Sei sulla pagina 1di 5

Fsica Geral e Experimental III & XIX VS 7/07/2012 NOME:______________________________________________________________________ MATRCULA: TURMA: PROF.

Importante: Coloqueseunomeemtodasasfolhas!Respostasacaneta
i. Leia os enunciados com ateno. ii. Tente responder a questo de forma organizada, mostrando o seu raciocnio de forma coerente. iii. Todas as questes devero ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente. iv. Ao obter uma resposta, analise esta; Ela faz sentido? Isso poder te ajudar a encontrar erros!

1) Ar flui pelo tubo mostrado na figura abaixo. Suponha que o ar comporte-se como um fluido ideal. Considere as densidades do ar e mercrio iguais a 1,3 Kg/m e 13,6 10 Kg/m, respectivamente. a) Quanto valem as velocidades v1 e v2 nos pontos 1 e 2? b) Qual a vazo de volume correspondente? Nota: ______

NOME:___________________________________________Turma:______________Nota: ______ 2) Uma amostra de 1,0 mol de um gs diatmico (Cv = 5/2R) est presso inicial de PI, ocupando o volume VI . O gs submetido a um processo durante o qual sua presso varia de maneira diretamente proporcional ao volume at que a velocidade rms das molculas tenha dobrado. a) escreva a expresso que relaciona a energia trmica mdia de uma molcula diatmica com a temperatura do gs. b) qual a temperatura na qual a velocidade rms o dobro da inicial. Escreva TF como funo de TI c) esboce o diagrama P-V do processo indicando os valores nas abscissa e ordenadas em funo de PI e VI d) O trabalho realizado sobre o gs ou pelo gs? Calcule-o em termos de PI e VI e) O calor cedido ou retirado do gs? Calcule-o em termos de PI e VI

NOME:___________________________________________Turma:______________Nota: ______ 3) Duas antenas de rdio esto a 100 m de distncia uma da outra, ao longo da direo norte-sul. Elas transmitem ondas de rdio idnticas com frequncia de 3,0 MHz. O seu trabalho consiste em monitorar a intensidade do sinal por meio de um receptor porttil. Para chegar a seu primeiro ponto de medio, voc caminha 800 m a partir do ponto central entre as antenas em direo ao leste e, depois, mais 650 m para o norte. a) Qual a diferena de fase entre as ondas no ponto final de sua caminhada? b) Neste ponto, a interferncia totalmente construtiva, totalmente destrutiva ou intermediria? Explique. c) Se, ento, voc comear a caminhar mais em direo ao norte, a intensidade do sinal aumentar, diminuir ou se manter inalterada? Explique. Considere que as amplitudes de cada onda so iguais.

NOME:___________________________________________Turma:______________Nota: ______ 4) Dois experimentos foram feitos com feixes de luz, de comprimento igual a 700 nm, ao passarem ou por uma fenda simples de aproximadamente 47 m ou por uma dupla e serem projetados a 2,0 m. As figuras representativas destes dois experimentos foram, infelizmente, misturadas e ambas, esto expostas a seguir em ordem aleatria. a) Indique qual a figura representa a intensidade da fenda simples e qual representa a fenda dupla. b) Baseado nas larguras da fenda e do mximo de difrao correspondente, discuta se a ptica geomtrica vlida ou no. E caso aumentarmos a largura da fenda? Explique. c) Faa um esboo, superposto figura correspondente fenda dupla, da figura que seria obtida se esta fosse substituda por um nmero grande de fendas mantendo, no entanto, o mesmo espaamento entre fendas consecutivas. d) Discuta a conservao da energia no caso das fendas mltiplas comparando o seu esboo com a figura original da fenda dupla.

12

15

NOME:___________________________________________Turma:______________Nota: ______ 5) Uma fonte emite som que se propaga igualmente para todas as direes. A intensidade mdia medida a 4 m da fonte de 2W/m. Voc posiciona, no entanto, um microfone para gravar o som emitido a 5 m da fonte. a) Qual a intensidade do som no local do microfone? b) Qual a potncia do som no microfone que capta o som atravs de uma superfcie (efetiva) de 20 cm? c) Qual a razo entre as amplitudes das ondas a 5 e a 2 metros da fonte?

Potrebbero piacerti anche