Sei sulla pagina 1di 81

Vem, e Segue-Me

Moas 4
Recursos de Aprendizado para os Jovens

ensinar e aprender para a converso

Moas
Outubro Dezembro de 2013

Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias

2013 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados Aprovao do ingls: 9/12 Aprovao da traduo: 9/12. Traduo de Come, Follow Me: Learning Resources for Youth, Young Women 1012 Portuguese 10876 059

Sobre Este Manual


As lies deste manual so organizadas em unidades que abordam fundamentos doutrinrios do evangelho restaurado de Jesus Cristo. Cada lio se centraliza em perguntas que as jovens possam ter e em princpios doutrinrios que podem ajudlas a encontrar respostas. As lies so planejadas de modo a ajud-la a preparar-se espiritualmente, aprendendo a doutrina por si mesma e, em seguida, a planejar maneiras de envolver as jovens em vigorosas experincias de aprendizado. os esboos de aprendizado para planejar meios de ajudar as alunas a descobrir tais verdades por si mesmas, obter um testemunho delas e viver de acordo com o que aprenderam. Considere a possibilidade de compartilhar alguns dos discursos ou vdeos com as moas antes da aula.

Aconselhamento
Aconselhe-se com a presidncia da classe e com outros professores, consultores e lderes a respeito das moas. Que dvidas e necessidades as moas tm? O que esto aprendendo em outros locais em casa, no seminrio, na Escola Dominical? Como isso influenciar sua preparao? (Se informaes delicadas forem reveladas nessas conversas, mantenha a confidencialidade.)

Esboos de Aprendizado
Para cada um dos pontos doutrinrios listados no sumrio, h mais esboos de aprendizado do que voc conseguir ensinar durante o ms. Deixe que o Esprito, as perguntas e os interesses das moas a guiem enquanto voc decide qual esboo ensinar e quanto tempo gastar em cada tpico. Esses esboos de aprendizado no so feitos para determinar o que voc vai dizer e fazer em classe. Seu propsito ajud-la a aprender a doutrina por si mesma e a preparar experincias de aprendizado adaptadas s necessidades das moas que voc ensina.

Mais na Internet
Encontre recursos adicionais e ideias de ensino para cada uma dessas lies em LDS.org/youth/learn. As lies online contm:

Preparar-se Espiritualmente
Para ajudar as moas a compreender os princpios contidos nesses esboos, voc precisa compreender e viver esses princpios por si mesma. Estude as escrituras e os outros recursos existentes nos esboos e procure declaraes, histrias ou exemplos que possam ser especialmente relevantes ou inspiradores para as moas que voc ensina. Depois, use

Links para os ensinamentos mais recentes dos profetas vivos, apstolos e outros lderes da Igreja. Esses links so atualizados regularmente, por isso consulte-os com frequncia. Links para vdeos, imagens e outras mdias que voc pode usar para preparar-se espiritualmente e ensinar as moas. Vdeos que mostram exemplos de ensino eficaz para melhorar sua capacidade de ajudar as jovens a se converterem. Ideias adicionais de ensino.

Sumrio
Outubro: Tornar-se Mais Semelhante a Cristo
Como posso me tornar mais semelhante a Cristo? Como posso desenvolver amor cristo? Como posso ser mais semelhante a Cristo em meu servio ao prximo? Como posso aprender a ser mais paciente? Por que importante ser grata?

Novembro: A Autossuficincia Espiritual e Material


O que significa ser autossuficiente? Por que importante adquirir instruo e desenvolver habilidades? Por que o trabalho um princpio importante do evangelho? Por que o Senhor deseja que eu seja saudvel? Qual a maneira do Senhor de cuidar dos pobres e necessitados? Como posso encontrar solues para meus desafios e problemas?

Dezembro: A Edificao do Reino de Deus nos ltimos Dias


O que significa servir de testemunha de Deus? Como o Pai Celestial quer que eu use meus dons espirituais? Como posso preparar-me para criar um lar centralizado em Cristo? O que posso fazer para ajudar os membros novos da Igreja? Como posso ajudar meus amigos menos ativos a voltar Igreja? O que Sio?

VISO GERAL DA UNIDADE

Outubro: Tornar-se Mais Semelhante a Cristo


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida (Joo 14:6). Os esboos desta unidade ajudaro as moas a conhecer e desenvolver atributos como os de Cristo. Jesus Cristo ordenou a todos ns: Quisera que fsseis perfeitos, assim como eu ou como vosso Pai que est nos cus perfeito (ver 3 Nfi 12:48). Desenvolver os atributos de Cristo ajudar as moas a atingir seu potencial divino como filhas de Deus. Elas precisaro desses atributos ao enfrentar os desafios da vida em tempos difceis e ao se preparar para criar uma famlia justa no futuro.

Opes de esboos para este ms:


Como posso me tornar mais semelhante a Cristo? Como posso desenvolver amor cristo? Como posso ser mais semelhante a Cristo em meu servio ao prximo? Como posso aprender a ser mais paciente? Por que importante ser grata?

Mutual
Muitos dos tpicos e das atividades de aprendizado da lio desta unidade funcionariam bem como atividades da Mutual. Trabalhe com as presidncias de classe na seleo e no planejamento de atividades adequadas.

Visite o site LDS.org/youth/learn para ver esta unidade online.

OUTUBRO: TORNAR-SE MAIS SEMELHANTE A CRISTO

Como posso me tornar mais semelhante a Cristo?


Jesus Cristo deu o exemplo perfeito para ns e ordenou que nos tornssemos como Ele . Ele exemplificou caractersticas como f, esperana, caridade, pacincia, humildade, pureza, diligncia e obedincia. Ao aprendermos sobre Ele e buscarmos desenvolver Seus atributos, ns nos tornaremos as mulheres que Ele e nosso Pai Celestial gostariam que fssemos.

Preparar-se espiritualmente
Quais so alguns dos atributos de Jesus Cristo? Quais desses atributos voc mais precisa desenvolver? Quem voc viu ou conheceu em sua vida que um exemplo desses atributos? Quais atributos como os de Cristo voc v em cada uma das moas que ensina? Como voc pode incentiv-las a seguirem o exemplo do Salvador e a tornarem-se semelhantes a Ele? Quais escrituras e discursos vo inspirar as moas a desenvolver atributos como os de Cristo? Mateus 26:3645, 5052; Lucas 23: 3334; Joo 19:2527; 3 Nfi 17 (Exemplos de atributos de Cristo) Mosias 3:19 (Por meio da Expiao de Jesus Cristo, podemos nos tornar santos) 3 Nfi 12:48; Morni 7:48 (Convites para tornar-nos como o Salvador) Dallin H. Oaks, Seguidores de Cristo, Liahona, maio de 2013, p. 96 Dallin H. Oaks, O Desafio de Tornar-se, A Liahona, janeiro de 2001, p. 40 Robert D. Hales, Ser um Cristo Mais Cristo, A Liahona, novembro de 2012, p. 90 Psteres: Seguir o Lder, Ser Assim Como Eu Sou, Ele Sabe o Caminho O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias, A Liahona, abril de 2000, p. 2 Como Posso Desenvolver A tributos Como os de Cristo?, Pregar Meu Evangelho, 2006, p. 121

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: D a cada moa uma cpia da Atividade para Desenvolvimento de Atributo na pgina 133 do manual Pregar Meu Evangelho e pea que reserve alguns minutos para realizar a autoavaliao. Pea s moas que compartilhem o que aprenderam com essa atividade. Pea a algumas delas que falem de um atributo cristo que admiram em outro membro da classe ou em um membro da famlia. Convide as moas a virem ao quadro uma por vez e escreverem uma ou mais palavras que descrevam o Salvador. Aps todas terem tido a oportunidade de acrescentar atributos lista, pea s moas que ponderem sobre quais deles mais gostariam de se expressar e, depois, desenvolver.

Aprender juntas
Dica de ensino Os testemunhos costumam ser mais eficazes e vigorosos quando so breves, concisos e diretos (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 43). Cada uma das atividades a seguir vai ajudar as moas a aprender a desenvolver atributos como os de Cristo. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte sua classe: Compartilhe com as moas os atributos de Cristo listados no captulo 6 de Pregar Meu Evangelho,Como Posso Desenvolver Atributos Como os de Cristo? Pea s moas que selecionem dentre esses atributos um que gostariam de desenvolver. D-lhes tempo na sala de aula para aprenderem sobre o atributo escolhido, seguindo as sugestes sob o ttulo de Desenvolver Atributos Semelhantes aos de Cristo na pgina 121. Incentive-as a continuarem estudando o atributo durante a prxima semana e a compartilharem os pontos de vista de seu estudo no incio da aula da semana seguinte. Convide as moas a pesquisarem individualmente ou em pequenos grupos os atributos do Salvador no discurso do lder Dallin H. Oaks Seguidores de Cristo ou nas escrituras sugeridas neste esboo. Pea s moas que faam no quadro uma lista do que encontraram e que acrescentem lista outros atributos ou caractersticas de Cristo de que consigam se lembrar. Convide-as a pensarem em uma situao difcil que estejam enfrentando na vida. Como esses atributos de Cristo as ajudariam a responder adequadamente situao? Pea s moas que leiam individualmente 3 Nfi 17 assinalando as palavras e frases que demonstram alguns dos atributos do Salvador. Pea a elas que compartilhem seus pensamentos e sentimentos sobre o Salvador. D-lhes tempo para escrever no dirio seus sentimentos sobre o

Salvador e um atributo Dele que elas gostariam de imitar. Convide cada moa a escolher um atributo cristo que o lder Robert D. Hales lista no final de seu discurso Ser Um Cristo Mais Cristo. Pea s moas que leiam o que o lder Hales disse sobre essa qualidade e que encontrem uma escritura relacionada. Mostre s moas cpias dos psteres listados neste esboo e convide-as a criar um pster que represente um dos atributos cristos. No verso do pster, sugira a elas que faam uma lista contendo maneiras especficas pelas quais Cristo tem sido um exemplo para elas, uma escritura sobre um atributo do Salvador e o que podem fazer para seguirem melhor o exemplo Dele na semana seguinte. Sugira a elas que pendurem o pster em casa.

Leia para as moas a parbola do pai rico no discurso do lder Dallin H. Oaks, O Desafio de Tornar-se. Pea s moas que digam o que acham que essa parbola ensina e como ela se relaciona com a vida delas. O que o filho na parbola precisa fazer a fim de se tornar como seu pai? Pea a elas que leiam 3 Nfi 12:48 e Morni 7:48. O que essas escrituras acrescentam nossa compreenso da parbola do lder Oaks? Convide cada moa a escolher um atributo do Salvador que ela gostaria de desenvolver e a preparar uma lista das coisas que elas podem fazer para tornarem esse atributo parte de sua natureza. Sugira s moas que mantenham essa lista em suas escrituras para que possam consult-la com frequncia e acrescentar outras qualidades como as de Cristo.

Ensinar maneira do Salvador Em todas as situaes, Jesus Cristo nosso Exemplo e Mentor. Voc pode aprender sobre Seus atributos lendo sobre Sua vida nas escrituras. Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Joo 14:6). Prepare-se para ensinar as moas a importncia de incorporar atributos como os de Cristo em sua vida.

Pea s moas que compartilhem o que aprenderam hoje. Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas entendem como podem se tornar mais semelhante a Cristo? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Pea s moas que pensem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Dar uma aula na noite familiar sobre os atributos do Salvador usando uma das atividades deste esboo. Prestar testemunho do Salvador para um amigo ou membro da famlia ou na reunio de jejum e testemunhos.

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. Quais so os pensamentos e as dvidas delas sobre esse assunto? O que podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da prxima semana.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do lder Robert D. Hales, Ser um Cristo Mais Cristo, A Liahona, novembro de 2012, p. 90 Testifico que, por meio de Seu infinito amor e de Sua graa, podemos tornar-nos cristos mais cristos. Considerem as seguintes qualidades crists. Como estamos nos saindo em fortalec-las dentro de ns mesmos? Amor cristo. O Salvador valorizava todos. Sendo bondoso e compassivo com todos, Ele deixava as noventa e nove para procurar a que se desgarrou, (ver Mateus 18:1214) porque at os cabelos da [nossa] cabea esto todos contados (Lucas 12:7) para Ele. F crist. Apesar das tentaes, provaes e perseguies, o Salvador confiava em nosso Pai Celestial e decidiu ser fiel e obediente a Seus mandamentos. Sacrifcio cristo. Ao longo de toda a Sua vida, o Salvador dedicou Seu tempo, Sua energia e, por fim, por meio da Expiao, deu a prpria vida para que todos os filhos de Deus pudessem ser ressuscitados e ter a oportunidade de herdar a vida eterna. Zelo cristo. Como o bom samaritano, o Salvador estava continuamente estendendo a mo para resgatar, amar e nutrir as pessoas a Seu redor, independentemente da cultura, do credo ou da situao delas. Servio cristo. Seja tirando gua de um poo, preparando peixes para uma refeio ou lavando ps empoeirados, o Salvador passou Seus dias servindo s pessoas erguendo o cansado e fortalecendo o fraco. Pacincia crist. Em Seu prprio sofrimento e tristeza, o Salvador esperou em Seu Pai. Com pacincia conosco, Ele espera que reconheamos o que certo e voltemos a Ele. Paz crist. Ao longo de Seu ministrio, Ele pediu compreenso e promoveu a paz. Especialmente entre Seus discpulos, Ele ensinou que os cristos no podem brigar com outros cristos, mesmo que tenham diferenas. Perdo cristo. Ele nos ensinou a abenoar os que nos maldizem e mostrou-nos o caminho orando para que aqueles que O crucificavam fossem perdoados. Converso crist. Tal como Pedro e Andr, muitos reconhecem a veracidade do evangelho assim que o ouvem. So instantaneamente convertidos. Para outros, pode levar mais tempo. Em uma revelao dada por intermdio de Joseph Smith, o Salvador ensinou: Aquilo que de Deus luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, at o dia perfeito (Doutrina e Convnios 50:24), o dia perfeito de nossa converso. Jesus Cristo a luz e o Redentor do mundo; o Esprito da verdade (Doutrina e Convnios 93:9). Perseverana crist at o fim. Em todos os Seus dias, o Salvador jamais deixou de fazer a vontade de Seu Pai, mas prosseguiu em retido, bondade, misericrdia e verdade at o fim de Sua vida mortal. Essas so algumas das caractersticas daqueles que ouvem e atendem voz do Salvador. Como uma de Suas testemunhas especiais na Terra, presto meu testemunho cristo de que Ele est clamando a vocs hoje: Vem, e segue-me (Lucas 18:22). Venham trilhar a senda que conduz felicidade, alegria e vida eterna no reino de nosso Pai Celestial. Em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor. Amm.

OUTUBRO: TORNAR-SE MAIS SEMELHANTE A CRISTO

Como posso desenvolver amor cristo?


O puro amor de Cristo, conhecido como caridade, o mais elevado, o mais nobre e o mais forte tipo de amor e o que d mais alegria alma (ver 1 Nfi 11:23). Jesus Cristo o exemplo perfeito de caridade. Em Seu ministrio mortal, ele andou fazendo bem, mostrando terna compaixo pelos pobres, aflitos e desesperados (ver Mateus 4:23; Atos 10:38). Para desenvolver amor cristo, precisamos procur-lo, orar para obt-lo e seguir o exemplo do Salvador em nossos pensamentos, nossas palavras e aes.

Preparar-se espiritualmente
Quando outras pessoas demonstraram amor cristo por voc? Qual efeito isso teve em voc? Quando voc sentiu um amor como o de Cristo? Como voc desenvolve amor cristo por outras pessoas? Que oportunidades as moas tm de mostrar amor cristo? Por que importante que elas aprendam a amar as pessoas como Cristo fez? Quais escrituras e outros recursos ajudaro as moas a desenvolver o atributo cristo da caridade? Gnesis 45; Lucas 23:3334; Alma 61:9 (Exemplos de pessoas que demonstraram amor) Levtico 19:18 (Ama teu prximo como ti a mesmo) I Samuel 16:7 (O Senhor olha para o corao) Joo 15:913 (Cristo demonstrou Seu amor por ns ao dar a Sua vida) I Joo 4:711, 1821 (Deus amor) Mosias 4:16 (Socorrer aqueles que necessitam de seu socorro) 3 Nfi 12:44 (Amai a vossos inimigos) Morni 7:4548 (A caridade o puro amor de Cristo; ore para se encher desse amor) Thomas S. Monson, A Caridade Nunca Falha, A Liahona, novembro de 2010, p. 122. Dieter F. Uchtdorf, Os Misericordiosos Obtero Misericrdia, A Liahona, maio de 2012, p. 70 Caridade, Sempre Fiis, 2004, pp. 3233 Vdeos: Torcendo Juntas, Por Madison, Compartilhar a Luz de Cristo

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Em alguns pedaos de papel, escreva Senti mais o amor de algum quando ____________. Distribua esses pedaos de papel para cada uma das moas antes do incio da aula e pea a elas que pensem em como preencheriam o espao em branco. Convide as moas a compartilharem seus pensamentos para comear a lio. Convide-as a cantarem Amai-vos Uns aos Outros (Hinos, n 197). Pea s moas que digam o que as palavras desse hino significam para elas.

Aprender juntos
Dica de ensino Ouvir uma demonstrao de amor. Em geral, exige sacrifcios. Quando verdadeiramente ouvimos as pessoas, costumamos abdicar do que queremos dizer para dar-lhes a oportunidade de expressarem-se (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 66). Cada uma das atividades a seguir vai ajudar as moas a aprender a desenvolver amor cristo. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte a sua classe: Pea s moas que leiam Morni 7:4748. O que as moas podem aprender nesses versculos sobre como desenvolver amor cristo? O que a frase puro amor de Cristo significa para elas? Pea s moas que encontrem histrias nas escrituras que ilustrem o amor do Salvador e depois que contem essas histrias umas s outras. Convide-as a relatarem uma experincia pessoal em que elas, ou algum que conhecem, foram abenoadas por um ato de amor cristo. Pea s moas que leiam uma das seguintes escrituras: Joo 15:913; I Joo 4:711, 1821. O que elas aprenderam sobre amor cristo nesses versculos? Pergunte s moas como Jesus Cristo demonstrou Seu amor por elas pessoalmente. Elas conseguem pensar em quaisquer exemplos das escrituras em que Ele demonstrou amor? Como podemos seguir o exemplo de Cristo? Escreva as seguintes referncias das escrituras no quadro: Mosias 4:16 e Levtico 19:18. Divida a classe em dois grupos e designe a cada grupo uma das passagens das escrituras. Instrua as moas a identificarem os mandamentos dados na passagem e a escreverem um resumo dos mandamentos no quadro, ao lado da referncia da escritura. Quais oportunidades elas tm de seguir esses mandamentos em casa, na escola e na comunidade? Quais obstculos podem impedi-las de obedecer a esses mandamentos? Como podemos vencer esses obstculos? Pea s moas que leiam 3 Nfi 12:44 e identifiquem os mandamentos que o Senhor concedeu relativos a como devemos tratar nossos inimigos. Escreva no quadro o que elas pensam. Discuta com as moas as possveis razes de o Senhor nos pedir que amemos aqueles que nos odeiam e que oremos por eles. Convide-as a

encontrar exemplos nas escrituras de pessoas que demonstraram amor por aqueles que as tinham maltratado (como Jos no Egito, Gnesis 49; o Salvador ao perdoar Seus crucificadores, Lucas 23:34; ou Paor ao responder carta de ameaa enviada por Morni, Alma 61:9). D s moas a oportunidade de refletirem sobre maneiras pelas quais elas podem seguir esses exemplos em seu prprio relacionamento com outras pessoas. Em classe, leiam ou ouam as sees intituladas Resumindo e O Amor de Deus do discurso do Presidente Dieter F. Uchtdorf Os Misericordiosos Obtero Misericrdia ou assistam a elas. Instrua as moas a procurarem o conselho que o Presidente Uchtdorf d queles que tm sentimentos negativos em relao

a outras pessoas e como podemos nos livrar desses sentimentos. Convide as moas a ponderarem em silncio sobre algum na vida delas por quem possam ter sentimentos ruins e a pensarem em maneiras pelas quais elas podem mostrar um amor mais semelhante ao de Cristo por essa pessoa. Assista a um dos vdeos sugeridos neste esboo. O que as moas aprendem sobre amor cristo com esse vdeo? Pea s moas que contem uma experincia na qual o ato de servio de algum as ajudou a sentir o amor do Salvador. O que essa experincia ensinou a elas sobre Jesus Cristo? Convide as moas a considerarem algum que sabem que pode precisar sentir o amor do Senhor. O que podem fazer para ajudar essa pessoa?

Ensinar maneira do Salvador Em todas as situaes, o Salvador foi o Exemplo e o Mentor de Seus discpulos. O que voc pode fazer para ser um exemplo do atributo cristo da caridade para as moas que ensina?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas entendem como desenvolver o amor cristo? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas compreendem o que significa ter amor cristo? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo esse tpico? Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Orar ou demonstrar amor a algum por quem tenham sentimentos negativos. Demonstrar amor a algum que pode precisar de ateno ou ajuda especial (ver experincias 3, 5 e 6 com o valor Boas Obras, Progresso Pessoal, p. 54).

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. Quais so os pensamentos e as dvidas delas sobre esse assunto? O que podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Dieter F. Uchtdorf, Os Misericordiosos Obtero Misericrdia, A Liahona, maio de 2012, p. 70 Resumindo Esse assunto de julgar os outros poderia, de fato, ser ensinado em um sermo de duas palavras. No que se relaciona a dio, maledicncia, desprezo, infmia, rancor ou o desejo de magoar, apliquem o seguinte: Parem j! muito simples. Simplesmente temos de parar de julgar os outros e devemos substituir os pensamentos e sentimentos dessa natureza por um corao cheio de amor a Deus e a Seus filhos. Deus nosso Pai. Somos Seus filhos. Somos todos irmos e irms. No tenho palavras exatas para expressar com suficiente eloquncia, ardor e persuaso para que fique bem marcada essa questo de no julgar os outros. Consigo citar escrituras, tentar expor a doutrina e vou at mesmo citar um adesivo que vi recentemente. Estava afixado no para-choque traseiro de um carro cujo motorista parecia ser um pouco rspido, mas as palavras do adesivo ensinam uma lio profunda. Dizia: No me julgue s porque o meu pecado diferente do seu. Devemos reconhecer que todos somos imperfeitos que somos todos mendigos diante de Deus. Quem entre ns, em uma ocasio ou outra, ainda no se aproximou do trono da misericrdia e implorou pela graa? No ansiamos com toda a fora da alma pela misericrdia pelo perdo dos erros e pecados que cometemos? Por dependermos todos da misericrdia de Deus, como podemos negar aos outros, em qualquer medida, a graa de que desesperadamente tambm necessitamos? Meus amados irmos e irms, no devemos perdoar da mesma forma que desejamos o perdo? O Amor de Deus difcil fazer isso? Claro que sim! Perdoar a ns mesmos e aos outros no fcil. De fato, a maioria de ns precisar de uma mudana de atitude e da maneira de pensar at mesmo uma mudana de corao. Mas a boa notcia que essa vigorosa mudana (Mosias 5:2) de corao exatamente a que o evangelho de Jesus Cristo pode trazer a nossa vida. Como ela se d? Por meio do amor de Deus. Quando nosso corao est repleto do amor de Deus, algo bom e puro acontece a ns. [Guardamos] os seus mandamentos; e os seus mandamentos no so pesados. Porque todo o que nascido de Deus vence o mundo (I Joo 5:34). Quanto mais permitirmos que o amor de Deus governe nossa mente e nossas emoes quanto mais nosso amor pelo Pai Celestial aumentar em nosso corao mais fcil ser amar os outros com o puro amor de Cristo. Ao abrirmos nosso corao para a resplandecente alvorada do amor de Deus, a escurido e o frio da animosidade e da inveja vo-se definhar. Como sempre, Cristo o nosso exemplo. Em Seus ensinamentos e em Sua vida, Ele mostrou-nos o caminho. Ele amou os inquos e os perdoou, assim como aos vis e queles que procuraram feri-Lo e mago-Lo. () O puro amor de Cristo pode remover as escamas de ressentimento e a ira de nossos olhos, permitindonos ver os outros da maneira que o Pai Celestial v a ns: como mortais imperfeitos e falhos que tm potencial e valor muito alm do que conseguirmos imaginar. Pelo fato de Deus nos amar tanto, ns tambm devemos amar e perdoar uns aos outros.

OUTUBRO: TORNAR-SE MAIS SEMELHANTE A CRISTO

Como posso ser mais semelhante a Cristo em meu servio ao prximo?


Jesus Cristo deixou o exemplo perfeito de como amar as pessoas ao Seu redor e servir a elas. Ao sermos batizados, prometemos servir ao prximo. Podemos servir ao prximo como o Salvador fez, de muitas maneiras, ajudando os membros da nossa famlia, compartilhando o evangelho com outras pessoas e realizando, todos os dias, atos simples de bondade.

Preparar-se espiritualmente
O que voc aprendeu com as escrituras sobre como Cristo serviu s pessoas? Quando voc foi abenoada por meio do servio cristo de outras pessoas? Como voc seguiu o exemplo de servio do Salvador? Quais oportunidades de servio as moas tm? Quando voc as viu servindo ao prximo? Quais experincias podem compartilhar umas com as outras? Como a famlia delas pode ser afetada se as moas procurarem servir mais aos familiares? Quais escrituras e outros recursos vo ajudar as moas a entender a importncia de servir ao prximo como Cristo fez? Mateus 14:1321; Joo 9:17; 13:45, 1217; 1 Nfi 11:31; 3 Nfi 17:59 (Exemplos de Jesus Cristo servindo ao prximo) Mateus 20:27 (O Salvador ensina a Seus discpulos que aquele que quiser ser o maior que seja o servo) Mateus 25:3146 (Quando servirmos ao prximo, estamos servindo a Deus) Lucas 10:2537 (O bom samaritano; ver tambm o vdeo da Bblia Parbola do Bom Samaritano) Joo 13:3435 (Devemos amar como o Salvador ama) Mosias 2:17 (O rei Benjamim ensina que, quando servimos ao prximo, servimos a Deus) Dieter F. Uchtdorf, Vs Sois Minhas Mos, A Liahona, maio de 2010, p. 68 Henry B. Eyring, Vinde a Mim, A Liahona, maio de 2013, p. 22 Linda K. Burton, Primeiro Observar, Depois Servir, A Liahona, novembro de 2012, p. 78 Servio, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 3233 Vdeos: Hora de Servir , Por Madison , Torcendo Juntas (A histria de Brittany), Oportunidades de Fazer o Bem

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem

sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Pea s moas que leiam Joo 13:3435 e que encontrem gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho, ou em uma revista da Igreja, que mostrem o Salvador ou outras pessoas prestando servio amoroso. Sugira a elas que mostrem suas gravuras para a classe e expliquem o que elas aprenderam com a gravura sobre o servio cristo. Pea s moas que falem sobre experincias que tiveram recentemente servindo ao prximo (especialmente membros da prpria famlia). Que efeito esse servio teve sobre elas? Que efeito teve nas outras pessoas?

Aprender Juntas
Dica de ensino Depois que uma pessoa responder a uma pergunta ou fizer um comentrio, pea s demais que complementem o que foi dito ou expressem uma opinio diferente. Quando algum fizer uma pergunta, devolva-a turma em vez de responder. Diga, por exemplo: Algum gostaria de responder a essa pergunta? (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 67). Cada uma das atividades a seguir ajudar a inspirar as moas a prestar servio cristo. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte a sua classe: Designe cada moa a ler uma escritura que exemplifique o servio prestado pelo Salvador durante seu ministrio mortal (como aquelas sugeridas neste esboo) e pea a elas que resumam a histria para a classe e expliquem o que o Salvador fez para servir ao prximo. O que o exemplo do Salvador ensina sobre o significado de prestar servio? Convide as moas a pensarem em maneiras pelas quais elas podem seguir o exemplo do Salvador em sua prpria famlia. Pergunte s moas: O que o Salvador estava ensinando na parbola do bom samaritano? Como classe, leiam a Parbola do Bom Samaritano em Lucas 10:2537 (ou assistam ao vdeo Parbola do Bom Samaritano). Pea s moas que contem experincias de quando foram abenoadas pelo servio cristo de outras pessoas. Por que, s vezes, achamos que servir a outras pessoas difcil (como o sacerdote e o levita fizeram)? Que oportunidades as moas tm de ir e fazer como o bom samaritano fez? Fornea cpias do discurso Vs Sois Minhas Mos, do Presidente Dieter F. Uchtdorf, ou Vinde a Mim, do Presidente Henry B. Eyring, para cada uma das moas. Pea a elas que encontrem uma frase ou citao do discurso que as inspire a servir. Pea-lhes que compartilhem o que encontraram e como elas planejam colocar isso em prtica. Pea a cada moa que leia uma das histrias do discurso de Linda K.

Burton, Primeiro Observar, Depois Servir (ou mostre um ou mais vdeos sugeridos neste esboo). O que impressiona as moas sobre os atos de servio nesses vdeos? Como as pessoas das histrias descobriram a necessidade de prestar servio?

Permita que as moas ponderem e compartilhem outros exemplos semelhantes de servio que elas viram. Pea a elas que contem o que se sentem inspiradas a fazer depois de ouvir esses exemplos.

Ensinar maneira do Salvador Durante seu ministrio terreno, Jesus Cristo passou Seu tempo servindo s pessoas ao Seu redor e ajudando-as. Os verdadeiros discpulos de Cristo fazem o mesmo. O Salvador disse: Nisto todos conhecero que sois meus discpulos, se vos amardes uns aos outros (Joo 13:35). Ao ensinar as moas, procure oportunidades para convidlas a compartilhar como serviram ao prximo e o que as inspirou a prestar esse servio.

Pea s moas que digam o que aprenderam hoje. Elas entenderam como prestar servio cristo? Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Pea s moas que pensem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Preencher qualquer uma das experincias do valor Boas Obras no Progresso Pessoal e relatar na prxima aula o que fizeram. Planejar e executar um pequeno ato de servio para uma atividade da Mutual.

Diga s moas o que vo estudar na semana seguinte. Quais so os pensamentos e as dvidas delas sobre esse assunto? O que podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso da irm Linda K. Burton, Primeiro Observar, Depois Servir, A Liahona, novembro 2012, p. 78 Para ajudar-nos a amar melhor uns aos outros, gostaria de sugerir quatro palavras a ser lembradas: Primeiro observar, depois servir. H quase 40 anos, meu marido e eu fomos ao templo para nossa noite de sexta-feira. Estvamos casados havia pouco tempo, e eu estava nervosa porque aquela era apenas a minha segunda vez como recm-casada. Uma irm, sentada ao meu lado, deve ter notado isso. Ela se inclinou para mim e sussurrou reverentemente: No se preocupe. Vou ajud-la. Meus temores se dissiparam e pude desfrutar o restante da sesso do templo. Ela primeiro observou, depois serviu. Somos todos convidados a seguir os ensinamentos de Jesus e ministrar s pessoas. Esse convite no se restringe a irms angelicais. medida que eu compartilhar alguns exemplos cotidianos de membros que aprenderam a primeiro observar e depois a servir, procurem ver os ensinamentos de Jesus que eles ilustram. Uma criana de seis anos da Primria disse: Quando fui escolhido como ajudante da classe, eu podia escolher um amigo para trabalhar comigo. Escolhi [um menino da minha classe que me tratava mal] porque ele nunca era escolhido pelos outros. Queria que ele se sentisse bem (Canyon H., A Good Choice, Friend, janeiro de 2012, p. 31). O que esse menino observou? Ele percebeu que o menino rude da classe nunca era escolhido. O que fez para servir? Simplesmente o escolheu para ser seu amigo como ajudante da classe. Jesus ensinou: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam (Mateus 5:44). Em certa ala, os portadores do Sacerdcio Aarnico primeiro observaram e agora servem de modo significativo. Todas as semanas, os rapazes chegam cedo e ficam do lado de fora da capela, faa chuva, neve ou calor abrasador, esperando a chegada dos muitos membros idosos de sua ala. Eles tiram dos carros cadeiras de rodas e andadores, oferecem um brao forte para apoio e acompanham pacientemente os idosos grisallhos para dentro do prdio. Esto realmente cumprindo seu dever para com Deus. Ao observar e depois servir, eles so um exemplo vivo deste ensinamento do Salvador: Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmos, a mim o fizestes (Mateus 25:40). medida que o novo currculo dos jovens for implementado, os olhos daqueles rapazes, sem dvida, se abriro mais ainda para as oportunidades de servir como Cristo faria. O empenho de observar e servir, s vezes, exige grande esforo. Uma moa inspirada chamada Alexandria notou que sua prima Madison no conseguia completar os prprios requisitos do Progresso Pessoal porque sofria de autismo severo. Alexandria reuniu as moas de sua ala, aconselhou-se com suas lderes e decidiu fazer algo por Maddy, que ela no conseguiria fazer por si mesma. Cada uma das moas completou parte das atividades e dos projetos do Progresso Pessoal em lugar da Maddy, para que ela recebesse seu prprio medalho (ver For Madison [Para Madison], LDS.org/youth/video/ for-madison). Aquelas moas vo progredir bastante em seu papel de me e de irms da Sociedade de Socorro, porque esto aprendendo a primeiro observar e depois servir de modo caridoso.

OUTUBRO: TORNAR-SE MAIS SEMELHANTE A CRISTO

Como posso aprender a ser mais paciente?


A pacincia a capacidade de suportar atrasos, problemas, oposio ou sofrimento sem ficarmos zangados, frustrados ou ansiosos. Podemos desenvolver pacincia ao procurarmos fazer a vontade de Deus e aceitarmos o Seu devido tempo, confiando que Ele cumprir todas as promessas que nos fez. Ao aprendemos a ser pacientes nas pequenas coisas, preparamo-nos para enfrentar as provaes maiores com pacincia.

Preparar-se espiritualmente
Quais experincias ensinaram sobre pacincia (incluindo tanto as provaes maiores como as experincias menos dramticas)? O que ajudou voc a ser paciente durante os tempos difceis? Quais influncias as jovens enfrentam na sociedade atual que podem lev-las a se tornar impacientes? Como voc poderia ajudlas a aprender pacincia e a confiar, no devido tempo, nas promessas do Senhor? Quais bnos recebero se forem pacientes? Quais escrituras e discursos ajudaro as moas que desejam desenvolver o atributo cristo da pacincia? J 1; 19:2526 (O exemplo de J) Salmos 37:79; Hebreus 10:3536; Mosias 23:2122; Alma 26:27; D&C 24:8 (Bnos viro para aqueles que so pacientes) Romanos 5:3; Tiago 1:34 (As provaes de nossa f desenvolvem pacincia) Mosias 3:19 (Livrar-se do homem natural inclui tornar-se paciente) Dieter F. Uchtdorf, Prosseguir com Pacincia, A Liahona, maio de 2010, p. 56; ver tambm o vdeo Prosseguir com Pacincia Robert D. Hales, Esperar no Senhor: Seja Feita Tua Vontade, A Liahona, novembro de 2011, p. 71 Robert C. Oaks, O Poder da Pacincia, A Liahona, novembro de 2006, p. 15

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana:

Leia o pargrafo no incio da lio e pea s moas que pensem em algum das escrituras que seja um exemplo de pacincia (tal como Jac e Raquel [Gnesis 29:1030], Ana [I Samuel 1:220] ou a mulher com fluxo de sangue [ver Mateus 9:20 22]). Depois pea a elas que digam o que esses exemplos ensinam sobre pacincia. Leia o pargrafo no incio deste esboo e convide as moas a relatarem

situaes da vida delas em que possam precisar de pacincia (como a educao formal, o casamento ou a maternidade). Mostre vrios objetos que representem momentos de sua vida em que voc teve que demonstrar pacincia (por exemplo, um diploma de faculdade, um anel de casamento ou uma plaqueta missionria). Deixe-as descobrir o que os objetos tm a ver com pacincia e, em seguida, compartilhe as experincias que voc teve.

Aprender juntos
Dica de ensino Voc pode [demonstrar que est ouvindo] por meio de uma expresso de interesse. Olhe para seus interlocutores e no para o manual ou outros objetos da sala. Incentive-os a completarem seus pensamentos, sem interromplos. Evite, ao conversar, precipitar-se e dar conselhos e emitir julgamentos prematuramente (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 66). Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a entender a importncia da pacincia. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte a sua classe: Escreva no quadro algumas perguntas sobre J: Que tipo de homem era J? O que testou sua pacincia? O que ele nos ensina sobre a pacincia? Leia J 1; 19:2526 com a classe e discuta as respostas para as perguntas. O que as moas aprenderam com o exemplo de J que pode ajud-las a ser mais pacientes? Como a f de J no Salvador o ajudou a enfrentar suas provaes com pacincia? Conte a histria da pacincia de um pai, do discurso do lder Robert C. Oaks, O Poder da Pacincia, e convide as moas a contarem qualquer histria que conheam sobre pacincia. D a cada moa uma pequena parte desse discurso que voc acha que pode ser til para elas. Convide-as a lerem e resumirem para a classe a parte que lhes coube. O que elas aprenderam com esse discurso que as inspira a confiar no Senhor e no devido tempo Dele? Quais so alguns motivos de sermos impacientes? Como podemos sobrepujar essa tendncia? Em classe, leia os pargrafos de 9 a 17 do discurso do lder Robert D. Hales Esperar no Senhor: Seja Feita a Tua Vontade procurando respostas para a pergunta: O que significa esperar no Senhor? Para mais ideias, convide as moas a procurarem as escrituras que o lder Hales cita e compartilharem qualquer uma das escrituras sobre pacincia. Como as moas podem usar as palavras do lder Hales ou dessas escrituras para ajudar algum que pode estar perdendo a esperana? Escreva no quadro os ttulos Pacincia e Impacincia. D a cada moa uma das escrituras sobre pacincia sugeridas neste esboo. Convide a classe a revezar suas escrituras designadas, discutir as mensagens delas e escrever no quadro

as bnos da pacincia ou consequncias da impacincia ensinada na escritura. Quais bnos adicionais e consequncias elas podem adicionar s suas listas? Convide cada moa a escrever em uma folha de papel uma situao que exigiria pacincia (incentive-as a incluir no apenas grandes problemas, mas tambm irritaes ou inconvenientes do dia a dia). Pea que troquem seu papel com outra jovem, escrevam uma resposta que mostraria pacincia e depois compartilhem com a classe o que escreveram.

Mostre o vdeo Prosseguir com Pacincia e convide as moas a discutirem o que elas aprenderam sobre pacincia com o vdeo. Quais so algumas situaes em que as moas podem se tornar impacientes? Convide cada moa a ler uma seo do discurso do Presidente Dieter F. Uchtdorf Prosseguir com Pacincia e pea-lhes que faa um resumo para o restante da classe do que aprendeu com a seo que leu. Como o conselho do Presidente Uchtdorf pode ajudar as moas a serem mais pacientes?

Ensinar maneira do Salvador O Salvador ensinou pelo exemplo em todas as situaes. Ele demonstrou pacincia e longanimidade com aqueles que O seguiram e com aqueles que O perseguiram. Como seu exemplo de pacincia para com as pessoas que voc ensina pode ajudlas a aprender a ser mais pacientes?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas compreendem como se tornar mais pacientes? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Pea s moas que pensem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Mostrar mais pacincia com os familiares na prxima semana. Fazer uma lista de maneiras rpidas para ajudar a controlar a impacincia em uma situao tensa, como contar at dez ou cantar um hino.

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. Quais so os pensamentos e as dvidas delas sobre esse assunto? O que podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do lder Robert D. Hales, Esperar no Senhor: Seja Feita Tua Vontade, A Liahona, novembro de 2011, p. 71 O que, ento, significa esperar no Senhor? Nas escrituras, a palavra esperar significa ter esperana, aguardar e confiar. A esperana e a confiana no Senhor exigem f, pacincia, humildade, mansido, longanimidade, obedincia aos mandamentos e perseverana at o fim. Esperar no Senhor significa plantar a semente da f e nutri-la com grande esforo e com pacincia (Alma 32:41). Significa orar como o fez o Salvador a Deus, nosso Pai Celestial dizendo Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade (Mateus 6:10; Lucas 11:2). uma orao de todo o corao, em nome do nosso Salvador, Jesus Cristo. Esperar no Senhor significa ponderar no corao e [receber] o Esprito Santo para que possamos saber todas as coisas que [devemos] fazer (2Nfi 32:5). medida que seguimos os sussurros do Esprito, descobrimos que a tribulao produz a pacincia e aprendemos a [continuar] pacientemente at que [sejamos] aperfeioados (Doutrina e Convnios 67:13). Esperar no Senhor significa [permanecer] firmes na f, tendo um perfeito esplendor de esperana (2Nfi 31:20). Significa [confiar] somente nos mritos de Cristo e [dizer], com o auxlio de [Sua] graa: Seja feita a tua vontade, Senhor, e no a nossa (Doutrina e Convnios 109:44). Ao esperar no Senhor, somos inabalveis na obedincia aos mandamentos (Alma 1:25) sabendo que um dia [descansaremos] de todas as [nossas] aflies (Alma 34:41). E no [rejeitamos] () a [nossa] confiana de que todas as coisas que [nos] tiverem afligido revertero para o [nosso] bem (Doutrina e Convnios 98:3).

OUTUBRO: TORNAR-SE MAIS SEMELHANTE A CRISTO

Por que importante ser grata?


O Senhor quer que tenhamos um esprito de gratido em tudo o que fazemos e dizemos. Quando somos gratas, temos maior felicidade e satisfao na vida. Reconheceremos a influncia e as bnos do Senhor.

Preparar-se espiritualmente
Quais escrituras e outros recursos vo ajudar as moas a compreender a importncia de serem gratas e as bnos que advm de viver com gratido? Quais so algumas coisas pelas quais voc muito grata? Como ser grata aumentou sua felicidade? O que as moas podem fazer para desenvolver uma atitude de gratido? Como ter uma atitude de gratido ser uma bno para elas agora e no futuro? Salmos 92:1; 100; Alma 26:8 (Expresses de louvor e ao de graas) Lucas 17:1119 (Os dez leprosos) Alma 37:37; D&C 46:32 (Recebemos o mandamento de dar graas) D&C 59:1521 (A ingratido ofende a Deus) D&C 78:19 (Bnos da gratido) Thomas S. Monson, O Divino Dom da Gratido, A Liahona, novembro de 2010, p. 87 Henry B. Eyring, Oh! Lembrai-vos, Lembrai-vos, A Liahona, novembro de 2007, p. 66; ver tambm o vdeo Oh! Lembrai-vos, Lembrai-vos (no h download disponvel) Russell M. Nelson, Graas Demos a Deus, A Liahona, maio de 2012, p. 77; ver tambm o vdeo Demos Graas Gratido, Para o Vigor da Juventude, 2011, p. 18 Grandioso s Tu, Hinos, n 43; Conta as Bnos, Hinos, n 57

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Designe a cada moa uma letra do alfabeto e d classe um minuto para listar todas as bnos que conseguem lembrar que comeam com as respectivas letras. Por que ns, s vezes, negligenciamos as

bnos aparentemente pequenas que o Senhor nos d? Pea a uma aluna que leia Doutrina e Convnios 46:32 ou 59:21. Como podemos demonstrar mais gratido por todas as bnos com que [somos] abenoados? Escreva no quadro: Nosso grau de ______________ a medida de

nosso amor por Ele. Incentive as moas a prestarem ateno na palavra que completa a frase ao assistirem ao pequeno vdeo: Demos Graas. Convide as moas a compartilharem exemplos de pessoas em sua vida que mostram o amor do Salvador por meio da gratido.

Aprender juntas
Dica de ensino O bom professor no pensa: O que farei na aula hoje?, mas pergunta: O que meus alunos faro na aula hoje? No: O que vou ensinar hoje?, e sim: Como vou ajudar meus alunos a descobrirem o que precisam saber? (Virginia H. Pearce, Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 61). Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a entender a importncia da gratido. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte a sua classe: Pea s moas que leiam Lucas 17:1119 e digam por que acham que nove dos dez leprosos no agradeceram ao Salvador. Quais so algumas coisas que podem nos impedir de expressar gratido? Pea s moas que pensem em uma bno que receberam e pela qual talvez no tenham expressado gratido de modo adequado. Por que importante expressar gratido? O que elas faro para mostrar gratido? Como classe, leiam passagens das escrituras e cantem hinos de louvor e ao de graas, como os relacionados neste esboo. Convide as moas a procurarem frases sobre as coisas pelas quais elas tambm sentem gratido ou louvor. Convide-as a compartilharem as frases que escolheram, explicarem por que as escolheram e expressarem seus prprios sentimentos de gratido. Conte ou leia a histria dos peixes do discurso do lder Russell M. Nelson, Graas Demos a Deus. Pergunte s moas se elas j ajudaram outras pessoas (como a funcionria nessa histria) sem que lhe agradecessem. Divida o restante do discurso pelos subttulos e designe cada moa a ler uma parte. Pea s moas que escrevam algo que aprenderam sobre gratido e uma escritura relacionada ao que elas aprenderam (elas podem usar o Guia de Estudos das Escrituras). Permita que as moas compartilhem o que escreveram e falem de uma ocasio em que se sentiram gratas por um dos dons de Deus. Leia ou conte a histria sobre a famlia de Gordon Green do discurso do Presidente Thomas S. Monson, O Divino Dom da Gratido. Pea s moas que fiquem atentas para as coisas que fizeram com que a famlia sentisse gratido. Por que a atitude da famlia mudou ao longo da histria? Convide as moas a ponderarem questes como as seguintes: J me senti culpada por ter uma atitude ingrata? H alguma bno que tenho que no estou reconhecendo? Por que ter uma atitude de gratido seria uma bno para mim? Convide algumas moas a compartilharem alguns de seus pensamentos.

Em classe, cante ou leia o hino Conta as bnos, ou assistam ao vdeo Oh! Lembrai-vos, Lembraivos. Pea s moas que faam uma lista das bnos que recebemos

quando reconhecemos o que Deus tem feito por ns. Quando ter um corao grato ajudou uma moa a sobrepujar uma provao?

Ensinar maneira do Salvador O Salvador conhecia seus seguidores e sabia quem poderiam se tornar. Esse conhecimento influenciou a maneira como Ele lhes ensinava. Como voc pode vir a conhecer as moas da sua classe? Como saber seus interesses, suas necessidades e seus desafios influencia a maneira como vai ensin-las?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas compreendem a importncia da gratido? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Fazer uma orao de gratido, agradecendo ao Pai Celestial pelas bnos, sem nada pedir. Procurar oportunidades de expressar gratido ao longo do dia.

Diga s moas o que vo estudar na semana seguinte. Quais so os pensamentos e as dvidas delas sobre esse assunto? O que podem fazer para preparar-se para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do Presidente Thomas S. Monson, O Divino Dom da Gratido, A Liahona, novembro de 2010, p. 87 Gordon conta que foi criado em uma fazenda no Canad, onde ele e os irmos tinham de correr para casa, ao sarem da escola, enquanto as outras crianas ficavam jogando bola ou iam nadar. O pai, porm, conseguiu ajud-los a compreender que o trabalho deles era importante. Isso se confirmava principalmente na poca da colheita, quando a famlia comemorava o Dia de Ao de Graas, porque nesse dia o pai dava-lhes um grande presente. Ele fazia um levantamento de tudo o que tinham. Na manh do Dia de Ao de Graas, ele os levava at o poro onde havia barris de mas, caixas de beterrabas, cenouras armazenadas na areia e montanhas de batatas ensacadas, alm de ervilhas, milho, vagem, geleias, morangos e outras conservas que enchiam as prateleiras. Ele fazia com que os filhos contassem tudo cuidadosamente. Depois, saam para o celeiro e calculavam quantas toneladas de feno havia ali, e quantas sacas de trigo havia na tulha. Contavam as vacas, os porcos, as galinhas, os perus e os gansos. O pai dizia que queria verificar em que p estavam as coisas, mas os meninos sabiam que a inteno dele era que eles percebessem, naquele dia de festa, quo abundantemente Deus os havia abenoado e feito frutificar suas horas de trabalho. Por fim, quando se sentavam para comer o banquete que a me preparara, podiam realmente sentir as bnos que possuam. Gordon contou, porm, que o Dia de Ao de Graas de que se lembrava com mais gratido foi o do ano em que parecia no terem nada pelo que agradecer. O ano comeou bem. Havia-lhes sobrado feno, tinham muitas sementes e quatro ninhadas de porcos () Assim que as plantaes comearam a brotar, comearam as chuvas. Quando as guas finalmente baixaram, no havia restado uma nica planta em lugar algum. Plantaram de novo, mas as chuvas mais uma vez destruram as plantaes. As batatas apodreceram na lama. Venderam, a preos muitos baixos, algumas vacas e todos os porcos e outros animais que pretendiam manter, porque todos tiveram que fazer o mesmo. Tudo o que colheram naquele ano foi um canteiro de nabos que conseguiu sobreviver s tempestades. Ento, chegou novamente o Dia de Ao de Graas. A me disse: Talvez seja melhor no fazermos nada este ano. No nos restou sequer um ganso. Na manh do Dia de Ao de Graas, porm, o pai de Gordon apareceu com uma lebre e pediu que a esposa a preparasse. Ela comeou a tarefa de m vontade, dizendo que levaria muito tempo para cozinhar aquele animal velho. Quando o prato foi finalmente posto na mesa, com um pouco dos nabos que restaram, os filhos se recusaram a comer. A me de Gordon se ps a chorar, mas ento o pai fez uma coisa estranha. Subiu at o sto, pegou um lampio a leo, trouxe-o at a mesa e o acendeu. Mandou os filhos apagarem as luzes eltricas. Quando restava apenas o lampio aceso, eles mal puderam crer que antes fosse to escuro. Ficaram se perguntando se teriam enxergado alguma coisa sem as luzes brilhantes possibilitadas pela eletricidade. O alimento foi abenoado, e todos comeram. Quando o jantar chegou ao fim, todos ficaram ali sentados em silncio. Gordon escreveu:

Na humilde penumbra do velho lampio, comeamos a ver claramente de novo.() Foi uma refeio excelente. A lebre teve gosto de peru, e os nabos foram os mais gostosos de que consigo lembrar. ()

Nosso lar()apesar de tudo o que faltava, era extremamente rico para ns (Adaptado de H.Gordon Green, The Thanksgiving I Dont Forget, Readers Digest, novembro de 1956, p. 69).

VISO GERAL DA UNIDADE

Novembro: A Autossuficincia Espiritual e Material


Pois neles est o poder e nisso so seus prprios rbitros (D&C 58:28). Os esboos desta unidade ajudaro as moas a compreender a importncia de tornarem-se autossuficientes espiritual e materialmente. Embora sejam jovens, essas moas foram abenoadas com o dom do arbtrio e esto aprendendo a traar seu prprio caminho e a encontrar, no evangelho de Jesus Cristo, respostas para seus prprios problemas. Quanto mais autossuficientes se tornarem, mais liberdade desfrutaro. Estaro mais bem preparadas para servir ao Senhor, fortalecer sua famlia e cumprir seu futuro papel de esposa e me.

Opes de esboos para este ms:


O que significa ser autossuficiente? Por que importante adquirir instruo e desenvolver habilidades? Por que o trabalho um princpio importante do evangelho? Por que o Senhor deseja que eu seja saudvel? Qual a maneira do Senhor de cuidar dos pobres e necessitados? Como posso encontrar solues para meus desafios e problemas?

Mutual
Muitos dos tpicos e das atividades de aprendizado da lio desta unidade funcionariam bem como atividades da Mutual. Trabalhe com as presidncias de classe na seleo e no planejamento de atividades adequadas.

Progresso Pessoal
As seguintes atividades do Progresso Pessoal esto relacionadas s lies desta unidade: Projetos 1 e 4 do valor Natureza Divina Experincia 4 e projetos 3 e 5 de Valor Individual Experincias ou projetos do valor Conhecimento Experincias 1 e 7 e projeto 5 do valor Escolhas e Responsabilidades Experincia 6 do valor Boas Obras

Visite o site LDS.org/youth/learn para ver esta unidade online.

Para o Vigor da Juventude


Os seguintes padres de Para o Vigor da Juventude se relacionam com as lies desta unidade: Educao Dzimos e Ofertas Trabalho e Autossuficincia

NOVEMBRO: AUTOSSUFICINCIA ESPIRITUAL E MATERIAL

O que significa ser autossuficiente?


Quando somos autossuficientes, usamos as bnos e habilidades que Deus nos concedeu para cuidar de ns mesmos e de nossa famlia e encontrar solues para nossos prprios problemas. Ao nos tornarmos autossuficientes, tambm nos capacitamos a servir aos outros e cuidar deles. O Senhor deseja que nos tornemos autossuficientes tanto espiritual como materialmente.

Preparar-se espiritualmente
Como voc usou as bnos e habilidades que Deus lhe concedeu para cuidar de si mesma e de sua famlia? Como o fato de ser autossuficiente lhe permitiu abenoar os outros? Que outras bnos da autossuficincia voc j recebeu? Por que importante para as moas tornar-se autossuficientes? Como a autossuficincia as ajudar a suportar perodos de adversidade? Como abenoar sua futura famlia? Que escrituras e outros recursos vo ajudar as moas a entenderem o significado da autossuficincia? Mateus 25:113 (A parbola das dez virgens) Mateus 25:14-29 (A parbola dos talentos) II Tessalonicenses 3:1013; Glatas 6:35 (A importncia do trabalho e da autossuficincia) D&C 58:2628 (Somos nossos prprios rbitros) D&C 88:118 (Devemos procurar conhecimento pelo estudo e pela f) D&C 89:1820 (Promessas para quem obedece Palavra de Sabedoria) D&C 104:78 (Saldar as dvidas) Susan W. Tanner, Fortalecer as Futuras Mes, A Liahona, junho de 2005, p. 16 Henry B. Eyring, Preparao Espiritual: Comear Cedo e Ser Constante, A Liahona, novembro de 2005, p. 37 Trabalho e Autossuficincia, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 4041 Tornar-se Autossuficiente, Sempre Fiis, 2004, pp. 2829 Autossuficincia, Manual 2: Administrao da Igreja, 2010, 6.1.1 Autossuficincia Temporal, Filhas em Meu Reino: A Histria e o Trabalho da Sociedade de Socorro, 2010, pp. 5562

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Apresente s moas a definio de autossuficincia do incio deste esboo. Pea s moas que leiam D&C 58:2628 e faa-lhes as seguintes perguntas: O que significa ser [nossos] prprios rbitros? O que podemos fazer para melhor [ocupar-nos] zelosamente numa boa causa? O que esses versculos nos ensinam sobre a autossuficincia? Discuta as respostas com a classe. Escreva a palavra Dependente no lado esquerdo do quadro e a palavra Autossuficiente no lado direito. Pea s moas que definam ambas as palavras (caso precisem de ajuda, oriente-as a consultar as pginas 2830 de Sempre Fiis). Pea-lhes que enumerem maneiras pelas quais elas so dependentes dos outros e maneiras pelas quais so autossuficientes. Por que o Senhor deseja que nos tornemos autossuficientes?

Aprender juntos
Dica de ensino Os grandes professores no se consideram os responsveis pelo aprendizado e crescimento de seus alunos. Assim como os agricultores que plantam e colhem, eles esforam-se para criar as melhores condies possveis para o aprendizado. Depois, agradecem a Deus quando veem o progresso dos alunos (Ensino: No H Maior Chamado, 2009, p. 62). Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a entenderem o que significa ser autossuficiente. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor atendam s necessidades de sua classe: Escreva em tiras individuais de papel os seguintes tpicos relacionados autossuficincia: Sade, Educao, Emprego, Armazenamento Domstico, Finanas e Vigor Espiritual. Permita que cada moa escolha um assunto no qual tenha interesse e pea-lhes que leiam sobre ele na seo 6.1.1 do Manual 2 (pginas 3637). Pea a cada moa que faa uma breve exposio para a classe acerca do que aprendeu sobre o assunto, como ele se relaciona autossuficincia e o que ela pode fazer agora para preparar-se para ser autossuficiente nessas reas. Como o esforo das moas em sua juventude pode abenoar seu prprio futuro? Como esses esforos podem abenoar a famlia delas quando se tornarem esposa e me? Convide cada moa a ler uma das histrias em Filhas em Meu Reino (pginas 5562) sobre mulheres que foram autossuficientes no incio da histria da Igreja. Pea s moas que recontem as histrias com suas prprias palavras e compartilhem o que aprenderam sobre a autossuficincia. O que as moas podem fazer para seguir esses exemplos enquanto estiverem na juventude? Divida as moas em duplas. D a cada dupla uma escritura sobre a autossuficincia, como as contidas neste esboo. Convide as duplas a lerem sua passagem e, em seguida, criarem um pster sobre a autossuficincia no estilo Mensagem Mrmon. Se desejar, mostre um exemplo

de Mensagem Mrmon da revista A Liahona. D s moas a oportunidade de mostrar seu pster ao restante da classe. Incentive-as a afix-lo em algum lugar em casa para recordarem o que aprenderam. Escreva no quadro os seguintes aspectos da autossuficincia: sade, educao, emprego, finanas e vigor espiritual. D a cada moa a designao de ler uma escritura sobre a autossuficincia, como as sugeridas neste esboo. Pea que ela escreva sua referncia de escritura ao lado da palavra ou frase no quadro que ela sente que descreve sua escritura. Pea a cada moa que compartilhe sua escritura com a classe e explique como ela se relaciona com o tema que escolheu. Pea s moas que escolham algo que possam fazer para se tornarem mais autossuficientes em uma dessas reas. D a cada moa cinco moedas, duas moedas ou uma moeda. Pea-lhes que leiam Mateus 25:1429 para verificar o que aconteceu na parbola com a pessoa que recebeu a mesma quantia que elas. Debatam perguntas como:

O que os trs servos fizeram com o dinheiro recebido? e Como essa parbola se relaciona com a autossuficincia? Convide as moas a refletirem sobre as coisas que Deus lhes concedeu que as ajudaro a tornarem-se autossuficientes, como talentos, qualidades e habilidades. Como elas podem usar essas qualidades para tornarem-se mais autossuficientes? Como elas podem us-las para abenoar sua futura famlia? Pergunte s moas o que elas e seus familiares fazem para preparar-se para desastres naturais (como terremotos ou furaces). Leia com a classe os trs primeiros pargrafos do discurso Preparao Espiritual: Comear Cedo e Ser Constante do Presidente Henry B. Eyring. Quais so alguns desastres espirituais ou provaes que podemos vir a enfrentar? O que podemos fazer para prepararnos espiritualmente? D a cada moa um trecho do restante do discurso do Presidente Eyring e oriente-as a procurar respostas para essas perguntas. Pea-lhes que compartilhem o que encontraram.

Convide as moas a relatarem o que aprenderam hoje. Elas compreendem a autossuficincia bem o bastante para explic-la para outra pessoa? Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Podem, por exemplo: Comprometer-se a fazer uma coisa nesta semana para tornar-se mais autossuficientes e relatar suas experincias na aula da semana seguinte.

Ensinar maneira do Salvador O Salvador confiava em Seus discpulos. Preparava-os e dava-lhes responsabilidades importantes de ensinar e abenoar o prximo e servir a ele. Como voc pode incentivar as moas de sua classe a abenoar as pessoas a sua volta por meio de seu ensino e servio?

Fazer uma ou mais das seguintes atividades do Progresso Pessoal: o projeto 1 ou 4 do valor Natureza Divina, experincias ou projetos do

valor Conhecimento, a experincia 1 ou 7 do valor Escolhas e Responsabilidades.

Diga s moas o que vo estudar na semana seguinte. O que elas podem fazer para preparar-se para aprender? Podem, por exemplo, ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Bem-Estar, Sempre Fiis, 2004, pp. 2829 Voc o principal responsvel por seu prprio bem-estar social, emocional, espiritual, fsico e econmico, o prximo responsvel sua famlia e, em terceiro lugar, a Igreja. Com a inspirao do Senhor e por meio de seu prprio trabalho, voc deve prover as coisas de que voc e sua famlia precisam na parte espiritual e na parte material da vida. Fica mais fcil cuidar de si mesmo e da famlia quando se autossuficiente e se est preparado para enfrentar as pocas de adversidade sem depender dos outros. Voc pode-se tornar autossuficiente (1) aproveitando as oportunidades de desenvolvimento educacional; (2) praticando princpios slidos de nutrio e higiene; (3) preparando-se para conseguir um bom emprego; (4) armazenando alimentos e roupas dentro dos limites permitidos por lei; (5) administrando os recursos com sabedoria, inclusive por meio do pagamento do dzimo e ofertas e evitando dvidas e (6) desenvolvendo sua fora espiritual, emocional e social. Para tornar-se autossuficiente, voc deve estar disposto a trabalhar. O Senhor ordenou que trabalhssemos. (Ver Gnesis 3:19; D&C 42:42.) O trabalho honrado uma fonte bsica de felicidade, autoestima e prosperidade. Se voc estiver temporariamente incapacitado de prover suas necessidades bsicas com seu prprio trabalho ou com a ajuda da famlia, a Igreja poder ajud-lo. Nessas situaes, a Igreja geralmente prov recursos de sustento bsico para ajudar voc e sua famlia a voltarem a ser autossuficientes.

NOVEMBRO: AUTOSSUFICINCIA ESPIRITUAL E MATERIAL

Por que importante adquirir instruo e desenvolver habilidades?


A educao uma parte importante do plano do Pai Celestial para nos ajudar a ser mais semelhantes a Ele. Ao estudarmos, adquirimos conhecimento e habilidades que podem nos ajudar a desenvolver a autossuficincia. A instruo tambm nos prepara para servir de modo mais significativo em nossa famlia, na Igreja e no mundo.

Preparar-se espiritualmente
Como sua educao a ajudou a preparar-se para suas experincias na vida? Como a ajudou a tornar-se mais autossuficiente? Por que importante para as moas adquirir instruo? Como elas se sentem em relao educao? Como o desenvolvimento educacional e de habilidades ajudam as moas em todos os seus papis futuros? Quais escrituras e discursos ajudaro as moas a entender o valor da educao? Provrbios 4:7; 2 Nfi 9:29; D&C 88:7680, 118; 90:15; 93:36; 130:1819 (Devemos buscar sabedoria e conhecimento) Provrbios 31:1031 (A mulher virtuosa busca sabedoria e habilidades para cuidar de sua casa e famlia) Joseph SmithHistria 1:1117; 1 Nfi 11:16; Doutrina e Convnios 138:111 (Exemplos de pessoas das escrituras que buscaram conhecimento) Mary N. Cook, Procurem Conhecimento: Vocs Tm um Trabalho a Realizar, A Liahona, maio de 2012, p. 120 Educao, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 910

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Leia com a classe Doutrina e Convnios 88:118 e discuta por que o aprendizado um princpio importante do evangelho.

Oriente as moas a fazerem de conta que uma amiga da Igreja comenta com elas que vai parar de estudar: Vou me casar um dia, e meu marido vai me sustentar, por isso no preciso mais estudar. Como as moas podem incentivar a amiga a prosseguir com os estudos?

Pea-lhes que anotem suas respostas numa folha. Recolha as folhas e leia e discuta as respostas com a classe. Ao fim da aula, d-lhes a oportunidade de complementar as respostas com base no que aprenderam durante as discusses.

Aprender juntos
Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a entender a importncia da educao. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor atendam s necessidades de sua classe: Distribua trechos do discurso Procurem Conhecimento: Vocs Tm um Trabalho a Realizar, de Mary N. Cook, entre as moas e convide-as a ler suas sees e sublinhar ideias que sejam importantes para elas (tambm podem assistir a um vdeo do discurso e anotar ideias importantes). Convide-as a contar classe o que marcaram e a explicar como os estudos podem abenoar sua futura famlia. Pea s moas que leiam individualmente um dos cinco pargrafos da seo Educao de Para o Vigor da Juventude ou as declaraes do Presidente Gordon B. Hinckley e do Presidente Thomas S. Monson no incio do discurso Procurem Conhecimento: Vocs Tm um Trabalho a Realizar. Pea-lhes que expliquem classe o que leram e discutam por que importante empenhar-se diligentemente agora para adquirir uma educao de qualidade. Convide as moas a pensar em suas metas relativas educao e a informar quais so. Divida a classe em trs grupos. Pea ao primeiro grupo que leia Provrbios 31:1031, ao segundo grupo que leia as escrituras deste esboo que ensinam que devemos buscar sabedoria e conhecimento e ao terceiro que leia as passagens deste esboo que contenham exemplos de pessoas que buscaram conhecimento. Pea a cada grupo que discuta o que as escrituras designadas ensinam sobre a importncia de adquirir instruo e desenvolver habilidades. Convide cada grupo a relatar ao restante da classe o que discutiu. Como a obteno de instruo benfica para as moas? Como isso as ajudar a se tornar melhores esposas e mes? Com a permisso do bispo, convide algumas irms da ala para relatar como a aquisio de instruo est abenoando a elas e a seus familiares. De que forma as ajudou a tornar-se membros que contribuem para o reino de Deus? Incentive as moas a fazerem perguntas que tenham sobre os estudos. Dica de ensino [o aluno] que deve ser posto em atividade. Quando o professor passa a ser o centro de todas as atenes, torna-se a estrela do espetculo, monopoliza todas as discusses ou assume o comando de todas as atividades, podemos dizer com quase toda a certeza que ele est prejudicando o aprendizado dos alunos (AsahelD. Woodruff, Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 61).

Ensinar maneira do Salvador O Salvador usava as escrituras para ensinar e testificar a respeito de Sua misso. Ensinava as pessoas a ponderar as escrituras por si mesmas e a us-las a fim de encontrar respostas para suas prprias perguntas. O que voc pode fazer para inspirar as moas a estudar e ponderar as escrituras?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Elas compreendem a importncia de adquirir instruo? Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Podem, por exemplo: Fazer uma ou mais das seguintes atividades do Progresso Pessoal: experincia 4 do Valor Individual, projeto 5 do Valor Individual, experincia 1 ou 5 ou o projeto 2 do valor Conhecimento. Fazer uma lista das coisas que elas gostariam de aprender e traar planos para aprend-las. Depois de cumprirem seus planos, elas podem relatar suas experincias s outras moas.

Diga s moas o que vo estudar na semana seguinte. O que podem fazer para preparar-se para aprender? Podem, por exemplo, ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Educao, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 910 A educao uma parte importante do plano do Pai Celestial para ajudar voc a tornar-se mais semelhante a Ele. Ele quer que voc eduque a mente e desenvolva seus talentos e suas aptides, sua habilidade de agir bem em suas responsabilidades e sua capacidade de apreciar a vida. A educao que adquirir ser valiosa para voc na mortalidade e no mundo vindouro. A educao vai preparar voc para prestar maior servio no mundo e na Igreja. Ela vai ajudar voc a prover melhor o seu sustento, o de sua famlia e dos necessitados. Tambm vai ajudar voc a ser uma conselheira e companheira sbia para seu futuro cnjuge e uma professora bem informada e eficaz para seus futuros filhos. A educao um investimento que proporciona grandes recompensas e abre as portas da oportunidade que, sem ela, permaneceriam fechadas para voc. Planeje agora a educao que vai adquirir. Tenha disposio para trabalhar diligentemente e para fazer sacrifcios se necessrio. Compartilhe as metas educacionais com sua famlia, seus amigos e lderes para que eles possam apoiar e incentivar voc. Mantenha o entusiasmo pelo aprendizado por toda a vida. Sinta alegria em continuar aprendendo e expandindo seus interesses. Decida participar ativamente das oportunidades de aprendizado a seu alcance. Sua educao inclui o aprendizado espiritual. Estude as escrituras e as palavras dos profetas modernos. Participe do seminrio e do instituto. Continue por toda a vida a aprender a respeito do plano do Pai Celestial. Esse aprendizado espiritual vai ajudar voc a encontrar respostas para os desafios da vida e vai convidar a companhia do Esprito Santo. Extrado do discurso da irm Mary N. Cook, Procurem Conhecimento: Vocs Tm um Trabalho a Realizar, A Liahona, maio de 2012, p. 120 Procurem conhecimento estudando diligentemente. Vocs tero raras oportunidades de passar tanto tempo dedicando-se ao aprendizado como podem faz-lo agora. O Presidente Gordon B. Hinckley aconselhou sabiamente aos jovens da Igreja: O padro de estudo que estabelecerem durante sua educao formal vai afetar em grande medida a sede de conhecimento que tero por toda a vida (GordonB. Hinckley, Way to Be! Nine Ways to Be Happy and Make Something of Your Life 2002, p. 28). Vocs precisam adquirir toda instruo que puderem. () Sacrifiquem tudo o que for necessrio a fim de qualificarem-se para realizar o trabalho [deste] mundo. () Eduquem a mente e as mos para tornarem-se uma influncia para o bem, ao seguirem pela vida (GordonB. Hinckley, Seek Learning, New Era, setembro de 2007, p. 2). Falando especificamente para as moas, o Presidente ThomasS. Monson disse: O futuro muitas vezes uma incgnita; portanto, cabe a ns prepararnos para as incertezas. () Exorto-as a que estudem e desenvolvam aptides que estejam em demanda no mercado de trabalho, para que, se a situao surgir, vocs estejam preparadas para enfrent-la (ThomasS. Monson, Se Estiverdes [Preparadas] No Temereis, A Liahona, novembro de 2004, p. 113).

NOVEMBRO: AUTOSSUFICINCIA ESPIRITUAL E MATERIAL

Por que o trabalho um princpio importante do evangelho?


O Senhor ordenou que no fssemos ociosos. Desenvolver a capacidade de trabalhar nos ajuda a contribuir para o mundo em que vivemos. Aumenta nossa autoestima. Abenoa a ns e a nossa famlia tanto agora como no futuro.

Preparar-se espiritualmente
Que papel o trabalho desempenha em sua vida? Como ele j abenoou voc e sua famlia tanto temporal como espiritualmente? As moas que voc ensina consideram o trabalho uma oportunidade ou algo a evitar? Como voc pode ajud-las a reconhecer as muitas bnos do trabalho e a desenvolver nelas o desejo de trabalhar? Que escrituras e discursos ajudaro as moas a entender por que o trabalho um princpio importante do evangelho? Gnesis 3:19; Glatas 6:35; I Tessalonicenses 4:11; Mosias 10:45 (Recebemos o mandamento de trabalhar) Provrbios 31:27; Alma 38:12; D&C 58:27; 60:13; 75:29 (No devemos ser ociosos) Moiss 1:39 (A obra e glria de Deus) Dieter F. Uchtdorf, Dois Princpios para Quaisquer Condies Econmicas, A Liahona, novembro de 2009, p. 55 H. David Burton, A Bno do Trabalho, A Liahona, dezembro de 2009, p. 36 Trabalho e Autossuficincia, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 4041 A Felicidade na Vida Familiar: Trabalho Vdeo: Guiada com Facilidade

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Convide as moas a assistirem ao vdeo Guiada com Facilidade e procurarem as bnos resultantes do trabalho rduo. Pea s moas que falem de bnos que receberam por causa da dedicao. Convide uma moa a compartilhar um talento com a classe e explicar o que precisou fazer para desenvolv-lo. O que a motivou a empenhar-se para desenvolver seu talento? Convide outras alunas a contar experincias nas quais se esforaram para conseguir algo. Por que o Pai Celestial deseja que aprendamos a trabalhar?

Aprender juntos
Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a aprender sobre o valor do trabalho. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor atendam s necessidades de sua classe: D a cada moa uma referncia das escrituras sobre o trabalho (como as mencionadas neste esboo). Pea-lhes que leiam a passagem e pensem num exemplo das escrituras, de sua vida ou da vida de outras pessoas que demonstre o princpio ensinado em sua escritura. Pea s moas que compartilhem suas escrituras e os exemplos que lhes tenham ocorrido. Como o trabalho abenoa nossa vida? D a cada moa uma das escrituras deste esboo e pea-lhe que faa numa folha um breve resumo da escritura. Pea s moas que postem seus resumos no quadro. D a cada moa uma escritura diferente e pea-lhe que a leia e encontre no quadro-negro o resumo que corresponda passagem. O que as moas aprenderam com essas escrituras sobre a importncia do trabalho? Como as moas foram abenoadas por causa do seu prprio trabalho rduo? Usando a seo Trabalho e Autossuficincia em Para o Vigor da Juventude, os discursos sugeridos ou o site de Emprego no LDS.org, escolha declaraes sobre trabalho que voc acha que so significativas para as moas. D a cada moa uma cpia de uma das declaraes. Pea a ela que leia a declarao silenciosamente e a entregue pessoa que estiver sentada ao lado. Pea s moas que continuem at que todas tenham lido todas as declaraes. Ponha todas as citaes no quadro e pea que cada moa escolha uma que tenha significado especial para ela e explique por qu. O que elas aprenderam sobre a importncia do trabalho com essas citaes? Como o fato de aprender a trabalhar abenoar a elas e a seus familiares agora e no futuro? Dica de ensino Faa perguntas que obriguem os alunos a encontrar respostas nas escrituras e nos ensinamentos dos profetas modernos (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 62).

Ensinar maneira do Salvador O Salvador conhecia as pessoas que ensinava e personalizava Seus ensinamentos para abranger pessoas diferentes. Ao preparar-se para ensinar, leia as escrituras e outros recursos tendo as moas em mente e pondere o que voc pode fazer para ajud-las individualmente.

D s moas cpias de um dos discursos sugeridos neste esboo. Pea-lhes que leiam as sees individualmente e sublinhem palavras e expresses que descrevam as bnos resultantes do trabalho. Incentive-as a compartilharem com uma colega

o que sublinharam. O que as moas aprenderam em sua famlia sobre o trabalho? Que trabalho elas podem fazer agora que abenoar seu prprio lar? Como aprender o modo de trabalhar agora as ajudar quando se tornarem mes?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Eles compreendem melhor o valor do trabalho? Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Ajudar mais nas tarefas do lar, conseguir um emprego de meio perodo ou tornar-se voluntrias em uma organizao prestadora de servio local. Fazer uma ou mais das seguintes atividades do Progresso Pessoal: projeto 1 do valor Conhecimento, projeto 5 do valor Escolhas e Responsabilidades.

Diga s moas o que vo estudar na semana seguinte. O que elas podem fazer para preparar-se para aprender? Podem, por exemplo, ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Trabalho e Autossuficincia, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 4041 O trabalho honroso. O desenvolvimento da capacidade de trabalhar vai ajudar voc a contribuir para o mundo em que vive. Isso vai lhe proporcionar maior senso de valor prprio. Vai abenoar voc e sua famlia tanto agora quanto no futuro. no lar que se comea a aprender a trabalhar. Ajude sua famlia participando de boa vontade do trabalho necessrio para manter o lar. Aprenda cedo a ter sabedoria ao lidar com o dinheiro e a viver dentro de suas posses. Siga os ensinamentos dos profetas pagando o dzimo, evitando dvidas e economizando para o futuro. Estabelea metas para si e esteja disposta a trabalhar arduamente para alcan-las. Desenvolva a autodisciplina e seja digna de confiana. Faa o melhor que puder em seus chamados da Igreja, em suas tarefas escolares, no emprego e em outros projetos dignos. Os rapazes devem estar dispostos a fazer o que for necessrio a fim de prepararem-se para servir uma misso de tempo integral. O Pai Celestial lhe deu dons e talentos e sabe o que voc capaz de alcanar. Busque a ajuda e a orientao Dele ao se empenhar para atingir suas metas. O Senhor nos ordenou que no fssemos ociosos. A ociosidade pode levar a comportamento inadequado, relacionamentos prejudicados e pecado. Uma forma de ociosidade passar tempo excessivo em atividades que nos impedem de trabalhar produtivamente, como usar a Internet, jogar videogames e assistir televiso. No desperdice seu tempo e dinheiro em jogos de azar. Os jogos de azar so uma coisa errada e no devem ser usados como forma de entretenimento. Eles causam dependncia e podem levar perda de oportunidades, vidas arruinadas e famlias desfeitas. falso acreditar que podemos conseguir algo em troca de nada. Uma das bnos do trabalho o desenvolvimento da autossuficincia. Quando somos autossuficientes, usamos as bnos e habilidades que Deus nos deu para cuidar de ns mesmos e de nossa famlia e para encontrar solues para nossos prprios problemas. A autossuficincia no significa que precisamos ser capazes de fazer todas as coisas sozinhos. Para ser verdadeiramente autossuficientes, precisamos aprender a trabalhar com outras pessoas e voltarnos ao Senhor para pedir-Lhe ajuda e foras. Lembre-se de que Deus tem um grande trabalho para voc fazer. Ele vai abenoar voc em seu empenho de realizar esse trabalho.

NOVEMBRO: AUTOSSUFICINCIA ESPIRITUAL E MATERIAL

Por que o Senhor deseja que eu seja saudvel?


A boa sade uma parte importante da autossuficincia. Se protegermos nossa sade, conseguiremos cumprir nosso potencial divino e servir ao prximo de modo mais eficaz. O modo como tratamos nosso corpo afeta nossa sade espiritual e nossa capacidade de receber orientao do Esprito Santo. A fim de preservar a sade, devemos obedecer Palavra de Sabedoria, comer alimentos nutritivos, fazer exerccios regulares e dormir o suficiente.

Preparar-se espiritualmente
Como o fato de cuidar de sua sade lhe permitiu servir ao Senhor com mais eficcia? Que outras bnos voc j recebeu por esforar-se para levar uma vida saudvel? Quais tentaes enfrentadas pelas moas podem prejudicar sua sade? Que bnos elas recebero se observarem a lei de sade do Senhor? Quais escrituras e outros recursos ajudaro as moas a entender por que o Senhor deseja que sejamos saudveis? I Corntios 6:19 (Nosso corpo um templo de Deus) D&C 88:124 (Diretrizes para mantermos o corpo e a mente saudveis) D&C 89 (A Palavra de Sabedoria) Boyd K. Packer, A Palavra de Sabedoria: O Princpio e as Promessas, A Liahona, julho de 1996, p. 17 Sade Fsica e Emocional, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 2527 Vdeo: 2010 Um Ano Novo: Sade Fsica

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Exiba lado a lado a fotografia de uma moa e a de um templo. Pergunte s moas de que forma o corpo se assemelha a um templo (ver I Corntios 6:19). Pea a cada moa que converse com uma colega por que

importante manter o corpo e a mente puros e saudveis. Escreva no quadro: Por que o Senhor deseja que sejamos saud-

veis? Pea s moas que relatem possveis respostas e procurem mais respostas no decorrer da aula.

Aprender juntos
Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a compreender por que o Senhor deseja que sejam saudveis. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor atendam s necessidades de sua classe: Pea s moas que alistem as coisas que esto fazendo para manter a mente e o corpo saudveis. Divida a classe em grupos e pea a cada grupo que pesquise uma das escrituras a seguir em busca de conselhos para ajudar-nos a manter a mente e o corpo saudveis: D&C 88:124; D&C 89:59 e D&C 89:1016 (Caso as moas precisem de ajuda para compreender os conselhos contidos em D&C 89, ver Sempre Fiis, pginas 126128). Pea a cada grupo que relate suas concluses. Oriente as moas a examinar suas listas e determinar se h outras coisas que poderiam fazer para conservar a sade. Convide as moas a compartilhar, se desejarem, mudanas que pretendam efetuar para abenolas agora e em seu futuro papel de esposa e me. Se necessrio, examinem brevemente a Palavra de Sabedoria para garantir que as moas compreendam os conselhos do Senhor relativos sade fsica. Escreva no quadro: Por que o Senhor nos concedeu a Palavra de Sabedoria? Pea s moas que sugiram algumas respostas. Pea s moas que leiam D&C 89:1821 para encontrar as promessas deixadas pelo Senhor para quem obedece Palavra de Sabedoria. Como cada uma dessas promessas se cumpre em nossa vida? (Se elas precisarem de ajuda para entender essas promessas, sugira que consultem a explicao do Presidente Boyd K. Packer em seu discurso A Palavra de Sabedoria: O Princpio e as Promessas.) Convide-as a prestar testemunho dessa doutrina ou das bnos que receberam por viver a Palavra de Sabedoria. Mostre o vdeo Sade Fsica e pea s moas que identifiquem motivos pelos quais devemos manter nosso corpo saudvel, motivos tanto temporais quanto espirituais. Convide-as a relatar o que identificaram. Como parte dessa discusso, voc pode ler esta declarao do Presidente Boyd K. Packer: A Palavra de Sabedoria foi-nos dada, certamente, para que mantivssemos alerta essa parte delicada, sensvel e espiritual de nossa natureza. Aprendamos a dar ouvidos a nossos sentimentos. Poderemos, assim, ser guiados, prevenidos, ensinados e abenoados (A Palavra de Sabedoria: O Princpio e as Promessas, A Liahona, julho de 1996). Como a promessa do Presidente Packer foi cumprida na vida das moas? Dica de ensino Tenha cuidado para no falar mais do que o necessrio ou expressar sua opinio com demasiada frequncia. Essas atitudes podem levar os alunos a perderem o interesse. Veja a si mesmo como um guia na jornada do aprendizado que ocasionalmente faz comentrios pertinentes a fim de manter os alunos no rumo certo (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 64).

Ensinar maneira do Salvador O Salvador convidava Seus discpulos a agirem com f e viverem as verdades que ensinava. Como voc pode convidar as moas a quem ensina a agirem com f e manterem a mente e o corpo saudveis? Como voc pode inspir-las a buscar os benefcios espirituais e fsicos de viver como o Senhor ordenou?

Convide as moas a ler Sade Fsica e Emocional em Para o Vigor da Juventude. Pea a algumas moas que listem no quadro vrios conselhos que encontrarem e a outras, que alistem as bnos prometidas a quem

seguir esses conselhos. Pea-lhes que discutam como a maneira de tratar o corpo afeta o esprito. Como elas podem usar as listas do quadro para explicar seus padres a amigos de outras religies?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas compreendem por que o Senhor deseja que sejam saudveis? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Podem, por exemplo: Anotar o que comem durante uma semana e avaliar se esto seguindo os conselhos do Senhor quanto sade fsica. Fazer o projeto 3 do valor Conhecimento no Progresso Pessoal. Planejar uma atividade da Mutual que inclua exerccios e alimentos saudveis.

Diga s moas o que vo estudar na semana seguinte. O que podem fazer para preparar-se para aprender? Podem, por exemplo, ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do lder Boyd K. Packer, A Palavra de Sabedoria: O Princpio e as Promessas, A Liahona, maio de 1996, p. 17 Honrem o princpio da Palavra de Sabedoria e recebero as bnos prometidas. E todos os santos, promete a revelao, que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, tm a promessa de que recebero sade para o umbigo e medula para os ossos e correro e no se cansaro; e caminharo e no desfalecero (D&C 89:18, 20). A Palavra de Sabedoria no nos promete sade perfeita, mas ensina a manter o corpo com o qual nascemos nas melhores condies possveis, e nossa mente alerta para os delicados sussurros do Esprito (). E h uma bno ainda maior prometida na Palavra de Sabedoria: queles que obedecem prometido que encontraro sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos (D&C 89:19). Essa a revelao pessoal por meio da qual podemos detectar crocodilos invisveis, minas escondidas e outros perigos. () H uma promessa final na revelao. Falando mais uma vez a respeito dos que obedecem, guardam e cumprem esses mandamentos, o Senhor disse: E eu, o Senhor, fao-lhes uma promessa de que o anjo destruidor passar por eles, como os filhos de Israel, e no os matar (D&C 89:21). Essa uma promessa extraordinria. Para compreend-la, devemos voltar-nos para a poca de Moiss. Os israelitas eram escravos havia 400 anos. Moiss veio como seu libertador. Ele lanou pragas no Egito. O Fara concordava todas as vezes em libertar os israelitas, mas sempre voltava atrs em sua promessa. Finalmente, o Senhor disse a Moiss: Ainda uma praga trarei sobre o Fara, e sobre o Egito; depois vos deixar ir daqui. () E todo o primognito na terra do Egito morrer (xodo 11:1, 5). Moiss disse aos israelitas: Tome () um cordeiro () sem mcula, um macho de um ano. () Nem dela [daquela carne] quebrareis osso (xodo 12:3, 5, 46; ver tambm Joo 19:33). Eles deveriam preparar o cordeiro como que para um banquete e [tomar] do sangue, e p-lo () na verga da porta. () E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primognito na terra (). vendo eu sangue, passarei por cima de vs, e no haver entre vs praga de mortandade. () E este dia () vos ser () por estatuto perptuo (xodo 12:7, 1214). E acontecer que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto este ()? Ento direis: Este o sacrifcio da pscoa do Senhor (xodo 12:2627). Estou certo, meus jovens, de que conseguem perceber o simbolismo proftico da Pscoa. Cristo foi o Cordeiro de Deus (Joo 1:29, 36), o primognito, do sexo masculino, sem mculas. Ele foi morto sem que lhe quebrassem os ossos, apesar de os soldados receberem ordem de faz-lo. No da morte fsica que seremos poupados nesta pscoa se obedecermos a esses mandamentos, pois todos morremos no devido tempo. , porm, a morte espiritual que no precisaremos sofrer. Se formos obedientes, no passaremos por esse tipo de morte espiritual. Porque Cristo, nossa pscoa, foi sacrificado por ns (I Corntios 5:7).

NOVEMBRO: AUTOSSUFICINCIA ESPIRITUAL E MATERIAL

Qual a maneira do Senhor de cuidar dos pobres e necessitados?


Quando Jesus Cristo veio Terra, passou boa parte de Seu ministrio cuidando dos pobres e necessitados. Por meio de Sua Igreja, o Senhor providenciou um meio para cuidarmos dos necessitados. Pediu que fizssemos doaes generosas de acordo com o que recebemos Dele. A maneira do Senhor de cuidar dos necessitados difere da maneira do mundo. O Senhor disse: necessrio que [cuidar dos pobres] seja feito a meu modo. Ele no est interessado apenas em nossas necessidades imediatas. Ele tambm Se preocupa com nosso progresso eterno. Por esse motivo, a maneira do Senhor sempre incluiu a autossuficincia e o servio ao prximo, alm da ateno dada aos pobres (Dieter F. Uchtdorf, Prover Maneira do Senhor, A Liahona, novembro de 2011, p. 53).

Preparar-se espiritualmente
De que modo voc tentou seguir o exemplo do Salvador ao atender s necessidades alheias? Que experincias voc pode relatar s moas? Que princpios de prover maneira do Senhor as moas precisam entender? Como a compreenso desses princpios as ajuda a tornarem-se melhores discpulas de Cristo? Quais escrituras e outros recursos vo ajudar as moas a compreender como o Senhor cuida dos pobres e necessitados? Isaas 58:611; Malaquias 3:810; Mateus 25:3540; D&C 82:1819 (Maneiras de cuidar dos pobres) Tiago 1:27; Mosias 18:2728; D&C 42:2930 (A importncia de cuidar dos pobres e necessitados) Alma 34:2728; Mrmon 8:3537; D&C 56:1618; 70:14 (As advertncias do Senhor para aqueles que no se importam com os pobres) D&C 104:1518 (Cuidar dos pobres maneira do Senhor) Henry B. Eyring, Oportunidades de Fazer o Bem, A Liahona, maio de 2011, p. 22 D. Todd Christofferson, A Sio Vem, Pois, Depressa, A Liahona, novembro de 2008, p. 37 O Papel dos Membros no Trabalho de Cuidar dos Pobres e Necessitados e Prestar Servio, Manual 2: Administrao da Igreja, 2010, 6.1.2 Vdeos de ajuda humanitria

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem

sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Mostre um dos vdeos de servio humanitrio da Igreja e pergunte s moas o que aprenderam sobre ajudar os pobres e necessitados com o exemplo da Igreja. Convide-as a relatar experincias que tiveram ao ajudar o prximo. Pea s moas que enumerem algumas das necessidades temporais e espirituais que uma pessoa pode ter. Escreva no quadro: Qual a maneira do Senhor de cuidar dos pobres e necessitados? Leia para as moas a declarao do Presidente Dieter F. Uchtdorf no incio deste esboo e pea-lhes que prestem ateno a fim de identificar respostas para a pergunta do quadro. Pea que compartilhem o que encontraram. Como podemos ajudar os pobres e necessitados a tornarem-se mais autossuficientes?

Aprender juntos
Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a aprender sobre a maneira do Senhor de cuidar dos pobres e necessitados. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor atendam s necessidades de sua classe: Divida as moas em duplas. D a uma jovem de cada dupla a designao de ler escrituras sobre a importncia de cuidar dos pobres e necessitados e d outra jovem a designao de ler escrituras que contenham advertncias para aqueles que no cuidam dos pobres e necessitados (h ideias nas escrituras sugeridas neste esboo). Convide as moas a estudarem suas passagens e depois contarem parceira o que aprenderam. Pergunte-lhes por que cuidar dos pobres e necessitados to importante para o Pai Celestial. Convide as moas a discutirem maneiras de ajudar os necessitados na famlia, na ala e na comunidade. Conte s moas uma histria sobre cuidar dos necessitados de sua prpria experincia ou narre uma histria de um dos discursos sugeridos neste esboo. D s jovens alguns instantes para pensar em maneiras de cuidar dos pobres e necessitados (inclusive pequenos atos de bondade ou expresses de preocupao com os outros). Em seguida, convide-as a escreverem suas ideias no quadro. Pea a cada moa que leia uma escritura sobre maneiras de cuidar dos pobres (como as sugeridas neste esboo). Convide-as a contarem classe o que aprenderam e fazerem acrscimos lista do quadro. Convide as moas a relatarem experincias que tiveram ao auxiliar

Dica de ensino Quando algum fizer uma pergunta, pense na possibilidade de pedir que outro aluno responda, em vez de faz-lo voc mesmo. Voc pode, por exemplo, dizer: Essa uma pergunta interessante. O que o restante da turma acha? ou Algum poderia ajudar a responder? (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 64).

Ensinar maneira do Salvador O Salvador foi um exemplo e um mentor. Ensinou Seus discpulos a orar orando com eles. Ensinou-os a amar e a servir pelo modo como os amou e os serviu. Ensinou-lhes a maneira de pregar Seu evangelho pelo modo como pregou. Como voc pode seguir o exemplo Dele?

os necessitados e como se sentiram em relao experincia. Convide um membro do bispado a externar para as moas seus sentimentos sobre o cuidado com os pobres e necessitados e oportunidades que as moas podem ter de ajudar um membro da ala que esteja passando por dificuldades. Ele tambm pode debater sobre como os fundos sagrados da Igreja so gastos, incluindo as ofertas de jejum, as contribuies humanitrias e as doaes para o Fundo Perptuo de Educao (ver Manual 1: Presidentes de Estaca e Bispos 2010, 14.4). Considere a possibilidade de usar um tempo da aula para planejar uma atividade especfica de servio com base nessa conversa. Escreva as seguintes perguntas no quadro: Que princpios ensinados pelo Presidente Eyring podem orientar-nos no auxlio ao prximo? Que

sugestes ele d para o planejamento de um projeto de servio? Leia com a classe o discurso Oportunidades de Fazer o Bem, do Presidente Henry B. Eyring, comeando com a declarao: Eis alguns princpios que me guiaram quando eu quis ajudar maneira do Senhor. Pea s moas que procurem respostas para as perguntas do quadro. Aps a leitura do discurso, discuta as respostas para as perguntas e use os princpios e as sugestes do discurso para planejar um projeto de servio da classe na ala ou na comunidade. Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas compreendem o que significa cuidar dos necessitados maneira do Senhor? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Fazer atividades do Progresso Pessoal como o projeto 3 de Valor Individual ou a experincia 6 do valor Boas Obras. Realizar um ato de servio para algum necessitado. Seguir o conselho do Presidente Thomas S. Monson de orar pela inspirao de saber das necessidades dos que nos rodeiam, de forma a lhes oferecermos a ajuda necessria (Deus Vos Guarde, A Liahona, novembro de 2012, p. 110).

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do Presidente Henry B. Eyring, Oportunidades de Fazer o Bem, A Liahona, maio de 2011, p. 22 Eis alguns princpios que me guiaram quando eu quis ajudar maneira do Senhor e quando fui ajudado por outros. Em primeiro lugar, todos se sentem mais felizes e tm mais respeito prprio se puderem sustentar a si mesmos e a sua famlia, e depois estender a mo para cuidar de outros. Tenho sido grato por aqueles que me ajudaram a atender a minhas necessidades. E tenho sido ainda mais grato, ao longo dos anos, por aqueles que me ajudaram a ser autossuficiente. E sinto a maior gratido por aqueles que me mostraram como usar meus excedentes para ajudar outros. Um segundo princpio do evangelho que tem me guiado no trabalho de bem-estar o poder e a bno da unio. Quando unimos as mos para servir aos necessitados, o Senhor une nosso corao. O Presidente J. Reuben Clark Jr. explicou: Essa doao () proporcionou () um sentimento de irmandade, quando homens de todo tipo de formao e profisso trabalharam lado a lado na horta do Bem-Estar ou em outro projeto (J.Reuben Clark Jr., Conference Report, outubro de 1943, p. 13). () Isso nos leva a meu terceiro princpio de ao no trabalho de bem-estar: envolva sua famlia em seu trabalho para que aprendam a cuidar uns dos outros ao cuidarem de outras pessoas. mais provvel que seus filhos que trabalharem com voc para servir a outras pessoas necessitadas ajudem-se mutuamente quando estiverem necessitados. Aprendi o quarto princpio valioso do Bem-Estar da Igreja quando era bispo. Isso aconteceu quando segui o mandamento das escrituras de buscar os pobres. dever do bispo procurar os que necessitam de ajuda e oferecer-lhes auxlio, depois de tudo o que eles e sua famlia puderem fazer. Descobri que o Senhor envia o Esprito Santo que nos permite buscar e encontrar (ver Mateus 7:78; Lucas 11:910; 3 Nfi 14:78), tanto no auxlio aos pobres quanto na busca pela verdade. Mas tambm aprendi a envolver a presidente da Sociedade de Socorro nessa busca. possvel que ela receba a revelao antes de vocs. () Farei trs sugestes para seu planejamento do projeto de servio. Em primeiro lugar, preparem a si mesmos e queles a quem lideram espiritualmente. Somente quando seu corao for abrandado pela Expiao do Salvador que vocs vero claramente que o objetivo do projeto ser uma bno tanto espiritual quanto material para a vida dos filhos do Pai Celeste. Minha segunda sugesto que escolham como beneficirios de seu projeto de servio pessoas, tanto da Igreja quanto da comunidade, cujas necessidades vo tocar o corao daqueles que prestarem o servio. As pessoas que eles servirem sentiro o seu amor. Isso pode fazer mais para deix-las felizes, como promete o hino, do que atender somente a suas necessidades materiais. Minha ltima sugesto a de que planejem utilizar a fora dos laos que unem famlias, quruns, organizaes auxiliares e pessoas que vocs conhecem em sua comunidade. O sentimento de unio vai multiplicar os bons efeitos do servio que vocs prestarem. E esse sentimento de unio na famlia, na Igreja e na comunidade vai crescer e tornar-se um legado duradouro, bem depois do trmino do projeto.

NOVEMBRO: AUTOSSUFICINCIA ESPIRITUAL E MATERIAL

Como posso encontrar solues para meus desafios e problemas?


A autossuficincia inclui a capacidade de encontrar solues para nossos prprios problemas e desafios. Muitas dessas solues encontram-se no evangelho restaurado de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial est ciente dos desafios que enfrentamos. Ele nos ama e quer nos ajudar. Devemos orar pedindo orientao ao buscarmos respostas para nossos desafios nas escrituras e nas palavras dos profetas e apstolos.

Preparar-se espiritualmente
De que forma o evangelho j trouxe solues e consolo durante momentos difceis de sua vida? Que problemas ou desafios as moas enfrentam? Que desafios podem vir a enfrentar no futuro? Que princpios do evangelho as ajudaro a lidar de modo bem-sucedido com esses desafios? Quais escrituras e outros recursos ajudaro as moas a compreender como o evangelho pode ajudar a vencer os desafios da vida? Provrbios 3:56; Mateus 11:2830; Marcos 4:3639; Alma 7:1113; Alma 37:3537; 38:5 (Devemos buscar o auxlio do Senhor para nossos desafios e problemas) Dieter F. Uchtdorf, No Te Esqueas de Mim, A Liahona, novembro de 2011, p. 120 Jeffrey R. Holland, Consertar o Que Est Quebrado, A Liahona, maio de 2006, p. 69 Sade Fsica e Emocional, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 2527

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Convide as moas a citarem alguns desafios ou problemas que jovens da sua idade esto enfrentando e escreva as respostas no quadro. Pea s moas que identifiquem algumas coisas insalubres ou improdutivas que os

jovens podem fazer para lidar com esses problemas. Durante a aula, pea s moas que identifiquem maneiras pelas quais as verdades do evangelho podem ajudar.

Conte uma experincia de sua prpria vida em que o evangelho proporcionou respostas ou auxlio para um problema ou desafio especfico. Pea s moas que relatem experincias semelhantes de sua prpria vida.

Aprender juntos
Cada uma das atividades a seguir pode ajudar as moas a aprender a encontrar solues para seus prprios desafios. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor funcionem em sua classe: Pea s alunas que pensem num desafio ou problema que as moas enfrentam hoje em dia. Pea-lhes que procurem no ndice por assunto da edio mais recente de conferncia geral da revista A Liahona assuntos que poderiam ajudar a lidar com esse problema. Pea-lhes que examinem um dos discursos relacionados a essas questes e compartilhem com a classe uma citao capaz de ajudar uma moa a superar seus desafios. Incentive as moas a usarem o ndice por assunto para encontrar ajuda para seus prprios desafios. Pea s moas que leiam os ltimos dois pargrafos da seo Sade Fsica e Emocional em Para o Vigor da Juventude e procurem conselhos que poderiam ajud-las e a seus conhecidos. Quais so alguns exemplos de solues salutares que devemos buscar quando temos problemas? Que solues o evangelho de Jesus Cristo oferece? Leia a seguinte declarao do Presidente Thomas S. Monson: Quo abenoados somos, meus irmos e irms, por ter o evangelho restaurado de Jesus Cristo em nossa vida e em nosso corao. Ele nos proporciona respostas para as grandes dvidas da vida. D significado, propsito e esperana a nossa vida. Vivemos em tempos conturbados. Asseguro-lhes que nosso Pai Celestial est ciente dos desafios que enfrentamos. Ele ama cada um de ns e deseja abenoarnos e ajudar-nos (Ao Encerrarmos Esta Conferncia, A Liahona, maio de 2012, p. 115). Pea a cada moa que leia uma das escrituras deste esboo e compartilhe como ela pode ajudar algum que esteja enfrentando um desafio ou problema comum entre os jovens de hoje. O que significa confiar no Senhor ou vir a Cristo quando necessitamos de ajuda? Ocorrem s moas outras escrituras que poderiam nos ajudar a superar problemas ou desafios especficos? Pea s moas que pensem em algum conhecido que esteja tendo problemas emocionais. D a cada moa uma cpia do discurso Consertar o Que Est Quebrado, do lder Jeffrey R. Holland. Pea a algumas delas que leiam os primeiros quatro pargrafos e s outras que leiam os ltimos cinco pargrafos antes do poema. Oriente-as a procurar o que, segundo o lder Holland, pode Dica de ensino Tenha o cuidado de no terminar boas discusses precocemente na tentativa de ensinar tudo o que preparou. Embora seja importante transmitir o contedo da lio, o essencial ajudar os alunos a sentir a influncia do Esprito, esclarecer suas dvidas, aumentar sua compreenso do evangelho e seu compromisso de guardar os mandamentos (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 64).

Ensinar maneira do Salvador O Salvador ensinava Seus seguidores a ponderar as escrituras por si mesmos e a us-las a fim de encontrar respostas para suas prprias perguntas. Como voc pode despertar nas moas a vontade de recorrer s escrituras e s palavras dos profetas ao buscarem respostas para seus desafios?

ajudar a pessoa que elas tm em mente. Convide-as a compartilhar o que encontraram. O que significa vir a Cristo para pedir ajuda para nossos problemas? Divida a classe em trs grupos e d a cada um deles a designao de ler uma das seguintes sees do discurso No Te Esqueas de Mim, do Presidente Dieter F. Uchtdorf: Primeiro: no se esqueam de ser pacientes consigo mesmas, Terceiro:

no se esqueam de ser felizes agora e Quinto: no se esqueam de que o Senhor ama vocs. Pea a cada grupo que pense em alguns problemas ou desafios que as moas enfrentam que poderiam ser resolvidos pelos conselhos do Presidente Uchtdorf contidos na seo lida. Convide os grupos a relatarem ao restante da classe o que aprenderam. Como esses princpios ajudaram as moas ao enfrentar seus desafios?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Elas entendem como encontrar, no evangelho de Jesus Cristo, solues para os desafios da vida? Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Podem, por exemplo: Estudar as escrituras com uma pergunta ou um problema especfico em mente. Registrar no dirio as impresses e respostas do Esprito. Escolher um tema do folheto Para o Vigor da Juventude ao qual elas gostariam de melhorar sua obedincia. Manter um registro de seus esforos e xitos na semana seguinte.

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para preparar-se para aprender? Podem, por exemplo, ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da prxima semana.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do Presidente Dieter F. Uchtdorf, No Te Esqueas de Mim, A Liahona, novembro de 2011, p. 120 Primeiro, no se esqueam de ser pacientes consigo mesmas. Quero dizer-lhes uma coisa que espero que compreendam corretamente: Deus est plenamente consciente de que no somos perfeitos. Deixe-me acrescentar: Deus tambm est plenamente consciente de que as pessoas que vocs acham que so perfeitas no o so. E, ainda assim, gastamos demasiado tempo e energia comparando-nos aos outros geralmente comparando nossos pontos fracos a seus pontos fortes. Isso nos leva a criar, para ns mesmos, expectativas que so impossveis de cumprir. Como resultado, nunca celebramos nossos bons esforos, porque parecem menores do que o que os outros fazem. () Deus quer, afinal, ajudar-nos a transformar todas as nossas fraquezas em foras, mas Ele sabe que esse um objetivo de longo prazo. Ele quer que nos tornemos perfeitos (ver 3Nfi 12:48) e, se permanecermos no caminho do discipulado, um dia seremos. Tudo bem que ainda no tenham alcanado esse objetivo. Continuem trabalhando nisso, mas parem de punir-se a si mesmas. Queridas irms, muitas de vocs so infinitamente compassivas e pacientes com as fraquezas dos outros. Lembrem-se tambm de ser compassivas e pacientes com vocs mesmas. () Terceiro: no se esqueam de ser felizes agora. () Da mesma forma, muitas pessoas esto hoje espera de seu prprio bilhete dourado o bilhete que elas acreditam conter a chave da felicidade com que sempre sonharam. Para algumas, o bilhete dourado pode ser um casamento perfeito; para outras, uma casa do tipo capa de revista; ou talvez a liberdade do estresse ou das preocupaes. Nada h de errado nos anseios justos esperamos e buscamos coisas que so virtuosas, amveis, de boa fama ou louvveis (Regras de F 1:13). O problema surge quando deixamos de lado a nossa felicidade e nos dedicamos espera de um acontecimento futuro o nosso bilhete dourado. () Isso no quer dizer que devemos abandonar a esperana ou moderar nossos objetivos. Nunca deixem de se esforar pelo que h de melhor em vocs. Nunca parem de ter esperana em todos os desejos justos de seu corao. Mas no fechem os olhos e o corao para as belezas simples e refinadas dos momentos comuns do cotidiano, que compem uma vida abundante e bem vivida. As pessoas mais felizes que conheo no so as que encontram o seu bilhete dourado, mas sim as que, em meio a sua busca de objetivos dignos, descobrem e valorizam a beleza e a doura dos momentos de cada dia. So as que, fio por fio, tecem diariamente uma grande colcha de gratido e admirao ao longo de toda a vida. Essas so as que so verdadeiramente felizes. () Quinto, no se esqueam de que o Senhor ama vocs. () Irms, onde quer que estejam, quaisquer que sejam suas circunstncias, vocs no foram esquecidas. No importa quo escuro o dia possa parecer, no importa quo insignificante voc possa se sentir, no importa quo relegada voc se sinta, nosso Pai Celestial no Se esqueceu de voc. Na verdade, Ele ama voc, com um amor infinito. Pense nisto: Voc conhecida e lembrada pelo mais majestoso, poderoso e glorioso Ser do Universo!

Voc amada pelo Rei do espao infinito e do tempo eterno! () Deus ama voc porque voc filha Dele. Ele ama voc, mesmo que, s vezes, voc possa se sentir solitria ou cometa erros.

O amor de Deus e o poder do evangelho restaurado so redentores e salvadores. Basta que voc permita que o Seu amor divino entre em sua vida, e ele pode sarar qualquer ferida, curar qualquer mgoa e suavizar qualquer tristeza.

VISO GERAL DA UNIDADE

Dezembro: A Edificao do Reino de Deus nos ltimos Dias


Que o reino de Deus v avante para que venha o reino dos cus (D&C 65:6). As moas em sua classe foram enviadas Terra nesta poca especfica para ajudar a preparar o mundo para a Segunda Vinda do Salvador. Elas tm dons e talentos especiais que o Senhor quer que elas usem para ajudar a edificar Seu reino e para compartilhar o Seu evangelho. As lies desta unidade vo ajud-las a desenvolverem esses dons enquanto elas se preparam para se tornar lderes e professoras na Igreja e no reino de Deus.

Opes de esboos para este ms:


O que significa servir de testemunha de Deus? Como o Pai Celestial quer que eu use meus dons espirituais? Como posso preparar-me para criar um lar centralizado em Cristo? O que posso fazer para ajudar os membros novos da Igreja? Como posso ajudar meus amigos menos ativos a voltar Igreja? O que Sio?

Mutual
Muitos dos tpicos e das atividades de aprendizado da lio desta unidade funcionariam bem como atividades da Mutual. Trabalhe com as presidncias de classe na seleo e no planejamento de atividades adequadas.

Para o Vigor da Juventude


Os seguintes padres de Para o Vigor da Juventude se relacionam com as lies desta unidade: Famlia Amigos

Progresso Pessoal
As seguintes atividades do Progresso Pessoal esto relacionadas s lies desta unidade: Experincia 7 do valor Valor Individual Experincia 7 do valor Boas Obras

Visite o site LDS.org/youth/learn para ver esta unidade online.

DEZEMBRO: A EDIFICAO DO REINO DE DEUS NOS LTIMOS DIAS

O que significa servir de testemunha de Deus?


Quando somos batizados, fazemos convnio de servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares em que [nos encontrarmos] (Mosias 18:9). Nosso testemunho do evangelho e nosso bom exemplo podem inspirar nossos amigos e vizinhos a quererem aprender mais sobre o Salvador e Seu evangelho.

Prepare-se espiritualmente
Quais experincias voc teve servindo de testemunha de Deus? Quais so as maneiras mais eficazes que voc encontrou para falar sobre o evangelho com outras pessoas? Quais oportunidades as moas tm para servir de testemunhas de Deus? Quais experincias elas tiveram que podem compartilhar umas com as outras? Quais escrituras e outros recursos vo inspirar as moas a servir de testemunhas de Deus? I Timteo 4:12 (Ser o exemplo dos fiis) I Pedro 3:15 (Estar sempre prontas para responder as pessoas que perguntarem sobre nossas crenas) Mosias 18:9 (Temos o desejo de servir de testemunhas de Deus) D&C 28:16; 100:38 (Se abrirmos nossa boca, o Senhor nos revelar o que dizer) D&C 84:85 (Se entesourarmos a palavra, as coisas que devemos dizer nos sero dadas) Jeffrey R. Holland, Ser-me-eis Testemunhas, A Liahona, julho de 2001, p. 15 Jeffrey R. Holland, Israel, Jesus Te Chama, Devocional do Sistema Educacional da Igreja, 9 de setembro de 2012 Elaine S. Dalton, Em Todos os Momentos, em Todas as Coisas e em Todos os Lugares, A Liahona, maio de 2008, p. 116 Ann M. Dibb, Sei Disso. Vivo Isso. Adoro isso, A Liahona, novembro de 2012, p. 10 Trabalho Missionrio, Pregar Meu Evangelho, 2004, p. 85 Vdeo: Ouse Ficar Sozinho

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Recitem o tema das Moas juntas. Pergunte para cada moa como ela iria responder se uma amiga de outra f perguntasse: O que voc quer dizer ao afirmar: Serviremos de testemunhas de Deus? Convide as moas a mostrar fotos dos missionrios de tempo integral de sua famlia (ou ver Livro de Gravuras do Evangelho, n 109110). Pea a elas que faam uma lista das qualidades ou dos atributos que uma pessoa precisa para ser um missionrio. Quais dessas coisas as moas podem obter agora? Ajude-as a entender que elas no precisam ser chamadas como missionrias de tempo integral para compartilhar o evangelho.

Aprender juntos
Dica de ensino Os testemunhos costumam ser mais eficazes e vigorosos quando so breves, concisos e diretos (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 43). Todas as atividades a seguir podem ajudar as moas a aprender o que significa servir de testemunhas de Deus. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor funcionem em sua classe: Pea s moas que mencionem alguns motivos pelos quais pode ser difcil servir de testemunhas de Deus. Convide-as a ler seis pargrafos do discurso do lder Jeffrey R. Holland Ser-me-eis Testemunhas, comeando com a frase Acima de tudo podemos viver o evangelho (ou leia os incidentes um e dois e as lies um e dois do seu discurso Israel, Jesus Te Chama). Convide uma das moas a resumir os pontos principais da mensagem do lder Holland. Que conselho ele d que ajuda as moas a se sentirem mais confortveis para servir de testemunhas de Deus? Convide as moas a ler a histria sobre Jess no discurso de Elaine S. Dalton Em Todos os Momentos, em Todas as Coisas e em Todos os Lugares ou mostre o vdeo Ouse Ficar Sozinho. Pea s moas que compartilhem quaisquer experincias semelhantes em que elas tiveram que defender suas crenas. Quais doutrinas ou padres elas podem precisar defender no futuro? Por que algumas vezes difcil defender nossas crenas? O que as moas tm feito para obter coragem nessas situaes? D-lhes oportunidades para praticar a explicao de suas crenas para outras pessoas. Convide um membro da classe ou uma lder adulta que seja converso Igreja para compartilhar suas experincias de quando foi apresentada ao evangelho (ou, com a permisso do bispo, convide outro membro da ala para compartilhar suas experincias). Que influncia os exemplos de amigos santos dos ltimos dias tiveram na sua deciso de pesquisar o evangelho? Que conselho eles dariam para

as moas sobre servir de testemunhas de Deus? Convide as moas a fazer quantas perguntas quiserem. Escreva no quadro as referncias das escrituras desta lio. Pea a todas as moas que selecionem uma das escrituras, que a estudem e desenhem uma gravura que represente o que essa escritura ensina. Pea s moas que compartilhem as mensagens da escritura que escolheram, com base em sua gravura. Depois convide cada uma das moas a ler sua escritura

para a classe e compartilhar o que ela planeja fazer para viv-la. Designe todas as moas a lerem sobre uma das quatro declaraes no discurso de Ann M. Dibb Sei Disso. Vivo Isso. Adoro Isso. Pea a elas que faam um cartaz que represente o que elas aprenderam com a sua leitura. D-lhes tempo para compartilhar e explicar seus cartazes para a classe. Como as coisas que elas aprenderam as ajudaro a manter seu compromisso de servir de testemunhas de Deus?

Ensinar maneira do Salvador O Salvador convidou as pessoas que O seguiram a testificar. Como voc pode ajudar as moas a se sentirem mais confortveis ao testificarem de suas crenas para as pessoas prximas?

Pea s moas que digam o que aprenderam hoje. Elas entendem o que significa servir de testemunhas de Deus? Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero de acordo com o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Orar por oportunidades para compartilhar o evangelho e debater em uma classe futura as experincias que tiveram. Levar cartes da amizade com elas para a escola e procurar oportunidades de us-los para compartilhar o evangelho. Estudar o captulo 3 de Pregar Meu Evangelho para preparar uma mensagem para outras pessoas sobre o evangelho restaurado.

Compartilhe com as moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do lder Jeffrey R. Holland, Serme-eis Testemunhas, A Liahona, julho de 2001, p. 15 Acima de tudo podemos viver o evangelho. Certamente no existe mensagem missionria mais grandiosa que possamos transmitir ao mundo do que o exemplo de uma vida SUD amorosa e feliz. A forma de se viver e o comportamento, o sorriso e a bondade de um membro fiel da Igreja trazem consigo uma cordialidade e um desejo de ajudar outras pessoas que nenhum folheto missionrio ou filme pode transmitir. As pessoas no se filiam Igreja por causa do que sabem. Filiam-se pelo que sentem, veem e desejam espiritualmente. Nosso esprito de testemunho e felicidade nesse sentido alcanar as outras pessoas se o permitirmos. Como o Senhor disse a Alma e aos filhos de Mosias: Ide () para dar-lhes bons exemplos em mim; e eu farei de vs instrumentos em minhas mos para a salvao de muitas almas (Alma 17:11). () Agradeo-lhes tambm por orarem pelos missionrios. Todos oram pelos missionrios. Espero que continuem a faz-lo sempre. Nesse mesmo esprito, devemos tambm orar por aqueles que se esto reunindo (ou que precisam reunir-se) com eles. Em Zaraenla, os membros receberam o mandamento de jejuarem e orarem muito (ver Alma 6:6) por aqueles que no se haviam unido Igreja de Deus. Podemos fazer o mesmo. Podemos orar diariamente para que tenhamos nossas prprias experincias missionrias. Orem para que, sob a orientao divina nesses assuntos, a oportunidade missionria que desejam j esteja sendo preparada no corao de algum que queira e precise do que vocs tm. () [Ainda] existe muita gente na Terra () que s est afastada da verdade por no saber onde encontr-la (D&C 123:12). Orem para que eles os encontrem! E ento fiquem atentos, pois existem muitos em seu mundo que sentem fome, no fome de po, nem sede de gua, mas das palavras do Senhor (ver Ams 8:11). Quando o Senhor colocar essas pessoas diante de vocs, apenas conversem a respeito de qualquer coisa. No h como errar. No precisam ter uma mensagem missionria formal na ponta da lngua. Sua f, sua felicidade e o seu semblante sero o bastante para interessar quem for sincero de corao. Nunca ouviram uma av falando a respeito dos netos? esse tipo de coisa que tenho em mente com exceo das fotos! O evangelho comear a fluir naturalmente. Vocs nem vo conseguir conter-se! No entanto, ouvir talvez seja ainda mais importante do que falar. Essas pessoas no so objetos inanimados disfarados em estatsticas batismais. So filhos de Deus, nossos irmos e irms, e precisam do que temos. Sejam autnticos. Sejam sinceros ao interagirem com eles. Perguntem-lhes o que importa mais para eles, o que eles prezam e o que de valor para eles. Ento escutem. Se o momento for propcio, podem perguntar-lhes quais so seus temores, o que aspiram ou o que julgam estar faltando na vida deles. Prometo-lhes que algo do que disserem colocar sempre em evidncia uma verdade do evangelho sobre a qual podero prestar testemunho e podero ainda oferecer mais. O lder Russell Nelson contou-me certa vez que uma das primeiras regras das perguntas a serem feitas aos pacientes perguntar ao paciente onde di. O paciente, diz ele, ser seu melhor guia para um diagnstico correto e para determinar o tratamento. Se ouvirmos com amor, no precisaremos ficar pensando no que falar. Isso nos ser dado pelo Esprito e por nossos amigos.

DEZEMBRO: A EDIFICAO DO REINO DE DEUS NOS LTIMOS DIAS

Como o Pai Celestial quer que eu use meus dons espirituais?


Dons espirituais so bnos ou habilidades que nos so dadas pelo poder do Esprito Santo. Como filhas do Pai Celestial, todas temos dons espirituais. Deus nos d esses dons para que sirvamos a outras pessoas e ajudemos a edificar Seu reino. Ele nos ordenou a procurar com zelo e desenvolver nossos dons espirituais.

Prepare-se espiritualmente
Quais dons espirituais voc tem? Como eles abenoam a voc e a outras pessoas? Como voc foi abenoado por meio dos dons espirituais de outras pessoas? Como voc identificou seus dons? Por que importante que as moas conheam seus dons espirituais? Como isso vai ajud-las a se preparar para as funes, o lar e a famlia que tero no futuro? Quais escrituras e outros recursos vo ajudar as moas a entenderem os dons espirituais e como o Pai Celestial deseja que eles sejam usados? I Corntios 12:327; Moroni 10:818; D&C 46:1325 (Exemplos de dons espirituais) D&C 46:810 (Por que recebemos dons espirituais?) D&C 46:1112 (Todos recebem dons espirituais) Regras de F 1:7 (Acreditamos em dons espirituais) Henry B. Eyring, Ajud-Los a Estabelecer Metas Elevadas, A Liahona, novembro de 2012, p. 60 David A. Bednar, Percepo Rpida, A Liahona, dezembro de 2006, p. 15 Dons Espirituais, Sempre Fiis, 2004, pp. 6162 Os Dons do Esprito, Princpios do Evangelho, 2009, pp. 129136

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Escreva as perguntas no quadro. O que so dons espirituais? Como identifico meus dons espirituais? Como o Pai Celestial quer que eu

use meus dons? Pea s moas que sugiram respostas a essas perguntas. Convide-as a procurarem por impresses adicionais durante a lio. Traga uma caixa embrulhada para presente com um pedao de papel escrito Doutrina e Convnios 46:8

dentro dela. Convide uma moa a imaginar o que pode haver dentro da caixa. Pea a uma delas que abra a caixa e leia a escritura. O que so os melhores dons? Incentive as moas a pensar sobre essa pergunta durante a lio.

Aprender juntos
Dica de ensino Nunca ridicularize ou critique perguntas ou comentrios, mas demonstre cortesia e amor ao acolhlos da melhor forma possvel. Quando as pessoas sentem que seus comentrios so valorizados, as pessoas predispem-se a contar experincias, sentimentos e testemunhos com mais liberdade (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 64). Cada uma das atividades a seguir ajudar as moas a aprender sobre o plano de salvao. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte a sua classe: Escreva as seguintes perguntas no quadro: Por que recebemos dons espirituais? Quem recebe dons espirituais? (Ver D&C 46:9.) Quais so alguns exemplos de dons espirituais? Designe a cada moa uma das escrituras deste esboo que ajude a responder essas perguntas. Pea a ela que estude a escritura e compartilhe as respostas que encontrar. Quais desses dons as moas possuem? Quais elas gostariam de ter? (Se alguma moa j recebeu sua bno patriarcal, sugira que elas leiam sua bno depois para encontrar quais dons espirituais receberam.) Convide as moas a compartilharem seus pensamentos sobre como os dons espirituais podem ajud-las agora e em seus futuros papis e suas futuras responsabilidades. Convide as moas a lerem as listas dos dons espirituais em I Corntios 12:810; Morni 10:916 ou Doutrina e Convnios 46:1325 e encontrarem um dom sobre o qual elas estejam interessadas em aprender mais. Dlhes tempo para estudar o dom que escolheram usando recursos como Os Dons do Esprito em Princpios do Evangelho, pginas 129136, Dons Espirituais em Sempre Fiis, pp. 6162, ou no Guia para Estudo das Escrituras. Convide-as a compartilharem o que encontraram. Como esses dons podem ser usados para ajudar na edificao do reino de Deus? Pea s moas que listem os dons do Esprito que elas conhecem (caso precisem de ajuda, indique para elas as escrituras sugeridas neste esboo). Convide-as a ler a lista dos dons menos evidentes no incio do discurso do lder David A. Bednar Percepo Rpida. Pea s moas que compartilhem exemplos que tenham visto de pessoas usando esses dons para abenoar a vida de outras pessoas. Em quais outros dons menos evidentes as moas podem pensar? Compartilhe exemplos de dons espirituais que voc observou em cada lista das moas na classe. Convide cada moa a revisar a lista dos dons espirituais nas pginas 6162 de Sempre Fiis e selecionar um ou mais dons que ela sinta o desejo de desenvolver. Pea a elas que expliquem por que escolheram esses dons. Como desenvolvemos os dons

espirituais? Convide as moas a pesquisar Doutrina e Convnios 46:712 e Podemos Desenvolver

Nossos Dons em Princpios do Evangelho, p. 135. Convide-as a compartilhar o que encontraram.

Ensinar maneira do Salvador O Salvador usou as escrituras para ensinar e testificar a respeito de Sua misso. Como voc pode usar as escrituras em sua lio para ensinar e testificar como o Pai Celestial quer que as moas usem seus dons espirituais?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas entendem melhor os dons espirituais? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Orar fervorosamente para entender seus prprios dons espirituais e procurar us-los para o benefcio de outras pessoas. Completar a experincia 7 do Valor Individual do Progresso Pessoal.

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do lder Mervyn B. Arnold, Messages from the Doctrine and Covenants: Seek Ye Earnestly the Best Gifts , Ensign, maro de 2005, p. 64 Quais So os Melhores Dons e Por Que Devemos Busc-los? As escrituras e os profetas atuais ensinam que h muitos dons espirituais (ver Morni 10:8; D&C 46:1326). Seu propsito, entre outras coisas, darnos fora, guiar-nos para fazer o bem, ajudar-nos a resistir tentao, incentivar e edificar-nos, aumentar nossa sabedoria, ajudar-nos a julgar corretamente e qualificar-nos para a vida eterna. () O Salvador ordenou-nos que nos tornssemos perfeitos (ver 3Nfi 12:48). Ainda que nenhum de ns obtenha a perfeio nesta vida, o Pai Celestial vai nos inspirar, ao ponderarmos e orarmos, para buscar esses dons que nos ajudaro a nos aperfeioar. O Presidente George Q. Cannon (18271901) afirmou: Se todos ns somos imperfeitos, nosso dever orar pelo dom que nos tornar perfeitos. () Nenhum homem deve dizer: Oh, no consigo evitar; de minha natureza. Ningum justificado nisso, porque Deus prometeu nos fortalecer para corrigir essas coisas e nos dar dons que vo acabar com elas (Millennial Star, 23 de abrilde 1894, p. 260). Extrado do discurso do lder Robert D. Hales, Gifts of the Spirit, Ensign, fevereiro de 2002, p. 12 Um pr-requisito para buscar os dons pode requerer que saibamos quais so os dons que recebemos. As escrituras registram: E tambm em verdade vos digo: Quisera que sempre vos lembrsseis e sempre retivsseis em vossa mente o que so esses dons dados igreja. Pois a todos no so dados todos os dons; pois h muitos dons e a cada homem dado um dom pelo Esprito de Deus (D&C 46:1011). Para descobrir os dons que recebemos, precisamos orar e jejuar. Com frequncia, nossa bno patriarcal nos diz quais so os dons que recebemos e declara a promessa dos dons que podemos receber se os procurarmos. Exorto cada um de vocs a descobrir seus dons e a buscar aqueles que vo gui-los no trabalho de sua vida e fomentar o trabalho dos cus. Durante o perodo de vida na Terra, temos a responsabilidade de desenvolver os dons e as habilidades naturais com os quais o Pai Celestial nos abenoou. S ento teremos a oportunidade de usar esses dons para tornar-nos mestres e lderes dos filhos de Deus, onde quer que se encontrem sobre a Terra. Para exercitar esses dons, precisamos desenvolver pureza de corao. Extrado do discurso do lder David A. Bednar, Percepo Rpida, A Liahona, dezembro de 2006, p. 14 Em outubro de 1987, o lder Marvin J. Ashton, membro do Qurum dos Doze Apstolos, falou na conferncia geral sobre dons espirituais. Lembro-me com ternura de como a sua mensagem me influenciou na poca. As coisas que ele ensinou continuam a influenciar-me hoje. Em sua mensagem, o lder Ashton descreveu detalhadamente vrios dons espirituais menos evidentes atributos e habilidades que muitos de ns talvez no considerssemos dons espirituais. O lder Ashton, por exemplo, destacou o dom de perguntar; de escutar; de ouvir e seguir a voz mansa e delicada; de ser capaz de chorar; de evitar contendas; de ser agradvel; de evitar vs repeties; de buscar coisas justas, de procurar a orientao de Deus; de ser um discpulo; de preocupar-se com as pessoas; de ser capaz de ponderar; de prestar um testemunho vigoroso; e de receber o Esprito Santo (ver Pois H Muitos Dons, A Liahona, janeiro de 1988, p. 18).

DEZEMBRO: A EDIFICAO DO REINO DE DEUS NOS LTIMOS DIAS

Como posso preparar-me para criar um lar centralizado em Cristo?


Edificar o reino de Deus comea com a edificao de um lar e de uma famlia reta. A famlia a unidade mais importante da Igreja. Como membros da Igreja, devemos estabelecer um lar em que o Esprito esteja presente. Um lar centralizado em Cristo oferece um lugar de defesa contra o pecado, um refgio do mundo e nele h um amor comprometido e genuno. No importa se o nosso lar grande ou pequeno, ele pode ser uma casa de orao, uma casa de jejum, uma casa de f, uma casa de aprendizado, uma casa de glria, uma casa de ordem, uma casa de Deus (D&C 88:119).

Prepare-se espiritualmente
O que voc faz para tornar seu lar uma defesa contra o pecado e um refgio do mundo? O que voc faz para ensinar o evangelho para seus filhos e sua famlia? Pense nos lares em que as moas vivem. Que experincias elas tm agora que vo ajud-las a criar sua prpria famlia justa? Quais escrituras e discursos vo ajudar as moas a se preparar para estabelecer lares centralizados em Cristo? Ezequiel 16:44 (A importncia do exemplo de uma me) Salmos 127:3; 2 Nfi 25:26; Mosias 4:1415; D&C 68:2528; 88:119; 93:40 (Os pais so ordenados a ensinar e nutrir seus filhos) Alma 53:2021; 56:4748 (Os guerreiros de Helam foram ensinados por suas mes) A Famlia: Proclamao ao Mundo, A Liahona, novembro de 2010, ltima contracapa Richard G. Scott, Para Ter Paz no Lar, A Liahona, maio de 2013, p. 29 L. Tom Perry, Tornar-se Bons Pais, A Liahona, novembro de 2012, p. 26 Jeffrey R. Holland, Padres Gerais e Especficos, reunio mundial de treinamento de liderana, fevereiro de 2008 Famlia, Para o Vigor da Juventude, 2011, pp. 1415 Vdeo: Maternidade: Uma Parceria Eterna com Deus Vdeo: Uma Casa de Ordem, uma Casa de Deus

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem

sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Convide as moas a descreverem como acham que um lar centralizado em Cristo deve ser. O que elas poderiam ver l? O que elas sentiram ali? Pea a elas que respondam a pergunta: Como posso me preparar para estabelecer um lar centralizado em Cristo? Pergunte para as moas o que elas acham que seria o papel das mes na edificao do reino de Deus. Convide-as a pensarem a respeito de suas mes e outras mes que elas conhecem e a relatarem alguns dos atributos que essas mulheres tm que as moas gostariam de imitar (ver Provrbios 31:1031 para exemplos de atributos).

Aprender juntos
Dica de ensino As discusses em pequenos grupos, por exemplo, podem envolver imediatamente os alunos que estejam perdendo o interesse ou a concentrao (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 72). Todas as atividades a seguir vo ajudar as moas a entenderem como estabelecer um lar centralizado em Cristo. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte sua classe: Leia junto com a classe Mosias 4:1415 e faa uma lista no quadro dos princpios contidos nesses versculos que vo ajudar as moas a estabelecer lares centralizados em Cristo. Mostre um ou dois dos vdeos sugeridos neste esboo. Enquanto assistem aos vdeos, sugira que as moas pensem em si mesmas como mes. Depois de cada vdeo, pea s moas que decidam qual a mensagem principal e que princpios adicionais elas aprenderam que vo ajud-las a estabelecer lares centralizados em Cristo. Pense em acrescentar esses princpios lista no quadro. Convide-as a compartilharem exemplos desses princpios que veem em suas prprias famlias ou em outras famlias. Leiam Ezequiel 16:44, depois mostre para as moas um espelho e pergunte para elas como a escritura e o espelho as ajudam a entender seus papis como mulheres que nutrem. Convide as moas a lerem Alma 53:2021; 56:4748 e compartilharem o que as mes nesses versculos fizeram para criar filhos justos. Quais atributos elas gostariam que seus futuros filhos desenvolvessem? O que elas podem fazer agora para se preparar visando a ser mes de filhos assim? Como elas podem ser mes que nutrem os filhos do Pai Celestial durante sua vida, independentemente das circunstncias? Leia junto com a classe as cinco coisas que os pais podem fazer para criar culturas familiares mais fortes

como descritas na mensagem do lder L. Tom Perry: Tornar-se Bons Pais. Pea a cada moa que escolha uma das sugestes do lder Perry e compartilhe um exemplo de como elas veem as famlias praticando a sugesto e como, ao fazer isso, ajudam a estabelecer um lar centralizado em Cristo. Pea s moas que leiam os ltimos sete pargrafos do discurso e compartilhem os motivos para estabelecer uma cultura familiar forte. O que as moas fazem agora para estabelecer uma cultura familiar forte em seu lar? Leiam juntas a Parbola da Camisa Feita em Casa do lder Jeffrey R. Holland em Padres Gerais e Especficos. Por que padres so importantes? Qual o padro que o Pai Celestial nos deu para o estabelecimento de um lar centralizado em Cristo? (ver A Famlia: Proclamao ao Mundo, pargrafo 7). O que as moas podem fazer agora para se

preparar para edificar um lar e uma famlia de acordo com esse padro? Pergunte para as moas o que elas diriam para algum cuja situao familiar no combina com o padro do Pai Celestial. Convide-as a lerem o ltimo pargrafo de Famlia em Para o Vigor da Juventude para algumas ideias. Separe a classe em grupos e divida o discurso do lder Richard G. Scott, Para Ter Paz no lar, entre eles. Pea a todos os grupos que estudem suas sees do discurso procurando descries ou atributos de um lar centralizado em Cristo. Convide-as a compartilharem o que encontraram desenhando gravuras de como um lar centralizado em Cristo deve ser. O que cada moa pode fazer para ajudar seu lar a se tornar mais centralizado em Cristo agora? Como elas podem se preparar para criar um lar centralizado em Cristo no futuro?

Ensinar maneira do Salvador O Salvador fazia perguntas que levavam as pessoas reflexo e ponderao profundas. Ele confiou nelas e as preparou. Pondere como voc vai ajudar as moas a entenderem a importncia de criar uma posteridade justa e de se prepararem para estabelecer lares centralizados em Cristo.

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas entendem como estabelecer um lar centralizado em Cristo? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Ajudar seus pais a ser uma influncia positiva em seu lar hoje. Identificar boas mes que conhecem, aprender com elas e seguir seu exemplo.

Compartilhe com as moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do lder Jeffrey R. Holland, Padres Gerais e Especficos, Reunio Mundial de Treinamento de Liderana, fevereiro 2008, pp. 23 Vou usar uma parbola que pode esclarecer esse ponto, seja qual for seu estado civil ou situao familiar. Chama-se A Parbola da Camisa Feita em Casa. Minha me era uma tima costureira. Na minha infncia, quando o dinheiro era curto, s vezes ela fazia roupas para usarmos na escola. Quando eu via uma camisa na vitrine de uma loja ou num catlogo, minha me dizia: Acho que consigo faz-la. Procurando seguir o modelo da camisa o mais prximo possvel, ela cortava o tecido e fazia a costura de maneira que ficava quase igual ao caro original. Admiro-a no s por sua disposio, mas tambm por sua capacidade para isso; mas ela no gostava de costurar assim. Mesmo que ela pudesse analisar o produto comercial e fazer um quase igual, o que ela realmente queria era um molde. Um molde que a ajudasse a calcular os ngulos e as curvas, a costura e os pontos que seriam difceis de identificar de outra forma. Alm disso, se ela fizesse uma segunda ou terceira camisa, estaria sempre trabalhando a partir de um molde perfeito e original, no repetindo as imperfeies de uma rplica. Acho que me entenderam. Sem dvida, teremos problemas com uma camisa feita a partir de uma camisa que foi copiada de outra camisa. Um erro no primeiro produto que sempre acontece quando no temos um molde repete-se, fica pior e torna a pea mais esquisita quanto mais cpias fizermos, at que essa coisa que eu terei que usar na escola no vai servir mais. Uma manga est muito longa; a outra, muito curta. Uma costura do ombro vem at o peito; a outra, vai at as costas. E o boto do colarinho fica atrs do pescoo. Acho que esse visual no vai agradar na stima srie. Extrado de A Famlia: Proclamao ao Mundo, A Liahona, novembro de 2010, ltima contracapa A famlia foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher essencial para Seu plano eterno. Os filhos tm o direito de nascer dentro dos laos do matrimnio e de ser criados por pai e me que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar mais provvel de ser alcanada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a famlia bem-sucedidos so estabelecidos e mantidos sob os princpios da f, da orao, do arrependimento, do perdo, do respeito, do amor, da compaixo, do trabalho e de atividades recreativas salutares. () Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a famlia com amor e retido, tendo a responsabilidade de atender s necessidades de seus familiares e de proteg-los. A responsabilidade primordial da me cuidar dos filhos. Nessas atribuies sagradas, o pai e a me tm a obrigao de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstncias podem exigir adaptaes especficas. Outros parentes devem oferecer ajuda, quando necessrio.

DEZEMBRO: A EDIFICAO DO REINO DE DEUS NOS LTIMOS DIAS

O que posso fazer para ajudar os membros novos da Igreja?


Para muitas pessoas, tornar-se um membro da Igreja pode ser desafiador. Pode envolver a perda de velhas amizades e fazer ajustes para um novo modo de vida. Todo membro novo da Igreja precisa fazer um amigo, ter uma responsabilidade e ser nutrido pela boa palavra de Deus ( Morni 6:4). Podemos ajudar os membros novos ao nos tornarmos seus amigos, servir ao lado deles e compartilhar nosso testemunho com eles.

Prepare-se espiritualmente
O que voc fez para fortalecer os membros novos? O que outras pessoas fizeram para ajudar voc depois que foi batizada? H alguma moa em sua classe que seja membro novo? Como elas se adaptaram sua condio de membros da Igreja? Como as outras moas as ajudaram? Que escrituras e outros recursos vo inspirar as moas a fortalecer os membros novos da Igreja? Lucas 22:32; Romanos 15:12; Morni 6:45; D&C 81:5; 108:7 (Fortalecer os outros membros) Joo 21:1517 (Apascenta minhas ovelhas) Dieter F. Uchtdorf, Vs Sois Minhas Mos, A Liahona, maio de 2010, p. 68 Henry B. Eyring, Verdadeiros Amigos, A Liahona, julho de 2002, p. 29 Auxiliar os Membros Novos e Menos Ativos, Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 37 Vdeo: Trabalho Missionrio e Reteno: Georgia Elias Vdeo: Ajudar Membros Novos a Levar um Nome ao Templo

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana:

Leia ou compartilhe a histria no incio do discurso do Presidente Dieter F. Uchtdorf Vs Sois Minhas Mos. Pea s moas que compartilhem seus pensamentos sobre como elas podem ser as mos do Salvador para outras pessoas. Compartilhe com as moas o pargrafo no incio deste esboo e pergunte para as moas o que elas podem fazer para ser as mos do Salvador oferecidas aos membros novos da Igreja.

Convide as moas a descreverem alguns dos sentimentos que acompanham as novas experincias, como o primeiro dia de aula, juntar-se a um clube ou time ou comear em um novo emprego. Pea que elas debatam como esses sentimentos so parecidos com aqueles que os membros novos da Igreja experimentam. Convide-as a compartilharem experincias relacionadas que elas tiveram, seja com elas prprias como membros novos ou com outros membros novos.

Aprender juntos
Dica de ensino Antes do incio da aula, escolha uma ou duas pessoas a ouvir cuidadosamente e a estarem preparadas para ajudar a resumir um ponto importante da aula ou a aula inteira (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 94). Todas as atividades a seguir podem ajudar as moas a aprenderem como fortalecer os membros novos da Igreja. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais delas que melhor funcionem em sua classe: Mostre uma gravura do Salvador segurando um cordeiro (ver Livro de Gravuras do Evangelho, n 64). Escreva no quadro as palavras Apascenta minhas ovelhas. Pergunte s moas o que sabem a respeito dessa declarao. Convide-as a procurarem inspirao adicional enquanto voc l para a classe Joo 21:1517. Quem so os cordeiros e as ovelhas nesta passagem? Como os membros novos da Igreja assemelham-se a cordeiros? O que o significa apascentar os cordeiros do Salvador? Convide as moas a compartilharem quaisquer experincias que tiveram ao fortalecer os membros novos. Que coisas especficas elas podem fazer para ajudar os membros novos no futuro? Convide as moas a assistirem ao vdeo: A Obra Missionria e a Reteno: Georgia Elias e a procurar coisas que a nova ala de Georgia fez para ajud-la a permanecer firme no evangelho depois de ser batizada. O que mais elas aprenderam com a experincia de Georgia que pode ajud-las a fortalecer os membros novos? Convide as moas a pensarem nos membros novos da sua ala. Que perguntas eles tm? Como as moas podem ajud-los? Como parte desse debate, voc pode querer mostrar e debater o vdeo: Ajudar Membros Novos a Levar um Nome ao Templo. Escreva no quadro as referncias de escrituras (como as listadas neste esboo) sobre nossa responsabilidade de fortalecer os demais santos. Pea a cada moa que leia uma das referncias das escrituras pensando em como ela se aplica aos membros novos da Igreja. Pea a uma delas que escreva no quadro um breve resumo da sua passagem e compartilhe um exemplo do princpio ensinado. Pergunte para as moas por que importante fortalecer os membros novos da Igreja.

Leia em voz alta o conselho do Presidente Gordon B. Hinckley no incio de Auxiliar os Membros Novos e Menos Ativos, em Ensino, No H Maior Chamado, p. 37, e pea s moas que identifiquem as trs coisas que todo membro novo precisa. Divida as moas em trs grupos, designe um grupo para fazer uma lista das coisas especficas que elas podem fazer para comear uma amizade com um membro novo da classe, designe outro grupo para fazer uma lista das responsabilidades que elas podem dar para um membro novo da classe e designe o terceiro grupo para fazer uma lista das maneiras pelas quais elas podem nutrir um membro novo com a boa palavra de Deus (caso elas precisem de ajuda, cite para elas as sugestes da pgina 37 de Ensino, No H Maior Chamado). Pea aos grupos que compartilhem suas listas uns com os outros. Ajude as moas a pensarem em perguntas que elas gostariam de fazer para algum que se tornou membro

da Igreja h pouco tempo. Com a permisso do bispo, convide um ou mais recm-conversos para a aula. Pea que eles compartilhem a histria da sua converso e suas experincias como membros novos da Igreja. Convide as moas a fazerem suas perguntas e debaterem como elas podem ajudar os membros novos a fazer sua transio para a Igreja. Convide as moas a lerem Amigos em Para o Vigor da Juventude e a procurarem respostas para a pergunta: O que significa ser um amigo verdadeiro? Pea que elas compartilhem o que encontraram e que compartilhem uma experincia na qual algum tenha sido um amigo de verdade em sua vida. Por que especialmente importante para ns sermos boas amigas dos membros novos da Igreja? Convide as moas a fazerem uma lista dos membros novos enquanto elas aprendem e debatem sobre como podem aplicar o conselho de Para o Vigor da Juventude ao se tornar amigas deles.

Ensinar maneira do Salvador Enquanto o Salvador ensinava Seus discpulos, Ele respondeu s perguntas deles e ouviu suas experincias. Interessava-Se sinceramente por suas respostas e alegrava-Se com suas expresses de f. O que voc pode fazer para demonstrar amor e interesse pelas moas em sua classe?

Pea s moas que digam o que aprenderam hoje. Elas entendem como fortalecer os membros novos da Igreja? Quais so os sentimentos ou as impresses que elas tm? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Convidar um membro novo a vir para uma atividade da Mutual ou outra atividade da ala. Compartilhar seu testemunho com um membro novo.

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do Presidente Dieter F. Uchtdorf, Vs Sois Minhas Mos, A Liahona, maio de 2010, p. 68 Conta-se a histria de que, durante o bombardeio de uma cidade na Segunda Guerra Mundial, uma grande esttua de Jesus Cristo foi seriamente danificada. Quando os moradores encontraram a esttua entre os escombros, eles se lamentaram porque ela fora um smbolo querido de sua f e da presena de Deus em sua vida. Peritos conseguiram reparar a maior parte da esttua, mas as mos haviam sido to danificadas que no puderam ser restauradas. Algumas pessoas sugeriram que contratassem um escultor para fazer novas mos, mas outros queriam deix-la como estava uma lembrana permanente da tragdia da guerra. Ao final, a esttua permaneceu sem as mos. Contudo, o povo da cidade acrescentou ao p da esttua de Jesus Cristo uma placa com estas palavras: Vs sois minhas mos. () Quando eu era pequeno, a Alemanha ficou falida e em runas como consequncia da Segunda Guerra Mundial. Muitas pessoas estavam famintas, doentes e outras estavam morrendo. Lembro-me bem dos carregamentos humanitrios de comida e roupas enviados pela sede da Igreja em Salt Lake City. At hoje, ainda lembro o cheiro das roupas e sinto a doura dos pssegos enlatados. Houve algumas pessoas que se filiaram Igreja por causa do que receberam naquela poca. Alguns membros humilhavam esses recm-conversos. At os chamavam por nomes ofensivos. Bchsen Mormonen, ou Mrmons de Comida Enlatada. Ressentiam-se desses novos membros porque acreditavam que, uma vez que suas necessidades materiais fossem atendidas, eles se afastariam. Apesar de alguns terem-se afastado, muitos ficaram foram para a Igreja, provaram a doura do evangelho e sentiram o terno abrao de irmos e irms que se importavam com eles. Eles descobriram que estavam em casa. E agora, trs ou quatro geraes depois, muitas famlias refazem o caminho de seus antepassados na Igreja at chegarem a esses conversos. Espero que tratemos bem e amemos todos os filhos de Deus, inclusive aqueles que talvez se vistam, paream, falem ou apenas ajam diferentemente. No bom fazer com que outros se sintam como se fossem deficientes. Que ergamos os que estiverem ao nosso redor. Vamos receb-los bem. Tratemos nossos irmos e nossas irms da Igreja com uma medida especial de humanidade, compaixo e caridade para que sintam, finalmente, que chegaram em casa. () Uma antiga lenda judaica fala de dois irmos, Abram e Zimri, que possuam um campo e trabalhavam nele juntos. Concordaram em dividir igualmente o trabalho e a colheita. Certa noite, quando haviam terminado a colheita, Zimri no conseguia dormir, porque no parecia certo que Abram, que tinha esposa e sete filhos para alimentar, recebesse apenas metade da colheita, enquanto ele, que s precisava sustentar a si mesmo, tinha tanto. Ento, Zimri vestiu-se e silenciosamente foi para o campo, de onde pegou um tero de sua colheita e colocou na pilha do irmo. Ento voltou para a cama, satisfeito por saber que havia feito a coisa certa. Nesse meio tempo, Abram tambm no conseguia dormir. Ele pensava em seu pobre irmo Zimri, que estava completamente sozinho e no tinha filhos para ajud-lo no trabalho. No parecia certo que Zimri, que trabalhava to arduamente sozinho,

somente tivesse metade da colheita. Certamente isso no agradava a Deus. Ento, Abram foi silenciosamente ao campo, de onde pegou um tero de sua colheita e colocou na pilha de seu amado irmo. Na manh seguinte, os irmos foram para o campo e ambos ficaram espantados com as pilhas, que pareciam ter ainda o mesmo tamanho. Naquela

noite, os dois irmos saram de sua casa para repetir o trabalho da noite anterior. Mas dessa vez, descobriram um ao outro e, quando o fizeram, choraram e abraaram-se. Nenhum deles conseguia falar, pois seu corao estava tomado pelo amor e pela gratido (ver Clarence Cook, Abram and Zimri, em Poems by Clarence Cook, 1902, pp. 69).

DEZEMBRO: A EDIFICAO DO REINO DE DEUS NOS LTIMOS DIAS

Como posso ajudar meus amigos menos ativos a voltar Igreja?


Como parte de nosso compromisso de servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares (Mosias 18:9), procuramos pelos amigos e vizinhos santos dos ltimos dias que no esto vindo Igreja. Podemos ajud-los ao assegurar que eles sintam nosso amor e nossa preocupao genunos ao compartilhar nosso testemunho por meio de nossas palavras, nossos atos e ao inclu-los em nossas atividades.

Prepare-se espiritualmente
O que voc faz para buscar os membros menos ativos que conhece? Que experincias pessoais voc pode relatar s moas? Como as moas tratam os membros da sua classe que so menos ativos? Quais so as maneiras pelas quais elas buscam essas moas? Que escrituras e discursos vo ajudar as moas a aprenderem como ajudar essas amigas menos ativas? Lucas 15 (As parbolas da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho prdigo) Lucas 22:32; Joo 21:1517; I Pedro 5:24 (O Senhor nos ordena a fortalecermos uns aos outros) Alma 31:3435; D&C 18:1016 (O valor das almas grande) Thomas S. Monson, Beterrabas e o Valor de Uma Alma, A Liahona, julho de 2009, p. 3 (ver tambm o vdeo Beterrabas e o Valor de Uma Alma) Thomas S. Monson, Ver os Outros Como Eles Podem Vir a Ser, A Liahona, novembro de 2012, p. 68 Jeffrey R. Holland, Novamente Surgiram Profetas na Terra, A Liahona, novembro de 2006, p. 104 Gordon B. Hinckley, F para Remover Montanhas, A Liahona, novembro de 2006, p. 82 Vdeo: Ajudar Outras Pessoas a Voltar para a Igreja

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Escreva o ttulo da lio no quadro. Convide as moas a escreverem em um pedao de papel uma maneira pela qual elas podem ajudar amigos menos ativos a voltar para a Igreja. Recolha os papis e os entregue para moas diferentes. Convide-as a compartilharem as ideias dos papis. Pea s moas que pensem durante a lio em algum que elas conhecem que no seja ativo na Igreja e que procurem maneiras pelas quais podem ajudar essa pessoa. Convide as moas a escreverem em um pedao de papel a sua resposta para a pergunta a seguir: Por que tentamos ajudar os membros menos ativos a voltar para a Igreja? Recolha seus papis e leia-os para a classe.

Aprender juntos
Todas as atividades a seguir vo ajudar as moas a entenderem como ajudar seus amigos menos ativos a voltar para a Igreja. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte sua classe: Pea s moas que pensem em uma ocasio em que perderam algo de muito valor. O que elas fizeram para encontr-lo? Designe para cada moa uma das trs parbolas em Lucas 15. Pea moa que reconte a parbola com suas prprias palavras e compartilhe uma frase da parbola que resuma o que o Salvador estava ensinando. O que as moas aprenderam com as aes do pastor, da mulher e do pai nessas parbolas? Como elas podem seguir esses exemplos enquanto tentam ajudar aqueles que se perderam da Igreja? Caso elas se sintam vontade em faz-lo, pea s moas que compartilhem alguma experincia de amigos ou membros da famlia que tenham voltado depois de ser menos ativos. Pergunte para as moas o que significa resgatar algum. Conte a elas a histria dos pioneiros de carrinhos de mo que se perderam na tempestade de neve em 1856 e o pedido de Brigham Young para que fossem resgatados (ver Gordon B. Hinckley, F para Remover Montanhas, A Liahona, novembro de 2006, p. 82). Convide algum para ler o quarto pargrafo da mensagem do lder Jeffrey R. Holland Novamente Surgiram Profetas na Terra. Como aqueles pioneiros dos carrinhos de mo assemelham-se s pessoas que as moas conhecem hoje que precisam ser resgatadas? Pea a elas que pensem em um amigo ou membro da famlia que poderiam ajudar a voltar atividade na Igreja. Dica de ensino Ouvir uma demonstrao de amor. Em geral, exige sacrifcios. Quando verdadeiramente ouvimos as pessoas, costumamos abdicar do que queremos dizer para dar-lhes a oportunidade de expressarem-se (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 66).

Ensinar maneira do Salvador O Salvador ajudou as pessoas que Ele ensinou a crescer espiritualmente a tornar-se convertidas quando as convidou a agir com f. Como voc pode ajudar as moas que voc ensina a ter confiana em sua capacidade de viver o evangelho?

Compartilhe uma das histrias do artigo do Presidente Thomas S. Monson Beterrabas e o Valor de uma Alma (ver tambm os primeiros dois minutos do vdeo com o mesmo ttulo), ou compartilhe uma experincia que teve ao ajudar um amigo ou membro da famlia menos ativo a voltar para a Igreja. Convide as moas a lerem Alma 31:3435 e D&C 18:1016. O que essas escrituras ensinam sobre como o Pai Celestial Se sente sobre Seus filhos? Ajude as moas a fazerem uma lista das moas menos ativas na ala e debata com a classe o grande valor de cada uma delas e as coisas que elas podem fazer para convidarem essas moas a voltar. Convide cada uma das moas a ler uma das histrias do discurso do Presidente Thomas S. Monson Ver os

Outros Como Eles Podem Vir a Ser e pea a ela que diga o que a histria ensina sobre como ajudar nossos amigos menos ativos a voltar Igreja. Convide a classe a debater maneiras pelas quais elas podem aplicar o conselho do Presidente Monson. Mostre o vdeo: Ajudar Outras Pessoas a Voltar para a Igreja. Convide as moas a procurarem princpios que o lder Bednar ensina que vo ajud-las a ser mais eficazes ao convidar os seus amigos menos ativos a voltar para a Igreja. Por que o trabalho de histria da famlia uma boa maneira de convidar os amigos menos ativos a participarem na Igreja? Que outras atividades podem cumprir o que o lder Bednar est descrevendo?

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so seus sentimentos ou suas impresses? Elas entendem como ajudar suas amigas menos ativas? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo estudando essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Completar a experincia 7 do valor Boas Obras no Progresso Pessoal. Orar por inspirao sobre como ajudar uma amiga ou membro da famlia a voltar para a Igreja e convidar essa pessoa para vir Igreja ou para uma atividade da Mutual. Acompanhar os planos que elas fizeram hoje para buscar um membro menos ativo da classe.

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do lder Richard C. Edgley, Resgate para um Crescimento Real , A Liahona, maio de 2012, p. 52 Numa manh de domingo, h 30 anos, quando eu servia em uma presidncia de estaca, recebemos um telefonema de um de nossos fiis bispos. Ele explicou que sua ala havia crescido to rpido que ele j no conseguia dar um chamado significativo para todos os membros dignos. Pediu-nos que dividssemos a ala. Enquanto espervamos essa aprovao, decidimos como presidncia de estaca que visitaramos a ala e chamaramos todos aqueles maravilhosos e dignos irmos e irms como missionrios de estaca. A terceira pessoa que entrevistei era uma estudante que frequentava a universidade local. Depois de conversarmos um pouco, fiz o chamado para que ela servisse como missionria. Fez-se silncio por alguns instantes. Ento, ela disse: Presidente, voc sabia que no sou ativa na Igreja? Depois de alguns momentos de silncio da minha parte, eu disse: No, eu no sabia que voc no era ativa. Ela respondeu: J faz anos que no sou ativa na Igreja. Ento, ela disse: Sabia que, depois de algum ficar inativo, no to fcil voltar? Respondi: No. Sua ala comea s 9 horas da manh. s ir para a capela, e voc est conosco. Ela replicou: No, no to fcil assim. A gente se preocupa com um monte de coisas. Preocupamo-nos se algum vai nos cumprimentar, ou se vamos sentar-nos sozinhos e passar a reunio despercebidos. E preocupamo-nos se vamos ser aceitos e quem sero nossos novos amigos. Ela prosseguiu com lgrimas rolando em sua face: Sei que minha me e meu pai esto orando por mim h anos para que eu volte para a Igreja. Depois de um momento de silncio, ela disse: Nos ltimos trs meses, estive orando para encontrar a coragem, as foras e os meios para voltar atividade. Em seguida, ela perguntou: Presidente, acha que esse chamado poderia ser uma resposta a essas oraes? Meus olhos se encheram de lgrimas ao responder: Creio que o Senhor respondeu a suas oraes. Ela no apenas aceitou o chamado, mas tornou-se uma tima missionria. E tenho certeza de que ela proporcionou muita alegria no apenas a si mesma, mas tambm aos pais e provavelmente a outros familiares. H vrias coisas que aprendi, ou das quais fui lembrado, com essa e com entrevistas semelhantes: Aprendi que muitos membros menos ativos tm entes queridos de joelhos, rogando que o Senhor ajude a resgatar os seus amados familiares. Aprendi que no to fcil ou agradvel para um membro menos ativo simplesmente entrar na Igreja de novo. Eles precisam de ajuda. Precisam de apoio. Precisam de integrao. Aprendi que temos membros menos ativos que esto dispostos a voltar e procurando encontrar o caminho de volta atividade. Aprendi que muitos membros menos ativos vo aceitar um chamado que lhes for feito. Aprendi que um membro menos ativo merece ser tratado como igual e visto como filho ou filha de um Deus amoroso.

DEZEMBRO: A EDIFICAO DO REINO DE DEUS NOS LTIMOS DIAS

O que Sio?
O Senhor nos ordena: Procura trazer luz e estabelecer a causa de Sio (D&C 6:6). Sio quer dizer que o povo do Senhor uno de mente e corao e habita em retido. Podemos estabelecer Sio ao edificar unidade e fora espiritual em nosso lar, nossa ala ou nosso ramo e nossa comunidade.

Prepare-se espiritualmente
Estude, em esprito de orao, estas escrituras e estes recursos. O que voc sente que vai ajudar as moas a aprender como estabelecer a causa de Sio? Como voc se esfora para viver os princpios de Sio em sua vida e em sua famlia? Quando voc sentiu um esprito de unidade em uma ala ou em sua famlia? As moas esto unidas como uma irmandade? O que elas podem fazer para estabelecer Sio? Quais so os obstculos que elas enfrentam? Mosias 18:21; D&C 38:2627 (Devemos buscar a unio) 1 Nfi 13:37; D&C 6:6 (Procurar estabelecer Sio) 4 Nfi 1:118 (Os nefitas e lamanitas vivem juntos em um estado parecido com Sio) D&C 97:21; Moiss 7:18 (O que Sio?) Henry B. Eyring, Com os Coraes Entrelaados em Unio, A Liahona, novembro de 2008, p. 68 D. Todd Christofferson, A Sio Vem, Pois, Depressa, A Liahona, novembro de 2008, p. 37 Sio, Sempre Fiis, 2004, pp. 179180 Irms em Sio, Hinos, n 200

Compartilhar experincias
No incio de cada aula, convide as moas a compartilharem e ensinarem as experincias que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lio da semana anterior e a testificarem sobre elas. Isso vai incentivar a converso pessoal e ajudar as moas a ver a importncia do evangelho em sua vida diria.

Apresentar a doutrina
Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua prpria, para apresentar a lio desta semana: Escreva Sio no quadro e pea s moas que listem as palavras que vm mente quando pensam em Sio. Convide-as a lerem as pginas 179180 de Sempre Fiis para ampliar sua definio. Qual nosso papel como mulheres na edificao de Sio? Cantem juntas a primeira estrofe de Irms em Sio (Hinos, n 200).

Pea s moas que encontrem no hino palavras e frases que ensinem sobre Sio. Incentive as moas a compartilharem o que acreditam ser seu papel

no estabelecimento de um lar, de uma ala ou comunidade semelhante Sio.

Aprender juntas
Todas as atividades a seguir vo ajudar as moas a entenderem o que Sio. Seguindo a orientao do Esprito, selecione uma ou mais que melhor se adapte a sua classe: Leia junto com a classe D&C 38:27 e Moiss 7:18. O que significa ser uno de mente e de corao? Por que a unio uma parte to importante da edificao de Sio? Divida as sees do discurso do Presidente Henry B. Eyring Com os Coraes Entrelaados em Unio entre as moas e pea que elas encontrem os princpios que o Presidente Eyring ensina que podem nos ajudar a atingir maior unio em nossa famlia e como classe das Moas. Convide as moas a escreverem no quadro os princpios que encontrarem. Quais so alguns dos obstculos que impedem as moas de atingir a unio? Como eles podem superar esses obstculos? Incentive as moas a estabelecerem metas pessoais para a aplicao de um desses princpios visando a aumentar a unidade em sua famlia. Trabalhem juntas para estabelecer metas semelhantes para se tornar mais unidas como classe. Junto com a classe, leia os primeiros cinco pargrafos do discurso do lder D. Todd Christofferson A Sio Vem, Pois, Depressa, procurando por respostas para a pergunta: Qual o significado de deixai Babilnia e vinde para Sio? Divida a classe em trs grupos e designe para cada um dos grupos a leitura das sees do discurso: Unio, Santidade e Cuidar dos Pobres. Convide-as a debaterem em seus grupos sobre as coisas que podem fazer para aplicar esses princpios na edificao de Sio em seu lar atual e futuro. Depois deixe que compartilhem com o restante da classe o que discutiram. Divida a classe em dois grupos. Pea a um grupo que leia e debata Mosias 18:21 e Doutrina e Convnios 97:21, e pea ao outro grupo que leia e debata Doutrina e Convnios 38:27 e Moiss 7:18. Convide os grupos a planejarem uma atividade com objetos que elas podem usar para ensinar ao resto da classe o que aprenderam com suas escrituras (caso precisem de ajuda, compartilhe com elas Comparaes e Atividades com Objetos, nas pginas 163164 de Ensino, No H Maior Chamado). Pea que compartilhem suas ideias umas com as outras. O que elas aprenderam com essas escrituras que pode ajud-las na edificao de Sio em sua famlia, sua classe e em sua ala ou seu ramo? Convide as moas a lerem 4 Nfi 1:118 e a listarem no quadro as palavras ou frases que descrevem a sociedade semelhante Sio que os nefitas Dica de ensino No devemos atribuir declaraes a lderes da Igreja sem ter certeza da autoria. Quando citamos escrituras, devemos assegurar-nos de que nosso uso delas esteja de acordo com seu contexto (Ensino, No H Maior Chamado, 2009, p. 53).

Ensinar maneira do Salvador Em todas as situaes, o Salvador foi o exemplo e o mentor de Seus discpulos. Ele os ensinou a viver do modo como Ele viveu. Como seu exemplo de amor e unidade afeta o desejo das moas de se esforarem para chegar a Sio?

e lamanitas estabeleceram depois da vinda de Cristo. Convide-as a fazerem outra lista das coisas especficas que elas podem fazer como indivduos ou

como classe para viver esses princpios e incentivar outras pessoas a agirem da mesma forma.

Pea s moas que relatem o que aprenderam hoje. Quais so seus sentimentos ou suas impresses? O que elas entendem ser Sio? Elas tm mais alguma pergunta? Seria til passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos


Convide as moas a pensarem em como vivero o que aprenderam hoje. Por exemplo, elas poderiam: Procurar algum que no se sinta includo em seu crculo de amizade. Fortalecer um relacionamento com um membro da famlia ou uma amiga (ver a experincia 3 do valor Natureza Divina no Progresso Pessoal).

Diga s moas o que vo estudar na prxima semana. O que elas podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vdeo ou estudar uma escritura relacionada aula da semana seguinte.

Recursos Selecionados
Extrado do discurso do Presidente HenryB. Eyring, Com os Coraes Entrelaados em Unio, A Liahona, novembro de 2008, p. 68 A alegria da unio que Ele tanto almeja dar-nos no solitria. Precisamos busc-la e tornar-nos dignos dela juntamente com outros. No admira, portanto, que Deus pea que nos unamos para que Ele possa abenoar-nos. Ele quer que nos reunamos em famlia. Ele criou classes, alas e ramos e ordenou que nos reunssemos com frequncia. Nessas reunies que Deus planejou para ns, est a nossa grande oportunidade. Podemos orar e trabalhar em prol da unio que nos trar alegria e multiplicar nossa capacidade de servir. () O orgulho o grande inimigo da unio. Vocs j viram e sentiram seus terrveis efeitos. H poucos dias, observei duas pessoas e as duas eram boas pessoas darem incio a um pequeno desentendimento. Comeou sobre uma discusso sobre o que era verdade, mas tornou-se uma disputa sobre quem estava certo. As vozes foram tornando-se cada vez mais altas. Os rostos se enrubesceram. Em vez de falar da questo, as pessoas comearam a falar de si mesmas, para demonstrar que, considerando-se sua formao e grande habilidade, era mais provvel que seu ponto de vista estivesse certo. () Felizmente, tenho visto pacificadores cada vez mais habilidosos que acalmam as guas revoltas antes que as pessoas sejam prejudicadas. Vocs poderiam ser esses pacificadores, quer estejam no conflito ou sejam observadores. J vi pessoas que conseguiram isso procurando algum ponto em que concordavam. Para ser esse pacificador, preciso ter uma f singela de que, por sermos todos filhos de Deus, apesar de todas as nossas diferenas, quando algum categrico em um ponto de vista, provvel que haja nele elementos de verdade. O grande pacificador, o restaurador da unio, aquele que encontra maneiras de ajudar as pessoas a ver essa verdade compartilhada. Essa verdade que compartilham sempre maior e mais importante para eles do que suas diferenas. Vocs podem ajudar a si mesmo e outras pessoas a ver esses pontos comuns se pedirem a ajuda de Deus e depois agirem. Ele vai responder a suas oraes e ajudar a restaurar a paz, tal como fez comigo. () Isso nos leva a outro princpio de unio: o de falar bem uns dos outros. Pensem na ltima vez em que algum lhes pediu que pensassem em como estava indo algum de sua famlia ou da Igreja. Isso aconteceu comigo mais de uma vez na semana passada. Agora, h momentos em que precisamos julgar as pessoas. s vezes, exigido que faamos esses julgamentos. Mas com mais frequncia temos que fazer uma escolha. () Sabendo que vemos as pessoas sob uma luz imperfeita, mais provvel que sejamos um pouco mais generosos no que vamos dizer. Alm dessa escritura, vocs devem lembrar-se de ter ouvido sua me dizer a minha dizia Se no tiver nada de bom a dizer sobre uma pessoa, no diga nada.

Potrebbero piacerti anche