Sei sulla pagina 1di 27

Relao entre microestrutura e propriedades do cobre e suas ligas

Disciplina : Materiais Metlicos Aluno : Rafael M.Triani

1.Metal cobre
O cobre um metal vermelho-marrom,que apresenta ponto de fuso correspondente a 1083C e densidade correspondente a 8,96g/cm^3.
Aps a prata o melhor condutor do calor e eletricidade.Sua resisitividade eltrica de 1,7x10^-6ohm-cm(a 20C). Seu maior uso na indstria eltrica. Alm das caractersticas eltricas o cobre apresenta excelente deformabilidade.

Exposto ao ar ele fica com o passar do tempo recoberto de um depsito esverdeado,possuindo uma boa resistncia a corroso.

A oxidao sob a ao do ar comea em torno de 500C.No atacado pela gua pura.Por outro lado,cidos,mesmo fracos,atacam o cobre na presena do ar. Finalmente apresenta resistncia mecnica e caracteristicos de fadiga satisfatrios,alm de boa usinabilidade,cor decorativa e pode ser facilmente recoberto por eletrodeposio ou por aplicao de verniz.

O cobre forma uma srie de ligas que segundo a classificao ABNT.

_cobre eletroltico tenaz: fundido a partir de cobre eletroltico,contendo no mnimo 99,90% de cobre(e prata at 0,1%)
_cobre refinado a fogo de alta condutibilidade: contendo um mnimo de 99,90% de cobre(includa a prata) _cobre refinando a fogo tenaz: fundido a partir do tipo anterior,contendo de 99,80% a 99,85% no mnimo de cobre(includa a prata) _cobre desoxidado com fsforo de baixo teor de fsforo: obtido por vazamento em molde,isento de xido cuproso por desoxidao com fsforo,com um teor mnimo de 99,90% de cobre(e prata) e teores residuais de fsforo(entre 0,004 e 0,012%)

Esses tipos de cobre so fornecidos em forma de placas,chapas,tiras,barras,arames e fios,tubos,perfis ou conformados por forjamento. Suas propriedades mecnicas variam dentro dos seguintes limites: _limite de escoamento

_limite de resistncia trao _alongamento


_dureza Brinnell _mdulo de elasticidade

Os valores dependem do estado em que se encontra o metal,se recozido ou encruado. O grau de encruamento ou recozimento designado pela expresso tmpera,a qual tem nada a ver com o tratamento trmico de tmpera.

So aplicados na ligas de ferro-carbono.


Tomando-se como exemplo o cobre eletroltico tenaz.

3.Ligas de cobre de baixo teor em liga


Entre elas destaca-se a Liga cobre-arsnio com fsforo,com arsnio sendo introduzido em teores entre 0,013 e 0,050% com o objetivo de melhorar as propriedades mecnicas a temperaturas acima da ambiente.

Aumentando a resistncia corroso em determinados meios.


Na construo mecnica essa liga empregada em permutadores de calor,incluindo tubos de condensadores.

Sua condutibilidade eltrica baixa.

4.Ligas de cobre de alto teor em liga


As mais importantes so lates comuns e especiais,os bronzes e as ligas cobre-aluminio.

Lato

O Bronze
O bronze apresenta elevada dureza e boa resistncia mecnica e corroso, alm de ser um bom condutor de eletricidade. Nas ligas usadas atualmente, a proporo do estanho adicionado ao cobre de at 12%. Como j sabemos, essa variao determinada pela utilizao e, conseqentemente, pelas propriedades que se quer aproveitar.

Assim, o bronze com at 10% de estanho pode ser laminado e estirado e tem alta resistncia trao, corroso e fadiga.
As ligas com essa faixa de proporo de estanho so usadas na fabricao de parafusos e engrenagens para trabalho pesado. Por exemplo,mancais e componentes que suportam pesadas cargas de compresso, tubos, componentes para a indstria txtil, qumica e de papel, varetas e eletrodos para soldagem.

Adio de elementos de liga na liga Cu+Sn

Ligas de Cu e Ni
As ltimas ligas da famlia do cobre so aquelas em que o nquel participa em propores que variam entre 5 e 50%. Essas ligas tm boa ductibilidade, boa resistncia mecnica e oxidao, e boa condutividade trmica. So facilmente conformveis, podendo ser transformadas em chapas, tiras, fios, tubos e barras. Elas podem ser unidas pela maioria dos mtodos de solda forte e por solda de estanho.

Elementos de liga na liga Cu+Ni

5.Caractersticas mecnicas do cobre puro


Estrutura cristalina cbica de face centrada,sendo um metal de grande ductilidade. Ao contrrio do alumnio,tambm cbico de face centrada,o cobre muito sensvel a formao de maclas mecnicas e de recozimento.

i)Deformao plstica
Se supe que a alta plasticidade do cobre devida a possibilidade de se deformar ao mesmo tempo por maclao e escorregamento.
Durante os tratamentos trmicos,o crescimento dos gros de cobre so mais evidentes que o alumnio. Se supe que as maclas so responsveis,pela mesma razo que impossvel preparar monocristais de cobre,exceto por controle do resfriamento durante a solidificao.

Grandes cristais no podem ser feitos por recristalizao como no caso do alumnio.

ii)Fragilidade do cobre devida ao hidrognio


As ligas de cobre-oxignio quando aquecidas em hidrognio ou numa atmosfera contendo uma pequena quantidade de hidrognio,apresentam fissuras,fraturas ou bolhas superficiais.
O hidrognio difundido no cobre reage com o Cu2O formando H2O. Como o hidrognio pode difundir-se muito mais depressa que o H2O,criam-se presses internas que podem causar a desintegrao do metal. O efeito mais severo a temperaturas mais altas,acima de 850C,este efeito comea a 400C. Ele tanto mais severo quanto maior o teor de oxignio.

6.Reciclagem do cobre
Toda a indstria do cobre e de suas ligas depende da reciclagem econmica de sucata e refugos. Existe uma linha extensa de produtos base de cobre que se destina a uma grande variedade de aplicaes. Por exemplo,na reciclagem da sucata de lato essencial para a indstria. O lato para extruso e estampagem a quente normalmente obtido a partir da fuso de sucata com composio similar e corrigido pela adio de cobre virgem ou zinco, conforme o caso, para atender s especificaes antes de vert-lo. A presena de outros materiais no lato, como o chumbo, freqentemente necessria para melhorar a sua usinagem,de forma que esses elementos so em geral aceitveis.

7.Concluses
As ligas de cobre podem ser encontradas como produtos trabalhados mecanicamente, fundidos e metalurgia do p.

Entre os produtos trabalhados esto os arames, planos (placas, chapas, tiras e folhas), tubos, fio-mquinas, perfis extrudados e forjados. J os produtos fundidos podem ser produzidos por vrios mtodos, tais como em areia, contnua, centrfuga, sob presso, cera perdida, gesso e coquilha.
O Cobre e suas ligas encontram aplicaes nos mais diversos setores: construo civil, eltrica, automobilstica, arquitetura, eletro-eletrnica, mecnica, objetos decorativos, blica, minerao, construo naval e explorao petrolfera, entre outras. A grande aplicabilidade do cobre mostra a sua versatilidade,e denota sua grande importncia industrial.

8.Referncias
_Tecnologia mecnica,Vicente Chiaverini _Metalografia do cobre e suas ligas,Andr Paulo Tschiptschin _Revista Metalrgia e Materiais

Potrebbero piacerti anche