Sei sulla pagina 1di 3

CENTRO EDUCACIONAL RENASCER ALUNO (A): DATA: SRIE: 1 ANO PROFESSORA: Milena R.

AVALIAO BIMESTRAL DE FILOSOFIA Obs.: No permitido rasuras. Utilizar apenas caneta de cor azul ou preta

1. A palavra Filosofia a juno de dois termos: (1,5) a) quais so eles; b) a origem do termo; c) o sentido etimolgico da palavra.

2. (FundesjSC) Quando e como surgiu a Filosofia, segundo os historiadores? (1,0) a) A Filosofia nasceu no final do sculo VIII a. C em Tria, na Grcia, e primeiro filsofo foi Pares. b) A Filosofia nasceu no incio do sculo VIII a. C em Esparta, na Grcia, e primeiro filsofo foi Scrates. c) A Filosofia nasceu no incio do sculo VI a. C em Mileto, na Grcia, e primeiro filsofo foi Tales. d) A Filosofia nasceu no final do sculo VII a. C em Esparta, na Grcia, e primeiro filsofo foi Aristteles. 3. (UEL PR) Leia o texto que segue: Tales foi o iniciador da Filosofia, da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existncia de um princpio originrio nico, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princpio a gua. Essa proposta importantssima... podendo com boa dose de razo ser qualificada como primeira proposta filosfica daquilo que se costuma chamar civilizao oriental.
Giovanni Reale. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990.

o o o o

De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema a ser investigado. (1,0) a) b) c) d) A tica, enquanto investigao racional do agir humano. A esttica, enquanto estudo sobre o belo da arte. A epistemologia, como avaliao dos procedimentos cientficos. A cosmologia, como investigao acerca da origem e da ordem do mundo.

4. Por muitos sculos, a Filosofia continuou abrangendo todas as cincias. Porm, com a Idade Moderna, no sculo XVI a Filosofia permaneceu abrangendo todas as cincias? Justifique sua resposta. (1,0)

5. (UFPE) Como se caracteriza acima de tudo um filsofo no sentido maior? (1,0) a) Pensador das idias filosficas elaboradas. b) Criador de novos horizontes terico prticos de sentido crtico em seu contexto histrico. c) Amante do saber. d) Pensador da lgica e de como funciona o conhecimento intelectual. e) Nenhuma das alternativas anteriores.

6. O que o senso comum? (0,5)

7. (Fundesj SC) Temos uma atitude filosfica quando: (1,0) a) Tomamos a deciso de no aceitar como bvias e evidentes as coisas, as idias, os fatos, as situaes, os valores, os comportamentos de nossa existncia cotidiana sem antes hav los investigado e compreendido. b) No distinguimos entre verdade e mentira e distinguimos mentiras inaceitveis de mentiras aceitveis, e estamos apenas nos referindo ao conhecimento ou desconhecimento da realidade, pois cremos que a vontade livre para o bem ou para o mal. c) Possumos crenas silenciosas, aceitao tcita de evidncias que nunca questionamos porque parecem naturais ou bvias. d) Nossas atitudes e comportamentos j foram definidas por nossos pais, pela escola e pela sociedade, tendo apenas em nosso esforo a continuidade de agir como a sociedade nos conduziu e assim contribuirmos para uma convivncia melhor.

8. Quando perante certas aes humanas, perguntas: Ser? ou Por qu?. Estamos colocando essa ao ou pensamento sob o crivo da dvida. De acordo com frase, responda: (1,0) Como o filsofo Ren Descartes utiliza o mtodo do crivo da dvida?

9. (Fundesj SC) Mencione as principais caractersticas da Filosofia? (1,5)

10. (UFPE) A respeito da importncia da Filosofia, marque a nica afirmao correta. (0,5) a) A Filosofia, por ser um pensar dogmtico, no problematiza de fato a realidade. b) No interesse da Filosofia superar a alienao. c) A Filosofia um pensar coerente, profundo e abrangente. d) Por no propor questes radicais, a Filosofia no supera a viso cotidiana do mundo. e) A Filosofia tem como objeto especfico estudar as relaes entre o diafragma e a mente e o corao, segundo o pensamento clssico da Grcia.

BOA SORTE!

Potrebbero piacerti anche