Sei sulla pagina 1di 84

TOTVS | Developer Studio - Verso 11.

1. Apresentao
Objetivo
O "TOTVS | Developer Studio", um conjunto de aplicaes e ferramentas que interagem entre si, disponibiliza aos desenvolvedores de produtos TOTVS, um ambiente de desenvolvimento gil, confortvel e poderoso.

Pblico
Desenvolvedores de produtos TOTVS, que utilizem uma ou mais das linguagens de programao abaixo: 4GL; 4GLP; Adv/PL e Adv/PL-asp

Pr-requisitos
Conhecimentos: Sistema operacional adotado; Configurao e execuo da aplicao servidora Protheus (opcional); Conhecimentos da linguagem a ser utilizada. Sistema Operacional (qualquer um destes): MS-Windows 32 ou 64 bits, verso XP ou superior; Linux 32 ou 64 bits. Mquina Virtual Java (JVM), JRE verso 6 ou superior, de acordo com o sistema operacional em uso. Servidores Protheus com suporte : Adv/PL, verso 7.00.101202A ou superior, de acordo com o sistema operacional em uso; 4GL, verso 7.00.101202A ou superior, de acordo com o sistema operacional em uso; 4GLP, verso 7.00.100812P ou superior, de acordo com o sistema operacional em uso. Instalador do TOTVS | Developer Studio. O instalador pode ser obtido atravs do endereo: http://suporte.totvs.com, na sesso "downloads".

2. Instalao
Verificao do ambiente
Sistema Operacional
Certifique-se que o sistema operacional que ser utilizado, seja homologado para uso do TOTVS | Developer Studio e devidamente atualizado.

Mquina Virtual Java (JVM)


Em ambientes Windows, o instalador do TOTVS | Developer Studio efetuar uma verificao e se necessrio, a atualizao ou instalao da JVM de forma automtica, aps confirmao. Notas: 1. Dependendo das diretrizes de segurana de sua rede, o procedimento pode no ser efetuado, neste caso efetue os procedimentos manualmente. 2. Em alguns ambientes, apesar da JVM estar instalada e atualizada, o instalador no consegue reconhec-la. Se, lhe for solicitado a instalao e voc tem certeza que a JVM esta instalada e atualizada, no confirme o procedimento. Caso j a tenha instalado, verifique a verso usando os procedimentos conforme seu sistema operacional. Windows Acesse "Painel de Controle" Acione o icone "Java" Na aba "Geral", acione "Sobre" Linux Acesse o terminal Digite o cdigo: java -version. Caso no tenha ou a verso esteja desatualizava, acesse a pgina web do fornecedor e siga as instrues de instalao ou atualizao fornecidas por ele.

Endereo web onde pode ser obtido a JVM: http://java.com/en/download/manual.jsp

Instalao do TOTVS | Developer Studio


Passo a passo
1. Inicie o instalador do TOTVS | Developer Studio, conforme o seu sistema operacional. Todas as telas apresentadas so do TOTVS | Developer Studio sob sistema operacional Windows 7, porm pode-se us-las como referncia para os demais sistemas operacionais, salvo se dito ao contrrio. 2. Selecione o idioma que deseja utilizar durante o processo de instalao.

Tela 1: Seleo de idioma do instalador 3. Leia os termos e condies do licenciamento e selecione a opo que corresponde ao aceite A no aceitao dos termos e condies de uso implica no cancelamento da instalao. e prossiga.

Tela 2: Termos e condies de uso 4. Selecione o local de instalao e avance.

Tela 3: Local de instalao 5. Aguarde a instalao e

Tela 4: Instalao 6. .. o aviso de trmino.

Tela 5: Instalao concluda 7. Em sua rea de trabalho (desktop), sero criados atalhos de acesso, um para cada idioma suportado.

Tela 6: rea de trabalho (desktop)

3. Iniciando o TOTVS | Developer Studio


Para iniciar o uso do TOTVS | Developer Studio, execute o procedimento adequado ao seu sistema operacional. Assim que este iniciar, lhe ser solicitado que informe o local da rea de trabalho ( workspace). rea de trabalho (workspace) Local onde seus trabalhos podem ser armazenados e/ou acessados via ligao simblica (symbolic link) ou fisicamente, informaes de gerenciamento e organizao dos fontes e outras informaes necessrias ao funcionamento do TOTVS | Developer Studio. Voc pode manter quantas reas de trabalho desejar, organizando seus trabalhos da forma que voc achar mais confortvel e natural. Por exemplo, mantendo uma rea para cada produto/verso, cliente, projetos pessoais, etc. Usando as ligaes simblicas (symbolic links), voc pode compartilhar diretrios e arquivos, que so comuns a vrios projetos.

Na caixa de texto "workspace" (Tela 7 A), selecione um diretrio para ser o ponto de partida (diretrio raiz) da sua rea. Logo abaixo, voc tem uma caixa de marcao (Tela 7 B) na qual voc pode optar para que esta seja a sua rea de trabalho padro. Se voc a marcar, na prxima vez que entrar no TOTVS | Developer Studio, no lhe ser solicitado a rea. Caso o diretrio selecionado no exista, este ser criado.

Tela 7: Seleo da rea de trabalho (workspace) NOTA : Utilize esta opo se voc no pretende ter vrias reas ou se ela for a rea em que voc costuma trabalhar. Nos menus do TOTVS | Developer Studio, voc ter acesso a um gerenciador de reas de trabalho ou solicitar a troca da rea em tempo de execuo. Recomenda-se que a rea de trabalho seja colocada em diretrio diferente do local de instalao do TOTVS | Developer Studio. Este procedimento facilitar manter cpias de segurana e futuras atualizaes do produto. Aps a seleo da rea de trabalho, aguarde alguns instantes enquanto o TOTVS | Developer Studio inicializado e apresente a tela de boas-vindas.

Tela 8: TOTVS | Developer Studio sendo inicializado

Termo de aceite
Para a plena utilizao do TOTVS | Developer Studio, necessrio que voc aceite o termo de utilizao. Leia-a com ateno e se estiver de acordo, preencha os campos solicitados, acione a opo "Aceito os termos" e envie-o.

Este ser validado por um de nossos servidores e se estiver correto, o TDS passar para a tela de "Bos Vindas", caso contrrio lhe ser apresentado o motivo da recusa.

Tela 9: Termo de aceite do TOTVS | Development Studio

Boas-vindas
Voc pode fechar a aba de boas-vindas acionando o X (Tela 10 A). Caso deseje acessar esta aba novamente, acione menu Ajuda | Boas-vindas.

Tela 10: Tela de Boas-Vindas Esta tela de boas vindas, contm indicaes de onde voc pode obter documentao mais completa e com indicaes das primeiras tarefas a serem executadas por voc, para customizar o TDS a suas necessidades de desenvolvimento. provvel, que voc esteja vendo parte das telas em ingls. Este o idioma padro do Eclipse, que a base de construo do TDS. Para coloc-lo em seu idioma veja o "Anexo III: TOTVS Developer Studio no seu idioma", que est no final do manual.

Tela principal
Se ainda no o fez, feche a aba de boas-vindas. Como j dito, o TOTVS | Developer Studio, foi construdo sob o Eclipse Endereo web dos responsveis pelo Eclips e: http://www.eclipse.org/,(acessado em Fevereiro/2012). Que uma ferramenta de uso geral configurvel e extensvel para vrias tarefas. Caso voc tenha familiaridade com o Eclipse, ver que o funcionamento do TOTVS | Developer Studio praticamente o mesmo de quando o utilizamos para desenvolvimento em Java ou outras linguagens suportadas por ele. Se voc no conhece o Eclipse, passaremos aqui as informaes primordiais, para que possa utilizar o TOTVS | Developer Studio e caso queira se aprofundar, recomendamos a leitura de " Eclipse Indigo (3.7) Documentation". Para acesso a citada documentao (em ingls), acesse: http://help.eclipse.org/indigo/index.jsp (acessado em Fevereiro/2012) Atentar que algumas informaes disponveis nesta documentao podem no existir ou ser diferentes no comportamento ou em algum detalhe em funo das especificidades do ambiente Protheus e neste caso, trataremos aqui. Para obter material sobre o Eclipse em sue idioma, efetue uma busca em sites de busca, que h farto material disponibilizado por terceiros.

O TOTVS | Developer Studio uma ferramenta de desenvolvimento integrada (IDE). Por isso, voc possui uma vasta gama de funcionalidades, tais como edio de programas, execuo, depurao (debug), anlise de desempenho, configurao de servidores e muitas outras funcionalidades. Para ativ-las necessrio instalar adicionais ao seu TDS.

Instalao de adicionais
Acesse o "Gerenciador de Atualizaes" do TOTVS | Developer Studio, acionando o menu Ajuda | Instalar novo software.... Lhe ser apresentada uma janela semelhante a:

Tela 11: Instalao de adicionais (plugins) Os adicionais (plugins), so pacotes de softwares que adicionam capacidades ou estende funcionalidades j existente ao TDS. Tomaremos como exemplo, que desejamos desenvolver aplicativos utilizado a linguagem de programao Adv/PL. 1. No campo "Work With" ( Tela 11 A), informe (digitando ou colando) o endereo do pacote a ser adicionado, no nosso caso ser http://ds.totvs.com/updates/advpl, que foi obtido no site http://ds.totvs.com; 2. Acione ENTER e aps alguns instantes, lhe ser apresentada uma rvore ( Tela 11 B), para a seleo dos adicionais desejados. Selecione "Adv/PL"; 3. Acione "Avanar" ( Tela 11 C) e siga as instrues do "Gerenciador de Atualizaes".

Perspectivas
As funcionalidades adicionadas ou estendidas por adicionais (plugins), so agrupadas em perspectivas (perpective s). Ao instalar um dos adicionais do TOTVS | Developer Studio, ele vir com as perspectivas bsicas para o desenvolvedor de produtos TOTVS.

Perspectivas (perspective) So "configuraes" pr-definidas, que podem ser customizadas pelo

desenvolvedor, que permite de uma forma rpida, modificar o seu ponto de vista (perspectiva) em relao ao trabalho que esta sendo executado ou que seja necessrio fazer na perspectiva, voc tem uma ou mais vises, que se relacionam de alguma forma entre si e com o trabalho a ser executado.

Voc pode selecionar uma perspectiva utilizando as opes disponveis atravs dos botes e cones de seleo, presentes na barra de ferramentas (Tela 12 C).

Tela 12: Seletor de perspectiva Ou acessando o menu Janela | Abrir perspectiva | Outros..., voc ter acesso a outras perspectivas. A perspectiva inicial a "Informaes (Resources)", que neste momento no nos interessante. Acesse a seleo de perspectivas (conforme citado) e selecione a perspectiva Totvs Developer ().

Tela 13: Seleo de perspectiva "TOTVS Developer" Na janela principal, alm do seletor de perspectiva (Tela 14 C), tambm temos: Menu principal (Tela 14 A), barra de ferramentas (Tela 14 B), navegador de projetos (Tela 14 D), estrutura de programas/classes (Tela 14 E), rea de editores (Tela 14 F), abas informativas e retorno (Tela 14 G) e rea de trabalho das abas informativas (Tela 14 H) e barra de status e menu de acesso rpido (Tela 14 I).

Tela 14: Perspectiva "TOTVS Developer" selecionada Todos os elementos, exceto o menu principal e barra de ferramentas, so denominados de vises ( views) e so acoplveis (dockable). Viso (view) As vises so janelas acoplveis (dockable) que adicionam funcionalidades ou informaes a perspectiva atual. Para ativar uma viso, acesse o menu " Janela | Viso | Outras" e na rvore de navegao apresentada, localize a viso desejada e selecione-a. Se desejar, pode fechar uma viso acionando o X existente ao lado do titulo dela. Janela acoplvel (dockable) - Essa caracterstica permite que voc configure o visual da forma que lhe for mais conveniente. Experimente arrastar uma das vises que esto em abas informativas e voc ver que conforme for se movimentando pela tela, aparece um quadro pontilhado indicando onde voc vai acopl-la se soltar o boto do mouse.

1. Iniciando um projeto
A organizao inicial de um trabalho, o projeto. Em cada rea de trabalho ( workspace) voc pode colocar quantos projetos desejar e faz a administrao atravs da viso "TOTVS Explorer".

Tela 15: Viso "TOTVS Explorer" Logo abaixo do ttulo da aba e da barra de ferramentas, acione o menu de contexto e nas opes apresentadas acione Novo | Outras.... ou Importar. Lhe ser apresentado o assistente de novos elementos ou assistente de importao (conforme a opo utilizada).

Tela 16: Assistente de novos elementos Nota: Dependendo do licenciamento e verso do "TDS", algumas opes podem estar indisponveis ou no existirem. Utilizando a rvore de navegao, localize "TOTVS Wizard", expanda-o e obter as opes (Tela 16 destacado). Importar projeto Adv/PL A partir de um arquivo de projetos (prj) lhe preparado um projeto "TOTVS" . Novo Projeto TOTVS inicializado um projeto "TOTVS" vazio, contendo uma estrutura bsica. NOTA : O arquivo de projeto (*.prj) utilizado somente no momento da importao. Qualquer modificao posterior neste arquivo, no ser refletido no projeto importado para o "TDS" e vice-versa. Selecione a opo que melhor lhe atende e prossiga com a execuo do assistente.

Importar projeto Adv/PL

Tela 17: Assistente de importao de projetos DevStudio 1. Selecione o arquivo de projetos DevStudio (*.PRJ) (Tela 17 A) desejado. Para selecionar mais de um projeto, acione a tecla Control junto com o boto direito, porm estes projetos devem estar sob o mesmo diretrio; 2. Indique se voc quer importa-lo como um novo projeto (Tela 17 B), ou no. Caso desmarque esta opo, dever selecionar o "Destino" deste projeto. 3. Indique o mtodo de de importao(Tela 17 C); a. Manter os fontes no diretrio de origem (legado) Ao utilizar esta opo, as pastas ( folders) e arquivos sero anexados ao projeto TOVS por meio de uma ligao simblica ( symbolic link), ou seja, os arquivos continuam nos diretrios de origem e uma referncia a ele criada. Qualquer edio efetuada, usando-se o TDS ou qualquer outro editor externo, ser refletido em ambos os ambientes. Como trata-se de uma ligao simblica, ao acionar a remoo, voc ir apagar apenas a referncia e no o arquivo fisico. b. Copiar arquivos para a area de trabalho do TDS Esta opo, efetua uma cpia fsica das pastas ( fol ders) e arquivos referenciados pelo arquivo de projeto (*.prj) para dentro da rea de trabalho ( workspa ce) em uso. Neste caso, qualquer alterao efetuada em uma das cpias, no ser refletido no outro ambiente. 4. Em "Diretrios para Busca" (Tela 17 D), adicione os diretrios que devero ser pesquisados para resoluo de arquivos de definies (*.ch) que so referenciados nos fontes. Ao lado direito, voc tem os botes para efetuar estas operaes. Alm disso, voc pode adicionar referencia a outras configuraes desta lista de busca, que ser utilizada juntamente com os que informar. Para detalhes, veja "Configurao de diretrios de busca". 5. As ligaes (Tela 17 E), lhe do acesso aos outros locais de definio de lista de busca; 6. Finalize a edio e aguarde o processamento. Ao final, obter algo semelhante a Tela 18.

Tela 18: Perspectiva TOTVS Developer aps a importao de um arquivo de projetos ( .prj) Na viso TOTVS Explorer, voc tem as pastas (folders) (Tela 18 A) e os arquivos do projeto. Repare que os arquivos esto identificados com um cone contendo uma pequena seta, indicando que trata-se de uma ligao simblica (symbolic link). Na viso Console (Tela 18 B), voc tem as ocorrncias durante o processo de importao.

Novo Projeto TOTVS


Esta opo inicializa um projeto TOTVS, com sugesto de estrutura de pastas ( folders).

Tela 19: Assistente de novo projeto TOTVS 1. Informe o nome do projeto (Tela 19 A); 2. Em "Diretrios para Busca" (Tela 19 B), adicione os diretrios que devero ser pesquisados para resoluo de arquivos de definies (*.ch) que so referenciados nos fontes. Ao lado direito, voc tem os botes para efetuar estas operaes. Alm disso, voc pode adicionar referencia a outras configuraes desta lista de busca, que ser utilizada juntamente com os que informar. Para detalhes, veja "Configurao de diretrios de busca". 3. As ligaes (Tela 19 C), lhe do acesso aos outros locais de definio de lista de busca; 4. Finalize a edio e aguarde o processamento. Ao final, obter algo semelhante a:

Tela 20: Novo projeto TOTVS inicializado

2. Gerenciamento de projetos
Na aba TOTVS Explorer, utilizando o menu de contexto voc pode gerenciar seus projetos. As opes do menu de contexto, depender do item da rvore de navegao que esta selecionado.

Menu de contexto

Tela 21: Elemento "Projeto"

Tela 22: Elemento "pasta (folder)"

Tela 23: Elemento "Arquivo"

O menu de contexto, ser apresentado de acordo com o tipo de elemento. Veja abaixo as opes do menu de contexto, conforme o elemento: Aplica-se a Opo Novo Descrio da funo Submenu para novos elementos.

Projeto Arquivo Pasta Outros

Inicializa um novo projeto TOTVS. Inicializa um novo arquivo. Inicializa uma nova pasta. Inicializa o assistente de novos elementos.

Vai para

Coloca o elemento selecionado, como sendo o elemento raiz do navegador (temporariamente). Para restaurar acione "Para cima" na barra de ferramentas, logo abaixo do titulo. Copia o elemento para a rea de transferncia (clipboard). Cola o contedo da rea de transferncia (clipboard). Remove o elemento da rvore. Modifica o nome do elemento. Inicia o assistente de importao. Inicia o assistente de exportao. Atualiza a rvore de navegao. No caso do arquivo-fonte conter uma definio de cliente de web-ser vice, o mesmo reprocessado. Fecha o projeto, mas mantem o elemento. Fecha todos os projetos que no esto relacionados entre si. Recompila todos os elementos do projeto ou pasta (folder).

Copiar ctrl+C

Colar ctrl+V

Remover DELETE Renomear F2 Importar... Exportar... Atualizar F5 Atualizar definio WSDL

Fechar projeto

Fechar projetos no relacionados

Recompilar <elemento>

Compilar <elemento>

Compila todos os elementos que foram modificados ou que no existam no repositrio (RPO).1 Permite executar o projeto1. Permite editar configuraes de execuo. Permite executar o projeto em modo depurao (debug)1. Permite editar configuraes de depurao Opo que permite gerenciar trabalhos em equipe. Inicia o processo de comparao entre elementos.2 Permite recuperar verses anteriores a partir do histrico local.
2

Executar como... Configurar execuo...

Depurar como..

Configurar depurao...

Equipe

Comparar com...

Restaurar do histrico local...

Fonte

Sub-opes relacionadas a fontes do projeto Executa a formatao de arquivos-fonte. Apresenta uma janela com informaes sobre o elemento

Formatar

Propriedades alt+ENTER

Projeto: Propriedades

Tela 24: Propriedades do elemento "projeto" Ao acionar a opo "Propriedades alt+ENTER ", voc pode verificar e editar algumas informaes sobre o projeto. Para detalhes da opo "Includes", veja "Configurao de diretrios de buscas". NOTA: Algumas propriedades sero propagadas para todas as pastas (folders) e arquivos. A opo "Construtores", permite voc desativar ou ativar o "TOTVS Verificao de sintaxe", que processado quando o "TDS" percebe que houve alteraes no arquivo. Quando isso ocorre, executa-se uma verificao da sintaxe dos arquivos-fontes.

Tela 25: Propriedade "Construtores" do elemento "projeto"

Pastas: Propriedades

Tela 26: Propriedade do elemento pasta (folder) Ao acionar a opo "Propriedades alt+ENTER ", voc pode verificar e editar algumas informaes sobre a pasta ( fol der). Para detalhes da opo "Run/Debug Settings", veja "Trabalhando com projetos: Execuo". Algumas propriedades sero propagadas para todas as subpastas e arquivos.

Arquivos: Propriedades

Tela 27: Propriedades do elemento arquivo Ao acionar a opo "Propriedades alt+ENTER ", voc pode verificar e editar algumas informaes sobre o arquivo. Para detalhes da opo "Run/Debug Settings", veja "Trabalhando com Projetos: Depurao" e de "Breakpoint Properties", veja "Depurao de Projetos: Depurao: Pontos de parada".

1. Acessando TOTVS Server


Para acessar a perspectiva TOTVS Server, ou qualquer outra, selecione-a atravs do seletor de perspectiva (Tela 28 C) ou pelo menu Janela | Abrir perspectiva | Outros e selecione TOTVS Server.

Tela 28: Seletor de perspectiva A perspectiva TOTVS Server semelhante a:

Tela 29: Perspectiva "TOTVS Server" Onde temos: 1. Servers Extension (Tela 29 A) podemos definir quais servidores que vamos utilizar, permitindo tambm, efetuar configuraes e obter informaes sobre o processamento (quando disponvel). 2. TOTVS ServerOutline (Tela 29 B) permite uma navegao rpida entre as opes/abas de configurao de um servidor previamente selecionado. 3. Abas informativas (Tela 29 C) contm algumas vises (views) com informaes adicionais sobre o servidor, tais como usurios conectados e pelo menu de contexto desta, algumas operaes com o servidor.

2. Servers Extension: Menu de contexto


Nota: A partir da verso 11.1.27.201210011603 liberado em 01/09/2012, foi introduzido configurao de segurana na edio de configuraes dos servidores. Por padro, a edio de configuraes negada a qualquer usurio, exceto quando a conexo ao server for efetuada por "localhost" (127.0.0.1). Para liberar a edio: 1. Abra o arquivo "appServer.ini" com um editor de textos simples. Este arquivo encontra-se no diretrio do servidor de aplicaes Protheus (appServer.exe); 2. Localize (ou adicione) a sesso e chaves abaixo: [TDS] ALLOWEDIT=<estaes permitidas> 3. Salve o arquivo. <estaes permitidas> = lista de ips ou nome das estaes, separados por vrgula, que podem efetuar alteraes de configurao no servidor.

Tela 30: Viso "Server Extension" Para acessar as aes disponveis, acione o menu de contexto sobre o elemento "Servidores" da rvore de navegao. As opes so: Opo Novo Grupo de Servidores Descrio da funo Permite criar um elemento na rvore que agrupa servidores. Apresenta a lista de tipos de servidores disponveis. Inicia a configurao de um servidor com suporte a 4GL. Inicia a configurao de um servidor com suporte a 4GLP. Inicia a configurao de um servidor com suporte a Adv/PL.

Servidor de Aplicao

Servidor 4GL

Servidor 4GLP

Servidor Adv/PL

Servidor Interno

Inicia a configurao de um servidor com suporte a Adv/PL, pr-configurado e de uso exclusivo a partir do TDS Developer Studio. Apresenta a lista de tipos de servidores disponveis. Inicia a configurao de um servidor DBAccess. Fora uma atualizao das abas informativas, para os servidores conectados.

Servidor DBAccess

Servidor DBAccess

Conexes ativa

Adicionando um servidor
Para adicionar um servidor, acione o menu de contexto sobre o elemento "Servidores" da rvore de navegao da viso Server Extension (Tela 30 A), acione a opo Servidor de Aplicao | Servidor Adv/PL (ou o que lhe melhor convier). Aguarde que ser inicializado um assistente semelhante a:

Tela 31: Assistente para novo servidor Informe os dados solicitados e finalize, obtendo algo semelhante a:

Tela 32: Propriedades de um servidor NOTA: Para acessar a viso de edio de propriedades (Tela 32 B) de um servidor, efetue um duplo-click no elemento que identifica o servidor (Tela 32 A). Voc pode editar ou corrigir os dados de conexo deste servidor modificando os dados disponveis nas pginas (na parte de baixo da viso) e acionando a salva atravs do atalho ctrl + S ou ao trocar de pgina. No menu de contexto deste elemento, temos: Opo Conectar Servidor Descrio da funo Conecta-se ao servidor conforme as informaes constantes na configurao(Tela 32 B). Remove as configuraes do servidor, tornando-o inacessvel.

Remover

Aps efetuar a conexo com o servidor, o menu de contexto passa a ter: Opo Desconectar Servidor Conexes ativas Descrio da funo Encerra a conexo com o servidor. Fora uma atualizao das abas informativas, para os servidores conectados. Envia ao servidor um comando de parada (shutdown) Envia ao servidor um comando para rejeitar novas conexes.

Para o Servidor Desabilita conexo

Conectando-se ao servidor
Aps a configurao de um servidor, acione o menu de contexto sobre o elemento na rvore de navegao e acione a opo "Conectar Servidor".

NOTA :Os servidores com suporte a Adv/PL iro solicitar algumas informaes antes de efetuar a conexo. Informe os dados solicitados. Se desejar, pode salvar o "Usurio" e "Senha" em um local seguro acionando a opo "Salvar as informaes de login em local seguro".

Tela 33: Conexo com servidor Adv/PL Durante e aps o processo de conexo, acompanhe as ocorrncias na viso console .

Tela 34: Aba informativa console NOTAS :e ela no estiver visvel, acesse o menu Janela | Apresentar viso | Outros e na rvore de navegao apresentada, abra Geral e acione Console.

Configurao do servidor
Aps a conexo, na rea de editores, voc ter algumas informaes (Tela 35 B) sobre o ambiente do servidor e acessando qualquer uma das pginas (Tela 35 C) disponveis, efetuar modificaes de configurao e salvando-as ao acionar ctrl+S ou trocando-se a pgina. Para saber como configurar e o que pode ser configurado em cada um dos servidores, consulte documentao especfica.Servidor Adv/PLServidor 4GLServidor ABLServidor DBAccess

Tela 35: Servidor conectado

1. Trabalhando com projetos


Uma vez inicializado um projeto TOTVS Developer Studio e um servidor ter sido definido, podemos iniciar os trabalhos de desenvolvimento. Selecione a perspectiva TOTVS Developer (lembre-se que esta a perspectiva mais indicada para o desenvolvimento).

1. Criando arquivos-fonte
Para criar um novo arquivo-fonte, selecione o projeto e, opcionalmente, a pasta onde ser armazenado o arquivo-fonte. Caso no tenha um projeto, acione o menu de contexto na viso TOTVS Explorer, acessando a opo Novo | Projeto e na rvore de navegao do assistente, abra TOTVS Wizard e selecione Novo projeto .(Tela 36, Tela 37 e Tela 38 )

Tela 36: Assistente de novo projeto

Tela 37: Identificador do novo projeto e lista de diretrios para include

Tela 38: Projeto inicializado Acione o menu de contexto na viso TOTVS Explorer, acessando a opo Novo | Arquivo, acionando o assistente de novos arquivos (Tela 39).

Tela 39: Criando um novo arquivo Neste assistente, a pasta selecionada ser utilizada como "pasta pai" (Tela 39 A) padro. Se quiser modificar o local, utilize a rvore de navegao (Tela 39 B). No campo "Nome do Arquivo" (Tela 39 C) informe o nome do arquivo-fonte, incluindo a extenso. Logo abaixo, h um o boto "Avanado>>", que se acionado apresenta opo para criar uma ligao simblica ( sy mbolic link) com um arquivo j existente do seu sistema de arquivos. Se desejar criar como ligao simblica, marque a opo "Link to file in the file system" e selecione o arquivo acionando o boto "navegador". Finalize e aguarde o processamento. Ao final deste, ter algo semelhante a Tela 40.

Tela 40: Novo programa para edio NOTA : Caso tenha optado pela ligao simblica, o arquivo-fonte j ir aparecer com contedo e o cone de identificao do fonte, ter uma pequena seta a sua direita embaixo. Lembre-se que, neste caso, todas as alteraes que efetuar sero gravadas no fonte original. Neste exemplo, criamos o arquivo-fonte "programa.prw", na pasta "src" do projeto "meuProjeto". O uso do editor de fontes bastante semelhante a outros que voc deve estar acostumado, portanto saia digitando o seu cdigo. No anexo I, voc possui a lista dos principais comandos do editor. Copie o cdigo (sugesto), para continuar o aprendizado. user function meuTeste() msgalert("Funo do usurio meuTeste executada") return

Obtendo algo semelhante a:

Tela 41: Exemplo de arquivo-fonte em edio Durante a edio do fonte, a viso Outline (Tela 41 B) ser atualizada com a identificao dos principais blocos do seu arquivo-fonte. Se voc acionar o mouse sobre um destes itens, seu arquivo-fonte ser reposicionado para este elemento. Na viso TOTVS Explorer (Tela 41 A), voc tambm obtm a lista dos principais blocos, se expandir o elemento (click no tringulo vazado).

2. Edio de arquivos-fonte
A edio de arquivos-fontes bem simples. Localize na rvore de navegao do TOTVS Explorer o arquivo desejado e efetue um duplo-click ou acione o menu de contexto sobre o arquivo e a opo Abrir, obtendo algo semelhante a Tela 41.

3. Adio de arquivos de recursos


Extenses que no so reconhecidas como de arquivos-fontes pelo TOTVS Developer Studio, por exemplo a extenso ".bmp" (arquivo de imagem), este adicionado como recurso e ao ser compilado ser anexado como tal, sendo possvel acess-lo com o uso de funes especficas da linguagem.

4. Compilao de arquivos e projetos


Antes de efetuar a compilao de um arquivo, pasta ou projeto, voc precisa estar conectado a um servidor (veja "Perspectiva TOTVS Server"). Na barra de ferramentas, voc deve indicar qual servidor ser utilizado e no caso de Adv/PL, o ambiente (Tela 42).

Tela 42: Botes para seleo de servidor e ambiente, para compilao e execuo Arquivos Para compilar, aps indicar o servidor e ambiente, acione Ctrl+F9 ou acione o menu de contexto sobre a rea do editor ou sobre o elemento do arquivo (na rvore de navegao). O referido fonte ser compilado e na viso console (Tela 43 A), voc obter informaes relativas a compilao, tais como se foi ou no bem sucedida e neste caso, os motivos (erros de compilao). A viso TOTVS Explorer, tambm informa se h problemas de compilao. (Tela 43 B), colocando um pequeno sinal indicativo.

Tela 43: Resultado da compilao de um arquivo-fonte Na Tela 43, como exemplo, temos o erro de arquivo de definio (*.ch) no encontrado. Neste caso, selecione o elemento "projeto" na viso TOTVS Explorer e acione alt+enter (ou menu de contexto, opo Propriedades) e verifique a lista de diretrios para busca de arquivo de definio.

Tela 44: Arquivo-fonte com erro de sintaxe. Na rea do editor (Tela 44 A) h uma indicao da linha que esta com erro. Ao passar o mouse sobre a marca, obtm-se uma janela popup indicando o erro. No lado oposto (Tela 44 B) temos uma barra indicativa, que na sua altura, representa o seu arquivo-fonte e a as marcaes existentes indicam o local relativo de erro. Ao clicar-se nest a marca, o editor ser posicionado nesta posio. Esta barra tambm pode conter outras indicaes baseadas em cor, indicando alguma ocorrncia, por exemplo,avisos do compilador e mudanas ocorridas deste a ltima salva. Na rea de abas informativas, temos a viso "Problemas" (Tela 44 C), que possui uma lista de todas as ocorrncias da compilao (erros e avisos). Se a linha de mensagem for acionada com um duplo-click, o fonte ser aberto e posicionado no local indicado. Para ativar a numerao de linhas e outros comportamentos do editor, acione o menu de contexto do editor, acessando a opo "Preferncias" e acione "Show Line Numbers".

Tela 45: Arquivo-fonte com avisos do compilar

Pastas e Projetos

Para compilar pastas (folders) ou o projeto, acione o menu de contexto sobre o elemento a ser compilado na rvore de navegao da viso TOTVS Explorer, e acione uma das opes: Recompilar <elemento> Recompila todos os elementos do projeto ou pasta (folder). Compila todos os elementos que foram modificados ou que no existam no repositrio (RPO).1

Compilar <elemento>

Como estes processos podem levar algum tempo, lhe ser aberta a viso " Progresso", que efetua um retorno visual de como esta a execuo da tarefa (Telas 46 e 47).

Tela 46: Viso "Progresso" na barra de status (posio padro)

Tela 47: Viso "progresso" acoplada em outra posio NOTA: A viso "Progresso" utilizada em diversas situaes, normalmente naquelas que podem demandar algum tempo de processamento.

5. Execuo de projetos
Bsico
Uma vez que o projeto esteja compilado e sem erros, voc poder execut-lo ou depurar ( debug) seus programas. Tanto a execuo como a depurao, so efetuados atravs de configuraes de executores ( lauchers). Para configur-los voc deve acionar o menu suspenso do boto "Executar" ou "Depurar", selecionando a opo "Configurao ..." (Tela 48).

Tela 48: Menu suspenso do boto "Executar" Na janela de configurao, voc pode adicionar, duplicar e remover executores. Acione a opo "Novo" na barra de ferramentas (Tela 49 A).

Tela 49: Configurao de execuo ou depurao Na tela apresentada (Tela 50), temos os campos: "Nome" (Tela 50 A), informe um identificador para o novo executor;

Tela 50: Tela de configurao de executores O bloco "Ambiente de execuo Adv/PL" (Tela 50 B), com: "Utilizar servidor de aplicao interno", se estiver marcado exige o uso de um servidor interno configurado e ser utilizado o executvel do SmartClient (remote) que encontra-se na instalao do T OTVS Developer Studio. "Programa Inicial", informe o nome do programa que ser executado (programa principal); "Parmetros do programa", informe os parmetros da linha de comando que ser utilizado na execuo do SmartClient (remote). "Habilita profile de execuo", se marcado, ao final da execuo lhe ser apresentada os resultados do profile desta execuo. Para salvar as configuraes e continuar a edio, acione "Aplicar" (Tela 50 C) ou se desejar cancelar as alteraes efetuadas, acione "Reverter". Ao informar os dados mnimos necessrios, o boto "Executar" (Tela 50 D) ser habilitado e se acionado, iniciar a execuo. O boto "Fechar", encerra a edio. Se solicitar a execuo pelo acionamento do boto "Executar" (Tela 50 D), ou pelo menu suspenso dos botes "Executar" ou "Depurar"(Tela 13), lhe ser apresentada a tela de confirmao. Na caixa suspensa, informe o nome do programa a ser executado. Caso o campo "Programa Inicial" (Tela 50 B) preenchido, este ser usado como valor padro para a caixa suspensa.

Tela 51: Janela para execuo Depois que voc criou e usou um executor, poder acion-lo diretamente pelo menu suspenso do botes "Executar" ou "Depurar", selecionando a configurao ou utilizando as teclas de atalho F11 e Ctrl+F11, para executar a ltima configurao utilizada para depurar ou executar (respectivamente).

Avanado

Tela 52: Aba de configurao do "codeAverage" Na configurao avanada, utilizamos as demais abas (telas 52, 53) com opes especficas. Tela 52: Aba de

configurao do "codeAverage" A aba "codeAverage", permite habilitar a "cobertura" do cdigo e em quais fontes. Para habilitar, marque a opo "Habilitar cobertura de cdigo" (Tela 52 A) e utilizando os botes a direita (Tela 52 B), informar quais os fontes que sero analisados.

Tela 53: Aba "Fontes" A aba "fontes", voc informa onde o depurador deve produrar os fontes, sendo o default o seu projeto (Tela 53 A). Utilize os botes a direita (Tela 53 B), para adicionar outros diretrios para a busca.

Tela 54: Aba "Commom" A aba "Comun" (Tela 54), contm algumas opes de configurao da visibilidade e outras opes ligadas diretamente com a configurao do executor. Nesta aba, tempo: "Salvar como" (Tela 54 A), indica se os dados de configurao sero salvos localmente (no seu workspace) ou em rea compartilhada (externa). "Apresentar como favorito" (Tela 54 B), indique em qual menu suspenso voc quer que a configurao aparea. Caso no selecione nenhuma, esta ser apresentada em todos os menus suspensos. "Encoding", permite voc definir o formato da codificao do arquivo de configurao. "Entrada e sada padro" (Tela 54 D), permite configurar a apresentao ou no da viso console ou a sua gravao em arquivo.

6. Depurao de projetos
A configurao do executor (laucher) com depurao exatamente o mesmo utilizado na execuo, portanto, para configur-la utilize as instrues contidas em "Compilao de arquivos e projetos". NOTA : Se voc j efetuou a configurao do executor, j possuir a mesma configurao para a depurao. Para demonstrar o uso do depurador, usaremos o programa abaixo. Sugerimos que o copie e cole em um novo arquivo-fonte Adv/PL.

user function calcFatorial() local n msgalert("Calculo de Fatoriais") resultado := "Numero = Fatorial" + chr(13) for n := 1 to 5 step 2 calcula(n*2) next msgAlert(resultado) return static function calcula(anNumber) local x := anNumber local total := 1 while (x > 1) total := total * x x-end resultado += str(anNumber,3) + " " resultado += transform(total, "@E 9,999,999,999") resultado += chr(13) return

Aps a compilao do arquivo-fonte acima, execute-o acionando o boto "Executar" (se necessrio configure um executor). Aps encerrar a execuo, ter algo semelhante a:

Tela 55: Programa sugerido para depurao Com o editor ativo (a aba fica destacada), acione Ctrl+F10 e ative a numerao de linhas.

Tela 56: Menu de opes do editor (Ctrl + F10) Efetue um duplo-click sobre o nmero "6" (linha 6). Repare que na barra cinza do lado esquerdo, aparece uma marca azul. Esta marca indica um ponto de parada (breakpoint). Quando iniciarmos a depurao, o depurador para a execuo nos pontos de parada e aguarda instrues do desenvolvedor.

Tela 57: Ponto de parada definido na linha 6 Inicie o depurador, acessando o boto de menu suspenso "Depurar" e selecione o executor.

Tela 58: Disparando o depurador Aguarde alguns instantes e lhe ser solicitado o programa inicial.

Tela 59: Informe o programa inicial Informe o programa inicial e confirme, obtendo algo semelhante a:

Tela 60: Programa "calcFatorial" iniciado Acione "OK". Devido ao ponto de parada definido (Tela 60), o depurador ser selecionado. A perspectiva atual, TOTVS Developer, no a mais indicada para depurao. Por isso, voc ser convidado a troc-la para a perspectiva TOTVS Debuger (Tela 61).

Tela 61: Convite para trocar a perspectiva atual para a de depurao Aceite a troca e a perspectiva de depurao lhe ser apresentada.

Tela 62: Perspectiva de depurao (debug) Na perspectiva de depurao (debug), temos: Viso "debug" (Tela 62 A) apresenta a pilha de execuo, indicando o "caminho" efetuado at chegar ao ponto de parada. Tambm temos a barra de ferramentas desta viso, com as funcionalidades:

Tela 63: Barra de ferramentas da viso debug

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Remove histrico de execuo j finalizadas; Continua a execuo at encontrar novo ponto de parado ou o trmino do programa; Pausa a execuo; Encerra a execuo; Executa um passo, se for chamada de mtodo ou funo, para na primeira instruo desta; Executa um passo, se for chamada de mtodo ou funo, execute-a sem parar dentro desta; Executa at finalizar (retornar) do mtodo ou funo. Viso breakpoints (Tela 64 B) - apresenta a lista de pontos de paradas definidos. Tambm temos a barra de ferramentas desta viso, com as funcionalidades:

Tela 64: Barra de ferramentas da viso breakpoints 1. 2. 3. 4. Remove os pontos de parada selecionados; Remove todos; Abre e posiciona-se no arquivo-fonte associado; Ignora todos os pontos de parada. Abas informativas (Tela 65 C) -diversas vises de apoio ao depurador.

Tela 65: Abas informativas com vises de apoio ao depurador Tabela de dados -apresenta as tabelas abertas durante o processamento;

Tela 66: Viso Tabela de Dados Adv/PL Commands permiti ao desenvolvedor executar comandos Adv/PL em tempo de execuo com resposta imediata;

Tela 67: Viso Adv/PL Commands Variables permiti verificar os valores das variveis declaradas;

Tela 68: Viso Variveis Atravs da barra de ferramentas, desta viso, voc pode configurar a visibilidade, baseada em escopo, de quais variveis sero apresentadas. Expressions permiti definir expresses que so avaliadas a cada passo.

Tela 69: Viso Expresso Neste momento, estamos parados na linha 6 do calcFatorial. Acione F5 para executar um passo.

Tela 70: Perspectiva de depurao, aps avanar um passo Repare que na linha 8, do lado esquerdo h uma pequena seta azul, indicando a prxima linha a ser executada. Acione F5, at que voc entre na funo "calcula", tendo algo semelhante a: Repare, que a viso Variveis teve seu contedo atualizado. Estando dentro de um mtodo ou funo, se voc acionar F7 a execuo prosseguir, parando somente quando sair do mtodo ou funo. Neste exemplo, o depurador vai executar toda a funo "calcula", pararando somente na linha 10 (logo aps a chamada).

Tela 71: Depurando a funo calcula Voc tambm pode adicionar pontos de parada a qualquer momento, efetuando um duplo-click sobre o nmero da linha. Faa isso na linha 26.

Tela 72: Adicionado um ponto de parada na linha 26 Acionando F8 (continuar execuo), o processamento ir ser executado at o prximo ponto de parada. Acione o F8 para continuar a execuo e ao final obter algo semelhante a:

Tela 73: Tela final do calcFatorial Para retornar a perspectiva de desenvolvimento selecione-a na rea de seleo de perspectivas (Tela 10 C).

1. Assistentes de Cdigo
Este assistente, ao ser acionado, o auxiliar na criao de programas Adv/PL com funcionalidades especficas conforme as informaes fornecidas. 1. Selecione o Local (Tela 74 A) onde o arquivo-fonte ser salvo;

Tela 74: Tipos de assistentes no Assistente de Cdigo 2. Informe o Nome do Fonte (Tela 74 B) 3. Selecione o Tipo de Assistente (Tela 74 C) 4. Acione o boto Prximo (Tela 74 D). Conforme o Tipo de Assistente selecionado, voc ser guiado por uma ou mais pginas para complementar os dados necessrios para a gerao do arquivo-fonte.

Assistente de cdigo: Cadastro


Este tipo de assistente o auxilia a criar arquivos-fontes, capazes de efetuar manuteno de dados em tabelas.

Tela 75: Definio de tipo de template com informaes primordiais 1. Selecione o tipo template, em Cadastro - Tipo de arquivo(Tela 75 A), conforme a origem da definio da tabela. a. Arquivo padro utilizado quando a definio da tabela a mesma do dicionrio de dados, preenchendo os dados solicitados. Parmetros identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Alias (Tela 75 B) no caso de arquivo padro, este ser utilizado para localizar as definies no dicionrio de dados, caso seja arquivo especfico este ser utilizado para identificar a rea de trabalho (select area); A ordem de apresentao dos dados definido por uma das opes: Utilize ndice padro (Tela 75 C) indica qual o nmero do ndice do dicionrio de dados, associado ao alias, que ser utilizado ; Utiliza ndice temporrio (Tela 75 D) informe uma expresso Adv/PL vlida para indicar a ordem dos dados. Este ndice de uso temporrio, sendo eliminado aps o seu uso. b. Arquivo especfico utilizado para uma estrutura livre da tabela.

Tela 76: Definio da estrutura para tipo de arquivo especfico Parmetros (Tela 76 A) identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Estrutura (Tela 76 B) - utilizado para definir a estrutura da tabela. Utilize os botes a direita para adicionar ou remover atributos (campos). Indexado (Tela 76 C) se marcado indica que a tabela ser ordenada pela expresso Adv/PL informada em Chave.

2. Aps preencher os dados, avance para a pgina seguinte; 3. Nesta pgina do assistente de cdigo, voc complementa os dados, podendo detalhar funcionalidades.

Tela 77: Definio do template de cadastro 4. Selecione o templatede cadastro (Tela 76 A), conforme a visualizao e comportamento desejado: a) axCadastro Cadastro Padronizado, ir utilizar a funo axCadastro da biblioteca Adv/PL b) Mbrowse definindo opes, ir utilizar a funo mBrowse da biblioteca Adv/PL 5. Nas abas logo abaixo, voc efetua algumas customizaes: a)Aba "Botes" (Tela 78)- utilizada somente pela opo de template Mbrowse e permite adicionar ou remover funcionalidades a tela utilizando os botes do lado direito;

Tela 78: Configurao de botes para mBrowse b)Aba "Campos" (Tela 79) - permiti voc indicar quais campos e customizar alguns atributos. Caso no especifique, ser utilizado todos os campos definidos no dicionrio de dados ou na definio de tabela customizada.

Tela 79: Seleo de campos e atributos

c) Configuraes (Tela 80) permiti definir propriedades opcionais.

Tela 80: Configuraes opcionais do assistente Titulo informe o titulo a ser utilizado na janela; Campo Diferenciador expresso Adv/PL, utilizada pela mBrowse para agrupar os dados Ao preencher todos os dados obrigatrios solicitados, finalize. Voc obter algo semelhante a Tela 81. Localize a entrada de funo user function e coloque um nome mais significativo, salve e compile.

Tela 81: Exemplo de cdigo gerado pelo Assistente

Assistente de cdigo: Gerao de Arquivo Texto


Este tipo de assistente o auxilia a criar arquivos-fontes, capazes de gerar arquivos textos a partir de uma tabela de dados.

Tela 82: Assistente para Gerao de Arquivo Texto 1. Selecione o tipo template, em Gerao de TXT - Tipo de arquivo (Tela 82 A), conforme a origem da definio da tabela. a. Arquivo padro utilizado quando a definio da tabela a mesma do dicionrio de dados, preenchendo os dados solicitados. Parmetros identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Alias (Tela 82 B) no caso de arquivo padro, este ser utilizado para localizar as definies no dicionrio de dados, caso seja arquivo especfico este ser utilizado para identificar a rea de trabalho (select area); A ordem de leitura dos dados definido por uma das opes: Utilize ndice padro (Tela 82 C) indica qual o nmero do ndice do dicionrio de dados, associado ao alias, que ser utilizado ; Utiliza ndice temporrio (Tela 82 D) informe uma expresso Adv/PL vlida para indicar a ordem dos dados. Este ndice de uso temporrio, sendo eliminado aps o seu uso.

Tela 83: Definio de arquivo especfico b. Arquivo especfico utilizado para uma estrutura livre da tabela. Parmetros (Tela 83 A) identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Estrutura (Tela 83 B) - utilizado para definir a estrutura da tabela. Utilize os botes a direita para adicionar ou remover atributos (campos). Indexado (Tela 83 C) se marcado indica que a tabela ser ordenada pela expresso Adv/PL i nformada em Chave. 2. Aps preencher os dados, avance para a pgina seguinte; 3. Nesta pgina do assistente de cdigo, voc complementa os dados detalhando como ser o arquivo texto. Arquivo Texto (Tela 84) - Indique a origem dos demais dados, podendo ser:

Tela 84: Definio do formato do arquivo texto definido Definido (Tela 84 A) os valores so fixos e informados logo abaixo; 1. Parametrizado (Tela 85 A) os valores sero lidos a partir de uma varivel (normalmente de escopo privado (private).

Tela 85: Definio do formato do arquivo-texto parametrizado Informe os demais campos conforme solicitado (Tela 84 B e C, Tela 85 B e C)

b) Posies ser utilizado para definir o layout do arquivo de sada. Defina o layout informando os dados Campo, posio, tamanho, nmero de decimais e tipo. Para adicionar ou remover campos, utilize os botes do lado direito.

Tela 86: Definio do layout do arquivo de sada Ao preencher todos os dados obrigatrios solicitados, finalize. Voc obter algo semelhante a Tela 87. Localize a entrada de funo user function e coloque um nome mais significativo, salve e compile.

Tela 87: Tela aps a execuo do Assistente de Gerao de Arquivo Texto

Assistente de cdigo: Importao de Arquivo Texto


Este tipo de assistente o auxilia a criar arquivos-fontes, capazes de importar arquivos textos e gravando-os em uma tabela de dados.

Tela 88: Assistente para importao de arquivos textos 1. Selecione o tipo template, em Importao de TXT - Tipo de arquivo(Tela 88 A), conforme a origem da definio da tabela. a. Arquivo padro utilizado quando a definio da tabela a mesma do dicionrio de dados, preenchendo os dados solicitados. Parmetros identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Alias (Tela 88 B) no caso de arquivo padro, este ser utilizado para localizar as definies no dicionrio de dados, caso seja arquivo especfico este ser utilizado para identificar a rea de trabalho (select area); A ordem de leitura dos dados definido por uma das opes: Utilize ndice padro (Tela 88 C) indica qual o nmero do ndice do dicionrio de dados, associado ao alias, que ser utilizado ; Utiliza ndice temporrio (Tela 88 D) informe uma expresso Adv/PL vlida para indicar a ordem dos dados. Este ndice de uso temporrio, sendo eliminado aps o seu uso. Arquivo especfico utilizado para uma estrutura livre da tabela.

Tela 89: Parmetros para importao do arquivo texto definido Parmetros (Tela 89 A) identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Estrutura (Tela 89 B) - utilizado para definir a estrutura da tabela. Utilize os botes a direita para adicionar ou remover atributos (campos). Indexado (Tela 89 C) se marcado indica que a tabela ser ordenada pela expresso Adv/PL inform ada em Chave. 2. Aps preencher os dados, avance para a pgina seguinte; 3. Nesta pgina do assistente de cdigo, voc complementa os dados detalhando como o arquivo texto de entrada. a) Arquivo Texto (89) - Indique a origem dos demais dados, podendo ser: Definido (Tela 89 A) os valores so fixos e informados logo abaixo; Parametrizado (Tela 90 A) os valores sero lidos a partir de uma varivel (normalmente de escopo privado (private)).

Tela 90: Definio dos parmetros para importao de arquivo texto Informe os demais campos conforme solicitado (Tela 89 B e C, Tela 90 B e C) b) Posies ser utilizado para definir o layoutdo arquivo de sada.

Tela 91: Definio do layout do arquivo de sada Defina o layout informando os dados Campo, posio, tamanho, nmero de decimais e tipo. Para adicionar ou remover campos, utilize os botes do lado direito.

Tela 92: Cdigo gerado pelo assistente para importao de arquivos textos Ao preencher todos os dados obrigatrios solicitados, finalize. Voc obter algo semelhante a Tela 92. Localize a entrada de funo user function e coloque um nome mais significativo, salve e compile.

Assistente de cdigo: Processamento genrico


Este tipo de assistente o auxilia a criar arquivos-fontes, com um esqueleto para processamentos genricos.

Tela 93: Iniciando o assistente de cdigo para processamento genrico 1. Selecione o tipo template, em Processamento Genrico - Tipo de arquivo (Tela 93 A), conforme a origem da definio da tabela. a. Arquivo padro utilizado quando a definio da tabela a mesma do dicionrio de dados, preenchendo os dados solicitados. Parmetros identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Alias (Tela 93 B) no caso de arquivo padro, este ser utilizado para localizar as definies no dicionrio de dados, caso seja arquivo especfico este ser utilizado para identificar a rea de trabalho (select area); A ordem de leitura dos dados definido por uma das opes: Utilize ndice padro (Tela 93 C) indica qual o nmero do ndice do dicionrio de dados, associado ao alias, que ser utilizado ; Utiliza ndice temporrio (Tela 93 D) informe uma expresso Adv/PL vlida para indicar a ordem dos dados. Este ndice de uso temporrio, sendo eliminado aps o seu uso. b. Arquivo especfico utilizado para uma estrutura livre da tabela.

Tela 94 : Configurao de arquivo especfico Parmetros (Tela 94 A) identifica uma Pergunte definida no dicionrio de dados do Protheus; Estrutura (Tela 94 B) - utilizado para definir a estrutura da tabela. Utilize os botes a direita para adicionar ou remover atributos (campos). Indexado (Tela 94 C) se marcado indica que a tabela ser ordenada pela expresso Adv/PL i nformada em Chave. 2. Aps preencher os dados, finalize. Ao preencher todos os dados obrigatrios solicitados, finalize. Voc obter algo semelhante a Tela 95. Localize a entrada de funo user function e coloque um nome mais significativo, salve e compile.

Tela 95 : Janela aps execuo do assistentes para processamento genrico

2. Nova Classe AdvPL


Este tipo de assistente o auxilia na criao de arquivos-fontes, com um esqueleto para definio de uma classe em Adv/PL.

Tela 96: Definio de uma classe Adv/PL via Assistente de Cdigo Informe os dados solicitados: Local (folder) (Tela 96 A) indica o local (folder) onde o arquivo-fonte ser salvo Nome da Classe (Tela 96 B) nome da classe Herda a classe (Tela 96 C) nome da classe pai, quando tratar-se de classe com herana Criar arquivo como referncia (Tela 96 D) o arquivo ser gravado no Diretrio de Destino e no local ser criado uma ligao simblica (link). Aps informar os dados solicitados, finalize e obter algo semelhante a:

Tela 97: Tela aps executar o Assistente de Cdigo para uma nova classe Adv/PL

3. Nova Funo AdvPL


Este tipo de assistente o auxilia na criao de arquivos-fontes, com um esqueleto para definio de uma funo em Adv/PL.

Tela 98: Assistente para uma nova funo Adv/PL Informe os dados solicitados: Local (folder) (Tela 98 A) indica o local (folder) onde o arquivo-fonte ser salvo Nome da funo (Tela 98 B) nome da funo Criar arquivo como referncia (Tela 98 C) o arquivo ser gravado no Diretrio de Destino e no local ser criado uma ligao simblica (link). Aps informar os dados solicitados, finalize e obter algo semelhante a:

Tela 99: Tela aps a execuo do assistente de nova funo

4. Novo Fonte WSDL AdvPL


Este tipo de assistente o auxilia na criao de arquivos-fontes, com a definio de um cliente de servio web ( web service client) a partir da sua definio WSDL.

Tela 100: Execuo do assistente de gerao de clientes de servios web (web service client) Este assistente depende de uma definio de servidor Protheus e o selecionamento deste na barra de ferramentas. Caso o servio web a ser utilizado esteja fora da rede do usurio, o servidor Protheus dever ter privilgios de acesso. Informe os dados solicitados: Local (folder) (Tela 100 A) indica o local (folder) onde o arquivo-fonte ser salvo Nome do fonte (Tela 100 B) nome do arquivo-fonte que conter a definio WSDL URL (Tela 100 C) informe a URL de onde esta o servio web desejado Criar arquivo como referncia (Tela 100 D) o arquivo ser gravado no Diretrio de Destino e no local ser criado uma ligao simblica (link). Aps informar os dados solicitados, finalize e obter algo semelhante a:

Tela 101: Tela aps a gerao de um cliente de servio web

1. Compilao de verso
Para efetuar um o processo de "Compilao de verso", use o boto existente na barra de ferramentas.

Tela 110: Boto para acionamento "Compilao de verso" em destaque. Este processo permite que seja efetuado a gerao de pacotes de atualizao ( patch), com a opo de compilar ou no os fontes envolvidos, em mltiplos ambientes. 1. Acione o boto de compilao de verso.

Tela 111: Parmetros iniciais para a compilao de verso 2. Informe os dados solicitados: a. Servidor (Tela 111 A) - selecione o servidor Protheus que ser utilizado para a compilao e gerao do pacote. Todos os servidores registrados na viso TOTVS Server sero listados. b. Ambiente (Tela 111 B)- selecione o(s) ambiente(s) (obtido a partir do servidor selecionado) no qual o processo ser executado. c. Ler configuraes (Tela 111 C) permite recuperar as configuraes de um arquivo externo, gerado pelo acionamento do boto "Salvar Configurao" (Tela 112 F).

Tela 112: Seleo de projetos e fontes na compilao de verso 3. Acione "Prximo" e na tela apresentada informe os dados solicitados: a. Itens do pacote (Tela 112 B) na rvore de seleo apresentada, selecione os itens que deseja que faam parte do pacote a ser compilado/gerado; b. Compilar selecionados (Tela 112 C) quando acionada esta opo, os itens selecionados sero compilados em todos os ambientes selecionados na tela anterior. c. Gerar patch da seleo de projetos (Tela 112 D) ser executado o processo de gerao de pacote de atualizao, para todos os ambientes selecionados; NOTA: Faz-se necessrio selecionar uma delas ou as duas opes acima. d. Local (Tela 112 E) selecione onde ser gravado o pacote de atualizao (se a opo anterior estiver marcada). e. Salvar configuraes (Tela 112 F) permite salvar as configuraes efetuadas em um arquivo externo, para posterior reutilizao carregando este arquivo atravs do acionamento do boto "Ler Configurao" (Tela 112 C). 4. Acione "Finalizar" e aguarde o trmino do processamento.

Tela 113: Exemplo de ocorrncias durante o processo de compilao de verso

1. Gerao de pacote de atualizao (Patch)


Acione o boto de gerao de pacote de atualizao (patch) (Tela 102 A).

Tela 103: Parmetros iniciais para a gerao de pacotes de atualizao (patch) Nas caixas de seleo, indique qual a melhor opo para voc: Servidor (Tela 103 A) - selecione o servidor Protheus que ser utilizado para a gerao do pacote. Todos os servidores registrados na viso TOTVS Server sero listados. Ambiente (Tela 103 B)- selecione o ambiente (obtido a partir do servidor selecionado). Processo(Tela 103 C) - indica qual procedimento ser adotado na gerao dos pacotes. Comparao este procedimento compara o seu RPO com um RPO mestre, gerando um pacote pela diferena entre eles; Programa este procedimento permitir que voc indica qual ou quais programas sero colocados no pacote; Grupo de Projetos permite que voc escolha um ou mais projetos que iro fazer parte do pacote. Salvar em (Tela 103 D) selecione onde o arquivo de atualizao ser salvo aps a sua gerao. Pode ser na mquina local ou no servidor.

Por comparao
Este processo compara o RPO atual do servidor/ambiente selecionado com um RPO denominado "mestre", que encontra-se em um diretrio do servidor. Para efetuar o procedimento: 1. Informe os dados solicitados: a. Servidor (Tela 103 A) selecione o servidor que ser utilizado na comparao b. Ambiente (Tela 103 B) selecione o ambiente c. Processo (Tela 103 C) Por comparao 2. Prossiga para a prxima etapa.

2.

Tela 104: Configurao da gerao de pacote de atualizao por comparao 3. Selecione o diretrio no qual encontra-se o RPO "mestre" (Tela 104 B).

Tela 105: Pacote de atualizao por comparao realizado com sucesso. 4. Acione "Finalizar" e aguarde o final do processamento.

Por programa
Este processo permite voc selecionar os programas que sero gravados no pacote de atualizao. Os procedimentos so: 1. Informe os dados solicitados: a. Servidor (Tela 103 A) selecione o servidor que ser utilizado na comparao b. Ambiente (Tela 103 B) selecione o ambiente c. Processo (Tela 103 C) Por programa 2. Prossiga para a prxima pgina (pode levar algum tempo).

Tela 106: Gerao do pacote de atualizao por programa 3. Selecione os programas ou recursos/arquivos (Tela 106) que faro parte do pacote de atualizao utilizando o campo Procurar fonte ou Procurar recurso (Tela 106 A) e acionando o boto Filtrar correspondente, voc pode localizar rapidamente um arquivo ou vrios, utilizando os caracteres coringa * e ?. 4. Acione "Finalizar" e aguarde o final do processamento.

Por Grupo de Projeto


Este processo permite gerar o pacote de atualizao, selecionando projetos da sua rea de trabalho ( workspace). Os procedimentos so: 1. Informe os dados solicitados: a. Servidor (Tela 103 A) selecione o servidor que ser utilizado na comparao b. Ambiente (Tela 103 B) selecione o ambiente c. Processo (Tela 103 C) Por Grupo de Projetos 2. Prossiga para a prxima pgina.

Tela 107: Seleo de projetos para a gerao do pacote de atualizao 3. Selecione os projetos na lista apresentada. 4. Acione "Finalizar" e aguarde o final do processamento.

2. Aplicao de pacote de atualizao


Nota: A partir da verso 11.1.27.201210011603 liberado em 01/09/2012, foi introduzido configurao de segurana na aplicao pacotes de atualizaes (patch). Por padro, a aplicao pacotes de atualizaes (patch) negada a qualquer usurio, exceto quando a conexo ao server for efetuada por "localhost" (127.0.0.1). Para liberar a aplicao pacotes de atualizaes (patch): Abra o arquivo "appServer.ini" com um editor de textos simples. Este arquivo encontra-se no diretrio do servidor de aplicaes Protheus (appServer.exe); 1. Adicione a sesso e chaves abaixo: [TDS] allowApplyPatch=<estaes permitidas> 2. Salve o arquivo. <estaes permitidas> = lista de ips ou nome das estaes, separados por vrgula, que podem aplicar pacotes de atualizaes (patch). Para liberar a aplicao a partir de qualquer estao, informe "*" (asterisco, sem aspas).

Acione o boto de aplicao de pacote de atualizao ( patch) (Tela 102 B) e preencha os dados solicitados.

Tela 108: Aplicao de pacote de atualizao 1. Informe os dados solicitado: a) Servidor (Tela 108 A) - selecione o servidor Protheus que ser utilizado para a gerao do pacote. Todos os servidores registrados na viso TOTVS Server sero listados. b) Ambiente (Tela 108 B)- selecione o ambiente (obtido a partir do servidor selecionado).

c) Pacote (Tela 108 C) selecione onde o arquivo de atualizao a ser aplicado encontra-se. Pode ser na mquina local ou no servidor.

2. Acione "Finalizar" e aguarde o final do processamento.

Tela 109: Aplicao de pacote de atualizao finalizada.

Potrebbero piacerti anche