que ho de acontecer; relatai-nos as profecias anteriores, para que atentemos para elas e saibamos se se cum priram; ou fazei-nos ouvir as cousas futuras. Anunciai-nos as cousas que ainda ho de vir, para que saibamos que sois deuses (Isaas 41:22-23). De acordo com esta passagem, se Satans pudesse dar aos homens o poder de predizer o futuro Note a fonte desta com preciso, ento ele poderia lhes dar o poder para provar que perseguio: veio dos ele Deus. Portanto, resumindo, esta moa estava definitivamente possuda por um demnio, um que a tornou capaz de dar um espetculo impressionante de predio do futuro, mas no um que lhe desse as prerrogativas da Divindade. Seus senhores estavam explorando suas peculiaridades para sua prpria ganncia. Quando os patres da moa viram que sua esperana de ganhar dinheiro se foi, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para dentro do mercado, diante dos governantes e magistrados. Ali eles acusaram: Estes homens, que so judeus, esto agitando demais nossa cidade. Eles esto proclamando costumes que no so lcitos para ns recebermos ou praticarmos, pois somos romanos.

Uma multido havia se ajuntado neste moment, e um tumulto comeou contra Paulo e Silas. Os magistrados foram levados pela agitao e no fizeram mais investigao. Paulo e Silas foram despidos, e os magistrados ordenaram que fossem espancados com bastes. Depois de serem batidos severamente, foram atirados na priso e os magistrados ordenaram ao carcereiro que os mantivesse bem seguros. Por isso, o carcereiro levou-os para a parte mais interna da priso, o calabouo, e prendeu seus ps em troncos.

gentios, mas partiu de uma disputa local. Os senhores da escrava ficaram furiosos com Paulo e o levaram aos magistrados. Mas, ento, observe que eles mudaram a acusao. Em vez de admitir seu interesse egosta, diante dos magistrados, fingiram que estes homens estavam em conflito com as leis romanas. No foi o governo romano que tinha sado em perseguio deles.

O Carcereiro Convertido (Atos 16:25-34)


Apesar de sua situao desconfortvel, cerca da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando cnticos de louvor a Deus, e os prisioneiros estavam os ouvindo. Subitamente, houve um severo tremor de terra que sacudiu as prprias fundaes da priso. Imediatamente, todas as portas se escancararam, e os grilhes de todos se afrouxaram. Quando o carcereiro acordou de seu sono, viu as portas da priso abertas e sups que todos os prisioneiros tivessem escapado. Desde que os funcionrios romanos o responsabilizariam pela segurana dos seus prisioneiros, ele puxou sua espada para se matar, mas Paulo gritou: No se mate, porque estamos todos aqui. Pedindo que trouxessem luzes, o carcereiro entrou correndo e, tremendo de medo, caiu diante de Paulo e Silas. Ele os trouxe para fora do calabouo e perguntou: Senhores, que tenho que fazer para ser salvo? Uma vez que nenhum prisioneiro tinha escapado, o carcereiro no estava em perigo com os romanos. Do que ele queria ser salvo? Certamente a salvao pela qual ele ansiava era mais do que qualquer tipo de salvao fsica. Obviamente era uma salvao que ele sentia necessitavar muito, porque caiu diante de Paulo e Silas, A Segunda Viagem Missionria 65

tremendo de medo. Paulo respondeu-lhe como se ele lhes perguntasse sobre a salvao espiritual. As aes subseqentes do carcereiro apontam tambm nessa direo. Onde ele aprendeu sobre tal necessidade espiritual? O texto no diz, mas h muitas possibilidades. Ele pode ter ouvido algo sobre a pregao que tinha sido feita por muitos dias (16:18). Ele pode ter ficado impressionado com a conduta de Paulo e Silas em seu sofrimento. Ele pode t-los ouvido cantar antes que fosse dormir e aprendesse sobre a salvao. No nos dito. Paulo e Silas responderam: Creia no Senhor Jesus e voc e sua casa sero salvos. Ento ensinaram a palavra do Senhor a ele e a todos que estavam em sua casa. O carcereiro tomou-os na mesma hora da noite e lavou seus ferimentos; ento ele e sua famlia foram batizados imediatamente. Ele os trouxe para sua casa, colocou comida diante deles e regozijou-se grandemente com toda a sua casa. Com binao da Grande Com isso Pregar/ensinar Aquele que cr Arrependimento E batizado/batizando-os Ser salvo/remisso dos pecados Ensine a guardar todas as coisas ordenadas. O carcereiro e sua casa Paulo e Silas disseram a palavra de Deus a ele e a todos os outros de sua casa (16:32). Cr no Senhor Jesus... (16:31). Ele lavou seus ferimentos, e alimentou-os antes de lev-los de volta priso (16:33-34) Imediatamente ele e sua casa foram batizados (16:33). Todos eles estavam cheios de alegria, porque agora tinham f em Deus (16:34).

Paulo e Silas So Libertados da Priso (Atos 16:35-40)


Quando chegou a luz do dia, os m agistrados mandaram funcionrios priso com a ordem: Deixem ir estes homens. Por que a aparente mudana de planos por parte dos magistrados? O texto no diz. Talvez porque eles pensassem que a punio tinha sido suficiente; ou os m agistrados podem ter percebido que haviam exagerado e decidiram deixar o assunto esfriar. Estes funcionrios que foram enviados para libertar Paulo e Silas eram litores. Cada um deles carregava um feixe de bastes, dos quais sobressaa uma maa ou martelo. Estes eram os smbolos da autoridade romana. O carcereiro trouxe a notcia a Paulo: Os magistrados mandaram que os deixassem ir. Saiam agora e vo em paz. Mas Paulo disse: Somos romanos e eles nos bateram publicamente, sem julgamento, e nos jogaram na priso. Agora eles pensam que podem apenas nos mandar embora em particular. De forma alguma! Que eles mesmos venham e nos tirem . Quando os funcionrios relataram aos magistrados, eles ficaram amedrontados ao saberem que Paulo e Silas eram romanos. Por isso vieram e os escoltaram para fora da priso, pedindo-lhes que sassem da cidade. Paulo e Silas, de fato, saram da priso dessa vez e voltaram casa de Ldia. Ali, encontraram-se com os irmos e encorajaram-os, e ento saram da cidade. Os magistrados eram culpados por crimes graves. Uma das vantagens da cidadania romana era que ela protegia a pessoa das mais maldosas e cruis formas de punio usadas pelos romanos, tais como espancamentos e crucificao. Mesmo quando um cidado romano era julgado e considerado culpado de um crime, ele podia ser exilado ou decapitado, m as no podia ser espancado ou crucificado. Paulo no estava inclinado a deixar os funcionrios romanos escaparem assim to facilmente. Seu senso de justia e tratamento correto o proibiam. Seus atos eram tambm de interesse dos crentes que viviam em Filipos. A igreja de Filipos era composta quase totalmente de gentios, e muitos deles eram provavelmente romanos. Os magistrados iriam devagar quanto a condenar outro do grupo sem interrogar cuidadosamente sobre as acusaes. Observe que Lucas usa a expresso partiram da cidade (16:40). Lucas ficou para trs, e o encontraremos ainda em Filipos alguns anos mais tarde. Isto significa que ele estava com o grupo somente desde Trade (16:10) at o tempo que estiveram em Filipos. A congregao em Filipos foi uma boa congregao, pelo restante do Novo Testamento; sem dvida um testemunho da influncia de Lucas ali. 66 Ide Contar a Boa Nova

Paulo Prega em Tessalnica (Atos 17:1-9)


O pequeno grupo de evangelistas seguiu seu caminho at Anfpolis, 53 km a sudoeste de Filipos e, de l, at Apolnia, 45 km a sudoeste de Anfpolis. Eles continuaram pela Via Egnatiana at que chegaram a Tessalnica, quase 65 km a oeste de Apolnia. Em Tessalnica, Paulo encontrou uma sinagoga dos judeus e, como de costume fazia, foi l por trs sbados e debateu com eles baseado nas escrituras. Ele afirmava e oferecia prova de que era necessrio ao plano de Deus para nossa salvao que o Cristo sofresse e ressuscitasse dentre os mortos. Ele afirmava: Este Jesus que eu prego a vocs o Cristo, o Messias. Alguns judeus foram persuadidos, e muitos dos gregos tementes a Deus e mulheres proeminentes. Mas os judeus incrdulos, movidos pelo cime, juntaram homens vadios da ral do mercado e formaram uma multido. Eles provocaram um tumulto e assaltaram a casa de um homem chamado Jasom , tentando encontrar Paulo e Silas. Quando no conseguiram os encontrar, arrastaram Jasom e alguns outros irmos perante os governadores da cidade e disseram: Estes sujeitos que tm virado o mundo de cabea para baixo chegaram aqui tambm, e Jasom permitiu que ficassem em sua casa. Todos eles se comportam contrariam ente aos decretos de Csar, porque dizem que h um outro rei, um homem chamado Jesus. Estas acusaes foram muito perturbadoras para a multido e para os governantes. Contudo, os governantes, neste caso (ao contrrio dos de Filipos) agiram com compostura. Eles permitiram que Jaso e os outros pagassem fiana e sassem.

Pelo registro, eles no pararam para pregar em Anfpolis ou Apolnia.

Timteo no mencionado nos eventos em Tessalnica

A perseguio comeou com os judeus descrentes, que objetavam contra a pregao de Cristo por Paulo. Contudo, quando eles chegaram s autoridades locais, sua acusao foi de traio: estes homens esto proclamando um outro rei... Desta vez, a acusao no se susteve. Os funcionrios permitiram que os irmos sassem livres, mas a acusao era sria aos olhos dos romanos.

Paulo e Silas vo a Beria (Atos 17:10-16)


Os irmos de Tessalnica, temendo por Paulo e Silas, os mandaram embora durante a noite. Eles viajaram 80 km rumo sudoeste, para Beria, onde prontamente entraram numa sinagoga dos judeus. Eles acharam estes judeus mais nobres do que aqueles de Tessalnica, porque estavam perfeitamente desejando ouvir o que Paulo e Silas tinham a dizer e ento examinavam as escrituras para ver se as coisas que tinham ouvido eram verdade. Muitos dos judeus creram, bem como muitos dos gregos proem inentes e mulheres (tementes a Deus). Contudo, os judeus incrdulos de Tessalnica ouviram que Paulo estava pregando a palavra de Deus em Beria e foram l, para agitar e perturbar a multido. Por isso, os irmos mandaram imediatamente que Paulo seguisse seu caminho rumo ao mar, enquanto Silas e Timteo permaneceram em Beria. Os companheiros de Paulo acom panharam-no at Atenas, onde ele pediu que lhe enviassem Silas e Timteo o mais rpido possvel. Sua escolta voltou para casa e Paulo foi deixado sozinho em Atenas. H um considervel movimento de ir e vir entre Filipos e Corinto durante este tempo, mas as referncias de Lucas a tais movimentos so eventuais. Podemos ter uma idia razovel sobre os detalhes destes movimentos comparando passagens em Atos, Filipenses e 1 Tessalonicenses.

Nenhuma meno feita a Timteo saindo de Tessalnica com os outros (versculo 10), mas ele est em Beria, no versculo 14.

Os judeus de Beria ouviam a mensagem alegremente e examinavam as escrituras para ver se a mensagem era verdadeira.

Judeus incrdulos de Tessalnica fazem uma viagem a Beria para tentar impedir a pregao, justo como os judeus de Antioquia e Icnio fizeram com que

Visto que Lucas se inclui na jornada de Trade a Filipos (Atos 16:10-17), mas no se inclui no grupo saindo de Filipos (16:40), aceito que ele permaneceu l. Timteo pode ter permanecido em Filipos tambm, por um curto perodo. No h meno a Timteo no trecho contando sobre Paulo e Silas entre os Tessalonicenses (Atos 17:1-9). Algum de Filipos tambm levou A Segunda Viagem Missionria 67

uma oferta ou ddiva para Paulo duas vezes (Filipenses 4:15-16). Quem levou a oferta voltou e levou outra? O candidato mais provvel Timteo. De Tessalnica, Paulo e Silas foram a Beria (Atos 17:10). Neste ponto, ainda no h meno a Timteo. Em algum momento, contudo, Timteo se juntou a eles em Beria pois quando Paulo foi forado a sair da cidade, Silas e Timteo ficaram para trs (17:14). Paulo enviou instrues de Atenas para que se juntassem a ele o mais rpido possvel. No h meno em Atos da reunio de todos eles em Atenas, mas h evidncia nas epstolas de que eles se juntaram a Paulo brevemente, porque ele decidiu que seria melhor ser deixado s em Atenas do que ficar preocupado e sem inform ao sobre a situao dos irmos que tinham deixado para trs nas novas congregaes. Assim, Paulo enviou Timteo de volta a Tessalnica para estar com os irmos de l (1 Tessalonicenses 3:1-2). Nenhum fato especfico contado sobre onde Silas estava quando Timteo voltou a Tessalnica. dito que ele e Timteo se juntaram a Paulo em Corinto quando desceram da Macednia (Atos 18:5). Agora, com trs igrejas tendo sido recentemente estabelecidas na Macednia: Filipos, Tessalnica e Beria, e com Lucas em Filipos e Timteo em Tessalnica, a concluso lgica supor que Silas foi para Beria. Se isso certo, em cada uma das novas congregaes estabelecidas at aqui, nesta segunda viagem, estava um dos companheiros de Paulo. Quando Timteo completou seu trabalho em Tessalnica, veio atravs da Beria, onde Silas provavelmente se juntou a ele, e juntos foram para Corinto, ao encontro de Paulo. Sua chegada a Corinto descrita em Atos 18:5 e em 1 Tessalonicenses 3:6.

Nota Histrica Sobre Atenas


Assim como Jerusalm tinha sido o centro de um modo de vida construdo em torno da revelao de Deus, Atenas era o centro de um modo de vida baseado sobre a filosofia e a sabedoria humana. O apogeu de Atenas foi durante o quinto sculo antes de Cristo. Ainda que Atenas continuasse sendo o centro filosfico e cultural do mundo romano, Corinto tinha se tornado a capital da provncia da Acaia (Grcia). Atenas era o centro do modo Atenas ficava cerca de 8 km a nordeste do golfo Sarnico no mar Egeu. Seu porto de mar era o Pireu. Ligando as duas cidades havia uma estrada com cerca de 3 km de extenso, que corria entre duas muralhas a cerca de 180 m um a da outra. Os escritores gregos falam dos muitos altares que foram construdos ao longo desta estrada. De fato, um escritor romano, Petrnio, escreveu que em Atenas era mais fcil de se encontrar um deus do que um homem. A cidade era espalhada em volta da base de uma colina de 150 m de altura, chamada Acrpole. Vrios templos foram construdos nesta acrpole, incluindo o Partenon. A gora, ou mercado pblico, ficava ao norte da colina. Do lado ocidental, ficava a colina de Marte, ou seja, o Arepago. Atenas era repleta de arte, mas a maior parte dela estava ligada idolatria. Paulo, portanto, no apreciou a arte. Ao invs disso, seu corao estava revoltado com a idolatria que via por todos os lados. Em Atenas, duas escolas de filosofia so mencionadas especificamente: os epicureus e os esticos. A filosofia dos epicureus originou-se com um homem chamado Epicuro (340-272 a.C). A filosofia epicuria era humanstica, isto , os seres humanos so os mais importantes seres em existncia. De acordo com esta filosofia, o mundo foi formado por um a combinao casual da matria. Enquanto os epicureus no descriam totalmente dos deuses, eles acreditavam que fossem seres que no causavam nenhum impacto sobre o mundo. Na morte, a vida e a conscincia se acabavam. Portanto, a mais elevada meta do homem era a sua satisfao. O prazer era a meta da vida. O fundador do estoicismo foi Zeno (336-260 a.C.). No famoso Prtico Pintado, ou Stoa (prtico), ele ensinava seus seguidores; da sua filosofia veio a ser conhecida como estoicismo. Os esticos

de vida grego baseado na filosofia e na sabedoria humana.

Acrpole uma parte superior fortificada de uma cidade grega, numa colina natural ou feita pelo homem; servia como centro cvico e religioso da cidade. gora o mercado pblico das cidades antigas. Colina de Marte um grupo de rochas de 110 m de altura, ao noroeste da Acrpole. Tornou-se a sede do Conclio Grego em Atenas. Arepago outro nome para a colina rochosa que recebeu o nome do deus Ares, ou Marte. Era tambm o nome do conclio, ou tribunal, da cidade.
68

Ide Contar a Boa Nova

possuam um cdigo moral mais elevado do que o dos epicureus. Eles condenavam a adorao de dolos e o uso de templos. Acreditavam que Deus era o Esprito da Razo, que pe ordem no universo. Os esticos fizeram grandes esforos para no serem guiados nem pelo prazer nem pela dor, m as pela razo, ainda que no vissem o prazer como um bem nem a dor como um m al. Muitas vezes, a filosofia levava seus seguidores a cometerem suicdio, quando a razo no dava mais valor vida.

Lucas acrescenta a informao de que todos os atenienses e estrangeiros que l permaneciam no tinham tempo para nada, exceto contar ou ouvir alguma novidade.

Paulo Debate com Judeus e com Filsofos Gentios em Atenas (Atos 17:16-21)
Enquanto esperava por Silas e Timteo, o esprito de Paulo foi provocado. Em vez de admirar a arte de Atenas, ele estava to chocado e cheio de indignao espiritual que no suportava quando via a cidade cheia de dolos. Paulo debatia com judeus e tementes a Deus na sinagoga, e na praa do mercado com aqueles que encontrava ali. Com o passar do tempo, ele comeou a ter discusses com os filsofos epicureus e esticos. Alguns diziam: Sobre o que est falando este catador de sementes (tagarela)? Outros diziam: Ele parece estar apresentando demnios estrangeiros. Isto era dito porque ele pregava Jesus e a ressurreio. Entre os gregos, um demnio no era necessariamente, nem geralmente, um ser maligno, mas um que era intermedirio entre deus e os homens. Um demnio no era plenam ente deus nem plenamente humano. Do ponto de vista do seu entendimento imperfeito, eles julgavam que Jesus fosse um desses demnios. Os ouvintes de Paulo ficaram mais curiosos, at que o levaram ao Arepago (Colina de Marte) e lhe disseram: Podemos saber o que este novo ensinamento do qual voc est falando? Voc nos chamou a ateno para algumas idias estranhas; gostaramos, portanto, de saber o que estas coisas significam.

O discurso que Paulo fez em Atenas era uma obra prima. Comeou chamando a ateno para o Deus que os atenienses admitiam adorar em ignorncia e apresentou estes pontos sobre esse Deus:
O verdadeiro Deus, sendo o criador de todas as coisas, completamente independente dos homens e no necessita de nada do que eles tm . Ao invs disso, os homens so totalmente dependentes de Deus para sua existncia. Deus governa os interesses dos hom ens. A conduta de Deus entre os homens calculada para levar os homens a busc-lo, ainda que ele no esteja longe de cada um . J que somos a descendncia de Deus, no deveramos imaginar Deus como um objeto de ouro, prata ou pedra, modelado pela arte e as ferramentas dos homens. Deus manda que todos os homens, em toda a parte, se arrependam . A razo: Deus julgar todos os homens por aquele que ele escolheu, Jesus Cristo. Ele demonstrou que Cristo seu escolhido para ser o Juiz, ressuscitando-o dentre os mortos . 69

O Discurso de Paulo na Colina de Marte (Atos 17:22-31)


Paulo se levantou no Arepago e disse: Homens de Atenas, posso dizer que vocs so extremam ente religiosos, porque quando andei por a e observei seus objetos de adorao, encontrei um altar com esta inscrio: Ao Deus desconhecido. O que, portanto, vocs confessam adorar em ignorncia, sobre isso quero lhes falar. O Deus que fez o mundo e tudo que est nele, visto que ele o Senhor do cu e da terra, no vive em templos feitos pelas mos. Ele tambm no precisa de cuidados como um paciente como se necessitasse de algo, visto que ele d vida e alento e todas as coisas para todos. De um homem ele fez todas as naes de homens para habitarem na face do mundo inteiro, tendo determinado a durao das existncias deles e a extenso dos seus territrios. Ele fez tudo isto para que eles o buscassem e o achassem. Na verdade, ele no est longe de cada um de ns, pois nele vivemos e m ovemos, e temos a nossa prpria existncia, to certo como um dos seus prprios poetas disse: Pois somos tambm sua descendncia.

A Segunda Viagem Missionria

Uma vez que somos a descendncia de Deus, no deveramos pensar que o Divino Ser algo feito de ouro, ou prata, ou pedra, esculpido e modelado pelas capacidades e ferramentas do homem. Nos tempos passados, Deus permitiu continuar a ignorncia do homem, mas agora ele ordena que todos os homens, em toda parte, se arrependam, porque ele marcou um dia no qual julgar o mundo com justia pelo homem que escolheu. Mais ainda, certificou que este seu escolhido, ressuscitando-o dos mortos.

Os Resultados do Discurso de Paulo (Atos 17:32-34)


Quando os filsofos ouviram Paulo falar da ressurreio dos mortos, alguns zombaram mas outros disseram: Ns o ouviremos a respeito disto numa outra vez. Ento, Paulo saiu dentre eles. Mas alguns deles estavam bem atrados a ele e creram. Entre aqueles que acreditaram est Dionsio, um dos membros do Conselho, uma mulher chamada Dmaris e alguns outros.

Uma pesquisa de diferentes lies ensinadas no livro de Atos mostra que, enquanto os fatos bsicos a respeito de Deus e do evangelho so os mesmos, cada grupo de ouvintes tinha sua formao e circunstncias peculiares. As lies pregadas em Atos foram bem efetivas porque levaram em conta estas diferenas. Compare o apelo aos profetas judeus, em discursos feitos a ouvintes judaicos (Atos 2, 3, 7, 13), e a falta de tais referncias em discursos feitos diante dos gentios (Atos 14:15-17; 17:22-31). Diante de ouvintes gentios, Deus identificado com o o Criador do cu e da terra, enquanto diante de ouvintes judaicos, ele identificado como o Deus que chamou nosso pai Abrao ou o Deus que conduziu nossos pais para fora do Egito

Os sermes em Atos foram efetivos porque levaram em conta as diferenas de formao dos ouvintes. Para ouvintes gentios, Deus identificado como o Criador do Universo. Para ouvintes judaicos, Deus identificado como o Deus de seus pais, aquele que os tirou do Egito.

Os resultados do trabalho de Paulo em Atenas parecem ter sido fracos. No h nada dito sobre multides de convertidos. Apenas uns poucos parece terem sido atingidos. No temos meio de saber o que aconteceu com eles. O Novo Testamento nunca fala de uma igreja em Atenas, mas um dos membros da igreja primitiva fala. No h mais uma meno especfica a Paulo visitando a cidade, nem a Bblia menciona um santo de l.

Paulo Prega em Corinto


Paulo Chega a Corinto (Atos 18:1-4)
Ainda sozinho, Paulo viajou 65 km a oeste de Atenas, para Corinto, a capital da Acaia. Ali encontrou um judeu chamado qila, com sua esposa Priscila. qila, embora nativo do Ponto, tinha vivido at recentemente na Itlia. Mas o im perador Cludio tinha ordenado que os judeus fossem expulsos de Roma, por isso Priscila e qila tinham vindo para Corinto. Paulo achou conveniente viver com este casal por algum tempo, porque eles trabalhavam no mesmo comrcio que Paulo: fabricao de tendas. Cada sbado, Paulo debatia nas sinagogas, procurando persuadir tanto os judeus como os gregos (tementes a Deus). O imperador Cludio (41-54 d.C.) era um governador sensato que procurava respeitar as crenas e as prticas peculiares dos judeus; Nesta poca o imperador mas quando eles continuavam a ser envolvidos em uma disputa ainda Cludio. A primeira atrs da outra, Cludio mostrou que podia trat-los severam ente. citao dele como imperador A perturbao em Roma se centrava em torno de um certo Cresto, em Atos 11:28. de acordo com o historiador rom ano Suetnio (120 d.C.). Muitos tm afirmado que Cresto (Chrestus) era uma variao de Cristo (Christos em grego), e que isto era, portanto, perturbao e perseguio contra os cristos. Porm a teoria no se encaixa aqui. Teria de haver judeus fazendo tumultos em disputas com os cristos no ano 49 d.C. e, no entanto, doze anos mais tarde, quando Paulo chega prisioneiro a Rom a, consegue juntar os judeus para uma discusso e os acha sem rancor nem m vontade. Em vez disso, eles mostram um notvel interesse em ouvir o que Paulo tinha a dizer: Contudo, gostaramos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, corrente a respeito desta seita que por toda parte ela impugnada (Atos 28:22). Parece que eles tinham tido pouca informao de primeira mo sobre esta seita, neste ponto.

70

Ide Contar a Boa Nova

No que diz respeito a qila e Priscila, incerto se eles eram cristos antes que Paulo os encontrasse. No entanto, geralmente Lucas identifica as pessoas como discpulos, se o so. Presumimos, portanto, que quila e Priscila no eram. Paulo os conheceu a princpio porque compartilhavam a mesma ocupao. Eles foram , sem dvida, convertidos a Cristo logo, porque eles certamente tm uma forte influncia para o bem na histria.

Tenha Paulo convertido qila e Priscila ou j os tenha achado cristos, logo eles se tornaram importantes elementos na obra do Senhor.

As tendas daqueles dias eram feitas de couro, linho ou um pano tecido com pelo de cabra. A maioria das tendas era negra e podia abrigar da gua das chuvas m ais fortes. Muitas autoridades dizem que era uma indstria lucrativa. Era, certamente, um comrcio ideal para um viajante como Paulo

Nota Histrica Sobre Corinto


Ainda que no fosse famosa por seus filsofos, Corinto era bem conhecida por sua indstria e comrcio, e por sua busca de vcios imorais. Um corntio chegou a significar um homem sem moral. Corintizar era uma expresso grega que significava passar tempo com meretrizes. Outros termos que tambm eram usados mostram como esta cidade era identificada com tais atividades mpias. Corinto foi destruda e saqueada pelo general romano Mmio, em 146 a.C. Um sculo depois, foi reconstruda por Jlio Csar e lhe foi dada a posio de colnia. Um templo deusa Venus, ou Afrodite, existia na cidade velha, com mil mulheres escravas que serviam como sacerdotisas para cometer o ritual da fornicao com aqueles que vinham adorar a deusa do amor e da fertilidade. Um novo templo tinha Corinto era uma colnia sido construdo a Afrodite na cidade nova, e ainda que no romana, como Filipos, e tenhamos estimativa do nmero de sacerdotisas envolvidas, dominava as rotas de contudo, certo que a mesm a prtica fosse mantida ali. Corinto dominava as rotas de comrcio do Mediterrneo. Navios de todos os pases atracavam em seus portos. Situada em uma faixa de terra ligando o Peloponeso com o continente, Corinto era servida por dois portos. Cencrea, seu porto de mar oriental, abria-se para o Golfo Sarnico e para o Mar Egeu; enquanto que Lequeu, seu porto ocidental, era aberto para o Mar Adritico. Atravs destes portos passava o comrcio que fazia de Corinto uma cidade rica. O lato corntio era altamente apreciado e famoso em todo o mundo romano.

comrcio do Mediterrneo.

Paulo Converte Muitos dos Cristos (Atos 18:5-11)


Quando Silas e Timteo chegaram da Macednia, Paulo foi compelido pela mensagem que ele proclamava a testificar que Jesus era o Cristo. Paulo havia debatido na sinagoga todos os sbados, procurando persuadir tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timteo se juntaram a ele, ele comeou a fazer mais do que meramente persuadir. Afirmava que Jesus era o Cristo. Assim se tornou necessrio para que os judeus cressem ou no. Quando os judeus se recusaram a aceitar a evidncia, e discutiram e gritaram contra a causa do Senhor, Paulo sacudiu a aba de seu manto e lhes disse: Vocs agora so culpados por seu prprio sangue. Estou livre de qualquer culpa neste assunto. De agora em diante estou indo aos gentios. Ele saiu da sinagoga e mudou suas operaes para a casa de um homem chamado Tcio Justo, um temente a Deus que se tornou cristo. Sua casa ficava ao lado da sinagoga. Crispo, o dirigente da sinagoga, tambm acreditava no Senhor, com toda a sua casa. E muitos dos corntios, ao ouviro evangelho, creram e foram batizados. H fontes seculares de informao que indicam que Tito Justo possa ter sido de uma famlia muito proeminente. Ele era um proslito da porta, significando que no era circuncidado e no aceitava as muitas restries cerimoniais da lei, mas era um crente em Deus. Deve ter sido um golpe severo para os judeus perder um dos seus m ais proeminentes proslitos e tambm o dirigente da sinagoga, de uma s vez.

Muitos dos corntios inclui idlatras, fornicadores, homossexuais, ladres e bbados que no eram associados com a sinagoga, mas foram convertidos de seu paganismo (veja 1 Corntios 6:9-11).

A Segunda Viagem Missionria

71

No devemos concluir que as sinagogas judaicas tivessem somente um dirigente. H evidncia demais de que era o contrrio, tanto na Bblia como fora dela, para se acreditar nessa idia (Marcos 5:22; Atos 13:15). Crispo era um dos dirigentes, ou ancios, da sinagoga. Havia um funcionrio chamado arqui-sinagogo que era uma espcie de ancio presidente. Alguns dizem que ele podia exercer autoridade exclusiva. Crispo poderia ter sido um funcionrio com o este. O Senhor falou a Paulo uma noite em uma viso e disse: No tenha medo. V adiante e fale livremente. No fique em silncio porque estou com voc, e ningum o atacar para lhe causar dano porque eu tenho muito povo nesta cidade. Paulo permaneceu em Corinto durante um ano e meio, ensinando a palavra de Deus entre o povo. Combinao da Grande Comisso Pregue/ensine Aquele que cr Arrependimento E batizado/batizando-os Ser salvo/remisso dos pecados Ensine a observar todas as coisas ordenadas Eles foram batizados (18:8). Tcio Justo, Crispo e Muitos Outros dos Corntios Paulo pregou, testificando que Jesus o Cristo e muitos dos corntios o ouviram (18:5, 7, 8). Eles creram (18:8).

O ano era 51 ou 52 d.C.

Resumo de 1 Tessalonicenses
De acordo com Paulo, ele escreveu 1 Tessalonicenses imediatam ente depois da chegada de Timteo a Corinto, que registrada em Atos 18:5 (1 Tessalonicenses 3:6). Em vez de dividir o pargrafo em Atos (versculos 5-11) e colocar o resumo de 1 Tessalonicenses nele (depois do versculo 5 ou 10, por exemplo), preferimos coloc-lo no fim do pargrafo. Mas esteja ciente de que durante o perodo em que Paulo estava usando a casa de Tito Justo com o sua sede para pregar aos corntios, ele tam bm estava escrevendo sua primeira carta aos santos da pequena congregao de Tessalnica. Datamos o escrito desta primeira epstola de Paulo em 51 ou 52 d.C. Teremos um pouco mais de informao cronolgica depois do episdio que trata de Glio (18:12-18). por este livro que sabemos onde Timteo havia estado enquanto Paulo estava sozinho em Atenas e no incio da sua estada em Corinto. Paulo tinha ficado to preocupado com os novos cristos de Tessalnica que queria ele mesmo voltar para visit-los, mas no pareceu sensato faz-lo. Ele, portanto, decidiu permanecer em Atenas sozinho e enviar Timteo para visitar Tessalnica (veja 1 Tessalonicenses 2:17-3:5). Timteo se juntou a Paulo em Corinto e foi capaz de lhe dar um relatrio to bom sobre o povo em Tessalnica, que Paulo se sentiu confortado (1 Tessalonicenses 3:6-10). Um a coisa que ele temia era que a perseguio que eles estavam enfrentando pudesse fazer com que se afastassem do Senhor (1 Tessalonicenses 3:3-5). Lembre-se de que Paulo e Silas s puderam ficar em Tessalnica por pouco tempo antes que os conflitos comeassem. Os funcionrios libertaram Jasom e outros os quais os judeus haviam arrastado ao tribunal, m as os governantes ficaram perturbados pela acusao de traio. Paulo e Silas tiveram que sair durante a noite, e os judeus incrdulos de Tessalnica viajaram at Beria para tentar impedir Paulo ali (Atos 17:5-15). No admira que a ameaa de perseguio aos novos cristos fosse especialmente forte nesta cidade.

A nica diferena entre as epstolas e os sermes que temos estado olhando em Atos que os sermes eram feitos oralmente, e as epstolas foram escritas. Lucas, o historiador, registrou um resumo dos vrios sermes, e dedicamos algum tempo a notar os pontos exatos tratados em cada sermo. Agora, nas epstolas, Paulo escreve cartas especiais a congregaes ou indivduos, e apresenta os pontos que so necessrios a cada determinado grupo. As epstolas so cartas destinadas a serem tratadas como pensamentos inteiros, e no dissecadas ao microscpio. Entendemos sua mensagem melhor quando olhamos para elas como um todo, como uma carta, como um sermo expressando certos pensamentos.
72

Ide Contar a Boa Nova

Portanto, Paulo lhes escreveu uma carta, dizendo: Agradecemos a Deus porque vocs deixaram de adorar dolos e comearam a servir a Deus. Vocs no somente fingiram se tornar cristos; vocs de fato se tornaram cristos, e pessoas at mesmo em outras cidades j ouviram sobre sua f. Vocs sabem como trabalhamos duro quando estvamos juntos, com o vivem os corretamente, como dissemos a verdade e no tomamos nada que pertencesse a outros. Assim, agradecemos a Deus porque, quando ouviram o evangelho, vocs no o trataram como se fosse nossas palavras, mas como palavra de Deus. Eu estava to preocupado com vocs que enviei Timteo para ver como estavam. Ns os avisamos sobre as perturbaes que enfrentariam por se tornarem cristos, mas eu estava temendo que pudessem desistir. Mas quando Timteo voltou, bem recentemente, ele nos disse como vocs so fiis. Como poderemos agradecer a Deus o suficiente por isso? Queira Deus abrir o caminho para que possamos ir a vocs. Queira ele fazer aumentar o amor de vocs uns pelos outros e por todos os outros, justamente como nosso amor por vocs. Queira ele fortalec-los, de modo que possam estar inculpveis quando o Senhor retornar.

A carta diz:
Agradecemos a Deus porque vocs deixaram os dolos e se converteram a ele (1:2-10). Vocs sabem como meus colaboradores e eu trabalhamos enquanto estavm os juntos. Vocs responderam recebendo o evangelho como a palavra de Deus, no a nossa (2:1-16). Enviei-lhes Timteo porque temia que a preseguio que enfrentavam pudesse faz-los desistir, mas Timteo retornou com boas notcias (2:17-3:10). Que o Senhor possa confirmar os seus coraes em santidade (3:11-13). Andem de modo agradvel a Deus (4:1-12). Instrues sobre aqueles que morreram no Senhor. Eles voltaro com Cristo (4:13-18).

Certifiquem-se bem de lembrar de viver com o deve o Ningum sabe quando estas cristo, e no como costumavam viver. a vontade de coisas acontecero. No ter Deus que vocs sejam santos (diferentes do mundo). nenhum aviso. Portanto, Evitem a imoralidade sexual, pois Deus os chamou para estejam preparados (5:1-11). viver uma vida pura. Vocs j sabem sobre o am or fraternal, mas insisto que continuem a crescer nessa rea Vrias instrues para a igreja cada vez mais. Tenham como meta viver uma vida calma, e observaes finais (5:12-28). cuidar dos seus prprios negcios e trabalhar com suas mos, exatamente como lhes dissemos, para que possam conquistar o respeito dos outros e no serem dependentes de ningum. Queremos que saibam o que acontecer quando Cristo voltar para levar os seus para o cu, no fim do tempo. Assim vocs no tero idia errada sobre sua vinda nem ficaro preocupados com isso. Aqueles santos que j morreram Jesus trar com ele quando vier nos buscar. Quando o Senhor comear a descer do cu, haver um brado de um anjo muito grande, alm do clangor de uma trombeta. Ento os mortos que foram justos sero ressuscitados. Depois, com ele sero levados os justos que estiverem vivendo naquele tempo para encontrar Jesus nas nuvens e com ele iro para o lar, para todo o sempre. No preciso imaginar quando estas coisas vo acontecer, porque ningum sabe. Teremos somente que viver boas vidas e sempre estar aguardando a vinda de Jesus. Deus quer que sejamos salvos, no condenados, por isso ele nos ajudar. No se agitem nem disputem entre si. Ajudem uns aos outros. Sempre se regozijem juntos. No parem nunca de orar. Faam o que Deus lhes manda. Estejam certos de que o qu fizerem seja correto. Certifiquem-se de ler esta carta a todos os membros da igreja.

Uma Sntese de 1 Tessalonicenses


O tema principal de 1 Tessalonicenses sua converso dos dolos ao Deus verdadeiro. Paulo agradece a Deus pelos tessalonicenses terem sido to completamente convertidos. Ele observa como a conduta dele mesmo e de seus colaboradores encorajou os tessalonicenses a aceitarem o evangelho. Ele disse aos tessalonicenses sobre como eles deveriam caminhar como filhos de Deus.

A Segunda Viagem Missionria

73

Eles estavam preocupados com os santos mortos e com o qu aconteceria com eles na vinda do Senhor, por isso Paulo assegurou que aqueles santos no seriam deixados, m as seriam ressuscitados dentre os mortos e levados com os santos vivos ao encontro do Senhor nos ares. Ele encerra com vrias instrues igreja.

Resumo de 2 Tessalonicenses
No houve muito tempo entre a escrita de 1 Tessalonicenses e 2 Tessalonicenses. Segunda Tessalonicences uma carta que foi enviada depois para esclarecer algumas coisas mencionadas na primeira carta. Foi escrita na primeira parte do ano e m eio que Paulo passou em Corinto (18:11). Ns, portanto, colocamos o resumo de 2 Tessalonicenses em seguida e o datamos de 51 ou 52 d.C., no mais do que poucas semanas, ou meses, depois de 1 Tessalonicenses. Lembre-se que eles ainda esto na segunda O ano ainda era 51 ou 52 d.C. viagem missionria. Parece que Timteo levou a primeira carta, retornou a Corinto para relatar a Paulo que havia alguns mal-entendidos e, ento, levou a segunda carta, na volta, para esclarecer aqueles pontos. No h como saber com certeza se Timteo foi o mensageiro, mas pela lgica provvel que tenha sido ele. A carta diz:

A carta diz:
Paulo d graas pelos tessalonicenses e os conforta em suas aflies (1:-12). No fiquem pertubados pelos falsos ensinam entos a respeito da segunda vindo do Senhor (2:1-12). Ele renova sua expresso de agradecimento por eles, e expressa a esperana de que Deus os encorajar e os fortalecer (2:1-17). Um pedido (3:11-13) de oraes da parte deles por Paulo e seus colaboradores (3:15). Instrues sobre como lidar com aqueles que andam desordenadam ente (3:6-15). Uma beno e o encerram ento (3:16-18).

Devemos dar graas por vocs, porque continuam a crescer em sua f e amor. Gabamo-nos aos outros da sua f e firm eza diante de suas perseguies. Suportando tais coisas, vocs se mostram dignos do reino de Deus. Lem brem-se de que Deus justo, e ele far com que a justia seja feita. As prprias pessoas que os perseguem sero punidas nas chamas do fogo e sero separadas da presena de Deus eternamente, enquanto a vocs ser dado descanso. Continuaremos a orar para que vocs vivam como devem e cresam de todos os modos para que possam glorificar a Cristo, e ele possa glorific-los. Queremos reassegur-los sobre a vinda de Cristo, para que no fiquem perturbados pelo que alguns possam pregar ou escrever. A vinda do Senhor no vai acontecer imediatamente, apesar do que qualquer um diga. Primeiro haver uma apostasia, na qual o homem ligado ao pecado, um homem destinado destruio, se opor a Deus e a tudo que se refere a Deus. Ele se ostentar como Deus. Ento ele prprio ser destrudo pela palavra do Senhor Jesus. Este homem procurar persuadir os homens lhes mostrando todos os tipos de falsos milagres. A todos aqueles que no querem a verdade ser dada esta oportunidade para acreditarem numa m entira e serem condenados porque preferiram o pecado retido. Sempre agradecemos a Deus por vocs porque ele os escolheu e os chamou atravs da obra do Esprito ede sua prpria crena na verdade, para que possam participar da glria de nosso Senhor. Assim, irmos, permaneam firmes e segurem bem o que aprenderam. Queiram o Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai encorajar seus coraes e fortalec-los em cada boa ao.

Irmos, pedimos que orem por ns, para que a palavra que pregamos seja recebida livremente como foi com vocs e para que possamos ser livrados dos homens perversos e inescrupulosos. Agora, ordenamos que se recusem a se associar com qualquer que esteja em discompose com as coisas que pregamos a vocs, e que recusa a obedecer s instrues que lhes escrevemos. Ouvimos que alguns so to intrometidos que no tm tempo para cuidar dos seus prprios negcios. Que cada 74 Ide Contar a Boa Nova

pessoa faa o seu prprio trabalho, cuidando das suas prprias vidas. Queira o Senhor sempre lhes dar paz. Eu assinei esta carta com minha prpria letra, que o sinal da autenticidade em cada epstola que escrevo. O homem da iniqidade, que descrito no captulo 2, tem sido explicado de muitas maneiras. As duas melhores explicaes so o papa ou o culto da adorao do imperador. Bons argumentos so usados pelos melhores dos estudiosos de ambas estas idias, mas no h meio de se estar certo. Parece que, no contexto do dia, os tessalonicenses sabiam quem era o inquo.

Uma Sntese de 2 Tessalonicenses


H principalmente quatro pontos tratados nesta carta: Paulo expressa sua preocupao pelas aflies deles e as coloca numa perspectiva divina. Ele lhes diz para que no fiquem perturbados, ou pensem que o Senhor voltar imediatamente. Ele no voltar at que o homem do pecado seja revelado. O terceiro ponto uma advertncia contra aqueles que andam desordenadamente, no cuidando dos seus prprios assuntos e interferindo nos dos outros. Assim, eles no ganharam o prprio po mas tinham que comer o po de outros. Se algum no obedecesse estas instrues apostlicas, teria que ser afastado deles.

Os Judeus Levam Paulo Perante Glio (Atos 18:12-17)


Quando Glio foi procnsul da Acaia, os judeus incrdulos fizeram um ataque conjunto e trouxeram Paulo diante do tribunal para fazerem uma acusao contra ele. Disseram: Este homem persuade os homens a adorarem Deus contrariamente lei. Quando Paulo estava a ponto de abrir a boca para responder, Glio disse aos judeus: Se este fosse um assunto de injria ou algum crime hediondo, judeus, a nica coisa razovel que eu poderia fazer seria suport-los. Mas se estas forem questes referentes a termos, nomes e sua prpria lei, lidem com elas vocs mesmos. Estou determinado a no ser juiz em tais assuntos. E ele os afastou do tribunal.

Glio foi procnsul de Corinto por um ano, o qual quase certo de ser 54 d.C. do nosso calendrio.

Ento todos eles colocaram a mo em Sstenes, o dirigente da sinagoga, e bateram nele em frente ao tribunal, e Glio no lhes deu ateno. H talvez duas questes que necessitam de alguma ateno: O Sstenes mencionado aqui o mesm o de 1 Corntios 1:1? O Sstenes de 1 Corntios se une a Paulo na saudao aos santos de Corinto. possvel que isso signifique que Sstenes era de Corinto, mas estivesse com Paulo em feso ao tem po da escrita do livro. Se for, ele estaria to profundamente interessado na obra em Corinto como Paulo. O texto quase no nos d informao sobre a identidade de Sstenes, tanto nesta passagem como em 1 Corntios. Ele chamado o dirigente da sinagoga, nesta passagem, mas podia muito bem ter sido convertido depois desta ocasio. Mas no h evidncia de que os dois Sstenes sejam o mesmo. intil especular, visto que to pouca informao dada. Quem bateu em Sstenes em Atos 18? Alguns dizem que os judeus bateram em seu prprio dirigente porque ele no teve sucesso ao acusar Paulo perante o procnsul. Outros dizem que alguns dos espectadores gregos bateram nele e Glio ignorou este linchamento. Esta explicao, contudo, no se ajusta bem com o carter de Glio. E mais ainda, as autoridades romanas tinham uma forte averso a todo o tipo de ao popular. Teria sido contrrio poltica rom ana um procnsul se sentar sem fazer nada enquanto o povo batesse em algum. No h como saber com certeza, mas a explicao mais razovel parece ser a que os judeus ficaram chocados quando to subitamente seu plano foi frustrado por este procnsul. Eles tiveram que ser expulsos (provavelmente enquanto protestavam em alta voz) e, no processo, o chefe deles, Sstenes, foi espancado pelas autoridades romanas que serviam o procnsul.

Nota Histrica e Cronolgica


Glio era um irmo mais velho de Sneca, o filsofo e escritor rom ano. Nasceu em Crdova, Espanha. Dele, Sneca escreveu: Nenhum mortal to simptico a qualquer pessoa como ele com todos. A Segunda Viagem Missionria 75

Acaia era uma provncia que mudava alternadamente do governo imperial para o senatorial e vice versa. Portanto, ela estaria ora sob um procurador e ora sob um procnsul. Lucas o nico escritor que chama Glio de procnsul. Mais uma vez, contudo, se comprova que Lucas estava certo, por uma inscrio encontrada em 1909, numa pedreira perto de Delfos. A inscrio de Cludio (41-54 d.C.) aos O governo de Glio um dos cidados de Delfos e menciona Glio como seu am igo e modos usados pelos procnsul da Acaia. Ela tambm contm uma data no reinado de estudiosos para datarem os Cludio, que o ano 52 d.C. Algumas autoridades diferem de um eventos do Novo ano mais ou menos, mas provavelmente a estimativa mais acurada 52. Testamento. Obviamente,

Paulo estava em Corinto na mesma poca que Glio.

Cencria era o porto oriental de Corinto. Silas nem Timteo so mencionados, mas era muito raro para Paulo viajar sozinho. Provavelmente um ou ambos estavam com ele, ainda que apenas a personagem principal, Paulo, mencionada.

Lembre-se que o reino de Cludio estava quase no fim. Depois que Nero assumiu como imperador, Glio e seus irmos no foram bem-sucedidos. Alguns dizem que eles foram forados a cometer suicdio por Nero, ainda que haja alguma incerteza entre os escritores antigos quanto maneira exata da morte.

Paulo Vai a feso (Atos 18:18-21)


Depois de perm anecer em Corinto muitos dias mais, Paulo deu adeus aos irmos e velejou para a Sria, levando com ele Priscila e qila. Ele tinha raspado sua cabea em Cencria, porque tinha feito um voto. Eles desembarcaram em feso e Paulo deixou Priscila e qila l. Enquanto esteve l, ele entrava na sinagoga e debatia com os judeus. Quando lhe pediram para permanecer mais tempo, contudo, recusou, dizendo que estava a cam inho de uma festa em Jerusalm, mas que voltaria a eles se fosse a vontade de Deus. Depois ele velejou de feso, continuando sua viagem para Jerusalm.

De quem era este voto (18:18)? As autoridades esto muito divididas sobre o assunto. Gram aticalmente, o grego implica que era de qila antes de Paulo. No tem grande importncia. Se este fosse um voto nazireu, o cabelo deveria ser queimado no altar do tem plo; e visto que Paulo, e no qila, estava a caminho de Jerusalm, onde o templo estava localizado, ento lgico pensar que era Paulo quem tinha feito o voto. O nico tipo de voto especificado na lei de Moiss que envolvia a raspagem do cabelo era o voto de nazireu, e isso era feito se voto fosse interrompido por contaminao (Nmeros 6:9-12) ou no fim do voto (Nmeros 6:13-20). De acordo com a lei, o voto nazireu foi feito para mostrar uma especial dedicao a Deus por um certo propsito ou um perodo de tempo. Tais votos geralmente duravam som ente poucas semanas ou meses. O voto aqui parece ter sido feito na poca da raspagem da cabea e no se adapta bem aos pormenores envolvendo um voto nazireu. H um outro voto envolvendo a tosa ou raspagem da cabea, mencionado por Josefo, em conexo com Berenice, a irm de Herodes Agripa II. O voto mencionado por Josefo no era ordenado na lei, mas era um voto puram ente voluntrio que poderia ser feito. Como Josefo diz: Pois normal fazer votos com aqueles que tenham sido afligidos por uma indisposio, ou por quaisquer outros sofrimentos; e por trinta dias antes de oferecerem seus sacrifcios, absterem-se de vinho e rasparem o cabelo de suas cabeas. Assim, neste voto mencionado por Josefo, o cabelo era raspado no comeo do voto e talvez mantido cortado durante o perodo do voto. No certo se os trinta dias eram uma parte necessria deste voto. Qualquer que seja o voto, ilustra um princpio consistente com o ensinam ento de Paulo: Ele apoiava plenamente que os judeus agissem como judeus (1 Corntios 9:20). Portanto, no era errado, tanto para Paulo como para qila, fazerem um voto. Foi somente quando os m andamentos da Velha Lei foram considerados como impostos aos convertidos gentios que ele objetou. Uma nota interessante que, entre os judeus do mundo romano, um nazireu podia cortar seu cabelo como fosse necessrio para mant-lo sem ficar muito comprido se todo o cabelo assim cortado fosse recolhido e juntado ao cabelo cortado na concluso do voto e, ento, queimado no altar do templo.

Paulo Vai a Cesaria, Jerusalm e depois a Antioquia (Atos 18:22)


Quando desembarcou em Cesaria, Paulo subiu a Jerusalm e saudou a igreja de l, e ento voltou a Antioquia, onde sua segunda jornada havia comeado. O ciclo estava completo, e sua segunda viagem terminada. 76 Ide Contar a Boa Nova

Observe que Jerusalm no especificamente mencionada. Ento por que dizemos que Paulo foi at l? Se sua meta era Antioquia, por que se desviou para visitar a igreja de Cesaria? At onde sabem os, Paulo no tinha ligao com a igreja de Cesaria antes deste momento e nunca o encontramos ressaltando a igreja de l no trabalho de sua vida. Contudo, ele de fato tinha laos fortes com a igreja de Jerusalm. Sempre nas escrituras a expresso subindo usada para uma viagem a Jerusalm. Quando desembarcou em Cesaria, ele subiu e saudou a igreja. Em outras palavras, sua subida no era em referncia a Cesaria, mas ao que ele fez depois de desembarcar em Cesaria. Depois de saudar a igreja, ele desceu a Antioquia. Jerusalm estava situada na parte montanhosa do pas, assim, para ir a ela, subia-se e para sair da cidade, descia-se.

Paulo e Silas viajaram por terra atravs da Sria e da Cilcia, fortalecendo as igrejas e entregando a carta dos apstolos e ancios de Jerusalm; Seguiram para Derbe e Listra, onde Tim teo se juntou a eles. Continuaram por Frgia e Galcia.

Reveja esta segunda viagem. Certifique-se de que sabe a localizao de cada lugar e o que aconteceu l.

Mas quando pensaram em pregar na sia ou ao norte na Bitnia, o Esprito os im peliu a prosseguirem para a cidade de Trade, onde Lucas se juntou a eles. Em Trade, tiveram a viso do homem da Macednia pedindo a ajuda deles. Im ediatam ente, velejaram atravs da parte norte do Mar Egeu e se dirigiram cidade de Filipos. Ldia e o carcereiro foram convertidos com suas fam lias. Saram de Filipos a pedido dos m agistrados depois que Paulo e Silas foram presos. Lucas ficou para trs e, possivelm ente, Tim teo tam bm . Paulo e Silas foram para Tessalnica, onde pregaram at comearem os problemas. Os irm os os ajudaram a escapar de noite. Paulo e Silas pregaram em Beria at que com earam as dificuldades, e os irm os escoltaram Paulo at Atenas. Silas e Tim teo perm aneceram em Beria. Paulo ficou sozinho em Atenas. Ele falou aos filsofos na Colina de Marte. Ainda sozinho, Paulo foi para Corinto, onde trabalhou com qila e Priscila, como fabricantes de tendas. Escreveu um a carta igreja de Tessalnica quando Tim teo e Silas se juntaram a ele. Logo escreveu um a segunda carta aos tessalonicenses por causa de m al-entendidos por parte deles. Paulo perm aneceu um ano e meio em Corinto e m uitos corntios ouviram a palavra, creram nela e foram batizados. Paulo e seu grupo se dirigiram Sria. qila e Priscila foram com eles at feso. Paulo prometeu voltar a feso o mais rpido possvel, depois que fizesse a viagem a Jerusalm para assistir a uma festa. Velejaram para Cesaria, subiram a Jerusalm e ento voltaram a Antioquia da Sria.

A Segunda Viagem Missionria

77

78

Ide Contar a Boa Nova

A Segunda Viagem Missionria

79

Potrebbero piacerti anche