Sei sulla pagina 1di 3

Como ler partituras

Tutoriais > Teoria Musical enviado por Helkiro Leitura de Partituras (Teoria) 1. Notas Durao e Altura

De acordo com a durao do som, a escrita da nota varia na seguinte seqncia:

A durao exata do tempo depende da velocidade da msica, mas sempre se deve observar a relao: 1 Semibreve = 2 Mnimas, 1 Semnima = 2 Colcheias, etc. Uma nota ainda pode ser complementada por sinais como:

Na partitura existem cinco linhas e quatro espaos visveis e mais espaos e linhas suplementares superiores, para notas mais agudas, e inferiores, para notas mais graves.

A posio da nota na partitura, em que linha ou espao est, define sua altura. Mas a altura pode ser afetada por um outro smbolo, chamado clave, que vem no inicio da partitura. As claves mais usadas so:

A altura das notas ainda pode ser altera por sustenidos (#) e bemis (b) que, respectivamente, aumentam e diminuem a nota em um semitom e bequadros ( )que restauram a nota original, eliminando um sustenido ou bemol anterior. Sem um bequadro o bemol e o sustenido perdem valor no final de um compasso. A no ser que venham na armadura da clave. A diferena de tons de uma nota para outra vista assim: D Tom- R Tom- Mi Semitom- F Tom- Sol Tom- L Tom- Si Semitom- D Semitom a menor das diferenas entre duas notas e Tom a soma de dois Semitons. 2. Compasso e Armaduras de Clave

Numa partitura aps a clave, normalmente, vem escrito o compasso da msica que define quanto tempo entra em cada parte da msica, que ser dividida por travesses. Alguns exemplos podem ser:

Os sustenidos ou bemis que aparecem diante da clave pertencem a Armadura de Clave. Esses sustenidos e bemis representam a tonalidade do trecho que segue e no so eliminados pelo fim de compassos, podem ser eliminados durante um compasso por um bequadro. No caso acima do compasso 6/8, temos uma armadura de clave com bemis em Si, Mi, L e R, ento toda e qualquer nota correspondente a uma destas, naquele trecho, ter um bemol. Os sustenidos ou bemis possuem ordem para aparecer na Armadura: Sustenidos: F, D, Sol, L, Mi, Si, para se achar a tonalidade maior conta-se uma nota depois do ultimo sustenidos da Armadura (Ex: F# - Tonalidade Sol); Bemis: Si, Mi, L, R, Sol, D, F, para achar a tonalidade maior conta-se cinco notas antes do ultimo bemol (Ex: R bemol Tonalidade L bemol). Esse mtodo s acha a tonalidade maior, mas possvel que o trecho esteja em uma tonalidade menor relativa, e para acha-la conta-se 3 notas antes do tom maior (Ex: Relativa de D L menor e de Mi bemol D menor). Vale lembrar que a ordem das notas : D D# ou Rb R R# ou Mib Mi F F# ou Solb Sol Sol# ou Lb L L# ou Sib Si. Ou, usando notao encontrada em cifras: C C# ou Db D D# ou Eb E F F# ou Gb G G# ou Ab A A# ou Bb B

Potrebbero piacerti anche