Sei sulla pagina 1di 4

Porque Elias e Eliseu teve que passar por, Gilgal, Betel, jerico, e o rio Jordo?

II Reis 2:1-6
1 Quando o Senhor estava para tomar Elias ao cu num redemoinho, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. 2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Betel. Eliseu, porm disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que no te deixarei. E assim desceram a Betel. 3 Ento os filhos dos profetas que estavam em Betel saram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomar o teu senhor por sobre a tua cabea? E ele disse: Sim, eu o sei; calaivos. 4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Jeric. Ele, porm, disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que no te deixarei. E assim vieram a Jeric. 5 Ento os filhos dos profetas que estavam em Jeric se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomar o teu senhor por sobre a tua cabea? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos. 6 E Elias lhe disse: Fica-te aqui, porque o senhor me envia ao Jordo. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que no te deixarei. E assim ambos foram juntos.

Na passagem citada encontramos delineados quatro estgios de uma jornada singular que partia de Gilgal, rumava para Betel. Jeric e, enfim, cruzava o rio Jordo. Na poca em que Elias iria ser elevado ao cu, e Eliseu estava para receber uma poro dobrada do Esprito Santo, esses dois homens de Deus viajavam por um caminho que ligava os quatro locais acima citados.

Gilgal Tratando com a Carne


A fim de interpretar corretamente o significado de Gilgal, devemos, primeiramente, compreender o princpio da primeira meno contido nas Escrituras Sagradas. A partir de Josu 5.9, descobrimos que Gilgal um lugar que significa "removido". Ao ler os versculos 2 a 9, compreendemos que a gerao dos filhos de Israel que inicialmente saram do Egito foi toda circuncidada, ao passo que a gerao de israelitas que nasceram depois, no deserto, no o foi. Naquela poca, esta gerao estava entrando em Cana e, logo, herdaria sua herana. Portanto, a velha carne deveria ser "removida"; o oprbrio do Egito precisava ser lanado fora ou removido para que os filhos de Israel pudessem ter a chance de desfrutar uma nova. vida, porquanto o significado da circunciso, conforme nos revelado no Novo Testamento, indica "despojamento do corpo da carne" (Cl 2.11). Quem verdadeiramente reconhece o que a carne? Quem entende o que quer dizer tratar com a carne? Quem compreende o que quer dizer o julgamento da carne? Muitas pessoas supem que a vitria sobre o pecado a marca da perfeio, mas no sabem que a carne quem peca! No tempo de Josu, Gilgal era exatamente o lugar onde a carne foi despojada e julgada. Para o crente hodierno, Gilgal simboliza o lugar onde a carne deve ser julgada por meio do entendimento que Deus

nos concede. Deus declara que a carne deve ser lanada fora. Assim, concordemos com Ele. Deus afirma que a carne precisa ser circuncidada. Portanto, sejamos circuncidados no corao.

Betel Lidando com o Mundo


De Gilgal, agora temos de avanar em nossa jornada at Betel. O que significa o nome Betel? Novamente, descubramos onde, na Bblia, Betel mencionado pela primeira vez e, assim, poderemos decifrar o que significa para ns hoje em dia. Leia, por favor, Gnesis 12.8. Betel era o lugar onde Abrao edificou um altar. Um altar tem o propsito de estabelecer comunicao com Deus quando a pessoa oferece sacrifcios e entrega-se a Ele por inteiro. Gnesis 12.9-14 relata a descida de Abrao ao Egito. Ali, ele no edificou qualquer altar. Sua comunicao com Deus foi interrompida, e o seu corao de consagrao, posto de lado o que.assinala a diferena entre Betel e Egito. Logo, Betel significa tudo o que contrrio ao que o Egito representa. Gnesis 13.3 e 4 registra algo muito significativo: "Fez as suas jornadas do Neguebe at Betel, at ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; at ao lugar do altar, que outrora tinha leito; e a Abrao invocou o nome doSenhor". Abrao havia perdido a comunho com Deus enquanto estava no Egito. Contudo, quando voltou ao lugar original ou seja, Betel, ele invocou, mais uma vez, o nome do SENHOR. Apenas na Betel espiritual as pessoas tero comunho com Deus e se entregaro a Ele. Por conseguinte, ao passo que Gilgal fala a respeito de vencermos a carne, Betel fala sobre vencermos o mundo, pois, nas Escrituras Sagradas, o Egito representa o mundo. Vencer o mundo uma condio para o arrebatamento e para receber o poder do Esprito Santo. Nossa vida deve chegar ao ponto de o mundo ser incapaz de afetar nosso corao. Quanto, na verdade, estamos separados do mundo? Ser que expressamos, por nossa vida, que nos separamos do mundo? Ser que as nossas atitudes e palavras demonstram que no pertencemos mais a este mundo? E quanto s nossas intenes? Ser que alimentamos algum desejo secreto pelas coisas do mundo? Ser que, de forma sub-reptcia, buscamos o louvor dos homens? Ser que nos permitimos sofrer muito interiormente por causa da calnia dos homens? Quando sofremos alguma perda material, sentimos esta perda com intensidade? Existe alguma diferena entre o que sentimos pelo mundo e o que as pessoas do mundo sentem? Se nosso corao no vencer completamente o mundo, e, se as pessoas, coisas ou os acontecimentos deste mundo ainda ocuparem lugar dentro de ns, no seremos capazes de atingir nosso objetivo. Logo, sejamos vigilantes e fiis. Se no formos cautelosos, voltaremos ao Egito, onde no existem consagrao ou comunho com Deus. Permanecer no Egito, ainda que temporariamente, significa pecar durante certo tempo. Deve ser

muito pattico e digno de d algum "fixar residncia" permanente ali. Embora a pessoa possa at evitar a tentao, no existe altar no Egito.

Jeric Tratando com Satans


A referncia mais clara concernente ao significado de Jeric encontra-se no livro de Josu. Nele, podemos observar a conquista de toda a cidade de Jeric. "Naquele tempo, Josu fez o povo jurar e dizer: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jeric" (6.26). Portanto, Jeric significa ser amaldioado. Esse trecho da histria bblica narra a forma como os filhos de Israel venceram seus inimigos pela primeira vez em Cana. Espiritualmente falando, os diversos povos de Cana representam os espritos malignos que pertencem ao diabo e podem ser comparados s hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, mencionadas em Efsios 6.12. Trata-se dos inimigos contra os quais os crentes lutam hoje em dia. Cremos que alcanaremos o resultado prometido se praticarmos a Palavra. Deus o falou, e isso basta. As pessoas que vivem em Jeric, nos dias atuais, dizem possuir a cidade, mas ns dizemos crer na Palavra de Deus. Elas dizem que as muralhas chegam ao cu, mas ns dizemos que nosso Deus est nos cus. Elas dizem que o territrio incluso na cidade lhes pertence, mas ns dizemos que Deus prometeu dar-nos todo lugar onde pisar a planta do nosso p (veja Js 1.3). A verdadeira guerra espiritual travada entre ns e Satans (com seus espritos demonacos). Essa guerra rene todos os crentes maduros, pois os filhos de Deus, na. Terra, so frequentemente atacados pelos espritos do mal. Esses ataques ocorrem, s vezes, no prprio lugar onde vivem, no corpo, nos pensamentos, nas emoes e no esprito. Sobretudo, no final dos tempos, as foras malignas redobraro seus esforos para impedir que os crentes sirvam ao Senhor, fazendo-os estar angustiados e aflitos com muitas coisas. Com bastante freqncia, os crentes no tem conscincia de estarem sendo atacados pelos espritos malignos e no compreendem por que tudo parece estar contra eles, o que produz uma terrvel confuso e muito problema. muito comum que eles achem naturais as coisas que acontecem e no percebam que esto sendo oprimidos por foras sobrenaturais. A fim de vencer os ataques dos espritos imundos, devemos agir de duas formas: (1) ignorar as circunstncias e os sentimentos, acreditando na promessa contida na Palavra de Deus e fazendo o inimigo baterem retirada; (2) permanecer [pela f] nos lugares celestiais que Cristo nos proporcionou, mantendo, assim, Satans e seus espritos malignos em posio inferior. Sem a Palavra de Deus e sem assumir a posio que Deus nos concedeu pela f no conseguimos ter vitria sobre o inimigo. [Sujeitai-vos pois a Deus...]

O Rio Jordo Tratando com a Morte


O rio Jordo assinala o poder da morte, e, por conseguinte, cruzar o rio Jordo significa vencer a morte. Isso o arrebatamento. Essa faceta da jornada tem uma relao especial com o Senhor Jesus, j que o prprio Senhor foi batizado no rio Jordo. O fato de Ele ter descido s guas batismais indica a morte. O fato de Ele ter subido das guas denota a ressurreio. Ele vence a morte por meio do poder da ressurreio. O maior poder de Satans, conforme sabemos, a prpria morte (veja 1 Co 15.26). como se o Senhor desafiasse Seu inimigo ao dizer: "Faa o que puder Comigo" (cf. Hb 2.14). E, de fato, Satans faz o melhor que pode. No entanto, Deus tem o poder da ressurreio.

Satans almeja matar completamente o Senhor, embora Ele tenha a vida que no pode ser tocada ou apoderada pela morte. O Senhor, conforme dizem as Escrituras, sofreu numa terra seca! Com exceo da ressurreio do Senhor, no h poder que possa vencer a morte. A vida que recebemos, ao tempo da regenerao, essa vida da ressurreio. E o poder da vida ressurreta afugentar toda morte.

Cruzar o mar Vermelho e atravessar o rio Jordo tm significados muito diferentes. Cruzar o mar Vermelho foi um acontecimento forado pelas circunstncias. Os filhos de Israel foram perseguidos pelos inimigos egpcios e teriam sido mortos se no o tivessem cruzado. Atravessar o rio Jordo, todavia, foi uma ao voluntria.

Nos dias de hoje, algumas pessoas recusam-se a cruzar o rio Jordo e no buscam o poder da Sua ressurreio. Porm, Paulo estimava muitssimo este poder e, por isso, buscava-o com diligncia (Fp 3.10-12). Todos os filhos de Deus foram ressuscitados com o Senhor. Entretanto, muitos no conhecem o poder da ressurreio do Senhor na prtica. Portanto, eles no experimentam a vitria sobre a morte. O Esprito Santo s pode descer sobre aqueles que esto repletos da vida da ressurreio. No imagine que, to logo sejamos regenerados, seremos arrebatados. Deus no pode levar algum que no est preparado. Por isso, antes que possamos ter um arrebatamento como Elias, devemos passar pelas experincias de Gilgal, Betel, Jeric e rio Jordo. Deus nos diz que seremos arrebatados. Ento, faamos o que devemos fazer comeando de Gilgal e terminando pela outra margem do Jordo. Descobriremos que Deus estar ali esperando por ns! Irmo Watchman Nee

Potrebbero piacerti anche