Sei sulla pagina 1di 10

II Reaces qumicas

Para cada questo, assinala com um () a resposta correcta. 1 Em qualquer reaco qumica: A as substncias iniciais de que se parte chamam-se produtos da reaco. B as novas substncias que se formam chamam-se reagentes. C as substncias iniciais chamadas reagentes originam os produtos da reaco.

A electrlise da gua uma reaco qumica provocada pela corrente elctrica na qual: A a gua o nico produto da reaco. B a gua e a corrente elctrica so os reagentes. C a gua o nico reagente.

A equao de palavras: cobre (s) + oxignio (g) xido de cobre (s) traduz uma reaco onde: A dois reagentes originam dois produtos da reaco. B dois reagentes originam um produto da reaco. C dois produtos da reaco originam um reagente.

A combusto do carvo, cujo principal constituinte o carbono, no oxignio, ocorre com formao de dixido de carbono e traduzida pela equao de palavras: A carbono (s) oxignio (g) + dixido de carbono (g). B carbono (s) + oxignio (g) dixido de carbono (g). C dixido de carbono (g) carbono (s) + oxignio (g).

Na combusto do carvo, reaco qumica importante que se usa como fonte de calor: A o oxignio o comburente. B o oxignio o combustvel. C o carvo o comburente.

A mostarda, que tem cido actico na sua composio, : A uma soluo cida. B uma soluo bsica. C uma soluo neutra.

14

SUSTENTABILIDADE NA TERRA CAPTULO II

Um produto usado para desentupir canalizaes contm hidrxido de sdio (soda custica). Este produto : A uma soluo cida. B uma soluo bsica. C uma soluo neutra.

As substncias cido sulfrico, amonaco e cloreto de sdio: A originam todas solues cidas. B a primeira origina solues cidas e as restantes originam solues bsicas. C originam, respectivamente, solues cidas, solues bsicas e solues neutras.

O refresco de limo, que uma soluo cida: A torna carmim a soluo alcolica de fenolftalena. B torna vermelho a tintura de tornesol. C no altera a cor da fenolftalena nem do tornesol.

10

O detergente limpa-vidros, que uma soluo bsica: A torna carmim a soluo alcolica de fenolftalena. B torna vermelha a tintura de tornesol. C no altera a cor da fenolftalena nem do tornesol.

11

Uma soluo na qual a soluo alcolica de fenolftalena permanece incolor: A pode ser neutra. B s pode ser cida. C s pode ser bsica.

12

O solo aconselhvel para o lrio do campo deve ter um valor de pH compreendido entre 4,5-6,0. Trata-se de um solo: A cido. B bsico. C neutro.

13

Os valores de pH 2; 5; 6: A correspondem a solues cidas e esto escritos por ordem crescente de acidez. B correspondem a solues bsicas e esto escritos por ordem crescente de basicidade. C correspondem a solues cidas e esto escritos por ordem decrescente de acidez.

14

Uma soluo com pH = 13: A levemente cida. B levemente bsica. C fortemente bsica.
15

BANCO DE QUESTES

15

Selecciona a definio correcta de cido. A Substncia solvel na gua cujas solues tornam carmim a fenolftalena e que tm pH superior a sete. B Substncia solvel na gua cujas solues avermelham a tintura de tornesol e que tm pH inferior a sete. C Substncia que avermelha a tintura de tornesol e que tem pH inferior a sete.

16

Quando se adiciona lentamente soluo bsica a uma soluo cida: A a soluo cida torna-se bsica. B a acidez da soluo cida aumenta. C a acidez da soluo cida diminui.

17

Uma soluo tem pH = 10. Para diminuir o pH desta soluo: A adiciona-se uma soluo mais bsica. B adiciona-se uma soluo cida. C adiciona-se uma soluo neutra.

18

Numa reaco de cido-base, os produtos da reaco so: A um cido e uma base. B um sal e gua. C apenas gua.

19

A equao que representa correctamente uma reaco de cido-base : A cido sulfrico + sulfato de clcio hidrxido de clcio + gua. B hidrxido de clcio + sulfato de clcio cido sulfrico + gua. C cido sulfrico + hidrxido de clcio sulfato de clcio + gua.

20

A nica afirmao verdadeira para os sais : A todos os sais de que dispomos so produzidos pelos qumicos resultando da reaco entre cidos e bases dissolvidos na gua. B todos os sais so slidos temperatura ambiente e dissolvem-se bem na gua. C todos os sais so slidos temperatura ambiente uns dissolvem-se bem na gua mas outros praticamente no se dissolvem.

21

uma reaco de precipitao: A a reaco entre dois sais solveis da qual resultam outros dois sais solveis. B a reaco entre um sal solvel e outro insolvel da qual resultam dois sais solveis. C a reaco entre dois sais solveis da qual resultam um sal solvel e outro insolvel.

16

SUSTENTABILIDADE NA TERRA CAPTULO II

22

A nica equao de palavras que representa uma reaco de precipitao : A carbonato de clcio (s) + cido ntrico (aq) cido carbnico (aq) + nitrato de clcio (aq). B cloreto de sdio (aq) + nitrato de prata (aq) cloreto de prata (s) + nitrato de sdio (aq). C cloreto de sdio (aq) + nitrato de clcio (aq) cloreto de clcio (aq) + nitrato de sdio (aq).

23

As guas duras: A so guas ricas em sais de clcio e de magnsio dissolvidos, caractersticas das regies calcrias. B so guas com poucos sais de clcio e de magnsio dissolvidos, caractersticas das regies granticas. C so guas com poucos sais de clcio e de magnsio dissolvidos, caractersticas das regies calcrias.

24

As estalactites que existem nas grutas das regies calcrias: A resultam da precipitao de carbonato de clcio insolvel na gua e crescem 1 cm em 10 anos. B resultam da precipitao do bicarbonato de clcio insolvel na gua e crescem 1 mm em 10 anos. C resultam da precipitao do carbonato de clcio insolvel na gua e crescem 1 cm em 100 anos.

25

Pode ser um enunciado da lei de Lavoisier: A Durante as reaces qumicas, a massa dos reagentes e a massa dos produtos no variam. B Durante as reaces qumicas, a massa total dos reagentes e dos produtos no variam. C Durante as reaces qumicas, a massa dos reagentes diminui mas a massa dos produtos no varia.

26

Da combusto do gs propano resultam dixido de carbono e vapor de gua. Quando se consomem 44 g de propano e 160 g de oxignio podem formar-se. A 204 g de dixido de carbono. B 132 g de dixido de carbono e 72 g de gua. C 122 g de dixido de carbono e 72 g de gua.

27

Da combusto da grafite, que carbono puro, resulta apenas dixido de carbono. Nesta combusto: A para obter 88 g de dixido de carbono a partir de 24 g de grafite, consomem-se 64 g de oxignio. B para obter 88 g de dixido de carbono a partir e 24 g de grafite, consomem-se 112 g de oxignio. C para se obter 88 g de dixido de carbono, so necessrios 88 g de grafite.
17

BANCO DE QUESTES

28

Durante as reaces qumicas verdade que: A a massa total das substncias intervenientes bem como a velocidade da reaco mantm-se constantes. B a massa total das substncias intervenientes mantm-se constante mas a velocidade da reaco aumenta. C a massa total das substncias intervenientes mantm-se constante mas a velocidade da reaco diminui.

29

A velocidade da reaco entre o carbonato de clcio (s) e o cido clordrico (aq) aumenta: A quando se usam pedaos menores de carbonato de clcio e cido clordrico (aq) mais concentrado. B quando se usam pedaos maiores de carbonato de clcio e cido clordrico (aq) mais diludo. C quando se usam pedaos menores de carbonato de clcio e a temperatura diminui.

30

A velocidade da reaco entre o zinco em p e o cido clordrico (aq) diminui: A quando se usa menor quantidade de zinco e cido clordrico menos diludo. B quando se usa menor quantidade de zinco. C quando se usa cido clordrico mais diludo.

31

A glicerina um inibidor da reaco de decomposio da gua oxigenada (aq) em gua (l) e oxignio (g). Por isso: A a glicerina, sem reagir com a gua oxigenada, torna a reaco de decomposio mais rpida. B a glicerina consome a gua oxigenada noutra reaco, tornando a reaco de decomposio mais lenta. C a glicerina, sem reagir com a gua oxigenada, torna a reaco de decomposio mais lenta.

32

Todos os materiais so constitudos por corpsculos entre os quais existem foras de ligao e: A quando as foras de ligao so fortes, a liberdade de movimento dos corpsculos grande e o seu grau de organizao pequeno. B quando as foras de ligao so fracas, a liberdade de movimento dos corpsculos pequena e o seu grau de organizao grande. C quando as foras de ligao so fortes a liberdade de movimento dos corpsculos pequena e o seu grau de organizao grande.

33

mesma temperatura, o grau de organizao dos corpsculos que constituem a matria: A aumenta dos slidos para os lquidos e destes para os gases. B aumenta dos gases para os lquidos e destes para os slidos. C no se relaciona com o estado fsico da matria.

18

SUSTENTABILIDADE NA TERRA CAPTULO II

34

Quando se aquece um slido e a sua temperatura aumenta sem que haja mudana para o estado lquido: A a agitao dos seus corpsculos aumenta e o grau de organizao diminui. B a agitao dos seus corpsculos aumenta mas o grau de organizao mantm-se. C a agitao dos seus corpsculos aumenta e o grau de organizao aumenta tambm.

35

Quando se dissolve sulfato de cobre em gua sem que a temperatura varie, o grau de organizao dos corpsculos do sulfato de cobre: A aumenta. B diminui. C mantm-se.

36

A presso de um gs contido num recipiente: A uma grandeza vectorial cujo valor se calcula dividindo a intensidade da fora que os corpsculos do gs exercem nas paredes do recipiente pela respectiva rea. B uma grandeza escalar que se calcula multiplicando a intensidade da fora que os corpsculos do gs exercem nas paredes do recipiente pela respectiva rea. C uma grandeza escalar cuja unidade SI o newton por metro quadrado ou o pascal.

37

O gs contido nos recipientes 1, 2 e 3 est mesma temperatura; nos recipientes 1 e 2 h o mesmo nmero de corpsculos mas no recipiente 3 h mais corpsculos. Por isso:

A P3 > P1 > P2 B P2 > P1 > P3 C P3 > P2 > P1 38 Os recipientes x, y e z contm a mesma quantidade de gs; x e y esto mesma temperatura que menor do que a temperatura de z. Por isso:
x y z

A a presso do gs mxima no recipiente y. B a presso do gs mnima no recipiente x. C a presso do gs mxima no recipiente z.


19

BANCO DE QUESTES

39

Os tomos so corpsculos neutros constitudos por: A protes, neutres e electres que tm carga elctrica. B protes, neutres com carga elctrica e electres que no tm carga. C protes e electres com carga elctrica e neutres sem carga.

40

Os tomos so constitudos por protes, neutres e electres, sendo obrigatoriamente: A o nmero de protes igual ao nmero de neutres. B o nmero de protes igual ao nmero de electres. C todos em igual nmero.

41

Conhecem-se actualmente mais de 115 elementos qumicos. Cada elemento qumico caracterizado por tomos que tm: A o mesmo nmero de protes. B o mesmo nmero de neutres. C o mesmo nmero de protes e de neutres.

42

Uma substncia molecular constituda por molculas: A todas iguais quer a substncia seja elementar quer seja composta. B todas iguais se a substncia elementar e diferentes se a substncia composta. C que podem ser diferentes quer a substncia seja elementar quer seja composta.

43

Uma molcula tetratmica de uma substncia elementar constituda por: A quatro tomos do mesmo elemento, ligados quimicamente entre si. B quatro tomos de quatro elementos diferentes, ligados quimicamente entre si. C dois tomos de dois elementos diferentes, ligados quimicamente entre si.

44

O modelo molecular

representa:

A uma molcula diatmica formada por tomos de trs elementos diferentes. B uma molcula triatmica formada por tomos de dois elementos diferentes. C uma molcula triatmica formada por tomos de trs elementos diferentes. 45 Os modelos moleculares tncias diferentes: , , representam trs molculas de trs subs-

A todas substncias compostas. B duas substncias elementares e uma composta. C uma substncia elementar e duas compostas. 46 Os diagramas x e y representam, respectivamente:

x
20

SUSTENTABILIDADE NA TERRA CAPTULO II

A uma substncia composta e uma substncia elementar. B uma substncia composta e uma mistura de duas substncias elementares. C uma mistura de duas substncias elementares e uma substncia composta.

47

Os smbolos qumicos C, Ca, F e P representam, respectivamente, os elementos: A clcio, carbono, flor e potssio. B carbono, clcio, fsforo e flor. C carbono, clcio, flor e fsforo.

48

As representaes simblicas S, S8 e 8S correspondem, respectivamente, a: A uma molcula de enxofre, oito tomos de enxofre e oito molculas de enxofre. B um tomo de enxofre, oito tomos de enxofre e uma molcula octoatmica de enxofre. C um tomo de enxofre, uma molcula octoatmica de enxofre e oito tomos de enxofre.

49

O modelo molecular , onde corresponde ao elemento fsforo e corresponde ao elemento hidrognio, representa uma molcula da substncia de frmula qumica: A FH3 B PH3 C P3H

50

A frmula qumica C3H6O representa uma molcula formada por: A um tomo de carbono, trs tomos de hidrognio e seis tomos de oxignio. B trs tomos de carbono, seis tomos de hidrognio e seis tomos de oxignio. C trs tomos de carbono, seis tomos de hidrognio e um tomo de oxignio.

51

A representao simblica 3HNO2 refere-se a: A trs molculas constitudas por trs tomos de hidrognio, um tomo de azoto e dois tomos de oxignio. B trs molculas constitudas por um tomo de hidrognio, um tomo de azoto e dois tomos de oxignio. C uma molcula constituda por trs tomos de hidrognio, um tomo de azoto e dois tomos de oxignio.

52

Quando os tomos perdem ou captam electres transformam-se em ies. Assim: A um tomo que capta dois electres origina um anio de carga 2. B um tomo que capta dois electres origina um catio de carga +2. C um tomo que perde dois electres origina um anio de carga 2.
21

BANCO DE QUESTES

53

O esquema que representa correctamente a transformao de um tomo de clcio num io aps perda de dois electres : A Ca + 2e Ca2+ B Ca Ca2 + 2e C CA Ca2+ + 2e

54

O io alumnio, Al3+, que resulta de um tomo de alumnio, Al, com 13 protes, 14 neutres e 13 electres, tem na sua constituio: A 13 protes, 14 neutres e 10 electres. B 13 protes, 14 neutres e 16 electres. C 16 protes, 14 neutres e 13 electres.

55

As substncias inicas so constitudas por: A ies positivos e ies negativos sempre em igual nmero. B ies positivos ou ies negativos. C ies positivos e ies negativos na proporo adequada para que as cargas se neutralizem.

56

A substncia inica cloreto de ferro (III), de frmula qumica FeCl3: A constituda por ies positivos Fe3+ e ies negativos Cl na proporo 3 : 1. B constituda por ies positivos Fe3+ e ies negativos Cl na proporo 1 : 3. C constituda por ies positivos Fe+ e ies negativos Cl3 na proporo 1 : 3.

57

A frmula qumica da substncia sulfato de sdio, constituda por ies sulfato SO42 e ies sdio Na+, : A Na(SO4)2 B NaSO4 C Na2SO4

58

De acordo com o modelo das colises para as reaces qumicas: A quando os corpsculos dos reagentes chocam entre si, os tomos que os constituem so destrudos e do origem a tomos diferentes. B quando os corpsculos dos reagentes chocam entre si, ocorre a sua destruio porque alguns dos tomos que os formam separam-se uns dos outros. C aps os choques dos corpsculos dos reagentes formam-se os corpsculos dos produtos da reaco constitudos por tomos diferentes.

59

Na equao qumica: 2CO(g) + O2(g) 2CO2(g) esto representados(as): A trs reagentes e dois produtos da reaco. B duas molculas de reagentes e uma molcula de produto da reaco. C dois reagentes e um produto da reaco.

22

SUSTENTABILIDADE NA TERRA CAPTULO II

60

Na reaco representada pela equao qumica: 3Fe(s) + 2O2(g) Fe3O4(s) A as substncias envolvidas so constitudas por dois elementos qumicos. B as substncias envolvidas so constitudas por trs elementos qumicos. C h duas substncias envolvidas na reaco. A equao: S8(g) + O2(g) 8SO2(g) no est acertada porque: A o nmero de molculas representadas no lado dos reagentes diferente do nmero de molculas representadas no lado dos produtos da reaco. B o nmero de tomos de enxofre nos reagentes diferente do nmero de tomos de enxofre nos produtos da reaco. C o nmero de tomos de oxignio nos reagentes diferente do nmero de tomos de oxignio nos produtos da reaco. Na reaco representada pela equao qumica: C(g) + 2H2(g) CH4(g) A quando se consomem duas molculas de reagentes formam-se duas molculas de produto da reaco. B quando se consomem duas molculas de reagentes forma-se uma molcula de produto da reaco. C quando se consomem trs molculas de reagentes forma-se uma molcula de produto da reaco. A equao qumica: N2(g) + 2O2(g) 2NO2(g)
dixido de azoto

61

62

63

l-se do seguinte modo: A duas molculas de azoto gasoso reagem com quatro molculas de oxignio gasoso e originam duas molculas de dixido de azoto gasoso. B uma molcula de azoto gasoso reage com duas molculas de oxignio gasoso que originam duas molculas de dixido de azoto gasoso. C uma molcula de azoto gasoso reage com duas molculas de oxignio gasoso que originam quatro molculas de dixido de azoto gasoso.

64

A combusto do acetileno representa-se pela equao qumica: C2H2(g) + 3O2(g) 2CO2(g) + 2H2O(g)
acetileno

Esta equao qumica mostra que: A na combusto de 5 molculas de acetileno gasoso gastam-se 15 molculas de oxignio gasoso. B na combusto de 3 molculas de acetileno gastam-se 6 molculas de oxignio gasoso. C da combusto de 6 molculas de acetileno gasoso resultam 6 molculas de dixido de carbono gasoso.
23

Potrebbero piacerti anche