Sei sulla pagina 1di 6

Guia de Avaliao Psicolgica

ANLISE DO CASO DE UM ADULTO Lus 49 anos

1. Dados da Entrevista:
- Testes de memria - Problemas de ansiedade (podero reflectir-se em termos de ateno e capacidades de concentrao) - Averiguao da deteriorao mental: presena de organicidade? Acidentes comiciais, perturbaes de memria. Em casos de organicidade frequente a perda de controlo afectivo no sentido dos impulsos/agressividade - Presena de lentificao em alguns testes

2. WAIS:
Heterogeneidade: Verificou-se ma diferena de 15 pts, diferena que significativa. Sem levantar hipteses formais, certo que temos uma histria carregada de aspectos depressivos, pelo que provavelmente se dever a um relentamento psicomotor.

INFORMAO: Neste caso houve um resultado de 11, que se trata de um resultado mdio: indica que o leque de informao geral do sujeito mdio para a sua idade. COMPREENSO: A capacidade do indivduo compreender as regras sociais [10 (md=10)], est de acordo com o que mdia para a sua norma de idade. ARITMTICA: No aplicado

Rui Manuel Carreteiro

130

Guia de Avaliao Psicolgica

DISPOSIO DE GRAVURAS: No aplicado (provavelmente devido ao cansao do sujeito e a crena que o indivduo no iria aguentar uma aplicao completa) SEMELHANAS: Neste teste temos um resultado 9, o que significa uma capacidade mdia de conceptualizao e de abstraco. MEMRIA DE DGITOS: Neste teste, o resultado (3), muito inferior mdia (diferena significativa), o que indica dificuldades de ateno, concentrao e memria auditiva imediata. VOCABULRIO: [12] um resultado tendencialmente superior mdia, indicando capacidades adequadas de definio e expresso verbal. Resultado mais elevado do indivduo, levando os sujeitos que o nvel intelectual anterior do sujeito ter sido melhor do que o expresso nos QIs. CDIGO: Resultado [=7] limite inferior da mdia (Md.=10, sd=3); sendo um resultado tendencialmente inferior. Indicar algum relentamento psicomotor... um sujeito que no comete qualquer erro, mas demora muito tempo e faz muito poucos (depresso/organicidade). A questo da escolaridade no se coloca.

COMPLETAMENTO DE GRAVURAS: Resultado de 5, um resultado baixo. Dificuldades de concentrao e, primeiro que tudo, j que 5 < |10-3|, h algumas dificuldades.. Nomeadamente na interpretao. Era importante indagar se o sujeito diz logo no sei ou se h algumas tentativas/esforos... CUBOS: O resultado [9] um resultado mdio, indicando capacidade de organizao perceptiva, estruturao espacial... ( o resultado do completamento de gravuras no est relacionado com problemas de organizao perceptiva seno este resultado seria mais baixo). COMPOSIO DE OBJECTOS: Resultado [4] resultado extremamente baixo. Dificuldades de organizao perceptiva no sero as responsveis (nota mdia em cubos).

DETERIORAO MENTAL: Neste caso... QD = (11+12+5+4) (9+3+7+9) QD = 32-28 = 4/32 = 0,125

Rui Manuel Carreteiro

131

Guia de Avaliao Psicolgica

(11+12+5+4)

28

H cerca de 20% de probabilidade de pertencer populao normal, podendo-se levantar a hiptese de deteriorao mental.

3. MATRIZES PROGRESSIVAS DE RAVEN PM38


Resultado no percentil 25 Tempo de resposta: 45

Resultado no limite inferior da mdia e num tempo muito longo ( o tempo mdio de resoluo do PM38 de aprox. 30) H uma lentificao geral pelo que no de estranhar que essa lentificao aparea agora aqui tambm. Percentil 25 corresponde a um QI de 90 limite inferior do nvel de inteligncia mdia.

Na WAIS o QIec=87 (diferena de 3 ptos no significativa): Para haver uma diferena significativa ter de haver uma diferena de 10 pontos. Comparando com o QI verbal tambm no h diferena. Mas se compararmos com o QI realizao j parece haver diferena... (QIr=79) Esta diferena pode estar relacionada com factores emocionais, sobretudo o tempo de realizao, pois contrariamente WAIS (parte de realizao), o PM38 no tem tempo limite!

4. FIGURA COMPLEXA DE REY

Rui Manuel Carreteiro

132

Guia de Avaliao Psicolgica

CPIA: Tipo de cpia II Cpia- percentil 50 No h dificuldades na organizao perceptiva, na distribuio espacial... O tempo muito longo... o indivduo bastante lento. MEMRIA: Tipo II Mas lembra-se de muito pouca coisa... A baixa preciso na fase de memria pode, neste caso, certamente ser atribuda a situaes de falta de memria.

5. TESTE DE RETENO VISUAL DE BENTON

A Nota obtida: Eficincia: [-3] Resultado sugestivo de deteriorao mental... Preciso [+4] Resultado sugestivo de deteriorao mental... os dados quantitativos sugerem realmente deteriorao mental... Observando os erros cometidos, parece realmente haver ndices que permitem colocar a hiptese de organicidade... parece realmente haver qualquer coisa de orgnico que no mnimo dever ser mais completamente pesquisado.

SMULA:

Rui Manuel Carreteiro

133

Guia de Avaliao Psicolgica

Os resultados obtidos na WAIS apontam para uma heterogeneidade da eficincia mental que oscila entre o nvel mdio para a parte verbal e a zona fronteiria para a parte de realizao (limite superior) situando-se o QI ec no nvel Normal Lento. Destacam-se os resultados nos subtestes da Informao, Compreenso, Semelhanas, e Cubos, que sendo mdios para o seu grupo etrio, apontam para nveis adequados de informao geral, compreenso de regras sociais e raciocnio lgico-abstracto. O resultado obtido no Vocabulrio, que se situa na zona superior da mdia, aponta para uma disponibilidade de vocabulrio que se situa na zona superior da mdia, aponta para uma disponibilidade de vocabulrio francamente adequadas. H sinais de grande dificuldade de ateno, concentrao e memria aditiva adequada e indcios de deteriorao mental. Estes ltimos so apurados pelos resultados obtidos no TRV de Benton que permite tambm levantar a hiptese de organicidade. A escala clnica de memria de Wechsler permite comparar as dificuldades de memria j apontadas, indicando a presena de uma importante deteriorao mnsica. Os resultados obtidos na Figura complexa de Rey apontam para uma capacidade de organizao perceptiva e de estruturao espacial adequadas e para dificuldades de reteno visual. A aplicao de um teste de Factor g apontando para o raciocnio lgico-abstracto no limite inferior da mdia, est globalmente de acordo com o nvel de eficincia intelectual manifestado na WAIS. A heterogeneidade do funcionamento, parece assim explicar-se pela presena de uma deteriorao mental sendo tambm patente a interveno de factores afectivo-emocionais de matriz depressiva.

Concluso:

Rui Manuel Carreteiro

134

Guia de Avaliao Psicolgica

Heterogeneidade de funcionamento intelectual situando-se a eficincia global no nvel normal lento. Os resultados obtidos sugerem a existncia de um processo de perturbao que se manifesta sobretudo por ndices de deteriorao mental e importantes indicadores de deteriorao mnsica. A existncia de indicadores que permitem levantar a hiptese de organicidade aconselha o seu esclarecimento.

Rui Manuel Carreteiro

135

Potrebbero piacerti anche