Sei sulla pagina 1di 3

Vrus Vrus so os nicos organismos acelulares da Terra atual.

Os vrus so seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 m), formados basicamente por uma cpsula protica envolvendo o material gentico, que, dependendo do tipo de vrus, pode ser o DNA, RNA ou os dois untos (citomegalovirus)! " palavra vrus vem do #atim virus que significa fludo venenoso ou toxina! "tualmente utili$ada para descrever os vrus biol%gicos, alm de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reprodu$a de forma parasitria, como idias! O termo vrus de computador nasceu por analogia! " palavra vrion ou vron usada para se referir a uma &nica partcula viral que estiver fora da clula 'ospedeira! (as )!*+,!-00 espcies de seres vivos con'ecidos, os vrus representam +!-00 espcies! 1rus uma partcula basicamente protica que pode infectar organismos vivos! 1rus so parasitas obrigatrios do interior celular e isso significa que eles somente se reprodu$em pela invaso e possesso do controle da maquinaria de auto2reprodu/o celular! O termo vrus geralmente refere2se 3s partculas que infectam eucariontes (organismos cu as clulas t4m carioteca), enquanto o termo bacterifago ou fago utili$ado para descrever aqueles que infectam procariontes! 5ipicamente, estas partculas carregam uma pequena quantidade de cido nuclico (se a (6" ou 76", ou os dois) sempre envolto por uma cpsula protica denominada capsdeo! "s protenas que comp8e o capsdeo so especficas .lustra/o do vrus 0.1 mostrando para cada tipo de vrus! O capsdeo mais o cido as protenas do capsdeo nuclico que ele envolve so denominados responsveis pela aderencia na nucleocapsdeo! "lguns vrus so formados apenas clula 'ospedeira! pelo n&cleo capsdeo, outros, no entanto, possuem um envolt%rio ou envelope e9terno ao nucleocapsdeo! :sses vrus so denominados vrus encapsulados ou envelopados!

O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipdios derivadas da membrana plasmtica da clula 'ospedeira e em molculas de protenas virais, especficas para cada tipo de vrus, imersas nas camadas de lipdios! ;o as molculas de protenas virais que determinam qual tipo de clula o vrus ir infectar! <eralmente, o grupo de clulas que um tipo de vrus infecta bastante restrito! :9istem vrus que infectam apenas bactrias, denominadas bacteri%fagos, os que infectam apenas fungos, denominados mic%fagos= os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vrus de plantas e vrus de animais!

:squema do 1rus 0.1 Os vrus no so constitudos por clulas, embora dependam delas para a sua multiplica/o! "lguns vrus possuem en$imas! >or e9emplo, o HIV tem a en$ima ranscriptase reversa que fa$ com que o processo de ranscri!o reversa se a reali$ado (forma/o de (6" a partir do 76" viral)! :sse processo de se formar (6" a partir de 76" viral denominado retrotranscri/o, o que deu o nome retrovrus aos vrus que reali$am esse processo! Os outros vrus que possuem (6" fa$em o processo de transcri/o (passagem da linguagem de (6" para 76") e s% depois a tradu/o! :stes &ltimos vrus so designados de adenovrus! 1rus so parasitas intracelulares obrigat%rios? a falta de 'ialoplasma e ribossomos impede que eles ten'am metabolismo pr%prio! "ssim, para e9ecutar o seu ciclo de vida, o vrus precisa de um ambiente que ten'a esses componentes! :sse ambiente precisa ser o interior de uma clula que, contendo ribossomos e outras subst@ncias, efetuar a sntese das protenas dos vrus e, simultaneamente, permitir que ocorra a multiplica/o do material gentico viral! :m muitos casos os vrus modificam o metabolismo da clula que parasitam, podendo provocar a sua degenera/o e morte! >ara isso, preciso que o vrus inicialmente entre na clula? muitas ve$es ele adere 3 parede da clula e Ain etaA o seu material gentico ou ento entra na clula por englobamento 2 por um processo que lembra a fagocitose, a clula AengoleA o vrus e o introdu$ no seu interior!

Vrus so seres vivos ou no?


1rus no t4m qualquer atividade metab%lica quando fora da clula 'ospedeira? eles no podem captar nutrientes, utili$ar energia ou reali$ar qualquer atividade biossinttica! :les obviamente se reprodu$em, mas diferentemente de clulas, que crescem, duplicam seu conte&do para ento dividirem2se em duas clulas fil'as, os vrus replicam2se atravs de uma estratgia completamente diferente? eles invadem clulas, o que causa a dissocia/o dos componentes da partcula viral= esses componentes ento interagem com o aparato metab%lico da clula 'ospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produ/o de mais vrus! 0 grande debate na comunidade cientfica sobre se os vrus devem ser considerados seres vivos ou no, e esse debate e primariamente um resultado de diferentes percep/8es sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a defini/o de vida! "queles que defendem a idia que os vrus no so vivos argumentam que organismos vivos devem possuir caractersticas como a 'abilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um con unto de rea/8es qumicas altamente inter2relacionadas atravs das quais os seres vivos constroem e

mant4m seus corpos, crescem e performam in&meras outras tarefas, como locomo/o, reprodu/o, etc!)= organismos vivos tambm fa$em parte de uma lin'agem continua, sendo necessariamente originados de seres semel'antes e, atravs da reprodu/o, gerar outros seres semel'antes (descend4ncia ou prole), etc! Os vrus preenc'em alguns desses critrios? so parte de lin'agens contnuas, reprodu$em2se e evoluem em resposta ao ambiente, atravs de variabilidade e sele/o, como qualquer ser vivo! >orm, no t4m metabolismo pr%prio, por isso deveriam ser considerados Apartculas infecciosasA, ao invs de seres vivos propriamente ditos! Buitos, porm, no concordam com essa perspectiva, e argumentam que uma ve$ que os vrus so capa$es de reprodu$ir2se, so organismos vivos= eles dependem do maquinrio metab%lico da clula 'ospedeira, mas at ai todos os seres vivos dependem de intera/8es com outros seres vivos! Outros ainda levam em considera/o a presen/a massiva de vrus em todos os reinos do mundo natural, sua origem aparentemente to antiga como a pr%pria vida, sua import@ncia na 'ist%ria natural de todos os outros organismos, etc! Conforme mencionado, diferentes conceitos a respeito do que vem a ser vida formam o cerne dessa discusso! (efinir vida tem sido sempre um grande problema, e que qualquer defini/o provavelmente ser evasiva ou arbitraria, dificultando assim uma defini/o e9ata a respeito dos vrus!

Perguntas:

1 - O que vrus? 2 Descreva sua formao. 3 Qua s so os t !os "e vrus que e# stem "e acor"o com os t !os "e c$u$as que e$es nfectam? % Os vrus so seres v vos? De acor"o com o te#to& " scuta as " ferentes !erce!'es "a comun "a"e c entf ca com re$ao a esse assunto.

Potrebbero piacerti anche