Sei sulla pagina 1di 57

AGNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELTRICA - ANEEL

RESOLUO ANEEL N 456, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2000

Estabelece, de forma atualizada e consolidada, as Condies Gerais de Fornecimento de Energia Eltrica.

Texto Original O DIRETOR-GERAL DA AGNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELTRICA ANEEL, no uso de suas atribuies regimentais, de acordo com deliberao da Diretoria, tendo em vista o disposto no Decreto n 24.643, de 10 de julho de 1934 - Cdigo de guas, no Decreto n 41.019, de 26 de fevereiro de 1957 - Regulamento dos Servios de Energia Eltrica, nas Leis n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 - Regime de Concesso e Permisso da Prestao dos Servios Pblicos, n 9.074, de 7 de julho de 1995 - Normas para Outorga e Prorrogao das Concesses e Permisses de Servios Pblicos, n 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Cdigo de Defesa do Consumidor, n 9.427, de 26 de dezembro de 1996 - Instituio da Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL, e no Decreto n 2.335, de 6 de outubro de 1997 - Constituio da Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL; e Considerando a necessidade de rever, atualizar e consolidar as disposies referentes s Condies Gerais de Fornecimento de Energia Eltrica, visando aprimorar o relacionamento entre os agentes responsveis pela prestao do servio pblico de energia eltrica e os consumidores; Considerando a convenincia de imprimir melhor aproveitamento ao sistema eltrico e, conseqentemente, minimizar a necessidade de investimentos para ampliao de sua capacidade; Considerando a convenincia e oportunidade de consolidar e aprimorar as disposies vigentes relativas ao fornecimento de energia eltrica, com tarifas diferenciadas para a demanda de potncia e consumo de energia, conforme os perodos do ano, os horrios de utilizao e a estrutura tarifria horo-sazonal; Considerando as sugestes recebidas em funo da Audincia Pblica ANEEL n 007/98, realizada em 10 de fevereiro de 1999, sobre as Condies de Fornecimento para Iluminao Pblica; e Considerando as sugestes recebidas dos consumidores, de organizaes de defesa do consumidor, de associaes representativas dos grandes consumidores de energia eltrica, das concessionrias distribuidoras e geradoras de energia eltrica, de organizaes sindicais representativas de empregados de empresas distribuidoras de energia eltrica, bem como as sugestes recebidas em funo da Audincia Pblica ANEEL n 007/99, realizada em 5 de novembro de 1999, RESOLVE: Art. 1. Estabelecer, na forma que se segue, as disposies atualizadas e consolidadas relativas s condies gerais de fornecimento de energia eltrica a serem observadas tanto pelas concessionrias e permissionrias quanto pelos consumidores.

Pargrafo nico. Estas disposies aplicam-se tambm aos consumidores livres, no que couber, de forma complementar respectiva regulamentao. Das Definies Art. 2. Para os fins e efeitos desta Resoluo so adotadas as seguintes definies mais usuais: I - Carga instalada: soma das potncias nominais dos equipamentos eltricos instalados na unidade consumidora, em condies de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW). II - Concessionria ou permissionria: agente titular de concesso ou permisso federal para prestar o servio pblico de energia eltrica, referenciado, doravante, apenas pelo termo concessionria. III - Consumidor: pessoa fsica ou jurdica, ou comunho de fato ou de direito, legalmente representada, que solicitar a concessionria o fornecimento de energia eltrica e assumir a responsabilidade pelo pagamento das faturas e pelas demais obrigaes fixadas em normas e regulamentos da ANEEL, assim vinculando-se aos contratos de fornecimento, de uso e de conexo ou de adeso, conforme cada caso. IV - Consumidor livre: consumidor que pode optar pela compra de energia eltrica junto a qualquer fornecedor, conforme legislao e regulamentos especficos. V - Contrato de adeso: instrumento contratual com clusulas vinculadas s normas e regulamentos aprovados pela ANEEL, no podendo o contedo das mesmas ser modificado pela concessionria ou consumidor, a ser aceito ou rejeitado de forma integral. VI - Contrato de fornecimento: instrumento contratual em que a concessionria e o consumidor responsvel por unidade consumidora do Grupo A ajustam as caractersticas tcnicas e as condies comerciais do fornecimento de energia eltrica. VII - Contrato de uso e de conexo: instrumento contratual em que o consumidor livre ajusta com a concessionria as caractersticas tcnicas e as condies de utilizao do sistema eltrico local, conforme regulamentao especfica. VIII - Demanda: mdia das potncias eltricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema eltrico pela parcela da carga instalada em operao na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado. IX - Demanda contratada: demanda de potncia ativa a ser obrigatria e continuamente disponibilizada pela concessionria, no ponto de entrega, conforme valor e perodo de vigncia fixados no contrato de fornecimento e que dever ser integralmente paga, seja ou no utilizada durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW). X - Demanda de ultrapassagem: parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada, expressa em quilowatts (kW). XI - Demanda faturvel: valor da demanda de potncia ativa, identificado de acordo com os critrios estabelecidos e considerada para fins de faturamento, com aplicao da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW).

XII - Demanda medida: maior demanda de potncia ativa, verificada por medio, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW). XIII - Energia eltrica ativa: energia eltrica que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowatts-hora (kWh). XIV - Energia eltrica reativa: energia eltrica que circula continuamente entre os diversos campos eltricos e magnticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampre-reativo-hora (kVArh). XV - Estrutura tarifria: conjunto de tarifas aplicveis s componentes de consumo de energia eltrica e/ou demanda de potncia ativas de acordo com a modalidade de fornecimento. XVI - Estrutura tarifria convencional: estrutura caracterizada pela aplicao de tarifas de consumo de energia eltrica e/ou demanda de potncia independentemente das horas de utilizao do dia e dos perodos do ano. XVII - Estrutura tarifria horo-sazonal: estrutura caracterizada pela aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica e de demanda de potncia de acordo com as horas de utilizao do dia e dos perodos do ano, conforme especificao a seguir: a) Tarifa Azul: modalidade estruturada para aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com as horas de utilizao do dia e os perodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potncia de acordo com as horas de utilizao do dia. b) Tarifa Verde: modalidade estruturada para aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com as horas de utilizao do dia e os perodos do ano, bem como de uma nica tarifa de demanda de potncia. c) Horrio de ponta (P): perodo definido pela concessionria e composto por 3 (trs) horas dirias consecutivas, exceo feita aos sbados, domingos, tera-feira de carnaval, sexta-feira da Paixo, Corpus Christi, dia de finados e os demais feriados definidos por lei federal, considerando as caractersticas do seu sistema eltrico. (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) d) Horrio fora de ponta (F): perodo composto pelo conjunto das horas dirias consecutivas e complementares quelas definidas no horrio de ponta. e) Perodo mido (U): perodo de 5 (cinco) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte. f) Perodo seco (S): perodo de 7 (sete) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de maio a novembro. XVIII - Fator de carga: razo entre a demanda mdia e a demanda mxima da unidade consumidora, ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado. XIX - Fator de demanda: razo entre a demanda mxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.

XX - Fator de potncia: razo entre a energia eltrica ativa e a raiz quadrada da soma dos quadrados das energias eltricas ativa e reativa, consumidas num mesmo perodo especificado. XXI - Fatura de energia eltrica: nota fiscal que apresenta a quantia total que deve ser paga pela prestao do servio pblico de energia eltrica, referente a um perodo especificado, discriminando as parcelas correspondentes. XXII - Grupo A: grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tenso igual ou superior a 2,3 kV, ou, ainda, atendidas em tenso inferior a 2,3 kV a partir de sistema subterrneo de distribuio e faturadas neste Grupo nos termos definidos no art. 82, caracterizado pela estruturao tarifria binmia e subdividido nos seguintes subgrupos: a) Subgrupo A1 - tenso de fornecimento igual ou superior a 230 kV; b) Subgrupo A2 - tenso de fornecimento de 88 kV a 138 kV; c) Subgrupo A3 - tenso de fornecimento de 69 kV; d) Subgrupo A3a - tenso de fornecimento de 30 kV a 44 kV; e) Subgrupo A4 - tenso de fornecimento de 2,3 kV a 25 kV; f) Subgrupo AS - tenso de fornecimento inferior a 2,3 kV, atendidas a partir de sistema subterrneo de distribuio e faturadas neste Grupo em carter opcional. XXIII - Grupo B: grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tenso inferior a 2,3 kV, ou, ainda, atendidas em tenso superior a 2,3 kV e faturadas neste Grupo nos termos definidos nos arts. 79 a 81, caracterizado pela estruturao tarifria monmia e subdividido nos seguintes subgrupos: a) Subgrupo B1 - residencial; b) Subgrupo B1 - residencial baixa renda; c) Subgrupo B2 - rural; d) Subgrupo B2 - cooperativa de eletrificao rural; e) Subgrupo B2 - servio pblico de irrigao; f) Subgrupo B3 - demais classes; g) Subgrupo B4 - iluminao pblica. XXIV - Iluminao Pblica: servio que tem por objetivo prover de luz, ou claridade artificial, os logradouros pblicos no perodo noturno ou nos escurecimentos diurnos ocasionais, inclusive aqueles que necessitam de iluminao permanente no perodo diurno. XXV - Pedido de ligao: ato voluntrio do interessado na prestao do servio pblico, pela distribuidora, de fornecimento de energia ou conexo e uso do sistema eltrico, segundo o disposto nas normas e nos respectivos contratos, e ainda, pela alterao de titularidade, nos casos em que a unidade consumidora permanea ligada.

(Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 315, de 13.05.2008) XXVI - Ponto de entrega: ponto de conexo do sistema eltrico da concessionria com as instalaes eltricas da unidade consumidora, caracterizando-se como o limite de responsabilidade do fornecimento. XXVII - Potncia: quantidade de energia eltrica solicitada na unidade de tempo, expressa em quilowatts (kW). XXVIII - Potncia disponibilizada: potncia de que o sistema eltrico da concessionria deve dispor para atender aos equipamentos eltricos da unidade consumidora, segundo os critrios estabelecidos nesta Resoluo e configurada nos seguintes parmetros: (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 614, de 06.11.2002) a) unidade consumidora do Grupo A: a demanda contratada, expressa em quilowatts (kW); b) unidade consumidora do Grupo B: a potncia em kVA, resultante da multiplicao da capacidade nominal ou regulada, de conduo de corrente eltrica do equipamento de proteo geral da unidade consumidora pela tenso nominal, observado no caso de fornecimento trifsico, o fator especfico referente ao nmero de fases. XXIX - Potncia instalada: soma das potncias nominais de equipamentos eltricos de mesma espcie instalados na unidade consumidora e em condies de entrar em funcionamento. XXX - Ramal de ligao: conjunto de condutores e acessrios instalados entre o ponto de derivao da rede da concessionria e o ponto de entrega. XXXI - Religao: procedimento efetuado pela concessionria com o objetivo de restabelecer o fornecimento unidade consumidora, por solicitao do mesmo consumidor responsvel pelo fato que motivou a suspenso. XXXII - Subestao: parte das instalaes eltricas da unidade consumidora atendida em tenso primria de distribuio que agrupa os equipamentos, condutores e acessrios destinados proteo, medio, manobra e transformao de grandezas eltricas. XXXIII - Subestao transformadora compartilhada: subestao particular utilizada para fornecimento de energia eltrica simultaneamente a duas ou mais unidades consumidoras. XXXIV - Tarifa: preo da unidade de energia eltrica e/ou da demanda de potncia ativas. XXXV - Tarifa monmia: tarifa de fornecimento de energia eltrica constituda por preos aplicveis unicamente ao consumo de energia eltrica ativa. XXXVI - Tarifa binmia: conjunto de tarifas de fornecimento constitudo por preos aplicveis ao consumo de energia eltrica ativa e demanda faturvel. XXXVII - Tarifa de ultrapassagem: tarifa aplicvel sobre a diferena positiva entre a demanda medida e a contratada, quando exceder os limites estabelecidos.

XXXVIII - Tenso secundria de distribuio: tenso disponibilizada no sistema eltrico da concessionria com valores padronizados inferiores a 2,3 kV. XIL - Tenso primria de distribuio: tenso disponibilizada no sistema eltrico da concessionria com valores padronizados iguais ou superiores a 2,3 kV. XL - Unidade consumidora: conjunto de instalaes e equipamentos eltricos caracterizado pelo recebimento de energia eltrica em um s ponto de entrega, com medio individualizada e correspondente a um nico consumidor. XLI - Valor lquido da fatura: valor em moeda corrente resultante da aplicao das respectivas tarifas de fornecimento, sem incidncia de imposto, sobre as componentes de consumo de energia eltrica ativa, de demanda de potncia ativa, de uso do sistema, de consumo de energia eltrica e demanda de potncia reativas excedentes. XLII - Valor mnimo faturvel: valor referente ao custo de disponibilidade do sistema eltrico, aplicvel ao faturamento de unidades consumidoras do Grupo B, de acordo com os limites fixados por tipo de ligao. Do Pedido de Fornecimento Art. 3 Efetivado o pedido de ligao ou de alterao de titularidade concessionria, o interessado ser cientificado quanto : (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n. 315, de 13.05.2008) I - obrigatoriedade de: a) observncia, nas instalaes eltricas da unidade consumidora, das normas expedidas pelos rgos oficiais competentes, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT ou outra organizao credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - CONMETRO, e das normas e padres da concessionria, postos disposio do interessado; b) instalao, pelo interessado, quando exigido pela concessionria, em locais apropriados de livre e fcil acesso, de caixas, quadros, painis ou cubculos destinados instalao de medidores, transformadores de medio e outros aparelhos da concessionria, necessrios medio de consumos de energia eltrica e demandas de potncia, quando houver, e proteo destas instalaes; c) declarao descritiva da carga instalada na unidade consumidora; d) celebrao de contrato de fornecimento com consumidor responsvel por unidade consumidora do Grupo A; e) aceitao dos termos do contrato de adeso pelo consumidor responsvel por unidade consumidora do Grupo B; f) fornecimento de informaes referentes a natureza da atividade desenvolvida na unidade consumidora, a finalidade da utilizao da energia eltrica, e a necessidade de comunicar eventuais alteraes supervenientes.

g) anteriormente ligao ou alterao de titularidade, apresentao do original do Cadastro de Pessoa Fsica CPF, desde que no esteja em situao cadastral cancelada ou anulada de acordo com a Instruo Normativa no 461 da Receita Federal, e da Carteira de Identidade ou, na inexistncia desta, de outro documento de identificao oficial com foto, e apenas o Registro Administrativo de Nascimento Indgena RANI no caso de indgenas. (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 407, de 27.07.2010) (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n. 315, de 13.05.2008) II - eventual necessidade de: a) execuo de obras e/ou servios nas redes e/ou instalao de equipamentos, da concessionria e/ou do consumidor, conforme a tenso de fornecimento e a carga instalada a ser atendida; b) construo, pelo interessado, em local de livre e fcil acesso, em condies adequadas de iluminao, ventilao e segurana, de compartimento destinado, exclusivamente, instalao de equipamentos de transformao, proteo e outros, da concessionria e/ou do interessado, necessrios ao atendimento das unidades consumidoras da edificao; c) obteno de autorizao federal para construo de linha destinada a uso exclusivo do interessado; d) apresentao de licena emitida por rgo responsvel pela preservao do meio ambiente, quando a unidade consumidora localizar-se em rea de proteo ambiental; e) participao financeira do interessado, na forma da legislao e regulamentos aplicveis; f) adoo, pelo interessado, de providncias necessrias obteno de benefcios estipulados pela legislao; g) apresentao dos documentos relativos sua constituio e registro, quando pessoa jurdica; h) (Revogada pela Resoluo Normativa ANEEL n 315, de 13.05.2008) i) aprovao do projeto de extenso de rede, antes do incio das obras, quando da execuo pelo interessado mediante a contratao de terceiro legalmente habilitado; (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) j) apresentao de documento que comprove a propriedade do imvel, para fins de transferncia da titularidade sobre unidade consumidora; e (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) l) apresentao de documento que comprove a locao do imvel, para fins de transferncia das obrigaes perante a unidade consumidora, nos termos do art. 23, inciso VIII, da Lei n 8.245, de 18 de outubro de 1991 (Lei do inquilinato).

(Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) 1 O prazo para atendimento, sem nus de qualquer espcie para o interessado, dever obedecer, quando for o caso, ao Plano de Universalizao, aprovado pela ANEEL; (Pargrafo acrescentado pela Resoluo ANEEL n 223, de 29.04.2003) 2 A concessionria dever fornecer ao interessado a informao referida no pargrafo anterior, por escrito, e manter cadastro especfico para efeito de fiscalizao. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo ANEEL n 223, de 29.04.2003) 3 A concessionria poder exigir o documento a que se referem as alneas j ou l do inciso II somente quando existirem dbitos remanescentes vinculados unidade consumidora, exceto para as unidades classificadas como residencial baixa renda. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) 4 A apresentao dos documentos originais constantes da alnea g do inciso I poder, a critrio da concessionria, ser efetuada quando da inspeo do padro de entrada da unidade consumidora, da leitura para o ltimo faturamento da relao contratual anterior, ou de quaisquer outros procedimentos similares que permitam a comprovao da identidade do solicitante. (Pargrafo includo pela Resoluo Normativa ANEEL n 315, de 13.05.2008) 5 As concessionrias devem oferecer ao solicitante de pedido de ligao ou alterao de titularidade, das classes residencial e rural, todas as informaes dos critrios definidos na Lei n 12.212, de 2010, para o enquadramento nas Subclasses Residencial Baixa Renda. (Pargrafo includo pela Resoluo Normativa ANEEL n 407, de 27.07.2010) Art. 4. A concessionria poder condicionar a ligao, religao, alteraes contratuais, aumento de carga ou contratao de fornecimentos especiais, solicitados por quem tenha quaisquer dbitos no mesmo ou em outro local de sua rea de concesso, quitao dos referidos dbitos. 1 A concessionria no poder condicionar a ligao de unidade consumidora ao pagamento de dbito que no seja decorrente de fato originado pela prestao do servio pblico de energia eltrica ou no autorizado pelo consumidor, no mesmo ou em outro local de sua rea de concesso, exceto nos casos de sucesso comercial. 2 A concessionria no poder condicionar a ligao de unidade consumidora ao pagamento de dbito pendente em nome de terceiros. Art. 5. A concessionria dever comunicar, por escrito, quando da efetivao do pedido de fornecimento ou sempre que solicitado, as opes disponveis para faturamento ou mudana de Grupo tarifrio e prestar as informaes necessrias e adequadas a cada caso, cabendo ao consumidor formular sua opo tambm por escrito. 1 A concessionria informar as opes de que tratam os arts. 53, 79 a 82, conforme disposto neste artigo, devendo o consumidor apresentar pedido, por escrito, concessionria, que se

manifestar no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da opo. 2 Exercida qualquer das opes previstas nos arts. 53, 79 a 82, dever ser efetuada nova alterao nos critrios de faturamento quando: I - o consumidor o solicitar, desde que a modificao anterior tenha sido feita h mais de 12 (doze) ciclos consecutivos e completos de faturamento; ou II - a concessionria constatar descontinuidade no atendimento dos requisitos exigveis para a opo. Da Tenso de Fornecimento Art. 6. Competir a concessionria estabelecer e informar ao interessado a tenso de fornecimento para a unidade consumidora, com observncia dos seguintes limites: I - tenso secundria de distribuio: quando a carga instalada na unidade consumidora for igual ou inferior a 75 kW; II - tenso primria de distribuio inferior a 69 kV: quando a carga instalada na unidade consumidora for superior a 75 kW e a demanda contratada ou estimada pelo interessado, para o fornecimento, for igual ou inferior a 2.500 kW; e III - tenso primria de distribuio igual ou superior a 69 kV: quando a demanda contratada ou estimada pelo interessado, para o fornecimento, for superior a 2.500 kW. Pargrafo nico. Quando se tratar de unidade consumidora do Grupo A, a informao referida no caput deste artigo dever ser efetuada por escrito. Art. 7. A concessionria poder estabelecer a tenso do fornecimento sem observar os limites de que trata o art. 6, quando a unidade consumidora incluir-se em um dos seguintes casos: I - for atendvel, em princpio, em tenso primria de distribuio, mas situar-se em prdio de mltiplas unidades consumidoras predominantemente passveis de incluso no critrio de fornecimento em tenso secundria de distribuio, conforme o inciso I, art. 6, e no oferecer condies para ser atendida nesta tenso; II - estiver localizada em rea servida por sistema subterrneo de distribuio, ou prevista para ser atendida pelo referido sistema de acordo com o plano j configurado no Programa de Obras da concessionria; III - (Revogado pela Resoluo ANEEL n 223, de 29.04.2003) IV - tiver equipamento que, pelas suas caractersticas de funcionamento ou potncia, possa prejudicar a qualidade do fornecimento a outros consumidores; e V - havendo convenincia tcnica e econmica para o sistema eltrico da concessionria, no acarretar prejuzo ao interessado. Art. 8. O responsvel por unidade consumidora atendvel, a princpio, segundo os limites referidos nos incisos II e III, art. 6, poder optar por tenso de fornecimento diferente daquela estabelecida pela concessionria, desde que, havendo viabilidade tcnica do sistema

eltrico, assuma os investimentos adicionais necessrios ao atendimento no nvel de tenso pretendido. Do Ponto de Entrega Art. 9. O ponto de entrega de energia eltrica dever situar-se no limite da via pblica com o imvel em que se localizar a unidade consumidora, ressalvados os seguintes casos: I - havendo uma ou mais propriedades entre a via pblica e o imvel em que se localizar a unidade consumidora, o ponto de entrega situar-se- no limite da via pblica com a primeira propriedade intermediria; II - em rea servida por rede area, havendo interesse do consumidor em ser atendido por ramal subterrneo, o ponto de entrega situar-se- na conexo deste ramal com a rede area; III - nos casos de prdios de mltiplas unidades, cuja transformao pertena a concessionria e esteja localizada no interior do imvel, o ponto de entrega situar-se- na entrada do barramento geral; IV - quando se tratar de linha de propriedade do consumidor, o ponto de entrega situarse- na estrutura inicial desta linha; V - havendo convenincia tcnica e observados os padres da concessionria, o ponto de entrega poder situar-se dentro do imvel em que se localizar a unidade consumidora; VI - tratando-se de condomnio horizontal, o ponto de entrega dever situar-se no limite da via interna do condomnio com cada frao integrante do parcelamento; e VII - tratando-se de fornecimento destinado a sistema de iluminao pblica, o ponto de entrega ser, alternativamente: a) a conexo da rede de distribuio da concessionria com as instalaes eltricas de iluminao pblica, quando estas pertencerem ao Poder Pblico; e b) o bulbo da lmpada, quando as instalaes destinadas iluminao pblica pertencerem concessionria. Pargrafo nico. O ponto de entrega poder situar-se ou no no local onde forem instalados os equipamentos para medio do consumo de energia eltrica. Art. 10. At o ponto de entrega a concessionria dever adotar todas as providncias com vistas a viabilizar o fornecimento, observadas as condies estabelecidas na legislao e regulamentos aplicveis, bem como operar e manter o seu sistema eltrico. Art. 11. A antecipao de atendimento de que trata o art. 14, 5, da Lei n 10.438, de 26 de abril de 2002, com redao dada pela Lei n 10.762, de 11 de novembro de 2003, poder ser feita mediante execuo da obra pelo interessado, observados os termos da Resoluo n 223, de 29 de abril de 2003, e as seguintes condies: (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004)

I a concessionria dever, sempre, entregar ao interessado o respectivo oramento da obra, no prazo de at 30 (trinta) dias, contados da data da solicitao; (Inciso acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) II o valor a ser restitudo, quando o interessado optar pela execuo da obra, ser o constante do oramento entregue pela concessionria, mediante pagamento em parcela nica e independente de qualquer comprovao, acrescido de atualizao e juros, conforme art. 11, 2 da Resoluo n 223, de 2003; (Inciso acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) III a obra poder ser executada por terceiro legalmente habilitado, contratado pelo interessado; (Inciso acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) IV a concessionria dever disponibilizar ao interessado as normas e os padres tcnicos respectivos, alm de: (Inciso acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) a) orientar quanto ao cumprimento de exigncias obrigatrias; (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) b) fornecer as especificaes tcnicas de equipamentos; (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) c) informar os requisitos de segurana e proteo; (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) d) informar que ser procedida a fiscalizao antes do recebimento; e (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) e) alertar que a no-conformidade com o definido dever ser explicitada, implicando o no-recebimento das instalaes e a recusa de ligao da unidade consumidora at que sejam atendidos os requisitos estabelecidos no projeto aprovado; (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) V o projeto dever ser aprovado, antes do incio das obras, em at 45 (quarenta e cinco) dias aps sua apresentao concessionria; (Inciso acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) VI todos os procedimentos vinculados ao disposto nos incisos IV e V deste artigo, inclusive vistoria e comissionamento para fins de incorporao aos bens e instalaes da concessionria, sero sem nus para o interessado; e

(Inciso acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) VII a execuo da obra pelo interessado, em nenhum caso, poder estar vinculada exigncia de fornecimento, pela concessionria, de quaisquer equipamentos ou servios, exceto aqueles previstos nos incisos IV, V e VI deste artigo. (Inciso acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) 1 Aps a entrega do oramento o interessado dever optar, no prazo mximo de 30 dias, entre executar a obra ou financiar a execuo pela concessionria, neste caso com base no oramento apresentado, nos termos do art. 11 da Resoluo n 223, de 29 de abril de 2003. (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) 2 A concessionria dever disponibilizar as informaes de que trata o inciso IV deste artigo no prazo mximo de 15 (quinze) dias, contados da data do exerccio da opo a que se refere o pargrafo anterior, sempre que o interessado optar pela execuo da obra por terceiro. (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 058, de 26.04.2004) Da Unidade Consumidora Art. 12. A cada consumidor corresponder uma ou mais unidades consumidoras, no mesmo local ou em locais diversos. 1 O atendimento a mais de uma unidade consumidora, de um mesmo consumidor, no mesmo local, condicionar-se- observncia de requisitos tcnicos e de segurana previstos nas normas e/ou padres da concessionria. 2 Poder ser efetuado fornecimento a mais de uma unidade consumidora do Grupo A, por meio de subestao transformadora compartilhada, desde que pactuados e atendidos os requisitos tcnicos da concessionria e dos consumidores, e observadas as seguintes condies: (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 226, de 24.04.2002) a) Somente podero compartilhar subestao transformadora, nos termos do pargrafo anterior, unidades consumidoras do Grupo A, localizadas em uma mesma propriedade e/ou cujas propriedades sejam contguas, sendo vedada utilizao de propriedade de terceiros, no envolvidos no referido compartilhamento, para ligao de unidade consumidora que participe do mesmo. (Alnea acrescentada pela Resoluo ANEEL n 226, de 24.04.2002) b) No ser permitida a adeso de outras unidades consumidoras, alm daquelas inicialmente pactuadas, salvo mediante acordo entre os consumidores participantes do compartilhamento e a concessionria. (Alnea acrescentada pela Resoluo ANEEL n 226, de 24.04.2002) 3 O compartilhamento a que se refere o pargrafo anterior, poder ser realizado entre concessionria e consumidores, mediante acordo entre as partes.

(Redao dada pela Resoluo ANEEL n 226, de 24.04.2002) 4 As medies individualizadas devero ser integralizadas para fins de faturamento quando, por necessidade tcnica da concessionria, existirem vrios pontos de entrega no mesmo local e desde que o fornecimento esteja sendo efetuado na mesma tenso. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo ANEEL n 226, de 24.04.2002) Art. 13. Em condomnios verticais e/ou horizontais, onde pessoas fsicas ou jurdicas forem utilizar energia eltrica de forma independente, cada frao caracterizada por uso individualizado constituir uma unidade consumidora, ressalvado o disposto no art. 14. 1 As instalaes para atendimento das reas de uso comum constituiro uma unidade consumidora, que ser de responsabilidade do condomnio, da administrao ou do proprietrio do prdio ou conjunto de que trata este artigo, conforme o caso. 2 Prdio constitudo por uma s unidade consumidora, que venha a se enquadrar na condio indicada no caput deste artigo, dever ter suas instalaes eltricas internas adaptadas para permitir a colocao de medio, de modo a serem individualizadas as diversas unidades consumidoras correspondentes. Art. 14. Prdio com predominncia de estabelecimentos comerciais de servios, varejistas e/ou atacadistas, poder ser considerado uma s unidade consumidora, se atendidas, cumulativamente, as seguintes condies: I - que a propriedade de todos os compartimentos do imvel, prdio ou o conjunto de edificaes, seja de uma s pessoa fsica ou jurdica e que o mesmo esteja sob a responsabilidade administrativa de organizao incumbida da prestao de servios comuns a seus integrantes; II - que a organizao referida no inciso anterior assuma as obrigaes de que trata o inciso III, art. 2, na condio de consumidor; III - que a demanda contratada, para prdio ou conjunto de estabelecimentos comerciais varejistas e/ou atacadistas, seja igual ou superior a 500 kW, e, para conjunto de estabelecimentos comerciais de servios, seja igual ou superior a 5000 kW; IV - que o valor da fatura relativa ao fornecimento seja rateado entre seus integrantes, sem qualquer acrscimo; e V - que as instalaes internas de utilizao de energia eltrica permitam a colocao, a qualquer tempo, de equipamentos de medio individualizados para cada compartimento do prdio ou do conjunto de edificaes. 1 organizao mencionada no inciso I deste artigo caber manifestar, por escrito, a opo pelo fornecimento nas condies previstas neste artigo. 2 A organizao de que trata o inciso I deste artigo no poder interromper, suspender ou interferir na utilizao de energia eltrica por parte dos integrantes do prdio ou do conjunto de edificaes. 3 Qualquer compartimento do prdio, com carga instalada superior ao limite mnimo estabelecido para atendimento em tenso primria de distribuio, poder ser atendido diretamente

pela concessionria, desde que haja pedido neste sentido e que sejam satisfeitas as condies regulamentares e tcnicas pertinentes. Art. 15. Havendo convenincia tcnica e/ou econmica, ficar facultado concessionria atender a prdio ou conjunto de estabelecimentos comerciais com fornecimento em tenso primria de distribuio, nos moldes do disposto no art. 14, independentemente do valor da demanda contratada. Art. 16. O fornecimento de energia eltrica em um s ponto, a prdio ou a conjunto de estabelecimentos comerciais com compartimentos j ligados individualmente, depender, alm do preenchimento dos requisitos previstos no art. 14, do ressarcimento concessionria de eventuais investimentos realizados, nos termos da legislao e regulamentos aplicveis. Art. 17. Se o consumidor utilizar na unidade consumidora, revelia da concessionria, carga susceptvel de provocar distrbios ou danos no sistema eltrico de distribuio ou nas instalaes e/ou equipamentos eltricos de outros consumidores, facultado concessionria exigir desse consumidor o cumprimento das seguintes obrigaes: I - a instalao de equipamentos corretivos na unidade consumidora, com prazos pactuados e/ou o pagamento do valor das obras necessrias no sistema eltrico da concessionria, destinadas a correo dos efeitos desses distrbios; e II - o ressarcimento concessionria de indenizaes por danos acarretados a outros consumidores, que, comprovadamente, tenham decorrido do uso da carga provocadora das irregularidades. 1 Na hiptese do inciso I, a concessionria obrigada a comunicar ao consumidor, por escrito, as obras que realizar e o necessrio prazo de concluso, fornecendo, para tanto, o respectivo oramento detalhado. 2 No caso referido no inciso II, a concessionria obrigada a comunicar ao consumidor, por escrito, a ocorrncia dos danos, bem como a comprovao das despesas incorridas, nos termos da legislao e regulamentos aplicveis. Da Classificao e Cadastro Art. 18. A concessionria classificar a unidade consumidora de acordo com a atividade nela exercida, ressalvadas as excees previstas nesta Resoluo. 1 A concessionria dever analisar todos os elementos de caracterizao da unidade consumidora objetivando a aplicao da tarifa mais vantajosa a que o consumidor tiver direito, em especial quando a finalidade informada for residencial, caso em que a classificao ser definida considerando as subclasses Residencial, Residencial Baixa Renda ou Rural Agropecuria Residencial. 2 Quando for exercida mais de uma atividade na mesma unidade consumidora, prevalecer, para efeito de classificao, a que corresponder maior parcela da carga instalada, excetuada a unidade consumidora classificvel como Servio Pblico, consoante o disposto no inciso VII, art. 20. Art. 19. Nos casos em que a reclassificao da unidade consumidora implicar em alterao da tarifa aplicada, a concessionria dever proceder os ajustes necessrios conforme as

situaes indicadas nos incisos I e II deste artigo, emitir comunicado especfico informando ao consumidor as alteraes decorrentes e observando os prazos a seguir fixados: I - reduo da tarifa: a reclassificao dever ser realizada imediatamente aps a constatao e a comunicao at a data da apresentao da primeira fatura corrigida; ou II - elevao da tarifa: a comunicao dever ser realizada, no mnimo, com 15 (quinze) dias antes da apresentao da primeira fatura corrigida. Art. 20. Ficam estabelecidas as seguintes classes e subclasses para efeito de aplicao de tarifas: I Residencial Fornecimento para unidade consumidora com fim residencial, ressalvado os casos previstos na alnea a do inciso IV, deste artigo, devendo ser consideradas as seguintes Subclasses: a) Residencial - fornecimento para unidade consumidora com fim residencial no contemplada nas alneas abaixo, includo o fornecimento para instalaes de uso comum de prdio ou conjunto de edificaes, com predominncia de unidades consumidoras residenciais; b) Residencial Baixa Renda; (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 407 de 27.07.2010) c) Residencial Baixa Renda Indgena; d) Residencial Baixa Renda Quilombola; e e) Residencial Baixa Renda BPC. (Alneas includas pela Resoluo Normativa ANEEL n 407 de 27.07.2010) II Industrial Fornecimento para unidade consumidora em que seja desenvolvida atividade industrial, inclusive o transporte de matria-prima, insumo ou produto resultante do seu processamento, caracterizado como atividade de suporte e sem fim econmico prprio, desde que realizado de forma integrada fisicamente unidade consumidora industrial, devendo ser feita distino entre as seguintes atividades, conforme definido no Cadastro Nacional de Atividades Econmicas - CNAE: 1 - extrao de carvo mineral; 2 - extrao de petrleo e servios correlatos; 3 - extrao de minerais metlicos; 4 - extrao de minerais no metlicos; 5 - fabricao de produtos alimentcios e bebidas; 6 - fabricao de produtos do fumo;

7 - fabricao de produtos txteis; 8 - confeco de artigos do vesturio e acessrios; 9 - preparao de couros e fabricao de artefatos de couro, artigos de viagem e calados; 10 - fabricao de produtos de madeira; 11 - fabricao de celulose, papel e produtos de papel; 12 - edio, impresso e reproduo de gravaes; 13 - fabricao de coque, refino de petrleo, elaborao de combustveis nucleares e produo de lcool; 14 - fabricao de produtos qumicos; 15 - fabricao de artigos de borracha e plstico; 16 - fabricao de produtos de minerais no-metlicos; 17 - metalurgia bsica; 18 - fabricao de produtos de metal - exclusive mquinas e equipamentos; 19 - fabricao de mquinas e equipamentos; 20 - fabricao de mquinas para escritrio e equipamentos de informtica; 21 - fabricao de mquinas, aparelhos e materiais eltricos; 22 - fabricao de material eletrnico e de aparelhos e equipamentos de comunicaes; 23 - fabricao de instrumentos mdico-hospitalares, de preciso, pticos e para automao industrial; 24 - fabricao e montagem de veculos automotores , reboques e carrocerias; 25 - fabricao de outros equipamentos de transporte; 26 - fabricao de mveis e indstrias diversas; 27 - reciclagem de sucatas metlicas e no metlicas; 28 - construo civil; e 29 - outras indstrias. III - Comercial, Servios e outras Atividades

Fornecimento para unidade consumidora em que seja exercida atividade comercial ou de prestao de servios, ressalvado o disposto no inciso VII deste artigo, ou outra atividade no prevista nas demais classes, inclusive o fornecimento destinado s instalaes de uso comum de prdio ou conjunto de edificaes com predominncia de unidades consumidoras no residenciais, devendo ser consideradas as seguintes subclasses: a) Comercial; b) Servios de Transporte, exclusive trao eltrica; c) Servios de Comunicaes e Telecomunicaes; e d) Outros Servios e outras atividades. IV - Rural Fornecimento para unidade consumidora localizada em rea rural, onde seja desenvolvida atividade relativa agropecuria, inclusive o beneficiamento ou a conservao dos produtos agrcolas oriundos da mesma propriedade, sujeita comprovao perante a concessionria, devendo ser consideradas as seguintes subclasses: (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) a) Agropecuria Fornecimento para unidade consumidora cujo consumidor desenvolva atividade relativa agricultura e/ou a criao, recriao ou engorda de animais, inclusive o beneficiamento ou a conservao dos produtos agrcolas oriundos da mesma propriedade rural, bem como a transformao de produtos destinados utilizao exclusivamente na unidade consumidora, devendo ser includa tambm nesta subclasse: (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) 1. fornecimento para instalaes eltricas de poos de captao de gua, de uso comum, para atender propriedades rurais com objetivo agropecurio, desde que no haja comercializao da gua; e (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) 2. servio de bombeamento de gua destinada atividade de irrigao agrcola. (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) b) Cooperativa de Eletrificao Rural Fornecimento para cooperativa de eletrificao rural que atenda aos requisitos estabelecidos na legislao e regulamentos aplicveis. c) Indstria Rural Fornecimento para unidade consumidora que se dedicar a atividades agroindustriais, ou seja, em que seja promovida a transformao, o beneficiamento, a armazenagem e a conservao

de produtos advindos diretamente da agropecuria, desde que a potncia posta sua disposio no ultrapasse 112,5 kVA. (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) d) Coletividade Rural Fornecimento para unidade consumidora caracterizada por grupamento de usurios de energia eltrica, com predominncia de carga em atividade classificvel como agropecuria, que no seja cooperativa de eletrificao rural. e) Servio Pblico de Irrigao Rural Fornecimento exclusivamente para unidade consumidora em que seja desenvolvida atividade de bombeamento d'gua, para fins de irrigao, destinada atividade agropecuria e explorada por entidade pertencente ou vinculada Administrao Direta, Indireta ou Fundaes de Direito Pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios. f) Escola Agrotcnica Fornecimento exclusivamente para unidade consumidora em que seja desenvolvida atividade de ensino e pesquisa direcionada agropecuria, sem fins lucrativos, e explorada por entidade pertencente ou vinculada Administrao Direta, Indireta ou Fundaes de Direito Pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios. g) Residencial Rural Fornecimento para unidade consumidora situada em rea rural com fim residencial, utilizada por trabalhador rural ou trabalhador aposentado nesta condio, e, tambm, para unidade consumidora localizada em rea urbana e onde se desenvolvam as atividades estabelecidas no caput do inciso IV, tambm sujeitos comprovao perante concessionria ou permissionria de distribuio, observados os seguintes requisitos: (Alnea acrescentada pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) 1. a carga instalada na unidade consumidora dever ser predominantemente destinada atividade agropecuria, exceto para os casos de agricultura de subsistncia; e (Item acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) 2. o titular da unidade consumidora dever possuir registro de produtor rural expedido por rgo pblico ou outro documento hbil que comprove o exerccio da atividade agropecuria. (Item acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 156 de 03.05.2005) V - Poder Pblico Fornecimento para unidade consumidora onde, independentemente da atividade a ser desenvolvida, for solicitado por pessoa jurdica de direito pblico que assuma as responsabilidades inerentes condio de consumidor, com exceo dos casos classificveis como Servio Pblico de Irrigao Rural, Escola Agrotcnica, Iluminao Pblica e Servio Pblico, includo nesta classe o fornecimento provisrio, de interesse do Poder Pblico, e tambm solicitado por pessoa jurdica de

direito pblico, destinado a atender eventos e festejos realizados em reas pblicas, devendo ser consideradas as seguintes subclasses: a) Poder Pblico Federal; b) Poder Pblico Estadual ou Distrital; e c) Poder Pblico Municipal. VI - Iluminao Pblica Fornecimento para iluminao de ruas, praas, avenidas, tneis, passagens subterrneas, jardins, vias, estradas, passarelas, abrigos de usurios de transportes coletivos, e outros logradouros de domnio pblico, de uso comum e livre acesso, de responsabilidade de pessoa jurdica de direito pblico ou por esta delegada mediante concesso ou autorizao, includo o fornecimento destinado iluminao de monumentos, fachadas, fontes luminosas e obras de arte de valor histrico, cultural ou ambiental, localizadas em reas pblicas e definidas por meio de legislao especfica, excludo o fornecimento de energia eltrica que tenha por objetivo qualquer forma de propaganda ou publicidade. VII - Servio Pblico Fornecimento, exclusivamente, para motores, mquinas e cargas essenciais operao de servios pblicos de gua, esgoto, saneamento e trao eltrica urbana e/ou ferroviria, explorados diretamente pelo Poder Pblico ou mediante concesso ou autorizao, devendo ser consideradas as seguintes subclasses: a) Trao Eltrica; e b) gua, Esgoto e Saneamento. VIII - Consumo Prprio Fornecimento destinado ao consumo de energia eltrica da prpria concessionria, devendo ser consideradas as seguintes subclasses: a) Prprio Fornecimento para escritrio, oficina, almoxarifado e demais instalaes da prpria concessionria, diretamente ligadas prestao dos servios de eletricidade, no includas nas subclasses seguintes. b) Canteiro de Obras Fornecimento para canteiro de obras da prpria concessionria. c) Interno Fornecimento para instalaes e dependncias internas de usinas, subestaes e demais locais diretamente ligados produo e transformao de energia eltrica.

Art. 21. A concessionria dever organizar e manter atualizado cadastro relativo s unidades consumidoras, onde conste, obrigatoriamente, quanto a cada uma delas, no mnimo, as seguintes informaes: I - identificao do consumidor: a) nome completo; b) nmero do Cadastro de Pessoa Fsica CPF e da Carteira de Identidade ou, na inexistncia desta, de outro documento de identificao oficial com foto; e (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n. 315, de 13.05.2008) c) nmero de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica - CNPJ. II - nmero ou cdigo de referncia da unidade consumidora; III - endereo da unidade consumidora, incluindo o nome do municpio; IV - classe e subclasse, se houver, da unidade consumidora; V - data de incio do fornecimento; VI - tenso nominal do fornecimento; VII - potncia disponibilizada e, quando for o caso, a carga instalada declarada ou prevista no projeto de instalaes eltricas; VIII - valores de demanda de potncia e consumo de energia eltrica ativa expressos em contrato, quando for o caso; IX - informaes relativas aos sistemas de medio de demandas de potncia e de consumos de energia eltrica ativa e reativa, de fator de potncia e, na falta destas medies, o critrio de faturamento; X - histricos de leitura e de faturamento referentes aos ltimos 60 (sessenta) ciclos consecutivos e completos, arquivados em meio magntico, inclusive com as alquotas referentes a impostos incidentes sobre o faturamento realizado; XI - cdigo referente tarifa aplicvel; e XII - cdigo Compulsrio/ELETROBRS. referente ao pagamento de juros do Emprstimo

1 A concessionria deve ainda organizar e manter atualizado o cadastro de unidades consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda, relativo a cada famlia, inclusive as de habitao multifamiliar, com as seguintes informaes: I - nome; II - Nmero de Identificao Social NIS;

III - CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistncia desta, de outro documento de identificao oficial com foto, e apenas o Registro Administrativo de Nascimento Indgena RANI no caso de indgenas; IV - se a famlia indgena ou quilombola; V - se a famlia possui, dentre seus integrantes, portador de doena ou patologia que requeira uso continuado de aparelho eltrico; e VI - Nmero do Benefcio NB ou Nmero de Identificao do Trabalhador NIT, para quem da unidade consumidora receba BPC. (Pargrafo 1 e incisos includos pela Resoluo Normativa ANEEL n. 407, de 27.07.2010) 2 A concessionria dever disponibilizar, no mnimo, os 13 (treze) ltimos histricos referidos no inciso X para consulta em tempo real. (Pargrafo renumerado pela Resoluo Normativa ANEEL n. 407, de 27.07.2010) Dos Contratos Art. 22. O contrato de adeso, destinado a regular as relaes entre a concessionria e o responsvel por unidade consumidora do Grupo B, dever ser encaminhado ao consumidor at a data de apresentao da primeira fatura. Pargrafo nico. Quando houver necessidade de investimento a ser suportado pela concessionria para atendimento da carga instalada, nos termos da Resoluo Normativa n 250, de 13 de fevereiro de 2007, essa poder estabelecer, para o contrato de adeso, um prazo de vigncia limitado a 12 (doze) meses. (Pargrafo nico acrescentado pela Resoluo Normativa ANEEL n 250, de 13.02.2007) Art. 23. O contrato de fornecimento, a ser celebrado com consumidor responsvel por unidade consumidora do Grupo A, dever conter, alm das clusulas essenciais aos contratos administrativos, outras que digam respeito a: I - identificao do ponto de entrega; II - tenso de fornecimento; III - demanda contratada, com respectivos cronogramas e, quando for o caso, especificada por segmento horo-sazonal; IV - energia eltrica ativa contratada, quando for o caso; V - condies de reviso, para mais ou para menos, da demanda contratada e/ou da energia eltrica ativa contratada, se houver; VI - data de incio do fornecimento e prazo de vigncia; VII - horrio de ponta e de fora de ponta, nos casos de fornecimento segundo a estrutura

tarifria horo-sazonal; VIII - condies de aplicao da tarifa de ultrapassagem; IX - critrios de resciso; e X - metas de continuidade, com vistas a proporcionar a melhoria da qualidade dos servios, no caso de contratos especficos. 1 Quando, para o fornecimento, a concessionria tiver que fazer investimento especfico, o contrato dever dispor sobre as condies, formas e prazos que assegurem o ressarcimento do nus relativo aos referidos investimentos. 2 O prazo de vigncia do contrato de fornecimento dever ser estabelecido considerando as necessidades e os requisitos das partes, observados os seguintes aspectos: a) o prazo do contrato ser de 12 (doze) meses, exceto quando houver acordo diferente entre as partes; b) quando, para atendimento da carga instalada, houver necessidade de investimento por parte da concessionria esta poder estabelecer, para o primeiro contrato, um prazo de vigncia de at 24 (vinte e quatro) meses; e c) o contrato poder ser prorrogado automaticamente por igual perodo e assim sucessivamente, desde que o consumidor no expresse manifestao em contrrio, com antecedncia mnima de 180 (centro e oitenta) dias em relao ao trmino de cada vigncia. 3 Para a demanda contratada, referida no inciso III deste artigo, dever ser observado o valor mnimo contratvel de 30 kW para unidades consumidoras faturadas na estrutura tarifria convencional ou em pelo menos um dos segmentos horo-sazonais para unidades consumidoras faturadas na estrutura tarifria horo-sazonal, excetuados os casos em que a tenso de fornecimento tenha sido estabelecida pela concessionria nos termos do art. 7. 4 A concessionria dever atender as solicitaes de reduo de demanda contratada no contempladas no art. 24, desde que efetuadas por escrito e com antecedncia mnima de 180 (cento e oitenta) dias. Art. 24. A concessionria dever renegociar o contrato de fornecimento, a qualquer tempo, sempre que solicitado por consumidor que, ao implementar medidas de conservao, incremento eficincia e ao uso racional da energia eltrica, comprovveis pela concessionria, resultem em reduo da demanda de potncia e/ou de consumo de energia eltrica ativa, desde que satisfeitos os compromissos relativos aos investimentos da concessionria, conforme previsto no 1 do art. 23. Pargrafo nico. O consumidor dever submeter concessionria as medidas de conservao a serem adotadas, com as devidas justificativas tcnicas, etapas de implantao, resultados previstos, prazos, proposta para a reviso do contrato de fornecimento e acompanhamento pela concessionria, caso em que esta informar ao consumidor, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, as condies para a reviso da demanda e/ou da energia eltrica ativa contratadas, conforme o caso.

Art. 25. Para o fornecimento destinado a Iluminao Pblica dever ser firmado contrato tendo por objeto ajustar as condies de prestao do servio, o qual, alm das clusulas referidas no art. 23, deve tambm disciplinar as seguintes condies: I - propriedade das instalaes; II - forma e condies para prestao dos servios de operao e manuteno, conforme o caso; III - procedimentos para alterao de carga e atualizao do cadastro; IV - procedimentos para reviso dos consumos de energia eltrica ativa vinculados utilizao de equipamentos automticos de controle de carga; V - tarifas e impostos aplicveis; VI - condies de faturamento, incluindo critrios para contemplar falhas no funcionamento do sistema; VII - condies de faturamento das perdas referidas no art. 61; VIII - condies e procedimentos para o uso de postes e da rede de distribuio; e IX - datas de leitura dos medidores, quando houver, de apresentao e de vencimento das faturas. Dos Servios Iniciais Art. 26. A vistoria de unidade consumidora, quando de fornecimento em tenso de distribuio inferior a 69 kV, ser efetuada no prazo de 3 (trs) dias teis, contados da data do pedido de fornecimento, ressalvado os casos previstos no art. 28. Pargrafo nico. Ocorrendo reprovao das instalaes de entrada de energia eltrica, a concessionria dever informar ao interessado, por escrito, o respectivo motivo e as providncias corretivas necessrias. Art. 27. A ligao de unidade consumidora, quando de fornecimento em tenso de distribuio inferior a 69 kV, ser efetuada de acordo com os prazos a seguir fixados: I - 3 (trs) dias teis para unidade consumidora do Grupo B, localizada em rea urbana; II - 5 (cinco) dias teis para unidade consumidora do Grupo B, localizada em rea rural;e III - 10 (dez) dias teis para unidade consumidora do Grupo A, localizada em rea urbana ou rural. Pargrafo nico. Os prazos fixados neste artigo devem ser contados a partir da data da aprovao das instalaes e do cumprimento das demais condies regulamentares pertinentes.

Art. 28. A concessionria ter o prazo de 30 (trinta) ou 45 (quarenta e cinco) dias, contados da data do pedido de fornecimento ou de alterao de carga, respectivamente, conforme tratar-se de tenso secundria ou tenso primria de distribuio inferior a 69 kV, para elaborar os estudos, oramentos e projetos e informar ao interessado, por escrito, o prazo para a concluso das obras de distribuio destinadas ao seu atendimento, bem como a eventual necessidade de participao financeira, quando: I - inexistir rede de distribuio em frente unidade consumidora a ser ligada; II - a rede necessitar de reforma e/ou ampliao; e III - o fornecimento depender de construo de ramal subterrneo. Pargrafo nico. Satisfeitas, pelo interessado, as condies estabelecidas na legislao e normas aplicveis, a concessionria ter o prazo mximo de 45 (quarenta e cinco) dias para iniciar as obras. Art. 29. Os prazos estabelecidos e/ou pactuados, para incio e concluso das obras a cargo da concessionria, sero suspensos, quando: I - o interessado no apresentar as informaes sob sua responsabilidade; II - cumpridas todas as exigncias legais, no for obtida licena, autorizao ou aprovao de autoridade competente; III - no for conseguida a servido de passagem ou via de acesso necessria execuo dos trabalhos; e IV - em casos fortuitos e/ou de fora maior. Pargrafo nico. Os prazos continuaro a fluir logo aps removido o impedimento. Art. 30. Os prazos para incio e concluso das obras, bem como para a disponibilizao do fornecimento da energia, em tenso primria de distribuio igual ou superior a 69 kV, sero estabelecidos de comum acordo pelas partes. Do Aumento de Carga Art. 31. O consumidor dever submeter previamente apreciao da concessionria o aumento da carga instalada que exigir a elevao da potncia disponibilizada, com vistas a verificao da necessidade de adequao do sistema eltrico, observados os procedimentos fixados nos arts. 26 a 30. Pargrafo nico. Em caso de inobservncia, pelo consumidor, do disposto neste artigo, a concessionria ficar desobrigada de garantir a qualidade do servio, podendo, inclusive, suspender o fornecimento, se o aumento de carga prejudicar o atendimento a outras unidades consumidoras. Da Medio Art. 32. A concessionria obrigada a instalar equipamentos de medio nas unidades consumidoras, exceto quando: I - o fornecimento for destinado para iluminao pblica, semforos ou assemelhados,

bem como iluminao de ruas ou avenidas internas de condomnios fechados horizontais; II - a instalao do medidor no puder ser feita em razo de dificuldade transitria, encontrada pelo consumidor, limitada a um perodo mximo de 90 (noventa) dias, em que o mesmo deve providenciar as instalaes de sua responsabilidade; III - o fornecimento for provisrio; e IV - a critrio da concessionria, no caso do consumo mensal previsto da unidade consumidora do Grupo B ser inferior ao respectivo valor mnimo faturvel referido no art. 48; Pargrafo nico. No caso de fornecimento de energia eltrica destinada iluminao pblica, efetuado a partir de circuito exclusivo, a concessionria dever instalar equipamentos de medio sempre que julgar necessrio ou quando solicitado pelo consumidor. (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 539, de 01.10.2002) Art. 33. O medidor e demais equipamentos de medio sero fornecidos e instalados pela concessionria, s suas expensas, exceto quando previsto em contrrio em legislao especfica. 1 A concessionria poder atender a unidade consumidora em tenso secundria de distribuio com ligao bifsica ou trifsica, ainda que a mesma no apresente carga instalada suficiente para tanto, desde que o consumidor se responsabilize pelo pagamento da diferena de preo do medidor, pelos demais materiais e equipamentos de medio a serem instalados, bem como eventuais custos de adaptao da rede. 2 Fica a critrio da concessionria escolher os medidores e demais equipamentos de medio que julgar necessrios, bem como sua substituio ou reprogramao, quando considerada conveniente ou necessria, observados os critrios estabelecidos na legislao metrolgica aplicveis a cada equipamento. 3 A substituio de equipamentos de medio dever ser comunicada, por meio de correspondncia especfica, ao consumidor, quando da execuo desse servio, com informaes referentes s leituras do medidor retirado e do instalado. 4 A indisponibilidade dos equipamentos de medio no poder ser invocada pela concessionria para negar ou retardar a ligao e o incio do fornecimento. Art. 34. O fator de potncia das instalaes da unidade consumidora, para efeito de faturamento, dever ser verificado pela concessionria por meio de medio apropriada, observados os seguintes critrios: I - unidade consumidora do Grupo A: de forma obrigatria e permanente; e II - unidade consumidora do Grupo B: de forma facultativa, sendo admitida a medio transitria, desde que por um perodo mnimo de 7 (sete) dias consecutivos. Art. 35. Quando a concessionria instalar os equipamentos de medio no lado de sada dos transformadores, para fins de faturamento com tarifas do Grupo A, dever tambm colocar equipamentos prprios de medio das perdas de transformao ou fazer os acrscimos de que trata o art. 58.

Art. 36. Os lacres instalados nos medidores, caixas e cubculos, somente podero ser rompidos por representante legal da concessionria. Pargrafo nico. Constatado o rompimento ou violao de selos e/ou lacres instalados pela concessionria, com alteraes nas caractersticas da instalao de entrada de energia originariamente aprovadas, mesmo no provocando reduo no faturamento, poder ser cobrado o custo administrativo adicional correspondente a 10 % (dez por cento) do valor lquido da primeira fatura emitida aps a constatao da irregularidade. Art. 37. A verificao peridica dos medidores de energia eltrica instalados na unidade consumidora dever ser efetuada segundo critrios estabelecidos na legislao metrolgica, devendo o consumidor assegurar o livre acesso dos inspetores credenciados aos locais em que os equipamentos estejam instalados. Art. 38. O consumidor poder exigir a aferio dos medidores, a qualquer tempo, sendo que as eventuais variaes no podero exceder os limites percentuais admissveis. 1 A concessionria dever informar, com antecedncia mnima de 3 (trs) dia teis, a data fixada para a realizao da aferio, de modo a possibilitar ao consumidor o acompanhamento do servio. 2 A concessionria dever encaminhar ao consumidor o laudo tcnico da aferio, informando as variaes verificadas, os limites admissveis, a concluso final e esclarecendo quanto a possibilidade de solicitao de aferio junto ao rgo metrolgico oficial. 3 Persistindo dvida o consumidor poder, no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do recebimento da comunicao do resultado, solicitar a aferio do medidor por rgo metrolgico oficial, devendo ser observado o seguinte: I - quando no for possvel a aferio no local da unidade consumidora, a concessionria dever acondicionar o medidor em invlucro especfico, a ser lacrado no ato de retirada, e encaminh-lo ao rgo competente, mediante entrega de comprovante desse procedimento ao consumidor; II - os custos de frete e de aferio devem ser previamente informados ao consumidor; e III - quando os limites de variao tiverem sido excedidos os custos sero assumidos pela concessionria, e, caso contrrio, pelo consumidor. Do Calendrio Art. 39. A concessionria dever organizar e manter atualizado o calendrio das respectivas datas fixadas para a leitura dos medidores, apresentao e vencimento da fatura, bem como de eventual suspenso do fornecimento, o qual estar sujeito a fiscalizao da ANEEL. Pargrafo nico. Qualquer modificao das datas do calendrio dever ser previamente comunicada ao consumidor, por escrito. Da Leitura e do Faturamento

Art. 40. A concessionria efetuar as leituras, bem como os faturamentos, em intervalos de aproximadamente 30 (trinta) dias, observados o mnimo de 27 (vinte e sete) e o mximo de 33 (trinta e trs) dias, de acordo com o calendrio respectivo. 1 O faturamento inicial dever corresponder a um perodo no inferior a 15 (quinze) nem superior a 47 (quarenta e sete) dias. 2 Havendo necessidade de remanejamento de rota ou reprogramao do calendrio, excepcionalmente, as leituras podero ser realizadas em intervalos de, no mnimo, 15 (quinze) e, no mximo, 47 (quarenta e sete) dias, devendo a modificao ser comunicada aos consumidores, por escrito, com antecedncia mnima de um ciclo completo de faturamento. 3 No caso de pedido de desligamento, mediante acordo entre as partes, o consumo e/ou a demanda finais podero ser estimados com base na mdia dos 3 (trs) ltimos faturamentos, no mnimo, e proporcionalmente ao nmero de dias decorridos entre as datas de leitura e do pedido, ressalvado o disposto no art. 48. Art. 41. As leituras e os faturamentos de unidades consumidoras do Grupo B podero ser efetuados em intervalos de at 3 (trs) ciclos consecutivos, de acordo com o calendrio prprio, nos seguintes casos: I - unidades consumidoras situadas em rea rural; II - localidades com at 1000 (mil) unidades consumidoras; e III - unidades consumidoras com consumo mdio mensal de energia eltrica ativa igual ou inferior a 50 kWh (cinqenta quilowatts-hora). 1 Quando for adotado intervalo plurimensal de leitura, o consumidor poder fornecer a leitura mensal dos respectivos medidores, respeitadas as datas fixadas pela concessionria. 2 A adoo de intervalo plurimensal de leitura e/ou de faturamento dever ser precedida de divulgao aos consumidores, objetivando permitir aos mesmos o conhecimento do processo utilizado e os objetivos pretendidos com a medida. Art. 42. Nos casos referidos nos 1 e 2, art. 40, e nos arts. 46 e 111, o faturamento da demanda dever ser efetuado de forma proporcional e observados os seguintes critrios: I - perodo inferior a 27 (vinte e sete) dias: a demanda faturvel ser proporcionalizada em relao ao nmero de dias de efetivo fornecimento, tomando-se, para base de clculo, o perodo de 30 (trinta) dias e com aplicao da tarifa de ultrapassagem, se for o caso; II - perodo superior a 33 (trinta e trs) dias: a) unidade consumidora faturada na estrutura tarifria convencional: utilizar o mesmo critrio descrito no inciso anterior para os primeiros 30 (trinta) dias e, para o perodo excedente, proporcionalizar a demanda contratada, conforme a frmula indicada a seguir:

FD pr = DF TD + onde:

DC TD P 30

FDpr = Faturamento proporcional da demanda; DF = Demanda Faturvel; TD = Tarifa de Demanda; DC = Demanda Contratada; P = Perodo excedente a 30 (trinta) dias;

b) unidade consumidora faturada na estrutura tarifria horo-sazonal: utilizar a demanda faturvel verificada no perodo inicial de 30 (trinta) dias e, para o perodo excedente, proporcionalizar a demanda faturvel verificada nesse perodo, com aplicao da tarifa de ultrapassagem em ambos os perodos, se for o caso, conforme frmula indicada a seguir:
FD pr = DF1 TD + DF2 TD P 30

onde: FDpr = Faturamento proporcional da demanda; DF1 = Demanda Faturvel no perodo inicial; TD = Tarifa de Demanda; DF2 = Demanda Faturvel no perodo excedente; P = Perodo excedente a 30 (trinta) dias.

Art. 43. A concessionria poder realizar a leitura em intervalos de at 12 (doze) ciclos consecutivos, para unidades consumidoras do Grupo B localizadas em rea rural, desde que haja concordncia do consumidor e que sejam disponibilizados os procedimentos necessrios com vistas a efetivao da autoleitura.

Pargrafo nico. A concessionria dever realizar a leitura no terceiro ciclo, sempre que o consumidor no efetuar a autoleitura por 2 (dois) ciclos consecutivos.
Art. 44. Ocorrendo reajuste tarifrio durante o perodo de fornecimento, ser aplicada, ao faturamento desse perodo, a tarifa proporcional calculada pela seguinte frmula:

TP =

T P
i =1 i

P
i =1

onde: TP = Tarifa Proporcional a ser aplicada ao faturamento do perodo;

Ti = Tarifa em vigor durante o perodo i de fornecimento; Pi = Nmero de dias em que esteve em vigor a tarifa i de fornecimento.

= nmero de dias de efetivo fornecimento, decorrido entre 2 (duas) datas consecutivas de leitura, observado o calendrio referido no art. 39 e, quando for o caso, as disposies constantes dos arts. 40 e 41.
Art. 45. No caso de unidades consumidoras classificadas como Residencial Baixa Renda, o faturamento dever ser realizado respeitando os seguintes procedimentos:

P
i =1

I - identificar a energia consumida no intervalo entre a leitura considerada para faturamento no ms anterior e a leitura realizada no ms atual; II - calcular o consumo mdio dirio; III - calcular o consumo a ser faturado considerando o nmero de dias do ms anterior ao do faturamento em curso; e IV - ajustar a leitura atual com base no consumo faturado. 1 Nos casos de faturamento inicial ou remanejamento de rota, com perodos superiores a 31 (trinta e um) dias, o faturamento da parcela de consumo excedente ao limite de caracterizao da unidade consumidora Residencial Baixa Renda dever ser efetuado de forma proporcionalizada de acordo com a seguinte frmula:
FBRe =
3 CAe Bi Ti LBR i =1

onde: FBRe = Faturamento do consumo de energia eltrica ativa excedente de unidade consumidora Residencial Baixa Renda; CAe = Consumo de energia eltrica ativa excedente ao LBR; LBR = Limite de consumo caracterstico da unidade consumidora Residencial Baixa Renda autorizado para a concessionria; Bi = Blocos de consumos faturveis, variando da seguinte forma: B1 = Bloco inicial correspondente a 30 kWh; B2 = Bloco intermedirio, correspondente a 70 kWh; B3 = Bloco final correspondente diferena entre o limite de consumo caracterstico da unidade consumidora Residencial Baixa Renda (LBR) e 100 kWh; Ti = Tarifa de energia eltrica ativa referente ao Bloco i, com o respectivo imposto.

2 Nos casos de faturamento inicial ou remanejamento de rota com perodos entre 15 (quinze) e 31 (trinta e um) dias o faturamento dever ser efetuado com base no consumo medido.
Art. 46. A realizao da leitura e/ou do faturamento em intervalo diferente dos estabelecidos nos arts. 40 e 41, depender de autorizao prvia da ANEEL, excetuado quando houver concordncia por escrito do consumidor. Art. 47. O faturamento de unidade consumidora do Grupo B ser realizado com base no consumo de energia eltrica ativa, e, quando aplicvel, no consumo de energia eltrica reativa excedente, devendo, em ambos os casos, ser observada as disposies especficas estabelecidas nesta Resoluo. Art. 48. Os valores mnimos faturveis, referentes ao custo de disponibilidade do sistema eltrico, aplicveis ao faturamento mensal de unidades consumidoras do Grupo B, sero os seguintes:

I - monofsico e bifsico a 2 (dois) condutores: valor em moeda corrente equivalente a 30 kWh; II - bifsico a 3 (trs) condutores: valor em moeda corrente equivalente a 50 kWh; III - trifsico: valor em moeda corrente equivalente a 100 kWh. 1 Os valores mnimos sero aplicados sempre que o consumo medido ou estimado for inferior aos referidos neste artigo, bem como nos casos previstos nos arts. 32, 57 e 70. (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) 2 Constatado, no ciclo de faturamento, consumo medido ou estimado inferior aos fixados neste artigo, a diferena resultante no ser objeto de futura compensao. 3 Para as unidades consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda devem ser aplicados os descontos no custo de disponibilidade, referentes aos consumos de energia eltrica definidos em resoluo especfica. 4 Para as unidades consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda Indgena ou Residencial Baixa Renda Quilombola ser concedido desconto integral para os casos previstos nos incisos I e II e no caso do inciso III ser cobrado o valor em moeda corrente equivalente a 50 (cinquenta) kWh. (Pargrafos includos pela Resoluo Normativa ANEEL n 407, de 27.07.2010)
Art. 49. O faturamento de unidade consumidora do Grupo A, observados, no fornecimento com tarifas horo-sazonais, os respectivos segmentos, ser realizado com base nos valores identificados por meio dos critrios descritos a seguir:

I - demanda faturvel: um nico valor, correspondente ao maior dentre os a seguir definidos: (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) a) a demanda contratada ou a demanda medida, no caso de unidade consumidora

includa na estrutura tarifria convencional ou horo-sazonal, exceto se classificada como Rural ou reconhecida como sazonal; (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) b) a demanda medida no ciclo de faturamento ou 10% (dez por cento) da maior demanda medida em qualquer dos 11 (onze) ciclos completos de faturamento anteriores, no caso de unidade consumidora includa na estrutura tarifria convencional, classificada como Rural ou reconhecida como sazonal; ou (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) c) a demanda medida no ciclo de faturamento ou 10% (dez por cento) da demanda contratada, observada a condio prevista no 2 deste artigo, no caso de unidade consumidora includa na estrutura tarifria horo-sazonal, classificada como Rural ou reconhecida como sazonal. (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) II - consumo de energia eltrica ativa: um nico valor, correspondente ao maior dentre os a seguir definidos: a) energia eltrica ativa contratada, se houver; ou b) energia eltrica ativa medida no perodo de faturamento. III - consumo de energia eltrica e demanda de potncia reativas excedentes: quando o fator de potncia da unidade consumidora, indutivo ou capacitivo, for inferior a 0,92 (noventa e dois centsimos), nos termos dos arts. 64 a 69. 1 Para fins de faturamento, na impossibilidade de avaliao do consumo nos horrios de ponta e fora de ponta, esta segmentao ser efetuada proporcionalmente ao nmero de horas de cada segmento. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo n 090, de 27.03.2001) 2 A cada 12 (doze) meses, a partir da data da assinatura do contrato de fornecimento, dever ser verificada, por segmento horrio, demanda medida no inferior contratada em pelo menos 3 (trs) ciclos completos de faturamento, ou, caso contrrio, a concessionria poder cobrar, complementarmente, na fatura referente ao 12 (dcimo segundo) ciclo, as diferenas positivas entre as 3 (trs) maiores demandas contratadas e as respectivas demandas medidas. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo n 090, de 27.03.2001)
Art. 50. A Tarifa Azul ser aplicada considerando a seguinte estrutura tarifria:

I - demanda de potncia (kW): a) um preo para horrio de ponta (P); e b) um preo para horrio fora de ponta (F). II - consumo de energia (kWh):

a) um preo para horrio de ponta em perodo mido (PU); b) um preo para horrio fora de ponta em perodo mido (FU); c) um preo para horrio de ponta em perodo seco (PS); e d) um preo para horrio fora de ponta em perodo seco (FS).
Art. 51. A Tarifa Verde ser aplicada considerando a seguinte estrutura tarifria:

I - demanda de potncia (kW): um preo nico. II - consumo de energia (kWh): a) um preo para horrio de ponta em perodo mido (PU); b) um preo para horrio fora de ponta em perodo mido (FU); c) um preo para horrio de ponta em perodo seco (PS); e d) um preo para horrio fora de ponta em perodo seco (FS)
Art. 52. A ANEEL poder autorizar, mediante fundamentada justificativa tcnica da concessionria, a adoo de horrios de ponta ou de fora de ponta e de perodos midos ou secos diferentes daqueles estabelecidos no inciso XVII, art. 2, em decorrncia das caractersticas operacionais do subsistema eltrico de distribuio ou da necessidade de estimular o consumidor a modificar o perfil de consumo e/ou demanda da unidade consumidora. Art. 53. Os critrios de incluso na estrutura tarifria convencional ou horo-sazonal aplicam-se s unidades consumidoras do Grupo A, conforme as condies a seguir estabelecidas:

I - na estrutura tarifria convencional: para as unidades consumidoras atendidas em tenso de fornecimento inferior a 69 kV, sempre que for contratada demanda inferior a 300 kW e no tenha havido opo pela estrutura tarifria horo-sazonal nos termos do inciso IV; II - compulsoriamente na estrutura tarifria horo-sazonal, com aplicao da Tarifa Azul: para as unidades consumidoras atendidas pelo sistema eltrico interligado e com tenso de fornecimento igual ou superior a 69 kV; III - compulsoriamente na estrutura tarifria horo-sazonal, com aplicao da Tarifa Azul, ou Verde se houver opo do consumidor: para as unidades consumidoras atendidas pelo sistema eltrico interligado e com tenso de fornecimento inferior a 69 kV, quando: a) a demanda contratada for igual ou superior a 300 kW em qualquer segmento horosazonal; ou, b) a unidade consumidora faturada na estrutura tarifria convencional houver apresentado, nos ltimos 11 (onze) ciclos de faturamento, 3 (trs) registros consecutivos ou 6 (seis) alternados de demandas medidas iguais ou superiores a 300 kW; e IV - opcionalmente na estrutura tarifria horo-sazonal, com aplicao da Tarifa Azul ou

Verde, conforme opo do consumidor: para as unidades consumidoras atendidas pelo sistema eltrico interligado e com tenso de fornecimento inferior a 69 kV, sempre que a demanda contratada for inferior a 300 kW. 1 O consumidor poder optar pelo retorno estrutura tarifria convencional, desde que seja verificado, nos ltimos 11 (onze) ciclos de faturamento, a ocorrncia de 9 (nove) registros, consecutivos ou alternados, de demandas medidas inferiores a 300 kW. (Pargrafo renumerado pela Resoluo ANEEL n 068, de 23.02.2001) 2 Especificamente para unidades consumidoras classificadas como Cooperativa de Eletrificao Rural a incluso na estrutura tarifria horo-sazonal ser realizada mediante opo do consumidor. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo ANEEL n 068, de 23.02.2001)
Art. 54. Verificada a ocorrncia dos registros referidos na alnea b, inciso III, art. 53, a concessionria iniciar a aplicao da tarifa horo-sazonal, no prazo de 3 (trs) ciclos consecutivos e completos de faturamento, devendo comunicar este procedimento ao consumidor, por escrito, no prazo de 30 (trinta) dias aps a constatao dos registros. Art. 55. Com o propsito de permitir o ajuste da demanda a ser contratada, a concessionria dever oferecer ao consumidor o perodo de testes, com durao mnima de 3 (trs) ciclos consecutivos e completos de faturamento, durante o qual ser faturvel a demanda medida, observados os respectivos segmentos horo-sazonais, quando for o caso.

Pargrafo nico. A concessionria poder dilatar o perodo de testes mediante solicitao fundamentada do consumidor.
Art. 56. Sobre a parcela da demanda medida, que superar a respectiva demanda contratada, ser aplicada a tarifa de ultrapassagem, caso aquela parcela seja superior aos limites mnimos de tolerncia a seguir fixados:

I - 5% (cinco por cento) para unidade consumidora atendida em tenso de fornecimento igual ou superior a 69 kV; e II - 10% (dez por cento) para unidade consumidora atendida em tenso de fornecimento inferior a 69 kV. 1 A tarifa de ultrapassagem aplicvel a unidade consumidora faturada na estrutura tarifria convencional, ser correspondente a 3 (trs) vezes o valor da tarifa normal de fornecimento. 2 O procedimento descrito neste artigo dever ser aplicado sem prejuzo do disposto no art. 31, que trata do aumento de carga. 3 Quando inexistir o contrato por motivo atribuvel exclusivamente ao consumidor e o fornecimento no estiver sendo efetuado no perodo de testes, a concessionria aplicar a tarifa de ultrapassagem sobre a totalidade da demanda medida.
Art. 57. Em caso de retirada do medidor, por perodo de at 30 (trinta) dias, para fins de aferio ou por motivo de deficincia atribuvel concessionria, o faturamento relativo a esse perodo ser efetuado com base na mdia aritmtica dos 3 (trs) ltimos faturamentos.

1 Nos casos em que a unidade consumidora permanecer por mais de 30 (trinta) dias sem o equipamento de medio, por qualquer motivo de responsabilidade exclusiva da concessionria, o faturamento dever ser efetuado com base nos respectivos valores mnimos faturveis fixados no art. 48 ou no valor da demanda contratada. 2 No ser aplicada a cobrana de consumo de energia eltrica e demanda de potncia reativas excedentes nos faturamentos efetuados de acordo com o previsto no pargrafo anterior. 3 Tratando-se de unidade consumidora rural, sazonal ou localizada em rea de veraneio ou turismo, a concessionria dever efetuar o faturamento determinando os consumos de energia eltrica e as demandas de potncia, se houver, com base em perodo anterior de caractersticas equivalentes.
Art. 58. No caso de que trata o art. 35, se no forem instalados os equipamentos destinados medio das perdas de transformao, devero ser feitos os seguintes acrscimos aos valores medidos de demandas de potncia e consumos de energia eltrica ativas e reativas excedentes, como compensao de perdas:

I - 1% (um por cento) nos fornecimentos em tenso superior a 44 kV; e II - 2,5% (dois e meio por cento) nos fornecimentos em tenso igual ou inferior a 44 kV.
Art. 59. Nos casos em que no existe a obrigatoriedade de instalao de equipamentos de medio, indicados nos incisos I a III, art. 32, os valores de consumo de energia eltrica e/ou de demanda de potncia ativas sero estimados, para fins de faturamento, com base no perodo de utilizao e na carga instalada, aplicando fatores de carga e de demanda obtidos a partir de outras unidades consumidoras com atividades similares. Art. 60. Para fins de faturamento de energia eltrica destinada iluminao pblica ou iluminao de vias internas de condomnios fechados, ser de 360 (trezentos e sessenta) o nmero de horas a ser considerado como tempo de consumo mensal, ressalvado o caso de logradouros pblicos que necessitem de iluminao permanente, em que o tempo ser de 24 (vinte e quatro) horas por dia do perodo de fornecimento.

Pargrafo nico. A concessionria dever ajustar com o consumidor o nmero de horas mensais para fins de faturamento quando, por meio de estudos realizados pelas partes, for constatado um nmero de horas diferente do estabelecido neste artigo.
Art. 61. Para fins de faturamento, a energia eltrica consumida pelos equipamentos auxiliares de iluminao pblica dever ser calculada com base nas normas especficas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, em dados do fabricante dos equipamentos ou em ensaios realizados em laboratrios credenciados por rgo oficial, devendo as condies pactuadas constarem do contrato.

(Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) Pargrafo nico. O clculo da energia consumida pelos equipamentos auxiliares de iluminao pblica dever ser fixado com base em critrios das normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, em dados do fabricante dos equipamentos ou em ensaios realizados em laboratrios credenciados, devendo as condies pactuadas constarem do contrato.

Art. 62. Caso sejam instalados equipamentos automticos de controle de carga, que reduzam o consumo de energia eltrica do sistema de iluminao pblica, a concessionria dever proceder a reviso da estimativa de consumo e considerar a reduo proporcionada por tais equipamentos. Da Sazonalidade Art. 63. A sazonalidade ser reconhecida pela concessionria, para fins de faturamento, mediante solicitao do consumidor e se constatada a ocorrncia dos seguintes requisitos: I - a energia eltrica se destinar atividade que utilize matria-prima advinda diretamente da agricultura, pecuria, pesca, ou, ainda, para fins de extrao de sal ou de calcrio, este destinado agricultura; e

II - for verificado, nos 12 (doze) ciclos completos de faturamento anteriores ao da anlise, valor igual ou inferior a 20% (vinte por cento) para a relao entre a soma dos 4 (quatro) menores e a soma dos 4 (quatro) maiores consumos de energia eltrica ativa. 1 Na falta de dados para a anlise da mencionada relao, a sazonalidade poder ser reconhecida provisoriamente, mediante acordo formal, at que se disponha de valores referentes a um perodo de 12 (doze) ciclos consecutivos de faturamento, aps o que, no atendidas as condies para o reconhecimento da sazonalidade, o consumidor dever efetuar o pagamento da diferena das demandas de potncia ativa devidas. 2 A cada 12 (doze) ciclos consecutivos de faturamento, a partir do ms em que for reconhecida a sazonalidade, a concessionria dever verificar se permanecem as condies requeridas para a mesma, devendo, em caso contrrio, no mais considerar a unidade consumidora como sazonal. 3 Dever decorrer, no mnimo, outros 12 (doze) ciclos consecutivos de faturamento entre a suspenso e a nova anlise quanto a um novo reconhecimento de sazonalidade.
Do Faturamento de Energia e Demanda Reativas Art. 64. O fator de potncia de referncia fr, indutivo ou capacitivo, ter como limite mnimo permitido, para as instalaes eltricas das unidades consumidoras, o valor de fr = 0,92. Art. 65. Para unidade consumidora faturada na estrutura tarifria horo-sazonal ou na estrutura tarifria convencional com medio apropriada, o faturamento correspondente ao consumo de energia eltrica e demanda de potncia reativas excedentes, ser calculado de acordo com as seguintes frmulas:

In fr FER( p) = CAt 1 TCA( p) f t =1 t ,

II n fr DA DF( p) TDA FDR ( p) = MAX ( p) t t =1 ft ,

onde: FER(p) = valor do faturamento, por posto horrio p, correspondente ao consumo de energia reativa excedente quantidade permitida pelo fator de potncia de referncia fr, no perodo de faturamento; CAt = consumo de energia ativa medida em cada intervalo de 1 (uma) hora t, durante o perodo de faturamento; fr = fator de potncia de referncia igual a 0,92; ft = fator de potncia da unidade consumidora, calculado em cada intervalo t de 1 (uma) hora, durante o perodo de faturamento, observadas as definies dispostas nas alneas a e b, 1, deste artigo; TCA(p) = tarifa de energia ativa, aplicvel ao fornecimento em cada posto horrio p; FDR(p) = valor do faturamento, por posto horrio p, correspondente demanda de potncia reativa excedente quantidade permitida pelo fator de potncia de referncia fr no perodo de faturamento; DAt = demanda medida no intervalo de integralizao de 1 (uma) hora t, durante o perodo de faturamento; DF(p) = demanda faturvel em cada posto horrio p no perodo de faturamento; TDA(p) = tarifa de demanda de potncia ativa aplicvel ao fornecimento em cada posto horrio p; MAX = funo que identifica o valor mximo da frmula, dentro dos parnteses correspondentes, em cada posto horrio p; t = indica intervalo de 1 (uma) hora, no perodo de faturamento; p = indica posto horrio, ponta ou fora de ponta, para as tarifas horo-sazonais ou perodo de faturamento para a tarifa convencional; e n = nmero de intervalos de integralizao t, por posto horrio p, no perodo de faturamento. 1 Nas frmulas FER(p) e FDR(p) sero considerados: a) durante o perodo de 6 horas consecutivas, compreendido, a critrio da concessionria, entre 23h e 30min e 06h e 30min, apenas os fatores de potncia ft inferiores a 0,92 capacitivo, verificados em cada intervalo de 1 (uma) hora t; e b) durante o perodo dirio complementar ao definido na alnea anterior, apenas os fatores de potncia ft inferiores a 0,92 indutivo, verificados em cada intervalo de 1 (uma) hora t. 2 O perodo de 6 (seis) horas definido na alnea a do pargrafo anterior dever ser informado pela concessionria aos respectivos consumidores com antecedncia mnima de 1 (um)

ciclo completo de faturamento. 3 Havendo montantes de energia eltrica estabelecidos em contrato, o faturamento correspondente ao consumo de energia reativa, verificada por medio apropriada, que exceder s quantidades permitidas pelo fator de potncia de referncia fr, ser calculado de acordo com a seguinte frmula:
n CA t fr FER ( p ) = CF f = 1 t t

( p ) TCA ( p )

onde: FER(p) = valor do faturamento, por posto horrio p, correspondente ao consumo de energia reativa excedente quantidade permitida pelo fator de potncia de referncia fr, no perodo de faturamento; CAt = consumo de energia ativa medida em cada intervalo de 1 (uma) hora t, durante o perodo de faturamento; fr = fator de potncia de referncia igual a 0,92; ft = fator de potncia da unidade consumidora, calculado em cada intervalo t de 1 (uma) hora, durante o perodo de faturamento, observadas as definies dispostas nas alneas a e b, 1, deste artigo; CF(p) = consumo de energia eltrica ativa faturvel em cada posto horrio p no perodo de faturamento; e TCA(p) = tarifa de energia ativa, aplicvel ao fornecimento em cada posto horrio p.
Art. 66. Para unidade consumidora faturada na estrutura tarifria convencional, enquanto no forem instalados equipamentos de medio que permitam a aplicao das frmulas fixadas no art. 65, a concessionria poder realizar o faturamento de energia e demanda de potncia reativas excedentes utilizando as seguintes frmulas:

I fr 1 FER = CA fm TCA

II fr FDR = DM fm DF TDA

onde: FER = valor do faturamento total correspondente ao consumo de energia reativa excedente quantidade permitida pelo fator de potncia de referncia, no perodo de faturamento;

CA = consumo de energia ativa medida durante o perodo de faturamento; fr = fator de potncia de referncia igual a 0,92; fm = fator de potncia indutivo mdio das instalaes eltricas da unidade consumidora, calculado para o perodo de faturamento; TCA = tarifa de energia ativa, aplicvel ao fornecimento; FDR = valor do faturamento total correspondente demanda de potncia reativa excedente quantidade permitida pelo fator de potncia de referncia, no perodo de faturamento; DM = demanda medida durante o perodo de faturamento; DF = demanda faturvel no perodo de faturamento; e TDA = tarifa de demanda de potncia ativa aplicvel ao fornecimento. Pargrafo nico. Havendo montantes de energia eltrica estabelecidos em contrato, o faturamento correspondente ao consumo de energia reativa, verificada por medio apropriada, que exceder s quantidades permitidas pelo fator de potncia de referncia fr, ser calculado de acordo com a seguinte frmula:
fr FER = CA fm CF TCA ,

onde, FER = valor do faturamento total correspondente ao consumo de energia reativa excedente quantidade permitida pelo fator de potncia de referncia, no perodo de faturamento; CA = consumo de energia ativa medida durante o perodo de faturamento; fr = fator de potncia de referncia igual a 0,92; fm = fator de potncia indutivo mdio das instalaes eltricas da unidade consumidora, calculado para o perodo de faturamento; CF = consumo de energia eltrica ativa faturvel no perodo de faturamento; e TCA = tarifa de energia ativa, aplicvel ao fornecimento.
Art. 67. Para fins de faturamento de energia e demanda de potncia reativas excedentes sero considerados somente os valores ou parcelas positivas das mesmas.

Pargrafo nico. Nos faturamentos relativos a demanda de potncia reativa excedente no sero aplicadas as tarifas de ultrapassagem.
Art. 68. Para unidade consumidora do Grupo B, cujo fator de potncia tenha sido verificado por meio de medio transitria nos termos do inciso II, art. 34, o faturamento correspondente ao consumo de energia eltrica reativa indutiva excedente s poder ser realizado de acordo com os seguintes procedimentos:

I - a concessionria dever informar ao consumidor, via correspondncia especfica, o valor do fator de potncia encontrado, o prazo para a respectiva correo, a possibilidade de faturamento relativo ao consumo excedente, bem como outras orientaes julgadas convenientes; II - a partir do recebimento da correspondncia, o consumidor dispor do prazo mnimo de 90 (noventa) dias para providenciar a correo do fator de potncia e comunicar concessionria; III - findo o prazo e no adotadas as providncias, o fator de potncia verificado poder ser utilizado nos faturamentos posteriores at que o consumidor comunique a correo do mesmo; e IV - a partir do recebimento da comunicao do consumidor, a concessionria ter o prazo de 15 (quinze) dias para constatar a correo e suspender o faturamento relativo ao consumo excedente.
Art. 69. A concessionria dever conceder um perodo de ajustes, com durao mnima de 3 (trs) ciclos consecutivos e completos de faturamento, objetivando permitir a adequao das instalaes eltricas da unidade consumidora, durante o qual o faturamento ser realizado com base no valor mdio do fator de potncia, conforme disposto no art. 66, quando ocorrer:

I - pedido de fornecimento novo passvel de incluso na estrutura tarifria horo-sazonal; II - incluso compulsria na estrutura tarifria horo-sazonal, conforme disposto no inciso III, art. 53; ou III - solicitao de incluso na estrutura tarifria horo-sazonal decorrente de opo de faturamento ou mudana de Grupo tarifrio. 1 A concessionria poder dilatar o perodo de ajustes mediante solicitao fundamentada do consumidor. 2 Durante o perodo de ajustes referido neste artigo, a concessionria informar ao consumidor os valores dos faturamentos que seriam efetivados e correspondentes ao consumo de energia eltrica e a demanda de potncia reativas excedentes calculados nos termos do art. 65.
Das Compensaes do Faturamento Art. 70. Ocorrendo impedimento ao acesso para leitura do medidor, os valores faturveis de consumo de energia eltrica ativa, de energia eltrica e de demanda de potncia reativas excedentes, sero as respectivas mdias aritmticas dos 3 (trs) ltimos faturamentos, e para a demanda, dever ser utilizado o valor da demanda contratada.

1 Este procedimento somente poder ser aplicado por 3 (trs) ciclos consecutivos e completos de faturamento, devendo a concessionria comunicar ao consumidor, por escrito, a necessidade de o mesmo desimpedir o acesso aos equipamentos de medio. 2 O acerto de faturamento, referente ao perodo em que a leitura no foi efetuada, dever ser realizado no segundo ou no terceiro ciclo consecutivo, conforme o caso, devendo as parcelas referentes s demandas ativa e reativa serem objeto de ajuste quando o equipamento de medio permitir registro para a sua quantificao.

3 Aps o terceiro ciclo consecutivo e enquanto perdurar o impedimento, o faturamento dever ser efetuado com base nos valores mnimos faturveis referidos no art. 48 ou no valor da demanda contratada, sem possibilidade de futura compensao quando se verificar diferena positiva entre o valor medido e o faturado. 4 Tratando-se de unidade consumidora rural, sazonal ou localizada em rea de veraneio ou turismo, sero aplicados os procedimentos estabelecidos no 3 , art. 57. Art. 71. Comprovada deficincia no medidor ou demais equipamentos de medio e na impossibilidade de determinar os montantes faturveis por meio de avaliao tcnica adequada, a concessionria adotar, como valores faturveis de consumo de energia eltrica e de demanda de potncia ativas, de energia eltrica e de demanda de potncia reativas excedentes, as respectivas mdias aritmticas dos 3 (trs) ltimos faturamentos. 1 O perodo mximo, para fins de cobrana, no poder ultrapassar a 1 (um) ciclo de faturamento, includo a data da constatao, salvo se a deficincia decorrer de ao comprovadamente atribuvel ao consumidor. 2 Se a deficincia tiver sido provocada por aumento de carga revelia da concessionria sero considerados, no clculo dos valores faturveis, a parcela adicional da carga instalada, os fatores de carga e de demanda mdios anteriores ou, na ausncia destes, aqueles obtidos a partir de outras unidades consumidoras com atividades similares. 3 Em caso de falta ou impreciso de dados para os clculos poder ser adotado como base o primeiro ciclo de faturamento posterior instalao do novo equipamento de medio. 4 Tratando-se de unidade consumidora rural, sazonal ou localizada em rea de veraneio ou turismo, sero aplicados os procedimentos estabelecidos no 3, art. 57.
Art. 72. Constatada a ocorrncia de qualquer procedimento irregular cuja responsabilidade no lhe seja atribuvel e que tenha provocado faturamento inferior ao correto, ou no caso de no ter havido qualquer faturamento, a concessionria adotar as seguintes providncias:

I - emitir o Termo de Ocorrncia de Irregularidade, em formulrio prprio, contemplando as informaes necessrias ao registro da irregularidade, tais como: a) identificao completa do consumidor; b) endereo da unidade consumidora; c) cdigo de identificao da unidade consumidora; d) atividade desenvolvida; e) tipo e tenso de fornecimento; f) tipo de medio; g) identificao e leitura(s) do(s) medidor(es) e demais equipamentos auxiliares de medio; h) selos e/ou lacres encontrados e deixados;

i) descrio detalhada do tipo de irregularidade; j) relao da carga instalada; l) identificao e assinatura do inspetor da concessionria; e m) outras informaes julgadas necessrias; II - promover a percia tcnica, a ser realizada por terceiro legalmente habilitado, quando requerida pelo consumidor; (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) III - implementar outros procedimentos necessrios fiel caracterizao da irregularidade; IV - proceder a reviso do faturamento com base nas diferenas entre os valores efetivamente faturados e os apurados por meio de um dos critrios descritos nas alneas abaixo, sem prejuzo do disposto nos arts. 73, 74 e 90: a) aplicao do fator de correo determinado a partir da avaliao tcnica do erro de medio causado pelo emprego dos procedimentos irregulares apurados; b) na impossibilidade do emprego do critrio anterior, identificao do maior valor de consumo de energia eltrica e/ou demanda de potncia ativas e reativas excedentes, ocorridos em at 12 (doze) ciclos completos de medio normal imediatamente anteriores ao incio da irregularidade; e c) no caso de inviabilidade de utilizao de ambos os critrios, determinao dos consumos de energia eltrica e/ou das demandas de potncia ativas e reativas excedentes por meio de estimativa, com base na carga instalada no momento da constatao da irregularidade, aplicando fatores de carga e de demanda obtidos a partir de outras unidades consumidoras com atividades similares. 1 Se a unidade consumidora tiver caracterstica de consumo sazonal e a irregularidade no distorceu esta caracterstica, a utilizao dos critrios de apurao dos valores bsicos para efeito de reviso do faturamento dever levar em considerao os aspectos da sazonalidade. 2 Comprovado, pela concessionria ou consumidor, na forma do art. 78 e seus pargrafos, que o incio da irregularidade ocorreu em perodo no atribuvel ao atual responsvel, a este somente sero faturadas as diferenas apuradas no perodo sob responsabilidade do mesmo, sem aplicao do disposto nos arts. 73, 74 e 90, exceto nos casos de sucesso comercial. 3 Cpia do termo referido no inciso I dever ser entregue ao consumidor no ato da sua emisso, preferencialmente mediante recibo do mesmo, ou, enviada pelo servio postal com aviso de recebimento (AR). 4 No caso referido no inciso II, quando no for possvel a verificao no local da unidade consumidora, a concessionria dever acondicionar o medidor e/ou demais equipamentos de medio em invlucro especfico, a ser lacrado no ato da retirada, e encaminhar ao rgo responsvel pela percia.

Art. 73. Nos casos de reviso do faturamento, motivada por uma das hipteses previstas no artigo anterior, a concessionria poder cobrar o custo administrativo adicional correspondente a, no mximo, 30 % (trinta por cento) do valor lquido da fatura relativa diferena entre os valores apurados e os efetivamente faturados.

Pargrafo nico. Sem prejuzo da suspenso do fornecimento prevista no art. 90, o procedimento referido neste artigo no poder ser aplicado sobre os faturamentos posteriores data da constatao da irregularidade, excetuado na hiptese de auto-religao descrita no inciso II, art. 74.
Art. 74. Nos casos de irregularidades referidas no art. 72, se, aps a suspenso do fornecimento, houver auto-religao revelia da concessionria, podero ser adotados os seguintes procedimentos:

I - auto-religao com eliminao da irregularidade e sem o pagamento das diferenas: cobrar o maior valor dentre os a seguir fixados: a) o dobro do valor estabelecido para o servio de religao de urgncia; ou (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) b) 20 % (vinte por cento) do valor lquido da primeira fatura emitida aps a constatao da auto-religao. II - auto-religao sem eliminao da irregularidade e sem o pagamento das diferenas: alm do disposto no inciso anterior, cobrar o custo administrativo adicional correspondente a, no mximo, 30% (trinta por cento) do valor lquido da primeira fatura, emitida aps a constatao da auto-religao, devidamente revisada nos termos do inciso IV, art. 72.
Art. 75. Para fins de reviso do faturamento nos casos de deficincia em equipamentos de medio, decorrente de aumento de carga revelia e/ou procedimentos irregulares de que tratam o 2, art. 71, e art. 72, o perodo de durao da irregularidade dever ser determinado tecnicamente ou pela anlise do histrico dos consumos de energia eltrica e/ou demandas de potncia.

(Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) 1 No caso de deficincia decorrente de aumento de carga revelia, no tendo a concessionria obtido xito por meio dos critrios citados no caput deste artigo, o perodo mximo no poder ultrapassar a 1 (um) ciclo de faturamento, incluindo a data da constatao da irregularidade. (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) 2 No caso de procedimentos irregulares, no sendo possvel concessionria a identificao do perodo de durao e, conseqentemente, a apurao das diferenas no faturadas, caber a mesma solicitar autoridade competente a determinao da materialidade e da autoria da irregularidade, nos termos da legislao aplicvel.
Art. 76. Caso a concessionria tenha faturado valores incorretos ou no efetuado qualquer faturamento, por motivo de sua responsabilidade, dever observar os seguintes procedimentos:

I - faturamento a menor ou ausncia de faturamento: no poder efetuar cobrana complementar; II - faturamento a maior: providenciar a devoluo ao consumidor das quantias recebidas indevidamente, correspondentes ao perodo faturado incorretamente, observado o prazo de prescrio de 5 (cinco) anos estabelecido no art. 27 da Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990; e (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) III - a devoluo dever ser efetuada em moeda corrente at o primeiro faturamento posterior constatao da cobrana a maior, ou, por opo do consumidor, por meio de compensao nas faturas subseqentes.
Art. 77. Para o clculo das diferenas a cobrar ou a devolver, as tarifas devero ser aplicadas de acordo com os seguintes critrios:

I - quando houver diferena a cobrar: tarifas em vigor nos ltimos 30 (trinta) dias anteriores data da constatao, aplicadas, de forma proporcional, ao perodo de vigncia de cada tarifa, ressalvado o disposto no inciso III deste artigo; II - quando houver diferena a devolver: tarifas em vigor nos ltimos 30 (trinta) dias anteriores data da devoluo, aplicadas, de forma proporcional, ao perodo de vigncia de cada tarifa; III - nos casos previstos no art. 72, quando houver diferena a cobrar: tarifas em vigor na data da apresentao da fatura; e IV - no caso de unidade consumidora Residencial Baixa Renda, a diferena a cobrar ou a devolver deve ser apurada ms a ms e o faturamento efetuado adicionalmente ou subtrativamente aos j realizados mensalmente, no perodo considerado, levando em conta a tarifa relativa a cada bloco complementar.
Art. 78. Nos casos em que houver diferena a cobrar ou a devolver, a concessionria dever informar ao consumidor, por escrito, quanto:

I - a irregularidade constatada; II - a memria descritiva dos clculos do valor apurado, referente s diferenas de consumos de energia eltrica e/ou de demandas de potncia ativas e reativas excedentes, inclusive os fatores de carga e de demanda tpicos quando aplicveis os critrios referidos no 2, art. 71, e na alnea c, inciso IV, art. 72; III - os elementos de apurao da irregularidade; IV - os critrios adotados na reviso dos faturamentos; V - o direito de recurso previsto nos 1 e 3 deste artigo; e VI - a tarifa utilizada.

1 Caso haja discordncia em relao cobrana ou respectivos valores, o consumidor poder apresentar recurso junto a concessionria, no prazo de 10 (dez) dias a partir da comunicao. 2 A concessionria deliberar no prazo de 10 (dez) dias, contados do recebimento do recurso, o qual, se indeferido, dever ser comunicado ao consumidor, por escrito, juntamente com a respectiva fatura, quando pertinente, a qual dever referir-se exclusivamente ao ajuste do faturamento, com vencimento previsto para 3 (trs) dias teis. 3 Da deciso da concessionria caber recurso Agncia Reguladora Estadual ou do Distrito Federal, conforme o caso, ou, na ausncia daquela, ANEEL, no prazo de 10 (dez) dias, que deliberar sobre os efeitos do pedido. 4 Constatado o descumprimento dos procedimentos estabelecidos neste artigo ou, ainda, a improcedncia ou incorreo do faturamento, a concessionria providenciar a devoluo do indbito por valor igual ao dobro do que foi pago em excesso, salvo hiptese de engano justificvel.
Da Mudana de Grupo Tarifrio Art. 79. Com relao unidade consumidora do Grupo A, localizada em rea de veraneio ou turismo, em que sejam explorados servios de hotelaria ou pousada, o consumidor poder optar por faturamento com aplicao da tarifa do Grupo B correspondente respectiva classe, independentemente da carga instalada.

Pargrafo nico. Para efeito desta Resoluo, rea de veraneio ou turismo ser aquela oficialmente reconhecida como estncia balneria, climtica ou turstica.
Art. 80. Quanto unidade consumidora do Grupo A, cuja potncia instalada em transformadores for igual ou inferior a 112,5 kVA, o consumidor poder optar por faturamento com aplicao da tarifa do Grupo B correspondente respectiva classe.

Pargrafo nico. Com referncia unidade consumidora classificada como cooperativa de eletrificao rural poder ser exercida a opo de que trata este artigo, quando a potncia instalada em transformadores for igual ou inferior a 750 kVA.
Art. 81. Relativamente unidade consumidora do Grupo A, com instalaes permanentes para a prtica de atividades esportivas ou parques de exposies agropecurias, o consumidor poder optar por faturamento com aplicao da tarifa do Grupo B correspondente respectiva classe, desde que a potncia instalada em projetores utilizados na iluminao dos locais seja igual ou superior a 2/3 (dois teros) da carga instalada na unidade consumidora. Art. 82. Relativamente unidade consumidora localizada em rea servida por sistema subterrneo ou prevista para ser atendida pelo referido sistema, de acordo com o programa de obras da concessionria, o consumidor poder optar por faturamento com aplicao das tarifas do Subgrupo AS, desde que o fornecimento seja feito em tenso secundria de distribuio e possa ser atendido um dos seguintes requisitos:

I - verificao de consumo de energia eltrica ativa mensal igual ou superior a 30 MWh em, no mnimo, 3 (trs) ciclos completos e consecutivos nos 6 (seis) meses anteriores opo; ou II - celebrao de contrato de fornecimento fixando demanda contratada igual ou superior a 150 kW.

Da Fatura e seu Pagamento Art. 83. A fatura de energia eltrica dever conter as seguintes informaes:

I - obrigatoriamente: a) nome do consumidor; b) nmero de inscrio no CNPJ ou CPF quando houver; c) cdigo de identificao; d) classificao da unidade consumidora; e) endereo da unidade consumidora; f) nmero dos medidores de energia eltrica ativa e reativa e respectiva constante de multiplicao da medio; g) data das leituras anterior e atual dos medidores, bem como da prxima leitura prevista; h) data de apresentao e de vencimento; i) componentes relativas aos produtos e servios prestados, discriminando as tarifas aplicadas; j) parcela referente a impostos incidentes sobre o faturamento realizado; l) valor total a pagar; m) aviso de que informaes sobre as condies gerais de fornecimento, tarifas, produtos, servios prestados e impostos se encontram disposio dos consumidores, para consulta, nas agncias da concessionria; n) indicadores referentes qualidade do fornecimento, de acordo com a norma especfica; o) nmero de telefone da Central de Teleatendimento e/ou outros meios de acesso concessionria para solicitaes e/ou reclamaes; p) nmero de telefone da Central de Teleatendimento da Agncia Reguladora Estadual conveniada com a ANEEL, quando houver; e q) nmero 0800 61 2010 da Central de Teleatendimento da ANEEL. II - quando pertinente: a) multa por atraso de pagamento e outros acrscimos moratrios individualmente discriminados; b) parcela referente compulsrio/ELETROBRS; ao pagamento (crditos) de juros do emprstimo

c) indicao do respectivo desconto sobre o valor da tarifa, em moeda corrente; d) indicao de fatura vencida, apontando no mnimo o ms/ referncia e valor em reais; e) indicao de faturamento realizado com base na mdia aritmtica nos termos dos arts. 57, 70 e 71 e o motivo da no realizao da leitura; f) percentual do reajuste tarifrio, o nmero da Resoluo que o autorizou e a data de incio de sua vigncia nas faturas em que o reajuste incidir. Pargrafo nico. Tratando-se de unidade consumidora classificada em uma das Subclasses Residencial Baixa Renda, deve constar na fatura: I a tarifa referente a cada parcela do consumo de energia eltrica; e II em destaque, no canto superior direito, que a Tarifa Social de Energia Eltrica TSEE foi criada pela Lei no 10.438, de 26 de abril de 2002. (Redao dada pela Resoluo Normativa ANEEL n 407, de 27.07.2010)
Art. 84. Alm das informaes relacionadas no artigo anterior, fica facultado concessionria incluir na fatura outras informaes julgadas pertinentes, inclusive veiculao de propagandas comerciais, desde que no interfiram nas informaes obrigatrias, vedadas, em qualquer hiptese, mensagens poltico-partidrias.

Pargrafo nico. Fica tambm facultado incluir a cobrana de outros servios, de forma discriminada, aps autorizao do consumidor.
Art. 85. A entrega da fatura dever ser efetuada at a data fixada para sua apresentao, prioritariamente no endereo da unidade consumidora, sendo admitidas as seguintes alternativas:

I - unidade consumidora localizada na rea rural: a concessionria poder disponibilizar a fatura em local diferente, podendo o consumidor indicar outro endereo atendido pelo servio postal, sem a cobrana de despesas adicionais; II - unidade consumidora localizada na rea urbana: o consumidor poder autorizar a entrega da fatura em outro endereo, sendo permitida a cobrana de despesas adicionais; e III - por outro meio ajustado entre o consumidor e a concessionria.
Art. 86. Os prazos mnimos para vencimento das faturas, contados da data da respectiva apresentao, ressalvados os casos de diferenas a cobrar ou a devolver referidos no art. 78, sero os a seguir fixados:

I - 5 (cinco) dias teis para as unidades consumidoras dos Grupos A e B, ressalvadas as mencionadas no inciso II; II - 10 (dez) dias teis para as unidades consumidoras classificadas como Poder Pblico, Iluminao Pblica, Servio Pblico e Cooperativa de Eletrificao Rural; III - no dia til seguinte ao da apresentao da fatura nos casos de desligamento a pedido, exceto para as unidades consumidoras a que se refere o inciso anterior.

1 Na contagem dos prazos exclui-se o dia da apresentao e inclui-se o do vencimento, os quais no podero ser afetados por discusses entre as partes. 2 A concessionria dever oferecer pelo menos 6 (seis) datas de vencimento da fatura, para escolha do consumidor, distribudas uniformemente em intervalos regulares ao longo do ms. 3 A concessionria, por solicitao do titular da unidade consumidora, deve parcelar o dbito proveniente do consumo mensal de energia eltrica para as unidades consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda nas seguintes condies: I acima de 2 (duas) parcelas; e II vedado novo parcelamento de valores anteriormente parcelados. (Pargrafo includo pela Resoluo Normativa ANEEL n 407, de 27.07.2010)
Art. 87. A eventual segunda via da fatura ser emitida por solicitao do consumidor e conter, destacadamente, a expresso SEGUNDA VIA, alm de, no mnimo, o nome do consumidor, nmero ou cdigo de referncia da unidade consumidora, perodo de consumo e valor total a pagar.

(Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) Pargrafo nico. Se o consumidor solicitar, a concessionria dever informar os demais dados que constaram na primeira via.
Art. 88. Constatada a duplicidade no pagamento de faturas, a devoluo do valor pago indevidamente dever ser efetuada em moeda corrente at o primeiro faturamento posterior constatao, ou, por opo do consumidor, por meio de compensao nas faturas subsequentes.

Pargrafo nico. A concessionria dever dispor de meios que possibilitem a constatao automtica da ocorrncia de pagamentos em duplicidade.
Da Multa Art. 89. Na hiptese de atraso no pagamento da fatura, sem prejuzo de outros procedimentos previstos na legislao aplicvel, ser cobrada multa limitada ao percentual mximo de 2 % (dois por cento) sobre o valor total da fatura em atraso, cuja cobrana no poder incidir sobre o valor da multa eventualmente apresentada na fatura anterior.

Pargrafo nico. O mesmo percentual incidir sobre a cobrana de outros servios prestados, exceto quando o contrato entre o consumidor e o prestador do servio estipular percentual menor.
Da Suspenso do Fornecimento Art. 90. A concessionria poder suspender o fornecimento, de imediato, quando verificar a ocorrncia de qualquer das seguintes situaes:

I - utilizao de procedimentos irregulares referidos no art. 72;

II - revenda ou fornecimento de energia eltrica a terceiros sem a devida autorizao federal; III - ligao clandestina ou religao revelia; e IV - deficincia tcnica e/ou de segurana das instalaes da unidade consumidora, que oferea risco iminente de danos a pessoas ou bens, inclusive ao funcionamento do sistema eltrico da concessionria.
Art. 91. A concessionria poder suspender o fornecimento, aps prvia comunicao formal ao consumidor, nas seguintes situaes:

I - atraso no pagamento da fatura relativa a prestao do servio pblico de energia eltrica; II - atraso no pagamento de encargos e servios vinculados ao fornecimento de energia eltrica, prestados mediante autorizao do consumidor; III - atraso no pagamento dos servios cobrveis estabelecidos no art. 109; IV - atraso no pagamento de prejuzos causados nas instalaes da concessionria, cuja responsabilidade tenha sido imputada ao consumidor, desde que vinculados prestao do servio pblico de energia eltrica; V - descumprimento das exigncias estabelecidas nos arts. 17 e 31; VI - o consumidor deixar de cumprir exigncia estabelecida com base no disposto no pargrafo nico do art. 102; VII - quando, encerrado o prazo para a soluo da dificuldade transitria ou o informado pelo consumidor para o fornecimento provisrio, nos termos dos arts. 32 e 111, no estiver atendido o que dispe o art. 3, para a regularizao ou ligao definitiva; e (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001) VIII - impedimento ao acesso de empregados e prepostos da concessionria para fins de leitura e inspees necessrias. 1 A comunicao dever ser por escrito, especfica e com entrega comprovada de forma individual ou impressa em destaque na prpria fatura, observados os prazos mnimos de antecedncia a seguir fixados. (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 614, de 06.11.2002) a) 15 (quinze) dias para os casos previstos nos incisos I, II, III, IV e V; b) 30 (trinta) dias para os casos previstos no inciso VI; e c) 3 (trs) dias para os casos previstos nos incisos VII e VIII. 2 Constatada que a suspenso do fornecimento foi indevida a concessionria fica obrigada a efetuar a religao no prazo mximo de at 4 (quatro) horas, sem nus para o

consumidor. 3 No caso de suspenso indevida do fornecimento, a concessionria dever creditar na fatura subseqente, a ttulo de indenizao ao consumidor, o maior valor dentre: (Pargrafo acrescentado pela Resoluo ANEEL n 614, de 06.11.2002) a) o dobro do valor estabelecido para o servio de religao de urgncia; ou (Alnea acrescentada pela Resoluo ANEEL n 614, de 06.11.2002) b) 20% (vinte por cento) do valor lquido da primeira fatura emitida aps a religao da unidade consumidora. (Alnea acrescentada pela Resoluo ANEEL n 614, de 06.11.2002) 4 Ser considerada suspenso indevida aquela que no estiver amparada nos arts. 90 e 91. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo ANEEL n 614, de 06.11.2002) 5 Para as unidades consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda deve ocorrer com intervalo mnimo de 30 (trinta) dias entre a data de vencimento da fatura e a data da suspenso do fornecimento. (Pargrafo includo pela Resoluo Normativa ANEEL n 407, de 27.07.2010)
Art. 92. Para os demais casos de suspenso do fornecimento, no decorrentes de procedimentos irregulares referidos no art. 72, havendo religao revelia da concessionria, esta poder cobrar, a ttulo de custo administrativo, o equivalente ao dobro do valor permitido para a religao de urgncia, a ser incluso na primeira fatura emitida aps a constatao do fato. Art. 93. Ao efetuar a suspenso do fornecimento a concessionria dever entregar, na unidade consumidora, aviso discriminando o motivo gerador e, quando pertinente, informaes referentes a cada uma das faturas que caracterizam a inadimplncia. Art. 94. A suspenso do fornecimento por falta de pagamento, a consumidor que preste servio pblico ou essencial populao e cuja atividade sofra prejuzo, ser comunicada por escrito, de forma especfica, e com antecedncia de 15 (quinze) dias, ao Poder Pblico local ou ao Poder Executivo Estadual, conforme fixado em lei.

Pargrafo nico. Para fins de aplicao do disposto no caput deste artigo, exemplificase como servio pblico ou essencial o desenvolvido nas unidades consumidoras a seguir indicadas: I - unidade operacional do servio pblico de tratamento de gua e esgotos; II - unidade operacional de processamento de gs liquefeito de petrleo e de combustveis; III - unidade operacional de distribuio de gs canalizado; IV - unidade hospitalar;

V - unidade operacional de transporte coletivo que utilize energia eltrica; VI - unidade operacional do servio pblico de tratamento de lixo; VII - unidade operacional do servio pblico de telecomunicaes; e VIII - centro de controle pblico de trfego areo, martimo e rodoferrovirio.
Das Responsabilidades Art. 95. A concessionria responsvel pela prestao de servio adequado a todos os consumidores, satisfazendo as condies de regularidade, generalidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, modicidade das tarifas e cortesia no atendimento, assim como prestando informaes para a defesa de interesses individuais e coletivos.

Pargrafo nico. No se caracteriza como descontinuidade do servio a suspenso do fornecimento efetuada nos termos dos arts. 90 e 91 desta Resoluo, tendo em vista a prevalncia do interesse da coletividade.
Art. 96. As alteraes das normas e/ou padres tcnicos da concessionria devero ser comunicadas aos consumidores, fabricantes, distribuidores, comerciantes de materiais e equipamentos padronizados, tcnicos em instalaes eltricas e demais interessados, por meio de jornal de grande circulao e de outros veculos de comunicao que permitam a adequada divulgao e orientao. Art. 97. A concessionria dever comunicar ao consumidor, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, sobre as providncias adotadas quanto s solicitaes e reclamaes recebidas do mesmo.

Pargrafo nico. A concessionria dever informar o respectivo nmero do protocolo de registro quando da formulao da solicitao ou reclamao, sempre que o atendimento no puder ser efetuado de imediato.
Art. 98. A concessionria dever dispor de estrutura de atendimento adequada s necessidades de seu mercado, acessvel a todos os consumidores da sua rea de concesso que possibilite a apresentao das solicitaes e reclamaes, bem como o pagamento da fatura de energia eltrica.

1 A estrutura adequada a que, alm de outros aspectos vinculados qualidade do atendimento, possibilita ao consumidor ser atendido em todas as suas solicitaes e reclamaes sem que, para tanto, tenha que se deslocar do municpio onde reside. 2 Nos locais em que as instituies prestadoras do servio de arrecadao das faturas de energia eltrica no propiciarem um atendimento adequado, a concessionria dever implantar estrutura prpria para garantir a qualidade do atendimento. 3 A concessionria dever dispensar atendimento prioritrio, por meio de servios individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato, a pessoas portadoras de deficincia fsica, idosos com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos, gestantes, lactantes e as pessoas acompanhadas por crianas de colo, nos termos da Lei n 10.048, de 8 de novembro de 2000.

Art. 99. A concessionria no ser responsvel por danos causados a pessoas ou bens, decorrentes de defeitos nas instalaes internas da unidade consumidora, da m utilizao e conservao das mesmas ou do uso inadequado da energia, ainda que tenha procedido vistoria.

Pargrafo nico. A concessionria dever comunicar ao consumidor, por escrito e de forma especfica, a necessidade de proceder as respectivas correes, quando constatar deficincia nas instalaes internas da unidade consumidora, em especial no padro de entrada de energia eltrica. (Pargrafo acrescentado pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001)
Art. 100. A concessionria dever desenvolver, em carter permanente e de maneira adequada, campanhas com vistas a:

I - informar ao consumidor, em particular e ao pblico em geral, sobre os cuidados especiais que a energia eltrica requer na sua utilizao; II - divulgar os direitos e deveres especficos do consumidor de energia eltrica; III - orientar sobre a utilizao racional e formas de combater o desperdcio de energia eltrica; e IV - divulgar outras orientaes por determinao da ANEEL.
Art. 101 (Revogado pela Resoluo Normativa ANEEL n 061, de 29.04.2004) Art. 102. de responsabilidade do consumidor, aps o ponto de entrega, manter a adequao tcnica e a segurana das instalaes internas da unidade consumidora.

Pargrafo nico. As instalaes internas que vierem a ficar em desacordo com as normas e/ou padres a que se refere a alnea a, inciso I, art. 3, e que ofeream riscos segurana de pessoas ou bens, devero ser reformadas ou substitudas pelo consumidor.
Art. 103. O consumidor ser responsvel pelas adaptaes das instalaes da unidade consumidora, necessrias ao recebimento dos equipamentos de medio, em decorrncia de mudana de Grupo tarifrio ou exerccio de opo de faturamento. Art. 104. O consumidor ser responsvel por danos causados aos equipamentos de medio ou ao sistema eltrico da concessionria, decorrentes de qualquer procedimento irregular ou de deficincia tcnica das instalaes eltricas internas da unidade consumidora. Art. 105. O consumidor ser responsvel, na qualidade de depositrio a ttulo gratuito, pela custdia dos equipamentos de medio da concessionria quando instalados no interior da unidade consumidora, ou, se por solicitao formal do consumidor, os equipamentos forem instalados em rea exterior da mesma.

Pargrafo nico. No se aplicam as disposies pertinentes ao depositrio no caso de furto ou danos provocados por terceiros, relativamente aos equipamentos de medio, exceto quando, da violao de lacres ou de danos nos equipamentos, decorrerem registros inferiores aos corretos.

Art. 106. O consumidor ser responsvel pelo pagamento das diferenas resultantes da aplicao de tarifas no perodo em que a unidade consumidora esteve incorretamente classificada, no tendo direito devoluo de quaisquer diferenas eventualmente pagas a maior quando constatada, pela concessionria, a ocorrncia dos seguintes fatos:

I - declarao falsa de informao referente a natureza da atividade desenvolvida na unidade consumidora ou a finalidade real da utilizao da energia eltrica; ou II - omisso das alteraes supervenientes que importarem em reclassificao.
Da Religao Art. 107. Cessado o motivo da suspenso a concessionria restabelecer o fornecimento no prazo de at 48 horas, aps a solicitao do consumidor ou a constatao do pagamento. Art. 108. Fica facultado concessionria implantar procedimento de religao de urgncia, caracterizado pelo prazo de at 4 (quatro) horas entre o pedido e o atendimento, o qual, nas localidades onde for adotado, obriga a concessionria a:

I - informar ao consumidor interessado o valor e o prazo relativo religao normal e da de urgncia; e II - prestar o servio a qualquer consumidor que o solicitar.
Da Cobrana dos Servios Art. 109. Os servios cobrveis, realizados a pedido do consumidor, so os seguintes:

I - vistoria de unidade consumidora; II - aferio de medidor; III - verificao de nvel de tenso; IV - religao normal; V - religao de urgncia; e VI - emisso de segunda via de fatura. 1 A cobrana dos servios previstos neste artigo facultativa e s poder ser feita em contrapartida de servio efetivamente prestado pela concessionria, dentro dos prazos estabelecidos. 2 A cobrana de aferio de medidor no ser devida quando os limites admissveis tiverem sido excedidos, conforme disposto no art. 38. 3 A cobrana de verificao de nvel de tenso, a pedido do consumidor, s poder ser feita se os valores de tenso, obtidos mediante medio apropriada, se situarem entre os limites mnimos e mximos estabelecidos em regulamentos especficos. 4 No ser cobrada a primeira vistoria realizada para atender o pedido de fornecimento ou de aumento de carga.

5 A cobrana de qualquer servio obrigar a concessionria a implant-lo em toda a sua rea de concesso, para todos os consumidores, ressalvado o servio de religao de urgncia. 6 A concessionria dever manter, por um perodo mnimo de 12 (doze) meses, os registros do valor cobrado, do horrio e data da solicitao e da execuo dos servios, exceto no caso de emisso de segunda via de fatura. 7 A concessionria poder executar outros servios no vinculados prestao do servio pblico de energia eltrica, desde que observe as restries constantes do contrato de concesso e que o consumidor, por sua livre escolha, opte por contratar a concessionria para a realizao dos mesmos.
Art. 110. Os valores dos servios cobrveis sero definidos por meio de Resolues especficas da ANEEL. Do Fornecimento Provisrio e Precrio Art. 111. A concessionria poder considerar como fornecimento provisrio o que se destinar ao atendimento de eventos temporrios, tais como: festividades, circos, parques de diverses, exposies, obras ou similares, estando o atendimento condicionado disponibilidade de energia eltrica.

1 Correro por conta do consumidor as despesas com instalao e retirada de rede e ramais de carter provisrio, bem como as relativas aos respectivos servios de ligao e desligamento, podendo a concessionria exigir, a ttulo de garantia, o pagamento antecipado desses servios e do consumo de energia eltrica e/ou da demanda de potncia prevista, em at 3 (trs) ciclos completos de faturamento. 2 Sero consideradas como despesas os custos dos materiais aplicados e no reaproveitveis, bem assim os demais custos, tais como: mo-de-obra para instalao, retirada, ligao e transporte.
Art. 112. Qualquer concessionria poder atender, a ttulo precrio, unidades consumidoras localizadas na rea de concesso de outra, desde que as condies sejam ajustadas entre as concessionrias, por escrito, com remessa de cpia do ajuste ANEEL pela concessionria que efetuar o fornecimento. Do Encerramento das Relaes Contratuais Art. 113. O encerramento da relao contratual entre a concessionria e o consumidor ser efetuado segundo as seguintes caractersticas e condies:

I - por ao do consumidor, mediante pedido de desligamento da unidade consumidora, observado o cumprimento das obrigaes previstas nos contratos de fornecimento, de uso do sistema e de adeso, conforme o caso; e II - por ao da concessionria, quando houver pedido de fornecimento formulado por novo interessado referente a mesma unidade consumidora. Pargrafo nico. No caso referido no inciso I a condio de unidade consumidora desativada dever constar do cadastro, at que seja restabelecido o fornecimento em decorrncia da formulao de novo pedido de fornecimento.

Das Especificidades da Iluminao Pblica Art. 114. A responsabilidade pelos servios de elaborao de projeto, implantao, expanso, operao e manuteno das instalaes de iluminao pblica de pessoa jurdica de direito pblico ou por esta delegada mediante concesso ou autorizao, podendo a concessionria prestar esses servios mediante celebrao de contrato especfico para tal fim, ficando o consumidor responsvel pelas despesas decorrentes.

Pargrafo nico. Quando o sistema de iluminao pblica for de propriedade da concessionria, esta ser responsvel pela execuo e custeio dos respectivos servios de operao e manuteno.
Art. 115. Nos casos em que o Poder Pblico necessite acessar o sistema eltrico de distribuio, para a realizao de servios de operao e manuteno das instalaes de iluminao pblica, devero ser observados os procedimentos de rede da concessionria local. Art. 116. As tarifas aplicveis aos fornecimentos de energia eltrica para iluminao pblica sero estruturadas de acordo com a localizao do ponto de entrega, a saber:

I - Tarifa B4a: aplicvel quando o Poder Pblico for o proprietrio do sistema de iluminao pblica; e II - Tarifa B4b: aplicvel quando o sistema de iluminao pblica for de propriedade da concessionria.
Das Disposies Gerais Art. 117. Ocorrendo restrio ou insuficincia dos meios para o atendimento aos consumidores, nos termos do Decreto n 93.901, de 9 de janeiro de 1987, as condies estabelecidas nesta Resoluo podero, a critrio da ANEEL, ser suspensas parcial ou integralmente, enquanto persistir a limitao. Art. 118. A concessionria dever manter nas agncias de atendimento, em local de fcil visualizao e acesso, exemplares desta Resoluo e das Normas e Padres da mesma, para conhecimento ou consulta dos interessados.

Pargrafo nico. A concessionria dever fornecer exemplar desta Resoluo, gratuitamente, quando solicitado pelo consumidor.
Art. 119. A concessionria dever prestar todas as informaes solicitadas pelo consumidor referentes prestao do servio, inclusive quanto as tarifas em vigor, o nmero e a data da Resoluo que as houver homologado, bem como sobre os critrios de faturamento.

Pargrafo nico. A tabela com os valores dos servios cobrveis, referidos no art. 109, dever estar afixada nas agncias de atendimento, em local de fcil visualizao, devendo a concessionria adotar, complementarmente, outras formas de divulgao adequadas.
Art. 120. Os consumidores, individualmente, ou por meio do respectivo Conselho de Consumidores, ou, ainda, de outras formas de participao previstas em lei, podero, para defesa de seus interesses, solicitar informaes e encaminhar sugestes, denncias e reclamaes

concessionria, s Agncias Reguladoras Estaduais ou do Distrito Federal conveniadas, ou ANEEL, assim como podero ser solicitados a cooperar na fiscalizao das concessionrias. Pargrafo nico. A concessionria dever manter em todas as agncias de atendimento, em local de fcil visualizao e acesso, livro prprio para possibilitar a manifestao por escrito dos consumidores, devendo, para o caso de solicitaes ou reclamaes, observar o prazo de 30 (trinta) dias para resposta, conforme estabelecido no art. 97. Art. 121. Prazos menores, se previstos nos respectivos contratos de concesso, prevalecem sobre os estabelecidos nesta Resoluo.
Art. 122. A concessionria dever observar o princpio da isonomia em todas as decises que lhe foram facultadas nesta Resoluo, adotando procedimento nico para toda a rea de concesso outorgada. Art. 123. Para a implementao dos respectivos procedimentos, a concessionria dispor dos seguintes prazos, a contar da data de publicao desta Resoluo:

I - 60 (sessenta)dias: incluir os feriados nacionais nas excees do horrio de ponta, conforme estabelecido na alnea c, inciso XVII, art. 2; II - 180 (cento e oitenta) dias: celebrar o contrato de fornecimento com consumidor responsvel por unidade consumidora do Grupo A j ligada, conforme estabelecido na alnea d, inciso I, art. 3; III - 60 (sessenta) dias: adequar os procedimentos referentes opo de faturamento ou mudana de Grupo tarifrio, conforme estabelecido no art. 5; IV - 180 (cento e oitenta) dias: adequar as atividades da classe Industrial e distinguir as subclasses do Poder Pblico, conforme estabelecido nos incisos II e V, art. 20; V - 180 (cento e oitenta) dias: identificar as unidades consumidoras localizadas na rea rural e no classificadas como Rural, reclassificar, quando pertinente, nos termos do inciso IV, art. 20, e informar ANEEL o nmero de unidades consumidoras reclassificadas por subclasse; VI - 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias: organizar e atualizar o cadastro das unidades consumidoras, conforme disposto no art. 21; VII - 30 (trinta) dias: encaminhar o contrato de adeso ao consumidor responsvel por nova unidade consumidora do Grupo B, conforme disposto no art. 22, aps a publicao do teor do contrato; VIII - 90 (noventa) dias: encaminhar o contrato de adeso ao consumidor responsvel por unidade consumidora do Grupo B j ligada, conforme disposto no art. 22, aps a publicao do teor do contrato; IX - 30 (trinta) dias: incluir clusula referente s condies de aplicao da tarifa de ultrapassagem nos contratos, conforme disposto no inciso VIII, art. 23; X - 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias: celebrar o contrato de fornecimento com consumidor responsvel por unidade consumidora classificada como Iluminao Pblica, conforme art. 25;

XI - 60 (sessenta) dias: adequar os procedimentos referentes substituio de medidores, conforme estabelecido no 3 do art. 33; XII - 60 (sessenta) dias: adequar os procedimentos relativos aferio de medidores, conforme art. 38; XIII - 30 (trinta) dias: ajustar os intervalos entre as leituras de medidores, conforme art. 40; XIV - 90 (noventa) dias: adequar os procedimentos referentes aos critrios de faturamento da demanda proporcional, conforme disposto no art. 42; XV - 180 (cento e oitenta) dias: adequar o faturamento de unidades consumidoras do Grupo B classificadas como Residencial Baixa Renda, conforme estabelecido no art. 45; XVI - 30 (trinta) dias: adequar os procedimentos referentes aos critrios de faturamento da demanda, conforme disposto no art. 49 e oferecer o perodo de testes nos termos do art. 55 para as unidades consumidoras j ligadas; XVII - 180 (cento e oitenta) dias: incluir as unidades consumidoras na estrutura tarifria horo-sazonal, conforme estabelecido no art. 53; XVIII - (Revogado pela Resoluo ANEEL n 068, de 23.02.2001) XIX - 180 (cento e oitenta) dias: adequar a aplicao da tarifa de ultrapassagem s unidades consumidoras do Grupo A, conforme disposto no art. 56, devendo informar os novos critrios ao consumidor com antecedncia mnima de 60 (sessenta) dias; XX - 90 (noventa) dias: ajustar o faturamento nos casos de impedimento da leitura do medidor, conforme estabelecido nos 1 a 4, art. 70; XXI - 180 (cento e oitenta) dias: incluir na fatura as informaes estabelecidas na alnea b, inciso I e alnea c, inciso II, art. 83; XXII - 30 (trinta) dias: incluir na fatura as informaes estabelecidas nas alneas o, p e q, inciso I e nas alneas d, e e f, inciso II, art. 83; XXIII - 60 (sessenta) dias: ajustar os prazos para vencimento das faturas em dias teis, conforme estabelecido nos incisos I e II, art. 86; XXIV - 30 (trinta) dias: oferecer pelo menos 6 (seis) datas de vencimento da fatura para escolha do consumidor, conforme estabelecido no 2, art. 86; (Redao dada pela Resoluo ANEEL n 090, de 27.03.2001 ) XXV - 180 (cento e oitenta) dias: implantar meios de constatao automtica de pagamento em duplicidade, conforme estabelecido no pargrafo nico, art. 88; XXVI - 60 (sessenta) dias: implantar a entrega do aviso relativo ao motivo da suspenso do fornecimento, conforme estabelecido no art. 93; XXVII - 30 (trinta) dias: informar o nmero de protocolo do registro da reclamao ou

solicitao, conforme pargrafo nico, art. 97; XXVIII - 60 (sessenta) dias: implantar a manuteno dos registros relativos aos servios cobrveis, conforme estabelecido no 6, art. 109; XXIX - 60 (sessenta) dias: implantar o cadastramento referente a condio de unidade consumidora desativada, conforme estabelecido no pargrafo nico, art. 113. Art. 124. As omisses, dvidas e casos no previstos nesta Resoluo sero resolvidos e decididos pela ANEEL.
Art. 125. Esta Resoluo entra em vigor na data da sua publicao, ficando revogadas as Portarias DNAEE n 277, de 23 de dezembro de 1985, n 045, de 21 de abril de 1987, n 033, de 11 de fevereiro de 1988, n 185, de 17 de outubro de 1988, n 193, de 1 de novembro de 1988, n 158, de 17 de outubro de 1989, n 1.233, de 15 de outubro de 1993, n 1.569, de 23 de dezembro de 1993, n 438, de 4 de dezembro de 1996, n 466, de 12 de novembro de 1997 e demais disposies em contrrio.

JOS MRIO MIRANDA ABDO

Este texto no substitui o publicado no D.O. de 30.11.2000, seo 1, p. 35, v. 138, n. 230-E.

Potrebbero piacerti anche