Sei sulla pagina 1di 81

Introduo do captulo

O roteamento est no centro de todas as redes de dados, movendo informaes em redes interconectadas da origem para o destino. Os roteadores so os dispositivos responsveis pela transferncia de pacotes de uma rede para a prxima.

Como ns vimos no captulo anterior, os roteadores aprendem as redes remotas dinamicamente, usando protocolos de roteamento, ou manualmente, usando rotas estticas. Em muitos casos, os roteadores usam uma combinao de protocolos de roteamento dinmico e rotas estticas. Este captulo se concentra no roteamento esttico.

As rotas estticas so muito comuns e no exigem a mesma quantidade de processamento e sobrecarga, como veremos com os protocolos de roteamento dinmico.

Neste captulo, acompanharemos um exemplo de topologia ao configurarmos rotas estticas e aprenderemos tcnicas para identificao e soluo de problemas. No processo, examinaremos vrios comandos essenciais do IOS e os resultados que eles exibem. Tambm apresentaremos a tabela de roteamento que usa redes diretamente conectadas e rotas estticas.

Enquanto voc trabalha em meio s atividades do Packet Tracer associadas a esses comandos, reserve um momento para testar os comandos e examinar os resultados. Logo, ler as tabelas de roteamento se tornar algo automtico.

Funo do roteador

O roteador um computador com uma finalidade especial que desempenha um papel fundamental no funcionamento de qualquer rede de dados. Os roteadores so os principais responsveis por interconectar redes: Determinando o melhor caminho para enviar pacotes Encaminhando pacotes para o destino

Os roteadores executam o encaminhamento de pacotes, aprendendo as redes remotas e mantendo informaes de roteamento. O roteador a juno ou a interseo que conecta vrias redes IP. A deciso primria de encaminhamento dos roteadores se baseia nas informaes de Camada 3, o endereo IP de destino.

A tabela de roteamento do roteador usada para localizar a melhor correspondncia entre o IP de destino de um pacote e um endereo de rede na tabela de roteamento. A tabela de roteamento acabar determinando a interface de sada que deve encaminhar o pacote, e o roteador encapsular esse pacote no quadro de enlace de dados apropriado a essa interface de sada.

Apresentando a Topologia

A figura mostra a topologia usada neste captulo. A topologia consiste em trs roteadores, rotulados R1, R2 e R3. Os roteadores R1 e R2 so conectados por um link WAN e os roteadores R2 e R3, por outro link WAN. Cada roteador conectado a uma rede local Ethernet diferente, representada por um switch e um PC.

Todos os roteadores desse exemplo so Cisco 1841. Um roteador Cisco 1841 tem as seguintes interfaces: Duas interfaces FastEthernet: FastEthernet 0/0 e FastEthernet 0/1 3

Duas interfaces seriais: Serial 0/0/0 e Serial0/0/1

As interfaces em seus roteadores podem variar em relao s do 1841, mas voc deve ser capaz de acompanhar os comandos neste captulo com algumas modificaes mnimas e de concluir os laboratrios prticos. Alm disso, como as atividades do Packet Tracer esto disponveis ao longo da discusso do roteamento esttico, voc pode testar suas habilidades na medida em que elas forem apresentadas. O Laboratrio 2.8.1, "Configurao bsica de rota esttica", reflete a topologia, as configuraes e os comandos abordados neste captulo.

Conexes do roteador

Conectar um roteador a uma rede exige o acoplamento de um conector de interface do roteador a um conector de cabo. Como voc pode ver na figura, os roteadores Cisco oferecem suporte a muitos tipos de conector diferentes.

Conectores seriais

Clique em 1 na figura.

Em conexes WAN, os roteadores Cisco oferecem suporte aos padres EIA/TIA-232, EIA/TIA-449, V.35, X.21 e EIA/TIA-530 para conexes seriais, como mostrado. No importante memorizar esses tipos de conexo. Apenas saiba que um roteador com 5

uma porta DB-60 pode oferecer suporte a cinco padres de cabeamento diferentes. Como h cinco tipos de cabo diferentes compatveis com essa porta, s vezes ela chamada de porta serial cinco em um. A outra extremidade do cabo serial equipada com um conector apropriado a um dos cinco padres possveis.

Nota: A documentao do dispositivo ao qual voc deseja se conectar deve indicar o padro do dispositivo.

Clique em 2 e 3 na figura.

Os roteadores mais novos oferecem suporte interface smart serial que permite o encaminhamento de mais dados em menos pinos de cabo. A extremidade serial do cabo smart serial um conector de 26 pinos. Ele muito menor que o conector DB60 usado na conexo com uma porta serial cinco em um. Esses cabos de transio oferecem suporte aos mesmos cinco padres seriais, estando disponveis em configuraes DTE ou DCE.

Nota: Para uma explicao completa de DTE e DCE, consulte o Laboratrio 1.5.1, "Cabeamento de rede e configurao bsica do roteador".

Essas designaes de cabo s so importantes para voc ao configurar seu equipamento de laboratrio para simular um ambiente "real". Em uma configurao de produo, o tipo de cabo determinado para voc pelo servio WAN que voc est usando.

Conectores Ethernet

Clique em 4 na figura.

Um conector diferente usado em um ambiente de rede local baseado em Ethernet. Um conector RJ-45 para o cabo de Par Tranado No-Blindado(UTP, Unshielded Twisted-Pair) o conector mais comumente usado na conexo de interfaces de rede local. Em cada extremidade de um cabo RJ-45, voc deve 6

conseguir ver oito faixas coloridas, ou pinos. Um cabo Ethernet usa pinos 1, 2, 3 e 6 na transmisso e no recebimento de dados.

Dois tipos de cabos podem ser usados com interfaces de rede local Ethernet: Um cabo straight-through (ou cabo direto), ou patch cable, com a mesma ordem dos pinos coloridos em cada extremidade do cabo Um cabo crossover (ou cabo cruzado), com o pino 1 conectado ao pino 3 e o pino 2 conectado ao pino 6

Os cabos straight-through so usados para: Switch a roteador Switch a PC Hub a PC Hub a servidor

Os cabos crossover so usados para: Switch a switch PC a PC Switch a hub Hub a hub Roteador a roteador Roteador a servidor

Nota: A conectividade sem fio abordada em outro curso.

10

Examinando interfaces de roteador

Como aprendemos no Captulo 1, o comando show ip route usado para exibir a tabela de roteamento. Inicialmente, a tabela de roteamento permanecer vazia se no houver nenhuma interface configurada.

Como voc pode ver na tabela de roteamento de R1, nenhuma interface foi configurada com um endereo IP e uma mscara de sub-rede. 11

Nota: As rotas estticas e dinmicas no sero adicionadas tabela de roteamento at que as interfaces locais apropriadas, tambm conhecidas como as interfaces de sada, sejam configuradas no roteador. Esse procedimento ser examinado mais atentamente nos prximos captulos.

Interfaces e seus Status

O status de cada interface pode ser examinado usando vrios comandos.

Clique em show interfaces na figura.

O comando show interfaces mostra o status e d uma descrio detalhada de todas as interfaces no roteador. Como voc pode ver, a sada do comando pode ser bem longa. Para exibir as mesmas informaes, mas para uma interface especfica, como FastEthernet 0/0, use o comando show interfaces com um parmetro que especifique a interface. Por exemplo:

R1#show interfaces fastethernet 0/0 FastEthernet0/0 is administratively down, line protocol is down

Observe que a interface est administratively down e o line protocol is down. Administratively down (desativada administrativamente) significa que a interface est no modo desligado, ou desligada. Line protocol is down (Protocolo de linha est inativo) significa, nesse caso, que a interface no est recebendo um sinal de operadora de um switch ou do hub. Essa condio tambm pode existir devido ao fato de a interface estar no modo desligado (shutdown).

Voc observar que o comando show interfaces no mostra nenhum endereo IP nas interfaces de R1. A razo disso porque ns ainda no configuramos endereos IP em nenhuma das interfaces.

12

Comandos adicionais para examinar o status da interface

Clique em show ip interface brief na figura. O comando show ip interface brief pode ser usado para ver uma poro das informaes de interface em um formato resumido.

Clique em show running-config na figura.

O comando show running-config exibe o arquivo de configurao atual usado pelo roteador. Os comandos de configurao so armazenados temporariamente no arquivo de configurao em execuo e implementados imediatamente pelo roteador. Usar esse comando outra forma de verificar o status de uma interface, como FastEthernet 0/0.

R1#show running-config <parte da sada do comando omitida> interface FastEthernet0/0 no ip address shutdown <parte da sada do comando omitida>

No entanto, usar show running-config no necessariamente a melhor forma de verificar as configuraes de interface. Use o comando show ip interface brief para verificar rapidamente se as interfaces esto up (ativas) e up (administrativamente up e o protocolo de linha est up).

13

14

15

16

17

18

19

Configurando uma interface Ethernet 20

Como mostrado, R1 ainda no tem nenhuma rota. Adicionemos uma rota, configurando uma interface e exploremos o que acontece exatamente quando essa interface ativada. Por padro, todas as interfaces do roteador so desligadas (shutdown) ou desativadas. Para habilitar essa interface, use o comando no shutdown, que altera a interface de administratively down para up.

R1(config)#interface fastethernet 0/0 R1(config-if)#ip address 172.16.3.1 255.255.255.0 R1(config-if)#no shutdown

A seguinte mensagem retorna do IOS:

*Mar 1 01:16:08.212: %LINK-3-UPDOWN: Interface FastEthernet0/0, changed state to up *Mar 1 01:16:09.214: %LINEPROTO-5-UPDOWN: Line protocol on Interface FastEthernet0/0, changed state to up

Ambas as mensagens so importantes. A primeira mensagem changed state to up indica que, fisicamente, a conexo est boa. Se voc no obtiver essa primeira mensagem, certifique-se de que a interface esteja adequadamente conectada a um switch ou um hub.

Nota: Embora habilitada com no shutdown, uma interface Ethernet no permanecer em funcionamento, ou ativa, a menos que esteja recebendo um sinal de operadora de outro dispositivo (switch, hub, PC ou outro roteador).

A segunda mensagem changed state to up indica que a camada de enlace de dados est em funcionamento. Em interfaces de rede local, normalmente no alteramos os parmetros da camada de enlace de dados. No entanto, as interfaces WAN em um ambiente de laboratrio exigem a sincronizao em um lado do link, como abordado no Laboratrio 1.5.1, "Cabeamento de rede e configurao de roteador bsica", bem como posteriormente na seo, "Configurando uma Interface 21

Serial". Se voc no definir corretamente o clock rate, o protocolo de linha (a camada de enlace de dados) no ser alterado para ativado.

Mensagens no solicitadas do IOS

Clique em Mensagens no solicitadas do IOS na figura.

O IOS costuma enviar mensagens no solicitadas semelhantes s mensagens changed state to up recm-abordadas. Como voc pode ver na figura, s vezes, essas mensagens ocorrero quando voc estiver digitando um comando, como ao configurar uma descrio para a interface. A mensagem do IOS no afeta o comando, mas pode fazer com que voc perca a localizao na linha onde voc estava digitando.

Clique em Registrando em log sncrono na figura.

Para manter a sada no solicitada separada da sua entrada, acesse o modo de configurao de linha da porta de console e adicione o comando logging synchronous, como mostrado. Voc ver que as mensagens retornadas pelo IOS no interferem mais na sua digitao.

22

23

24

Lendo a tabela de roteamento

Agora observe a tabela de roteamento mostrada na figura. Agora observe que R1 tem uma interface FastEthernet 0/0 "diretamente conectada" a uma nova rede. A interface foi configurada com o endereo IP 172.16.3.1/24, que faz dele um membro da rede 172.16.3.0/24.

Examine a seguinte linha de sada da tabela:

C 172.16.3.0 is directly connected, FastEthernet0/0

O C no incio de cada rota indica que se trata de uma rede conectada diretamente. Em outras palavras, R1 tem uma interface que pertence a essa rede. O significado de C definido na lista de cdigos na parte superior da tabela de roteamento.

A mscara de sub-rede /24 dessa rota exibida na linha acima da rota real.

172.16.0.0/24 is subnetted, 1 subnets C 172.16.3.0 is directly connected, FastEthernet0/0

Roteadores normalmente armazenam endereos de rede

Com rarssimas excees, as tabelas de roteamento tm rotas para endereos de rede, e no endereos de host individuais. A rota 172.16.3.0/24 na tabela de roteamento significa que essa rota corresponde a todos os pacotes com um endereo de destino pertencente a essa rede. Ter uma nica rota representando uma rede inteira de endereos IP de host diminui a tabela de roteamento, com 25

menos rotas, o que resulta em pesquisas mais rpidas na tabela de roteamento. A tabela de roteamento pode conter todos os 254 endereos IP de host individuais para a rede 172.16.3.0/24, mas essa uma forma ineficiente de armazenar endereos.

Uma agenda telefnica uma boa analogia para a estrutura de uma tabela de roteamento. Uma agenda telefnica uma lista de nomes e nmeros de telefone, classificados em ordem alfabtica pelo sobrenome. Ao procurar um nmero, podemos supor que quanto menos nomes houver na lista, mais rpida ser a localizao de um determinado nome. Uma agenda telefnica com 20 pginas e talvez 2.000 entradas ser muito mais fcil de pesquisar do que uma com 200 pginas e 20.000 entradas.

A agenda s contm uma listagem para cada nmero de telefone. Por exemplo, a famlia Stanford pode ser listada como:

Stanford, Harold, 742 Evergreen Terrace, 555-1234

Essa a nica entrada para todos os que moram nesse endereo e tm o mesmo nmero de telefone. A agenda telefnica pode conter uma listagem para cada pessoa, mas isso aumentaria o tamanho da lista. Por exemplo, poderia haver uma listagem separada para Harold Stanford, Margaret Stanford, Brad Stanford, Leslie Stanford e Maggie Stanford todos com o mesmo endereo e nmero de telefone. Se isso fosse feito com todas as famlias, a agenda telefnica seria muito maior e demoraria mais para pesquis-la.

As tabelas de roteamento funcionam da mesma forma: uma entrada na tabela representa uma "famlia" de dispositivos em que todos compartilham a mesma rede ou espao de endereo (a diferena entre uma rede e um espao de endereo ser esclarecida na medida em que voc avanar no curso). Quanto menos entradas houver na tabela de roteamento, mais rpido ser o processo de pesquisa. Para manter as tabelas de roteamento menores, so listados endereos de rede com mscaras de sub-rede, e no endereos IP de host individuais.

Nota: s vezes, uma "rota de host" inserida na tabela de roteamento, o que representa um endereo IP de host individual. Ela listada com o endereo IP de 26

host do dispositivo e uma mscara de sub-rede /32 (255.255.255.255). O tpico das rotas de host abordado em outro curso.

27

Comandos para verificar a configurao da interface

O comando show interfaces fastethernet 0/0 na figura agora mostra que a interface est up e que o protocolo de linha est up. O comando no shutdown alterou a interface de administratively down para up. Observe que o endereo IP exibido agora.

Clique em show ip interface brief na figura.

O comando show ip interface brief tambm mostrado com a verificao dessas mesmas informaes. Em status e protocolo, voc deve ver "up".

O comando show running-config mostra a configurao atual dessa interface. Quando a interface desabilitada, o comando running-config exibe shutdown. No entanto, quando a interface habilitada, no shutdown no exibido.

R1#show running-config <sada de comando omitida> interface FastEthernet0/0 ip address 172.16.3.1 255.255.255.0 <sada de comando omitida>

Como explicado no Captulo 1, um roteador no pode ter vrias interfaces pertences mesma sub-rede IP. Cada interface deve pertencer a uma sub-rede separada. Por exemplo, um roteador no pode ter sua interface FastEthernet 0/0 configurada como o endereo e a mscara 172.16.3.1/24 e sua interface FastEthernet 0/1 configurada como 172.16.3.2/24.

28

O IOS retornar a seguinte mensagem de erro se voc tentar configurar a segunda interface com a mesma sub-rede IP como a primeira interface:

R1(config-if)#int fa0/1 R1(config-if)#ip address 172.16.3.2 255.255.255.0 172.16.3.0 overlaps with FastEthernet0/0 R1(config-if)#

Normalmente, a interface Ethernet ou FastEthernet do roteador ser o endereo IP do gateway padro de qualquer dispositivo na rede local. Por exemplo, PC1 seria configurado com um endereo IP de host pertencente rede 172.16.3.0/24, com o endereo IP de gateway padro 172.16.3.1. 172.16.3.1 o endereo IP da FastEthernet do roteador R1. Lembre-se de que a interface Ethernet ou FastEthernet de um roteador tambm participar do processo ARP como membro da rede Ethernet.

29

30

31

Interfaces Ethernet participam de ARP

A interface Ethernet de um roteador participa de uma rede local assim como qualquer outro dispositivo na rede. Isso significa que essas interfaces tm um endereo MAC de Camada 2, como mostra a figura. O comando show interfaces exibe o endereo MAC das interfaces Ethernet.

R1#show interfaces fastethernet 0/0

Como demonstrado no Captulo 1, uma interface Ethernet participa de solicitaes e respostas ARP, alm de manter uma tabela ARP. Se um roteador tiver um pacote 32

com destino a um dispositivo em uma rede Ethernet conectada diretamente, ele verificar a tabela ARP em busca de uma entrada com esse endereo IP de destino a fim de mape-la para o endereo MAC. Se a tabela ARP no contiver esse endereo IP, a interface Ethernet enviar uma solicitao ARP. O dispositivo com o endereo IP de destino retorna uma resposta ARP que lista seu endereo MAC. Em seguida, as informaes dos endereos IP e MAC so adicionadas tabela ARP dessa interface Ethernet. Agora o roteador consegue encapsular o pacote IP em um quadro Ethernet com o endereo MAC de destino da sua tabela ARP. Em seguida, o quadro Ethernet, com o pacote encapsulado, enviado pela interface Ethernet.

33

Configurando uma interface serial

Em seguida, configuremos a interface Serial 0/0/0 no roteador R1. Essa interface est na rede 172.16.2.0/24, com o endereo IP e a mscara de sub-rede 172.16.2.1/24 atribudos. O processo que usamos para a configurao da interface serial 0/0/0 semelhante ao processo que costumvamos usar para configurar a interface FastEthernet 0/0.

R1(config)#interface serial 0/0/0 R1(config-if)#ip address 172.16.2.1 255.255.255.0 R1(config-if)#no shutdown

Depois de inserir os comandos acima, o estado da interface serial pode variar de acordo com o tipo de conexo WAN. Isso ser abordado com mais detalhes em um 34

curso posterior. Neste curso, usaremos conexes ponto-a-ponto seriais dedicadas entre dois roteadores. A interface serial s ficar up depois que a outra extremidade do link serial tambm for configurada corretamente. Podemos exibir o estado atual de serial 0/0/0 usando o comando show interfaces serial 0/0/0, como mostrada na figura.

Como voc pode ver, o link ainda est down (desativado). O link est down porque ainda no configuramos e habilitamos a outra extremidade do link serial.

R1#show interfaces serial 0/0/0 Serial0/0/0 is administratively down, line protocol is down

Agora configuraremos a outra extremidade desse link, Serial 0/0/0, para o roteador R2.

Nota: No h nenhum requisito de que ambas as extremidades do link serial usem a mesma interface, nesse caso, Serial 0/0/0. No entanto, como as interfaces so membros da mesma rede, elas devem ter endereos IP pertencentes rede 172.16.2.0/24. (Os termos rede e sub-rede podem ser usados alternadamente nesse caso.) A interface Serial 0/0/0 de R2 configurada com o endereo IP e a mscara de sub-rede 172.16.2.2/24.

R2(config)#interface serial 0/0/0 R2(config-if)#ip address 172.16.2.2 255.255.255.0 R2(config-if)#no shutdown

Se agora emitirmos o comando show interfaces serial 0/0/0 em um dos roteadores, continuaremos vendo que o link est up/down.

R2#show interfaces serial 0/0/0 Serial0/0/0 is up, line protocol is down 35

<sada de comando omitida>

O link fsico entre R1 e R2 est up porque ambas as extremidades do link serial foram configuradas corretamente com um endereo IP/mscara e habilitadas com o comando no shutdown. No entanto, o protocolo de linha ainda est down. Isso porque a interface no est recebendo um sinal de clock. Ainda h um mais comando que precisamos inserir, o comando clock rate, no roteador com o cabo DCE. O comando clock rate definir o sinal de clock do link. A configurao do sinal de clock ser abordado na prxima seo.

36

Conectando uma interface WAN fisicamente

A camada fsica WAN descreve a interface entre o Equipamento de terminal de dados (DTE, Data Terminal Equipment) e o Equipamento de comunicao de dados( DCE, Data Circuit-terminating Equipment). Normalmente, DCE a operadora e DTE, o dispositivo conectado. Nesse modelo, os servios oferecidos ao DTE so disponibilizados por um modem ou uma CSU/DSU.

Normalmente, o roteador o dispositivo DTE, estando conectado a uma CSU/DSU, que o dispositivo DCE. A CSU/DSU (dispositivo DCE) usada para converter os dados do roteador (dispositivo DTE) em uma forma aceitvel para a operadora WAN. A CSU/DSU (dispositivo DCE) tambm responsvel por converter os dados da operadora WAN em uma forma aceitvel pelo roteador (dispositivo DTE). O roteador costuma ser conectado CSU/DSU usando um cabo serial DTE, conforme mostrado.

37

As interfaces seriais exigem um sinal de clock para controlar o timing da comunicao. Na maioria dos ambientes, a operadora (um dispositivo DCE, como uma CSU/DSU) fornecer o clock. Por padro, roteadores Cisco so dispositivos DTE. No entanto, em um ambiente de laboratrio, no usamos nenhuma CSU/DSU e, obviamente, no temos uma operadora WAN.

Passe o mouse sobre os cabos e os dispositivos na figura para ver quais so eles.

38

39

40

41

42

43

44

Configurando links seriais em um ambiente de laboratrio

Em links seriais interconectados diretamente, como em um ambiente de laboratrio, um lado de uma conexo deve ser considerado um DCE e fornecer um sinal de clock. Embora as interfaces seriais Cisco sejam dispositivos DTE por padro, elas podem ser configuradas como dispositivos DCE.

Para configurar um roteador como dispositivo DCE:

1. Conecte a extremidade DCE do cabo interface serial. 45

2. Configure o sinal de clock na interface serial usando o comando clock rate.

Os cabos seriais usados no laboratrio costumam ser de dois tipos. Um cabo crossover DTE/DCE no qual uma extremidade DTE e a outra, DCE Um cabo DTE conectado a um cabo DCE

Em nossa topologia de laboratrio, a interface Serial 0/0/0 em R1 conectada extremidade DCE do cabo e a interface serial 0/0/0 em R2 conectada extremidade DTE do cabo. O cabo deve ser rotulado como DTE ou DCE.

Voc tambm pode diferenciar DTE de DCE, observando o conector entre os dois cabos. O cabo DTE tem um conector macho e o cabo DCE, um conector fmea.

Se um cabo for conectado entre os dois roteadores, voc poder usar o comando show controllers para determinar que extremidade do cabo est acoplada a essa interface. Na sada do comando, observe que R1 tem o cabo DCE conectado sua interface serial 0/0 e que no h nenhum clock rate definido.

R1#show controllers serial 0/0/0 Interface Serial0/0/0 Hardware is PowerQUICC MPC860 DCE V.35, no clock <sada de comando omitida>

Quando o cabo for conectado, o clock poder ser definido com o comando clock rate. Os clock rates disponveis, em bits por segundo, so 1200, 2400, 9600, 19200, 38400, 56000, 64000, 72000, 125000, 148000, 500000, 800000, 1000000, 1300000, 2000000 e 4000000. Algumas taxas de bit talvez no estejam disponveis em determinadas interfaces seriais. Como a interface Serial 0/0/0 em R1 tem o cabo DCE acoplado, configuraremos a interface com um clock rate. 46

R1(config)#interface serial 0/0/0 R1(config-if)#clock rate 64000 01:10:28: %LINEPROTO-5-UPDOWN: Line protocol on Interface Serial0/0/0, changed state to up

Nota: Se a interface de um roteador com um cabo DTE for configurada com o comando clock rate, o IOS desconsiderar o comando, no havendo nenhum efeito colateral.

47

Verificando a configurao de interface serial

Como voc pode ver na figura, podemos determinar que o protocolo de linha agora est ativado e verificar isso em ambas as extremidades do link serial, usando os comandos show interfaces e show ip interface brief. Lembre-se de que a interface serial s estar ativa se ambas as extremidades do link forem configuradas corretamente. Em nosso ambiente de laboratrio, configuramos o clock rate na extremidade com o cabo DCE.

Ainda podemos verificar se o link est up/up executando ping na interface remota.

R1#ping 172.16.2.2

48

Por fim, podemos ver a rede serial 172.16.2.0/24 nas tabelas de roteamento de ambos os roteadores. Se emitirmos o comando show ip route em R1, veremos a rota conectada diretamente da rede 172.16.2.0/24.

R1#show ip route

Agora observemos uma configurao em execuo do roteador R1 usando o comando show running-config.

R1#show running-config

Nota: Embora o comando clock rate tenha duas palavras, o IOS indica clockrate como uma nica palavra nos arquivos de configurao em execuo e de inicializao.

49

50

51

52

53

Conceitos da tabela de roteamento

Como voc pode ver na figura, o comando show ip route revela o contedo da tabela de roteamento. Revisemos a finalidade de uma tabela de roteamento. Uma tabela de roteamento uma estrutura de dados usada para armazenar informaes de roteamento adquiridas de origens diferentes. A principal finalidade de uma tabela de roteamento fornecer ao roteador caminhos para redes de destino diferentes.

A tabela de roteamento consiste em uma lista de endereos de rede "conhecidos" ou seja, os endereos conectados diretamente, configurados estaticamente e aprendidos dinamicamente. R1 e R2 s tm rotas para redes diretamente conectadas. 54

55

56

Observando rotas enquanto elas so adicionadas tabela de roteamento

Agora observaremos mais atentamente a forma como as rotas diretamente conectadas so adicionadas e excludas da tabela de roteamento. Ao contrrio dos comandos show, os comandos debug podem ser usados para monitorar operaes de roteador em tempo real. O comando debug ip routing nos permitir ver qualquer alterao feita pelo roteador ao adicionar ou remover rotas. Configuraremos as interfaces no roteador de R2 e examinaremos esse processo.

Primeiro, habilitaremos a depurao com o comando debug ip routing para que possamos ver as redes diretamente conectadas quando elas forem adicionadas tabela de roteamento. 57

R2#debug ip routing IP routing debugging is on

Configurando o endereo IP e a mscara de sub-rede

Em seguida, configuraremos o endereo IP e a mscara de sub-rede para a interface FastEthernet 0/0 em R2 e usaremos o comando no shutdown. Como a interface FastEthernet se conecta rede 172.16.1.0/24, ela deve ser configurada com um endereo IP de host dessa rede.

R2(config)#interface fastethernet 0/0 R2(config-if)#ip address 172.16.1.1 255.255.255.0 R2(config-if)#no shutdown

A seguinte mensagem retornar do IOS:

02:35:30: %LINK-3-UPDOWN: Interface FastEthernet0/0, changed state to up 02:35:31: %LINEPROTO-5-UPDOWN: Line protocol on Interface FastEthernet0/0, changed state to up

Depois que o comando no shutdown for inserido e o roteador determinar que a interface e o protocolo de linha esto no estado up e up, a sada do comando de depurao mostrar R2 adicionando a rede conectada diretamente tabela de roteamento.

02:35:30: RT: add 172.16.1.0/24 via 0.0.0.0, connected metric [0/0] 02:35:30: RT: interface FastEthernet0/0 added to routing table

58

Clique na Tabela de roteamento 1 na figura.

A tabela de roteamento agora mostra a rota da rede conectada diretamente 172.16.1.0/24, como visto na figura.

O comando debug ip routing exibe processos da tabela de roteamento para qualquer rota, independentemente da rota ser uma rede conectada diretamente, uma rota esttica ou uma rota dinmica.

Clique em Desabilitar depurao na figura.

Desabilite debug ip routing usando o comando undebug ip routing ou o comando undebug all.

Alterando um endereo IP

Para alterar um endereo IP ou uma mscara de sub-rede de uma interface, reconfigure o endereo IP e a mscara de sub-rede da interface. Essa alterao substituir a entrada anterior. H formas de configurar uma nica interface com vrios endereos IP, desde que cada endereo esteja em uma sub-rede diferente. Esse tpico ser abordado em um curso posterior.

Para remover uma rede conectada diretamente de um roteador, use estes dois comandos: shutdown e no ip address.

O comando shutdown usado para desabilitar interfaces. Esse comando pode ser usado sozinho caso voc queira manter a configurao de endereo IP/mscara na interface, mas quiser desativ-la temporariamente. Em nosso exemplo, esse comando desabilitar a interface FastEtherent de R2. No entanto, o endereo IP continuar no arquivo de configurao, running-config.

59

Depois que o comando shutdown for usado, voc poder remover o endereo IP e a mscara de sub-rede da interface. A ordem na qual voc executa esses dois comandos no importa.

Clique em Depurao 2 na figura.

Usando debug ip routing, podemos ver o processo da tabela de roteamento, e excluiremos a configurao da interface FastEthernet 0/0 de R2.

R2(config)#interface fastethernet 0/0 R2(config-if)#shutdown

Podemos ver o processo da tabela de roteamento, removendo a rota conectada diretamente.

02:53:58: RT: interface FastEthernet0/0 removed from routing table 02:53:58: RT: del 172.16.1.0/24 via 0.0.0.0, connected metric [0/0] 02:53:58: RT: delete subnet route to 172.16.1.0/24

O IOS tambm indica que a interface e o protocolo de linha agora esto down:

02:54:00: %LINK-5-CHANGED: Interface FastEthernet0/0, changed state to administratively down 02:54:01: %LINEPROTO-5-UPDOWN: Line protocol on Interface FastEthernet0/0, changed state to down Agora removeremos o endereo IP na interface.

R2(config-if)#no ip address

60

Desabilite a depurao:

R2#undebug all Toda a depurao possvel foi desativada

Clique na Tabela de roteamento 2 na figura.

Para verificar se a rota foi removida da tabela de roteamento, usamos o comando show ip route. Observe que a rota para 172.16.1.0/24 foi removida.

Reconfigurando a interface para prosseguir com o captulo.

Tendo em vista o restante deste captulo, partiremos do pressuposto de que o endereamento de FastEthernet 0/0 no foi removido. Para reconfigurar a interface, basta inserir novamente os comandos:

R2(config)#interface fastethernet 0/0 R2(config-if)#ip address 172.16.1.1 255.255.255.0 R2(config-if)#no shutdown

AVISO: Os comandos de depurao, especialmente o comando debug all, devem ser usados com moderao. Esses comandos podem interromper operaes de roteador. Os comandos de depurao so teis durante a configurao ou a identificao e soluo de problemas de uma rede. No entanto, eles podem usar muito a CPU e os recursos de memria. recomendvel que voc execute o mnimo necessrio de processos de depurao e os desabilite imediatamente quando eles deixarem de ser necessrios. Os comandos de depurao devem ser usados com cuidado em redes de produo porque eles podem afetar o desempenho do dispositivo.

61

62

63

64

65

Acessando dispositivos em redes diretamente conectadas

Para restaurar a nossa configurao no exemplo de topologia, partiremos do pressuposto de que agora todas as redes diretamente conectadas sejam configuradas para todos os trs roteadores. A figura mostra as demais configuraes dos roteadores R2 e R3.

Clique em show ip interface brief na figura.

A sada nesta figura atesta que todas as interfaces configuradas esto up" e up". 66

Clique em show ip route na figura.

Revisando as tabelas de roteamento na figura, podemos verificar se todas as redes diretamente conectadas esto instaladas para roteamento.

A etapa essencial da configurao da sua rede verificar se todas as interfaces esto "up" e "up" e se as tabelas de roteamento esto completas. Independentemente do esquema de roteamento que voc acabar configurando esttico, dinmico ou uma combinao de ambos , verifique suas configuraes de rede iniciais usando os comandos show ip interface brief e show ip route antes de continuar com configuraes mais complexas.

Quando um roteador s tem suas interfaces configuradas e a tabela de roteamento contm as redes diretamente conectadas, mas nenhuma outra, apenas os dispositivos nessas redes diretamente conectadas so alcanveis. R1 pode se comunicar com qualquer dispositivo nas redes 172.16.3.0/24 e 172.16.2.0/24. R2 pode se comunicar com qualquer dispositivo nas redes 172.16.1.0/24, 172.16.2.0/24 e 192.168.1.0/24. R3 pode se comunicar com qualquer dispositivo nas redes 192.168.1.0/24 e 192.168.2.0/24.

Como esses roteadores s conhecem suas redes diretamente conectadas, os roteadores s podem se comunicar com esses dispositivos em suas prprias redes locais diretamente conectadas e nas redes seriais.

Por exemplo, PC1 na topologia foi configurado com o endereo IP 172.16.3.10 e a mscara de sub-rede 255.255.255.0. PC1 tambm foi configurado com o endereo IP 172.16.3.1 de gateway padro, que o endereo IP da interface FastEthernet 0/0 do roteador. Como R1 s conhece as redes diretamente conectadas, ele pode encaminhar pacotes de PC1 para dispositivos na rede 172.16.2.0/24, como 172.16.2.1 e 172.16.2.2. Os pacotes de PC1 com qualquer outro endereo IP de destino, como PC2 em 172.16.1.10, seriam descartados por R1. 67

Observemos a tabela de roteamento de R2 na figura. R2 s conhece suas trs redes diretamente conectadas. Tente prever o que acontecer se ns executarmos ping em uma das interfaces FastEthernet em um dos outros roteadores.

Clique em ping na figura.

Observe que h falha nos pings, como indicado pela srie de cinco pontos. Houve falha porque R2 no tem uma rota em sua tabela de roteamento correspondente a 172.16.3.1 ou 192.168.2.1, que o endereo IP de destino do pacote de ping. Para que haja uma correspondncia entre o endereo IP de destino do pacote 172.16.3.1 e uma rota na tabela de roteamento, o endereo deve corresponder ao nmero de bits esquerda do endereo de rede, como indicado pelo prefixo da rota. Em R2, todas as rotas tm um prefixo /24, logo, os 24 bits esquerda so verificados para cada rota.

68

69

70

71

72

Verificando todas as rotas uma por uma

A primeira rota na tabela para R1 172.16.1.0/24.

172.16.0.0/24 is subnetted, 2 subnets C 172.16.1.0 is directly connected, FastEthernet0/0

O processo da tabela de roteamento do IOS verifica se os 24 bits esquerda do endereo IP de destino do pacote, 172.16.3.1, correspondem rede 172.16.1.0/24.

73

Reproduza a primeira animao na figura.

Se converter esses endereos em binrio e compar-los, como mostrado na animao, voc ver que os primeiros 24 bits dessa rota no so correspondentes porque o 23 bit no corresponde. Portanto, essa rota rejeitada.

172.16.0.0/24 is subnetted, 2 subnets C 172.16.2.0 is directly connected, Serial0/0/0

Na animao, vimos que os primeiros 24 bits da segunda rota no so correspondentes porque o 24 bit no corresponde. Portanto, essa rota tambm rejeitada, e o processo passa para a prxima rota na tabela de roteamento.

C 192.168.1.0/24 is directly connected, Serial0/0/1

A terceira rota tambm no uma correspondncia. Como mostrado, 10 dos primeiros 24 bits no so correspondentes. Portanto, essa rota rejeitada. Como no h mais nenhuma rota na tabela de roteamento, os pings so descartados. O roteador toma sua deciso de encaminhamento na Camada 3, um "melhor esforo" para encaminhar o pacote, mas no d nenhuma garantia.

Clique em Pings so enviados para R3 na figura e reproduza a animao.

Observemos a segunda animao para ver o que acontecer se o roteador R2 executar ping na interface 192.168.1.1 no Roteador R3.

Agora h xito no ping! H xito porque R2 tem uma rota em sua tabela de roteamento correspondente a 192.168.1.1, que o endereo IP de destino do pacote de ping. As duas primeiras rotas, 172.16.1.0/24 e 172.16.2.0/24, so rejeitadas. Mas a ltima rota, 192.168.1.0/24, corresponde aos primeiros 24 bits do endereo IP de destino. O pacote de ping encapsulado no protocolo HDLC da Camada 2 de Serial0/0/1, a interface de sada, e encaminhado pela interface 74

Serial0/0/1. Agora R2 toma as decises de encaminhamento quanto a esse pacote. As decises tomadas por outros roteadores referentes a esse pacote no so uma preocupao.

Nota: O processo de pesquisa da tabela de roteamento ser abordado com mais detalhes no Captulo 8, "A tabela de roteamento: Um exame mais detalhado".

75

76

Deteco de rede com CDP

CDP uma ferramenta eficiente para o monitoramento, identificao e soluo de problemas de rede. CDP uma ferramenta que rene informaes usada por administradores de rede para obter informaes sobre dispositivos Cisco conectados diretamente. CDP uma ferramenta prpria que permite acessar um resumo das informaes de protocolo e de endereo sobre dispositivos Cisco conectados diretamente. Por padro, cada dispositivo Cisco envia mensagens peridicas, conhecidas como anncios CDP, para dispositivos Cisco conectados diretamente. Esses anncios contm informaes como os tipos de dispositivos conectados, as interface de roteador a que esto conectados, as interfaces usadas para estabelecer as conexes e os nmeros de modelo dos dispositivos.

77

A maioria dos dispositivos de rede, por definio, no funciona isolada. Um dispositivo Cisco normalmente tem outros dispositivos Cisco como seus vizinhos na rede. Informaes obtidas de outros dispositivos podem ajudar a tomar decises de design de rede, identificar e solucionar problemas e fazer alteraes no equipamento. CDP pode ser usado como uma ferramenta de deteco de rede, ajudando a criar uma topologia lgica de uma rede quando no houver essa documentao ou faltar detalhes.

A familiaridade com o conceito geral de vizinhos importante para compreender o CDP, bem como para discusses futuras sobre protocolos de roteamento dinmico.

Vizinhos de Camada 3

Neste ponto da configurao da nossa topologia, s temos os vizinhos conectados diretamente. Na Camada 3, os protocolos de roteamento consideram os vizinhos dispositivos que compartilham o mesmo espao de endereo da rede.

Por exemplo, R1 e R2 so vizinhos. Ambos so os membros da rede 172.16.1.0/24. R2 e R3 tambm so vizinhos porque compartilham a rede 192.168.1.0/24. Mas R1 e R3 no so vizinhos porque no compartilham nenhum espao de endereo da rede. Se conectssemos R1 e R3 usando um cabo e configurssemos cada um com um endereo IP da mesma rede, eles seriam vizinhos.

Vizinhos de Camada 2

O CDP s funciona na Camada 2. Por isso, os vizinhos CDP so dispositivos Cisco conectados direta e fisicamente e que compartilham o mesmo vnculo de dados. Na figura do protocolo CDP, o administrador de rede fez o login em S3. S3 s receber anncios CDP de S1, S2 e R2.

Pressupondo que todos os roteadores e switches na figura sejam dispositivos Cisco com o CDP em execuo, que vizinhos R1 teria? Voc pode determinar os vizinhos CDP de cada dispositivo?

78

Clique no boto Topologia na figura.

Na topologia do nosso captulo, podemos ver as seguintes relaes de vizinho CDP: R1 e S1 so vizinhos CDP. R1 e R2 so vizinhos CDP. R2 e S2 so vizinhos CDP. R2 e R3 so vizinhos CDP. R3 e S3 so vizinhos CDP.

Observe a diferena entre os vizinhos das camadas 2 e 3. Os switches no so vizinhos dos roteadores na Camada 3, porque funcionam na Camada 2. No entanto, os switches so vizinhos de Camada 2 de seus roteadores conectados diretamente.

Vejamos como o CDP pode ser til para um administrador de rede.

79

80

81

Potrebbero piacerti anche