Sei sulla pagina 1di 29

Direito Civil II Objetivos: Estudo dos atos, fatos e negcios jurdicos

Anotaes em sala de aula (prof. Maria Ceclia Almeida)

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II Bem de famlia

Os bens de famlia eram tratados, no Cdigo Civil de 1916, como parte dos bens em geral; j no Cdigo Civil de 2002 estes foram jogados para a parte de Direito de Famlia. Seu conceito vem do Direito do Texas, quando ainda era repblica independente (veio depois a fazer parte dos EUA); veio da necessidade de preservar a famlia, atravs dos bens que compem o lar. O princpio: o cidado pode separar, de seus bens, parte que seja considerado fora do comrcio ou fora do negcio, e que no podem, de forma alguma, ser alienados, no limite mximo de 1/3. Para que sejam considerados bens de famlia, exige-se a devida publicidade, via Cartrio de Registro de Imveis. Lei dos Registros Pblicos (6015/96): onde esto normatizados os aspectos dos registros de pessoas e bens. Artigo 167, inciso 1.1: onde se regulamentam os registros dos bens de famlia.
Cdigo Civil de 2012, Art. 1.711.: Podem os cnjuges, ou a entidade familiar, mediante escritura pblica ou testamento, destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia, desde que no ultrapasse um tero do patrimnio lquido existente ao tempo da instituio, mantidas as regras sobre a impenhorabilidade do imvel residencial estabelecida em lei especial.

O bem que foi separado para ser bem de famlia impenhorvel, mas tambm inalienvel. No garante dvidas posteriores sua instituio, exceo feita ao ITR e ao IPTU, bem como ao condomnio. Pode existir sub-rogao, ou substituio, do bem de famlia, atravs de deciso judicial, no caso em que se comprove que aquele o nico bem que pode saldar dvida; nesse caso, transforma-se o bem em outro, ou vende-se o bem para comprar outro menor, no qual ser efetuado o gravame (garantia do bem). O bem de famlia no precisa necessariamente ser imveis; pode se constituir de ttulos ou valores mobilirios que implicam no sustento dessa famlia (ex.: aes). Em todo caso, o destino do bem de famlia sempre o sustento da famlia. Em tese no possvel vender o bem de famlia; contudo, ocorrem excees:
CC2002, art. 1.719.: Comprovada a impossibilidade da manuteno do bem de famlia nas condies em que foi institudo, poder o juiz, a requerimento dos interessados, extingui-lo ou autorizar a sub-rogao dos bens que o constituem em outros, ouvidos o instituidor e o Ministrio Pblico.

O bem de famlia se extingue com o fim da famlia, por morte de um dos cnjuges ou maioridade dos filhos. Em caso de separao, s extingue-se a famlia se os filhos forem maiores. Para efeito legal, considera-se famlia a instituio formada por casais no-casados (marital), monoparentais (pais ou mes solteiros), pessoas solteiras ou a unio homoafetiva. Observe-se que uma vez que o bem se torna em bem de famlia este no pode ser disponibilizado conforme a vontade do seu dono; garantia de sobrevivncia. No caso de incapaz, a durao do bem de famlia dura enquanto ocorre sua incapacidade.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

Na dcada de 90, o conceito de bem de famlia foi ampliado: a impenhorabilidade do bem de famlia foi concedida ao nico imvel do devedor insolvente (OU SEJA: se aquele que no pode pagar no tem como saldar as dvidas, e s tiver um nico imvel, este no poder ser vendido, dado sua hipossuficincia). Ocorrem, no entanto, excees (art 3, Lei 8009): Quando a dvida for proveniente de trabalhadores da residncia e das suas contribuies (aes trabalhistas que vem dos empregados domsticos). Financiamento destinado construo do imvel. Penso alimentcia. Garantia de fiana; Entre outras Dentre as excees da lei 8009, uma delas polmica: a da garantia de fiana, que ocorre quando algum se compromete a ser fiador de algum caso este no pague a dvida. Esse dispositivo foi declarado constitucional pelo STF, portanto, a fiana um dos motivos pelos quais o bem de famlia pode ser vendido, a qualquer momento, para se saldar as dvidas.
Lei 8009/90, art. 3: A impenhorabilidade oponvel em qualquer processo de execuo civil, fiscal, previdenciria, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: I - em razo dos crditos de trabalhadores da prpria residncia e das respectivas contribuies previdencirias; II - pelo titular do crdito decorrente do financiamento destinado construo ou aquisio do imvel, no limite dos crditos e acrscimos constitudos em funo do respectivo contrato; III -- pelo credor de penso alimentcia; IV - para cobrana de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuies devidas em funo do imvel familiar; V - para execuo de hipoteca sobre o imvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar; VI - por ter sido adquirido com produto de crime ou para execuo de sentena penal condenatria a ressarcimento, indenizao ou perdimento de bens. VII - por obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao. (Includo pela Lei n 8.245, de 1991)

Caso prtico Jos, casado com Ana e pai de dois filhos menores, pretende constituir bem de famlia. Para tanto, indo ao Cartrio de Registro de Imveis de Santos, apresenta as Certides Negativas de Dbitos e o inventrio dos seus bens, quando, ento, registrado na matrcula do imvel da Rua X a instituio do bem de famlia. Passados trs anos Jos pretende vender esse imvel. Pergunta-se: 1. possvel realizar a venda? 2. Como Jos est vivo, mas os filhos ainda so menores, pode desconstituir o imvel como bem de famlia? 3. possvel dar esse imvel em garantia de dvida? 4. A empregada da loja de Jos pode requerer que seus crditos trabalhistas sejam saldados com esse imvel?

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II Caso prtico

Jos, casado com Ana e pai de dois filhos menores, pretende constituir bem de famlia. Para tanto, indo ao Cartrio de Registro de Imveis de Santos, apresenta as Certides Negativas de Dbitos e o inventrio dos seus bens, quando, ento, registrado na matrcula do imvel da Rua X a instituio do bem de famlia. Passados trs anos Jos pretende vender esse imvel. Pergunta-se: 1. possvel realizar a venda? 2. Como Jos est vivo, mas os filhos ainda so menores, pode desconstituir o imvel como bem de famlia? 3. possvel dar esse imvel em garantia de dvida? 4. A empregada da loja de Jos pode requerer que seus crditos trabalhistas sejam saldados com esse imvel? Respostas: 1. No ser possvel realizar a venda, visto que os bens de famlia so inalienveis (Cdigo Civil, artigo 1717). 2. Jos no poder vender o bem, pois, nos termos do art. 1716 do Cdigo Civil, a famlia existe enquanto viver um dos cnjuges, ou os filhos no tenham chegado maioridade. 3. No possvel coloc-lo como garantia de dvida, visto estar registrado como bem de famlia (artigo 1711 e 1717). 4. No pode, pois no empregada domstica; nesse caso, no se aplicam as regras do art. 3 da Lei 8009/90, inciso I.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II Negcio jurdico

Segundo Antnio Junqueira de Azevedo, negcio jurdico todo fato jurdico consistente em declarao de vontade a que o ordenamento jurdico atribui os efeitos designados como queridos, respeitados os pressupostos de existncia, validade e eficcia impostos pela norma jurdica que sobre ele incide. Classificao do fato jurdico: 1. Fato natural ou fato jurdico stricto sensu 2. Fato humano: a. Voluntrio (ato jurdico lato sensu) i. Ato jurdico stricto sensu ii. Negcio jurdico b. Involuntrio (ato ilcito) Fato jurdico: aquele que interessa ao Direito, possibilitando nascer, modificar, subsistir ou extinguir relaes jurdicas. Pode ser classificado em: 1. Fato natural ou fato stricto sensu: o que advm, via de regra, dos fenmenos da natureza, no havendo interveno humana. Pode ser ordinrio ou extraordinrio. a. Ordinrios: quando faz parte do nosso dia-a-dia, previsvel (o 1 nascimento, a morte, a maioridade, o decurso do tempo, a aluvio , a 2 avulso , a perda do prazo). b. Extraordinrios: provenientes de caso fortuito ou fora maior (enchentes, desabamentos de casa); o acontecimento imprevisvel, sob o qual no h controle. 2. Fato humano: divide-se em voluntrio e involuntrio, dividindo-se em: a. Voluntrio: o chamado ato jurdico lato sensu, detalhado abaixo. b. Involuntrio: o ato que caracteriza o ilcito, e que gera responsabilidade sob o que aconteceu (cometer um atropelamento significa indenizar o atropelado). Os atos jurdicos lato sensu se dividem em: Ato jurdico strictu sensu: so aqueles regulados por lei, sob os quais no h possibilidade de manifestao de nossa vontade. Dividem-se em materiais e reais (ou participaes). Negcios jurdicos: so aqueles nos quais a regulamentao feita por manifestao de nossa vontade (os detalhes so decididos pelas partes envolvidas). Quanto aos atos materiais ou reais, estes dependem apenas da atuao de vontade de quem os pratica; no possuem destinatrio; seus efeitos so invariveis e imediatos.. Ex. de atos jurdicos materiais ou reais: mudana de domiclio, ocupao ...
Cdigo Civil, Art. 1263 (referente a ocupao): Quem se assenhorear de coisa sem dono para logo lhe adquire a propriedade, no sendo essa ocupao defesa por lei. Cdigo Civil, art. 1272 (confuso, comisso ou adjuno) As coisas pertencentes a diversos donos, confundidas, misturadas ou adjuntadas sem o consentimento deles, continuam a pertencer-lhes, sendo possvel separ-las sem deteriorao.

As participaes, por sua vez, so manifestaes de vontade para que se d cincia a um fato e dirigidas a outrem, chamado destinatrio. Por estas eu dou conhecimento a um fato que vai ocorrer, ou que est ocorrendo (notificao, denncia etc.). O negcio jurdico uma grande evoluo, j que gera autonomia de vontade privada, atravs da autorregulamentao dos interesses privados, reconhecida pelo ordenamento jurdico.
1 2

paulatina invaso de terreno por gua ou outro elemento invaso de elemento natural de forma repentina (onda que derruba uma casa)

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II Classificaes do ato jurdico

Unilateral vs bilateral: Unilateral: o que tem somente uma manifestao de vontade. (ex.: doao). Bilateral: aquele que tem duas ou mais manifestaes de vontade (ex.: contrato entre uma ou mais partes). Observe que unilateral e bilateral, para o negcio jurdico, refere-se ao nmero de partes envolvidas. Gratuito vs oneroso: Gratuito: quando h nus para apenas uma das partes. Oneroso: quando h reciprocidade de nus (para ambas as partes). Solene vs no-solene: Solenes: so os que exigem, para sua validade, determinada solenidade (respeito forma e ao ritual); como o casamento, que tem regras especficas que devem ser seguidas risca, sob pena de nulidade do ato (pergunta, resposta sim, papis, proclames, porta aberta). No-solenes: no exigem solenidade ou regra especfica (pagar o estacionamento, o combustvel, pegar um metr, comprar um caf ... foram negcios jurdicos nosolenes). Patrimonial vs extrapatrimonial: Patrimonial: refere-se a bens materiais (como a compra de um carro ou um computador). Extrapatrimonial: refere-se a direito sob bens no-concretos (voz, resumos da matria ...). Inter vivos vs mortis causa: Inter vivos: propaga-se enquanto as pessoas esto vivas. Mortis causa: passa da existncia das pessoas envolvidas, propaga-se aps a morte. Atos de disposio vs atos de administrao: Atos de disposio: so aqueles nos quais h transferncia de patrimnio (como hipoteca ou compra e venda) Atos de adminstrao: os no qual no h transferncia patrimonial (como aluguel). Principal vs acessrio: Principal: negcios que existem sozinhos, per se (ex.: compra e venda). Acessrio: negcios que no existem sem que outro negcio seja realizado (ex.: fiana). H casos em que vrios negcios principais podem estar vinculados a um contrato principal (ex.: na compra e venda de uma casa pode-se fixar um emprstimo, ou fazer um seguro contra no-pagamento). Outros, contudo, no existem sem o contrato ou o negcio principal (caso da fiana). Constitutivos vs declaratrios: Constitutivos: constituem nova relao de direitos e obrigaes. Declaratrios: so mero reconhecimento de uma situao pr-existente (contrato de unio estvel). No tocante aquisio de direitos, conjugada com outros, esta pode ser: Originria ou derivada Gratuita ou onerosa A ttulo singular e a ttulo universal Simples e complexa

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

Originria vs derivada: Originria: surge espontaneamente, independente da transferncia de um titular para outro (como o usucapio, que apenas declara a posse do imvel, dados os requisitos). Derivada: exige a transferncia de um titular para outro (ex.: doao, compra e venda). Gratuita vs onerosa: Gratuita: no h nus para uma das partes (uma tem somente direitos; a outra, s obrigaes); o outorgante transfere ao outorgado o direito, sem contrapartida. Onerosa: ambas as partes fazem uma troca de direitos e obrigaes (ex.: compra e venda de casa, em que se troca o direito da casa pelo direito do dinheiro). A ttulo singular vs a ttulo universal: A ttulo universal: quem recebe o direito leva tambm a obrigao (ex.: sucesso hereditria a ttulo universal, na qual o herdeiro recebe os bens mas leva tambm as dvidas). A ttulo singular: quem recebe o direito no leva as obrigaes (ex.: sucesso hereditria a ttulo singular, na qual uma pessoa deixa os bens a algum como legado, sem as obrigaes). A respeito das sucesses, observe que: no caso da sucesso a ttulo singular, esta deve ser expressa em testamento. em caso de dvidas com credores a dvida no passa alm da herana (o sucessor a ttulo universal responde pelo passivo at a fora do seu quinho). no caso da sucesso obter legatrios e sucessores a ttulo universal, os credores podem alegar fraude contra credores para que as dvidas sejam cobertas pelo legado. Aquisio simples vs aquisio complexa: Simples: feita num nico ato. Complexa: precisa de vrios atos para ser realizado (como a aposentadoria, que exige um nmero de anos trabalhados, com registro em carteira, e o decurso do tempo para ser usufrudo). Adquire-se direitos: Por mim ou por outrem, atravs de um mandatrio. Quanto a mandatrio, pode ser por procurao ou por curador ou tutor, quando for incapaz. Adquire-se direitos atuais ou futuros. Adquire-se, ainda, direitos pelas normas legais (ex.: art. 1248 e 1250-1251).
Cdigo Civil de 2002: Art. 1.248. A acesso pode dar-se: I - por formao de ilhas; II - por aluvio; III - por avulso; IV - por abandono de lveo; V - por plantaes ou construes Art. 1.250. Os acrscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depsitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das guas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, sem indenizao. Pargrafo nico. O terreno aluvial, que se formar em frente de prdios de proprietrios diferentes, dividir-se- entre eles, na proporo da testada de cada um sobre a antiga margem. Art. 1.251. Quando, por fora natural violenta, uma poro de terra se destacar de um prdio e se juntar a outro, o dono deste adquirir a propriedade do acrscimo, se indenizar o dono do primeiro ou, sem indenizao, se, em um ano, ningum houver reclamado. Pargrafo nico. Recusando-se ao pagamento de indenizao, o dono do prdio a que se juntou a poro de terra dever aquiescer a que se remova a parte acrescida

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

Direito atual vs direito futuro: Direito atual: aquele que me permite exerc-lo imediatamente. Direito futuro: aquele que no pode ser exercitado naquele momento. Como exemplo, temos a compra de veculo com reserva de domnio (o bem no seu, at que o pague). Direito futuro pode ser, ainda, deferido ou no deferido: Deferido: o que eu tenho direito de exercer; No-deferido: o que est subordinado a condies que podem, ou no, acontecer.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

Expectativa de direito, direito eventual e direito condicional: Expectativa de direito: de Plcido e Silva o define como uma esperana, aquilo que pode vir a ser direito um dia (se fulano morrer, talvez eu assuma a herana dele). No integra o mundo de direitos, no faz parte do patrimnio de algum. Direito eventual: h um interesse incompleto; no tem elementos suficientes, mas h a promessa do direito (se eu achar o gatinho da madame, receberei uma recompensa, o achdego). o Outro exemplo o pacto de preferncia, no qual duas pessoas estabelecem em contrato que, num determinado prazo, fulano tem a preferncia na compra do bem de sicrano; o O caso mais comum o direito preferencial do inquilino de comprar o imvel do locador. Direito condicional: aquele que passa a existir desde que a condio acontea. o Definimos condio como evento futuro e incerto. o Ex.: seguro. Atos de conservao de um direito, atos de defesa de um direito lesado, atos de defesa preventiva e autodefesa: Atos de conservao de um direito: so os realizados para manuteno de um direito j existente. Atos de defesa de um direito lesado: referem-se recuperao de um direito. Atos de defesa preventiva: so atos que previnem a manuteno de um direito. Atos de autodefesa: a defesa por recursos prprios. Exemplos de ato de conservao de um direito: Direito de reteno: um ato que conserva o direito indenizao de um locatrio, caso o locador no o indenize por eventuais benfeitorias no local. Arresto ou sequestro de bens: atos de conservao de direito, realizados pelo juiz para garantir o direito de algum a um determinado bem (enquanto o conflito no se resolve, o bem fica na mo da Justia). Cauo: ato de conservao de um direito, que garante o pagamento de uma dvida mediante a entrega de um bem como garantia. Quanto aos atos de defesa de um direito lesado, s h um possvel: a ao judicial, conforme Constituio Federal, art. 5, incisos XXXV e LXXIII, e no Cdigo de Processo Civil, art. 3. Exemplos de atos de defesa preventiva: Clusula penal ou multa: ato de defesa preventiva, no qual se garante o pagamento da dvida com uma pena em dinheiro. Fiana: contrato acessrio ao principal, no qual o locatrio apresenta ao fiador um locador, que se compromete a pagar o devido caso o locatrio no honre com sua dvida. Ao de dano infecto: ao pela qual o vizinho de imvel degradado pede medidas ao seu dono. Arras ou sinal: reserva de direito por valor em dinheiro. o caso quem deu o sinal desista, perde o dinheiro e o valor; o caso quem recebeu o sinal desista, paga em dobro. Ao de interdito proibitrio: em caso de iminente invaso, o juiz, a pedido de fulano, avisa a beltrano que este no deve se aproximar do imvel de fulano, sob pena de responsabilidade civil e de descumprimento de ordem judicial.
Cdigo Civil, art. 1280: O proprietrio ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prdio vizinho a demolio, ou a reparao deste, quando ameace runa, bem como que lhe preste cauo pelo dano iminente.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

10

Quanto modificao dos direitos, esta pode ser subjetiva ou objetiva. Subjetiva: modifica os plos, ativos ou passivos, ou por atos inter vivos ou mortis causa; a relao jurdica continua existindo. o o credor cede seu crdito a outro (mudana de plo ativo, inter vivos) o algum assume a dvida do devedor (mudana de plo passivo, inter vivos) o os herdeiros assumem a dvida (mudana de plo passivo, mortis causa); nesse caso ocorre multiplicao dos sujeitos (de menos para mais), ou concentrao (de mais para menos). Objetiva: muda-se o objeto da relao jurdica, podendo ser:. o Quantitativa: modifica-se a quantidade dos direitos Ex.: venda de 100 litros de usque para venda de 200 litros de usque. o Qualitativa: modifica-se a qualidade dos direitos Ex.: da venda de 100 litros de usque para venda de 100 litros de pinga. Extino dos direitos Pode ocorrer por: fim dos objetos (ex.: Cdigo Civil, art. 1272, 1273, 1274, 927, 929. 934); alienao; venda; renncia a direitos; abandono, que, em geral, de coisas; morte do titular de um direito, que personalssima; prescrio, que o prazo para que se proponha a ao; decadncia, que o prazo para exercer o direito; extino do instituto jurdico, que cessa o objeto e o direito; confuso, no qual o devedor do direito e o credor so a mesma pessoa; condio resolutiva, no qual ocorre uma condio expressa para o fim do direito; expirao do prazo; aparecimento de direito incompatvel (incompatibilidade de direitos).

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

11

Interpretao dos negcios jurdicos: pode ser declaratria, integrativa ou construtiva. Interpretao declaratria: busca-se definir a inteno ou interesse dos interessados no negcio jurdico; o intrprete se preocupar com o comportamento passado das partes. Interpretao integrativa: como faltou algum detalhe no negcio estabelecido, faz-se necessrio preencher as lacunas em normas supletivas, na teoria geral ou costumes, efetuando o link para que o negcio possa ser bem entendido (bem interpretado). Interpretao construtiva: utilizada quando se pretende reconstruir o negcio jurdico, porque se pretende salv-lo, em caso de situao que ameace romper o equilbrio do negcio. o Ex.: reviso contratual por ato judicial; o juiz intervm para que o negcio seja mantido, em razo da Teoria da Impreviso. Teoria da Impreviso: advinda do Corpus Juris Civilis, parte do pressuposto de que as coisas devem permanecer como esto do momento do nascimento do negcio jurdico at sua extino. Quando acontece o impondervel, ou imprevisvel, que desequilibre a situao, que se faz necessria a reviso do negcio, no nico momento em que admissvel a quebra do pacta sund servanta. Rebus sic stantibus: tal glosa, de Neratio, rompe com o princpio de que os contratos devem ser cumpridos; foi esquecida por muito tempo, at que, na II Guerra Mundial, foi recuperado para que se permitisse cumprir os contratos prejudicados pelo conflito. Ou seja: os contratos devem ser sempre cumpridos, mas no caso do impondervel, podem ser revistos. Tambm conhecida como onerosidade excessiva.
Lei 8078/90, Art. 6 (Cdigo de Defesa do Consumidor): So direitos bsicos do consumidor: (...) V - a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

Deve-se atender muito mais vontade das partes do que ao texto literal: o mais importante, ao decodificar um contrato, no o texto em si, mas a inteno das partes ao celebr-lo.
Cdigo Civil de 2002 (formas de interpretao do negcio jurdico): Art. 112. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao. Art. 114. Os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se estritamente. CC02, art. 423 (referente ao contrato de adeso, que no modificado): Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. CC02, art. 819 (referente fiana): A fiana dar-se- por escrito, e no admite interpretao extensiva. CC02, art. 1.899 (referente a testamentos): Quando a clusula testamentria for suscetvel de interpretaes diferentes, prevalecer a que melhor assegure a observncia da vontade do testador.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

12

Regras de interpretao de Pothier: utilizadas pelos juzes para interpretar os contratos, presentes tanto na doutrina quanto nos princpios gerais de Direito.
1. Nos contratos, o que mais interessa a inteno comum das partes e no o sentido literal das palavras. [Atente-se para a expresso inteno comum e no apenas inteno das partes] 2. Quando uma clusula admitir dois sentidos, deve ser interpretada de modo a que produza algum efeito. [Sugere-se uma interpretao funcional do contrato] 3. As expresses que possuem um duplo sentido interpretam-se de acordo com a natureza do contrato. [A interpretao deve dar ao contrato os seus efeitos normalmente esperados]. 4. As expresses ambguas interpretam-se de acordo com os costumes do pas. [So os usos e costumes atuando como fonte do direito] 5. Os costumes locais esto subentendidos em todo contrato. [Os usos e costumes so utilizados para suprir as lacunas do contrato] 6. Na dvida, os contratos interpretam-se contra o estipulante. [O erro de formulao deve ser imputado ao credor] 7. As clusulas contratuais devem ser interpretadas umas em relao s outras. [O contrato forma um conjunto nico e no um amontoado de clusulas] 8. As clusulas compreendem apenas o objeto do contrato, e no coisas no cogitadas. [A interpretao no pode desviar o fim contratual] 9. Os bens singulares esto todos englobados, formando uma universalidade. [Esta regra visa proteger a integralidade do objeto contratual] 10. Um caso expresso para exemplificar uma obrigao no restringe o vnculo. 11. Uma clusula expressa no plural decompe-se muitas vezes em clusulas singulares. 12. O que est no fim do perodo relaciona-se com todo ele e no s com a parte antecedente, se com aquele concordar em nmero e gnero.

Declarao de vontade, silncio e reserva mental:


CC02, Art. 110: A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

Manifestao de vontade: pode ser receptcia ou no receptcia. Receptcia: os sujeitos so determinados. No-receptcia: os sujeitos so indeterminados. A manifestao de vontade pode ser de diversas maneiras: por palavras (faladas ou escritas), por gestos, por silncio ou por comportamentos.
CC02, art. 227: Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal s se admite nos negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no Pas ao tempo em que foram celebrados.

Observe que um contrato pode ser somente de boca, desde que o valor negociado seja de at 10 salrios mnimos. Observe que o silncio, no Direito do Consumidor, manifestao de vontade NEGATIVA, ao contrrio da maioria do Direito Civil, no qual manifestao de vontade POSITIVA (quem cala, consente).

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

13

Manifestao de vontade: vincula o autor e gera a confiana dos destinatrios, que so, desde logo, determinados (receptcia) ou no-determinados (no receptcia). Num segundo momento, os destinatrios aceitam a manifestao de vontade, que deve ser clara e precisa. Como j visto, o silncio manifestao de vontade, no sentido positivo (quem cala consente), quando a lei no determinar sentido contrrio.
Cdigo Civil, art. 111: O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa.

Lembremos que a manifestao de vontade que fecha o negcio, independente da verdadeira inteno do autor, conforme consta no artigo 110 do Cdigo Civil de 2002: A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento. Ou seja, disse que ia levar, e tem testemunhas, ento tem que levar e pagar. Dolo: ocorre quando a manifestao de vontade feita com o objetivo de enganar a outra parte, de forma proposital (houve um equvoco ...). Elementos essenciais do negcio jurdico: de acordo com o Cdigo Civil, art. 104, so o agente, o objeto, a forma e o consentimento. Dividem-se, ainda, em elementos essenciais gerais e particulares: os gerais no podem deixar de existir nos negcios jurdicos, e so comuns a todos os negcios jurdicos (agente, objeto e consentimento) os particulares, embora essenciais, so caractersticos apenas de alguns negcios jurdicos (observe-se que, nos negcios em que a lei exige tais elementos, so obrigatrios). Elementos essenciais gerais: Agente: a pessoa que realiza o negcio, devendo ser capaz (no elencado nos artigos 3 e 4 do CC). Quando os agentes so relativamente incapazes, realizam os negcios atravs de seus representantes; nesse caso, o negcio jurdico vlido. o Se os agentes forem incapazes, o negcio nulo. Objeto: para que seja considerado vlido o objeto deve ser lcito e possvel. Consentimento: a manifestao de vontade, pelas formas previstas em lei. Elementos essenciais particulares: Alguns negcios exigem formas especficas para sua realizao (ex.: contrato de compra e venda de casa, exige que o nome seja levado no registro imobilirio); a no-existncia da forma tambm motivo para no existir o negcio. Elementos acidentais: so aqueles que existem em alguns negcios de forma peculiar, dependendo da vontade das partes para sua presena. So eles: a condio, o termo e o encargo. Condio: uma situao, em tempo futuro e incerto, no qual, se o evento ocorrer, faz nascer ou extinguir o negcio jurdico. Termo: o evento futuro e certo que vincula o negcio jurdico a ele. Encargo: prprio dos negcios jurdicos gratuitos, que impem ao beneficirio um nus em prol da liberalidade feita pela outra parte. Essas situaes s existem por vontade das partes; no so elementos essenciais do negcio.
Cdigo Civil, art. 121 Considera-se condio a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

14

Condio suspensiva vs condio resolutiva: Condio suspensiva: aquela na qual o negcio jurdico no existe. Condio resolutiva: aquela que encerra o negcio jurdico. Condio positiva vs condio negativa: Condio positiva: quando o fato no ocorre. Condio negativa: quando o fato ocorre. Condio lcita ou ilcita: Condio lcita: quando est de acordo com a lei, os costumes etc. (CC02, art. 122) Condio ilcita: quando no esto de acordo com a lei, atentando contra o Direito ou a moral; estas maculam o negcio jurdico de maneira absoluta (CC02, art. 123, II) As condies ilcitas, por sua vez, podem ser perplexas ou potestativas. Perplexas: previstas no art. 123, III, do Cdigo Civil, so as incompreensveis ou contraditrias. Potestativas: so as que dependem da vontade exclusiva de uma das partes; trata-se de arbtrio injustificvel, desrespeitando o princpio da boa-f. o Quanto s condies potestativas, existem as simplesmente potestativas, que dependem de um fato externo que d poderes a uma das partes, mas que fogem a vontade desta. Tais condies podem ser aceitveis, mantendo o negcio jurdico. o As puramente potestativas, contudo, tornam o negcio jurdico nulo. Pode-se falar, tambm, em condies possveis e impossveis: Condies possveis: so as que o homem mdio pode realizar, fsica ou juridicamente. Condies impossveis: so aquelas que o homem no pode praticar. o Fisicamente impossveis: no h possibilidade fsica para execuo. o Juridicamente impossveis (art. 122): no possvel, no mundo do Direito. Quando a condio suspensiva, as condies suspensivas fisicamente impossveis invalidam o negcio jurdico (invalidade absoluta, por expressa disposio legal, cf. art. 123, I, combinado com art. 166, VII). Se a natureza da condio resolutiva, mas a condio suspensiva fisicamente impossvel, o negcio dado como inexistente, conforme art. 124. Ainda no tocante s condies, estas podem interagir verticalmente.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

15

Termo: elemento acidental dos negcios jurdicos, trata de um efeito futuro e certo, pelo qual o negcio jurdico se torna eficaz; usado nos eventos jurdicos de execuo continuada (como o pagamento de um aluguel, que feito mensalmente at o final do contrato). O termo possui um dies a quo e um dies ad quem, ou seja, uma condio suspensiva e uma condio resolutiva. Enquanto o termo inicial no acontece, o exerccio do direito est em suspenso. Entre o termo inicial e o termo final temos o prazo. O termo um evento futuro e certo, que pode ser certo ou incerto: Evento certo: aquele que temos certeza que vai ocorrer, s no se sabe quando ser. Evento incerto: aquele que pode ocorrer a qualquer momento. Para a contagem do prazo exclui-se o dia do incio e inclui-se o dia final. Quando o sbado e o domingo esto no meio do prazo, contam como dias teis; no contam se o sbado e o domingo estiverem no incio ou no final do perodo. O termo pode ser convencional (fixado pelas partes), legal (por lei) e de graa (fixado por juiz).
Cdigo Civil: Art. 131. O termo inicial suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito. Art. 132. Salvo disposio legal ou convencional em contrrio, computam-se os prazos, excludo o dia do comeo, e includo o do vencimento. 1o Se o dia do vencimento cair em feriado, considerar-se- prorrogado o prazo at o seguinte dia til. 2o Meado considera-se, em qualquer ms, o seu dcimo quinto dia. 3o Os prazos de meses e anos expiram no dia de igual nmero do de incio, ou no imediato, se faltar exata correspondncia. 4o Os prazos fixados por hora contar-se-o de minuto a minuto.

Encargo: a determinao, tambm acessria e incidental, tpica dos negcios que so benficos, como, p. ex., a doao; trata-se de um peso que advm do benefcio, uma situao que vem junto com o negcio. Se no for cumprido, o negcio pode ser revogado; mas ainda assim, existe. Por exemplo, eu doo uma casa, com o encargo de se dar o dzimo do seu valor para a Igreja; voc pode no dar o dzimo, mas a doao j foi feita (s pode ser revogada). Note que no caso do encargo no h uma correspondncia. O encargo pode ser tido como ilcito; nesse caso, o negcio mantido em sua forma pura. Existe uma situao, entretanto, na qual no cumprir o encargo significa no cumprir o negcio: quando o objetivo do negcio jurdico o ilcito. Por exemplo, doo uma casa com a condio de se fazer um bordel: o negcio ilcito, por causa do encargo.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

16

Elementos da existncia do negcio jurdico: o agente, o objeto, a forma e a manifestao de vontade, conforme art. 104 do Cdigo Civil.
Cdigo Civil, art. 104: A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

Defeitos do negcio jurdico: podem levar anulao e nulidade do negcio. No tocante ao erro, podem ser dolo, coao, fraude contra credores, fraude execuo, estado de perigo e leso. Quando no h manifestao de vontade, o negcio jurdico nulo. Quando h manifestao de vontade, mas esta no corresponde ao que eu desejo, o negcio jurdico anulvel, num prazo decadencial de at 4 anos. Dentre os defeitos, h os vcios de consentimento strictu sensu, que so dolo, coao, estado de perigo e leso; h os vcios sociais, que visam enganar sociedade, como a fraude contra credores, a fraude a execuo e a simulao, que, embora no seja exatamente vcio, defeito do negcio e o anula. Do erro e da ignorncia (art. 138 144): Ignorncia: ausncia completa do conhecimento. Erro: implica na falsa noo do objeto. Quanto ao erro: para que seja motivo de anulao do negcio jurdico, este tem que ser substancial, escusvel e real. A razo do erro precisa ser plausvel, de tal forma que uma pessoa comum seja capaz de comet-lo; a anlise do erro pode permitir a anulao do negcio, mas para isso necessrio que a outra parte (a beneficiada) seja capaz de detectar o erro e diz-lo ao prejudicado. O erro tem que ser substancial; ele atinge os elementos substanciais do objeto ou da pessoa. Assim, deve afetar especificamente a vontade da pessoa, ou sua motivao; se uma mudana for acidental, no modificando a natureza de vontade, no anula o negcio. Erro de direito: quando o agente acredita estar de acordo com a lei, que foi revogada (falso conhecimento da lei). Nesse caso, o erro deve ser o nico motivo que determinou a manifestao de vontade (a pessoa acreditava que existia uma lei, e por isso fez o negcio contra a legislao em vigor). Erro quanto ao fim colimado: o falso motivo, previsto no art. 140 do Cdigo Civil. O falso motivo s vicia a situao de vontade quando o motivo dominante. Nesse caso, erro essencial, que proporciona a anulao do contrato.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

17

DOLO: o outro vcio do consentimento (coloquialmente, a induo ao erro, que est equivocada, j que dolo so os artifcios astuciosos empregados para induzir algum a prejudicar a ele prprio e que aproveita ao autor do dolo ou a terceiro). Verifica-se, nessa definio, os seguintes elementos: os artifcios maliciosos (a inteno de causar o erro), a induo ao erro no negcio (a vtima se engana) e o aproveitar-se do erro em benefcio prprio. O dolo pode ser considerado de natureza objetiva e anulatria; permitindo a anulao do contrato. O dolo pode ser criminal, processual e civil. Na esfera criminal, o ato que intencionalmente praticado pela pessoa com o resultado obtido (ex.: eu quis matar algum, e, de fato, matei). Na esfera processual, o ato que atenta contra a boa-f. Na esfera civil, o artifcio empregado para enganar algum. So poucos os momentos em que o legislador, na esfera civil, diferencia culpa de dolo. O dolo se diferencia da simulao, considerando-se que a vtima no participa do negcio simulado; alis, observe-se que a simulao provoca a nulidade do contrato. Classificamos o dolo em dolus bnus e dolus malus. Ainda posso classific-lo em dolo principal e dolo acessrio; em dolo positivo e dolo negativo; em dolo de terceiro; em dolo do representante; e dolo de ambas as partes (CC02, art. 145 150). Dolus bnus vs dolus malus Dolus bonus: aquilo que tolervel, no acarreta a anulao o negcio jurdico. Dolus malus: aquele que acarreta a nulidade do negcio jurdico, por sua gravidade; aquele que tem a pretenso de ludibriar a vtima contratante, prejudicando-a. Pode ser atravs de atos, de palavras, de silncio, viciando o negcio jurdico e ensejando a indenizao por perdas e danos. Wilson de Barros Monteiro fala, ainda, de um tipo de dolo com fins nobres, ou dolo com fins lcitos, aquele que tem a inteno de enganar a pessoa para fazer-lhe um bem (ex.: toma o remdio, vai fazer bem ...). Dolo positivo vs dolo negativo: Dolo positivo: o ato em que se faz o dolo, a atitude que induz ao erro. Dolo negativo: o ato em que se deixa de tomar a atitude que evitaria o dolo (omisso dolosa). Enseja a anulao do contrato, da mesma forma que o dolo positivo (ex.: mentir no seguro). Dolo de terceiro: proveniente de um terceiro, estranho ao negcio, que praticar a manobra de tal maneira que, quando duas pessoas contratarem os servios de um terceiro, uma delas esteja no negcio para lesar a outra. S anulvel quando o terceiro tambm tiver conhecimento da leso, tornando-se cmplice do dolo; a vtima, neste caso, pode pedir indenizao de perdas e danos do terceiro. Ex.: Joo negocia o contrato entre Antonio e Pedro, que favorvel a Antnio e desfavorvel a Pedro; se Antnio souber da artimanha, o negcio pode ser anulado e Pedro cobrar indenizao de Antnio e Joo. Dolo do representante: nesse caso o representante no o terceiro, ele o representa e induz ao dolo. Nesse caso, o representante responder at a quantia que tomar do negcio; o representado, at a quantia que o beneficia. Se, contudo, o representado no souber da inteno, poder requerer indenizao do representante. No caso de representao convencional, o representado responde pelo dolo solidariamente com seu representante. Fbio Peres da Silva

Direito Civil II Para constituir o dolo como vcio de consentimento, necessrio que: O causador do dolo tenha a inteno de lesar ao outro O dolo no seja irrelevante O dolo seja o motivo da realizao do negcio jurdico

18

Dolo principal vs dolo acidental: Dolo principal: aquele que motiva a existncia do negcio, viciando-o; torna o negcio anulvel. Dolo acidental: o negcio seria efetuado mesmo com a existncia dele; no vicia o negcio jurdico. Dolo de ambas as partes (art. 150, CC): neutralizado, pois ningum pode alegar torpeza se ambos os lados tiveram inteno no dolo. A doutrina permite neutralizar dolo principal com dolo acidental ou acessrio; h legisladores, contudo, que negam tal interpretao. Carlos Roberto Gonalves fala do dolo de aproveitamento, que aquele pelo qual uma pessoa aproveita-se da inexperincia do outro para induzi-lo ao dolo. Nesse caso, pode ser confundido com leso.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

19

Outro vcio do consentimento a coao (art. 151 155), presso fsica e moral sob uma pessoa que obriga a pessoa a efetuar negcio jurdico contra sua vontade. A coao moral implica na nulidade do negcio. Implica num temor justificado e iminente, fazendo com que o exerccio normal de um direito seja considerado coao. O temor reverencial e o exerccio normal de um direito no pode ser considerado coao; somente vicia o negcio jurdico se a quem aproveita o negcio jurdico tenha (ou devesse ter) conhecimento de que aquele que faz o negcio est sendo coagido a faz-lo. Quem se beneficia do negcio jurdico responde solidariamente com quem faz a coao; o negcio jurdico anulvel e cabe ressarcimento de perdas e danos. Caso o beneficirio no saiba da coao, somente o co-ator (terceiro) responde pelo ocorrido, com perdas e danos; o negcio no anulvel. As condies da coao dependem das caractersticas da pessoa, atingindo sua intimidade ou sua honra (se voc no fechar o negcio te denuncio s autoridades da sua Igreja e voc perder suas liberdades). Vcios sociais (a partir do art. 158)
CPC, art. 158 (fraude contra credores): Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos.

Credor quirografrio VS credor hipotecrio Credor quirografrio: aquele que tem um papel exigindo o direito ao pagamento. Credor hipotecrio: o que tem a garantia de um bem como pagamento de dvida. Fraude contra credores: a prtica maliciosa de um devedor que desfalca seu patrimnio com o objetivo de deix-lo salvo de eventuais dvidas. Tenta, assim, prejudicar seus verdadeiros credores, tornando-se insolvente; visa impedir os efeitos da cobrana. Quando o devedor j tem uma ao judicial e tenta fraudar o credor, esta se chama fraude contra execuo. No so somente os negcios jurdicos gratuitos, como doao, que podem ser indcios de fraude contra credores; tambm negcios onerosos podem ser usados na fraude, como, por exemplo, empenhar uma casa como pagamento de dvidas para que o credor quirografrio no receba o valor devido. Quando o credor quirografrio recebe dvida antecipadamente, deve devolv-la ao acervo, para que seja dividido com aqueles que tem preferncia: credores trabalhistas, credores da Previdncia Social e das demais Fazendas, e credores com garantias reais.
CC02, art. 178: de quatro anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado: I - no caso de coao, do dia em que ela cessar; II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou leso, do dia em que se realizou o negcio jurdico; III - no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade.

Ao pauliana: por essa ao, impetrada pelo credor contra as pessoas que efetuaram a fraude, pede-se que o patrimnio doado pelo devedor retorne ao seu dono anterior, revogando o negcio jurdico que foi lesivo aos credores e permitindo o rateio dos bens devolvidos para todos os credores quirografrios.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

20

Estado de perigo: o estado de perigo previsto no art. 156, e pargrafo nico; como o prprio nome diz, trata-se de uma situao em que, diante de um dano iminente que pode ocorrer consigo ou com algum da famlia, a pessoa assume obrigao excessivamente onerosa.
CC02, art. 156. Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. Pargrafo nico. Tratando-se de pessoa no pertencente famlia do declarante, o juiz decidir segundo as circunstncias.

Leso: ocorre quando, por inexperincia ou premente necessidade, uma pessoa se obriga a prestao extremamente desproporcional ao valor da contraprestao.
CC02, art. 157. Ocorre a leso quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. 1o Aprecia-se a desproporo das prestaes segundo os valores vigentes ao tempo em que foi celebrado o negcio jurdico. 2o No se decretar a anulao do negcio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a reduo do proveito.

Todos esses casos geram a possibilidade de anulao, conforme o art. 178 do Cdigo Civil.
CC02, art. 178: de quatro anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado: I - no caso de coao, do dia em que ela cessar; II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou leso, do dia em que se realizou o negcio jurdico; III - no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

21

Dos atos jurdicos lcitos e ilcitos: tratados no Cdigo Civil a partir do art. 185. Os atos jurdicos lcitos so os que obedecem a todos os requisitos previstos em lei.
Cdigo Civil de 2002: Art. 185. Aos atos jurdicos lcitos, que no sejam negcios jurdicos, aplicam-se, no que couber, as disposies do Ttulo anterior. Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo.

O ato ilcito ocorre quando, seja por omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, algum violar o direito de outrem, causando algum tipo de dano. Da mesma forma, ato ilcito aquele no qual algum abusar dos seus direitos. Pela omisso, negligncia, imprudncia, culpa ou abuso de direito, pode ser pedida indenizao, pela chamada responsabilidade civil extracontratual ou aquiliana. Origina-se pela Lex Aquilia de dano, do tribuno Lucio Aquilio, em Roma, que trocou a pena de vingana pela indenizao nesses casos (responsabilidade civil).

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

22

Como j foi dito, o ato civil ilcito gera responsabilidade civil e enseja ao aquiliana. Historicamente, a evoluo do Direito Civil vai da barbrie (vingana coletiva), passa pela vingana individual e estabelece responsabilidades para o cidado. Na Revoluo Industrial que se desenvolve o conceito de responsabilidade civil com mais nfase, forando sua regulamentao. Pode-se pedir indenizao por atos de responsabilidade civil efetuados pelo prprio ou por terceiros, sejam eles dependentes, tutelados, curatelados ou pessoas que faziam obrigaes sob sua responsabilidade. Pode-se pedir indenizao por fatos animados ou inanimados; por fatos realizados por coisas ou por animais que sejam meus (quanto aos animais, sejam eles domsticos ou de fazenda). Quanto s pessoas, possvel entrar com ao contra aqueles que cometeram atos ilcitos e que eram responsabilidade de algum (ex.: empregado que faz ilcito em nome do preposto). Abre-se, contudo, exceo para os pais, que no podero entrar com ao por atitude errada de seus filhos. Observe-se que, quando o empregador o Estado, este no pode eximir-se da ao de regresso. No caso de pessoa jurdica de direito privado, esta pode declinar da cobrana da ao. Se temos as figuras que indenizam, h tambm aqueles que so indenizados. O mais comum que se indenize a vtima pelo dano causado; ocorrem casos em que os pais so indenizados por danos ocorridos a seus filhos, de acordo com o dano proporcional. A culpa (ou teoria subjetiva) sempre foi a nica razo de indenizar, e, portanto, o agente causador do dano tem que ter agido com negligncia, impercia ou imprudncia. Comprovada a razo do dano, este tem o dever de indenizar. No caso de prova, em Direito Civil, o nus de quem acusa (quem sofreu o dano), salvo em casos onde seja necessrio que se inverta o nus da prova para garantir que exista uma acusao (ex.: Direito do Trabalho). Existem casos, no entanto, em que no h como prever quem culpado pelo ilcito. Tratam-se daqueles em que, ainda que a culpa seja exclusiva da vtima, cabe indenizao, quando a lei assim o determinar (ex.: danos ambientais, como um todo). Nesse caso, a pessoa, ao assumir a atividade, assume tambm os riscos (caso da Petrobrs, por exemplo, quando manuseia gs natural em oleodutos). a chamada teoria dos riscos ou responsablidade civil objetiva, consagrada no Cdigo Civil de 2002. A culpa pode ser in eligendo (eu no escolhi os prepostos, portanto respondo pelos atos deles) ou in vigilando (eu no vigiei aqueles sob os quais tinha responsabilidade, por isso indenizo). Graus da culpa: podem ser grave, leve e levssimo. Teoricamente a culpa normal a culpa leve, onde se cria um ato ilegtimo por impercia, negligncia ou imprudncia; ao exorbitar nesses fatores, trata-se de culpa grave. Se houver o que considera um descuido, incorremos em culpa com levssimo grau. Observe-se que os graus da culpa mexem nos efeitos da indenizao, permitindo equilibrar a culpa de tal forma que a indenizao seja facilitada, ou que exista um contrapeso nos efeitos da indenizao.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

23

O risco, por sua vez, pode ser de trs tipos: criado, proveito ou integral. O risco integral no admite excludentes, sequer a culpa exclusiva da vtima ( culpado, e pronto); tem que ser criado por legislao especfica. O risco criado aquele no qual, ao criar uma situao, se pem em risco direitos alheios. O risco proveito aquele criado com o objetivo de criar vantagem para a pessoa. No existe na legislao. Todos esses fatores fazem com que seja possvel a indenizao, pelo tamanho do dano.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

24

Prescrio e decadncia No incio do curso, tratamos dos fatos jurdicos stricto sensu, efeitos que independem da vontade humana e que produzem efeitos jurdicos, gerando ou extinguindo direitos. Podem ser ordinrios ou extraordinrios. No caso dos ordinrios, so aqueles que ocorrem por caso fortuito ou fora maior. So isentos de responsabilidade, a tal ponto que Silvio Venosa afirma que ambos so sinnimos, causas excludentes do dever de indenizar, em Direito Civil. Quanto ao fortuito, existe o interno (aquele que advm da prpria atividade) e o externo (aquele que, embora imprevisvel, no est intrnseco atividade, como os fenmenos da natureza). Os fatos jurdicos ordinrios so aqueles com espao definido: a morte, o nascimento, o decurso do tempo, a prescrio e a decadncia. A decadncia fulmina o direito: perde-se o direito, o que faz com que qualquer ao perca o sentido. Por padro, todo direito por prazo indefinido; h alguns deles, contudo, cuja morte anunciada, e que no podem ser pedidos aps o perodo decadencial (j no tem mais direito). A prescrio fulmina a ao: perde-se o direito a requerer o pedido, se no for feito antes da prescrio. Nesse caso, embora o direito ainda exista, no posso pedi-lo em juzo. No quer dizer, contudo, que o direito no possa existir Observe-se que tudo o que prescrio escrito pelo legislador como prescreve em. Para a decadncia, utilizam-se outros verbos, como caduca em, deve ser pedido em at, e semelhantes.
Cdigo Civil, art. 189: Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206. Cdigo Civil, art. 205 e 206: Art. 205. A prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor. Art. 206. Prescreve: (seguem diversos prazos, que sero detalhados posteriormente ...)

Observao: no se pode repetir (pagar) a dvida prescrita. Cabe, nesse caso, devoluo do valor pago. A base da prescrio e da decadncia o pensamento de Kant:No podem, na sociedade, existir pessoas que so eternamente devedoras de outro. Ainda sob esse princpio, aqueles que no querem requerer o direito no so dignos de t-lo. O objeto da prescrio a existncia da ao, que exercitvel pelo titular. No caso da inrcia do titular quanto ao, que se propaga no tempo. Existem atos e fatos que interrompem a prescrio, que a suspendem ou que impedem seu incio. No caso da interrupo, a causa da interrupo s pode ser alegada uma nica vez, e se reiniciar no pode ser parado, a no ser em caso de suspenso.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

25

Causas que interrompem ou suspendem a prescrio


Cdigo Civil, art. 202 a 204: Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condies do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper. Art. 203. A prescrio pode ser interrompida por qualquer interessado. Art. 204. A interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupo operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, no prejudica aos demais coobrigados. 1o A interrupo por um dos credores solidrios aproveita aos outros; assim como a interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolve os demais e seus herdeiros. 2o A interrupo operada contra um dos herdeiros do devedor solidrio no prejudica os outros herdeiros ou devedores, seno quando se trate de obrigaes e direitos indivisveis. 3o A interrupo produzida contra o principal devedor prejudica o fiador.

Causas impeditivas: impedem que comece a correr o prazo prescricional. Referem-se, geralmente, ao estado da pessoa ou sua situao familiar.
Cdigo Civil, art. 197 a 201: Art. 197. No corre a prescrio: I - entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. Art. 198. Tambm no corre a prescrio: I - contra os incapazes de que trata o art. 3o; II - contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III - contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra. Art. 199. No corre igualmente a prescrio: I - pendendo condio suspensiva; II - no estando vencido o prazo; III - pendendo ao de evico. Art. 200. Quando a ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal, no correr a prescrio antes da respectiva sentena definitiva. Art. 201. Suspensa a prescrio em favor de um dos credores solidrios, s aproveitam os outros se a obrigao for indivisvel. Cdigo Civil, art. 178 (caso especfico de decadncia aps coao): de quatro anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado: I - no caso de coao, do dia em que ela cessar; II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou leso, do dia em que se realizou o negcio jurdico; III - no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade

Observe que, no caso da suspenso, se a condio for resolvida, o prazo se reinicia. No caso de solidrios, verifica-se o que consta no art. 201 do Cdigo Civil: Suspensa a prescrio em favor de um dos credores solidrios, s aproveitam os outros se a obrigao for indivisvel. A prescrio pode ser prescritiva (a pessoa perde o direito por no requer-la no prazo previsto na lei) ou aquisitiva (caso do usucapio, em que a pessoa ganha o direito posse da terra por esta no ter sido requerida, dada a inrcia do proprietrio).

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

26

No caso da prescrio aquisitiva, que cria direito para um e extingue para outro, fruto de deciso judicial. A prescrio tem normas gerais e especiais.
Cdigo Civil, art. 191: A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio. Cdigo Civil, art. 193: A prescrio pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio, pela parte a quem aproveita.

Cabe ao de regresso dos relativamente incapazes e das pessoas jurdicas, responsabilizando seus representantes pelas perdas e danos causadas de prescrio.
Cdigo Civil, art. 195: Os relativamente incapazes e as pessoas jurdicas tm ao contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa prescrio, ou no a alegarem oportunamente. Cdigo Civil, art. 196: A prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor.

Contra os absolutamente incapazes, no corre prescrio. O juiz pode pronunciar, em ato de ofcio, a prescrio (CPC, art. 219, 5). O Ministrio Pblico tambm pode se manifestar a respeito, considerando seu papel como custos legis, o fiscal da lei. Considerando-se o interesse pblico, determinadas normas so irrenunciveis pelas partes; entre elas, esto os prazos processuais, conforme est no art. 192 do Cdigo Civil.
Cdigo Civil, art. 192: Os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo das partes.

Existem, finalmente, inmeros prazos diferenciados de prescrio (art. 206 do Cdigo Civil). Certas aes so imprescritveis, como, entre outras: o reconhecimento de paternidade, as aes relativas ao Direito de Famlia; o reconhecimento de dvidas; a guarda de bens dados em depsito; as aes que versam sob bens pblicos; as aes envolvendo condomnio voluntrio, que pode ser dividido a qualquer momento. Quanto decadncia, trata-se da inao (no agir exercendo um direito que tem prazo de exerccio previamente fixado), nos termos dos artigos 207 a 211 do Cdigo Civil, bem como os que falam em caducar direitos e semelhantes. direito potestativo.
Cdigo Civil de 2002 Art. 207. Salvo disposio legal em contrrio, no se aplicam decadncia as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio. Art. 208. Aplica-se decadncia o disposto nos arts. 195 e 198, inciso I. Art. 209. nula a renncia decadncia fixada em lei. Art. 210. Deve o juiz, de ofcio, conhecer da decadncia, quando estabelecida por lei. Art. 211. Se a decadncia for convencional, a parte a quem aproveita pode aleg-la em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no pode suprir a alegao.

Quem pede a decadncia: o sujeito passivo, aquele do qual se reclama tal ao.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

27

Sucessor universal aquele que recebe de algum os direitos e obrigaes, sucessor a ttulo singular aquele que recebeu apenas os direitos, e no as obrigaes, de outrem. O sucessor pode requerer a decadncia, bem como as partes interessadas no Direito (quem tem o benefcio). O juiz tambm pode reconhecer a decadncia, de ofcio, quando se estabelece por lei. Uma vez que comeou a correr o prazo decadencial, nada consegue cont-lo, exceo dos absolutamente incapazes (art. 208, que aplicao dos art. 195 e 198, inciso I). Note que os absolutamente incapazes podem tornar-se relativamente capazes, pela idade. A decadncia fixada em lei nula; a fixada no contrato pode ser alterada pelas partes. Observe-se que no caso de conflito do direito intertemporal, adota-se critrio de proporcionalidade. O Cdigo Civil adotou um ajuste linear: se mais da metade do prazo de um direito se passou, o critrio o do Cdigo antigo; se no chegou, adota-se o cdigo novo.
Cdigo Civil, art. 2028: Sero os da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Cdigo, e se, na data de sua entrada em vigor, j houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada.

Prazos de decadncia diversos, no Cdigo Civil: Art. 68, 516, 1077, 1109 ( nico), 445, 1122, 745, 504 ( 1), 513 ( nico), 501, 550, 559, 1302, 495, 1909 ( nico), 1423, 1614 etc. (CDC, art. 26). Diferenas entre prescrio e decadncia: A decadncia extingue o direito, e, indiretamente, extingue a ao. A prescrio, ao extinguir a pretenso, faz perecer o direito. O prazo decadencial estabelecido por lei ou pela vontade das partes. O prazo prescricional estabelecido em lei. A decadncia corre contra todos, exceto os absolutamente incapazes, enquanto nesse estado. A prescrio, por sua vez, no corre contra aqueles que esto sob a gide das causas de interrupo ou de suspenso, nos termos da lei. A decadncia resultante do prazo legal, portanto no pode ser renunciada. A prescrio pode ser renunciada aps o prazo consumado. As aes condenatrias so aquelas que prescrevem, porque ao condenatria exige o cumprimento forado (coercitivo) de uma prestao. As aes constitutivas, em que a manifestao judicial o elemento formador do direito, decaem. As aes declaratrias, que visam ao reconhecimento jurdico, so imprescritveis.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

28

Nulidade Verifica-se a nulidade dos atos ou dos negcios quando este no cumpre uma exigncia especfica para sua consolidao. Nesse caso, o negcio tido como nulo, como se no houvesse existido. Podem ser absoluta ou relativa: Absoluta: ofendem princpios de ordem pblica, no gerando efeitos desde sua constituio. Opera efeitos ex tunc, retornando a situao ao perodo anterior ao negcio; qualquer efeito do negcio declarado nulo (ex.: negcio feito por absolutamente incapaz) Relativa: aquela que provoca a anulabilidade do negcio, ou seja, o negcio tem um vcio que pode gerar ineficcia, mas cujos efeitos podem ser retornados se o defeito for corrigido (ex.: negcio feito por relativamente incapaz, que pode ser validado pelo seu curador). Seus efeitos so ex nunc, passam a valer a partir da data da anulao do negcio. O artigo 166 do Cdigo Civil fala dos negcios nulos.
Cdigo Civil, art. 166: nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano.

A respeito do inciso IV, relembremos o art. 104 do mesmo Cdigo


Cdigo Civil, art. 104: A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

Exemplos de nulidade no Cdigo Civil: artigos 489, 548, 549, 1900, 1516 ( 3) No caso dos negcios anulveis, se forem decorrentes de vcios s podero ser anulados pela vontade da pessoa. Outro caso refere-se anulabilidade prevista por detalhes da lei. A nulidade relativa no atinge as outras partes vlidas do ato; a absoluta fulmina o negcio jurdico. A nulidade absoluta da obrigao principal implica na nulidade das obrigaes acessrias. A nulidade absoluta no prescreve, via de regra; a relativa, prescreve e admite prazos decadenciais.

Fbio Peres da Silva

Direito Civil II

29

Ato inexistente A grande maioria dos autores acredita que o ato inexistente no precisaria ser estudado. No caso do ato nulo ou do anulvel, ainda que tenha vcios, ele existiu, teve agente, objeto, enfim, teve os requisitos que o encaixem no mundo jurdico. O ato inexistente, por sua vez, no tem agente ou objeto ou foco: ele, simplesmente, no existe. Em alguns casos, pode ser considerado vlido, pela moderna teoria do negcio jurdico. o caso, por exemplo, do casamento de pessoas do mesmo sexo, que era tido como nulo, por ser inexistente.

Fbio Peres da Silva

Potrebbero piacerti anche